You are on page 1of 5

Qumica Ambiental 1- Enem

1. (Ufmg 2012) Com objetivo de diminuir o impacto ambiental provocado pela emisso de gases nocivos ao ambiente, uma empresa de fundio de autopeas, em Minas Gerais, decidiu abandonar o uso do gs SF6 em sua linha de produo, substituindo-o por uma mistura de 99% de N2 e 1% de SO2. a) Estudos ambientais indicam que o SF6 provoca o mesmo tipo de impacto ambiental que o CO2 e o CH4. Identifique esse impacto. b) Na mistura empregada, h 1% de SO2, que tambm nocivo ao ambiente, mas no implica maiores riscos, devido sua baixa concentrao na mistura. Esse gs pode se transformar em SO3, que, ao se combinar com a gua presente na atmosfera, gera um produto que contribui para o aumento da acidez das chuvas. Escreva a equao qumica completa e balanceada da transformao de SO3 gasoso no produto que contribui para a acidez da chuva cida. c) O SF6 tem uma capacidade de absorver radiao infravermelha cerca de 20 mil vezes superior do CO2. Para responder questo proposta a seguir, considere as informaes contidas nestes dois grficos.

Com base no conjunto de informaes dadas, explique por que, quando se discutem problemas ambientais, se d nfase ao CO2 e no ao SF6. 2. (Ufu 2011) Observe a figura abaixo.

Assinale a alternativa incorreta sobre as emisses de gs carbnico. a) As emisses de gs carbnico aumentam com a industrializao dos pases em desenvolvimento. b) O gs carbnico, quando dissolvido na gua dos rios, tem seu pH reduzido. c) O gs carbnico, representado por CO2 emitido pela queima de combustveis fsseis em pases pouco industrializados. d) O gs carbnico um dos gases responsveis pelo efeito estufa. 3. (G1 - col.naval 2011) "Um importante avano na indstria automobilstica refere-se aos dispositivos chamados conversores catalticos trifsicos. Esse aparelho, que substitui o cano de escape comum, converte cerca de 95% dos gases nocivos em produtos relativamente inofensivos. No Brasil, as primeiras levas de veculos com esse dispositivo chegaram ao mercado em 92". (Scarlato e Pontim, Do Nicho ao Lixo. Atual Edit.) Esse conversor apresenta um problema a ser resolvido: ele transforma monxido de carbono (CO), que altamente txico, em dixido de carbono (CO2), que, embora seja bem menos txico, apresenta um efeito prejudicial de grande preocupao para a sociedade atual. Assinale a opo que corresponde a este efeito.

Professor Carvalho Professor Cirilo www.especificadequimica.com.br

Qumica Ambiental 1- Enem

a) Danifica a camada de oznio. b) Incentiva a eutrofizao. c) Gera a inverso trmica. d) Intensifica o efeito estufa. e) Estimula a desertificao dos ecossistemas. 4. (Ufpb 2011) A digesto anaerbica um processo eficiente para tratamento de resduos agroindustriais e de parte do lixo domstico. Nesse processo, ocorre a formao do biogs (metano), que vem sendo utilizado em usinas termoeltricas para produzir energia eltrica. Essa forma de gerao de energia uma das sadas para o aproveitamento desses resduos, e j vem sendo empregada em algumas cidades do Brasil. A respeito do biogs, correto afirmar: a) O metano o poluente causador da chuva cida. b) O metano um poluente e contribui para agravar o aquecimento global. c) A combusto do metano contribui para o aumento do buraco na camada de oznio. d) A combusto completa do metano forma fuligem (carbono). e) A combusto incompleta do metano produz dixido de carbono e gua. 5. (Enem 2011) Um dos processos usados no tratamento do lixo a incinerao, que apresenta vantagens e desvantagens. Em So Paulo, por exemplo, o lixo queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada transformada em energia eltrica. No entanto, a incinerao provoca a emisso de poluentes na atmosfera. Uma forma de minimizar a desvantagem da incinerao, destacada no texto, a) aumentar o volume do lixo incinerado para aumentar a produo de energia eltrica. b) fomentar o uso de filtros nas chamins dos incineradores para diminuir a poluio do ar. c) aumentar o volume do lixo para baratear os custos operacionais relacionados ao processo. d) fomentar a coleta seletiva de lixo nas cidades para aumentar o volume de lixo incinerado.

e) diminuir a temperatura de incinerao do lixo para produzir maior quantidade de energia eltrica. 6. (Fuvest 2011) O grfico abaixo retrata as emisses totais de gs carbnico, em bilhes de toneladas, por ano, nos Estados Unidos da Amrica (EUA) e na China, no perodo de 1800 a 2000.

Analise as afirmaes a seguir: I. Nos EUA, o aumento da emisso de gs carbnico est vinculado ao desenvolvimento econmico do pas, iniciado com a Revoluo Industrial. No caso da China, tal aumento est associado instalao macia de empresas estrangeiras no pas, ocorrida logo aps a Segunda Guerra Mundial. II. A queima de combustveis fsseis e seus derivados, utilizada para gerar energia e movimentar mquinas, contribui para a emisso de gs carbnico. Por exemplo, a combusto de 1 litro de gasolina, que contm aproximadamente 700 g de octano (C8H18, massa molar = 114 g/mol), produz cerca de 2,2 kg de gs carbnico (CO2, massa molar = 44 g/mol). III. A diferena entre as massas de gs carbnico emitidas pelos EUA e pela China, no perodo de 1900 a 2000, em bilhes de toneladas, dada pela rea da regio compreendida entre as duas curvas e duas retas verticais,

Professor Carvalho Professor Cirilo www.especificadequimica.com.br

Qumica Ambiental 1- Enem

passando pelos pontos correspondentes aos anos de 1900 e de 2000. Est correto o que se afirma em a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: O vazamento de petrleo no Golfo do Mxico, em abril de 2010, foi considerado o pior da histria dos EUA. O vazamento causou o aparecimento de uma extensa mancha de leo na superfcie do oceano, ameaando a fauna e a flora da regio. Estima-se que o vazamento foi da ordem de 800 milhes de litros de petrleo em cerca de 100 dias.

Nem mesmo o homem branco pode evitar nosso destino comum. O discurso adaptado, publicado na revista Norsk Natur, Oslo em 1974, nunca esteve to atual. O homem, procurando tornar sua vida mais confortvel, vem destruindo e contaminando tudo ao seu redor, sem se preocupar com os efeitos desastrosos posteriores. Esses efeitos podem ser causados por I. liberao desenfreada de gases estufa. II. destruio da camada de oznio. III. uso descontrolado inseticidas. de agrotxicos e

IV. desmatamento e queimadas. correto afirmar que contribuem para o agravamento dos problemas as causas citadas em a) I, II e III, apenas. b) II e III, apenas. c) I e IV, apenas. d) I, II, III e IV. e) II e IV, apenas. 9. (Unesp 2010) A queima de combustveis fsseis uma fonte de dixido de enxofre atmosfrico, assim como as erupes vulcnicas, como a que ocorreu recentemente na Islndia. Considere ainda o equilbrio qumico, representado pela equao, que ocorre na gua de uma piscina, na qual se utiliza hipoclorito em seu tratamento: C2(g) + 2OH (aq) CO (aq) + C (aq) + H2O (l) Analise as seguintes afirmaes: I. A queima dos combustveis carvo mineral, petrleo e lcool de cana-de-acar responsvel pela maioria das emisses de SO2 no planeta. II. Acredita-se que a presena na estratosfera de partculas muito finas formadas a partir do

7. (Unicamp 2011) Por ocasio do acidente, cogitou-se que todo o leo vazado poderia ser queimado na superfcie da gua. Se esse procedimento fosse adotado, o dano ambiental a) no seria grave, pois o petrleo formado somente por compostos de carbono e hidrognio, que, na queima, formariam CO2 e gua. b) seria mais grave ainda, j que a quantidade (em mols) de CO2 formada seria bem maior que a quantidade (em mols) de carbono presente nas substncias do petrleo queimado. c) seria praticamente nulo, pois a diversidade de vida no ar atmosfrico muito pequena. d) seria transferido da gua do mar para o ar atmosfrico. 8. (Mackenzie 2010) Seathl, chefe indgena americano, em seu famoso discurso, discorre a respeito dos sentimentos e dos cuidados que o homem branco deveria ter para com a Terra, semelhana com os ndios, ao se assenhorear das novas regies. E ao final, diz: Nunca esqueas como era a terra quando dela tomas-te posse. Conserva-a para os teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus o mesmo Deus.

Professor Carvalho Professor Cirilo www.especificadequimica.com.br

Qumica Ambiental 1- Enem

SO2 contribua para o resfriamento da Terra, por bloquear parte da radiao solar. III. A alterao do pH da chuva pode resultar na formao de um gs sufocante em piscinas localizadas em regies altamente poludas pelas emisses de SO2. So corretas as afirmaes: a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) I, II e III. d) II e III, apenas. e) III, apenas. 10. (Enem 2 aplicao 2010) Fator da emisso carbon footprint) um termo utilizado para expressar a quantidade de gases que contribuem para o aquecimento global, emitidos por uma fonte ou processo industrial especfico. Pode-se pensar na quantidade de gases emitidos por uma indstria, uma cidade ou mesmo por uma pessoa. Para o gs CO2, a relao pode ser escrita: Fator de emisso de CO2 = Massa de CO2 emitida

TREPTOW, R.S. Journal of Chemical Education. v. 87 n 2, fev. 2010 (adaptado). Considerando as informaes apresentadas no texto, qual , aproximadamente, o fator de emisso de CO2 quando 1 tonelada de cimento for produzida, levando-se em considerao apenas a etapa de obteno do xido de clcio? a) 4,9 x 10-4 b) 7,9 x 10-4 c) 3,8 x 10-1 d) 4,9 x 10-1 e) 7,9 x 10-1

Quantidade de material

O termo quantidade de material pode ser, por exemplo, a massa de material produzido em uma indstria ou a quantidade de gasolina consumida por um carro em um determinado perodo. No caso da produo do cimento, o primeiro passo a obteno do xido de clcio, a partir do aquecimento do calcrio a altas temperaturas, de acordo com a reao: CaCO3(S) CaO(S) + CO2(g)

Uma vez processada essa reao, outros compostos inorgnicos so adicionados ao xido de clcio, tendo o cimento formado 62% de CaO em sua composio. Dados: Massas molares em g/mol - CO2 = 44; CaCO3 = 100; CaO = 56.

Professor Carvalho Professor Cirilo www.especificadequimica.com.br

Qumica Ambiental 1- Enem

Gabarito: Resposta da questo 1: a) O impacto ambiental a que se refere o enunciado o efeito estufa. b) Equao qumica completa e balanceada da transformao de SO3 gasoso em cido sulfrico:

O metano um poluente e captura de 20 a 30 vezes mais calor do que o dixido de carbono. Resposta da questo 5: [B] A incinerao do lixo pode gerar uma srie de xidos na atmosfera. O uso de filtros nas chamins dos incineradores pode reter estes poluentes. Resposta da questo 6: [D]

SO3 (g) H2O( ) H2SO4 (aq). c) De acordo com os grficos percebe-se que a concentrao
de

SF6 no ar muito menor do que a de CO2 :

Resposta da questo 7: [D]

Resposta da questo 8: [D] Estes efeitos podem ser causados por I, II, III e IV. Resposta da questo 9: [D]

Resposta da questo 10: [D]

Apesar do

SF6 absorver mais radiao solar, sua CO2 .

quantidade inferior causa menor preocupao do que a presena do

Resposta da questo 2: [C]

Resposta da questo 3: [D]

Resposta da questo 4: [B]

Professor Carvalho Professor Cirilo www.especificadequimica.com.br

You might also like