You are on page 1of 7

Como deve ser o relacionamento do CRENTE com o MUNDO? Pr. Airton Evangelista da Costa http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComProximo/RelacionamentoCrenteMundo-AECostaBEPentecostal.

htm 15 No ameis o mundo, nem o que no mundo h. Se algum ama o mundo, o amor do Pai no est nele. 16 Porque tudo o que h no mundo, a concupiscncia da carne, a concupiscncia dos olhos e a soberba da vida, no do Pai, mas do mundo. (1 Joo 2:15-16 ACF)

A palavra mundo (gr.Kosmos) frequentemente se refere ao vasto sistema de vida desta era, fomentado por Satans e existente parte de Deus. Consiste no somente nos prazeres obviamente malignos, imorais e pecaminosos do mundo, mas tambm se refere ao esprito de rebelio que nele age contra Deus, e de resistncia ou indiferena a Ele e sua revelao. Isso ocorre em todos os empreendimentos humanos que no esto sob o senhorio de Cristo. Na presente era, Satans emprega as idias mundanas de moralidade, das filosofias, psicologia, desejos, governos, cultura, educao, cincia, arte, medicina, msica, sistemas econmicos, diverses, comunicao de massa, esporte, agricultura, etc, para opor-se a Deus, ao seu povo, sua Palavra e aos seus padres de retido (Mt 16.26; 1 Co 2.12; 3.19; Tt 2.12; 1 Jo 2.15-16; Tg 4.4; Jo 7.7; 15.18-19; 17.14). Por exemplo, Satans usa a profisso mdica para defender e promover a matana de seres humanos nascituros; a agricultura,

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dar o homem em recompensa da sua alma? (Mateus 16:26 ACF) Mas ns no recebemos o esprito do mundo, mas o Esprito que provm de Deus, para que pudssemos conhecer o que nos dado gratuitamente por Deus. (1 Corntios 2:12 ACF) Porque a sabedoria deste mundo loucura diante de Deus; pois est escrito: Ele apanha os sbios na sua prpria astcia. (1 Corntios 3:19 ACF) Ensinando-nos que, renunciando impiedade e s concupiscncias mundanas, vivamos neste presente sculo sbria, e justa, e piamente, (Tito 2:12 ACF) 15 No ameis o mundo, nem o que no mundo h. Se algum ama o mundo, o amor do Pai no est nele. 16 Porque tudo o que h no mundo, a concupiscncia da carne, a concupiscncia dos olhos e a soberba da vida, no do Pai, mas do mundo. (1 Joo 2:15-16 ACF) Adlteros e adlteras, no sabeis vs que a amizade do mundo inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tiago 4:4 ACF) O mundo no vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras so ms. (Joo 7:7 ACF) 18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vs, me odiou a mim. 19 Se vs fsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque no sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso que o mundo vos odeia. (Joo 15:18-19 ACF) Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque no so do mundo, assim como eu no sou do mundo. (Joo 17:14 ACF)

para produzir drogas destruidoras da vida, tais como o lcool e os narcticos; a educao, para promover a filosofia mpia humanista; e os meios de comunicao em massa, para destruir os padres divinos de conduta. Os crentes devem estar conscientes de que, por trs de todos os empreendimentos meramente humanos, h um esprito, fora ou poder maligno que atua contra Deus e a sua Palavra. Nalguns casos, essa ao maligna menos intensa; noutros casos, mais. Finalmente, o mundo tambm inclui todos os sistemas religiosos originados pelo homem, bem como todas as organizaes e igrejas mundanas, ou mornas.
Ento disse-lhe Jesus: Vai-te, Satans, porque est escrito: Ao Senhor teu Deus adorars, e s a ele servirs. (Mateus 4:10 ACF) Agora o juzo deste mundo; agora ser expulso o prncipe deste mundo. (Joo 12:31 ACF) J no falarei muito convosco, porque se aproxima o prncipe deste mundo, e nada tem em mim; (Joo 14:30 ACF)

(1) Satans (ver Mt 4.10) o deus do presente sistema mundano (ver Jo 12.31; 14.30; 16.11; 2 Co 4.4; 5.19). Ele o controla juntamente com uma hoste de espritos malignos, seus subordinados (Dn 10.13; Lc 4.5-7; Ef 6.12,13).

E do juzo, porque j o prncipe deste mundo est julgado. (Joo 16:11 ACF) Nos quais o deus deste sculo cegou os entendimentos dos incrdulos, para que lhes no resplandea a luz do evangelho da glria de Cristo, que a imagem de Deus. (2 Corntios 4:4 ACF) Isto , Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, no lhes imputando os seus pecados; e ps em ns a palavra da reconciliao. (2 Corntios 5:19 ACF) Mas o prncipe do reino da Prsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros prncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Prsia. (Daniel 10:13 ACF) 5 E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. 6 E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glria; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem

quero. 7 Portanto, se tu me adorares, tudo ser teu. (Lucas 4:5-7 ACF) 12 Porque no temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os prncipes das trevas deste sculo, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. (Efsios 6:12-13 ACF)

O mundo no vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras so ms. (Joo 7:7 ACF) 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. 18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vs, me odiou a mim. 19 Se vs fsseis (2) Satans tem o do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque no sois do mundo, mundo organizado em sistemas polticos, culturais, antes eu vos escolhi do mundo, por isso que o mundo vos odeia. (Joo econmicos e religiosos que 15:17-19 ACF)

so inatamente hostis a Deus e ao seu povo (Jo 7.7; 15.17-19; 17.14; Tg 4.4; 2.16) e que se recusam a submeter-se sua verdade, a qual revela a iniqidade do mundo (Jo 7.7).

Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque no so do mundo, assim como eu no sou do mundo. (Joo 17:14 ACF) Adlteros e adlteras, no sabeis vs que a amizade do mundo inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tiago 4:4 ACF) E algum de vs lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e no lhes derdes as coisas necessrias para o corpo, que proveito vir da? (Tiago 2:16 ACF)

(3) verdadeira so dois grupos distintos de povo. O mundo est sob o domnio de Satans (Jo 12.31); a igreja pertence exclusivamente a Deus (Ef 5.23,24; Ap 21.2). Por isso, o crente deve separar-se do mundo. (4) No mundo, os crentes so forasteiros e peregrinos (Hb 11.13; 1 Pe 2.11). a) No devem pertencer ao mundo (Jo 15.19), no se conformar com o mundo (Rm 12.2), no amar o mundo (1 Jo 2.15), vencer o mundo (1 Jo 2.4), odiar a iniqidade do mundo (Hb 1.9),

Agora o juzo deste mundo; agora ser expulso o prncipe deste mundo. O mundo e a igreja (Joo 12:31 ACF) 23 Porque o marido a cabea da mulher, como tambm Cristo a cabea da igreja, sendo ele prprio o salvador do corpo. 24 De sorte que, assim como a igreja est sujeita a Cristo, assim tambm as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. (Efsios 5:23-24 ACF) E eu, Joo, vi a santa cidade, a nova Jerusalm, que de Deus descia do cu, adereada como uma esposa ataviada para o seu marido. (Apocalipse 21:2 ACF) Todos estes morreram na f, sem terem recebido as promessas; mas vendoas de longe, e crendo-as e abraando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. (Hebreus 11:13 ACF) Amados, peo-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscncias carnais que combatem contra a alma; (1 Pedro 2:11 ACF) Se vs fsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque no sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso que o mundo vos odeia. (Joo 15:19 ACF) E no sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2 ACF) No ameis o mundo, nem o que no mundo h. Se algum ama o mundo, o amor do Pai no est nele. (1 Joo 2:15 ACF)

morrer para o mundo (Gl Aquele que diz: Eu conheo-o, e no guarda os seus mandamentos, 6.4) e ser libertos do mundo (Cl mentiroso, e nele no est a verdade. (1 Joo 2:4 ACF) 1.13; Gl 1.4). (b) Amar o mundo corrompe nossa comunho com Deus e leva destruio espiritual. impossvel amar o mundo e ao Pai ao mesmo tempo (Mt 6.24; Lc 16.13). Amar o mundo significa estar em estreita comunho com ele e dedicar-se aos seus valores, interesses, caminhos e prazeres. Significa ter prazer e satisfao naquilo que ofende a Deus e que se ope a Ele. Note, claro, que os termos mundo e terra no so sinnimos; Deus no probe o amor terra criada, i.e., natureza, s montanhas, s florestas, etc. (5) De acordo com 1 Jo 2.16, trs aspectos do mundo pecaminoso so abertamente hostis a Deus: (a) A concupiscncia da carne, que inclui os desejos impuros e a busca de prazeres pecaminosos e a gratificao sensual (1 Co 6.18; Fp 3.19; Tg 1.14). (b) A concupiscncia dos olhos, que se refere cobia ou desejo descontrolado por coisas atraentes aos olhos, mas proibidas por Deus, inclusive o desejo de olhar para o que d prazer pecaminoso (Ex 20.17; Rm 7.7). Nesta era moderna, isso inclui o desejo de divertir-se contemplando pornografia, violncia, impiedade e imoralidade no teatro, na televiso, no

Amaste a justia e odiaste a iniqidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com leo de alegria mais do que a teus companheiros. (Hebreus 1:9 ACF) Mas prove cada um a sua prpria obra, e ter glria s em si mesmo, e no noutro. (Glatas 6:4 ACF) O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; (Colossenses 1:13 ACF) O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente sculo mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, (Glatas 1:4 ACF) Ningum pode servir a dois senhores; porque ou h de odiar um e amar o outro, ou se dedicar a um e desprezar o outro. No podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:24 ACF) Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou h de odiar um e amar o outro, ou se h de chegar a um e desprezar o outro. No podeis servir a Deus e a Mamom. (Lucas 16:13 ACF)

Porque tudo o que h no mundo, a concupiscncia da carne, a concupiscncia dos olhos e a soberba da vida, no do Pai, mas do mundo. (1 Joo 2:16 ACF) Fugi da prostituio. Todo o pecado que o homem comete fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu prprio corpo. (1 Corntios 6:18 ACF) Cujo fim a perdio; cujo Deus o ventre, e cuja glria para confuso deles, que s pensam nas coisas terrenas. (Filipenses 3:19 ACF) Mas cada um tentado, quando atrado e engodado pela sua prpria concupiscncia. (Tiago 1:14 ACF) No cobiars a casa do teu prximo, no cobiars a mulher do teu prximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu prximo. (xodo 20:17 ACF) Que diremos pois? a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu no conheci o pecado seno pela lei; porque eu no conheceria a concupiscncia, se a lei no dissesse: No cobiars. (Romanos 7:7 ACF) E viu a mulher que aquela rvore era boa para se comer, e agradvel aos olhos, e rvore desejvel para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu tambm a seu marido, e ele comeu com ela. (Gnesis 3:6 ACF) Quando vi entre os despojos uma boa capa babilnica, e duzentos siclos de

cinema, ou em peridicos (Gn 3.6; Js 7.21; 2 Sm 11.2; Mt 5.28). (c) A soberba da vida, que significa o esprito de arrogncia, orgulho e independncia autosuficiente, que no reconhece Deus como Senhor, nem a sua Palavra como autoridade suprema. Tal pessoa procura exaltar, glorificar e promover a si mesma, julgando no depender de ningum (Tg 4.16).

prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqenta siclos, cobicei-os e tomeios; e eis que esto escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela. (Josu 7:21 ACF) E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terrao da casa real, e viu do terrao a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa vista. (2 Samuel 11:2 ACF) Eu, porm, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiar, j em seu corao cometeu adultrio com ela. (Mateus 5:28 ACF) Mas agora vos gloriais em vossas presunes; toda a glria tal como esta maligna. (Tiago 4:16 ACF)

E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discpulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? (Mateus 9:11 ACF) No vos prendais a um jugo desigual com os infiis; porque, que sociedade tem a justia com a injustia? E que comunho tem a luz com as trevas? (2 Corntios 6:14 ACF) O mundo no vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras so ms. (Joo 7:7 ACF) E no comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. (Efsios 5:11 ACF) 13 Vs sois o sal da terra; e se o sal for inspido, com que se h de salgar? Para nada mais presta seno para se lanar fora, e ser pisado pelos homens. 14 Vs sois a luz do mundo; no se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; (Mateus 5:13-14 ACF) Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. (Joo 3:16 ACF) E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15 ACF) 22 E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; 23 E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando at a tnica manchada da carne. (Judas 1:22-23 ACF) E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15 ACF) REVELAO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a Joo seu servo; (Apocalipse 1:1 ACF)

(6) O crente no deve ter comunho espiritual com aqueles que vivem o sistema inquo do mundo (Mt 9.11; 2 Co 6.14); deve reprovar abertamente o pecado deles (Jo 7.7; Ef 5.11), deve ser sal e luz do mundo para eles (Mt 5.13, 14), deve am-los (Jo 3.16), e deve procurar ganh-los para Cristo (Mc 16.15; Jd 22,23).

(7) o verdadeiro cristo ter

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis Da parte do mundo, aflies, mas tende bom nimo, eu venci o mundo. (Joo 16:33 ACF)

tribulao (Jo 16.33), dio (Jo 15.19), perseguio (Mt 5.10-12) e sofrimento em geral (Rm 8.22,23; 1 Pe 2.19-21). Satans, usando as atraes do mundo, faz um esforo incessante para destruir a vida de Deus dentro do cristo (2 Co 11.3; 1 Pe 5.8).

Se vs fsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque no sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso que o mundo vos odeia. (Joo 15:19 ACF) 10 Bem-aventurados os que sofrem perseguio por causa da justia, porque deles o reino dos cus; 11 Bem-aventurados sois vs, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vs por minha causa. 12 Exultai e alegrai-vos, porque grande o vosso galardo nos cus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vs. (Mateus 5:10-12 ACF) 22 Porque sabemos que toda a criao geme e est juntamente com dores de parto at agora. 23 E no s ela, mas ns mesmos, que temos as primcias do Esprito, tambm gememos em ns mesmos, esperando a adoo, a saber, a redeno do nosso corpo. (Romanos 8:22-23 ACF) 19 Porque coisa agradvel, que algum, por causa da conscincia para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente. 20 Porque, que glria ser essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso agradvel a Deus. 21 Porque para isto sois chamados; pois tambm Cristo padeceu por ns, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. (1 Pedro 2:19-21 ACF) Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astcia, assim tambm sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que h em Cristo. (2 Corntios 11:3 ACF) Sede sbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversrio, anda em derredor, bramando como leo, buscando a quem possa tragar; (1 Pedro 5:8 ACF) 34 Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxlio de mo, a qual feriu a esttua nos ps de ferro e de barro, e os esmiuou. 35 Ento foi juntamente esmiuado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e no se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a esttua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra. (Daniel 2:34-35 ACF) Mas, nos dias desses reis, o Deus do cu levantar um reino que no ser jamais destrudo; e este reino no passar a outro povo; esmiuar e consumir todos esses reinos, mas ele mesmo subsistir para sempre, (Daniel 2:44 ACF) 7 E a vs, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o cu com os anjos do seu poder, 8 Como labareda de fogo, tomando vingana dos que no conhecem a Deus e dos que no obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; 9 Os quais, por castigo, padecero eterna perdio, ante a face do Senhor e a glria do seu poder, 10 Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirvel naquele dia em todos os que crem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vs). (2 Ts 1:7-10 ACF) E os que usam deste mundo, como se dele no abusassem, porque a aparncia deste mundo passa. (1 Corntios 7:31 ACF) Mas o dia do Senhor vir como o ladro de noite; no qual os cus passaro com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfaro, e a terra, e as obras que nela h, se queimaro. (2 Pedro 3:10 ACF)

(8) O sistema deste mundo temporrio e ser destrudo por Deus (Dn 2.34,35, 44); 2 Ts 1.7-10; 1 Co 7.31; 2 Pe 3.10; Ap 18.2).

E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilnia, e se tornou morada de demnios, e covil de todo esprito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odivel. (Apocalipse 18:2 ACF)

>> NO DEIXE O FOGO APAGAR! Faltando combustvel o fogo apaga. De duas uma: o fogo apaga ou propaga. A Bblia nos ensina: "No apagueis o Esprito". Quando abafamos o fogo e tiramos-lhe o oxignio, ele apaga. Quando jogamos gua no fogo, ele apaga. Quando jogamos terra no fogo, ele tambm apaga. A Bblia diz que o fogo do altar no podia apagar. Assim, o fervor da nossa vida no pode tambm apagar. O fogo do Esprito deve sempre arder no nosso corao. Um crente apenas morno torna-se uma ameaa para si mesmo e para os demais. Que Deus sopre as cinzas e a reacenda as brasas do nosso corao, para que esse fogo santo e bendito, nos inflame de fervor espiritual e santidade de vida. Hernandes Dias Lopes

You might also like