You are on page 1of 35

Textos para Discusso 006 | 2012 Discussion Paper 006 | 2012

A economia poltica dos governos FHC, Lula e Dilma: dominncia financeira, bloco no poder e desenvolvimento econmico

Rodrigo Alves Teixeira


Departamento de Economia, PUC - SP

Eduardo Costa Pinto


Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

This paper can be downloaded without charge from http://www.ie.ufrj.br/

A economia poltica dos governos FHC, Lula e Dilma: dominncia financeira, bloco no poder e desenvolvimento econmico

September, 2012

Rodrigo Alves Teixeira


Professor do departamento de Economia e do Centro de Estudos Ps-graduados em Economia Poltica da PUC-SP; Doutor em Economia pela USP. rateixeira@pucsp.br

Eduardo Costa Pinto


Professor adjunto do Instituto de Economia da UFRJ; Doutor em Economia pela UFRJ eduardo.pinto@ie.ufrj.br

Resumo O presente texto analisa a relao da poltica macroeconmica e o desenvolvimento econmico com seus condicionantes polticos, desde 1995 at os dias atuais (governos FHC, Lula e Dilma), por meio da abordagem da economia poltica, aplicando os conceitos de dominncia financeira, dependncia e bloco no poder. Ao adotar tal mtodo, partimos do pressuposto de que a adoo de determinada poltica econmica decorrncia: i) dos condicionantes externos, atrelados, no caso brasileiro, sua condio perifrica; e ii) dos condicionantes internos associados interao e conflitos de interesses econmicos e polticos das fraes de classe no bloco no poder e nos seus desenlaces no Estado. O texto conclui que as mudanas recentes no bloco no poder, entre o final do governo Lula e incio do governo Dilma, conferiram maior autonomia ao Estado, especialmente diante da frao bancrio-financeira, at ento hegemnica, o que abre espao para a retomada das polticas de desenvolvimento. Palavras-chave: 1) dominncia financeira; 2) dependncia; 3) bloco no poder; 4) economia brasileira JEL Classification: B51.

Abstract This paper analyze the relationship between macroeconomic policy and economic development with its political constraints, since 1995 until today (FHC, Lula and Dilma), with the political economy approach, applying the concepts of financial domination, dependence and power bloc. By adopting this method, we assume that the adoption of certain economic policy is result of: i) the external constraints, coupled, in Brazil, its peripheral and dependent condition, and ii) the constraints associated with the internal interaction and conflicts of economic and political interests of class fractions in the power bloc and its influence in the State. The paper concludes that recent changes in the power bloc, between the end of the Lula and the beggining of Rousseff government, gave greater autonomy to the State, particularly in relation to the banking and financial sector, that was the hegemonic fraction in the bloc power, and this context is favorable to the resumption of development policies.

Keywords: 1) financial domination; 2) dependence; 3) power bloc; 4) brazilian economy. JEL Classification: B51.

1 Introduction
Em uma conferncia em Washington, publicada no caderno Mais! da Folha de S. Paulo em 28 de maio de 1995, o ento presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) corretamente colocou o desenvolvimento como sendo o mais poltico dos temas econmicos (Cardoso, 1995). No obstante, seu governo foi o que consolidou a falsa viso, difundida pela teoria econmica ortodoxa, de que a conduo da poltica macroeconmica era uma questo tcnica, que devia ser isolada dos debates polticos. O presente texto tem como objetivo analisar a relao da poltica macroeconmica e o desenvolvimento econmico com seus condicionantes polticos, desde 1995 at os dias atuais (governos FHC, Lula e Dilma), por meio da abordagem da economia poltica. Ao adotar tal mtodo, a anlise da poltica econmica e de seus resultados no ficar restrita apenas ao campo dos debates da teoria econmica strictu sensu e suas solues tcnicas prescritivas, que variam a depender da concepo terica. Ao contrrio, partimos do pressuposto de que a adoo de determinada poltica econmica uma decorrncia: i) dos condicionantes externos, atrelados, no caso brasileiro, sua condio perifrica e dependente da economia mundial; e ii) dos condicionantes internos associados interao e conflitos de interesses econmicos e polticos das fraes de classe no bloco no poder e nos seus desenlaces no Estado. luz do objetivo proposto e do mtodo utilizado, pretende-se responder as seguintes questes: 1) Qual foi a dinmica das relaes entre o Estado e as fraes que compem o bloco no poder do entre os governos FHC e Lula? 2) Quais as modificaes do bloco no poder e nas relaes entre este e o Estado no governo Dilma? Em que medida tm se alterado as possibilidades de desenvolvimento do Pas como consequncia destas mudanas? Alm desta introduo, o trabalho divide-se em mais 4 sees. Na segunda, descreve-se os principais pilares tericos da economia poltica que serviro como fio condutor dessa anlise: as noes de dependncia, dominncia financeira, bloco no poder e Estado. Tecem-se ainda, nesta seo, consideraes acerca do governo FHC, caracterizando a nova forma da dependncia externa que se estabelece e se consolida em seu governo e a configurao do bloco no poder que ser herdada pelo governo Lula. Na seo 3, pretende-se analisar o padro de crescimento econmico do governo Lula, destacando as relaes entre as dimenses econmicas (poltica econmica e regime de crescimento) e polticas (relaes entre classes, bloco no poder e Estado). Na seo 4, enseja-se discutir a dinmica incial do governo Dilma, buscando identificar as possveis mudanas que tm se processado no interior do bloco no poder. Por fim, na seo 5, procura-se alinhavar algumas ideias a

ttulo de concluso, em particular as possibilidades que se abrem para a retomada do desenvolvimento econmico.

2 Dependncia e dominncia financeira, bloco no poder e Estado: caracterizao terica e histrica


Nesta seo, apresentamos as concepes tericas que norteiam este trabalho, em particular os conceitos de dependncia, dominncia financeira e bloco no poder. Alm disso, fazemos algumas consideraes acerca do governo FHC, que foi decisivo para dar os contornos do bloco no poder com o qual se deparou o governo do PT em 2003. Tais consideraes partem de Teixeira (2007) e de Pinto (2010), onde o leitor poder encontrar maior detalhamento dessa caracterizao. O mtodo utilizado, na contramo do predomnio atual das cincias econmicas que baseiam suas anlises no individualismo metodolgico e na separao entre a economia e a poltica, resgata aqui os conceitos de classes sociais, bloco de poder e Estado, alm da noo de dependncia, numa abordagem de economia poltica, para a qual so inseparveis a anlise econmica e a dimenso poltica (relaes de poder).

2.1 Dependncia, dominncia financeira e o governo FHC


No entraremos nos inmeros debates travados entre os tericos da dependncia. Nos atemos aqui a uma viso, aquela desenvolvida por Fernando Henrique Cardoso (que chega ao poder no Brasil em 1994): a verso do desenvolvimento dependente-associado. O motivo que, como se argumentar, a concepo de Cardoso das dcadas de 60 e 70 sobre a noo de desenvolvimento dependenteassociado permaneceu a mesma na dcada de 19901 e, inclusive, orientou os aspectos fundamentais da insero externa brasileira durante os seus dois mandatos presidenciais (1995-2002). Em seu texto clssico, Cardoso e Faletto (1975) desenvolvem o conceito de dependncia a partir de uma crtica s limitaes de duas grandes interpretaes sobre o Brasil dos anos 60 e 70: i) a limitao da teoria cepalina, que supunha um Estado monoltico e esclarecido para conduzir o processo de industrializao que levaria ao desenvolvimento, no tratando dos conflitos entre classes e grupos sociais no interior do Estado; e ii) a limitao das teorias do imperialismo e mesmo de outros tericos da dependncia, para os quais no haveria perspectivas para o desenvolvimento pela via capitalista e dependente, em particular por que o imperialismo, representado pelas

Isso reforado pelos textos em que retoma sua obra anterior, j nos anos noventa. Ver Cardoso (1994) e Cardoso (1995).

empresas multinacionais e Estados dos pases desenvolvidos, teria interesse na manuteno da condio de subdesenvolvimento e da orientao rural e agrrio exportadora dos pases perifricos. Assim, enquanto as anlises cepalinas e as teorias do imperialismo tratavam das relaes entre naes perifricas e centrais de uma perspectiva reducionista, puramente economicista (Cepal) ou mecanicista (teorias do imperialismo), para Cardoso e Faletto, a anlise do subdesenvolvimento e da dependncia deveria levar em conta as relaes entre o sistema econmico e o sistema poltico e social:
H que se buscar os pontos de interseco do sistema econmico com o sistema social, atravs dos quais se revelem os nexos e a dinmica dos diferentes aspectos e nveis da realidade que afetam as possibilidades de desenvolvimento. Esquematicamente, pode-se dizer que o problema do controle social da produo e do consumo constituem o eixo de uma anlise sociolgica do desenvolvimento orientada desta perspectiva. Com efeito, a interpretao sociolgica dos processos de transformao econmica requer a anlise das situaes onde a tenso entre os grupos e classes sociais revele as bases de sustentao da estrutura econmica e poltica. (p. 24)

Ao caracterizar a situao de dependncia, Cardoso e Faletto deixam claro que no se trata de uma relao de dominao imposta de fora para dentro. Os laos de dependncia so reproduzidos pelas relaes entre as classes e grupos sociais domsticos e externos, de maneira que a dependncia tem razes no interior da economia dependente, e o prprio subdesenvolvimento deixa de ser apenas um conceito econmico para tornar-se um conceito sociolgico:
A dependncia encontra assim no s expresso interna, mas tambm seu verdadeiro carter como modo determinado de relaes estruturais: um tipo especfico de relao entre as classes e grupos que implica uma situao de domnio que mantm estruturalmente a vinculao econmica com o exterior. Nesta perspectiva, a anlise da dependncia significa que no se deve consider-la como uma varivel externa, mas que possvel analis -la a partir da configurao do sistema de relaes entre as diferentes classes sociais no mbito mesmo das naes dependentes. (p.31)

Para caracterizar as mudanas no tipo de dependncia que vinculava a economia brasileira economia mundial, os autores atentam para o aumento dos investimentos das empresas estrangeiras no pas, em particular a partir do Plano de Metas. Defendem que estaria havendo a configurao de uma nova situao de dependncia, diferente daquela que derivava da velha diviso internacional do trabalho na qual os pases perifricos se inseriam como exportadores de bens primrios, dependendo da demanda externa para seu desenvolvimento. Naquela nova conjuntura, a burguesia industrial nacional torna-se scia-menor do capital estrangeiro, limitando-se aos setores industriais tradicionais, enquanto o capital estrangeiro domina

os setores mais dinmicos. A linha poltica seguida, especialmente depois de 64, continuou a ser desenvolvimentista, portanto, mas neutra no que se refere ao controle nacional ou estrangeiro da economia. Destaca-se assim a novidade desta interpretao:
A novidade da hiptese no est no reconhecimento da existncia de uma dominncia externa processo bvio mas na caracterizao da forma que ela assume e dos efeitos distintos, com referncia s situaes passadas, desse tipo de relao de dependncia entre as classes e o Estado. Salientamos que a situao atual de desenvolvimento dependente no s supera a oposio tradicional entre os termos desenvolvimento e dependncia, permitindo incrementar o desenvolvimento e manter, redefinindo-os, os laos de dependncia, como se apia politicamente em um sistema de alianas distinto daquele que no passado assegurava a hegemonia externa (p. 141)

Os interesses externos esto agora ligados produo para o mercado interno, levando a um desenvolvimento industrial da periferia que minimiza os efeitos da explorao tipicamente colonialista e busca solidariedades no s nas classes dominantes, mas no conjunto dos grupos sociais ligados produo capitalista moderna: assalariados, tcnicos, empresrios, burocratas, etc. (p. 142). Assim, para Cardoso e Faletto, o novo carter da dependncia teria eliminado a oposio entre dependncia e desenvolvimento, abrindo espao para um tipo de desenvolvimento dependente associado. Em suma, os elementos centrais desta nova dependncia so: i. ii. iii. A internacionalizao do mercado interno, pela qual as empresas estrangeiras buscam trazer A mudana no tipo de dependncia, que deixa de ser uma dependncia do mercado externo Se rearticulam os laos entre as elites domsticas e os grupos estrangeiros, de forma que a

suas plantas produtivas para os pases perifricos visando o seu mercado interno; para a dependncia dos investimentos e da tecnologia estrangeiros; burguesia domstica se torna scia-menor dos interesses do capital estrangeiro no pas e as decises de investimento so cada vez mais transferidas para o exterior, tornando-se cada vez mais dependentes das estratgias globais das empresas multinacionais; iv. Nesta nova situao, apesar de se permanecer numa situao de dependncia, a forma dos laos de dependncia se altera, de maneira que a oposio entre dependncia e desenvolvimento, presente tanto nas idias da Cepal como nas teorias do imperialismo e outros tericos da dependncia, no era mais vlida. Isto porque as empresas estrangeiras exerciam um papel cada vez mais importante

na industrializao da periferia, industrializao esta que era fundamental para a superao do subdesenvolvimento.

Esta verso da teoria da dependncia passa a ser voz dissonante na esquerda2, dado seu otimismo quanto s possibilidades de desenvolvimento, em contraste com as teses que no viam possibilidades de desenvolvimento pela via capitalista e sem romper os laos de dependncia com os Estados imperialistas e o grande capital monopolista internacionalizado. Segundo Cardoso (1980, p. 105), h duas formas de conceber o desenvolvimento capitalista:
- existem os que crem que o capitalismo dependente baseia -se na superexplorao do trabalho, incapaz apresenta de ampliar o mercado interno, gera incessantemente desemprego e marginalidade e tendncias estagnao e a uma espcie de constante reproduo do

subdesenvolvimento (como Frank, Marini e, at certo ponto, dos Santos); - existem os que pensam que, pelo menos em alguns pases da periferia, a penetrao do capital industrial-financeiro acelera a produo de mais-valia relativa, intensifica as foras produtivas e, se gera desemprego nas fases de contrao econmica, absorve mo-de-obra nos ciclos um efeito similar ao do capitalismo nas economias

expansivos, produzindo, neste aspecto,

avanadas, onde coexistem desemprego e absoro, riqueza e misria. Pessoalmente, acho que a segunda explicao mais consistente, embora o tipo de desenvolvimento dependente-associado no seja generalizvel para toda a periferia...

Cardoso (1980) mostrava-se contrrio aos demais tericos da dependncia, que defendiam teses como a do desenvolvimento do subdesenvolvimento, de Andr Gunder Frank, e as teses do sub -imperialismo e da superexplorao, de Ruy Mauro Marini, que afirmavam, no geral, que o avano do capitalismo na periferia traria o aumento da marginalizao. Neste ltimo aspecto, ele tambm se refere ao trabalho clssico de Francisco de Oliveira (Oliveira, 2010), Crtica da razo dualista, na qual este autor argumenta sobre a funcionalidade das formas arcaicas de explorao do trabalho para a acumulao no setor moderno. Cardoso escreve que estes mecanismos de extrao de mais-valia absoluta (as formas arcaicas) podem ter sido importantes no incio da acumulao capitalista, mas que tenderiam a desaparecer com o desenvolvimento capitalista, pois ele tende a trazer o avano tecnolgico, ou seja, a busca de mais-valia relativa, que se tornaria predominante na acumulao. Cardoso critica ainda a tese de Marini de que os pases perifricos estariam diante de uma encruzilhada socialismo ou fascismo, acusando-o de catastrofista. Para ele, o progresso seria certo, desde que nos empenhssemos em fazer avanar o capitalismo, o livre mercado, tornando o pas aberto economia mundial. O modelo anterior, centrado nos investimentos domsticos e no pacto populista, no era mais vivel. Para um balano das controvrsias entre os tericos da dependncia, ver tambm Santos (2000).

Uma constatao importante que no havia, conforme exposto acima, qualquer incoerncia entre FHC socilogo e o presidente.3 A noo do desenvolvimento dependente-associado mostrou-se, dcadas depois, perfeitamente coerente com os ventos do neoliberalismo, o que pode-se apreender do discurso proferido pelo ento presidente Cardoso em Washington, quando retomou suas idias sobre a teoria da dependncia (Cardoso, 1995). Para mostrar a convergncia entre esta verso do desenvolvimento dependente-associado e o neoliberalismo, vamos nos valer aqui do conceito de afinidades eletivas, de Max Weber, que o mesmo mtodo utilizado por ele na sua obra A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo para estudar a convergncia entre uma corrente religiosa (a tica protestante) e o ethos econmico (o esprito do capitalismo). Michael Lwy (1989, p. 8) descreve bem o que a noo weberiana de afinidade eletiva:
A partir de certas analogias, de certas afinidades, de certas correspondncias, duas figuras

culturais podem em determinadas circunstncias histricas entrar em uma relao de atrao, de escolha, de seleo, de eleio mtua. No se trata de um processo unilateral de influncia, mas de um movimento dinmico, ativo, de interao dialtica, conduzindo, em alguns casos, simbiose ou mesmo fuso das duas estruturas significativas.

Em termos gerais, pode-se dizer que h duas reas de afinidade entre o neoliberalismo e a verso do desenvolvimento dependente-associado: 1) 2) a crena no progresso trazido pelo desenvolvimento capitalista da periferia (os demais a crena na idia de que o desenvolvimento capitalista da periferia s ser trazido por meio da

dependentistas eram cticos quanto a isso); abertura do mercado interno ao capital estrangeiro (os demais dependentistas, bem como o restante da esquerda, ao contrrio, viam nisto o avano do imperialismo e a condenao do pas ao subdesenvolvimento e heteronomia). Entretanto, tal como destaca Lwy, o que transforma estas analogias puramente virtuais em relao dinmica de afinidade eletiva uma conjuntura histrica determinada (...) (op.cit., p. 10). No caso da afinidade entre a tese do desenvolvimento dependente-associado e o neoliberalismo, a conjuntura histrica que a possibilitou foi, de um lado, o colapso do socialismo real, que desautorizou as teses dependentistas que viam no socialismo o nico caminho para a superao da dependncia e, de outro lado, o propalado esgotamento do modelo de substituio de importaes, enquanto um modelo que buscava a autonomia, ou seja, consolidao de um parque industrial nacional.

Ao que nos parece, o primeiro autor a atentar para a coerncia entre a teoria do desenvolvimento-associado e o projeto de FHC como presidente foi o professor Jos Luis Fiori, no a rtigo Os moedeiros falsos, publicado no caderno Mais!, da Folha de S. Paulo, em 3 de junho de 1994.

O propalado esgotamento do modelo de substituio de importaes foi, por outro lado, fruto tambm da crise fiscal do Estado desenvolvimentista, o que tambm abriu espao para a convergncia entre as idias de Cardoso e o receiturio neoliberal: Cardoso passou a ver no Estado uma mquina ineficiente e que estava presa aos interesses corporativos das empresas estatais e dos setores sindicalizados da burocracia, que seriam uma fora de resistncia contra a abertura da economia. Este Estado ineficiente e falido, no qual se abrigariam foras do velho corporativismo, deveria, em sua viso, ceder espao iniciativa privada e ao capital estrangeiro (Cardoso, 1994). Como se sabe, as reformas empreendidas durante os 8 anos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) como presidente seguiam nas linhas gerais aquelas preconizadas pelo chamado Consenso de Washington, como a abertura comercial e financeira, as privatizaes e as reformas pr-mercado (que eliminaram a capacidade de planejamento e interveno do Estado na atividade econmica), e a conduo ortodoxa da poltica econmica (juros altos e conteno de gastos correntes). Entretanto, ao invs de estas reformas conduzirem ao esperado desenvolvimento, elas na verdade levaram a uma situao de instabilidade macroeconmica permanente e a um padro de crescimento stop and go, dada a elevada vulnerabilidade externa da economia no perodo, abalada frequentemente pelas turbulncias do mercado financeiro internacional, as quais se respondia com juros elevados (para atrair o capital estrangeiro ou desestimular sua fuga) e conteno de gastos e investimentos pblicos, o que conduziu exploso da dvida pblica externa e principalmente a interna. O resultado foi a expressiva queda da formao bruta de capital da economia como porcentagem do PIB, entre 1995 e 2002, elevado desemprego e baixas taxas de crescimento, alm da deteriorao fiscal. De acordo com Teixeira (2007), o fracasso do modelo implantado por FHC foi, principalmente, devido a um enorme erro de interpretao. A teoria da dependncia, ao menos a verso do desenvolvimento dependente-associado, mostrou-se um arcabouo terico com um ngulo cego, pois no foi capaz de perceber a mudana no padro de acumulao da economia capitalista aps a crise dos anos 70, que posteriormente seria desenvolvida por vrios autores, especialmente os marxistas da vertente regulacionista e autores ps-keynesianos. As dcadas de 80 e 90, com a crise do desenvolvimentismo, foram de consolidao de uma insero subordinada do Brasil no regime mundial de acumulao com dominncia financeira, para usar a expresso desenvolvida por Chesnais (2005), ou a constituio de um regime de crescimento finance led, numa perspectiva ps-keynesiana. H vrios outros trabalhos que buscam caracterizar esta insero brasileira no regime mundial de acumulao com dominncia financeira e os obstculos trazidos para o desenvolvimento econmico: Paulani (2006, 2008 e 2009), Paulani e Pato (2005), Teixeira (2007), Frontana (2002), Bruno et al (2011). Por motivos de espao, no entraremos aqui neste debate, que o leitor pode encontrar na bibliografia sugerida.

Para nossos propsitos, o que importa que a forma de insero externa promovida pelo governo FHC, no contexto da dominncia financeira da acumulao, significou a insero subordinada do Brasil na economia mundial, criando uma nova forma das relaes de dependncia. Enquanto o otimismo de FHC estava baseado na interpretao dos acontecimentos da dcada de 60 e 70, quando os investimentos diretos das multinacionais eram vistos como a principal fonte de dinamismo econmico para os pases perifricos, nos anos 90 a situao econmica mundial e o papel da periferia para os fluxos internacionais de capital havia mudado radicalmente. Diante da financeirizao da acumulao capitalista, conceito que passa a ter presena cada vez mais forte nas anlises econmicas marxistas e ps-keynesianas nos anos 1990 e 2000, os pases perifricos no so mais vistos primordialmente como oportunidades para investimentos produtivos, mas como plataformas de valorizao financeira, recebendo ento a denominao de mercados emergentes. Neste contexto, as reformas liberalizantes de FHC, baseadas numa transposio de sua noo de desenvolvimento dependente-associado, formulado nos anos 60 e 70, para os anos 90, conduziram no a um novo ciclo de investimentos e crescimento econmico, mas ao contrrio, a uma dependncia financeira externa ou, em termos ps-keynesianos, a uma fragilidade financeira externa e instabilidade macroeconmica permanentes, diante de fluxos internacionais de capitais cada vez mais expressivos e volteis. Mas a caracterizao da situao de dependncia envolve, como visto, a caracterizao da articulao entre o sistema econmico e o poltico e entre as classes e grupos sociais domsticos e externos. Neste sentido, a frao bancrio-financeira do capital (bancos, seguradoras, fundos de penso, corretoras, agncias de rating, etc.) passa a deter a hegemonia no interior do bloco no poder, e sua influncia passa a se expressar especialmente a partir de um dos principais centros de poder no Estado: o banco central. Sua influncia se exerce tanto indiretamente, com a propagao da ideologia da ortodoxia econmica por meio da grande imprensa e daquela especializada nos temas econmicos, seja diretamente, pela troca de posies entre diretores e presidentes do Banco Central e ocupantes dos postos-chave no mercado financeiro. Destaque-se ainda a solidariedade ideolgica e de interesses do mercado financeiro domstico e do mercado financeiro internacional, este ltimo inclusive por meio do apoio decisivo das instituies-chave do sistema financeiro internacional, o Banco Mundial e o FMI, que impunham as polticas ortodoxas ao Brasil e outras economias por meio das condicionalidades exigidas para os emprstimos e para o socorro s crises nos pases perifricos. De fato, no perodo 1994 a incio dos anos 2000, o Pas esteve refm das constantes ameaas de fuga de capital e crises cambiais, bem como das exigncias e condicionalidades dos emprstimos do FMI, o que conferiu, aos grupos ligados ao mercado financeiro domstico e internacional, um poder extraordinrio

sobre a conduo da poltica econmica, em detrimento de trabalhadores do setor privado e funcionalismo pblico, e mesmo de outros setores das elites domsticas ligados ao setor produtivo. nesta configurao, na qual a frao bancrio-financeira ocupa a hegemonia do bloco no poder, que o Partido dos Trabalhadores assumir a presidncia da repblica em 2003.

2.2

Hegemonia e Bloco no Poder: caracterizao terica

O bloco no poder a expresso da configurao datada das relaes entre as classes dominantes em seus desenlaces no Estado capitalista. Essa especificidade histrica, segundo Poulantzas (1977, p. 224), estabelece a relao entre, por um lado, um jogo institucional particular inscrito na estrutura do Estado capitalista, jogo que funciona no sentido de uma unidade especificamente poltica do poder de Estado e, por outro, uma configurao particular das relaes entre classes dominantes: essas relaes, na sua relao com o Estado, funcionam no seio de uma unidade poltica especfica recoberta pelo conceito do bloco no poder. Poulantzas (1977) assim definiu o bloco no poder: uma unidade contraditria entre distintas classes e/ou fraes de classes, sob a hegemonia no seu interior de uma dessas fraes ou classes, em suas relaes com o Estado capitalista. O conceito de bloco no poder est relacionado ao nvel poltico na medida em que recobre o campo das prticas polticas de classe, refletindo o conjunto das instncias, das mediaes e dos nveis da luta de classe numa determina conjuntura. preciso destacar que a hegemonia restrita de uma das fraes no interior do bloco no poder dada pela capacidade desta em liderar os interesses econmicos, polticos e ideolgicos das demais fraes e classes do bloco no poder. Quando essa hegemonia alcana o conjunto da sociedade (dominantes e dominados) ela deixa de ser restrita e passa a ser ampla4. A unificao, por meio da hegemonia (ampla ou restrita), no elimina a luta de classe, a rivalidade dos interesses entre as fraes sociais, encontra -se nele constantemente presente, conservando esses interesses a sua especificidade antagnica [...] (POULANTZAS, 1977, p. 233).

Este termo equivale ao conceito de hegemonia utilizado por Gramsci (1978). Logo, a hegemonia ampla ocorre quando a classe dominante, ou uma de suas fraes, ocupa um lugar decisivo no padro de acumulao num determinado momento histrico e a partir de seus interesses econmicos, polticos e ideolgicos consegue uma unidade orgnica (bloco histrico) entre as demais fraes das classes dominantes e das dominadas. Dada a igualdade entre o conceito de hegemonia gramsciano e o de hegemonia ampla, por que ento utilizar esse novo termo? Isso se deve ao fato de que a hegemonia pode no ficar restrita s fraes dominantes. Situao que Gramsci no contemplou, j que para ele a sociedade poltica (Estado) tinha um carter coercitivo, cabendo este conceito apenas a sociedade civil (POULANTZAS, 1977). Contemporaneamente, no factvel pesar na sociedade poltica (Estado) apenas por meio da coero, tornando necessria a utilizao da hegemonia para pensar a sociedade poltica (Estado). Assim, achou-se conveniente diferenciar essas dimenses: i) hegemonia restrita (ao bloco no poder) como a situao em que a hegemonia de uma frao fica restrita ao bloco no poder dominante; e ii) hegemonia ampla como o caso em que uma frao do bloco no poder consolida unidade orgnica entre dominantes e dominados .

O bloco no poder formado pelas classes (e fraes) que ocupam o lcus da dominao da luta poltica de classes, ou seja, que tm reas de poder (centro de poder = poder real) no seio do Estado. Cabe esclarecer que o bloco no poder no significa o conjunto de camadas que apiam (classes apoios 5) o poder de Estado, mais que so os que participam do espao de dominao poltica. De maneira geral, a frao ou classe dominante que exerce a hegemonia restrita ao bloco no poder tambm aquela que assume a hegemonia ampla. No entanto, a regra geral da dupla funo de hegemonia de uma determinada frao dominante depende da conjuntura das foras sociais. Com isso, existe a [...] possibilidade de defasagem, de dissociao e de deslocamento dessas funes de hegemonia em classes ou fraes diferentes [...], que tem conseqncias capitais ao nvel poltico [...] (POULANTZAS, 1977, p. 235). Nesse sentido, o bloco no poder e sua dinmica histrica configurado no plano das prticas polticas de classe que diferente da cena poltica, j que esta ltima se circunscreve ao campo dos partidos polticos. A despeito dessas diferenas, esses elementos podem se interpenetrar causando uma falsa ideia de que prtica e cena so uma unidade indissocivel. Para Poulantzas (1977, p. 246) isso gerou em boa parte da cincia poltica contempornea uma dupla confuso que reduz as relaes de classe s relaes entre partidos, e as relaes entre partidos s relaes de classe. Limitando assim a anlise das formaes sociais, pois no indica os limites e as defasagens entre as prticas polticas de classe (aes do bloco no poder) e a cena poltica (representao dos partidos polticos para um dado regime). Poulantzas (1977) e Marx (1986 e 2002) afirmaram que podem ocorrer, em determinada conjuntura (histrica e espacial), situaes em que existem defasagens entre o lugar de uma classe ou frao no mbito das prticas polticas e da cena poltica, inclusive uma frao pode deter a hegemonia restrita (ao bloco no poder) a frao politicamente dominante , mas que no representada de forma orgnica por nenhum partido no sistema poltico que dominado pelas fraes reinantes6 , nem muito menos a frao detentora7 do aparelho de Estado. Estas trs dimenses concreto-histricas podem assumir variadas combinaes. Inclusive pode ocorrer o caso em que a frao de classe detentora e reinante sem necessariamente fazer parte do bloco no poder. Assim, preciso identificar as diferenas entre prticas e cena poltica, dada as trs dimenses ou lugares (frao hegemnica no interior do bloco no poder; frao reinante; frao detentora) que permeiam as

As classes apoios so as fraes que, apesar de fazerem parte dos dominados, apiam uma forma de Estado capitalista, tais como os camponeses parcelares e o lumpemproletariado proletariado no contexto do bonapartista francs e a pequena burguesia no fim do primeiro perodo da repblica parlamentar francs. Os principais elementos explicativos disso so: 1) as iluses ideolgicas; e 2) o temor, fundado ou imaginrio, do poder da classe operria. 6 A frao reinante a que detm partido poltico na cena poltica (Marx, 1986 e 2002; Poulantzas, 1977). 7 A frao detentora a que escolhe polticos, burocratas e militares das diversas fraes de classe, inclusive dos segmentos dominados, para ocupar os diversos rgos de Estado e seus ncleos de poder (Marx, 1986 e 2002; Poulantzas, 1977).

relaes entre estas instncias. Nesse contexto, o bloco no poder e sua relao interna entre suas fraes, um instrumento fundamental para decifrar a significao real das prticas polticas de classe, bem como (i) as suas relaes com os partidos que operam na cena poltica e (ii) as suas relaes com a frao poltica detentora do aparelho de Estado. A partir dessa interconexo, o Estado deixa de ser definido por meio de ideias pr-concebidas a respeito do seu papel ativo ou passivo. Na verdade, a perspectiva relacional de Estado (como um campo e um processo estratgico onde se entrecruzam ncleos e redes de poder associados aos interesses de grupos e classes sociais) aqui adotada considera a combinao (em maior ou menor grau) desses dois eixos (autonomia da administrao central x subordinao do Estado a determinados interesses) que determinada por uma dada conjuntura espacial e temporal (POULANTZAS, 1985; OLIVEIRA, 2004) Para Poulantzas (1985) e Codato & Perissinotto (2001), as obras histricas de Marx sinalizam o tipo de mediao entre sociedade civil e o Estado em que o papel reprodutivo do Estado aparece tanto num (i) nvel abstrato-formal (teoria geral do modo de produo capitalista) quanto num (ii) nvel concreto-real. Neste nvel de abstrao, a anlise do papel do Estado deve levar em conta a separao entre poder de Estado e poder de classe, uma vez que o Estado o lcus onde se configuram as lutas polticas de grupos, de faces e de fraes de classe (CODATO & PERISSINOTTO, 2001, p. 17). O Estado assume capacidade de deciso e de iniciativa relativa diante das fraes do bloco no poder, inclusive sendo influenciado tambm, em certa mediada, por segmentos fora do bloco no poder. Isso no significa dizer que o Estado deixa de ser o espao de dominao do bloco no poder, mas sim que, em determinadas conjunturas, ele mais permevel a certas demandas dos segmentos dominados. Nesse sentido, Poulantzas (1985) afirma que o Estado pode assumir o papel de produtor, modelador ou criatura das relaes objetivas em virtude da sua maior ou menor autonomia relativa (poder de Estado separado do Poder de classe). Em linhas gerais, o Estado, na dimenso concreto-real, o espao de conflito das fraes do bloco no poder que tm como objetivos manter ou ampliar, ao mesmo tempo, a sua fatia da renda e da riqueza e sua participao no mbito poltico e ideolgico (autoridade, influncia e legitimidade) (GOLALVES, 2005). Dado esse leque de disputas e interesses, as polticas de Estado, no curto prazo, o resultado das relaes de foras no seio do Estado, ou seja, as polticas refletem processos extremamente contraditrios, de medidas, de contramedidas, de blocagens, de filtragens escalonadas (POULANTZAS, 1985, p. 96). Caso olhssemos o funcionamento do Estado, apenas nesse nvel, concluiramos que suas polticas e resultados so extremamente caticos e contraditrios; entretanto, quando se observa a evoluo do bloco no poder e do capital em geral verifica-se que os resultados das polticas so a

manifestaes da hegemonia restrita (ou ampla) do bloco no poder que leva a ampliao da acumulao capitalista em geral e em maior grau da frao hegemnica (POULANTZAS, 1985; OLIVEIRA, 2004). O Estado, portanto, no deve ser compreendido como uma entidade monoltica nem muito menos homognea, j que ele se constitui num sistema institucional de aparelhos diferentes (sistema estatal) que apresenta nveis de poder diferenciados. Os aparelhos que concentram a capacidade de decidir (poder efetivo) so os centros de poder do Estado. De fato, eles so os lcus institucionais onde as decises fundamentais so efetivamente tomadas, inclusive sem nenhuma subordinao hierrquica a outras agncias burocrticas. Consequentemente, estes so os locais institucionais do Estado para onde so direcionadas as principais demandas das classes ou fraes de classes dominantes (CODATO, 1997). preciso destacar que os centros de poder do sistema estatal podem se modificar ao longo do tempo, bem como podem assumir uma maior ou menor autonomia relativa em relao a algumas fraes das classes dominantes, numa dada conjuntura histrica, pois o seu poder no emana do fato de possuir uma fora prpria distinta do poder de classe (ao estilo weberiano), mas sim da sua relao no mbito da luta de classe. Neste contexto, o predomnio poltico (prticas polticas) de uma dada frao de classe fruto do controle ou influncia que essa classe (ou seus representantes) pode exercer sobre o aparelho que concentra o poder efetivo (CODATO & PERISSINOTO, 2001, p. 23). Quando o representante de uma determinada frao de classe assume os centros de poder do Estado no significa dizer necessariamente que essa frao tornou-se uma frao detentora, mas sim que ela, quase sempre, a frao hegemnica no interior do bloco no poder. A ocorrncia deste fato demonstra que as fraes dominantes conseguiram impor suas estratgias e objetivos mesmo sem precisar ter se tornado uma classe detentora. Em outras palavras, para que uma classe ou frao consiga controlar os centros de poder do Estado preciso muito mais do que uma simples vitria eleitoral8.

3 Governo Lula: poltica econmica, macroeconmicos e dinmica do bloco no poder


3.1 Regime de poltica macroeconmica

resultados

As linhas mestras do regime de poltica macroeconmica do governo FHC (sistemas de metas de inflao, supervits primrios e cmbio flutuante) foram mantidas pelo governo Lula. No entanto, possvel

Como veremos na prxima seo, precisamente este o caso do governo Lula: a vitria eleitoral do partido que representaria os interesses dos menos favorecidos no significou a ruptura com a frao bancrio-financeira, que se manteve hegemnica no interior do bloco no poder.

identificar em seu segundo mandato certa flexibilizao na gesto da poltica econmica 9 at ento vigente. Apesar disso, continuou forte em vrios ncleos do Estado a ideia de que as polticas econmicas s teriam efeitos sobre a estabilidade ou instabilidade de curto prazo, afetando muito pouco, ou quase nada, o desenvolvimento econmico de longo prazo. Nessa perspectiva, as polticas econmicas deveriam ser direcionadas estabilidade de preos, uma vez que o crescimento seria originrio do estabelecimento de normas e organizaes que garantissem o direito de propriedade, reduo dos custos de transao e melhora nas expectativas dos agentes, potencializando assim o funcionamento completo dos mercados. Esse tipo de regime macroeconmico, que se tornou um consenso, sustentado no plano terico pela new neoclassical synthesis10 por meio da articulao da adoo dos sistemas de metas de inflao, da independncia do Banco Central (BC) e da poltica fiscal voltada estritamente sustentabilidade da dvida pblica. No sistema de metas de inflao qualquer atuao contra cclica do Banco Central no deveria colocar em risco a manuteno da estabilidade de preos no longo prazo, j que haveria um vis inflacionrio resultante da inconsistncia temporal na conduo da poltica econmica, sem qualquer benefcio em termos de produto e emprego no longo prazo (BARRO & GORDON, 1983). A questo da credibilidade da poltica econmica para essa teoria, ao incorporar a ideia de que agentes utilizam expectativas racionais para tomarem decises, ganha mais destaque, criando a necessidade da consistncia das polticas macroeconmicas ao longo do tempo, de tal modo que a autoridade monetria deveria se comprometer com a estabilidade e alcance das metas. Nessa lgica, a efetivao das metas desejadas s seria possvel com um Banco Central com elevado grau de independncia para que suas decises sejam tomadas sem nenhuma subordinao hierrquica a outra agncia burocrtica estatal. Isso supostamente eliminaria o vis inflacionrio e de forma indireta favoreceria o desempenho econmico (BUSATO & CAVALCANTI & RAMALHETE, 2009; SERRANO, 2009; LOPREATO, 2006).

Barbosa & Souza (2010) ressaltaram que existiu durante o governo Lula um disputa de opinies a respeito das aes da poltica econmica. Para eles, predominou, entre 2003 e 2005, uma viso neoliberal em que o crescimento econmico independeria das condies de curto prazo. A partir de 2006 teria se consolidado na gesto macroeconmica uma viso de que o Estado deve desempenhar um papel mais ativo no desenvolvimento econmico e social. 10 O sistema de metas est baseado, segundo Taylor (2000), nas seguintes proposies: i) a trajetria do produto potencial independe da demanda. Apenas as condies de oferta seriam determinantes explicadas pelo modelo de Solow; ii) existncia do trade-off entre inflao e desemprego, no curto prazo, ao passo que, no longo prazo, os estmulo demanda so neutras; iii) a rigidez temporria dos preos e salrios explica a existncia do trade-off entre inflao e desemprego, gerando assim, as flutuaes do produto/emprego real em torno do produto potencial/natural; iv) as expectativas inflacionrias so endgenas; v) as decises de poltica monetria deveriam seguir regras claras.

Dado este arranjo monetrio, a poltica fiscal ocupa uma funo passiva na poltica macroeconmica, mas central, j que a sustentabilidade da dvida pblica por meio do esforo fiscal sinaliza a ausncia do risco de default. Com isso, a poltica fiscal com elevado supervit primrio assume o papel de redutora do risco-pas, funcionando como pea chave para conquistar a credibilidade. No mbito da poltica fiscal, o governo Lula, notadamente no 1 mandato, manteve o dmarche do governo anterior, qual seja: o crescimento sustentvel passa pelo ajuste definitivo das contas pblicas, o que significa medidas destinadas gerao de supervits primrios suficientes para reduzir a relao dvida/PIB. Esse reducionismo da poltica fiscal que implicitamente significa preservao da riqueza financeira limitou a capacidade do Estado em ampliar os investimentos pblicos. No 2 governo Lula verificou-se certa flexibilizao da poltica econmica por meio (i) da adoo de medidas voltadas ampliao do crdito ao consumidor e ao muturio, (ii) do aumento real no salrio mnimo, (iii) da adoo de programas de transferncia de renda direta, (iv) da criao do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC) e da ampliao da atuao do BNDES para estimular o investimento pblico e privado; e v) das medidas anti-cclicas de combate a crise internacional, a partir de 2009. De maneira geral, a conduo da poltica econmica do governo Lula foi fortemente influenciada pela ortodoxia econmica, especialmente no primeiro mandato. Esta situao foi caracterizada por Paulani (2008) como um constante estado de emergncia econmico, pelo qual as polticas ortodoxas, contrrias aos interesses dos grupos sociais tradicionalmente representados pelo Partido dos Trabalhadores, eram sempre justificadas pela ameaa das fugas de capital e o fantasma das crises cambiais e da volta da inflao, que estariam sempre rondando a economia.

3.2

Desempenho e dinmica macroeconmica

Os resultados macroeconmicos (setor externo, nvel de atividade, inflao, emprego e renda e finanas pblicas) dos dois governos Lula foram melhores do que os do seu antecessor. Entre 2003 e 2010, o Brasil atravessou o seu maior ciclo de crescimento das suas ltimas trs dcadas. O PIB cresceu 4,1% ao ano, quase o dobro do observado entre 1980 e 2002 (2,4% ao ano). As contas externas da economia brasileira no governo Lula apresentaram resultados muito positivos expressos nos supervits do balano de pagamentos entre 2003 e 2010 (US$231,8 bilhes no acumulado). Isso permitiu ao governo saldar os emprstimos com o FMI, diminuir o endividamento pblico externo e acumular reservas (CINTRA & ACIOLY, 2012). Esse resultado favorvel foi impulsionado pelo contexto internacional (i) de crescimento mundial at a crise de 2008, (ii) de ampla liquidez dos mercados financeiros e (iii) de elevao dos preos internacionais das commodities e de queda dos preos das manufaturas decorrente do efeito direto e

indireto da China. Essas modificaes nos preos geraram, entre jan/2003 e dez/2010, uma elevao de 39,9% nos termos de troca do Brasil. Para Barbosa (2011) isso significou um bnus macroeconmico para pas, permitindo um crescimento sem gerar graves desequilbrios externos e internos. Durante o governo Lula possvel identificar dois momentos positivos e distintos do setor externo. Entre 2003 e 2006, no qual os elevados supervits comerciais, superiores aos dficits estruturais da conta de servios e renda, foram os principais responsveis pela melhora das contas11. Entre 2007 e 2010, no qual os supervits na conta capital e financeira foram os maiores impulsionadores positivos12. A rpida recuperao das contas externas brasileira no ps-crise internacional, puxado pelo fluxos lquidos de capitais, deu-se pelo excesso de liquidez da economia mundial. Parte dessa massa de capital-dinheiro deslocou-se para o Brasil em virtude da alta rentabilidade das aplicaes em carteira (diferencial entre a taxa Selic e a internacional) e da recuperao rpida da atividade econmica com expanso do mercado interno, abrindo novos mercados rentveis para investidores estrangeiros num contexto internacional de estagnao econmica na Europa e nos Estados Unidos. As taxas mdias de crescimento do PIB nos dois governos Lula (3,5% entre 2003 e 2006; 4,6% entre 2007 e 2010) foram maiores do que as dos dois governos FHC (2,4% entre 1995 e 1998; 2,1% entre 1999 e 2002). Entre 2003 e 2010, o consumo das famlias e os investimentos pblicos e privados (FBKF) elevaram-se em 4,5% e 7,5% ao ano em mdia, respectivamente. Essa expanso do investimento acima do PIB implicou na elevao da FBKF de 15,3% PIB em 2003 para 19,5% em 2010. Mesmo com essa expanso, a inflao (IPCA) durante o governo Lula ficou quase sempre prxima ao centro da meta. Em 2006, 2007 e 2009, por exemplo, a inflao foi menor do que a meta. Esse controle da inflao esteve atrelado ao processo de apreciao do real (42,8% entre 2003 e 2010). No que tange ao mercado de trabalho verificou-se dois padres diferenciados durante o governo Lula, a saber: i) entre 2003 e 2006, no qual ocorreu uma pequena reduo na taxa de desemprego das Regies Metropolitanas (RMs) (de 12,3% em 2003 para 10% em 2006) e uma queda real de 5,0% na massa de rendimentos mdios dos ocupados nas RMs; e) entre 2007 e 2010, no qual verificou-se uma reduo expressiva das taxas mdias de desemprego na RMs (de 9,3% em 2007 para 6,7% em 2010) e uma

11

Entre 1999-02 e 2003-06, o saldo acumulado da balana comercial aumentou 976% (de US$13,9 bilhes para US$ 149,6 bilhes). Esse nvel de supervit comercial (fruto da expanso de 23% a.a. em mdia das exportaes acima dos 18,4% importaes a.a. em mdia entre 2003 e 2006) provocou a reverso do sinal da conta corrente (que foi deficitria todos os anos entre 1995 e 2002) que passou a ser superavitria entre 2003 e 2007, j que o dficit acumulado da conta de servios e renda, entre 1999-02 e 2003-06, cresceu 18,3% (de R$ 101,5 bilhes para R$ 120,1 bilhes). 12 A conta capital e financeira, entre 2007 e 2010 passou a apresentar supervits recordes (US$ 88,3 bilhes em 2007, US$ 70,2 bilhes em 2009 e US$ 99 bilhes em 2010) e muito superiores aos montantes necessrios para financiar a conta de transaes correntes. Com isso, o balano de pagamentos registrou supervits expressivos no 2 governo Lula (CINTRA & ACIOLY, 2012).

melhora significativa da massa real de rendimentos dos ocupados (crescimento de cerca de 20%). Cabe destacar ainda o crescimento real do salrio mnimo ao longo do governo Lula (expanso mdia de 5,9% a.a.) que teve efeitos positivos para demanda agregada e para a distribuio de renda. As finanas pblicas tambm melhoraram no governo Lula, notadamente no 2 mandato, pois a dvida lquida total do setor pblico veio caindo desde 2003 (54,9% PIB em dez/2003) at 2010 (39,2% PIB em dez/2010). O principal fator dessa queda foi a reduo sistemtica da dvida externa desde o incio do governo. Em dez/2006, o setor pblico passou a condio de credor externo (R$ 27,8 bilhes) que foi ampliado a cada ano at atingir o valor de R$ 359,7 bilhes de crditos externos em dez/2010. Essa trajetria positiva da dvida lquida externa deveu-se diretamente aos elevados saldos da balana comercial, entre 2003 e 2006, e da conta financeira, entre 2007 e 2010. Isso possibilitou ao governo elevar suas reservas em dlar (de US$ 49,3 bilhes em 2003 para US$ 85,8 bilhes em 2006 para US$ 180,3 bilhes em 2007 at os US$ 352,0 bilhes em 2010), reduzindo assim a sua dvida lquida externa a ponto de tornar-se credor lquido. O lado negativo da evoluo das finanas pblicas, dada a manuteno do elevado nvel da taxa de juros, foi a elevao de forma sistemtica da dvida lquida interna do setor pblico que passou de 43,5% do PIB em dez/2003 para 48,7% do PIB em dez/2010. Evoluo esta que, segundo Marques-Pereira & Bruno (2010), explicada pela trajetria real de juros da SELIC, expressa pelo fator de capitalizao composta de juros reais sobre o estoque da dvida lquida interna do setor pblico consolidado. Os elevados supervits primrios durante o governo Lula (R$ 758,8 bilhes no acumulado entre 2003 e 2010) foram menores do que os montantes pagos de juros no mesmo perodo (R$ 1.491,4 bilhes). Os supervits no foram pequenos, mas sim que a manuteno de taxa de juros elevada gerou grandes custos ficais e o contnuo aumento da dvida interna em termos absolutos. Estes juros que caram em % PIB, mas se elevaram em termos absolutos alimentaram os segmentos financeirizados, em especial a frao hegemnica do bloco no poder, a bancrio-financeira. Esses resultados macroeconmicos evidenciaram dinmicas diferentes entre o 1 e o 2 governos Lula. No primeiro, o crescimento brasileiro foi fortemente impulsionado pela dinmica externa de forma direta (aumento das exportaes) e indireta (elevao dos investimentos dos setores exportadores). No segundo, vai se somar a dinmica externa favorvel, a expanso do mercado interno que foi fruto da flexibilizao da orientao contracionista da poltica econmica. De fato, os dados do setor externo brasileiro e seus efeitos sobre a economia brasileira explicam a evoluo positiva entre 2003 e 2006. A reduo da restrio externa e a expanso do PIB no perodo estiveram associadas s mudanas internacionais favorveis que geraram um extraordinrio boom nos preos das commodities que o Brasil exporta e reduo dos preos das manufaturas e dos bens de capital

importadas pelo pas. O setor externo assumiu papel relevante para o nvel de atividade no primeiro governo Lula tanto no que diz respeito (i) aos efeitos primrios do aumento das exportaes, que so, por um lado, importantes componentes dos gastos autnomos (da demanda agregada)13 e, por outro, contribuem para remover a restrio externa a que esto sujeitas economias subdesenvolvidas; e (ii) ao efeitos secundrios do aumento das exportaes que resultam em maior renda agregada interna, induzindo o investimento por meio do efeito acelerador, particularmente daquelas empresas/grupos econmicos que destinam sua produo para exportao14 (PINTO, 2010) A partir de 2006 (ltimo ano do 1 governo Lula) e ao longo do 2 mandato de Lula vai se somar aos fatores externos a importante expanso do mercado interno, decorrente de certa flexibilizao da orientao constracionista da poltica econmica. Essa flexibilizao, associadas s benesses externas, criou uma expanso econmica sustentada pelos investimentos e pelo consumo das famlias (crescimento mdio entre 2007 e 2010 de 10,5% e de 5,8%, respectivamente) que parece ter criado a partir de 2006 um consumo de massas que articula crescimento e distribuio de renda. Alm das polticas de renda e distributivas, a expanso do mercado interno foi estimulado por meio de polticas creditcias expansionistas e das medidas de combate a crise internacional. Entre dez. 2003 e dez. 2010, o crdito expandiu-se de 26,1% do PIB para 45,2% do PIB. Alm da expanso do crdito pelos bancos pblicos durante a crise de set/2008, outras medidas foram adotadas pelo governo, tais como redues das alquotas do IR e do IPI sobre carros novos, material de construo e eletrodomsticos, do IOF nas operaes de crdito das pessoas fsicas e da COFINS sobre motos. Apesar da direo correta da poltica fiscal, observou-se que ela foi de baixa intensidade se comparadas com intervenes de outros pases, j que no se abriu mo da gerao de supervit primrio. Juntamente com estas medidas fiscais ocorreu a reduo da taxa de juros Selic a partir de jan/2009, que passou de 13,75% a.a. para 8,75% a.a. em jun/2009. No entanto, o corte dos juros feito pelo Banco Central teve um carter retardatrio, segundo Barbosa & Souza (2010), em virtude da preocupao excessiva do BC sobre os impactos inflacionrios da depreciao do real no auge da crise. A economia brasileira se recuperou rapidamente da crise devido recuperao do setor externo e ao crescimento do consumo das famlias de 4,4% em 2009, auge da crise no Brasil.

13

As exportaes a partir de 2003 passaram a contribuir de forma crescente para o resultado do PIB. A taxa mdia de contribuio das exportaes para o crescimento do PIB, entre 2003 e 2006, foi de 1,5 %, o que foi equivalente a, aproximadamente, 42,8% do crescimento do PIB mdio no mesmo perodo (3,5%). 14 O aumento das exportaes induziu o aumento dos investimentos, em termos absolutos e relativos, dos grupos econmicos da indstria de commodities intensiva em capital puxando a expanso dos investimentos entre 2003 e 2006. Para uma anlise detalhada a partir dos dados desagregados da PIA (Pesquisa Industrial Anual-IBGE) e dos dados dos lucros lquidos e das taxas de lucros dos grupos econmicos ver Pinto (2010)

3.3

Bloco no poder e hegemonia no governo Lula

Durante o governo Lula verificaram-se mudanas nos fluxos e estoques de riqueza das fraes que compem o bloco no poder fruto da poltica macroeconmica e da prpria dinmica econmica. A acumulao de ativos ou passivos promove igualmente a criao e distribuio de outra substncia, mais dificilmente mensurvel (e cujo nome quase um tabu entre economistas), e que vem a ser o poder poltico. Com isso, o acompanhamento da dinmica de fluxos e estoques [da riqueza] fornece pistas importantes para a economia poltica desses processos (MACEDO & SANTOS, 2008, p. 16). Nesse sentido, o regime de poltica macroeconmica durante o governo Lula foi a expresso dos movimentos contraditrios que se desenvolvem no aparelho de estado que, mesmo parecendo caticos e contraditrios no curto prazo, so a evidncia dos interesses hegemnicos da frao bancrio-financeira nacional e internacional no bloco no poder. A varivel-sntese desse processo foi a taxa de juros. A partir dessa perspectiva, o debate a respeito do nvel da taxa de juros no pode ser resumido apenas ao campo do pensamento econmico e de suas solues tcnicas, j que esta varivel o elemento central para expressar os conflitos das fraes do bloco no poder. Em outras palavras, o manejo do regime de poltica macroeconmica condensa ao mesmo tempo: i) a dimenso das solues tcnicas prescritivas de doutrinas do pensamento econmico; ii) o poder poltico da frao bancrio-financeira, que se materializa pela sua representao no centro de poder do sistema estatal brasileiro: o Banco Central; iii) e o poder econmicos desta frao bancrio-financeira, que pode ser observado pelas elevadas taxas de lucros dos grupos econmicos dos segmentos bancrio-financeiro; e iv) o poder ideolgico dessa frao, que conseguiu incorporar de forma incontestvel ao conjunto da sociedade a ideia de que o combate inflao deve ser realizada a qualquer custo e, mais importante, com um nico instrumento: a taxa de juros elevada. Dentre os efeitos dessa dinmica dos fluxos e estoques de riqueza, Pinto (2010) destaca o aumento relativo do poder da grande burguesia produtora e exportadora de commodities. Entre 1995 e 2007, os lucros lquidos reais dos grupos econmicos desse segmento cresceram 1.705,9% (de R$ 2,0 bilhes para R$ 36,1 bilhes), provocando aumento na sua participao em relao aos lucros totais (de 30,7% em 1995 para 44,0% em 2007) para uma amostra com os 300 maiores grupos econmica do pas (que so responsveis por cerca de 40% da riqueza anual em mdia gerada no Brasil). Em 2007, esse setor passou a ter a maior participao, ultrapassando o segmento bancrio-financeiro (33,5%) (Grfico 1 e 2).

Grfico 1 - Evoluo real dos lucros lquidos do IC e SF (1995 = base deflacio. pelo IPCA) (R$ bil)
40 35 30 25 20 15 10 5 0 4 3 7 9 4 6 8 10 14 13 23 28 11 12 21 15 28 32 36 31

Grfico 2 -Evoluo da Participao (%) dos Lucros Lquidos por Setores de Atividade
100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 1 FHC 2 FHC 1 LULA 2 Lula (1 Ano)

19

19

20

20

20

20

20

20

20

20

AG

CC

IC

ID

IT

SI

SO

SF

98

99

00

01

02

03

04

05

06

07

Setor Financeiro

Indstria de Commodities

Nota: Setores: IC Indstria de Commodities; SF Setor financeiro. Fonte: Balano Anual da Gazeta Mercantil.

Nota: AG-Agronegcio; CC-Construo Civil; ICIndstria de Commodities; ID-Indstria Difusora; ITIndstria Tradicional; SI-Servios de Infra-estrutura; SOOutros Servios. Fonte: Balano Anual da Gazeta Mercantil

Cabe observar que esse forte aumento da participao do lucro lquido da indstria de commodities intensivos em capital (IC) foi fortemente influenciado pelos desempenhos (elevados lucros) da Vale e Petrobrs, j que esses dois grupos foram responsveis por mais de 50% dos lucros lquido da IC (61,8% no 1 governo Lula e 63,3% no primeiro ano 2 governo Lula). O avano dos segmentos industriais produtores de commodities e do agronegcio, durante o governo Lula, teve muito mais a ver com a dinmica internacional do que com polticas estatais. Isso ficou evidente com a manuteno do regime de poltica macroeconmica, com juros elevados, que gerou valorizao cambial, impactando negativamente nos ganhos desses setores que foram mais do que compensados pelo aumento dos preos internacionais das commodities. A explicao para isso dada pela extraordinria dinmica mundial conduzida pelo eixo sino-americano, j que os efeitos positivos dos preos e do quantum das exportaes brasileiras foram bem superiores aos efeitos negativos da valorizao cambial. Evidentemente, existe um conflito latente entre as fraes da grande burguesia exportadora e grande burguesia bancrio-financeira no manejo da taxa de juros e do cmbio, contudo, os efeitos da expanso do eixo sino-americano sobre as exportaes brasileiras reduziram fortemente esse conflito. Como os sinais atuais indicam que a China, aps a crise, tem acelerado o seu processo de catch-up, possvel que os rebatimentos desse processo sobre as exportaes brasileiras garantam, por um bom perodo, a soldagem dos interesses entres essas duas fraes, a no ser que haja uma desacelerao mais forte naquele pas. A taxa de juros em nveis elevados, num contexto de cmbio flexvel, provocou a valorizao do real que implicou no barateamento dos produtos importados e a reduo dos ganhos dos exportadores. Esse processo provocou a reduo do poder econmico e poltico das fraes da grande burguesia industrial, sobretudo no primeiro governo lula, que destina sua produo para o mercado interno.

A partir de 2006 com o crescimento da economia puxado tambm pela dinmica interna verificou-se certo fortalecimento dos segmentos nacionais da indstria e do comrcio que passaram a exercer maior influncia sobre os ncleos de poder do Estado brasileiro. As mudanas na posio relativa do bloco no poder no significaram, at a crise internacional, um deslocamento na hegemonia da frao da grande burguesia bancrio-financeira, mas sim uma reduo do seu poder relativo. A manuteno da hegemonia desse segmento durante o governo Lula pode ser evidenciada, no plano econmico, pelo aumento de seu estoque de riqueza e pela elevao de seus lucros lquidos (Grfico 1) e de suas taxas de lucros que saltaram de 15,5% em 2003 para 25,1% em 2007 (Grfico 3). Esse aumento foi fruto tanto das elevadas taxas de juros bsicas como dos altos spreads bancrios (PINTO, 2010).

Grfico 3 - Evoluo da Taxa de Lucro do IC e SF - 1995-2007 (%)


30 25 20 15 10 5 0 -5 -10 22 17 12 3 -1 1995 3 6 1996 -6 13 7 5 6 9 2001 15 17 21 11 15 15 26 26 25 23 21 25 21

1997 1998

1999 2000

2002 2003

2004 2005

2006

2007

Indstria de Commodities

Setor Financeiro

Nota: Setores: IC Indstria de Commodities; SF Setor financeiro Fonte: Elaborao prpria a partir do Balano Anual da Gazeta Mercantil

Os dados apresentado por Marques & Bruno (2010) a respeito das origens das receitas do sistema bancrio-financeiro no Brasil evidencia que, a partir de 2001 at 2007, o maior componente das receitas do sistema bancrio-financeiro foi a renda de ttulos e valores mobilirios que constituda, basicamente, por ttulos da dvida pblica interna. Dado que a taxa real de juros da Selic, pelo seu fator capitalizado, positivamente correlacionada com os ttulos da dvida pblica interna, pode-se inferir que a manuteno de elevadas taxas de juros permite a manuteno do poder econmico e poltico da frao bancriofinanceira. O poder econmico da frao bancrio-financeira, viabilizada pelo regime de poltica macroeconmica, foi a expresso de seu poder poltico no aparelho de Estado, materializado pela independncia operacional do Banco Central principal centro de poder do sistema estatal brasileiro que foi comandado por representantes dos interesses diretos e indiretos desse segmento.

A independncia operacional do BC foi a maior expresso do poder poltico desses segmentos, a despeito dos argumentos em defesa de tal medida, que advogam que isso garantiria a despolitizao do debate, ou seja, as medidas tomadas seriam solues tcnicas prescritivas construdas de forma neutra. evidente que esse argumento uma falcia, pois os resultados das medidas adotadas pelo BC geram ganhadores e perdedores. E foi a frao bancrio-financeira quem mais ganhou nesse jogo. No plano ideolgico, a frao bancrio-financeira conseguiu legitimar de forma incontestvel, pelo menos at a crise internacional de 2008, para o conjunto da sociedade a ideia de que o combate inflao deve ser realizado independentemente dos seus custos. Os condicionantes internos (polticas econmicas) e externos (efeito do eixo sino-americano), no mbito da luta economia e poltica de classes, foram a causa e o efeito da dinmica cooperativa e conflituosa das fraes de classe do bloco no poder. As mediaes e os impactos desses dois condicionantes sobre o bloco no poder ficaram relativamente claros. Por outro lado, ainda no so to evidentes os impactos desses elementos, durante o governo Lula, para os segmentos fora do bloco no poder (dominados). Existe atualmente um amplo debate sobre isso, entretanto, apresentaremos aqui apenas as suas linhas gerais. Para Singer (2009), o trip formado pela Bolsa Famlia, pelo aumento do salrio mnimo e pela expanso do crdito, que gerou reduo da misria, vai muito alm da simples ajuda aos pobres, pois para ele esse trip e o regime de poltica macroeconmica constituem numa nova plataforma articulando valores de direita (manuteno da ordem combate inflao) e de esquerda (polticas de distribuio de renda), no sentido de delinear uma trajetria poltica de certa frao de classe, a saber: o subproletrio15. Nesse sentido, Lula, ao fazer isso, estaria criando uma ligao ideolgica com os mais pobres, tornando-se o representante dessas fraes, materializada pelos votos, sobretudo, a partir da eleio de 2006. medida que passou a ser sustentado pela base subproletria, Lula obteve uma autonomia bonapartista [...]. Com ela, criou um ponto de fuga para as luta de classes, que comeou a ser arbitrada ao sabor da correlao de foras. Tornou-se, inclusive, um rbitro acima das classes (SINGER, 2009, p.102). A anlise de Singer (2009) muito interessante para tratar da mudana nas bases eleitorais do partido dos trabalhadores e, em especial, do presidente Lula. No entanto, ao argumentar que houve uma ligao direta entre as fraes de classes e os partidos polticos (cena poltica), Singer parece desconsiderar que, em determinadas conjunturas histricas, podem existir defasagens entre o lugar de uma classe ou frao no

15

Os subproletrios so aqueles que oferecem a sua fora de trabalho no mercado sem encontrar quem esteja disposto a adquiri-la, por um preo que assegure sua reproduo em condies normais. Esto nessa categoria empregados domsticos, assalariados de pequenos produtores diretos e trabalhad ores destitudos de condies mnimas de participar na luta de classes (SINGER, 2009, p. 98).

mbito das prticas polticas (bloco no poder) e da cena poltica (sistema partidrio). Isso o leva a afirmar que o Brasil eleitoral, em 2006, se dividiu entre ricos e pobres. Consideramos que esta anlise simplifica muito a questo. Ainda que seja incontestvel o realinhamento eleitoral, na medida em que, nas eleies de 2006, pela primeira vez o partido dos trabalhadores cujos votos tradicionalmente se concentravam nos extratos mdios e de maior escolaridade teve o voto do andar de baixo (o subproletariado), a anlise de Singer deixa de lado um outro realinhamento, fundamental para compreender a dinmica do andar de cima. Analisando-se os valores doados, entre as eleies de 2002 e de 2006, para a campanha eleitoral de Lula, de acordo com dados de Filgueiras & Gonalves (2007), vemos um expressivo aumento dos recursos doados pelo setor financeiro (que passam de R$ 6.080 milhes para de R$ 12.705 milhes); pelo setor de construo civil (de R$ 2.490 milhes para de R$ 18.028 milhes); e pelo setor primrio-exportador e indstria de commodities (de R$ 1.610 milhes para de R$ 12.511 milhes). Assim, percebe-se em 2006 um outro realinhamento eleitoral, no to expressivo em nmero de votos quanto o realinhamento apontado por Singer, mas muito expressivo em cifras. Se no se analisa os efeitos das polticas do governo Lula para os setores dominantes, teremos uma anlise parcial. Embora tenha havido uma ligao direta entre Lula e o subproletariado (lulismo), promovida pelos programas de transferncia direta de renda, pelo aumento do salrio mnimo, pelo crescimento da massa salarial e do emprego, essa ligao no significa uma plataforma poltica para a frao dominante, mas sim uma poltica que possibilita a legitimao da dominao das fraes do bloco no poder, com a incorporao de parte dos mais pobres ao consumo capitalista, com forte crescimento da chamada classe C, paralelamente reduo das classes E e D e da pobreza extrema. Assim como os camponeses parcelares serviram de classe apoio para a dominao de classe no bonapartismo francs, o subproletariado brasileiro tem funcionado como uma classe apoio, no plano poltico, do governo Lula, que manteve a dominao de classe do bloco no poder. A diferena do subproletariado brasileiro atual em relao aos camponeses parcelares franceses no perodo bonapartista que o primeiro tambm obteve benefcios econmicos16, alm do convencimento ideolgico que foi a marca da relao entre os camponeses parcelares e o governo. Desta forma, a hiptese defendida por Singer de que o apoio do subproletariado teria vindo de um lado das polticas de redistribuio de renda, e de outro da manuteno da poltica econmica (sem rupturas), atribuindo a este subproletariado um carter conservador, merece ressalvas. Cremos ser questionvel afirmar o carter conservador do subproletariado com respeito poltica macroeconmica, em particular

16

No foi preciso muito, j que estes programas de transferncia de renda e o aumento do salrio mnimo no afetaram em nada a acumulao de poder e riqueza das fraes dominantes.

por este constituir-se de uma parcela da populao que est em grande parte imune propagao da ideologia das doutrinas econmicas ortodoxas pelo bombardeio dirio da grande imprensa, seja por no ser leitora assdua de jornais e revistas conservadoras de grande circulao, seja pelos debates macroeconmicos no serem de fcil compreenso para a ampla maioria da populao. Em particular, a atribuio deste conservadorismo ao subproletariado j supe um desconhecimento, por parte deste, dos temas macroeconmicos, na medida que a continuidade e avano das polticas sociais que interessam a este grupo so limitados pela poltica macroeconmica ortodoxa, caracterizada pela reduo de gastos correntes e juros elevados, que por sua vez trazem aumento do desemprego e maior parcela de gastos com juros da dvida pblica e, em consequencia, reduo dos recursos disponveis para as polticas sociais. Pelo exposto, no nos parece plausvel esta hiptese de conservadorismo que Singer atribui ao subproletariado. O mais plausvel dizer que a manuteno da poltica macroeconmica de FHC no foi um fator que contribuiu para o realinhamento eleitoral do subproletariado, mas sim para o realinhamento das elites hegemnicas do bloco no poder. O apoio do subproletariado ao governo Lula, conseguido com os programas de transferncia e com o aumento do salrio mnimo, ao lado da manuteno da poltica econmica, possibilitou a manuteno da dominao da frao bancrio-financeira no bloco no poder. Mais que isso, completou-se o processo de legitimao na medida em que a hegemonia restrita da frao bancrio-finaceira, durante o governo FHC, torna-se uma hegemonia ampla, incorporando os segmentos fora do poder. 17 Apesar da manuteno e da legitimidade do bloco no poder durante o governo Lula, os dois ltimos anos de seu mandato, notadamente aps a profunda crise internacional de 2008, comearam a aparecer mudanas mais estruturais no bloco no poder brasileiro, potencializando fissuras na hegemonia da frao bancrio-financeira, em virtude do fortalecimento de outras fraes (segmentos exportadores de commodities e de parte da indstria nacional que passou a se recuperar em termos absolutos) e dos efeitos econmicos e ideolgicos da crise financeira internacional.

17

Numa percepo parecida com a acima exposta, Oliveira (2010), defendeu a idia de que o Brasil de Lula estaria vivenciando uma hegemonia s avessas, na medida em que a dominao estaria sendo exercida no mais pelos representantes diretos das elites do bloco no poder, mas por aqueles que seriam representantes dos trabalhadores. Em outras palavras, os trabalhadores ou os que deveriam ser seus representantes estariam governando, mas de acordo com o programa das elites. De nossa parte, cremos que problema mais complexo, pois houve conquistas sociais efetivas para os mais pobres, e houve e segue havendo tenses no interior do Partido dos Trabalhadores e do prprio governo. Como denomina Singer (2010), h tenses entre as duas almas do PT. Mas o resultado prtico foi, sem dvida, a legitimao da hegemonia da frao bancrio-financeira no bloco no poder.

4 Governo Dilma: crise internacional, fissuras no bloco no poder e oportunidades para a retomada do desenvolvimento
A reduo dos juros adotada pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econmica e o discurso contundente da presidenta Dilma Rousseff no dia 1 de maio de 2012, cobrando mudanas dos bancos privados em relao aos seus elevados juros e spreads18, sinalizaram mudanas nas relaes entre o sistema financeiro e o Estado brasileiro. Seria essa mudana decorrncia do estilo mais contundente da presidenta Dilma em comparao com o mais conciliador do ex-presidente Lula? Os que acreditam nisso entendem que o poder estatal decorreria do fato de ele possuir uma fora prpria distinta do poder de classe. Nessa viso simplista, a poltica econmica seria configurada por meio de um desenho de especialistas destitudos de interesses de classe, bastando apenas ao governante ter vontade poltica para realizar mudanas. Os economistas que adotam essa linha esvaziam a poltica, j que deixam de lado os condicionantes internos ao Estado (sua ossatura e suas disputas lcus poltico onde se travam os embates entre os segmentos dominantes do bloco no poder e os populares) que so fundamentais para compreender a construo e a adoo das medidas estatais. Argumenta-se aqui que as recentes mudanas nas relaes entre a frao bancrio-financeira e o Estado brasileiro no podem ser apreendidas apenas pelo estilo de governar da presidenta Dilma, mas so fruto das mudanas em curso no Brasil e no mundo, que tem propiciado ao Estado uma maior autonomia relativa diante das fraes de classes. Nos dois ltimos anos do governo Lula, comearam a aparecer fissuras na hegemonia da frao bancriofinanceira em decorrncia tanto do fortalecimento de outras fraes (segmentos exportadores e de parte da indstria nacional) como dos efeitos econmicos e ideolgicos da crise financeira internacional. A poltica deliberada de acmulo de divisas, que possibilitou as medidas anti-cclicas de combate crise internacional, evidenciou a reduo das restries externas do pas. Com isso, reduziu-se o poder dos mercados financeiros domstico e internacional em questionar a orientao da poltica econmica nacional por meio de sadas abruptas de capital.Alm disso, no plano poltico/ideolgico a crise internacional desgastou a teoria econmica ortodoxa cuja ideia de que mercados financeiros livres,

18

Segundo palavras da presidenta: inadmissvel que o Brasil, que tem um dos sistemas financeiros mais slidos e lucrativos, continue com um dos juros mais altos do mundo. Esses valores no podem continuar to altos.
IE-UFRJ DISCUSSION PAPER: TEIXEIRA; PINTO, 2012 TD 006. 27

associados a Bancos Centrais independentes, seriam os mecanismos mais eficientes em promover o bemestar da populao. As mudanas nas relaes entre o sistema financeiro e o Estado brasileiro (poltica monetria menos ortodoxa com reduo mais rpida da SELIC, reduo dos juros dos bancos pblicos, etc.) ficaram mais claras no governo Dilma e expressam a ruptura da hegemonia do segmento bancrio-financeiro no bloco no poder. Isso no significa dizer que esse segmento vai deixar de obter elevadas taxas de lucro, mas sim que (i) ele j no tem a capacidade alcanar os seus objetivos por cima dos outros interesses dos demais segmentos do bloco no poder e fora dele e que (ii) ele tem menor influncia na conduo do padro de acumulao brasileiro. No entanto, nenhuma frao conseguiu ainda se consolidar como hegemnica no bloco de poder, pois a trajetria futura do padro de crescimento brasileiro no est clara. Com isso, o Estado consegue aumentar sua autonomia relativa diante dos diversos interesses do bloco no poder, configurando oportunidade nica para direcionar novos rumos. Parece claro que, desde 2006, a economia brasileira entrou em um novo regime de crescimento, puxado pela demanda, no qual as polticas de distribuio de renda e o crescimento do mercado interno, com a incorporao de ampla parcela da populao antes excluda do consumo de massas, tiveram papel fundamental. Entretanto, especialmente em 2010/2011, os limites ao modelo de crescimento baseado no mercado interno e na redistribuio da renda, combinado com a manuteno de juros elevados e apreciao cambial, se mostraram claros. Observa-se um tipo de crescimento com elevao do consumo das famlias mas com baixo dinamismo industrial, caracterizado externamente por uma acoplagem passiva s cadeias produtivas asiticas que tem nos puxado para a reprimarizao da pauta exportadora e para a especializao regressiva da estrutura produtiva. O consumo cresce sem expanso da produo industrial devido ao vazamento da renda para o exterior com o aumento das importaes de manufaturas e desarticulao das cadeias produtivas domsticas (aumento do contedo importado), e consequentemente reduz-se o poder multiplicador das polticas sociais de transferncia de renda e aumento do salrio mnimo. O setor privado, em particular a indstria de transformao, segue apresentando resultados decepcionantes em produo fsica e crescimento do PIB, suscitando debates sobre a desindustrializao. A capacidade ociosa deste setor em nveis elevados tem conduzido retrao dos investimentos privados a partir de 2011, que vinham sendo fonte importante do crescimento. A manuteno da formao bruta de capital fixo tem dependido cada vez mais dos investimentos pblicos (PAC e empresas estatais), que por sua vez so limitados pela manuteno da meta de supervit primrio.
IE-UFRJ DISCUSSION PAPER: TEIXEIRA; PINTO, 2012 TD 006. 28

O atual vcuo hegemnico no bloco no poder, que tem dado uma maior autonomia ao Estado, o momento oportuno para se retomar o debate a respeito de um projeto de desenvolvimento e da recuperao dos instrumentos de planejamento e fomento ao desenvolvimento por parte do Estado. Nesse sentido, preciso que o governo amplie sua capacidade de investir (sobretudo em infraestrutura) por meio da flexibilizao da meta de supervit primrio e de uma descentralizao da gesto pblica que est cada vez mais concentrada na presidenta Dilma, o que reduz em muito a velocidade de operacionalizao dos processos e procedimentos governamentais. Por outro lado, permanece forte e em ascenso a frao dos segmentos industriais produtores de commodities e do agronegcio. Dado o fortalecimento desses segmentos, vai ficando cada vez mais difcil para o Estado brasileiro deslocar parte do excedente gerado por esse setor para outros segmentos produtivos intensivos em tecnologia e produtores de bens salrios.
19

De qualquer forma, o futuro deste

segmento depender fortemente da demanda chinesa e da capacidade daquele pas manter taxas elevadas de crescimento num contexto de piora da crise na Europa e crescimento lento dos EUA.

Consideraes Finais

Este trabalho buscou mostrar que, no governo Lula, apesar da importncia das polticas de redistribuio de renda e incluso social, a manuteno das linhas gerais do regime de poltica econmica (com exceo da maior flexibilidade da poltica fiscal a partir de 2005) foi reflexo da manuteno do bloco no poder do perodo FHC, em particular da hegemonia do setor bancrio-financeiro num contexto de dependncia financeira externa e dominncia financeira da valorizao, que foram a verdadeira herana maldita do governo anterior. Assim, suscitou-se um debate a respeito do carter do governo Lula, ou seja, em que medida se poderia dizer que era um governo para os trabalhadores e os mais pobres, ou era apenas uma continuidade com relao s polticas neoliberais do governo anterior. Esta dubiedade do governo Lula foi bem expressa no trabalho de Singer (2009), quando este autor coloca como fatores determinantes para o realinhamento eleitoral em 2006 (a conquista do eleitorado de baixa renda por parte de Lula), como resultado da combinao das polticas distributivas e a expanso do consumo das massas com a manuteno da

19

Em pases como a Austrlia, foram adotados impostos sobre a exportao de minrios e outros bens primrios quando estes atingem um certo patamar de preos no mercado internacional. Assim, consegue-se extrair parte dos excedentes extraordinrios destes setores para direcion-los conforme objetivos do governo. No Brasil, apenas comea o debate a respeito de qual ser o destino dos recursos do pr-sal.
IE-UFRJ DISCUSSION PAPER: TEIXEIRA; PINTO, 2012 TD 006. 29

poltica econmica ortodoxa. Esta tenso refletiria o que o autor trata como sendo a existncia de duas almas do partido dos trabalhadores (Singer, 2010). Argumentamos aqui que a anlise de Singer incompleta, na medida em que no trata da dinmica dos extratos de cima, ou seja, das mudanas que se processaram no interior do bloco no poder. A nosso ver, no foi o conservadorismo do subproletariado que o teria levado a votar em Lula, sendo suficientes, para tanto, as polticas sociais e de gerao de renda e emprego. Ao contrrio, a manuteno da poltica econmica jogou contra as conquistas sociais na medida em que limitou expanso ainda maior dessas conquistas, ainda incipientes para o tamanho do abismo social existente em nosso Pas. Por outro lado, a manuteno da poltica econmica ortodoxa a chave para a compreenso de outro realinhamento, fundamental para compreender a sustentao do governo Lula, na medida em que se consolidou a hegemonia do setor bancrio-financeiro mesmo durante o governo do partido dos trabalhadores, tradicionalmente crtico destas polticas. A anlise anterior buscou mostrar que a combinao entre poltica social e conservadorismo da poltica econmica do governo Lula no foi, como sugerido por Singer, a frmula que levou ao apoio do subproletariado com o governo, j que a poltica ortodoxa oposta aos interesses deste grupo, na medida em que restringe a capacidade financeira de o Estado manter e ampliar a agenda social. Dadas as diferenas expostas entre a frao reinante (a que teve sucesso eleitoral), a frao detentora (que detm os postos de comando dos centros de poder estatal) e a frao hegemnica (aquela que pode impor o seu projeto ao restante da sociedade), o que ocorreu no governo Lula foi que as foras progressistas, historicamente representadas pelo partido dos trabalhadores, foram parcialmente atendidas com as polticas sociais, mas a vitria nas eleies no foi suficiente para questionar a hegemonia da frao bancrio-financeira no bloco do poder dada a permanncia da situao de dependncia financeira consolidada no governo FHC , que seguiu exercendo forte influncia sobre a poltica econmica e sobre a nomeao para os cargos dos principais centros de poder do Estado, especialmente o banco central. Entretanto, a situao externa favorvel no perodo de 2003 a 2007 e os desdobramentos da crise de 2008 criaram um cenrio de reduo da dependncia financeira externa que paulatinamente reduziu o poder de influncia do setor bancrio-financeiro, que se valeu por anos daquilo que Leda Paulani chamou apropriadamente de estado de emergncia econmico (Paulani, 2008), pelo qual as polticas ortodoxas eram justificadas pelas frequentes e iminentes ameaas segurana nacional, que seriam a possibilidade das fugas de capital, crises cambiais e a volta da inflao. A reduo da influncia da frao bancrio-financeira, num momento em que ainda no se configura uma nova hegemonia, concedeu ao Estado uma rara autonomia diante das fraes de classe. A presidenta Dilma se deparou, ento, com uma situao poltica bastante diferente daquela com a qual se deparou o
IE-UFRJ DISCUSSION PAPER: TEIXEIRA; PINTO, 2012 TD 006. 30

presidente Lula em 2003. O discurso da presidenta no 1 de maio de 2012, criticando os bancos privados e comunicando a iniciativa de reduo dos juros e dos spreads dos bancos pblicos, mostra que a presidenta est buscando aproveitar esse momento para questionar o poder do setor bancrio-financeiro, aprofundando processo j iniciado desde sua posse com a troca do comando do banco central, que adotou postura mais heterodoxa na conduo da poltica monetria. Por outro lado, a existncia das empresas estatais e dos bancos pblicos (Caixa Federal, Banco do Brasil e BNDES) se mostrou fundamental no contexto de crise para a manuteno dos investimentos e do crdito. Eles se mostraram importantes centros de poder da ao do Estado, que no estavam dominados pela influncia da frao hegemnica. verdade que, at o presente momento, as iniciativas de poltica do governo, visando estimular o crescimento, tm sido fragmentadas, sem organicidade, em parte pelo desmantelamento da capacidade de planejamento e atuao do Estado promovido pelas polticas neoliberais nos anos 90. Mas no ps-crise tem crescido a influncia, tanto no meio acadmico como no governo, de que o Estado deve ter um papel fundamental na retomada do desenvolvimento. A conjuntura econmica aps a crise tambm mostrou os limites do modelo de crescimento que associa redistribuio de renda e consumo de massas com ortodoxia da poltica econmica, que perdurou no governo Lula. O resultado desta combinao foi a expanso do consumo, mas com forte vazamento da demanda para o exterior, com claros limites quanto sua sustentabilidade ou, ao menos, quanto s taxas de crescimento que dele se pode usufruir, seja pela especializao regressiva das exportaes, seja pela desagregao das cadeias produtivas domsticas e a consequente reduo dos efeitos multiplicadores das polticas redistributivas que expandem a demanda. Com o aumento da concorrncia oferecida pela China, vida por novos mercados onde desovar seus produtos manufaturados diante da crise nos EUA e Europa, est claro que alm de polticas de demanda, ser necessrio tambm ter polticas para ampliar os investimentos e para aumentar a competitividade e a inovao no setor produtivo brasileiro. Reorganizar o pas para um novo ciclo de desenvolvimento, com incluso social e autonomia, no ser tarefa fcil, diante da conjuntura internacional desfavorvel e a ameaa real de uma acoplagem passiva sia, j em curso. Mas dada a perda de influncia da frao bancrio-financeira sobre as decises da poltica econmica, esta a oportunidade de o Pas romper definitivamente com a dominncia financeira, com o padro rentista de acumulao e a insero externa subordinada, herdados do perodo FHC, que h quase duas dcadas tem impedido o crescimento sustentado.

IE-UFRJ DISCUSSION PAPER: TEIXEIRA; PINTO, 2012 TD 006.

31

Referncias
ARESTIS, P.; SAWYER, M. Inflation targeting: A critical appraisal. Working Paper. The Levy Economics Institute of Bord Colleg, September, 2003. BARBOSA, N. & SOUZA, J.A.P. A inflexo do governo Lula: poltica econmica, crescimento e distribuio. In: SADER, A & GARCIA, M. Brasil, entre passado e o futuro. So Paulo: Fundao Perseu Abramo/Boitempo, 2010. BARBOSA, N. Oportunidades e desafios criados pelo desenvolvimento chins ao Brasil. In: Brasil e China no reordenamento das relaes internacionais. Braslia: Fundao Alexandre de Gusmo, 2011. BARRO, R. & GORDON, D. Rules, discretion and reputation in a model of monetary policy. NBER working paper series, n. 1079, Feb/1983. BRUNO, M.; DIAWARA, H; ARAJO, E.; REIS, A.C.; RUBENS, M. Finance-led growth no Brasil: estatuto terico, evidncias empricas e consequencias macroeconmicas. Revista de Economia Poltica, v.31, n. 5, pp. 730-750, edio especial, 2011. BUSATO, M. & MOREIRA, R. & CAVALCANTI, A. A dinmica inflacionria no new consensus: uma anlise crtica. Anlise Econmica (UFRGS), v. 27, 2009. CARDOSO, F.H. & FALETTO, E. Dependncia e desenvolvimento na Amrica Latina: ensaio de interpretao sociolgica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. CARDOSO, F.H. As idias e seu lugar: ensaios sobre as teorias do desenvolvimento. So Paulo: Vozes, 1980. _________. Reforma e imaginao. Folha de So Paulo: Caderno Mais!, 10 de julho de 1994. _________. Desenvolvimento: o mais poltico dos temas econmicos. Folha de So Paulo: Caderno Mais!, 28 de maio de 1995. CHESNAIS, F. O capital portador de juros: acumulao, internacionalizao, efeitos econmicos e polticos. In Chesnais, F. (org). A finana mundializada. So Paulo: Xam, 2005. CINTRA, M. & ACIOLY, L. O financiamento das contas externas brasileiras: 2003-2010. In: MONTEIRO, A et.al. Brasil em desenvolvimento 2011. Braslia: Ipea, 2012. CODATO, A. N. & PERISSINOTTO, R. M. O estado como instituio. Uma leitura das obras histricas de Marx. Crtica Marxista, n. 13, Editora Revan, 2001.

IE-UFRJ DISCUSSION PAPER: TEIXEIRA; PINTO, 2012 TD 006.

32

CODATO, A. N. Sistema Estatal e Poltica Econmica no Brasil ps-64. So Paulo: Hucitec, 1997. FILGUEIRAS, L. & GONALVES, R. A Economia Poltica do Governo Lula. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007. FIORI, J.L. Os moedeiros falsos. Folha de So Paulo: Caderno Mais!, 03 de julho de 1994. GONALVES, R. Economia poltica internacional: fundamentos tericos e as relaes internacionais do Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. GRAMSCI, A. Maquiavel, a poltica e o Estado moderno. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. LOPREATO, F. O papel da poltica fiscal: um exame da viso convencional. Texto para Discusso. IE/Unicamp, n. 119, fev.2006. LOWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o Baro de Munchhausen. So Paulo: Cortez, 1989. MACEDO, A. & SANTOS, C. Alm do curto prazo? Explorando os nexos entre a teoria ps keynesiana e a macrodinmica de fluxos e estoques. Texto para Discusso n 141, Instituto de Economia da Unicamp, 2008. MARQUES-PEREIRA, J. & BRUNO, M. Institucionalidade e poltica econmica no Brasil: uma anlise das contradies do atual regime de crescimento ps-liberalizao. In: VIANNA, S & BRUNO, M. & MODENESE, A. (orgs.) Macro para o desenvolvimento. Braslia: Ipea, 2010. MARX, K. O 18 Brumrio e Cartas a Kugelmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. OLIVEIRA, F. Crtica razo dualista/ O ornitorrinco. So Paulo: Boitempo, 2003. __________. Hegemonia s avessas. In: Oliveira, F; Braga, R; Rizek, C. (org.). Hegemonia s avessas: economia, poltica e cultura na era da servido financeira. So Paulo: Boitempo, 2010. MARX, Karl. As lutas de classes na Frana (1848-1850). So Paulo: Global, 1986. OLIVEIRA, N. Neocorporativismo e polticas pblicas. Edies Loyola/CEAS, So Paulo, 2004. PAULANI, L. M. A crise do regime de acumulao com dominncia da valorizao financeira e a situao do Brasil. Estudos Avanados (USP. Impresso), v. 23, p. 25-39, 2009.

IE-UFRJ DISCUSSION PAPER: TEIXEIRA; PINTO, 2012 TD 006.

33

___________. O Projeto neoliberal para a sociedade brasileira: sua dinmica e seus impasses. In: Lima, J. C. F. e Neves, L. M. W. (org.) Fundamentos da Educao Escolar do Brasil Contemporneo, Editora da Fiocruz. _________ & PATO, C. G. G. Investimentos e servido financeira: o Brasil no ltimo quarto de sculo. In PAULA, J.A. (org). Adeus ao desenvolvimento: a opo do governo Lula. So Paulo: Autntica Editora, 2005. PINTO, E. Bloco no poder e governo Lula. Tese (Doutorado) Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010. POULANTZAS, N. O Estado, o poder, o socialismo. Rio de Janeiro/RJ: Graal, 1985. POULANTZAS, N. Poder poltico e classes sociais. So Paulo, ed. Martins Fontes, 1977. PRZEWORSKI, A. Marxismo e escolha racional. Revista Brasileira de Cincias Sociais, vol.3, fevereiro, 1988. SANTOS, T. A teoria da dependncia: balano e perspectivas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. SERRANO, F. Poltica macroeconmica e estratgia de desenvolvimento. In: SICS, J. & CASTELAR, A. Sociedade e economia: estratgias de crescimento e desenvolvimento. Ipea: Braslia, 2009 SETTERFIELD, M. Is Inflation Targeting Inimical to Employment? In: the Meetings of the Eastern Economic Association. New York, Feb., 2007. SINGER, A. Razes sociais e ideolgicas do lulismo. Novos Estudos CEBRAP, n 85, nov.2009. _________. A segunda alma do Partido dos Trabalhadores. Novos Estudos Cebrap, n 88, nov.2010. TAYLOR, J. B. Teaching modern macroeconomics at the principles level. The American Economic Review. Vol. 90, n.2. May, 2000. p. 90-94. TEIXEIRA, R.A. Desenvolvimento, dependncia e dominncia financeira: a economia brasileira e o capitalismo mundial. Tese (Doutorado) Instituto de Pesquisas Econmicas, Universidade de So Paulo, 2007. _________. Positivismo, historicismo e dialtica na metodologia da economia. Dissertao de Mestrado. So Paulo: IPE/USP, 2003.

IE-UFRJ DISCUSSION PAPER: TEIXEIRA; PINTO, 2012 TD 006.

34

IE-UFRJ DISCUSSION PAPER: TEIXEIRA; PINTO, 2012 TD 006.

35

You might also like