You are on page 1of 29

1

Universidade Estadual de Maring Centro de Cincias da Sade Departamento de Educao Fsica

ESCALADA

MARING 2010

Universidade Estadual de Maring Centro de Cincias da Sade Departamento de Educao Fsica

ESCALADA

O grupo GEL iniciou suas atividades no ano de 2000, iniciativa do recm chegado Prof. Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel, que possui graduao de bacharelado em Educao Fsica pela Universidade Federal de Viosa (1996), mestrado e doutorado em Educao Fsica pela Universidade Estadual de Campinas (1999/2006). Inicialmente um grupo de vivncia de esportes de aventura, que com o passar do tempo foi tomando maiores propores, participando de eventos cientficos, competies e realizando pesquisas na rea. Em sua histria o grupo j realizou mais de 10 acampamentos, 03 pesquisas em rede, 25 apresentaes de trabalhos em Congressos nacionais e internacionais, publicao de 08 artigos, 8 bolsistas de iniciao cientfica pelo CNPq e tambm conquistou recursos para pesquisas e projetos de extenso. O GEL registrado no CNPq e possui parcerias com outros dois grupos: o Laboratrio do Ldico e o Grupo de Pesquisa em Corpo, Cultura e Ludicidade. No ano de 2007 o grupo teve a oportunidade de oferecer um curso de pra-quedismo aos seus integrantes, esteve presente na etapa de Maring do campeonato brasileiro de longboard, alm dos tradicionais acampamentos, sendo assim este ano pde ser considerado um marco na histria do grupo. A partir de 2008 o grupo conquistou uma estrutura ainda mais concreta, participando de Cursos de Monitoria em Ambiente Vertical. Esta estrutura consolidou-se no ano de 2009 com a aquisio da parede de escalada artificial, atendimento de grupos na parede, organizao da Mostra de Skate Downhill da UEM, participao nos principais congressos da rea com apresentao de 7 trabalhos nestes.

MARING 2010

3 SUMRIO 1. Histrico da Escalada.......................................................................... 2. Tipos de Escalada................................................................................ 4 5

3. Materiais................................................................................................ 5 4. Segurana............................................................................................. 4.1. 4.2. 4.3. Freios........................................................................................ O Princpio da Mo de Freio................................................... Tipos de Freio.......................................................................... 7 7 10 10 15 15 16 17 17 18 19

5. Tcnicas............................................................................................... 5.1. 5.2. 5.3. 5.4. Uso das mos e tcnicas de pegada..................................... Uso dos ps na escalada esportiva....................................... Posicionamentos estticos na escalada esportiva.............. Movimentos dinmicos na escalada esportiva....................

6. Ns....................................................................................................... 7. Noes Bsicas de Primeiros Socorros...........................................

4 1. HISTRICO DA ESCALADA

A histria da escalada esportiva comeou em um rigoroso inverno ucraniano. Foi nos anos 70 que um ucraniano teve a idia de durante a fase mais fria do ano pendurar pedras em sua parede para que pudesse treinar. A idia foi to boa que logo todos os outros escaladores locais copiaram a idia. Surgia a a escalada esportiva. Em 1985, na Itlia, foi realizado o primeiro campeonato mundial. Que teve como obstculo uma parede natural. Em 1987, pela primeira vez um campeonato foi realizado em uma parede artificial. A copa do mundo de Escalada Esportiva foi criada em 1990. E, dois anos mais tarde, na Olimpada de Barcelona, finalmente veio a consagrao do esporte, quando foi praticado como demonstrao. No Brasil o esporte comeou a ser praticado no final da dcada de 80. O grande divisor de guas no pas foi a realizao, em 1989, do I Campeonato Sul Americano de escalada Esportiva, em Curitiba. A partir da novos atletas e patrocinadores passaram a apoiar e a praticar o esporte. Ao contrrio dos tempos em que a escalada indoor era apenas um "quebra galho" nos meses de frio europeu, a Escalada Indoor hoje uma ferramenta importante e complementar escalada em rocha mundo afora. Mesmo em pases tropicais como o Brasil, a escalada indoor passou a ser muito utilizada como ferramenta de treino, fitness, lazer, anti-stress, entre outros.

2. TIPOS DE ESCALADA

2.1 Tope Rope - Nas vias em top rope, como o prprio nome diz, a corda vem de cima deixando a escalada muito mais segura. A medida que o primeiro escala, seu parceiro faz a segurana, mantendo a corda sempre sem folga, para que numa eventual queda, ele desa o escalador com segurana ao cho. Esta forma de escalada a mais segura, a mais praticada na academia e ideal para os iniciantes. 2.2 Vias Guiadas - As vias guiadas do maior flexibilidade de uso das paredes, permitindo no s escalar vias mais longas, como tambm paredes mais negativas e tetos. Neste sistema ao contrrio do Top Rope, o segurador no recolhe corda, mas sim libera a corda conforme o escalador progride na parede. Com alguma margem para pequenas quedas e pndulos, esse sistema deve ser utilizado somente por escaladores experientes e com boa habilidade no uso dos equipamentos. 2.3 Boulder - O Boulder praticado em paredes baixas e sem o uso dos equipamentos de proteo, como corda e cadeirinha. No entanto so colocados colches de segurana e o auxlio de um companheiro para o que chamamos de "segurana de corpo". O boulder caracteriza-se por lances curtos de difcil movimentao. No ginsio voc encontrar tambm grandes "travessias", ou seja, boulderes de movimentao lateral com 35 a 50 movimentos, que podem ser utilizados para aquecimento e treinamento.

5 3. MATERIAIS 3.1 Cordas - Equipamento bsico de segurana do montanhista. Serve para unir o escalador na rocha, protegendo-o no caso de uma queda. Alm da funo de segurana, pode servir como sustentao em escaladas artificiais. As cordas modernas so construdas em diferentes dimetros - de 8 a 11 mm - com fibras de materiais sintticos como nilon e perlon. De acordo com as caractersticas de elasticidade, so classificadas em cordas dinmicas ou estticas. Em escaladas, normalmente so utilizadas as cordas dinmicas, apropriadas para absorver a acelerao durante uma queda. As cordas estticas so mais apropriadas para rapel.

3.2 Freios - Peas metlicas de diferentes tipos, como: oito - magnone - ATC Stop, Grigri. Funo: controlar a descida do escalador na corda, ao final de uma escalada utilizando tcnicas verticais. Seu funcionamento est baseado no atrito da corda com o equipamento, preso na cadeirinha (este assunto ser tratado mais profundamente no captulo 4 - Segurana). 3.3 Mosqueto - Pea metlica em formato de elo com uma parte mvel (lingeta) que se fecha com a ao de uma mola interna. So construdos com ligas de alumnio ou ao e suportam tenses que variam de 20 a 30 kn (quilonewtons) em mdia. Existem mosquetes sem trava e com trava, que impedem uma abertura acidental. So fabricados em vrios formatos, cada um com uma aplicao especfica.

3.4 Fitas - So tiras de material sinttico unidas de forma a formar um anel, de grande resistncia. As fitas so cortadas em diferentes tamanhos, de acordo com sua finalidade. Quando presa na cadeirinha, com a finalidade de segurana, recebe o nome de cabo solteira. Se utilizada em conjunto com dois mosquetes, recebe o nome de costura. Pode ser utilizada ainda na ancoragem em locais onde as cordas poderiam ser danificadas, como em bicos de pedras.

3.5 Baudrier (Cadeirinha) - Serve basicamente para sustentar o atleta durante a escalada. Sua funo unir o escalador com a corda, proporcionando conforto e segurana. Deve ser confortvel a ponto de no impedir a liberdade de movimentos. A cadeirinha ir distribuir a fora de choque pelo corpo em caso de queda do escalador. Existem cadeirinhas projetadas para espeleologia e outras para escalada, devendo-se procurar o modelo adequado para cada atividade.

3.6 Capacete - Equipamento de uso obrigatrio, porm pouco utilizado pelos montanhistas. Sua funo bsica proteger de pedras soltas que podem cair acidentalmente na cabea do escalador. Outra funo proteger no caso de escorreges.

3.7 Sapatilhas - A sapatilha oferece maior sensibilidade aos ps e feita de uma borracha especial, que adere com maior facilidade s pedras.

3.8 Magnsio - O carbonato de magnsio um p branco, levado num saquinho preso na cintura do escalador. O magnsio utilizado para absorver o suor nas mos, mantendo-as secas e consequentemente mais aderentes.

4. SEGURANA

Escalada um esporte de risco. Este risco deve ser reduzido pelas tcnicas de segurana que incluem: equipamentos: baudrier, mosquetes, freios, corda, fitas, costuras, ancoragens, .. conhecimento: de princpios fsicos (fator de queda etc.); do equipamento e da utilizao adequada; dos riscos e como evit-los; comportamento: ateno a possveis riscos; ateno aos movimentos do companheiro; respeito a outros escaladores ao redor; comandos padronizados; reflexo; auto-crtica

o conjunto destes fatores que pode proporcionar segurana.

4.1 Freios

Pesquisas sobre acidentes no montanhismo esto mudando de foco. Antigamente, a preocupao girava em torno do material. Como este ficou muito resistente, a maioria dos acidentes hoje causada pelos erros humanos. E nos restou a tarefa mais difcil:

8 elaborar prticas seguras e educ-las sem poder recorrer a testes padronizados de laboratrio. Nesta linha, a Federao Alpina Alem (DAV) e o ginsio Gaswerk em Zurique fizeram pesquisas sobre o jeito como os escaladores do segurana. Os resultados assustadores apontam que 50% cometem erros. Pior ainda: 50% dos iniciantes e tambm 50% dos experientes! Dois fatos surpreenderam em especial: Cada pessoa d segurana sempre do mesmo jeito ou sempre certo ou sempre errado: o ser humano um animal de hbitos! O manuseio correto previne acidentes, mesmo havendo falta de ateno. Para reduzir estes erros, as Federaes Alpinas da Alemanha, Suia e ustria adotaram o mtodo "Lgica do Trip" que ser apresentado em seguida. Este mtodo, alm do lado tcnico, tem um lado social, exigindo do escalador uma atitude aberta: Revisar seus hbitos Aceitar sugestes e crticas de outros Avaliar os hbitos dos outros e tomar coragem de criticar

4.1.2. Funo Freios so mecanismos que permitem evitar quedas fatais. Eles so utilizados enquanto o escalador (guia/ participante) est escalando. Ele precisa estar preso corda para evitar quedas fatais, mas o tamanho da corda precisa ser ajustado enquanto ele se movimenta. O freio que o segurador colocou na corda, permite dar corda enquanto o escalador est se afastando, recolher corda, enquanto ele est se aproximando e travar a corda durante uma queda ou para repouso do escalador. O outro caso para utilizar um freio o rappel. O freio permite controlar a velocidade da descida na corda.

4.1.3

Classificao de freios

Os freios so diferenciados em duas classes: freios estticos e freios dinmicos.

4.1.3.1 Freios estticos A inteno de freios estticos que eles bloqueiem a corda imediatamente por um mecanismo automtico ou semi-automtico (Ex. Gri-gri). As vantagens so: A frenagem independe da fora da mo do segurador. A altura da queda minimizada com o bloqueio imediato. O escalador corre menos risco de bater no cho. As desvantagens destes freios provm do fato que eles bloqueiam a corda completamente. Com isso, o tranco no caso de queda do guia pode ser muito alto. Este tranco resulta nas seguintes conseqncias: O choque no escalador pode ser fatal, superando as foras que o corpo dele pode suportar. O tranco puxa o segurador para cima, podendo machuc-lo.

4.1.3.2. Freios dinmicos A caracterstica de freios dinmicos que eles tm uma fora mxima de frenagem que limita o tranco. Enquanto a fora da queda estiver acima da fora mxima de frenagem, a corda corre pelo freio. Exemplos: plaqueta, ATC, Oito, N UIAA. Freios dinmicos trazem as seguintes vantagens: O escalador sofre uma fora limitada, que est entre 1,8 e 3 kN, dependendo do modelo do freio. Esta fora seguramente est abaixo do que o corpo do escalador pode suportar. A cadeia de segurana (corda, grampos, mosquetes, fitas) tambm forada bem menos, diminuindo o risco de quebra. O segurador sofre um impacto menor. No existe vantagem sem desvantagem: A corda que corre pelo freio est correndo tambm pela mo do segurador que pode queimar a mo em quedas altas (usar luvas!) A altura da queda aumentar e com isso, o risco do escalador bater no cho.

10 Em alguns modelos de freios, a fora mxima de frenagem depende da fora da mo do segurador.

4.2. O Princpio da Mo de Freio

Vamos denominar as pontas da corda em relao ao freio: aquela que segue at o escalador ser chamada ponta do escalador. A outra ponta de frenagem. Ao dar segurana, puxamos a ponta do escalador para dar corda. Se segurarmos esta ponta durante uma queda, teremos a mo queimada. Portanto precisamos treinar de soltar esta ponta contra o instinto natural. J segurar a ponta da frenagem essencial para o freio poder funcionar. Soltar esta ponta por uma frao de um segundo pode ser fatal. Este o Princpio da Mo de Freio: nunca solte a ponta de frenagem. E segure com a mo cheia, no apenas com dois dedos porque ser arrancada no caso de queda. Isso vale no somente para os freios dinmicos (n UIAA, Oito, ATC etc.) quanto tambm para os semi-automticos (GriGri, TRE etc.) que sugerem no precisar disto. Mais adiante veremos a razo para cada modelo.

4.2.1 O Mecanismo do Freio Para que o freio funcione, o mecanismo do freio e as limitaes especficas precisam ser respeitados. E estes diferem entre os respectivos tipos: enquanto o n UIAA freia por enforcamento da corda, os outros freios dinmicos funcionam pelo atrito da corda no freio. Para atingir isto, estes exigem que a corda saia do freio para o lado oposto de onde entra (formando 180). J os freios estticos apresentam um mecanismo mecnico para travar a corda. O Grigri, por exemplo, tem uma mola que evita o travamento sem tranco forte. Qualquer manuseio que diminui este tranco resulta, portanto, em disfuno do freio e em riscos para o escalador. Abaixo falaremos sobre estas caractersticas para cada modelo de freio.

4.3 Os Freios

Em seguida apresentaremos os freios mais comuns com as caractersticas deles. O conhecimento apresentado est sujeito a alteraes - no deixe de verificar estas discusses regularmente em discusses, listas e sites para manter-se atualizado!

11 4.3.1 Plaquetas, ATC, Tube

A antiga plaqueta inovou com o princpio de freiar com o atrito que a corda sofre quando forada por ngulos muito fechados. O conforto de manuseio aumentou com equipamentos como o ATC da Black Diamond. A evoluo mais nova o ATC Guide que ser discutido junto com o Petzl Reverso mais abaixo.

ATC Nesses tipos de freio a corda corre livremente se a mo de freio se soltar. Portanto: Sempre manter a mo de freio bem fechada. Ao mudar a posio da mo (dar corda / recolher corda), segure a ponta de frenagem com a outra mo. Passe a mo cheia, no apenas dois dedos (erro freqente!). Pense no que aconteceria se o escalador casse neste momento: - A corda seria puxada para cima, puxando junto a mo. - Os dois dedos soltariam a ponta de frenagem. O escalador despencaria descontroladamente. - O segurador, pelo susto, tentaria segurar a ponta do escalador. Mas no conseguiria e queimaria a mo. E muito. CORRETO: mo de freio bem fechada e para baixo ERRADO: enquanto a mo de freio est mudando de posio, a outra mo segura a ponta de frenagem com apenas dois dedos

ERRADO: mo de freio acima do freio.

12

Mecanismo do freio Este freio funciona somente quando a corda forada nos ngulos entre freio e mosqueto. Para conseguir isto, a ponta da frenagem precisa entrar na mesma direo da sada da ponta do escalador. Temos as sequintes conseqncias para o manuseio: A mo precisa estar sempre atrs do corpo. imprprio mant-la em cima do freio para facilitar dar corda (erro comum!). No instante da queda no haveria tempo para pux-la para trs. O freio segura somente trancos vindo de cima. Portanto necessrio montar uma costura direcionadora ainda na parada para garantir esta condio. Se isto no for possvel, utilize outro freio (p. ex. N UIAA). Utilize o freio somente no baudrier.

4.3.2 O Oito

O freio chamado "Oito" por causa da sua forma originalmente era um freio para rappel. Ele tambm bastante utilizado para dar segurana na escalada. Sua frenagem causada pelo atrito da corda ao redor do freio.

Oito comum

Oito com braos que evitam que a laada vire para cima e feche uma boca de lobo

Mo de freio Para o Oito valem as mesmas regras que para as plaquetas:

13 Sempre manter a mo de freio bem fechada. Ao mudar a posio da mo (dar corda / recolher corda), segure a ponta de frenagem com a outra mo, isto , nem por um breve momento deixe a ponta de frenagem solta. Passe a mo cheia, no apenas dois dedos (erro freqente!).

Mecanismo do freio A frenagem do Oito depende do contato da corda com o freio: quanto mais voltas, mais atrito. Por isso, a ponta de frenagem precisa entrar no freio na mesma direo que a ponta do escalador sai. Temos as seguintes conseqncias para o manuseio: A mo precisa estar sempre atrs do corpo. imprprio mant-la em cima do freio para facilitar dar corda (erro comum!). No instante da queda repentina no haveria tempo para pux-la para trs. O freio segura somente trancos vindo de cima (considerando que a mo de frenagem aponta para baixo). Portanto necessrio montar uma costura direcionadora ainda na parada para garantir esta condio. Se isto no for possvel, utilize outro freio (p. ex. N UIAA). Alguns escaladores escolheram uma prtica extremamente perigosa para facilitar dar corda: o chamado "Oito rpido", onde a laada no passa por trs do Oito, mas apenas pelo mosqueto (figura). Dessa forma, a fora de frenagem insuficiente com perigos para o escalador e a mo do segurador ( como se estivesse usando uma plaqueta larga demais, em que no h estrangulamento da corda). Um cuidado especial necessrio em relao ao posicionamento do Oito no mosqueto: se o anel menor do aparelho ficar em cima do gatilho, pode quebr-lo e abrir o mosqueto, com conseqncias potencialmente fatais (a trava no impede isto!). Existem duas formas para evitar isto: Fixar o Oito no mosqueto com uma borracha Colocar o mosqueto tanto na cintura quanto na fita das pernas e "esconder" a rosca no lado do corpo.

14

ERRADO: o anel menor quebra e trava...

e abre o mosqueto.

CORRETO: o oito fixado no mosqueto.

4.3.3 Gri-gri

O Gri-gri um freio esttico com funcionamento semi-automtico. Ele muito popular devido versatilidade e aparente facilidade de uso.

Mo de freio O Gri-gri no automtico, como foi vendido nos primeiros anos. O mecanismo freia somente a partir de um certo tranco na corda. Se o escalador deslizar sem gerar este tranco, o freio no funcionar e o escalador pode aterrisar (h relatos de acidentes!). Portanto: sempre uma mo na ponta de frenagem! Mecanismo Na prtica vemos bastante erros comuns dos seguintes tipos: O segurador segura a ponta do escalador (poro da corda antes do freio). Com isso, ele reduz o tranco, desabilita o freio e ainda queima a mo. Solte a ponta do escalador! O freio funciona somente para cordas de 10 a 11mm. O freio deve ser utilizado somente no baudrier ao dar segurana ao guia.

15 5. TCNICAS DE ESCALADA

5.1 Uso das mos e os nomes das pegadas: a)Pegada Fechada Este tipo de pegada uma das mais comuns em escalada, onde as pontas dos dedos ficam quase encostadas na palma da mo. Seu uso muito comum em agarras pequena e regletes.

b)Pegada aberta Essa pegada tambm muito comum na escalda. parecida com a fechada, mas os dedos formam um arco maior. usada na pegada de agarras grandes, lacas e abaulados que tem espao para as pontas dos dedos.

c)Pina uma das pegadas mais odiadas pelo escaladores. Use as pontas dos dedos ou a mo inteira para pinar a agarra. Se aplicam normalmente nas agarras que se projetam da pedra, ou em alguns tipos de fendas.

d)Estendida ou Primata Tambm uma das pegadas malditas. A mo toda forma um arco (principalmente os dedos). Usa-se principalmente em abaulados. A aderncia da mo na rocha fundamental.

e)Invertida Como o nome indica, se usa com a palma da mo voltada para cima, pode ser com as pontas dos dedos ou com a mo inteira (como uma pegada aberta). As agarras so normalmente lacas de cabea para baixo.

f)Monodedo, bidedo e tridedo Pegadas feitas com um (monodedo), dois (bidedo) ou trs dedos (tridedo), usando as falanges. So usadas normalmente em buracos pequenos (os famosos heucos ou pockets americanos) g)Entalamento das mos

O entalamento das mos se d com os dedos, com a mo inteira aberta ou com a mo fechada (de punho). Usa-se tanto em fendas verticais, como em fendas horizontais. A mo colocada dentro da fenda deve ser torcida para gerar foras

16 opostas e garantir a pegada. comum a proteo das mos com esparadrapo, para evitar ferimentos.

5.2 Uso dos ps na escalada esportiva

Dando continuidade na explicao da parte tcnica, veremos o uso dos ps na escalada esportiva. Existem vrias maneiras de usar os ps, vamos ver as mais utilizadas: a)Interno O mais usado na escalada, usa a parte da solado onde se encontra o dedo, na parte interna do p. Usado na maioria das agarras.

b)Externo Usa a parte do solado onde se encontra os dedinhos, na parte externa do p. Usado tambm na maioria das agarras, sendo mais solicitado devido a algum tipo de posicionamento.

c)Bico Como o nome j diz usa-se o bico do solado, bem onde se encontra o dedo. Muito usado em agarras muito pequenas e em buracos.

d)Aderncia Utiliza-se a maior parte do solado possvel da parte anterior do p, de preferncia com o p voltado de frente para a rocha (p chapado), mas h excees. Utilizado em lugares sem agarras ou com abaulados. e)Foot Hook (P em gancho) Muito usado na escalada esportiva, se usa o calcanhar ou a parte superior do p, podendo ser o bico ou o peito do p. Muito usado em sadas de teto, em tetos e arestas.

f)Entalamento de p O entalamento de p se d de bico, de p inteiro longitudinal (usando as laterais do p), e de p inteiro transversal (usando o bico e o calcanhar), e usado normalmente em fendas.

17 5.3 Posicionamentos estticos na escalada esportiva Posicionamentos estticos so sempre movimentos feitos com um dos braos travado (o brao flexionado e imvel). Agora vamos dar nomes aos posicionamentos estticos mais comuns: a)P Alto Como o nome j diz, trata-se do lado interno de um p numa agarra na altura da coxa e praticamente o escalador fica sentado nesse p. O lado do p sempre o oposto do lado do mo. Serve para um melhor equilbrio, para se ganhar altura e ajudar na travada do brao.

b)Flagging (Embandeirar) Esse posicionamento para evitar o efeito porta aberta aquela rodada desagradvel do corpo. O "flagging" se d de duas maneiras, a primeira com o lado interno do p na agarra e com a mo do mesmo lado do p segurando em outra, coloca-se ento o lado externo do outro p apoiado na parede entre a perna que est na agarra e a parede ou somente cruzando por trs da perna que est na agarra. E a segunda com o externo de um p em uma agarra e a mo do lado oposto do p usado em outra agarra, estica-se ento a outra perna apoiando o lado interno do p na parede, chegando-se ao equilbrio.

c)Drop knee (Joelho dobrado) um dos posicionamentos mais tcnicos, possibilita o escalador a alcanar uma agarra bem alta com um dos braos bem travado. Consiste em o lado interno do p em uma agarra, o mesmo lado da mo em outra agarra e o outro p, com o lado externo na agarra e o joelho dobrado para baixo.

5.4 Movimentos dinmicos na escalada esportiva Movimentos dinmicos so aqueles que tm como caracterstica sempre um deslocamento ou um impulso de uma agarra para outra. Vamos ver agora os nomes mais comuns: a)Body tension (Corpo esticado) Este movimento parece com um bote, mas a diferena que neste movimento o p no sai da agarra e seu corpo fica praticamente todo esticado.

b)Bote Nesse movimento o escalador praticamente salta de uma agarra para outra, seu corpo fica todo no ar, podendo estar durante o movimento com uma mo na agarra ou no.

c)"Dyno" ou crucifixo

18 Neste movimento o escalador usa praticamente todo a sua envergadura, um movimento com os braos esticados horizontalmente ou diagonalmente. Nas competies, os escaladores tentam evit-lo ao mximo, pois um movimento que se gasta muita energia.

d)Dead point (ponto morto) um movimento difcil, mas que era uma caracterstica do famoso escalador Wolfgang Gllich. Consiste em se movimentar lentamente para cima para a prxima agarra, somente com os apoios de um p e de uma mo, at perder o equilbrio para trs, mas nesse momento de perda de equilbrio voc domina a agarra. 6. NS Os ns so utilizados para conectar diversos componentes utilizados na arte da escalada. Existem muitas e vlidas, no entanto, os que aqui so explicados so suficientes para resolver qualquer situao. O n reduz uma percentagem da resistncia nominal do cabo, deve ser levado em conta este fato quando submetido carga elevada. Ela chamada de quebra de carga (%) a resistncia nominal que pode resistir a corda uma vez preparado o n. Como regra geralmente tende se a fazer o n da carga maior ruptura com funo igual. Para trabalhar em boas condies e bem distribudas a tenso, o n deve ser bem preparado, com as extremidades paralelas, "bonito", e que o tenha excedente fora (pelo menos dois cm por milmetros de dimetro da corda).

Importantes aspectos dos ns: - Seja simples e fcil de reconhecer. - Adaptao s necessidades. - No se solte. - Desamarre facilmente, mesmo depois de submet-lo a uma grande carga. - Ter uma carga de ruptura elevada.

6.1 Oito e oito duplo Resistncia ruptura: 62%.

19 6.2 Nove

Resistncia ruptura: 83%. o n com maior resistncia ruptura. utilizado em cordas submetidas a altas tenses. Usos: ncora cordas com grande tenso. Semipermanentes

7. NOES BSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS I - A IMPORTNCIA DO APRENDIZADO DE PRIMEIROS SOCORROS Acidentes acontecem e a todo o momento estamos expostos a inmeras situaes de risco que poderiam ser evitadas se, no momento do acidente, a primeira pessoa a ter contato com o paciente soubesse proceder corretamente na aplicao dos primeiros socorros. Muitas vezes esse socorro decisivo para o futuro e a sobrevivncia da vtima. II - OS PRINCPIOS BSICOS DO ATENDIMENTO DE EMERGNCIA Baseia-se nos trs ERRES: RAPIDEZ NO ATENDIMENTO RECONHECIMENTO DAS LESES REPARAO DAS LESES III - RECOMENDAES AOS SOCORRISTAS - PROCURE SEMPRE CONHECER A HISTRIA DO ACIDENTE

20 - PEA OU MANDE PEDIR UM RESGATE ESPECIALIZADO ENQUANTO VOC REALIZA OS PROCEDIMENTOS BSICOS - SINALIZE E ISOLE O LOCAL DO ACIDENTE - DURANTE O ATENDIMENTO UTILIZE, DE PREFERNCIA, LUVAS. IV - O SUPORTE BSICO DA VIDA A - O CONTROLE DAS VIAS AREAS B - O CONTROLE DA VENTILAO C - A RESTAURAO DA CIRCULAO Em algumas situaes as vias areas podem ficar obstrudas por sangue, vmitos, corpos estranhos (pedaos de dente, prteses dentrias, terra) ou pela queda da lngua para trs, como acontece nos casos de convulses e inconscincia. Em crianas sos comuns obstrues por balas, moedas, etc.

A - O Controle das Vias Areas

Desobstruir as vias areas, removendo corpos estranhos Coloque a pessoa deitada de lado, com a cabea e o pescoo no mesmo plano do corpo da vtima e, com o dedo polegar abra a boca, tracionando o queixo. Ao mesmo tempo, introduza o dedo indicador na boca do paciente, retirando, com rapidez, o material que esteja obstruindo. Obs.: Para a desobstruo das vias areas em crianas muito pequenas: Pendure-a de cabea para baixo e bata com as mos espalmadas nas costas entre as escpulas. Obs.: Para a desobstruo de crianas maiores: Deite-a sobre os seus joelhos, com o tronco e a cabea pendentes e bata com as mos espalmadas entre as escpulas . Facilitar a entrada de ar nos pulmes. Aps a desobstruo das vias areas, centralize a cabea da vtima e incline a cabea para trs, fazendo trao na mandbula com uma das mos e segurando a testa com a outra mo.

21 B - O Controle da Ventilao empregado para restabelecer a respirao natural, caso esta tenha cessado (parada respiratria) ou em caso de asfixia. O sinal indicativo da parada respiratria a paralisao dos movimentos do diafragma (msculo que realiza os movimentos do trax e abdome). Os sinais mais comuns de asfixia so: - Respirao rpida e ofegante ou ruidosa; - Dedos e lbios azulados; - Alteraes do nvel de conscincia; - Agitao; - Convulses. Para o pronto restabelecimento da respirao natural devemos iniciar rapidamente a respirao boca-a-boca ou boca nariz.

Respirao Boca-a-Boca Antes de aplicar a respirao boca-a-boca verifique se h obstruo das vias areas e proceda desobstruo e aplique as manobras para facilitar a ventilao. Com a cabea da vtima posicionada corretamente: 1. 2. 3. 4. Aperte as narinas do socorrido de modo a impedir a sada do ar ; Inspire profundamente ; Coloque sua boca sobre a boca do socorrido; Sopre dentro da boca do socorrido no deixando escapar o ar, e, ao mesmo tempo; 5. Afaste-se e inspire novamente; 6. Repita a operao. Obs.: - Em caso de parada respiratria em crianas pequenas, coloque a boca sobre o nariz e a boca do socorrido. C - A Restaurao da Circulao Em algumas situaes voc poder se deparar com casos em que o corao da vtima deixou de pulsar, porm, com possibilidade de restabelecimento, como por exemplo, nos casos de: - Choques eltricos; - Asfixia; - Afogamento; - Infarto do miocrdio; - Arritmias cardacas. Nesses casos, a forma mais correta de se diagnosticar a parada cardaca ser a VERIFICAO DO PULSO DA ARTRIA CARTIDA, colocando-se as duas polpas digitais (do segundo e terceiro dedos) sob o ngulo da mandbula com o pescoo. No havendo pulso d incio s manobras de ressuscitao crdio-pulmonar.

22

Massagem Cardaca Por Compresso Externa do Trax - O socorrido dever estar deitado de costas sobre uma superfcie lisa, plana e num nvel bem abaixo do seu; - Proceda a todas as manobras de desobstruo das vias areas e ventilao adequadas; - Localize o osso esterno que fica no meio do trax; - Coloque uma das mos espalmadas sobre a metade inferior desse osso; - Coloque a palma da outra mo sobre o dorso da mo espalmada; - Entrelace os dedos das duas mos, puxando-os para trs; - Conserve seus braos esticados; - Comprima o trax do socorrido, aplicando a fora de seu peso.

Obs.: Caso o socorrido seja criana recm nascida, comprima o trax com apenas um dedo (polegar). Utilize apenas a fora deste dedo para comprimir o trax. Se criana maior, utilize dois dedos para a compresso. Procedimento das manobras de ressuscitao crdio-pulmonar: Se houver um ou mais socorrista: -30 massagens para 02 ventilaes Quando poderemos interromper as manobras? S devemos interromper as manobras aps a chegada do socorro especializado ou no caso extremo de cansao do socorrista (estando s ). Se houver outros socorristas deve-se variar o responsvel pela massagem para que possa durar ate a emergncia chegar. V - FRATURAS

Fratura a quebra de um osso. Pode ser completa (quando separa partes sseas) ou incompleta (fissura). Classificao de fraturas: - Fechadas: quando no h soluo de continuidade entre a pele e o osso fraturado. - Abertas: quando existe um ferimento no local da fratura, porm o osso no se expe. - Expostas: quando existe uma abertura na pele, por onde se expe parte do osso fraturado.

23 Como diagnosticar uma fratura: A inchao a deformidade e a dor so os sintomas mais comuns. Para melhor avaliao estimule o socorrido a mobilizar o membro afetado. Perda de sangue em fraturas As vtimas que apresentarem sinais de fratura do fmur e fraturas mltiplas na bacia devem ser levadas ao hospital imediatamente pois essas fraturas costumam sangrar muito. Ao sofrer uma fratura do fmur, a vtima poder perder at 1,5 litros de sangue. J se apresentar fraturas mltiplas da bacia este mesmo paciente poder perder at 3 litros de sangue. Como prestar socorro - Imobilize o local de modo a impedir que o osso fraturado se mexa e danifique as partes moles. A imobilizao costuma reduzir a dor; - No tente de forma alguma colocar o osso no lugar. Se houver ferimento na pele, lave com gua e sabo e coloque uma compressa de gaze cobrindo a regio afetada, antes de imobilizar. VI - TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR OU TRAUMATISMO DA COLUNA (ESPINHA) A leso (traumatismo) da coluna vertebral tem que ser presumida em TODOS os casos de trauma. As quedas de altura, durante um mergulho, aps acidentes de carro ou atropelamentos podem levar ao traumatismo da coluna vertebral. Diagnstico Presumido Se o acidentado estiver lcido, questione se est sentindo os membros. Solicite que movimente as pernas e os braos. No traumatismo da coluna costuma haver perda da sensibilidade e do tato e a perda da mobilidade dos membros. O acidentado deve ser colocado em uma superfcie lisa e plana, com a cabea centrada e os membros alinhados paralelamente ao corpo. No tente levantar ou remover o acidentado. Chame o socorro especializado, pois o transporte errado do paciente poder causar danos irreversveis para o mesmo.

VII - TRANSPORTE DE ACIDENTADOS O transporte da vtima de extrema importncia e pode ser decisivo para a sua sobrevivncia. Antes de transport-la verifique SEMPRE: - Se est respirando; - Se h hemorragia; - Se h fraturas;

24 - Se existe traumatismo da coluna. Para a mobilizao simultaneamente: do acidentado so necessrias trs pessoas agindo

- A primeira segura com firmeza a cabea e o pescoo da vtima, para evitar que dobre o pescoo; - A segunda apia a regio da bacia; - A terceira segura pelos ps, evitando dobrar as pernas da vtima; - Com um movimento simultneo e sincronizado retiram a vtima do cho e a colocam em uma superfcie plana e firme, imobilizando o pescoo, os braos e as pernas, antes do transporte. . VIII - CONVULSO EPILPTICA

O que uma convulso? A convulso uma descarga eltrica anormal que acontece no crebro. considerada uma doena neurolgica crnica (epilepsia) porm controlvel com medicamentos. Quais os sintomas? Durante uma crise convulsiva, em geral h uma alterao do estado de conscincia. A pessoa pode ficar com o olhar perdido, ou aparentar estar ouvindo, porm no responder nenhum questionamento. O corpo sofre tremores. Pode haver vmito, urina e defecao, uma vez que h alterao tambm das funes fisiolgicas. Como fazer os primeiros-socorros? Durante uma crise, o mais importante garantir a segurana da pessoa. O ideal coloc-la deitada no cho, afastando mveis e objetos que possam machucar. A cabea deve ser protegida, colocando-se um travesseiro, roupas ou segurando-a. Se a roupa for apertada, afroux-la, e manter o ambiente ventilado. Manter a cabea virada para o lado, para evitar engasgos com saliva ou vmito. No d lquidos at ter a completa certeza de que a conscincia est recobrada. Por mais que voc fique ansioso, querendo ajudar da melhor forma possvel, procure aguardar a chegada do servio de emergncia. Transportar a pessoa de forma inadequada pode trazer mais riscos. Imagine a pessoa se debatendo dentro de um carro comum? Ela pode se machucar batendo a cabea no vidro, por exemplo. importante lev-la a um hospital? Dependendo da gravidade da crise sim, essencial. Mas isso deve ser feito com segurana. Se alm da convulso, houver parada respiratria cardaca, realize os procedimentos de ressucitao cardiopulmonar, se souber, ou ligue novamente para o servio de emergncia e siga as instrues que foram passadas pelo telefone.

25 Durante a crise convulsiva, o doente costuma apresentar fortes abalos musculares e contraes da mandbula, o que pode acarretar ferimentos na cabea e cortes profundos na lngua.

IX - INFARTO DO MIOCRDIO Infarto do miocrdio a necrose (morte) de uma determinada rea do msculo cardaco (do corao) e devido obstruo (entupimento) das artrias que nutrem o corao - as coronrias. A causa mais comum do infarto do miocrdio a aterosclerose, que consiste na formao de placas de gordura obstruindo as artrias coronrias.

Sintomas do Infarto do Miocrdio - O principal a dor no peito, que pode ou no, se irradiar para a mandbula, para as costas, para os braos ou para a regio do estmago; - A dor costuma ser muito intensa e prolongada; - Os idosos e diabticos podem no apresentar dor; - Suor intenso; - Palidez; - Nuseas e vmitos; - Arritmias cardacas - ritmo irregular dos batimentos cardacos; - Morte sbita - em um tero dos casos de infarto, a morte sbita a primeira manifestao. Deve-se comumente a arritmias cardacas graves que levam a parada do corao. Conduta frente a um Paciente com Infarto do Miocrdio - Afrouxe as roupas do doente; - Procure evitar que faa esforos (impedindo-o inclusive de caminhar); - Na dvida ou suspeita, leve-o imediatamente ao hospital, pois o quanto antes voc agir, estar evitando a morte do msculo cardaco do doente e, consequentemente, prolongando a vida do mesmo. No infarto do miocrdio tempo fundamental, pois com o socorro rpido e competente, possibilitar o incio precoce do tratamento de desobstruo das artrias coronrias.

X - QUEIMADURAS So leses decorrentes da ao do calor sobre o organismo. 75% das queimaduras ocorrem no lar, com crianas e pessoas idosas por descuido na manipulao de lquidos superaquecidos. Causas Mais Comuns por Ordem de Freqncia - Lquidos superaquecidos

26 - Exposio direta s chamas - Qumicas - Objetos superaquecidos - Eltricas Classificao por Intensidade 1. Primeiro grau: atingem somente a camada superficial da pele cararacterizam-se por vermelhido e ardncia; 2. Segundo grau: atingem camadas mais profundas da pele e do tecido subcutneo tm aparncia de molhadas, avermelhadas, produzem bolhas (que no devem ser perfuradas) e dor intensa; 3. Terceiro grau: provocam destruio profunda de toda a pele, terminaes nervosas ou, at mesmo, de camadas musculares. Por destrurem as terminaes nervosas no produzem dor. Conduta frente ao Doente Queimado - Nunca use gelo, substncias gordurosas (manteiga ou leo), pasta de dentes, borra de caf etc; - Lave a queimadura em gua corrente por um tempo bastante prolongado; - Mantenha o membro queimado submerso em gua fria; - No toque no queimado sem antes lavar as mos para no contaminar a queimadura; - Antes de cobrir a queimadura com atadura, coloque vaselina esterilizada. Encaminhe o queimado a um hospital. Queimaduras das Vias Areas So consideradas muito graves porque tm evoluo rpida e podem levar morte por asfixia. Os sinais indicativos de queimaduras nessa rea so: - Queimadura na face - Chamuscamento dos clios - Depsito de fuligem no nariz e na boca - Histria de confinamento no local do incndio - Histria de exploso Face a gravidade deste tipo de queimadura, voc dever encaminhar o queimado o mais rpido possvel a um hospital. Queimadura Qumica A gravidade da queimadura por produtos qumicos proporcional durao da exposio substncia em contato com a pele. Procedimento frente a um Acidentado por Queimadura Qumica Remova rapidamente as roupas contaminadas. Inicie, imediatamente, lavagem intensa e prolongada da rea queimada. Queimaduras eltricas

27

Geralmente so mais graves do que aparentam, pois podem apresentar pele normal com morte muscular (necrose). Costumam evoluir com aumento da rea queimada mesmo aps o afastamento do acidentado da corrente eltrica. OBS.: So tambm consideradas muito graves as queimaduras da face, do pescoo e das articulaes (juntas) face a possibilidade de produzirem deformidades. XI - FERIMENTOS Os ferimentos acontecem com muita freqncia em nosso cotidiano. No entanto, costumamos trat-los de forma incorreta. Muitas vezes damos prioridade ao uso de substncias anti-spticas em detrimento de adequada limpeza da ferida com gua corrente e sabo comum. A limpeza adequada com GUA E SABO com a retirada de detritos da ferida (terra, partculas de vidro, pedaos de madeira etc.) a forma mais eficiente de se evitar a contaminao pelo TTANO, uma terrvel doena causada por uma bactria que atua no sistema nervoso central e pode levar morte. Aps a limpeza, a sim, estar indicado o emprego de substncias anti-spticas, de preferncia a base de compostos iodados. Proteja o ferimento com gaze e troque o curativo tantas vezes quanto necessrio. Nunca utilize p de caf, folhagens ou qualquer outro material que possa levar contaminao da ferida.

XII - HEMORRAGIAS A hemorragia a perda de sangue ocasionada pelo rompimento dos vasos sangneos. Toda hemorragia deve ser controlada imediatamente, pois grandes perdas sangneas podem levar ao estado de choque e morte em poucos minutos. Cuidados frente Vtima de Hemorragia Se a hemorragia for intensa coloque o paciente deitado, pois ele poder apresentar sensao de desfalecimento, queda da presso arterial e mal estar geral. Esses sintomas costumam desaparecer com o doente deitado, em repouso. Caso a hemorragia seja devida a ferimentos nos membros superiores ou inferiores eleve o membro afetado acima do nvel da cabea.

- Comprima a regio com pequenos pedaos de gaze ou pano, que no devem ser removidos para que no desfaam o cogulo que evita a continuidade do sangramento;

28 - Nunca aplique garrotes ou torniquetes no membro atingido; - Nunca utilize panos grandes ou absorventes, pois do a falsa impresso de controle da hemorragia. XIII ENTORSE As entorses so provocadas por uma excessiva distenso dos ligamentos e das restantes estruturas que garantem a estabilidade da articulao, originada por movimentos bruscos, traumatismos, uma m colocao do p ou um simples tropear que force a articulao a um movimento para o qual no est habilitada. A principal medida teraputica consiste em manter a articulao afetada em repouso, de preferncia absoluto, de modo a favorecer a rpida cicatrizao e a recuperao dos tecidos lesionados. A reduo da dor e da inflamao passa pela administrao de medicamentos anti-inflamatrios e analgsicos comuns.

XIV - CORPOS ESTRANHOS Pequenas partculas de poeira, carvo, areia, gros, pequenos insetos podem penetrar no nariz, ouvidos e olhos. So chamados de corpos estranhos. Nos olhos Lave bem os olhos com gua corrente ou soro fisiolgico. Evite esfregar os olhos no tente retirar os corpos estranhos caso no sejam removidos com a gua cubra totalmente o olho afetado com um tampo de gaze esterilizada enquanto aguarda o atendimento pelo oftalmologista. No nariz Solicite vtima que force a sada de ar pela narina obstruda, enquanto voc comprime a outra narina. No ouvido Nunca tente retirar corpos estranhos dos ouvidos a exceo dos insetos. Para retirar insetos, pingue algumas gotas de leo no ouvido afetado. O leo ir imobilizar os movimentos de asas ou patas do inseto. Incline a cabea para o lado na tentativa de colocar o inseto para fora do ouvido, que dever deslizar com o leo. XV - PICADA DE COBRA As cobras venenosas mais comuns no Brasil so do gnero botrpico, como a Jararaca e a Jararacuu. Geralmente s atacam quando acuadas e costumam picar as extremidades dos membros inferiores e superiores. Conduta - Lave bem o local com gua e sabo para evitar contaminao da ferida; - No permita que a vtima se movimente evitando, assim, que o veneno se alastre de forma alguma faa garrotes ou utilize torniquetes, pois os mesmos aumentam a rea de necrose causada pelo veneno e no impedem sua disseminao;

29 - Nunca faa perfuraes na rea da picada, pois poder causar infeces graves. D analgsicos (remdios para dor) se houver dor intensa encaminhe imediatamente a vtima para o hospital. 7. Referncias - Apostila do Curso Bsico de Montanhismo do Centro Excursionista do Brasil. - Apostila de Noes Bsicas de Primeiros Socorros. Disponvel em: www.segurancaetrabalho.com.br/.../primeiros-socorros-galilei.doc. Acesso em: 08 de Maro 2010. - PEREIRA, Dimitri W. Escalada. So Paulo, Odysseus, 2007.

You might also like