You are on page 1of 10

No risque as peas, utilize os estiletes marcadores para apontar as estruturas.

Sistema Neural Iniciamos o estudo pela MEDULA ESPINHAL: Identifique sua forma cilndrica achatada no sentido antero-posterior, em sua extenso apresenta as intumescncias cervical e lombar, conseqente ao acmulo de neurnios nessas regies que vo formar os nervos dos membros superiores e inferiores. A extremidade inferior afilada, correspondendo ao cone medular, de onde parte o filamento terminal. Identificar a cauda eqina e estudar sua formao.

Identificar na face anterior da medula: Fissura mediana anterior e Sulcos laterais anteriores. Na face posterior da medula: Sulco mediano posterior, Sulcos laterais posteriores, Sulcos intermdios, Funculos anteriores (entre a fissura mediana anterior e os sulcos laterais anteriores), Funculos laterais (entre o lateral anterior e posterior) e Funculos posteriores (entre o sulco mediano posterior e os laterais sendo dividido pelo sulco intermdio em fascculo grcil, que medial, e cuneiforme, que lateral). Lembrar que a substncia branca perifrica e a cinzenta central, se seccionarmos transversalmente a medula veremos que tem a forma da letra H onde de cada lado encontramos: coluna anterior que mais volumosa e arredondada, constituindo a poro motora, coluna posterior, menos volumosa e afilada onde encontramos os neurnios sensitivos e a coluna lateral, com os corpos celulares dos neurnios motores vegetativos do sistema simptico, est presente apenas na regio torcica e na poro mais alta da regio lombar. As colunas de um mesmo lado so unidas pela comissura cinzenta intermdia (haste do H) percorrida no centro pelo conduto central da medula ou conduto ependimrio. Em cada segmento medular e de cada lado da medula os filamentos radiculares formam as razes dos nervos, a raiz ventral (motora e eferente) emerge do sulco lateral anterior e conecta com a coluna anterior (substncia cinzenta), a raiz dorsal (sensitiva e aferente) emerge do sulco lateral posterior e conecta com a coluna posterior, essas razes se unem lateralmente ao gnglio da raiz dorsal, e forma o tronco de cada nervo espinhal. Os envoltrios da medula espinhal so: dura-mter (paquimeninge), lateralmente a duramter emite prolongamentos que so os manguitos que protegem as razes nervosas, aracnide (leptomeninge) a camada mdia e a pia-mter, a camada mais interna. Os

espaos menngeos: Epidural ou extra-dural, entre a dura-mter e o peristeo do conduto vertebral onde se introduz a anestesia peri-dural; sub-dural, entre a dura-mter e a aracnide e subaracnideo, entre a aracnide e a pia-mter, onde se introduz a anestesia raquidiana.

Tronco enceflico o segmento do encfalo que est dividido em bulbo, ponte e mesencfalo. BULBO RAQUIDIANO ou medula oblonga o segmento mais caudal do tronco enceflico. Relaciona-se superiormente com a ponte atravs do sulco bulbo pontneo e inferiormente com a medula pela decussao das pirmides. Devemos identificar: Fissura mediana anterior e em seu trmino o forame cego, pirmides, Olivas (lateralmente as pirmides) rea retro-olivar, fascculos grcil (medialmente) e cuneiforme (lateral), Sulco mediano posterior, Sulco intermdio posterior, poro aberta que participa do soalho do quarto ventrculo e poro fechada (na face posterior). Identificar as emergncias de nervos: XII par, nervo hipoglosso, emerge do sulco lateral anterior, XI par, nervo acessrio, emerge da poro mais inferior do sulco lateral anterior, X par, nervo vago, emerge do sulco lateral posterior logo acima do glossofarngeo e IX par, nervo glossofarngeo, emerge da poro mais alta do sulco lateral posterior.

PONTE: Segmento do tronco enceflico situado entre o mesencfalo e o bulbo, se apresenta como uma faixa de disposio transversal. Identificar: Sulco basilar, na face anterior, ponte propriamente dita, poro central limitada pelas razes direita e esquerda do V par, nervo

trigmeo, braos da ponte ou pednculos cerebelares mdios. Emergncia de nervos: VIII par, nervo estato-acstico, tambm chamado de vestbulo coclear, emerge do sulco bulbo pontneo, VII par, nervo facial, emerge do sulco bulbo-pontneo entre os nervos vestbulo coclear e abducente, VI par, nervo abducente, emerge do sulco bulbo-pontneo medialmente a fissura mediana anterior e V par, nervo trigmeo, emerge da face anterior no limite entre ponte p.p. dita e braos da ponte.

IV VENTRCULO, de formato losangular. Identificar os seguintes acidentes anatmicos: Colculo facial - relevo arredondado situado na eminncia medial, Trgono do hipoglosso relevo triangular situado na poro caudal da eminncia medial, Trgono do vago - relevo triangular situado lateralmente fvea inferior, rea vestibular - grande rea triangular lateralmente ao sulco limitante, Funculo separans - crista oblqua situada latero inferiormente ao trgono do vago, rea postrema - regio situada latero inferiormente ao funculo separans, Estrias medulares - cordes de fibras nervosas que cruzam a rea vestibular em direo ao sulco mediano e Lcus cerleos - rea escura situada superiormente a fvea superior. No teto do IV ventrculo identificar: Fastigium - ngulo formado pelas pores cranial e caudal do teto. Tnias - formaes presentes na poro caudal e bex - rea triangular presente no ngulo caudal na juno com as tnias. MESENCFALO a poro cranial do tronco enceflico, atravessado pelo aqueduto cerebral que vai comunicar o III com o IV ventrculo. Devemos idnetificar: pednculos cerebrais, fossa inter-peduncular, em cujo fundo observa-se a substncia perfurada posterior. No teto identificamos os dois colculos superiores e dois inferiores que esto separados por dois sulcos, um vertical e outro horizontal em forma de cruz. Sulco lateral - de direo longitudinal na face lateral de cada pednculo, Sulco medial - de direo longitudinal na face medial de cada pednculo. Emergncia de nervos: IV par, nervo troclear, emerge na face dorsal do mesencfalo imediatamente abaixo de cada colculo quadrigmeo inferior, III par, nervo culo motor, emerge do sulco medial de cada pednculo (fossa inter-peduncular). CEREBELO desempenha funes relacionadas ao equilbrio, postura e coordenao dos movimentos voluntrios. Est dividido em vermis, que a poro mediana mpar e em hemisfrios que so as partes laterais volumosas. Em sua estrutura temos: Corpo medular do

cerebelo, crtex cerebelar e Ncleos cinzentos, presentes no interior da substncia branca denominados de denteado, embuliforme, globoso e fastigial.

O crebro dividido em diencfalo e telencfalo. DIENCFALO, delimita o III ventrculo ou cavidade dienceflica que se comunica com os ventrculos laterais atravs dos forames inter-ventriculares, constitudo por tlamo, hipotlamo, epitlamo, e sub-tlamo. Funcionalmente, o tlamo relaciona-se com a sensibilidade, motricidade, comportamento emocional e com a ativao do crtex. Devemos identificar o tlamo e a aderncia inter-talmica No HIPOTLAMO que composto por estruturas que participam das paredes laterais e do soalho do III ventrculo, devemos identificar: Corpos mamilares, tber cinreo, Infundbulo, quiasma ptico e tractos pticos. No EPITLAMO identificaremos: Corpo pineal ou epfise, comissura das habnulas, comissura posterior e trgono das habnulas.

No SUBTLAMO as estruturas esto relacionadas com as paredes do III ventrculo III VENTRCULO a cavidade dienceflica onde encontramos: Lmina terminal, comissura anterior e tela coriide alm dos recessos do III ventrculo: ptico - acima do

quiasma, Infundibular - correspondente ao infundbulo, Pineal - no interior da haste do corpo pineal e Supra pineal - acima do corpo pineal. EMERGNCIA DE NERVOS: II par, nervo ptico, emerge lateralmente a cada corpo geniculado lateral. HEMISFRIOS CEREBRAIS, cada hemisfrio possui os plos: frontal, occipital, e temporal. LOBOS: frontal, temporal, parietal, occiptal e lobo da insula. A superfcie do crebro apresenta depresses denominadas sulcos, muito inconstantes, que delimitam os giros ou circunvolues cerebrais. Os sulcos cerebrais ajudam a delimitar os lobos cerebrais, sulco lateral (Sylvius), Central (Rolando), Sulcos do lobo frontal pela face spero-lateral: sulco pr-central, paralelo ao sulco central; sulco frontal superior, comea na poro superior do sulco pr-central sendo perpendicular a ele; sulco frontal inferior, partindo da parte inferior do sulco pr-central, dirige-se para frente e para baixo.

O giro pr-central, onde se localiza a rea motora principal do crebro, situa-se entre o sulco central, e o sulco pr-central. O giro frontal superior est na face medial do crebro. O giro frontal mdio est entre os sulcos frontal superior e frontal inferior abaixo do sulco frontal inferior, encontra-se o giro frontal inferior. O giro de Broca, (giro frontal inferior do hemisfrio cerebral esquerdo) onde se localiza, na maioria dos indivduos, o centro cortical da palavra falada. Sulcos do lobo temporal pela face spero-lateral: sulco temporal superior inicia-se prximo ao plo temporal e dirige-se para trs at o lobo parietal; sulco temporal inferior, paralelo ao sulco temporal superior. Giro temporal superior, entre os sulcos lateral e temporal superior. Entre os sulcos temporal superior e o temporal inferior situa-se o giro temporal mdio. Giro temporal inferior est abaixo do sulco temporal inferior. Sulcos dos lobos temporal e occipital pela face spero-lateral: sulco ps-central, quase paralelo ao sulco central; sulco intraparietal, muito varivel e geral mente perpendicular ao pscentral; Giro ps-central, entre os sulcos, central e ps-central, onde se localiza a rea somestsica. Sulcos do lobo occipital pela face medial: Sulco calcarino, abaixo do esplnio do corpo caloso; Sulco parieto-occipital separa o lobo occipital do parietal. Sulcos dos lobos frontal e parietal pela face medial: Sulco do corpo caloso se inicia abaixo do rostro do corpo caloso; Sulco do cngulo se localiza acima do giro do cngulo.

Sulcos do lobo temporal pela face inferior: Sulco occipito-temporal, Sulco colateral, Sulco do hipocampo. Sulco do lobo frontal pela face inferior: sulco olfatrio

COMISSURAS INTER HEMISFRICAS: So estruturas que conectam os dois hemisfrios cerebrais: corpo caloso dividido em tronco, poro mdia; esplnio, poro posterior dilatada; joelho, poro anterior arqueada; rostro, extremidade antero inferior afilada e a lmina rostral que se une a comissura anterior, frnix, septo pelcido, comissura anterior e lmina terminal.

NCLEOS CINZENTOS DE BASE: Corpo estriado - formado pelos ncleos caudado e lentiforme. O ncleo caudado tem a extremidade anterior dilatada e relaciona-se com o ventrculo lateral ao passo que o ncleo lentiforme tem a forma de uma lente biconvexa situado na nsula e que se divide em: putamen e globo plido que so separados pela lmina medular lateral. Claustrum - lmina cinzenta situada na nsula. Ncleo amigdalide - situado no lobo temporal.

EMERGNCIA DE NERVO: I par, nervo olfatrio, emerge do bulbo olfatrio, sendo puramente sensitivo. ENVOLTRIOS DO ENCEFLO: DURA-MTER: (paquimeninge) Est intimamente aderida aos ossos do crnio, apresenta desdobramentos que so: seios, lacunas e o cravo trigeminal. Apresenta prolongamentos, foice do cerebelo e do crebro, tenda do cerebelo, diafragma da hipfise e bainha dos nervos. ARACNIDE: (leptomeninge). PIA-MTER: (leptomeninge) Est intimamente aderida ao encfalo penetrando nos sulcos, nas fissuras e nos ventrculos.

You might also like