You are on page 1of 22

CEHTRO NE ANUSE T$RATGICA coMUNr'AE DE FAsEs DE uNua PonruursA

SMNAR0r ' '' p0 rrc0-DrP L0 rurlc0

MAFUTO 20 t3

CENTRO DE ANALISE ESTRATGICA coMUNTDADE DE pAsEs DE lncun poRTUcuEsA

I SEMINARIO POLITICO.DIPLOMATICO (TNTERVENES)


r DE MARO DE 20r3

FICHA TCNICA Ttulo: I Seminrio Poltico-Diplomtico

(lNERVENOES)

Coordenao: Centro de Anlise Estratgica


Comunidade de Pases de Lngua Portuguesa (CPLP)

lmpresso e acabamento: Ciedima, Lda. Tiragem: 500 exemplares


caecplp.org@tvcabo.co.mz
Rua Aurlio Manave, 383

Maputo - Moambique

EDITORIAL

por deciso dos Ministros de Defesa da Comunidade, em Maio de 2002, como Orgo de cooperao no domnio da Defesa e que tem como objetivo a pesquisa, o estudo e a difuso da conhecimentos no domnio da estratgia, com in-

O Centro

de Anlise Estratgica da CPLP (CAE/CPLP), criado

teresse comum para os pases da Comunidade, orgulha-se de apresentar a primeira publicao, h muito almejada, dedicada ao l" Seminrio PolticoDiplomtico, realizado em I de Maro de 201 3, na sua Sede, em Maputo.

Aquele seminrio foi um marco importante nas actividades do Centro, inscreve-se na nova dinmica que se pretende dar instituio e, no caso em apreo, assinala tambm os l0 anos da criao do CAE/CPLP.
contribuies, intervenes e debates dos participantes provenientes de diferentes reas de actividade, desde a poltica, diplomtica, militar e, bem certamente, acadmica, foi possvel colectar subsdios e enriquecer a abordagem sobre as matrias que ali foram analisadas. De realar que o debate que se seguiu s intervenes no deixou de sublinhar a urgente necessdade de se criarem as condies que permitam, a breve prazo, conferir e muscular o CAE/CPLP para uma maior prontido de resposta aos novos desafos impostos pela conjuntura global aos pases da Comunidade.
Pela generalidade das

A diversidade temtica e a multidisciplinaridade traduziram-se tambm em magncas intervenes, designadamente tanto as cinco que aqui se publicam como as de carcter tcnico-militar que as alternaram. Foram assim materializadas expectativas criadas em prol da galvanizao do CAE para outros patamares de aco e para que a instituio seja um verdadeiro Centro de Excelncia, na investigao acadmica, poltica, econmica, cultural e militarmente estrtgica. Neste contexto o CAE procurar regressar matriz original para o qual foi criado, numa plataforma de difuso da viso comum da nossa organizao, particularmente, no que respeita a assuntos de impacto nas questes de defesa e segurana, incluindo os grandes temas de actualidade da comunidade internacional.

A reflexo estratgica da comunidade deve assim ser exercida de modo prospectivo, para actuar como um factor de preveno e inibidor das
e riscos, sempre presentes nas nossas sociedades cada vez mais vulnerveis. O cAE dever actuar como sistema de alerta para a aco governativa, despertando os Centros decisivos da nossa comunidade para as aces de desestabilizao que urgem ser acauteladas e neutralizadas, accionando os mecanismos previstos nos ordenamentos dos estados democrticos de direito, sob a observncia dos valores universalmente
ameaas

aceites e uma cada vez mais justa distribuio da renda nacional. Bem hajam assim, a todos os participantes, intervenientes e convidados, sem os quais no teria sido possvel a realizao daquele Seminrio e a publicao do presente opsculo.

TNTERvENo DOVTCE-M|N|STRO DA DEFESA NACTONAL DE MOAMB|QUE

NA ABERTURA

AGOSTINHO MONDLANE, Do sem I NRro polrtco-Dt plomrtco


DO CAE/CPLP

Suas Excelncias Senhores Embaixadores dos Pases Membros da Comuni-

dade dos Pases de Lngua Portuguesa acreditados em Moambique,

Excelentssimo Senhor Director do Centro de Anlise Estratgica da CPLB Senhores oficiais Generais e ofciais Superiores das Foras Armadas dos Estados Membros da CPLB

Senhor Director Nacional de Politica de Defesa do Ministrio da Defesa Nacional


Senhor Director do Centro de Estudos Estratgicos lnternacionais, Caros delegados ao Conselho do CAE/CPLP
Senhores Adidos de Defesa e Militares acreditados em Moambique

llustres Convidados
Minhas Senhoras e Meus Senhores

Tendo decorrido mais de uma dcada sobre a sua criao, e em face dos desafios que a actual dinmica da conjuntura global impe, nossa opinio que o centro de Anlise Estratgica deve estar em posio de se perspectivar como um verdadeiro centro de excelncia e de planeamento estratgico que contribua para o fortalecimento da componente de Defesa da CPLP.

presena de militares, diplomatas e acadmicos neste Seminrio, demonstra a necessidade de reflectirmos, em conjunto, sobre as ameaas globais e desafios actuais que a Comunidade enfrenta, afigurando-se fundamental a abertura do CAE colaborao com instituies acadmicas e civis, vocacionadas investigao e anlise estratgica, na rea de defesa e segurana com interesse para a CPLP.

levantadas, em prol da galvanizao do

Este seminrio vem, na verdade, materializar as expectativas recentemente cAE para outros patamares de aco

em que a instituio seja um verdadeiro Centro de Excelncia, para investigao acadmica, politica econmica, cultural e militarmente estratgica.
Assim as exPectativas criadas, convidam e encorajam os intervenientes, neste

Seminrio, a dissertao sobre a diversidade temtica que se enquadra na arquitectura de defesa e segurana dos pases Membros da CpLp e no contexto de interactividade com as Organizaes Regionais em que se inserem, bem como na perspectiva de aces comuns no quadro da cpLB parafazer face s principais ameaas e desafos globais.
Esta diversidade temtica sobre assuntos de defesa e segurana dos pases da CPLP e suas regies de localizao, exige um esforo redobrado da multidisciplinaridade que deve corresponder a nveis de exigncia desenhados na misso do CAE/CPLP Para dar dimenso a tais desafios, permitimo-nos, nesta ocasio, exortar o cAE para intensificar a apropriao do uso das tecnologias de informao e comunicao, por forma a aprimorar a pesquisa, tratamento e disseminao de informaes de interesse estratgico para os pases membros e suas comunidades.

O CAE deve em nossa opinio servir de plataforma de discusso e difuso da viso comum da nossa organizao, particularmente, no que diz respeito a assuntos com impacto na segurana e defesa, incluindo os grandes temas de actualidade na comunidade internacional.
Tambm nossa opinio que a instituio continue a imprimir proactivamente, aces de cooperao com institucionais de ensino e pesquisa cient fica, como forma de tomar parte na grande comunidade que se dedica interpretao de fenmenos de natureza poltica e de segurana, com impacto nos pases da CPLP.
Para finalizar, desejo aos estimados participantes, neste Seminrio, um enga-

jamento frutuoso, a bem da nossa comunidade, e desejo aos que de longe vieram uma ptima estada e um bom regresso para junto das suas famlias.
Assim declaro aberto

o l"

seminrio internacional do CAE/CpLP

A todos muito obrigado pela ateno dispensada

INTERVENAO DO EMBAIXADOR DE ANGOLA EM MAPUTO


JATMEVTLINGA

Excelentssimos Senhores, Embaixadores do Grupo da CPLP sediados em Maputo Excelentssimo Senhori Dr. Francisco Duarte Azevedo, Director do CAEi CPLP llustres Convidados
Minhas Senhoras e meus Senhores

com a maior satisfao que tenho a honra de marcar presena nesse frum do CAE/CPLB pelo que sado os organizadores e por extenso os ilustres delegados e convidados. Quanto as linhas de foa da politica externa de defesa e segurana da Repblica de Angola, com base nos fundamentos constitucionais da Repblica, elas assentam entre outros princpios, nos seguintes:

a)
b)

Preservao e fortalecimento da soberania nacionah Assegurar e defender a paz,segurana e estabilidade mundial;


Preveno, gesto e resoluo de conflitos por via pacifica e condenao do uso da fora como resoluo dos conflitos fora do sistema das Naes Unidas e da Unio Africana;

c)

d)

Reconhecimento do direito lnternacional como norma de conduta dos Estados nas suas relaes; Reforo do papel das organizaes multilaterais, regionais e internacionais ao servio daPaz do desenvolvimento dos Estadoso.

e)

No mbito da sua aco diplomtica, os rgos de defesa e segurana na


Repblica deAngola so instituies estaduais que no exerccio da sua actividade actuam como actores da politica externa do Estado, a quem comPete a Defesa, proteco e segurana das fronteiras comuns, Para garantir a sua estabilidade interna, bem como assegurar a reciprocidade na relao de pes-

soas e bens, com aqueles que pretendem actuar margem do ordenamento jurdico.

Neste quadro, o executivo da Repbrica de Angola privilegia a melhoria das relaes politico - diplomticas com os pases integrantes das organizaes de que faz parte,evidenciando aces que visam criar um clima de confiana e, concomtantemente, o estabelecimento da paze da segurana duradouras.
De acordo com as linhas mestras da politica externa da Republica deAngola o Executivo confere uma ateno especial s relaes com os pases fronteirios, de modo a acautelar a defesa e a segurana das fronteiras comuns. Nessa PersPectiva,realza periodicamente fruns bilaterais de troca de informaes pblicas e estratgicas, acautelando-se os possveis actos que visam a alterao da ordem interna a partir dos pases vizinhos, bem como a controlo, mais afectivo possvel, das suas fronteiras e dos fluxos migratrios.

por ter uma postura proactiva nas aces que concorram para a garantia da paz, da estabilidade e do desenvolvimento dos Estados da Regio, pelo que quando necessrio garantir a participao de efectivos militares ou policiais em misses de observao e manuteno da paz. No quadro das organizaes regionais nas quaisAngola fazparte,da UnioAfricana ou da Organizao das Naes Unidas.
Pugna tambm,

com essa viso estratgica que o Estado angolano, atravs dos seus rgos de Defesa e segurana, inscreve-se nas seguintes organizaes regionais:

a)

SADC: rege-se pelo "Pacto de Defesa Mtua" e pelo "protocolo de Cooperao nas reas de politica de Defesa e Segurana". rege-se pelo Protocolo Rerativo ao conselho de paz e de Segurana da frica ce;rtral (copAx), "pacto de No Agresso entre os Estados Membros do Comit Consultivo permanente das Naes unidas sobre as euestes de Segurana na Africa central", Pacto cle Assistncia Mtua entre os Estados Membros da GEEAC" "conveno da frica central para controro de Armas ligeiras e de pequeno calibre, das suas Munies e de todas as peas e componentes que possam servir para o seu Fabrico, Reparao e Montagem" e o Protocolo relativo Estratgia de Segurana dos interesses vitais no Mar dos Estados da CEEAC no Golfo da Guin".

b) cEEAc:

c)

Centro de Segurana Martima da frica Central (CRESMAC): Orgo Estratgico da CEEAC, que visa assegurar o controlo do espao martimo dos Estados Membros da CEEAC e da Comisso do Golfo
da Guin;

d) Golfo da Guin (Comisso

do Golfo da Guin); rege-se pelo " Tiatado Constitutivo da Comisso do Golfo da Guin.
Regio dos Grandes Lagos: rege-se pela "Declarao de Dar-es-Salam sobre aPaz,a Segurana,a Democracia e Desenvolvimento na Regio dos Grandes Lagos", Pacto de Segurana, Estabilidade e Desenvolvimento na Regio dos Grandes Lagos,"Protocolo sobre No-Agresso e da Defesa Mtua na Regio dos Grandes Lagos".

e)

Excelncias; Minhas Senhoras e meus Senhores

De modo sinttico, so estas as linhas de fora que norteiam a poltica externa de Defesa da Repblica de Angola.

Muito obrigado

INTERVENAO DA EMBAIXADORA DA REPUBICA FEDERATIVA DO BRASIL, MARTA scHERER

lcn

Excelentssimo Senhor vice-Ministro da Defesa de Moambique, Agostinho Mondlane,

Sr.

Excelentssimo Senhor Presidente do Conselho Consultivo do cAE/cpLB Tenente-General Joo Jos da Silva, Excelentssimo Senhor Diretor do Departamento de Doutrina no Estado Maior General, Brigadeiro Zacaria Mataruca, em representao do Chefe do Estado Maior General, Excelentssimo senhor Diretor do Centro de Anlise Estratgica da CpLB Dr. Francisco Azevedo, Excelentssimos Senhores Embaixadores, demais Autoridades, Senhoras e
Senhores,

honra participar do l".Seminrio do Centro deAnlise Estratgica da CPLP. Agradeo o convite e parabenizo seus organizadores, de forma muito especial o doutor Francisco Azevedo, Diretor do CAE.
uma

Quero tambm cumprimentar os participantes e saudar as concluses da ll Reunio do conselho consultivo do centro, realizada ontem e
anteontem. Procurarei expor sinteticamente linhas mestras, e que se entrelaam, da Poltica de Defesa e da Poltica Externa brasileiras.

O Brasil sustenta na diplomacia e no Direito lnternacional a razo bsica de sua insero no concerto das naes. A primeira linha na defesa de nossos
interesses so os princpios e os propsitos da Carta das Naes Unidas: a soluo pacfica de controvrsias, a cooperao entre os povos.

o uso da fora autorizado, o Brasil entende que interpretaes que extrapolam o mandato multilateral so inaceitveis.
Em situaes em que

Brasil considera infundada e perigosa, ademais, a ideia preconizada por alguns de que o Conselho de Segurana deve intervir como meio para legitimar, posteriormente, o uso unilateral da fora.

10

Sistema de Segurana Coletiva amparado pelo Brasil aquele que observa fielmente o propsito da carta de So Francisco:"preservar as geraes vindouras do flagelo da guerra, responsvel por sofrimentos indizveis humanidade".

O compromisso do Brasil com


laes exteriores do pas.

essa viso

atestado pela histria das re-

A adeso ao Direito lnternacional acompanha desde cedo nossa diplomacia. Oferecemos exemplo raro de Nao com dimenso continental que solucionou todas as suas pendncias de fronteiras por meio da negociao.

no passado, solucionar disputas pacificamente. Na atualidade, alm de colaborar para evit-las, contribui para a percepo do Brasil como pas que facilita o dilogo e busca de soluo pelos caminhos diplomticos. O Brasil acredita que a abordagem conscienciosa e serena de
Essa posio propiciou,

situaes de crise alternativa a propostas coercitivas e impositivas.

O Brasil est ciente de que a contrapartida de uma poltica

externa independente uma poltica de defesa robusta, em que a dissuaso e a cooperao se completam e mutuamente se reforam.
sua projeo no Cenrio lnternacional e busca maior insero nos processos e foros de tomada de decises. Nesse sentido, forja parcerias estratgicas para alargar o leque de opes de cooperao na rea da defesa e as oportunidades de interao, com parceiros em diferentes estgios de desenvolvimento.

O Brasil procura fortalecer

O fortalecimento dos vnculos com a CPLP parte desse processo.Tambm o so o adensamento das relaes com a Africa como um todo.

Anlises da conjuntura estratgica deste sculo indicam cenrio em que o Brasil ter papel sempre mais relevante, com desafios e responsabilidades acrescidas. Nesse contexto, o Brasil empenha-se pela consolidao de mecanismos de governana internacional mais representativos do mundo contemPorneo.

Nos foros internacionais pertinentes, priorizada a articulao entre o Ministrio das Relaes Exteriores e o Ministrio da Defesa. lsso fortalece a capacidade de promover os interesses brasileiros e de buscarmos nos antecipar s transformaes mundiais.

t1

O Brasil posiciona-se num cenrio internacional marcado por crises e por vulnerabilidades. Observa-se que a comunidade internacional tem crescentes dificuldades para tratar do incremento dos conflitos regionais, o que se verifica em recorrentes impasses do Conselho de Segurana.
Esses conflitos, com a tragdia da perda de vidas humanas e enormes preju-

zos materiais para os pases envolvidos comprovam o imperativo da reforma do Conselho de Segurana. uma constante na poltica exterior do Brasil o empenh para que sejam cumpridas as resolues aprovadas pelas Naes Unidas.As aes decorrentes devem refletir elmente as resolues.

o Brasil lanou e defende o conceito da "responsabilidade ao proteger", como complemento necessrio "responsabilidade de
nesse esprito que

proteger".
Como afirmou o Ministro das Relaes ExterioresAntonio Patriota,em artigo publicado no jornal brasileiro"o Estado de So Paulo",em 20 de Fevereiro ltimo, na sequncia de sua participao no debate ministerial sobre o tema no Conselho de Segurana, em l2 de Fevereiro: "A proteo de civis desarmados em situao de conflito um desafio de ordem moral e diplomtica".

lnocentes mortos, feridos ou desabrigados no podem ser tratados como meros "efeitos colaterais". A questo exige que a comunidade internacional assuma sua responsabilidade coletiva."
Para

o Brasil, quando a interveno militar autorizada pelo Conselho de

Segurana e considerada em seu potencial benfca, a responsabilidade de proteger deve estar acompanhada da responsabilidade ao protegeq ancorada no respeito ao Direito lnternacional dos Direitos Humanos e no Direito lnternacional Humanitrio, inclusive no contexto do combate contra o terrorismo.

Permitam-me agora mencionar brevemente duas reunies internacionais, uma com foco noAtlntico Sul e outra nas relaesAmrica do Sul e frica, e aludir s relaes com o continente, para ilustrar a dimenso africana da poltica exterior brasileira.

A primeira a

realizao da Vll Reunio Ministerial da Zona de Paz e Cooperao do Atlntico Sul, conhecida como ZOPACAS, celebrada em Montevidu em l5 de Janeiro deste ano.A ZOPACAS congraa os pases ribeirinhos do Sul do Atlntico em torno do princpio dos usos pacfcos dos oceanos.

1Z

Guin-Bissau e So Tom e prncipe.

o Brasil foi convicto promotor da ZOpACAS, estabelecida h quase 30 anos como espao de dilogo, cooperao e paz,livre de armas de destruio em massa. Da GPLB so seus membros, arm do Brasir,Angora, caboverde,

outro foro que desejo mencionar a cimeiraAmrica do Sul / frica, cuja terceira edio acaba de celebrar-se em 22 de Fevereiro findo, em Malabo.
AASA, como conhecida a cimeira,traduz o compromisso do aprofundamento das relaes da Regio Sul-Americana com o continente africano, ao qual nos ligamos por laos histricos, culturais e de sangue. o lanamento daASA tambm foi impulsionada decididamente pero Bril.

tcnica para africa, beneficiando 40 pases do continente. Essa .oop"ruio Sul-Sul norteada pela solidariedade e pela ausncia de condicionalidades no continente. Em Braslia, h hoje 34 embaixadas africanas, nmero que tem crescido a cada ano. concluo com a reafrmao de que a cplp conforma espao privilegiado para o adensamento das relaes entre seus membros no domnio da defesa.Apresenta notvel convergncia de propsitos e ca_ pacidade de dilogo franco e construtivo.

No plano bilateral, a relao do Brasil com a Africa reflete uma poltica de longo prazo. o Brasil direciona metade de seu oramento de cooperao

suaso e da defesa de nosso patrimnio humano e materiai.

optamos pela soluo pacca de controvrsias para superar diferendos. Mas cultivamos a paz tambm ao no descurarmos da capacidade de dis-

Espero que estas consideraes gerais possam contribuir para a bem_vinda reflexo crtica do cA, a que ora se dedica o centro, com vistas a impul_ sionar suas atividades e a revitalizar seu papel na CpLp

MUITO OBRIGADA

tr3

INTERVENAO DO EMBAIXADOR DE PORTUGAL EM MAPUTO MARIO GODINHO DE MATOS


Ex.mo Senhorvice-Ministro de Defesa Nacional de Moambique Caros Colegas, entre os quais quero destacar a Presena do Representnte da EU,

llustres Convidados autoridades civis e militares


Praticamente no final da minha misso em Moambique, aPraz-me ter aceite o convite do Director do CAE/CPLB Dr. Francisco Azevedo para que, interviesse neste seminrio do CAE/CPLB o primeiro, creio, com o formato que aqui se apresenta e com a diversidade de intervenes assinaladas' Tntarei abordar um dos asPectos da poltica externa e de defesa de Portuque a gal, decorrente do actual Programa do 19" Governo Constitucional u"rtunt" da relao de Portugal com o mundo da lusofonia.
Esta opo lusfona releva igualmente do impacto e do valor acrescentado poltique o facto de pertencermos hoie a um esPao comum de carcter co - diplomtico e internacionalmente reconhecido, a CPLB e que ainda no se tem seu pequeno ciclo de existncia e apesar de todas as vicissitudes,

afirmado como um esPao estratgico e economicamente relevante'

Por isso tem a CPLP para Portugal um especial significado' Ela funda-se no nosso patrimnio comum, na afinidade Iingustica e cultural'A Comunidade tem tambm razes sentimentais que assentam nos laos de sangue e na Voz dos nossos poetas maiores, como Fernando Pessoa que assumiu a lngua "da minha lngua como a sua propria ptria, ou Verglio Ferreira ao afirmar da v-se o mar'i. Lngua Portuguesa e mar, eis duas das vertentes principais
CPLP.

com base nesse patrimnio comum Portugal tem Procurado investir, ainda que no actual contexto das difceis restries oramentais resultantes da grave crise fnanceira que enfrenta e tem procurado manter o investimento um na consolidao e aprofundamento das relaes comerciais e de todo a que visam, conjunto de servios e instrumentos econmicos fnanceiros mdio prazo,de um esPao econmico lusfono'
E

l4

lngua global de diplomacia, de negcios e de cultura, a lngua portuguesa instrumento fundamental para cada um dos nossos parceiros na CPLB tanto no quadro regional em que se inserem como no mbito das organizaes internacionais globais.Tem sido por isso prioridade de portugal reforar as relaes bilaterais e multilaterais no espao lusfono e a partir do conjunto dos Estados Membros atingir positivamente os pases vizinhos

como

tornando-os parte de uma estratgia global de desenvolvimento, de paz


de democracia.

Torna-se por isso importante, da parte de Portugal, melhorar a eficcia da ajuda externa ao desenvolvimento e promover uma poltica de cooperao multidisciplinar que inclui no s o desenvolvimento empresarial integrado, mas encora.ie o envolvimento dos diferentes sectores da sociedade civil e dos centros de deciso dos nossos pases.

Gostaria de destacar 4 perguntas que me parecem essenciais:

a)

Portugal defende que a CPLP fale a uma s voz e actue coordenamente nos foros internacionais de modo a reforar a presena da comunidade quer atravs da nomeao de candidatos oriundos hoje a um espao comum de carcter polcico - diplomtico e internacionalmente reconhecido, a CPLB e que ainda no seu pequeno ciclo de existncia e apesar de todas as vicissitudes, se tem afrmado como um espao estratgico e economicamente relevante dos Estados Membros para lugares de destaque e deciso naqueles espaos globais quer no sentido de reforar as pontes de dialogo e contacto para dirimir crises quer no seio da comunidade quer a nvel internacional.

b) Por outro

lado, no que respeita defesa e segurana, ao destacar o carcter estratgico, a importncia e prioridade das questes do mar, Portugal defende que dever realar um dos mais apetecidos e cobiados espaos e que o mar da CPLB o qual abarca cerca de 7.500.000 de km2 e constirui um elo de ligao vital e uma complexa teia de comunicaes escala mundial.Todos os nossos pases tm fronteiras com o mar e urge defend-lo como um preciosos elemento de riqueza para todos. no quadro e no espao da CPLP e com especial incidncia nos PALOPt, Portugal tem procurado aprofundar o mecanismo
assim que,

c)

15

da cooperao tcnica militar valorizando, mesmo com acrescidas diculdades financeiras,todos os projectos de cooperao militar em curso.

Creio estarem criadas as condies para a participao activa de portugal, ao lado dos restantes parceiros da CPLB em misses de interveno humanitria e de manuteno de paz, aproveitando o capital de experincia acumulada atravs dos exerccios FELINO e que poder contribuir para a criao de uma quadro de Foras em estado de prontido perante os dois
cenrios de intervenes acima enunciados. Em concluso, convico de Portugal ser urgente em activar aces que reforcem a coeso de grupo no quadro da CPLP Neste sentido, contando j a arquitectura de defesa e segurana da Comunidade com mecanismos visveis e actuantes, parece-me importante chamar a ateno para este Centro de Anlise Estratgica e para a misso e objectivos que presidiram sua criao em 2001 . Na verdade, foi a necessidade de acompanhar os desenvolvimentos na rea da segurana e defesa bem como reflectir sobre as mudanas verificadas no contexto das diferentes envolventes internacionais e com directa incidncia sobre o espao da CPLP que ditou a criao, pelos Ministros da Defesa, do Centro deAnlise Estratgica.
Ultrapassada j uma dcada creio estarmos todos cientes da necessidade de

dotar o CAE dos mecanismos e meios que contribuam para a concretizao desses objectivos e faam deste rgo um verdadeiro "think tank" da comunidade no domnio da reflexo estratgica em termos de segurana e defesa e que se valorize e articule com a componente poltico - diplomtica o conjunto de aces a empreender e para que sejam gerados contributos paraa tomada de decises ao mais alto nvel dos Estados Membros.

A organizao deste seminrio

parece, na minha ptica, ter correspondido ao desejo de todos ns, de marcar o ponto de partida para uma dinmica legitimamente expectvel e pela qual h muito aguardvamos.

Lembro, a propsito, as palavras proferidas pelo Senhor Ministro da Defesa de Moambique quando, por ocasio da tomada de posse do novo Diretor do cAE, em l2 de outubro ltimo, reiterou a expectativa do cAE ser galvanizado para outros patamares e entre outros "tornar-se num espao de investigao acadmica, poltica, econmica, cultural e militarmente estratgico, onde os desafios da actualidade sero analisados e processada a

16

informao para sustentao da paz e democracia nos nossos pases e no mundo em geral".

votos para que este evento seja efectivamente o primeiro dos muitos que todos esperamos que venham a ter lugar.
Fao

Muito obrigado

l7

Do r " sEMtNRto Polrtco-olpl-omrlco


DO PRESIDENTE DO CONSELHO CONSULTIVO DO CAE/CPLB TENENTE.GENERAL JOO JOS DA SILVA
com a maior satisfao que nas vestes de Presidente do Conselho Consultivo do CAE/CPLP tenho a honra de iuntar a minha voz s brilhantes comunicaes de to ilustres personalidades polticas, militares e diplomatas que integram o Grupo de Embaixadores da cPLP sedeados em Maputo.

TNTERVENO DE ENCERRAMENTO

Assim, aproveito a ocasio para saudarVossas Excelncias, senhores Membros do Governo e os dignssimos embaixadores, Por terem aceite o convite formulado pelo Director do CAE/CPLB pois aVossa Presena engrandece esse frum e o confere maior maior significado e importncia, traduzidos nas abordagens apresentadas em torno em torno das polticas externas e de Defesa e Segurana dos respectivos Estados.

Como devem perceber muito difcil a minha tarefa. Apresentar uma relfexo em torno de matrias to bem conseguidas Por persoamalidades com voz aUtorizada, Como O fizeram OS meus anteessoreS.VamoS, por isSo, ater-nos a uma reflexo sobre as estratgias das polticas de defesa e Segurana, de modo genrico, uma vez que de modo especfico dos Estados Membros, os dignssimos embaixadores i o fizeram e de modo bastante exaustivo.

Excelentssimos Senhores Delegados a este l" Seminrio do CAE/CPLP


Minhas senhoras e meus senhores,

O Centro deAnlise Estratgica da Comunidade de Pases de Lngua Portuguesa foi institudo pelaV" Reunio de Ministros da Defesa Nacional da CPLB em Lisboa, aos 28 de Maio de 2002, Para a realizao de pesquisas, estudos

e consciencializao colectiva, em matrias de interesse comum' no domnio da Defesa.

18

Ao longo de aproximadamente I I anos de sua existncia o Estatuto do


CAE, resultado das experincias dos Estados membros,foi sendo alvo de revises na perspectiva de reforar-se, cada vez mais, o seu carcter de orgo de reflexo estratgica da Comunidade.

A reflexo estratgica da Comunidade

deve ser exercida de modo prospectivo, por forma a actuar como um factor de preveno e inibidor das ameaas e riscos, sempre presentes nas nossas sociedades, cada vez mais vulnerveis. Deve actuar como um sistema de alerta paraa aco governativa, despertando os executivos da nossa comunidade para possveis aces de desestabilizao que podem e devem ser acauteladas, accionando os mecanismos de

gesto e de resoluo de conflitos previstos nos ordenamentos dos estados democrticos de direito, com a observncia dos valores universalmente aceites, tais como a boa governao, respeito dos direitos fundamentais dos cidados e uma cadavez mais justa distribuio da renda nacional.

A conjuntura actual caracterizada pelo surgimento de novos actores, muitas vezes pouco claros e fora da relao entre os Estados, faz com que tenhamos de fazer frente s novas ameaas e riscos que, por vezes, fogem ou escapam-se dos limites fronteirios e dos servios de informaes estaduais.
Esta situao remete-nos para a necessidade de adoptarmos, um conceito estratgico mais transversal, que possa incorporar no apenas as ameaas e riscos militares mas tambm as no militares, com as quais os nossos Estados vo demonstrando mais dificuldades em conviver com as mesmas.

tornar as aces do Centro de Anlise Estratgica da nossa comunidade mais extensivas a outros sectores, tais como a diplomacia, os servios de informaes pblicas e estratgicas dos Estados, as
Para tal, precisamos

universidades pblicas e privadas e os estabelecimentos de ensino militar.

Neste domnio temos de reconhecer que alguns Estados da nossa comunidade esto mais avanados, pelo que na interaco que vamos mantendo devemos aproveitar a experincia dos mesmos na abordagem de assuntos que nos so ou no comuns. Devemos aproveitar a experincia dos PALOP's nas organizaes regionais e na Unio Africana, tal como devemos faz-lo com Portugal na Unio Europeia, Brasil no MERCOSUL, sem deixar de parte a experincia de Timor-Leste, na relao que mantm com os pases da sua regio. Somos um s corpo na adversidade e essa adversidade que nos torna uma Comunidade forte no contexto das organizaes internacionais.

19

Excelncias, Minhas senhoras e meus senhores,


Pelo contedo das intervenes que aqui escutamos podemos concluir que os Estados da nossa Comunidade so instituies cujo ordenamento est alicerado nos princpios do Estado Democrtico de Direito e nos postulados das convenes internacionais.A poltica externa e de Defesa e segurana est em conformidade com as convenes internacionais e outras das organizaes continentais, regionais e sub-regionais. Este outro factor que faz com que, de modo estratgico possamos marcar presena nos mais diversos fruns internacionais com posies concertadas e em defesa dos interesses dos milhes de cidados falantes da lngua portu8uesa.

Terminamos, com a firme convico de que, ao nvel do Centro de Anlise Estratgica da CPLB as estratgias polticas de Defesa e Segurana devem prosseguir a materializao e a manuteno dos objectivos e dos fundamentos da Defesa e Segurana da Comunidade, primando pela observncia dos postulados das constituies nacionais, das leis e dos instrumentos regionais, continentais e intercontinentais de que os Estados Membros faam parte.

Outrossim, devemos contribuir para a garantia da salvaguarda das independncias, soberanias e integridade territorial dos Estados Membros contra quaisquer ameaas e riscos, bem como a promoo e realzao da cooperao para o desenvolvimento da Comunidade e a contribuio para
a paz e a segurana internacional.

Muito obrigado

zo

You might also like