You are on page 1of 16

CONSELHO MISSIONRIO

O QUE E COMO ORGANIZAR


"Misses o cumprimento do imperativo de Deus dado Igreja de proclamar com fidelidade o Evangelho a todas as naes, de modo contextuali zado, pela persuaso e vivnciapor todos os meios possveis, estabelecendo igrejas autctones, para a glria de Deus" (AMTB).

Apresentao
O crescimento de nossas igrejas e a ampliao da viso em relao sua misso tm p rovocado verdadeira revoluo missionria nas comunidades eclesisticas. cada vez maior o n mero de crentes que sentem que devem assumir a responsabilidade de evangelizar o mundo inteiro. Ne sse ideal, muitos tm se apresentado para o trabalho missionrio e outro tanto assumido o compromisso de sustentar, com oraes e ofertas, aqueles que vo. Louvamos a Deus pelo despertamento missionrio porque passam muitas de nossas igr ejas. Entretanto, queremos ver todas as igrejas completamente envolvidas e comprometidas com miss es. Ansiamos pelo dia quando as Igrejas Metodistas Wesleyanas tero o seu Conselho Missionrio t o bem organizado que podero oferecer recursos materiais e espirituais queles que hoje servem de exem plo para os futuros missionrios. Com a finalidade de ajudar cada igreja a desenvolver a obra missionria de maneira ab rangente, preparamos o manual Conselho Missionrio: O que e como organizar. Com ele todas as igrejas, qualquer que seja o seu tamanho, sero capazes de organizar um Conselho Missionrio e de trabalhar de maneira mais eficiente na ampliao da viso missionria dos crentes. Nossa orao que este manual ajude sua igreja a cumprir as determinaes de Atos 1 .8 e a reescrever a histria de misses na comunidade local, na sua Cidade, no seu Esta

do, no Brasil e no mundo.

CONSELHO MISSIONRIO
DEFINIO E PROPSITOS um grupo formado por pessoas escolhidas pela igreja, segundo o governo local, disp osto a ser instrumento nas mos de Deus, com o propsito de motivar e mobilizar toda a igreja p ara o cumprimento da Grande Comisso (Mt 28.18-20). O Conselho Missionrio tem por objetivos principais:

Gerenciar todo o programa missionrio da igreja local; Ampliar a viso missionria da igreja com base nos ensinamentos bblicos; Definir as estratgias para a expanso da obra missionria; Assessorar a liderana na rea de misses; Envolver a Igreja no programa missionrio denominacional; Manter a igreja informada sobre o avano da obra missionria na Cidade, no Estad o, no Brasil e no mundo; Desenvolver projetos missionrios que atendam s reais possibilidades da igreja; Promover campanhas, conferncias, congressos missionrios etc.; Promover a intercesso missionria; Estabelecer um programa de apoio aos vocacionados que queiram se preparar para o trabalho missionrio; Mobilizar a igreja para que viva misses durante os 365 dias do ano.

COMO FORMAR UM CONSELHO MISSIONRIO


Qualquer igreja pode ter um Conselho Missionrio. Organizar e mant-lo funcionando tarefa ao alcance de todas as igrejas, independentemente do seu tamanho. Passos para formar o Conselho Missionrio 1. Orar e buscar a viso de Deus para a obra que se pretende desenvolver; 2. Partilhar a idia da formao do Conselho com o pastor da Igreja, que o lder e, p ortanto, a pessoa-chave no processo; 3. Detectar outros membros da igreja que tenham o mesmo pensamento; 4. Buscar o apoio da liderana da igreja;

5. Apresentar, individualmente, a idia queles membros que pensam diferente a fim de ganharlhes o apoio; 6. Elaborar um anteprojeto para a criao do Conselho Missionrio e oferecer cpias do documento ao pastor e liderana, solicitando sugestes; 7. Contatar com igrejas que possuam um Conselho Missionrio para entender melhor a sua estrutura e funcionamento. COMO ELABORAR O ANTEPROJETO Um anteprojeto bem elaborado deve conter os seguintes itens:

Objetivo
Estabelecer os objetivos que se pretende alcanar com a formao do Conselho Mi ssionrio na igreja local. Justificativa Explicar o por qu da necessidade de se criar um Conselho Missionrio. Enfatizar a urgncia da expanso da obra missionria na localidade, no Estado, no Bra sil e no mundo. Ressaltar a necessidade de um maior e melhor gerenciamento do programa missionrio da igreja local. Perfil da Igreja Descrever as caractersticas da membresia da igreja local (nmero de membros, sexo, o escolaridade, nvel scio-econmico, nmero de contribuintes etc.) Problematizao Apresentar os desafios e as necessidades para avano da obra missionria no Brasil e n o mundo. Perfil dos membros do Conselho Missionrio Definir as caractersticas que cada crente dever ter para ser indicado para compor o o Conselho Missionrio (maturidade crist, ardor missionrio, paixo pelas almas sem Jesus, o viso da extenso da obra missionria).

Atividades
Relacionar todas as atividades a serem desenvolvidas pelo Conselho Missionrio a fim de o alcanar os objetivos propostos. Oramento Apresentar igreja as necessidades financeiras para que o Conselho Missionrio possa o desenvolver suas atividades.

A ESTRUTURA DO CONSELHO MISSIONRIO


Formar um Conselho Missionrio no tarefa muito simples. Dadas s suas pecul iaridades, a sua organizao exige um bom planejamento e uma estrutura mnima de funcionamento. O organograma abaixo ilustra a estrutura do Conselho Missionrio de uma igreja loc al. Note bem: o pastor deve fazer parte do Conselho Missionrio. Como lder espirit ual (e geralmente presidente da igreja) ele de fundamental importncia na sua li derana. Alm disso, como sempre acontece, mesmo no ocupando cargos na diretoria, o pastor membro exofcio de todas as organizaes da igreja, inclusive do Conselho Missionrio. Se a igreja comea a dar os primeiros passos na organizao do Conselho Miss ionrio, no h necessidade de montar todas as reas de uma s vez. A igreja pode ir aos pouc os se estruturando para que tudo funcione a contento. As sugestes constantes deste manual podem e devem ser ajustadas realidade local. Consideraes gerais a. A igreja pode comear um Conselho Missionrio com qualquer nmero de membros levando se em conta o tamanho da igreja e o ministrio de misses que pretende desenv olver. importante que todos os seus componentes sejam membros ativos.

b. Todos os membros do Conselho Missionrio sero eleitos pela igreja. O tem po de mandato de cada um deles ser estabelecido conforme critrios adotados pela igreja. Caso um membro do Conselho Missionrio ou o prprio presidente precise deixar o cargo, o prprio grupo deve criar critrios de substituio. c. Os obreiros das organizaes missionrias (membros de reas especficas missionrias ou evangelsticas dentro dos Departamentos) e o promotor de misses devem fazer parte do Conselho Missionrio. d. At que esteja organizado, e com a prpria diretoria eleita, o Conselho Missi onrio ser constitudo pela diretoria da igreja, com a avaliao do pastor em conjunto co m os lderes que esto procurando estruturar o trabalho. e. Mesmo aps a sua organizao, bom que pelo menos um dos membros da diretoria da igreja faa parte ativa do Conselho Missionrio. f. Os membros do Conselho Missionrio devem reconhecer essa funo como um ministrio.

ATRIBUIES DE CADA FUNO


Presidente O presidente o lder de misses, mas est submisso autoridade do pastor da igreja. Ele pode representar o Conselho Missionrio nas reunies da diretoria da igreja e de out ros departamentos, objetivando a unidade do ministrio missionrio da sua co munidade eclesistica. Alm disso, o presidente deve: Organizar a promoo missionria na igreja local; Manter a unidade e eficcia dos departamentos missionrios;

Encorajar os membros do Conselho Missionrio nas suas respectivas fun


es;

Administrar as verbas destinadas ao Conselho Missionrio, apresentando r


elatrio mensal igreja; Envolver os membros do Conselho Missionrio, quando possvel, nas visit as aos campos, sob a orientao das respectivas juntas missionrias; Promover e liderar as conferncias missionrias na igreja. Vice-Presidente Cabe ao vice-presidente assessorar e substituir o presidente em todas as ocasies quando isso se fizer necessrio. Alm disso, sua atribuio liderar as equipes de trabalho na Conferncia Missionria e, em parceria com o presidente do Conselho Missionrio, visitar a s agncias missionrias da Denominao e instituies teolgicas. Secretrio O secretrio do Conselho Missionrio deve fazer o registro das atas de todas as reunies do Conselho Missionrio e cuidar da correspondncia. sua tarefa empenharse para que haja um excelente fluxo de informaes entre o Conselho Missionrio e a igreja. Deve manter a agenda do departamento em dia, com todas as atividades, datas, horrios etc., sempre de a cordo com a agenda do pastor e da igreja. O secretrio deve fazer contato peridico com os missionrios mantidos pela igreja. Tesoureiro

Atribuies das reas Cada rea eleger o seu coordenador. rea de Estratgia e Promoo Tem por finalidade promover e divulgar atividades e estratgias que motivem e comuniquem sobre a obra missionria. sua atribuio envolver toda a igreja em misses com as seguintes atividades :

Preparar metas para o sustento, orao e integrao da igreja com os seus o


breiros nos campos de misses;

Manter os membros da igreja informados acerca do trabalho desenvolvido


nos campos de misses estaduais, nacionais e mundiais; Servir como ponte entre a igreja local, os missionrios e as juntas mission rias; Divulgar informaes sobre os diversos campos missionrios, seus projeto s, desafios e as juntas missionrias; Incentivar as correspondncias com os obreiros nos campos; Promover e organizar conferncias missionrias, congressos, simpsios mi ssionrios etc.; Promover, sob a coordenao e orientao das juntas missionrias, visitas aos campos missionrios.

A importncia do promotor de misses


O promotor de misses pessoa de fundamental importncia na organizao e funcionamento do Conselho Missionrio e especialmente na rea de Estratgi a e Promoo. O promotor precisa demonstrar ardor pela obra missionria e contagiar outros com a sua atuao. Elo entre a igreja e as agncias missionrias, o promotor pode ou no ser o pre sidente do Conselho Missionrio da igreja. Quem o promotor de misses? O promotor de misses aquele a quem Deus chamou para uma tarefa muito e special, que ajudar a igreja a desenvolver sua conscincia missionria, despertandoa para os desafios da evangelizao. Caractersticas essenciais ao promotor de misses Para ser promotor de misses o candidato deve apresentar algumas caractersti cas fundamentais ao exerccio das suas funes: Ter convico de sua salvao; Dar bom testemunho cristo; Ser membro ativo da igreja; Buscar diligentemente o preparo espiritual, atravs da orao e da leitura d a Bblia; Manter-se informado acerca do avano da obra de evangelizao; Ter disposio e disponibilidade de tempo para divulgar o trabalho missio nrio que realizado

no Brasil e no mundo sempre que lhe for oferecida uma oportunidade;

Sentir-se chamado por Deus para o trabalho de promoo; Ter competncia, viso, iniciativa, comprometimento, autoconfiana, lider
ana, fluncia na palavra e organizao. rea de Educao Missionria Tem por finalidade ajudar na formao da conscincia missionria da igreja lo cal. sua atribuio envolver toda a igreja em misses com as seguintes atividades :

Planejar, em conjunto com a rea de promoo e membros do Conselho M


issionrio, conferncias,congressos, simpsios, feiras, exposies missionrias etc.; Promover a criao de uma biblioteca missionria; Estimular a leitura de livros de teor missionrio e os peridicos publicados pelas juntas missionrias; Criar oportunidades para que os membros da igreja se envolvam com os m issionrios atravs da orao ou desenvolvendo um ministrio de orao em favor da obra missio nria; Conscientizar os crentes atravs de estudos, mensagens e reflexes sobre a necessidade da contribuio para o sustento e a expanso da obra missionria; Implantar, em conjunto com o(a) diretor(a) de Educao Religiosa da igrej a, uma classe de Introduo a Misses, como parte do programa regular da EBD, com durao e currculo fixos, para que todos os membros da igreja tenham a oportunidade de participar; Atuar em conjunto com o(a) educador(a) religioso(a) da igreja, a fim de pr omover uma melhor e maior conscientizao missionria das crianas, durante todo o ano eclesistic o; Criar o Momento Missionrio no culto (matutino e/ou vespertino) para ora r por um missionrio, um povo ou ler a experincia de um obreiro ligado igreja;

Organizar um espao de misses.


COMO CRIAR UMA CLASSE DE INTRODUO A MISSES Em conjunto com o Superintende da EBD escolher uma sala para uma quantidade limitada de participantes, de acordo com o nmero de membros da igreja. Cada classe dev e ter uma rotatividade de trs meses e incluir em seu currculo uma introduo clara e ob jetiva sobre misses. Ao final do trimestre de estudos, poder ser oferecido aos participante s um certificado de concluso do curso. Para o bom aproveitamento da classe, sugerimos o estudo das seguintes public aes: 1. Misses na Bblia, C. Timteo Carriker. Ed. Sepal, SP, 1992 2. Misses e a Igreja Brasileira Vocao Missionria, C. Timteo Carriker. Ed. Sepal, SP, 1992 3. A Igreja Local e Misses, Edison Queiroz. Ed. Vida Nova, 1989. 4. Paixo pelas almas, Oswald Smith. Boyer Como criar um espao de misses O Conselho Missionrio deve possuir um espao aberto ao pblico, para expos io dos certificados de adoo missionria, divulgao de relatrios, estatsticas, annc ios, informaes sobre os campos etc. Organizao

Escolher um local adequado e de fcil acesso. Pode ser uma sala, um hall,
uma parede, ou um mural. Escolher uma pessoa, do Conselho Missionrio, para cuidar do seu bom an damento e da sua boa utilizao e do envolvimento da igreja no programa de conscientizao mi ssionria atravs deste espao. Decorar este espao com mapas, fotos, quadros estatsticos, objetos, trajes tpicos, para apreciao e exposio. Providenciar livros, revistas, jornais, folhetos com temas missionrios e m ontar uma pequena biblioteca para emprstimo e divulgao aos membros da igreja.

Utilizar o espao, no caso de sala, para promover encontros de orao em f


avor dos obreiros e dos campos. Abastecer o espao com informaes atualizadas sobre os obreiros, os cam pos missionrios e as necessidades dos povos.

Como realizar uma Conferncia Missionria


A Conferncia Missionria tem como propsito desafiar e encorajar os membr os da igreja para a expanso da obra missionria, no sentido de estabelecer o programa missionrio que a igreja assumir. Planejamento Primeiros passos: Definir a data, o local e o horrio; Definir a equipe organizadora; Estabelecer o nmero de participantes e o pblico-alvo que se deseja atingir; Escolher o tema e a nfases a serem abordados na Conferncia Missionria; Elaborar o contedo do programa; Escolher e contatar os conferencistas e preletores; Divulgar, com boa antecedncia, toda a programao; Confeccionar convites e cartazes para a promoo. Programao Definir, em conjunto com a equipe, a regio geogrfica que ser enfocada (estados, pases, continentes ou regies); Escolher as msicas, os textos bblicos, os regentes, os msicos, os dirigentes etc.; Definir os enfoques para abordagem nos seminrios ou grupos de interesse; Elaborar, paralelamente experincia missionria, uma Conferncia Missionria Infantil, na qual sero apresentadas histrias missionrias, textos bblicos e atividades manuais que despertem nas crianas amor e viso missionria. COMO REALIZAR UMA EBF MISSIONRIA O que ? uma extenso da EBD; a igreja investindo na sua tarefa bsica de buscar, ensinar, ganhar e treinar pessoas, no propsito de proporcionar s crianas oportunidades para conhecer melhor e participar do trabalho que os batistas

10

brasileiros realizam no Brasil e em diversos pases do mundo. Planejamento Primeiros passos: Definir o local onde a EBF Missionria ser realizada (na sede, numa das congregaes ou outro local); Estabelecer o horrio mais apropriado de acordo com a realidade da igreja (manh, tarde ou noite); Divulgar o evento com boa antecedncia; Pesquisar e aprofundar os temas missionrios que sero abordados; Providenciar os recursos financeiros necessrios; Confeccionar convites, faixas e cartazes para divulgao; Providenciar todo o material didtico necessrio para realizao das atividades. Equipe necessria Diretor Secretrios Professores e auxiliares Comisses (msica, divulgao, lanche, recreao, limpeza etc) O programa geral Organizar cuidadosamente os programas dirios; Distribuir o material de atividades para cada professor (histrias, trabalhos manuais etc.); Preparar o ambiente de cada sala com gravuras dos personagens da Turma da JMM ou do Clubinho Missionrio da JMN, bandeiras do Brasil e na es focalizadas, globo terrestre etc.; Observao: Dar destaque Bblia em todas as atividades da programao. Realizando a EBF Missionria Certificar-se, diariamente, de que tudo est pronto para a chegada das crianas (recepcionistas, crachs, professores, auxiliares, musicistas etc.); Organizar a programao de acordo com o seguinte roteiro: 1. Processional (entrada das crianas em marcha) 2. Boas-vindas 3. Saudao s bandeiras Nacional e Crist e Bblia Sagrada 4. Recitao do tema e da divisa da EBF Missionria 5. Cntico do hino oficial da EBF Missionria 6. Leitura bblica alternada 7. Orao 8. Diviso em classes 9. Estudo bblico missionrio

11

10. Atividades de fixao (exerccios, cnticos etc.) 11. Lanche 12. Recreao 13. Inspirao missionria (histria moral) 14. Atividade manual 15. Atividades de encerramento Ao final de cada dia de atividade, aps a sada das crianas, reunir a equipe para uma avaliao. Levantar os pontos positivos e negativos da programao e buscar solues para que os problemas no se repitam. Encerrar com uma orao. Planejar, em conjunto com a equipe, para o ltimo dia da EBF Missionria, uma exposio de todos os trabalhos manuais feitos pelas crianas para apreciao da igreja, dos pais e dos convidados. COMO REALIZAR UM CONGRESSO MISSIONRIO O Congresso Missionrio um encontro de pessoas que se renem para tratare m de assuntos de importncia para a obra de evangelizao, com o propsito de despertar os crentes quanto sua responsabilidade missionria, motivando-os para o sustento de obreiros e despertando vocacionados e intercessores. Planejamento Primeiros passos: Definir a data, o local e o horrio; Definir a equipe organizadora; Estabelecer o nmero de participantes e o pblico-alvo que se deseja atingir; Escolher o tema e as nfases a serem abordados no Congresso Missionrio; Elaborar o contedo do programa; Escolher e contatar o orador oficial e demais preletores; Escolher e contatar os facilitadores (coordenadores) das oficinas; Contatar agncias missionrias para o envio de material informativo ou para a instalao de estandes e workshops; Divulgar, com boa antecedncia, toda a programao; Confeccionar convites e cartazes para a promoo. Programao Escolher uma base bblica que sustente o tema sugerido; Escolher as msicas, os textos bblicos, os regentes, os msicos, os dirigentes etc.; Definir os temas e subtemas a serem abordados nas oficinas; Levantar todo o material didtico necessrio ao bom andamento das oficinas;

12

Contatar agncias missionrias e viabilizar a presena de um ou mais obreiros para participao nas oficinas e/ou prelees; Planejar um congresso simultneo para as crianas; Recrutar uma equipe de professores e auxiliares para o planejamento das atividades dirias; Viabilizar a participao dos preletores oficiais no Congresso Missionrio Infantil; Providenciar lanche para os congressistas mirins; Providenciar todo o material necessrio s atividades. POLTICA DE SUSTENTO MISSIONRIO Cabe ao Conselho Missionrio estabelecer, criteriosamente, regulamentos para o sustento de misses de acordo com a viso clara que encontramos na Bblia. A igreja local deve assumir as seguintes responsabilidades: 1. Sustentar financeiramente (integral ou parcial) os missionrios adotados; 2. Criar oportunidades, atravs do Conselho Missionrio, para motivar os seus membros a contriburem para a obra missionria. A igreja, na sua soberania, tem os meios de levantar ofertas missionrias, atravs do: a) Fundo Missionrio - Criado no oramento da igreja e aberto aos irmos que desejam contribuir diretamente para projetos missionrios, etc. b) Ofertas Especiais - So ofertas levantadas em ocasies especficas. Geralmente as igrejas levantam suas ofertas em maro (Misses Mundiais); e m julho (Misses Estaduais ou Urbanas) e, em setembro (Misses Nacionais). claro que as respectivas campanhas podem se estender a critrio da Igreja. Como a igreja local pode aplicar as ofertas levantadas? No sustento dos missionrios; No apoio aos projetos missionrios; Na organizao e promoo de congressos, conferncias e simpsios missionrios. As reunies do Conselho Missionrio Por ser um grupo que representa a igreja nas decises e atuaes missionrias, o Conselho Missionrio deve realizar reunies peridicas. A presena de todos os membros fundamental e deve ser requerida. Em suas reunies, o Conselho Missionrio deliberar sobre as novas adoes, o aumento da participao financeira no Programa de Adoo Missionria (PAM), a aquisio de livros para a biblioteca e de vdeos para a videoteca, despesas de escritrio (cartas, telefone etc.), despesas para viagens, gastos com projetos especiais, emergncias dos missionrios, verbas para os

13

departamentos, emergncia dos missionrios etc. PREPARO MISSIONRIO O preparo missionrio de grande importncia, pois oferece aos membros do Conselho Missionrio subsdios para orientar os vocacionados que desejam se preparar melhor para servir ao Senhor, no campo ou na igreja local. O preparo missionrio pode ser de trs maneiras: Preparo formal O vocacionado que opta por esse tipo de preparo acadmico deve entrar em contato com a instituio teolgica atravs da qual pretende se preparar. Em geral, essas instituies exigem que o candidato seja recomendado pela igreja onde membro, escreva a sua experincia de converso e chamada e tenha, at a data da matrcula, no mnimo 18 anos completos. Por oferecerem cursos de nvel superior, o candidato deve apresentar certificado de concluso do 2 grau. Algumas instituies, alm da documentao de praxe, submete os candidatos a um exame vestibular. O vocacionado pode optar por um dos seguintes cursos: Bacharel em Teologia Bacharel em Educao Religiosa Bacharel em Msica Sacra Educao Missiolgica e outros A durao mdia desses cursos de quatro anos. Ao concluilo, o vocacionado recebe o grau de Bacharel. Preparo informal O preparo informal no faz tantas exigncias ao candidato. Em geral, basta ser membro ativo de uma igreja e ser por ela recomendado. Esse preparo oferecido: Por um centro de treinamento, por uma igreja ou associao de igrejas. Por uma instituio teolgica comum as instituies de ensino teolgico formal oferecerem cursos de extenso, abertos s comunidades eclesisticas. So os chamados cursos para leigos. Alguns desses cursos so oferecidos durante o ano letivo ou no perodo de frias. Por uma agncia missionria Algumas agncias missionrias oferecem cursos por correspondncia. Esses cursos so livres e, ao conclui-lo, o candidato recebe um certificado de concluso. s vezes ocorre o caso de um agncia ter convnio firmado com determinadas instituies de ensino teolgico. Nesse caso, havendo interesse

14

por parte do candidato, ele pode matricular-se no seminrio e receber crditos pelas matrias cursadas, desde que preencha os pr-requesitos. Curso de Misses por Extenso da JMM A Junta de Misses Mundiais da CBB oferece o Curso de Misses por Extens o (CME). Esse curso administrado em mdulos seguindo uma ordem lgica de matrias. Cada mdulo trata uma matria especfica, com exceo do primeiro, que oferece uma introduo geral. Cada mdulo exige cerca de 50 horas de estudo, incluindo leituras, pesquisas e trabalhos escritos. Os primeiros mdulos so obrigatrios por tratarem de matrias bsicas. Os demais so facultativos, permitindo ao aluno escolher as matrias do seu prprio interesse. Aos interessados com o 2 grau completo, alguns seminrios no Brasil oferecem dois crditos para cada mdulo satisfatoriamente concludo. Ao completar oito mdulos, o aluno ter adquirido crditos suficientes para a rea de especializao em misses, como parte do curso de bacharel em Teologia. Mdulos 1. O crente local e global. Introduo aos assuntos a serem estudados durante o Curso. Apresenta a natureza global do Evangelho, levando o aluno a considerar questes como: Bblia e Cultura, O Reino de Deus e Misses, A Unidade de Cristo, Os Desafios do Mundo de Hoje etc. Este o primeiro mdulo a ser estudado por todos os alunos. 2. A histria de misses. Usando a histria de misses como base para examinar as questes e implicaes da Grande Comisso, o aluno aprender, atravs da histria, a aperfeioar-se para a obra missionria hoje. 3. Misses na Bblia. Descobrindo que misses est no corao de Deus e ensinada desde o livro de Gnesis, o aluno ter condies de entender a Bblia no contexto cultural original, podendo assim aplicar a mensagem no contexto atual. Examinar os conceitos bblicos sobre: vocao e chamada, igreja local e entidades missionrias, o sustento da obra etc. 4. Em que os no-crentes crem. Estudos detalhados sobre as crenas que dominam grande parte da populao mundial: islamismo, hindusmo, budismo, animismo, espiritismo, catolicismo e outras. Como apresentar o Evangelho a estes grupos. 5. O evangelho e cultura. Introduo Antropologia Cultural: definies, avaliaes de costumes e culturas em relao a f, etnocentrismo e choque cultural, supraculturas, cosmovises etc. Princpios bblicos para contextualizao. O aluno ter firmeza na verdade e flexibilidade na

15

expresso da mesma. Identificao e adaptao cultural. 6. Metodologia Missionria. O aluno aprender os princpios bblicos para a estratgia missionria; como iniciar uma frente; passos bsicos para a plantao de novas igrejas; estratgias para trabalhos especficos; filosofia estratgica das juntas missionrias. 7. Entrando no mundo do outro. Atravs de pesquisas, contatos, experincias, entrevistas, estgios etc., o aluno descobrir, na prtica, como so diferentes as culturas e crenas dos outros povos, e as diferentes formas de culto dos nossos irmos de outras culturas. Far tambm uma auto-avaliao da prontido para enfrentar mudanas. Cursos complementares Curso de idiomas (ingls, francs, espanhol ou outras lnguas) Cursos de lingstica (qualificao para falar a lngua de um povo e trabalhar na traduo de textos da Bblia) Enfermagem (atendente, auxiliar ou tcnico) Tcnico em agricultura Estudos de Religies (Islamismo, Hindusmo, Budismo etc.) Capelania

16

You might also like