You are on page 1of 4

Avaliao Mensal Sociologia

1. (1,0) Identifique o conceito sociolgico presente no pensamento abaixo e explique sociologicamente a afirmao do autor: "O Homem um ser social. O ser capaz de viver isoladamente ou um Deus ou uma besta, mas no um ser humano" (Aristteles).
O conceito sociolgico presente na frase o de socializao. O autor que dizer com a frase que impossvel o homem viver sozinho e isolado, ser social uma caracterstica humana e necessria para a existncia dos indivduos.

2. (1,0) Leia o texto a seguir: Desde o incio a criana desenvolve uma interao no apenas com o prprio corpo e o ambiente fsico, mas tambm com outros seres humanos. A biografia do indivduo, desde o nascimento, a histria de suas relaes com outras pessoas. Alm disso, os componentes no sociais das experincias da criana esto entremeados e so modificados por outros componentes, ou seja, pela experincia social.
(BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. Socializao: como ser um membro da sociedade. In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, Jos de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1977, p. 200).

A partir do texto acima e do que estudamos em sala de aula explique o conceito de socializao.
Socializao o processo em que os indivduos aprendem a viver em sociedade. A partir da socializao os indivduos aprendem os valores e as normas que regem o meio social em que vivem. Por isso a socializao ocorre por toda a vida do individuo atravs de suas relaes com os demais indivduos de sua sociedade.

3. (1,0) D dois exemplos de ambientes ou grupos que contribuem ativamente para a socializao secundria dos indivduos. Justifique sua resposta.
Os grupos de amigos e a escola so dois ambientes de socializao secundria. Resposta pessoal.

4. (1,0) Observe a charge a seguir.

Tendo em vista a proposta da charge e associando-a ao conceito de socializao comente sobre a importncia e o modo como a famlia influncia no processo de socializao dos indivduos.
A famlia tem sua importncia por ser o primeiro contato que os indivduos tm com o mundo social. nela que aprendemos valor que nos sero tidos por referncia pro toda a nossa vida. A vivncia na famlia influncia positivamente em muitas das nossas escolhas por serem guiadas pelos valores que aprendemos nessa instituio.

5. (1,0) O processo de socializao subtende a formao das identidades dos indivduos, ou seja, o modo como ns nos vemos enquanto pessoas. Tal situao subtende uma o problema emblemtico na sociologia que diz respeito aos conceitos de indivduo e sociedade. Numa viso durkheimiana a sociedade entendida como um ser muito superior aos indivduos, que age de forma ativa sobre eles que so seres passivos. Para Weber a sociedade apenas pode ser entendida atravs do papel ativo que os indivduos exercem na vida social e em suas instituies. O socilogo Norbert Elias, contrabalana essas duas possibilidades e entende que individuo e sociedade so categorias indivisas e fazem parte de modo igual da vida social. A partir desse problema mostre se os indivduos so agentes passivos ou ativos no processo de socializao.
A sociedade tem grande influncia sobre os indivduos, mas os indivduos no so entes passivos, pois tambm possuem suas escolhas e atribuem sentidos aos valores e normas aprendidos em sociedade.

6. Um dos principais elementos do processo de socializao o aprendizado lingstico. A partir da linguagem entendida como a articulao e comunicao dos smbolos os indivduos do sentido ao mundo social e o tornam compreensvel. A linguagem permite tambm que os indivduos possam compreender o mundo em que vivem e compartilhar com os demais agentes que fazem parte de sua vida social. Tendo em vista a charge abaixo explique como o preconceito lingstico ocorre.

Tendo em vista a charge acima explique como o preconceito lingstico ocorre.

7. (1,0) Um jovem cearense nascido em Sobral foi adotado por um casal francs e levado para a Frana com apenas trs meses de nascido e nunca mais voltou ao Brasil. L foi para escola e matriculado em uma academia de dana, tornando-se um dos mais premiados bailarinos no gelo na Europa. No ano passado, j com 22 anos, ele ganhou um importante campeonato europeu de dana sobre patins e foi entrevistado pelo programa Fantstico da Rede Globo e posto para falar ao vivo com sua famlia biolgica no Serto do Cear. O jovem guardava alguma aparncia fsica com os irmos que ficaram aqui, mas disse que somente sabia dizer obrigado em portugus e por isto na poderia falar com os irmos, nem com a me e nem com as tias. Por que o jovem no falou portugus com sua famlia brasileira?
a) b) c) d) e)

Porque no quis. Ele deve ter muita mgoa da me que lhe entregou para ser criado em outro mundo. Porque com o passar dos tempos ele esqueceu a lngua materna. Porque o idioma, como outros comportamentos de qualquer indivduo depende do aprendizado e este jovem com certeza no estudou portugus na Frana. Porque o portugus dele no era mais perfeito e ele ficou com vergonha de falar errado em pblico. Porque a me francesa deve ter pedido para ele no falar nada, com receio de que ele despertasse o interesse em voltar e ficar no Brasil.

8. (1,0) Lei com ateno a declarao oficial da Diocese de Bauru sobre o caso do padre Roberto Daniel que se mostrou a favor de questes referentes s homossexualidades. Comunicado ao povo de Deus da Diocese de Bauru de conhecimento pblico os pronunciamentos e atitudes do Reverendo Pe. Roberto Francisco Daniel que, em nome da liberdade de expresso traiu o compromisso de fidelidade Igreja a qual ele jurou servir no dia de sua ordenao

sacerdotal (...). Sua atitude incompatvel com as obrigaes do estado sacerdotal que ele deveria amar, (...). O Bispo Diocesano com a pacincia e caridade de pastor, vem tentando h muito tempo dilogo para superar e resolver de modo fraterno e cristo esta situao. Esgotadas todas as iniciativas e tendo em vista o bem do Povo de Deus, o Bispo Diocesano convocou um padre canonista perito em Direito Penal Cannico, nomeando-o como juiz instrutor para tratar essa questo e aplicar a Lei da Igreja, visto que o Pe. Roberto Francisco Daniel recusa qualquer dilogo e colaborao. Mesmo assim, o juiz tentou uma ltima vez um dilogo com o referido padre que reagiu agressivamente, na Cria Diocesana, na qual ele recusou qualquer dilogo.(...). O referido padre feriu a Igreja com suas declaraes consideradas graves contra os dogmas da F Catlica, contra a moral e pela deliberada recusa de obedincia ao seu pastor (...), incorrendo, portanto, no gravssimo delito de heresia e cisma cuja pena prescrita no cnone 1364, pargrafo primeiro do Cdigo de Direito Cannico a excomunho anexa a estes delitos. Nesta grave pena o referido sacerdote incorreu de livre vontade como conseqncia de seus atos. (...) Uma das obrigaes do Bispo Diocesano defender a F, a Doutrina e a Disciplina da Igreja e, por isso, comunicamos que o padre Roberto Francisco Daniel no pode mais celebrar nenhum ato de culto divino (sacramentos e sacramentais, nem mais receber a Santssima Eucaristia), pois est excomungado. A partir dessa deciso, o juiz instrutor iniciar os procedimentos para a demisso do estado clerical para enviar a Roma o procedimento penal para sua demisso de estado clerical. (Disponvel em: <http://www.cartacapital.com.br/politica/padre-que-defendeuhomossexuais-e-excomungado-3487.html>). A partir dessa declarao e levando em considerao as noes de normal e patolgico, faa uma pequena analise da situao do referido sacerdote diante da instituio da Igreja catlica. Leve em conta aquilo que tal instituio espera de seus agentes sociais, a postura ideolgica assumida pelo padre, e a reao da Igreja diante da situao. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

You might also like