You are on page 1of 7

BOLETIM MERIDIANO 47

17

A relevncia atual da noo de dependncia


The actual relevance of the notion of dependence
Angelita Matos Souza*
Boletim Meridiano 47 vol. 14, n. 139, set.-out. 2013 [p. 17 a 23]

Introduo
Neste texto discorremos sobre a atualidade da noo de dependncia, abordando a relao entre imperialismo e desenvolvimento. A inteno argumentar que se cabe anlise crtica denunciar as formas atuais de explorao imperialista, preciso igualmente compreender o desenvolvimento capitalista alavancado pelo imperialismo como um caminho (sempre insuficiente) para superao do atraso e subdesenvolvimento predominantes nas periferias do sistema. Sendo que, no caso da Amrica do Sul, o par imperialismo & dependncia tanto estimula o debate e polticas de integrao regional como constitui um obstculo consecuo de avanos no processo de integrao. Imperialismo apreendido aqui como combinao entre impulso ao desenvolvimento de foras produtivas novas e explorao capitalista pelos pases dominantes1. Invariavelmente com peso maior explorao, mas com possibilidades concretas de desenvolvimento. Neste incio de sculo o tema voltou ao centro do debate, devido s reaes decorrentes das reformas de cunho neoliberal; ao militarismo norte-americano aps ataques do 11/09; mais recentemente, em razo da crise financeira, do boom das commodities e da dependncia das exportaes por parte de pases perifricos. E se a temtica do imperialismo voltou tona vale a pena tambm revisitar a noo de dependncia. Na linha introduzida por Cardoso (1971), no como uma teoria e sim como ideia produtiva nas anlises de casos concretos, enquanto expresso poltica na periferia do expansionismo dos capitalismos centrais. Por sua vez, entendemos por periferia uma situao que aponta para insuficincias nos domnios financeiro, militar e no campo da inovao cientfico-tecnolgica; j a dependncia deve ser abordada da perspectiva relacional, cujas formas so definidas na luta poltica envolvendo Estado, classes e fraes de classes dominantes e classes antagnicas, dentro do rol de possibilidades abertas pelo movimento expansionista dos capitalismos centrais.

Dependncia e jogo de poder


Como conhecido, nos anos 60, em meio ao pessimismo quanto possibilidade do desenvolvimento na Amrica Latina, a noo de dependncia surgiu como a face perifrica do imperialismo. poca a obra de Fernando Henrique Cardoso & Enzo Faletto, Dependncia e desenvolvimento na Amrica Latina, destacou-se por refutar a compreenso da dependncia predominantemente a partir de variveis externas. Para os autores, embora as relaes
* Bacharel em Cincias Sociais e Mestre em Cincia Poltica pelo IFCH/Unicamp; doutora em Economia Aplicada pelo IE/Unicamp. Docente na UNESP, campus de Rio Claro (angelitams2010@gmail.com). 1 Para ns, entendimento possvel a partir do estudo de Lnin, Imperialismo, etapa superior do capitalismo.

18

BOLETIM MERIDIANO 47

de dependncia tivessem explicaes exteriores nao, seriam as relaes internas entre as classes que dariam contedo e forma prpria para as relaes de dependncia. Cardoso e Faletto evitaram tomar a Amrica Latina como um todo nico, defendendo a anlise concreta de cada caso e a possibilidade do desenvolvimento industrial em alguns pases, apesar ou graas aos laos de dependncia externa, concluindo a anlise de forma relativamente otimista:
(...) a superao ou a manuteno das barreiras estruturais ao desenvolvimento e a dependncia dependem, mais que de condies econmicas tomadas isoladamente, do jogo de poder que permitir a utilizao em sentido varivel dessas condies econmicas (2004: 183).

Hoje parece claro que os limites do modelo dependente-associado de desenvolvimento so difceis de serem superados pelo jogo de poder. Fundamentalmente porque o carter supranacional dos interesses dominantes normalmente produz efeitos distintos, comparativamente aos Estados capitalistas dos pases centrais. Quer dizer, ainda que seja um trao caracterstico de todos os Estados, na medida em que a influncia do capital financeiro internacional sobre os Estados nacionais generalizada, no Brasil e demais pases perifricos o carter supranacional dos interesses dominantes costuma ser um fator sobredeterminante, especialmente no mbito da influncia sobre a poltica econmica, por causa das relaes de dependncia. A tendncia para certa inverso do papel do Estado na periferia dependente, com o desempenho estatal de uma funo que os Estados dos pases centrais no buscam desempenhar: a de garantia das condies gerais acumulao capitalista dependente do capital financeiro internacional. Conforme Tilman Evers:
A funo do estado burgus de representar o capital nacional para fora frente a outros competidores no mercado mundial se inverte ento: a garantia de existncia e expanso do capital nacional no mercado mundial passa a ser: garantia da existncia e da expanso dos interesses do capital estrangeiro no espao econmico perifrico. (1985: 97)

Funo invertida que no precisa nem deve ser pressuposta (como o faz Evers), mas que constitui um bom ponto de partida aos estudos sobre o Estado na periferia do sistema. O desempenho desta funo seria assegurado pelo jogo de poder, em meio s relaes de dependncia que se estabelecem no mbito poltico (mormente a dependncia financeira do Estado), alm de no mbito econmico. Implicitamente inspirados pelos governos do PT, diramos que embora no seja possvel defender a existncia de uma burguesia nacional no Brasil, supostamente identificada ao interesse nacional em contraposio ao capital imperialista, na luta poltica, a retrica nacionalista pode ser utilizada pelos representantes do grande capital local em defesa dos seus interesses. Isto , em determinadas conjunturas, o discurso nacionalista pode ser utilizado contra competidores estrangeiros, acirrando as contradies que perpassam o Estado e muitas vezes indo ao encontro das reivindicaes de partidos e movimentos de esquerda, de que o Estado seja soberano e defenda o interesse nacional. Menos que a posicionamentos anti-imperialistas, geralmente assistimos operaes discursivas voltadas para conquistas de polticas econmicas favorveis aos interesses de fraes de classe que tm ou desejam ter negcios/ associaes com o capital estrangeiro. Da mesma forma, os representantes do grande capital produtivo procuram resistir ao domnio do capital financeiro (internacional, associado e/ou local) fazendo coro contra a poltica de juros altos como se no ganhassem muito no circuito financeiro. Da a insuficincia, por exemplo, da reduo dos juros para estimular investimentos, pois discursos muitas vezes no passam de bandeiras de luta. Tambm no nada fcil cobrar metas/resultados dos representantes do setor produtivo quando se altamente permissvel/generoso no que tange aos interesses do capital financeiro local e internacional, cujos interesses so afinados, ainda que banqueiros locais resistam abertura do mercado ao capital estrangeiro (querem scios no concorrentes).

BOLETIM MERIDIANO 47

19

Ademais, os comportamentos conservadores/defensivos (ou o baixo esprito animal) costumam prevalecer entre aqueles que se reconhecem como a poro fraca no mundo dos negcios nacional e internacional, sendo que as expectativas futuras quanto aos investimentos costumam acompanhar a dos agentes estrangeiros. Assim, se num momento de retrao econmica internacional estes diminuem investimentos produtivos, provvel que agentes locais assumam tambm posies reticentes quanto aos novos investimentos, por mais que o governo busque estimul-los neste sentido. Mas governos precisam de investimentos, crescimento econmico e gerao de empregos, portanto acabam cedendo instrumentalizao dos recursos que lhe so prprios poder de taxao/regulamentao, isenes fiscais, financiamentos pblicos e parcerias para atrair e garantir os investimentos externos em territrio nacional. Quando exitosos, os representantes do capital local tendem a se animar e voltar aos investimentos, em meio s disputas pela partilha do mercado, nas quais o discurso nacionalista pode surtir efeitos, mormente sobre governos desenvolvimentistas. Em suma, os efeitos da dependncia sobre a luta poltica, se ao capital estrangeiro interessa o Estado como cauo dos investimentos, ao capital local, mais que o Estado, a cauo encontra-se na participao do capital estrangeiro. E apesar do carter supranacional dos interesses dominantes avanar sobre todos os Estados, na medida em que esto todos articulados com o capital financeiro hegemnico (norte-americano), na periferia dependente este carter supranacional costuma produzir efeitos recorrentes, que, na luta poltica, tendem a aparecer como especficos da conjuntura (e em alguma medida o so). Desta tica, certa relativizao do contedo nacional-desenvolvimentista que o governo Dilma parecia querer imprimir a sua poltica econmica est relacionada obviamente dependncia externa (de investimentos). Uma guinada dependencista poder promover a volta dos investimentos, com algum crescimento econmico na linha do ocorrido nos governos Lula, investimentos desta vez alavancados pelo capital externo, menos que pela demanda asitica por commodities, tendo em vista a perspectiva de desacelerao da economia chinesa. Se confirmada tal perspectiva, podem se abrir oportunidades de reindustrializao para o Brasil, com investimentos voltados ao mercado interno, investimentos industriais prejudicados pelo boom recente das commodities, que tornou irresistvel a importao de manufaturados baratos da sia em contrapartida exportao de produtos primrios. Como afirmou Dcio Saes:
O capitalismo ainda tem muito cho nesse pas; o Brasil um pas com muitas reservas de recursos, com certa estabilidade poltica e social, uma classe mdia acomodada e que vai comear a atrair capital estrangeiro, mormente os europeus. Abre-se a possibilidade de um ciclo de desenvolvimento capitalista, no como o da China evidentemente, mas talvez um pouco melhor que o da Rssia que tem uma srie de problemas sociais, polticos. Ento o horizonte para burguesia interna brasileira no idlico, mas relativamente promissor. Assim, os dividendos sero distribudos de forma modesta para os pobres e a classe mdia. (SAES, 2013)

certo que tudo depende dos rumos da crise internacional e, internamente, das manifestaes de massa no pas. Porm, na esteira das consideraes de Saes, parece pouco provvel que no curto prazo haja uma reverso da correlao de foras entre as classes sociais antagnicas, devido ao potencial de desenvolvimento capitalista do pas. Conforme o autor, tendo em vista o poder de atrao no mundo capitalista, o Brasil ainda tem possibilidades de se desenvolver no quadro de uma aliana poltica que envolve burguesia interna, burocracia do Estado, classe mdia e massas desorganizadas (SAES, 2013)2.
2 As citaes de Dcio Saes (2013) foram retiradas de uma entrevista recente, na qual o autor menciona algumas tarefas para a esquerda marxista, a quem caberia construir um partido revolucionrio de massas.

20

BOLETIM MERIDIANO 47

Imperialismo, dependncia e integrao regional


A integrao regional costuma ser encarada como a forma por excelncia de a Amrica do Sul conquistar autonomia poltico-econmica no sistema-mundo e assim relativizar a posio de periferia dependente. No entanto as dificuldades so imensas, a comear pela capacidade de o Brasil liderar um processo de integrao regional, tendo em vista as consideraes feitas acima sobre poltica e dependncia. A despeito da nfase conferida vontade poltica por aqueles que defendem a integrao regional, a poltica estatal no deve ser analisada com este foco, geralmente identificado ao planejamento racional, e sim no mbito da luta poltica numa conjuntura concreta, no escapando aos condicionantes estruturais. Alis, se tem algo que costuma aborrecer os representantes do grande capital (levando-os indisposio/boicote de governos) justamente a busca da centralizao e controle do processo decisrio da parte de chefes de Estado movidos pela vontade de racionalizar a distribuio dos recursos segundo objetivos traados. No que o planejamento estatal seja irrelevante e desnecessrio, contudo deve buscar a contemporizao dos diversos interesses dominantes estabelecidos e, mesmo assim, a realizao dos planos governamentais no estar livre de condicionamentos impostos pelas disputas de interesses existentes e/ou que forem surgindo. Em se tratando das economias perifricas, o imperialismo/dependncia confere fora poltica e econmica aos agentes internacionais, em associao com foras locais, podendo levar (e geralmente leva) mencionada inverso do papel do Estado, aprofundando a presena do capital estrangeiro como fora econmica e poltica internamente. dentro deste quadro mais geral que devemos buscar entender os limites polticos liderana brasileira num processo de integrao regional orientado por polticas efetivas de combate s assimetrias econmicas. Sem falar que mesmo se houvesse disponibilidade financeira para tanto, seria politicamente difcil justificar a transferncia de recursos vultosos ao projeto de integrao diante das carncias sociais e infraestruturais internas. A ideia norteadora aqui a de que projetos, intenes declaradas e vontade poltica so importantes, porm costumam sucumbir na luta poltica. No que diz respeito integrao regional, se decididamente interessados em avanar nesta direo, governantes e agentes econmicos precisariam abrir mo de interesses imediatos e partir para o combate das assimetrias entre os pases da regio, objetivo assaz difcil de ser perseguido3. Na falta de aes arrojadas nesta direo, a tendncia para o esprito do salve-se quem puder, com governos buscando solues individuais que costumam aprofundar os laos da dependncia e/ou protecionismos que s dificultam a integrao. As assimetrias econmicas entre a economia brasileira e demais economias sul-americanas so enormes, em termos de produtividade, escala, diversidade e capacidade de financiamento. A ttulo de ilustrao a soma do PIB do Chile, Peru e Colmbia os pases sul-americanos que compem junto com o Mxico a recm-criada Aliana do Pacfico no corresponde a 1/3 do produto interno bruto brasileiro (FIORI, 2013). O Brasil sem dvida o pas em melhor condio na Amrica do Sul para liderar um processo de integrao na contramo ao projeto liberal dos quatro pases do Pacfico, o qual estaria mais prximo do desenho norte-americano para a regio, numa alternativa que deve acrescentar lenha fogueira do debate ideolgico em torno da integrao latino-americana, mais ou menos liberal, debate que tambm s pode ser devidamente compreendido no campo das discusses sobre imperialismo e dependncia. Em sntese, para progredir rumo reduo dos laos da dependncia externa, o processo de integrao exigiria o empenho decidido, do Brasil em especial, no combate das assimetrias econmicas, caminho que certamente levaria s colises entre a lgica da acumulao privada (que preside o expansionismo de empresas brasileiras) e a lgica estatal voltada para liderana numa integrao com vistas ao desenvolvimento regional. Em larga medida, devido aos limites polticos da dependncia, foram justamente as rotas de coliso com o grande capital que os governos do PT procuraram evitar.
3 Ver o texto timo de Pedro Paulo Z. Bastos, 2012.

BOLETIM MERIDIANO 47

21

Por um lado, as diretrizes principais da poltica econmica do governo anterior foram mantidas (juros altos, cmbio valorizado, metas de inflao, supervit primrio) e, de outro, a fim de compensar o setor produtivo, foram ampliados os recursos do BNDES e o apoio do banco ao expansionismo de empresas locais. O governo atual tentou flexibilizar diretrizes principais da poltica econmica vigente, num ensaio nacional-desenvolvimentista que est fazendo gua, a elevao dos juros, o anncio de corte dos gastos pblicos, a privatizao do pr-sal (Libra) compem as notcias mais recentes. E foram prticas expansionistas de empresas brasileiras apoiadas pelo BNDES, denominadas por alguns analistas de imperialistas ou subimperialistas, que fizeram avanar o discurso em prol da integrao e a prpria integrao. Assistimos a um movimento de regionalizao (liderado pelo mercado) que no antagnico ao de regionalismo (institucionalmente dirigido, maneira pretendida por defensores do MERCOSUL), sendo que nenhum dos movimentos independe do Estado (MEDEIROS, 2008). Entretanto, como a regionalizao tem sido mais favorvel ao Brasil, tem aprofundado o descompasso entre os esforos diplomticos pela integrao e os resultados concretos no balano comercial inter-regional, opondo os dois movimentos e promovendo acusaes de imperialismo ao Brasil, em anlises nas quais as contradies das prticas imperialistas, ao mesmo tempo obstculo e fora motriz do desenvolvimento, tm recebido pouca ateno. Quer dizer, ainda que prticas imperialistas devam ser denunciadas e combatidas, o expansionismo de pases mais ricos sobre os mais pobres pode ser elemento motor do desenvolvimento e/ou crescimento econmico4. A despeito das vantagens para o Brasil (bem maiores segundo os crticos), as obras de infraestrutura na regio, financiadas/executadas por empresas brasileiras, no deixam de ter efeitos positivos para a economia dos pases em questo. Eis a dimenso que precisa ser levada devidamente em conta. A poltica exterior dos governos do PT esteve articulada com a poltica econmica interna, sobretudo com a poltica de incentivo s empresas campes nacionais capazes de competir internacionalmente, com investimentos brasileiros diretos (IBD) no exterior respondendo mais a esse objetivo que ao da integrao sob a liderana do Brasil. No obstante, este movimento no deixou de contribuir para a integrao e o desenvolvimento regional, alm de as questes socioambientais e movimentos sociais decorrentes estimularem o debate e mobilizao poltica na regio, o que positivo. Numa palavra, o denominado subimperialismo brasileiro pode ser menos desvantajoso aos pases vizinhos e, por vias tortas, favorvel a algum avano na consecuo do objetivo de integrao regional5. Sendo que a luta popular sempre pode inverter as regras do jogo e o expansionismo brasileiro at mais estimulante revolta, como se deu no caso do gasoduto Brasil-Bolvia. Por fim, gostaramos de comentar a polarizao do debate em torno de obras de infraestrutura na regio, na maioria das vezes sem estudos exaustivos a respeito ou baseados em opinies/estudos preliminares provenientes de pessoas/entidades com posies radicalmente opostas. O caso da Usina de Belo Monte um exemplo dessa polarizao. A obra j envolveu um vdeo com celebridades e manifestaes de ativistas estrangeiros, contestadas por figuras eminentes nos meios acadmicos e de comunicao no Brasil. Para aqueles que defendem Belo Monte, como o ex-ministro da ditadura militar, Antnio Delfim Neto, o empreendimento positivo, pois o pas pode e deve aproveitar seus rios, demonstrando sua capacidade em conservar, administrar e utilizar as riquezas de um territrio que detm 11% de toda a gua doce do globo (Carta Capital, 13/04/2011). O ex-ministro est entre os que levantam suspeitas (de imperialismo) sobre o ativismo ambientalista contrrio s obras de infraestrutura no campo energtico.
4 O desenvolvimento no pode ser encarado simplesmente como sinnimo de crescimento econmico, apesar de geralmente trazer crescimento e este ser melhor que sua ausncia. Estamos apontando para o debate acerca dos governos Lula, embora a distribuio de renda seja fator central para o desenvolvimento, seriam controversas as designaes de neodesenvolvimentista a estes governos, uma vez que o crescimento foi puxado pelo consumo, com baixos investimentos infraestruturais. Ver a respeito Sampaio Jr. (2012). 5 Discordamos das denominaes de imperialismo ao Brasil em alguns textos recentes, ver Souza 2012 e 2013.

22

BOLETIM MERIDIANO 47

Na Bolvia, na polarizao poltica-ideolgica em torno da estrada que atravessaria o Territrio Indgena y Parque Nacional Isiboro-Secure(TIPNIS), as foras contrrias tanto acusaram a ligao com a IIRSA como condenaram o imperialismo brasileiro (a obra contava com financiamento do BNDES), acusaes rechaadas pelos que apoiavam a obra. E como salientou Pablo Stefanoni era possvel encontrar argumentos razoveis em ambos os lados da discusso sobre a estrada, sendo difcil traar uma linha ntida entre bons e maus, justos e pecadores (STEFANONI, 2011). E todas as obras envolvendo recursos energticos so passveis de polmica do ponto de vista socioambiental. As usinas do Rio Madeira, Jirau e Santo Antnio, por exemplo, so indicativas das formas condenveis praticadas em obras de infraestrutura pela regio. As duas usinas foram palco de srios conflitos trabalhistas, disputas entre os consrcios que lideram as obras e esto envoltas em muita controvrsia acerca dos impactos ambientais, com acusaes de terem sido os estudos preliminares patrocinados por empresas interessadas. Contudo, seguramente, so obras defensveis do ponto de vista das necessidades energticas da economia brasileira, movimentando a economia local. Enfim, a questo socioambiental controversa e o carter supranacional da luta poltica local tem se expandido para o mbito da sociedade civil, envolvendo organizaes no governamentais internacionais. Agora no porque as foras que prioritariamente levantam a bandeira ecolgica so ONGs e representantes de movimentos sociais que aqueles que apoiam os empreendimentos se encontram do lado do mal, mesmo movimentos sociais os mais bem intencionados podem se equivocar, sendo o maniquesmo uma forma pouco produtiva de compreenso da realidade social.

Concluso
Procuramos neste texto apontar as contradies do modelo de desenvolvimento dependente-associado, que dificilmente levar a superao da dependncia, mas cuja possibilidade de promover algum desenvolvimento tende a ser melhor que a ausncia deste. Por certo que cabe anlise social comprometida com a transformao qualitativa da histria, que pode passar pelo desenvolvimento do capitalismo, denunciar as mazelas deste processo. No caso do Brasil, cabe denunciar no expansionismo de empresas locais a explorao de pases vizinhos, os danos socioambientais, a especializao produtiva e a desindustrializao, com o objetivo de acirrar contradies e conquistar avanos sociais. Largamente um esforo de Ssifo frente aos aspectos destrutivos do desenvolvimento capitalista, mas que parece melhor que o atraso e subdesenvolvimento predominantes na regio, onde conflitos socioambientais recentes expressam as contradies deste desenvolvimento, progressista e ao mesmo tempo destrutivo dos modos de vida pr-capitalistas, sendo difcil por toda parte traar uma linha ntida entre bons e maus, justos e pecadores.

Referncias bibliogrficas
BASTOS, Pedro Paulo Zahluth (2012). A economia poltica da integrao da Amrica do Sul no mundo ps-crise. Publicado no site do Observatrio da Economia Global. Campinas, IE-UNICAMP. Textos Avulsos, no10, abril de 2012. CARDOSO, Fernando Henrique (1985). Teoria da dependncia ou anlise concreta de uma situao de dependncia. Estudos CEBRAP, Rio de Janeiro, 1: 25-45, 1971. _______ e FALETTO, Enzo. (2004). Dependncia e desenvolvimento na Amrica Latina. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. EVERS, Tilman (1985). El Estado en la periferia capitalista. 3 ed. Mxico-DF: Siglo XXI, 1985.

BOLETIM MERIDIANO 47

23

FIORI, Jos Lus (2013). O cisma do Pacfico. Carta Maior, 24/01/2013. Disponvel em: <http://www.cartamaior. com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=5945>, acesso em 25/07/2013. MEDEIROS, Carlos Aguiar de (2008). Os Dilemas da Integrao Sul-Americana. Cadernos do Desenvolvimento, vol. 3 (5), dezembro 2008. SAES, Dcio Azevedo Marques de (2013). Entrevista Revista Aurora, Marlia, v. 6, n. 2, p. 19-32, jan-jul, 2013. Disponvel em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/aurora/article/view/3040/2322>, acesso em: 25/07/2013. SOUZA, Angelita Matos (2012). Expansionismo brasileiro e subimperialismo. Boletim Meridiano 47 v. 13, n. 130, mar/abr 2012. _______ (2013). Crtica noo de subimperialismo. Crtica Marxista. So Paulo: Xam, 2013, n 36. STEFANONI, Pablo (2012). A Bolvia e o conflito do TIPNIS. Carta Maior, 01/10/2011. SAMPAIO Jr., Plnio de Arruda (2012). Desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo: tragdia e farsa. Revista Servio Social & Sociedade, n. 112, out/dez. 2012. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n112/04.pdf>, acesso em 24/10/2013.

Resumo
Neste artigo defendemos a pertinncia da noo de dependncia na abordagem do desenvolvimento no Brasil atual, com comentrios sobre imperialismo e integrao sul-americana.

Abstract
This article supports the relevance of the notion of dependence for approach the development currently in Brazil, with comments about imperialism and the integration of South America. Palavras-chave: dependncia; imperialismo; desenvolvimento Keywords: dependence; imperialism; development Recebido em 08/08/2013 Aprovado em 28/10/2013

You might also like