You are on page 1of 3

AO ORDINRIA (PROCEDIMENTO COMUM ORDINRIO) ADVOGADO : EDERSON GOMES GUBERT >[b](48)35332977[/b] RU : UNIO - ADVOCACIA GERAL DA UNIO DECISO (LIMINAR/ANTECIPAO

DA TUTELA) Examino. Inicialmente, vista do teor da declarao de hipossuficincia juntada aos autos, requisito legal previsto na n. Lei 1.060/50, defiro o benefcio da gratuidade da justia parte autora. Os requisitos previstos para a antecipao dos efeitos da tutela encontram-se elencados no art. 273 do Cdigo de Processo Civil, quais sejam, a prova inequvoca, a verossimilhana das alegaes e haja fundado receio de risco de dano de difcil reparao, ou fique caracterizado o abuso de direito de defesa ou o manifesto propsito protelatrio do ru. Na hiptese, esto configurados os pressupostos legais ensejadores da parcial concesso liminar da medida. No obstante a apreciao administrativa da Junta Mdica em sede de recurso haja concludo pela incompatibilidade da deficincia do autor com o cargo almejado, trazida a quaestio ao Judicirio atravs da presente demanda, deve ser apurada no mbito judicial, no qual assegurada a imparcialidade atravs do devido processo legal. Outrossim, no se afigurando evidente a existncia ou no da incompatibilidade, em exame precrio prprio das medidas liminares, esta dever ser elucidada no processamento do feito, mediante eventual dilao probatria, inclusive produo de prova tcnica pericial. No entanto, em razo da prejudicialidade do pedido ante a demora na soluo do feito, bem como o prosseguimento e concluso do certame, com futuro preenchimento das vagas disputadas no concurso, e portanto, a fim de assegurar a eficcia e o resultado til de eventual procedncia da demanda, cumpre deferir medida acautelatria para determinar Unio a manuteno do candidato no certame, sem, no entanto, assegurar sua nomeao, caso aprovado nas demais etapas do concurso. Deve a Unio, caso aprovada a Parte Autora, que proceder reserva de vaga dentre os cargos de escrivo destinados aos candidatos com deficincia fsica. Dita medida se afigura suficiente para que no seja causado dano de difcil reparao ao Postulante ou a eventual candidato nomeado para a vaga pretendida. Neste sentido, transcrevo os seguintes precedentes:

'DIREITO ADMINISTRATIVO. MANDADO DE SEGURANA. CONCURSO PBLICO. CANDIDATO SUB JUDICE. DIREITO LQUIDO E CERTO NOMEAO E CONVOCAO. INEXISTNCIA. RESERVA DE VAGA. CABIMENTO. SEGURANA PARCIALMENTE CONCEDIDA. Agravo improvido. (TRF4 5008742-23.2013.404.0000, Terceira Turma, Relator p/ Acrdo Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, D.E. 06/06/2013) 'ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. CONCURSO PBLICO. CANDIDATOS SUB JUDICE. NOMEAO NO CURSO DO PROCESSO. INEXISTNCIA DE DIREITO NOMEAO. DIREITO APENAS RESERVA DE VAGA. Hiptese em que no h como operacionalizar-se a nomeao antes do trnsito em julgado da deciso proferida na ao ordinria intentada, embora seja vivel - a bem de garantir a ulterior utilidade prtica do processo judicial - a reserva de vaga ao irresignado, o que desde j fica assegurada. (TRF4, AG 500144125.2013.404.0000, Terceira Turma, Relator p/ Acrdo Fernando Quadros da Silva, D.E. 09/05/2013) 'ADMINISTRATIVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. CONCURSO PBLICO. CANDIDATOS SUB JUDICE. NOMEAO NO CURSO DO PROCESSO. INEXISTNCIA DE DIREITO NOMEAO. DIREITO APENAS RESERVA DE VAGA. Hiptese em que no h como operacionalizar-se a nomeao antes do trnsito em julgado da deciso proferida na ao ordinria intentada, embora seja vivel - a bem de garantir a ulterior utilidade prtica do processo judicial - a reserva de vaga ao irresignado, o que desde j fica assegurada. (TRF4, AG 500023828.2013.404.0000, Terceira Turma, Relator p/ Acrdo Fernando Quadros da Silva, D.E. 09/05/2013)'

Isso Posto, defiro em parte o pedido de antecipao dos efeitos da tutela, para o fim de determinar R que mantenha a Parte Autora no certame e, caso aprovado nas demais etapas, que proceda reserva de vaga destinada a candidatos portadores de deficincia para o cargo de Escrivo da Polcia Federal no Concurso Pblico regido pelo Edital n. 01/2013 - DGP - DPF, de 09 de maio de 2013. Intimem-se, sendo a Parte R, com urgncia, para comprovar o cumprimento da medida concedida. Cite-se para que, querendo, apresente contestao no prazo de 60 (sessenta) dias (art. 297 c/c 188 do CPC). 2. Sendo argida na pea de defesa alguma das matrias do art. 301 do CPC, ou algum fato impeditivo, extintivo ou modificativo do direito alegado na inicial, d-se vista Parte Autora para rplica, pelo prazo de 10 (dez) dias (art. 327 do CPC). No se enquadrando nos casos acima elencados, mas sendo juntado(s) documento(s) relevantes pela parte r, d-se vista parte autora, no prazo de 05 (cinco) dias (art. 398 do CPC).

3. Aps, intimem-se as partes para que se pronunciem acerca do interesse na produo de provas, no prazo de 05 (cinco) dias. 4. Por fim, venham conclusos para deciso quanto ao prosseguimento.
Voltar ao Topo

You might also like