You are on page 1of 10

Exame de Seleo para Ps-Graduao em Cincia da Computao Nome:_____________________________________________________ Assinatura:______________________________RG:_______________ Prova de Tecnologia da Computao

41. Supondo a Relao PROJ (PNO, Nome, Oram), com chave primria PNO e a Relao DSG (ENO, PNO, Dur, Resp), com chave primria {ENO, PNO} e chave estrangeira PNO em relao a PROJ, a assero abaixo NO expressa: g DSG, j PROJ : g.PNO = j.PNO a) Uma restrio que define um estado consistente do banco de dados. b) Uma restrio a ser verificada na insero de tuplas em DSG. c) Uma restrio de integridade de chave primria em PROJ. d) Uma restrio de integridade de chave estrangeira em DSG. e) Uma restrio a ser verificada na atualizao de tuplas em DSG.

42. Dentre as definies a seguir, ligadas ao conceito de normalizao do modelo relacional, qual delas INCORRETA? a) As formas normais se baseiam em certas estruturas de dependncias. b) A primeira forma normal estabelece que os atributos da relao contm apenas valores atmicos. c) A normalizao um processo passo a passo reversvel de substituio de uma dada coleo de relaes por sucessivas colees de relaes as quais possuem uma estrutura progressivamente mais simples e mais regular. d) As relaes que obedecem primeira forma normal no apresentam anomalias. e) O objetivo da normalizao eliminar vrias anomalias (ou aspectos indesejveis) de uma relao.

43. Dentre as definies a seguir, ligadas ao conceito de vises do modelo relacional, qual delas INCORRETA? a) Programas aplicativos do banco de dados podem ser executados sobre vises de relaes da base de dados. b) Uma viso relacional uma relao virtual que nunca materializada. c) Uma viso relacional uma relao virtual, derivada de relaes base a partir da especificao de operaes da lgebra relacional. d) Uma viso til por representar uma percepo particular do banco de dados, compartilhado por muitos aplicativos. e) O gerenciamento de vises envolve a converso da consulta do usurio sobre as vises para a consulta sobre as relaes base.

44. Supondo a Relao PROJ (PNO, Oram), com chave primria PNO, a Relao EMP (ENO, ENome, Cargo) com chave primria ENO, e a Relao DSG (ENO, PNO, Dur, Resp), com chave primria {ENO, PNO}, chave estrangeira PNO em relao a PROJ e chave estrangeira ENO em relao a EMP. Qual das expresses da lgebra relacional abaixo NO corresponde seguinte consulta SQL:
SELECT ENome FROM EMP, PROJ, DSG WHERE EMP.ENO = DSG.ENO AND PROJ.PNO = DSG.PNO AND Dur > 36

a) ENome (PROJ b) ENome (PROJ c) ENome (PROJ e) ENome (PROJ

PNO PNO PNO

( EMP

ENO

Dur > 36 (DSG)))


ENO

(( ENome, ENO (EMP)) ( Dur > 36 (EMP


PNO ENO ENO

( Dur > 36 (DSG))))


ENO

(DSG) ))) DSG)))

d) ENome ( Dur > 36 (( PNO (PROJ))


PNO

( EMP

( EMP

Dur > 36 ( Dur (DSG))))

45. Dentre as caractersticas do modelo relacional e do modelo de objetos em bancos de dados, qual afirmao INCORRETA? a) O relacionamento de herana diretamente representado no modelo relacional. b) O relacionamento binrio N x M representado de modo semelhante nos dois modelos. c) O modelo de objetos possui mais recursos estruturais para a representao de dados que o relacional. d) O modelo de objetos prov uma representao bem prxima de linguagens de programao. e) O modelo de objetos mais adequado para a representao de tipos abstratos de dados.

46. Considere C(x) uma funo que define a complexidade de um problema x; E(x) uma funo que define o esforo (em termos de tempo) exigido para se resolver o problema x. Sejam dois problemas denominados p1 e p2. Assinale a alternativa correta. a) Se C(p1) < C(p2) ento E(p1) < E(p2) b) Se C(p1) < C(p2) ento E(p1) > E(p2) c) E(p1+p2) < E(p1) + E(p2) d) C(p1+p2) < C(p1) + C(p2) e) Nenhuma das alternativas anteriores

47. Sobre a UML, quais das seguintes afirmaes so verdadeiras? I) A UML o mtodo de desenvolvimento de software mais utilizado na atualidade. II) A UML uma evoluo das linguagens para especificao dos conceitos dos mtodos de Booch, OMT e OOSE e tambm de outros mtodos de especificao de requisitos de software orientados a objetos ou no. III) A UML composta dos seguintes diagramas: Diagrama de Caso de Uso, Diagrama de Classes, Diagrama de Colaborao, Diagrama de Estados, entre outros. IV) Em UML pode-se representar to somente relacionamentos de Agregao, Associao e Composio. a) Todas as alternativas. b) Apenas as alternativas I, II e III. c) Apenas as alternativas III e IV. d) Apenas as alternativas II e III. e) Nenhuma delas.

48. Marque a alternativa onde todos os conceitos esto corretos. a) Em um diagrama de fluxo de dados, uma entidade externa representa um produtor ou um consumidor de informao e est fora dos limites do sistema modelado; cada processo pode ser refinado, para explicitar um maior detalhamento; um DFD contm dois nveis de detalhamento; um processo um transformador de informao e tambm est fora do sistema; o nvel 0 de um DFD representa o sistema como um todo e indica os principais usurios e as funes do sistema. b) Em um diagrama de fluxo de dados uma entidade externa representa uma fonte ou destino das informaes processadas pelo sistema e est fora dos limites do sistema modelado; cada processo pode ser refinado, para explicitar um maior detalhamento; um DFD pode conter vrios nveis de detalhamento; um processo um transformador de informao; o nvel 0 de um DFD representa o sistema como um todo e indica as principais fontes e destinos das informaes, usualmente referenciado por Diagrama de Contexto. c) Em um diagrama de fluxo de dados uma entidade externa representa um produtor ou um consumidor de informao e est fora dos limites do sistema modelado; cada processo deve ser refinado, para explicitar um maior detalhamento; um DFD pode conter vrios nveis de detalhamento; um processo um transformador de informao e tambm est fora do sistema; o nvel 0 de um DFD representa o sistema como um todo e indica os principais usurios e as funes do sistema. d) Em um diagrama de fluxo de dados uma entidade externa representa uma fonte ou destino das informaes processadas pelo sistema e est fora dos limites do sistema modelado; cada processo pode ser refinado, para explicitar um maior detalhamento; um DFD pode conter vrios nveis de detalhamento; um processo um transformador de informao e tambm est fora do sistema; o nvel 0 de um DFD representa o sistema como um todo e indica as principais fontes e destinos das informaes. e) Nenhuma das alternativas anteriores.

49. Considerando a rede de Petri abaixo, quais das alternativas so verdadeiras? I) O lugar A est habilitado a disparar. II) Apenas a transio T1 est habilitada a disparar. III) A seqncia de transies (T1, T2, T3, T2) pode ser disparada, nessa ordem. IV) A transio T4 nunca poder ser disparada.

a) Todas as alternativas. b) Apenas as alternativas II e III. c) Apenas as alternativas I e III. d) Apenas as alternativas II, III e IV. e) Apenas as alternativas II, IV.

50. Quais das seguintes afirmaes so verdadeiras? As Mtricas de software servem para: I) indicar a qualidade do produto e avaliar a produtividade. II) auxiliar na melhoria do processo. III) formar uma base para as estimativas e justificar a aquisio de ferramentas. IV) determinar se a utilizao de um mtodo traz benefcios ou no. a) Todas as alternativas. b) Apenas as alternativas I, II e IV. c) Apenas as alternativas I, IV. d) Apenas as alternativas II e III. e) Nenhuma delas.

51. Histograma de uma imagem com K tons de cinza : a) Contagem dos pixels da imagem. b) Contagem do nmero de tons de cinza que ocorreram na imagem. c) Contagem do nmero de vezes que cada um dos K tons de cinza ocorreu na imagem. d) Contagem do nmero de objetos encontrados na imagem. e) Nenhuma alternativa acima.

52. filtro da mediana : a) Indicado para detectar bordas em imagens. b) Indicado para atenuar rudo com preservao de bordas (i. rpidas transies de nvel em imagens). c) Indicado para detectar formas especficas em imagens. d) Indicado para detectar tonalidades especficas em uma imagem. e) Nenhuma das respostas acima.

53. Considere uma cena representada no sistema de referncia do universo (SRU), uma window definida pelo par de coordenadas (0,0)-(100,100) e uma viewport definida pelo par de coordenadas (20,30)-(300,100). Considere ainda que as coordenadas que definem window e viewport correspondem, respectivamente, aos limites inferior esquerdo e superior direito de ambas. Analise as afirmativas abaixo levando em considerao os conceitos clssicos de window e viewport e assinale a alternativa correta. I Window e viewport esto definidas no SRU. II No processo de mapeamento desta window para esta viewport haver modificao na relao de aspecto. III O mapeamento da window redefinida pelo par de coordenadas (0,0) (50,50) para a mesma viewport (20,30)-(300,100) corresponde a uma operao de zoom out sobre o mesmo universo. a) As alternativas I e II so verdadeiras b) As alternativas I e III so falsas c) Apenas a afirmativa III verdadeira d) As afirmativas II e III so verdadeiras e) As alternativas I e II so falsas 54. Qual das seguintes condies no necessria para a ocorrncia de um deadlock? a) Uso mutuamente exclusivo de recursos por processos. b) Alocao parcial de recursos a processos. c) Escalonamento preemptivo de recursos. d) Processos em espera circular. e) Haver compartilhamento de recursos por processos.

55. Starvation ocorre quando: a) Pelo menos um processo continuamente postergado e no executa. b) A prioridade de um processo ajustada de acordo com o tempo total de execuo do mesmo. c) Pelo menos um evento espera por um evento que no vai ocorrer. d) Dois ou mais processos so forados a acessar dados crticos alternando estritamente entre eles. e) O processo tenta mas no consegue acessar uma varivel compartilhada.

56. Quando trabalhando com sistemas baseados em trocas de mensagens, temporizaes (time-outs) so utilizadas para: a) Limitar o nmero de retransmisses de uma mensagem. b) Arbitrar que uma mensagem transmitida foi perdida. c) Temporariamente suspender a transmisso de mensagens. d) Limitar o tamanho de uma mensagem transmitida. e) Limitar o tempo para obter um recurso.

57. Sistemas de processamento de transaes, tais como sistemas de reservas areas, devem prover um mecanismo que garanta que cada transao no afetada por outras transaes que possam estar ocorrendo ao mesmo tempo. Transaes de duas fases obedecem a um protocolo que garante essa atomicidade. Em transaes de duas fases: a) Todas as operaes de leitura ocorrem antes da primeira operao de escrita. b) Todas as aes de travamento (lock) ocorrem antes da primeira ao de destravamento. c) Uma trava compartilhada sobre um objeto deve ser obtida antes de uma trava exclusiva sobre o objeto ser obtida. d) Qualquer objeto correntemente travado deve ser destravado antes que outro objeto possa ser travado. e) Verifica-se a disponibilidade de todas as travas antes de executar qualquer ao de travamento.

58. Qual o significado de coerncia de memrias cache em sistemas multiprocessados? a) Caches em processadores diferentes sempre contm o mesmo dado vlido para a mesma linha de cache. b) Caches em processadores diferentes nunca compartilham a mesma linha de cache. c) Caches em processadores diferentes nunca interagem entre si. d) Caches em processadores diferentes sempre lem os mesmos dados ao mesmo tempo. e) Caches em processadores diferentes podem possuir dados diferentes associados mesma linha de cache.

59. Seja a rvore binria abaixo a representao de um espao de estados para um problema p, em que o estado inicial a, e i e f so estados finais.
a

Um algoritmo de busca em largura-primeiro forneceria a seguinte seqncia de estados como primeira alternativa a um caminho-soluo para o problema p: a) a b d h e i b) a b c d e f c) a b e i d) a c f e) a b d e f

60. Sejam os seguintes predicados de uma linguagem de primeira ordem: N (x) : x nmero; P (x) : x tem propriedade P; x < y : x menor que y. E sejam os smbolos: : quantificador universal; => : operador se-ento; : operador de negao. Para a frmula: x (N(x) => y (N(y) => y < x))), qual alternativa abaixo NO constitui uma traduo possvel? a) No h um nmero tal que todos os nmeros so menores do que ele. b) Para todo nmero, existe um outro nmero que maior do que ele. c) Para todo nmero, no verdade que qualquer nmero seja menor do que ele. d) Para qualquer x, se x nmero, ento no verdade que todos os nmeros so menores do que ele. e) No h um nmero menor do que outro nmero.

61. Dada a seguinte frmula (lgica de primeira ordem): x y | ama(x,y) qual das seguintes sentenas em linguagem natural ela representa, considerando que ama(x,y) representa que x ama y? a) Algum ama a todos. b) Todos amam algum. c) Ningum ama a todos. d) H algum que todos amam. e) Nenhuma das anteriores.

62. Em qual das situaes abaixo um sistema de Raciocnio Baseado em Casos no deve ser utilizado? a) Quando a experincia for to valiosa quanto o conhecimento em livros texto. b) Em aplicaes de diagnstico mdico. c) Quando especialistas conversam sobre seus domnios dando exemplos. d) Quando as regras utilizadas apresentam um grande nmero de excees. e) Quando for fcil a obteno de regras do especialista do domnio.

63. Uma integrao de Sistemas Computacionais formando uma rede, tipicamente implementada atravs da instalao de uma Arquitetura de Rede, que composta de camadas e protocolos, em cada um dos elementos que compem esta rede. Considere que estaes conversam quando aplicaes de usurios conseguem comunicar-se, sinttica e semanticamente, atravs da Rede de Computadores. Baseados nesta premissa e em todos os conceitos associados implementao e utilizao das redes de computadores podemos afirmar como certo: a) Computadores com arquiteturas de redes diferentes conseguem conversar. b) Computadores com arquiteturas de rede parecidas conseguem conversar. c) Computadores com arquiteturas de redes diferentes podem conversar atravs de um gateway ou conversor de protocolos. d) Computadores com arquiteturas diferentes podem conversar atravs de multiplexadores. e) Nenhuma delas uma afirmao correta.

64. Assinale a alternativa INCORRETA: a) Nos servios orientados a conexes h a necessidade de estabelecimento de uma conexo antes da transferncia dos dados. b) Os servios orientados a conexes so sempre confiveis garantindo a entrega ordenada e completa dos dados transmitidos. c) Servios orientados a conexo podem ser implementados em subredes que funcionam no modo datagrama. d) O controle de fluxo tem como objetivo garantir que nenhum dos parceiros de uma comunicao inunda o outro enviando pacotes mais rpido do que ele pode tratar. e) Os servios orientados a conexo podem ajudar no controle de congestionamento atravs da diminuio da taxa de transmisso durante um congestionamento em andamento.

65. Na criptografia com chave pblica: a) O sigilo obtido atravs da codificao com a chave privada do remetente e decifragem com a chave pblica do destinatrio. b) O sigilo obtido atravs da codificao com a chave pblica do destinatrio e decifragem com a chave privada do destinatrio. c) O sigilo obtido atravs da codificao com a chave privada do destinatrio e decifragem com a chave pblica do destinatrio. d) Para assinar digitalmente uma mensagem codifica-se a mesma com a chave pblica do remetente e esta decifrada com a chave privada do destinatrio. e) Para assinar digitalmente uma mensagem codifica-se a mesma com a chave pblica do destinatrio e esta decifrada com a chave privada do destinatrio.

66. Quanto ao TCP, INCORRETO afirmar: a) um protocolo do nvel de transporte. b) Usa janelas deslizantes para implementar o controle de fluxo e erro. c) um protocolo orientado a conexo. d) Utiliza portas para permitir a comunicao entre processos localizados em dispositivos diferentes. e) Possui um campo de checksum que valida as informaes de seu cabealho, mas no valida as informaes de payload (campo de dados).

67. Para a gramtica a seguir, qual o conjunto de terminais que pode aparecer como primeiro terminal aps o no-terminal A, em qualquer forma sentencial gerada pela gramtica abaixo (isto , no necessariamente imediatamente aps A), onde representa a sentena vazia? S ABCDd A aA | B bC | C cD | De a) {d} b) {b} c) {b,c,e} d) {b,c,d,e} e) {e}

68. Qual das afirmaes a seguir, relativas anlise sinttica, est INCORRETA? a) As gramticas LL podem descrever mais linguagens do que as gramticas LR . b) Analisadores sintticos descendentes recursivos so mais simples de implementar do que analisadores sintticos redutivos. c) Uma das diferenas entre os diversos algoritmos de anlise redutiva a forma de identificar o handle na pilha. d) Algoritmos de anlise redutiva podem ser utilizados mesmo para gramticas ambguas. e) Algoritmos descendentes recursivos podem ser utilizados para algumas gramticas ambguas.

69. Qual o valor do atributo E.val aps a anlise da expresso 4 / 2 / 2 para o esquema de traduo a seguir? E T / E1 { E.val = T.val / E1.val} E T { E.val = T.val } T digito { T.val = val(digito) } a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 8

70. Qual das informaes a seguir NO colocada no registro de ativao na chamada de funes? a) Endereo de retorno b) Variveis locais estticas c) Estado dos registradores d) Link para a subrotina chamadora e) Valor de retorno da funo

You might also like