You are on page 1of 7

652 - Brochura AntiCoaguChek.

qxs

20/06/06

12:05

Page 1

CoaguChek XS Guia do Anticoagulado

! Novo

652 - Brochura AntiCoaguChek.qxs

20/06/06

12:05

Page 2

Conhea Todos os Aspectos A Coagulao


Porqu uma teraputica anticoagulante oral? Teraputica anticoagulante - uma parte da sua vida? O seu mdico informou-o que necessita de tomar um medicamento anticoagulante oral para o resto da vida e que o nvel de coagulao do seu sangue ter de ser controlado regularmente? importante que conhea e compreenda todos os aspectos relacionados com a sua teraputica anticoagulante. Quanto mais souber acerca da sua teraputica, mais pode contribuir para o seu sucesso. Algumas pessoas tm uma tendncia maior para formar cogulos no sangue, por exemplo, quando substituem uma vlvula cardaca ou como resultado de uma fibrilhao auricular. Existe o risco de os cogulos se moverem para outros rgos, como os pulmes ou o crebro, levando a embolias ou tromboses potencialmente fatais. A teraputica com anticoagulantes oferece proteco contra os cogulos. A sua monitorizao minimiza o risco de hemorragias ou de complicaes tromboemblicas.

O que Coagulao?

coagulao

um

processo natural que permite ao organismo reduzir as perdas de sangue em caso de hemorragia.

Para tal necessrio que substncias qumicas, os factores da coagulao, produzidos essencialmente no fgado, reajam entre si e com as plaquetas formando um cogulo.

652 - Brochura AntiCoaguChek.qxs

20/06/06

12:05

Page 4

Compreenda a Sua Teraputica A Monitorizao do INR


INR - A informao chave para a monitorizao da coagulao O Tempo de Protrombina (PT) mede a velocidade de coagulao do sangue. apresentado em valores de INR (Rcio Internacional Normalizado), uma unidade de medio que permite comparar valores de PT em todo o mundo. O valor do INR a informao chave necessria para se escolher a dose mais correcta do medicamento anticoagulante. Existe um intervalo no qual os valores de INR tero de se manter para que a teraputica tenha sucesso. Para tal, deve cumprir rigorosamente as indicaes do seu mdico. Pode medir o seu INR no Hospital, no Centro de Sade ou em casa, fazendo a sua prpria auto-monitorizao.

Uma teraputica anticoagulante para o resto da vida Vantagens de um controlo apertado dos valores INR
Quando h um problema numa vlvula cardaca ou aps a sua substituio cirrgica Aps o diagnstico de uma fibrilhao auricular Se ocorrerem eventos tromboemblicos pulmonares e venosos Outros (p. ex. nalguns casos de Lpus) Valores de INR inferiores a 2 colocam-no em risco de sofrer uma trombose, enquanto valores superiores a 4 podero conduzir a hemorragias. Medies frequentes do INR: Reduzem a possibilidade de eventos adversos (como hemorragias ou tromboses) Permitem alteraes mais rpidas da dosagem (se necessrio, logo aps a determinao do INR) Aumento do perodo de tempo em que os valores permanecem dentro do intervalo teraputico

Em caso de dvida procure esclarecer-se junto do seu Mdico.

652 - Brochura AntiCoaguChek.qxs

20/06/06

12:05

Page 6

Casos especiais

Sinta o Seu Corpo Proteja a Sua Sade

Existem casos especiais em que a teraputica anticoagulante oral poder ser interrompida. Deve informar o seu mdico sempre que planear alguma interveno cirrgica ou extraco dentria. possvel que o seu mdico o aconselhe a interromper o anticoagulante 48 horas antes do procedimento, reiniciando logo no dia da extraco. No deve deixar de tomar o anticoagulante sem falar primeiro com o seu mdico. Anticoagulao e gravidez Os anticoagulantes orais atravessam facilmente a placenta e podem provocar danos no feto, dependendo da fase da gestao. Se est a pensar em engravidar ou se suspeita que est grvida deve avisar o seu mdico, para que a teraputica seja reavaliada.

Quais so os efeitos secundrios dos anticoagulantes orais? As complicaes principais do tratamento anticoagulante so as hemorragias. A sua ocorrncia est principalmente relacionada com dose de anticoagulante (O INR poder estar demasiado alto) e interaces com outros factores (consulte a pgina seguinte). Apesar de na maior parte dos casos serem situaes de pouca importncia, deve estar atento e procurar a ajuda de um Profissional de Sade.

Sinais de hemorragia mais frequentes:


Ndoas negras - podem surgir mesmo sem traumatismos importantes, mas no requerem cuidados especiais. Feridas sangrantes - lavagem com gua corrente e compresso local para estancar hemorragia. Sangue na urina - mesmo uma pequena quantidade de sangue cora intensamente a urina. Deve procurar o seu mdico, caso a situao persista Hemorragia digestiva - pode manifestar-se por vmitos com sangue ou atravs de sangue nas fezes. Deve avisar o seu mdico em caso de dores abdominais, sensao de queimadura, refluxo dos alimentos, cansao excessivo e palidez. Hemorragia nasal e gengival - so as mais frequentes. Para tratar coloque uma compressa ajustada narina que est a sangrar e no local da hemorragia gengival. Deve apenas procurar assistncia se a hemorragia for intensa e persistente. Hemorragia intra-craniana - Apesar de pouco frequente, pode ser potencialmente grave. Deve procurar ajuda sempre que sentir uma alterao inexplicvel do estado de conscincia, convulses, alteraes sbitas da viso, falta de fora num dos lados do corpo, 6 dores de cabea intensas, acompanhadas de vmitos ou dificuldade repentina em falar.

652 - Brochura AntiCoaguChek.qxs

20/06/06

12:05

Page 8

Colabore de Perto Com o Seu Mdico Faa um Trabalho de Equipa

Vantagens da auto-monitorizao da coagulao Maior segurana - maior frequncia de testes com menor risco de hemorragia Mais independncia - mea o INR quando e onde quiser Maior confiana - resultados com elevada preciso coincidentes com o mtodo laboratorial Maior controlo - vigie de perto a sua sade Desde 19 9 4, mais de 15 0.000 doentes com teraputica anticoagulante oral beneficiam com a auto-monitorizao do INR.

Em conjunto com o seu mdico, possvel manter um estilo de vida mais independente e seguro. A auto-monitorizao da teraputica vai permitir testar mais vezes o seu tempo de coagulao, permitindo um ajuste mais rpido da dose e assim contribuindo para um maior sucesso teraputico.

Factores que podem interferir com os valores de INR:


lcool Medicamentos (p. ex. alguns antibiticos, anti-infamatrios e analgsicos) Condies diversas (p. ex. estados febris, diarreias, nuseas e vmitos) Alimentao rica em vitaminas K (p. ex. fgado, gro de bico, soja e espinafres) Algumas plantas (p. ex. Gingko, Ginseng, Hiperico, Ch Verde e Ch Preto) Stress Variaes climticas durante viagens O seu mdico continuar a supervisionar a teraputica e a dar orientaes (p. ex. dosagem, aconselhamento diettico, etc.) e a 8 fazer consigo consultas regulares de sade.

652 - Brochura AntiCoaguChek.qxs

20/06/06

12:05

Page 10

CoaguChek XS O Seu Parceiro

Segurana integrada:
O novo controlo de qualidade integrado do CoaguChek XS garante-lhe a mxima confiana nos resultados

O CoaguChek XS um medidor de coagulao simples e seguro que d os resultados em apenas 1 minuto com uma pequena gota de sangue, onde quiser e quando quiser. O sistema de puno capilar CoaguChek Softclix e respectiva lanceta permitem uma puno do dedo praticamente indolor. pequena, higinica e segura. Permite a recolha da exacta quantidade de sangue necessria medio sem ter de recorrer a amostra retirada da veia.

Apenas quatro passos


1. Colocar a tira no aparelho

Simples e rpido
Bastam apenas quatro simples passos para obter o seu resultado de INR. A amostra facilmente recolhida reduz o risco de aplicao incorrecta. As tiras podem ser guardadas temperatura ambiente.

2. Puncionar o dedo para recolha de amostra de sangue

Seguro e preciso
Sinta a mxima confiana nos resultados, graas ao novo sistema de controlo de qualidade integrado na tira-teste. 3. Aplicar a primeira gota de sangue na parte superior ou lateral da tira, nos 15 segundos seguintes

Pequeno e confortvel
Com o tamanho da sua mo e um peso de 175 gramas, pode fazer o teste quando quiser e onde quiser.

Teste indolor
Basta uma gota de sangue colhida no dedo.

4. Em apenas um minuto, obtenha o valor de INR

10

11

652 - Brochura AntiCoaguChek.qxs

20/06/06

12:05

Page 12

CoaguChek XS O Controlo Fcil do INR

Onde posso obter um CoaguChek XS? Quem me ensinar a utilizar o CoaguChek XS? Pergunte ao seu Mdico ou Farmacutico ou entre em contacto com a Roche Diagnostics.

Linha de Assistncia a Clientes

800 200 265


www.coaguchek.com www.roche.pt

Roche Sistemas de Diagnsticos, Lda. Estrada Nacional 249 - 1 2720-413 Amadora

You might also like