You are on page 1of 12

AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem: vantagens e desvantagens O uso da WEB na educao Com os avanos tecnolgicos e o seu uso crescente,

cada vez mais surge necessidade de criar ferramentas que fomentem o processo de ensinoaprendizagem a partir de qualquer parte do planeta, desconsiderando horrios prdefinidos e espaos geogrficos. Os AVA so sistemas voltados para apoio e gerenciamento do processo ensino-aprendizagem, seja na montagem de cursos pela Web. Este artigo tem o intuito de elucidar sobre os ambientes virtuais de aprendizagem bem como apresentar um projeto experimental para ilustrar aspectos referentes a concepo do desenvolvimento de um ambiente voltado para apoio a disciplinas nos cursos de graduao, bem como incentivar o surgimento de comunidades de prtica em linhas de pesquisa dentro do contexto deste curso.

1. Introduo O uso crescente das tecnologias de informao e comunicao, principalmente da Internet como ferramenta de ensino possibilitando que a educao a distncia passe a ser difundida com mais fora e nesse contexto que os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) surgem como ferramentas que auxiliam, disponibilizam e mediam o processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho ser feita uma abordagem introdutria sobre EaD e teorias de aprendizagem at os ambientes virtuais, objeto de pesquisa deste artigo.

2. Educao a Distncia (EaD) Com os avanos e a propagao das tecnologias de informao e comunicao, a educao a distncia (EaD) constitui um modelo de ensino que considera uma nova perspectiva no processo de ensino-aprendizagem, onde o espao geogrfico e o tempo no exigem a presena do professor e do aluno. A EaD provavelmente surgiu de fato como ensino por correspondncia entre os sculos XVII e XIX no mbito da Revoluo Cientfica e do Iluminismo nos EUA, Inglaterra, Sucia e Alemanha. No Brasil, as iniciativas em educao distncia se deram no sculo XX com a fundao do Instituto RdioMonitor no ano que iniciou-se a Segunda Guerra Mundial com o primeiro curso por correspondncia da nossa histria. Em 1941 fundado o Instituto Universal Brasileiro. Nas dcadas de 1970 a 1990, a fundao Roberto

Marinho desenvolve programas de EaD no modelo de teleducao, com aulas viasatlite e auxiliados com materiais impressos. Atualmente, tanto no Brasil quanto no exterior utilizamos as mais variadas mdias tais como: A Internet; CDs e DVDs; Rdio;Televiso;dispositivos mveis, entre outros.

3.1. Elementos de EaD A educao a distncia possui elementos estratgicos prprios deste modelo, destacados abaixo: * Os materiais e contedos * Os professores como formadores * Ambientes virtuais; * Recursos tecnolgicos e indivduos especialistas * em tecnologia para apoiar o processo; * Comunicao multi-direcional, viabilizando o compartilhamento de informaes e favorecendo criao de comunidades de prtica, onde o conhecimento construdo de maneira coletiva; * Avaliaes condizentes com o ensino no presencial, desde que abrangente e satisfatrio para professores e alunos.

3.2. Modalidades de Educao a Distancia 3.3.1. E-Learning O e-learning tambm conhecido como eletronic learning constitui de uma modalidade de educao a distncia que se baseia por meios eletrnicos, sendo normalmente associado aprendizagem apoiada pelo uso da Internet, apesar de alguns tericos considerarem que o t-learning e o m-learning que sero vistos mais adiante como apenas extenses do e-learning.

Com o surgimento do e-learning a informao e o processo de ensino-aprendizado so apoiados por ferramentas de gerenciamento de ensino, conhecidos no Brasil como Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Assim, alunos aprendem pela Internet sem precisar estar presente fisicamente em uma sala de aula.

3.3.2. B-Learning Tambm chamado de blended learning, esta modalidade busca juntar o melhor dos mundos do ensino presencial e do ensino a distncia, combinando as melhores

caractersticas dos dois mtodos citados, criando o conceito de aprendizagem online e offline, melhorando o processo de aprendizagem com estratgias atravs da Web ou no espao fsico da sala de aula. O b-learning possui as mesmas vantagens do e-learning, a diferena que nesta modalidade temos o maior contato humano que no ocorre no e-learning, onde alunos e professores compartilham experincias cara a cara em momentos de reflexo, construindo conhecimento de maneira coletiva e individualizada. 3. Algumas Teorias de Ensino-Aprendizagem que influenciam no contexto dos AVAs 4.3. A Teoria Comportamentalista Essa teoria, tambm conhecida como behaviorista, um neologismo oriundo da palavra inglesa behavior (comportamento), onde a aprendizagem possui carter condicional, ou seja, estmulos provocam respostas. Pesquisadores como Skinner, Pavlov e John Watson acreditavam que o processo de ensino-aprendizagem seria baseado em memorizaes, onde o aluno levado, alis, induzido e que o modelo pedaggico seria o de apenas transmitir conhecimento e que o aluno deveria responder a perguntas prestabelecidas com opes de escolha onde uma destas opes seria a correta.

4.4. A Teoria Cognitiva Com a quebra do paradigma comportamental, surge um corrente onde o que impera o processamento da informao em prol da concreta construo do conhecimento. Esta abordagem de ensino foi criada por Jean Piaget (1896-1980), um bilogo que buscou explicar como o ser humano aprende, tendo como princpios pedaggicos motivar o aluno a desenvolver sua prpria maneira de aprender e que o mesmo assimile e compreenda a informao recebida ao invs de decor-la, desde que o estudante esteja apoiado tambm pelas suas necessidades pessoais e objetivos de vida.

4.5. A Teoria Construtivista/Scio-Interacionista

Essas novas correntes pedaggicas decorrentes do desenvolvimento cognitivo influenciam o processo de ensino-aprendizagem at os dias atuais. Piaget e Vygotsky so os maiores tericos desta abordagem influenciando de forma significativa no design de cursos on-line e de ambientes virtuais.

Essa teoria defende a idia de que a informao que lhe fornecida deve ser filtrada, interpretada e assimilada, pois um ser humano adquire conhecimento de acordo com a interao com o meio que convive, onde o aprendiz torna-se o centro das atenes agindo no apenas como algum que apenas escuta o que o professor leciona, mas tambm ser capaz de construir o prprio conhecimento diante dos maiores variados desafios e situaes-problema.

4. Ambientes Virtuais de Aprendizagem 5.6. Conceito Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), conhecidos tambm como Learning Management Systems constituem de um conjunto de softwares responsveis por controlar, promover e mediar o processo de ensino distncia. Segundo McKimm, Jollie e Cantillon(2003), podemos considerar o termo AVA como um conjunto de ferramentas eletrnicas voltadas ao processo ensino-aprendizagem, onde os principais componentes incluem sistemas que podem organizar contedos, acompanhar atividades e, fornecer ao estudante suporte on-line e comunicao eletrnica. O AVA sendo uma ferramenta que gerencia a aprendizagem ela possui um conjunto de caractersticas e funcionalidades que vo desde o controle de cursos, comunidades virtuais, materiais didticos e mdulos que contemplem a comunicao sncrona e assncrona como chat e fruns. Obviamente, esse tipo de aplicao funciona atravs do ambiente Web sendo possvel interagir de qualquer lugar do planeta, desconsiderando o fator espao e tempo do ensino presencial convencional.

5.7. Objetivos de um AVA Um AVA possui diversos objetivos, dentre os principais destacam-se:

* Promover um espao para aquisio e construo de conhecimento a partir dos sujeitos que participam do ambiente. * Possibilitar a quebra de paradigmas a partir da vivncia dentro do ambiente de aprendizagem utilizando-se de novas experincias * Contribuir para a democratizao do processo ensino-aprendizagem, oferecendo novas oportunidades e novos caminhos (LOPES, 2001) 5.8. Histrico dos AVAs

Diante de todo o avano nas tecnologias referentes EaD, os ambientes virtuais de aprendizagem tiveram suas origens na segunda metade da dcada de 90 no intuito de democratizar o ensino atravs ento, de um novo meio de comunicao, a Internet. Com isso, os AVAs foram se tornando ferramentas importantes de apoio a aprendizagem distncia, sobretudo por meio da Web. Alguns ambientes digitais ou plataformas (frameworks) para aprendizado comearam a ser desenvolvidos,

Figura 1 - Ambiente Virtual Moodle

como o Moodle, Sakai e o Dokeos, sendo ferramentas open-source, isto , usando a filosofia do software livre, No Brasil, o TreineSoft foi um dos primeiros ambientes implementado, feito na poca em MS-Access. Dentre outros AVAs que surgiram, temos o SOLAR, criado dentro da UFRGS, e recentemente o Amadeus, este baseado em blended learning que surgiu dentro de um grupo de pesquisa dentro da UFPE.

5.9. Caractersticas de um AVA Os ambientes virtuais em geral possuem as seguintes caractersticas: * Uma estrutura que permita interface limpa e interatividade, onde exista utilizao estimulada por atividades propostas pelo professor * Participao ativa do aluno no processo ensino-aprendizagem, onde o mesmo o centro das atenes e colabora com outros alunos para construo do conhecimento * So ferramentas que so mediadas via web, utilizando computadores que acessam a Internet.

5.10. Objetos de Aprendizagem em um AVA Os objetos de aprendizagem so considerados hoje uma das mais fortes tendncias no que tange a contedos educacionais. Esses objetos vm sendo estudados h mais de dez anos, onde se descobriram inmeras vises e utilidades na rea da Pedagogia. Um objeto de aprendizagem consiste em qualquer entidade, digital ou no digital, que pode ser usada para aprendizagem, educao e treinamento (Wiley, 2000; IEEE, 2002). Os OAs possibilitam a construo de um contexto de aprendizagem a partir de contedos mnimos que so montados com um conjunto de outros contedos, facilitando a explorao e explanao dos mesmos. Sendo assim, torna-se vivel o uso de

ferramentas relacionadas com as mais variadas mdias, como, jogos, msica, desenhos, grficos, etc, usados como apoio para a aprendizagem de contedos variados.

5.11. Vantagens e Desvantagens de um AVA Os ambientes virtuais de aprendizagem, assim como qualquer aplicao, possui vantagens e desvantagens em sua utilizao, valendo ressaltar algumas delas, tais como: * Facilita a distribuio de contedos para leituras antes e aps as aulas, possibilitando as mais variadas reflexes acerca de um tema; * Publicao de material didtico de forma facilitada; * Possibilidade de verificar desempenho dos discentes; * Aumento da comunicao aluno-professor ou alunos-alunos, propiciando um convvio mais intenso dentro e fora do ambiente acadmico; * Possibilidade de obter disciplina e organizao em prol do prprio desenvolvimento cognitivo do indivduo, tanto o aluno quanto o professor

Os AVA's possuem algumas desvantagens, inconvenientes e limitaes, dentre elas destacam-se: * Desenvolver uma ferramenta deste porte tem um custo bastante elevado, principalmente se for comparado com outras modalidades da educao distncia; * Em termos pedaggicos, extremamente complicado um professor ser facilitador e orientador de mais de 30 alunos, a depender do curso ou disciplina apoiada por um AVA; * Por mais que as tecnologias de informao e comunicao busquem aproximar os atores envolvidos no processo de aprendizagem no consegue chegar a um nvel to envolvente e sentimental quanto o contato fsico entre as partes.

5.12. Avaliao em AVA A avaliao nos ambientes virtuais deve ser contnua, funcionando desde a aprendizagem dos alunos e do curso em si de maneira que o mesmo se aprimore e se torne adequado ao perfil do discente inserido no ambiente. De acordo com Alonso (1996) e Lopes (2001) podemos considerar os nveis de avaliao em um ambiente virtual como: * Avaliao da Aprendizagem: Verifica-se o desempenho do aluno durante todo o processo, identificando dificuldades, apresentao das atividades propostas.

* Avaliao da Tutoria: Refere-se avaliao do corpo docente, onde o mesmo avaliado pelos alunos baseado nas suas dificuldades. * Avaliao do Material Didtico: Neste quesito todo o material disponibilizado pelo curso avaliado. * Avaliao da Modalidade: Refere-se modalidade de educao a distncia onde so fornecidas informaes para aprimoramento contnuo da ferramenta. * Avaliao do Curso: Este tipo de avaliao verifica se o principal objetivo de um curso ou disciplina apoiada por um ambiente virtual.

5. Projeto experimental de AVA para apoio a disciplinas em cursos de graduao Diversos ambientes virtuais existentes no mercado denominam os AVAs como pacotes de software prontos. Alguns alunos do curso de Secretariado Executivo relataram a necessidade de uma ferramenta que apoiasse na construo do conhecimento e que atuasse como apoio a comunidades virtuais de prtica entre professores e alunos, como tambm que os mesmos pudessem interagir com outros alunos do curso em outras localidades para partilhar idias.

6.13. Requisitos Bsicos Um projeto de AVA deve levar em considerao a proposta pedaggica que ser trabalhada, neste presente trabalho o projeto experimental pode ser aplicado para apoio a disciplinas presenciais em cursos de graduao ou cursos de extenso, onde o projeto contendo o modelo conceitual e diagramas de caso de uso podem ser utilizados como guia para auxlio ao desenvolvimento de uma ferramenta de gerenciamento de ensino para o fim acima citado. Seguem abaixo alguns requisitos bsicos para esta aplicao * Perfil do Aluno: rea reservada para que o aluno inclua suas caractersticas, interesses, dificuldades que venha a encontrar no processo de aprendizado * Frum de discusso: ferramenta para dilogo entre os participantes sejam alunos ou professores, a partir de determinado tpico proposto

* Chat: Espao para dilogos entre alunos e professores * Quadro de Avisos: espao utilizado para efetuar/visualizar registros de eventos e reunies (cursos, seminrios, congressos workshops, chat, videoconferncias e datas dos encontros presenciais). * Material de Apoio: espao para armazenamento de documentos, publicaes, referncias de sites (links).

* Avaliao: espao para lanamento de notas e outras modalidades para acompanhamento e avaliao do aluno. * Portflio de projeto: espao que possibilita o acompanhamento do projeto em desenvolvimento dentro de uma disciplina * rea de colaborao: espao para criao e gerenciamento de comunidades que so pequenos grupos formados por alunos para o desenvolvimento de um projeto em determinada disciplina, compartilhando conhecimento entre si.

* Mapa do Site: espao que apresenta de forma grfica a estrutura de acesso ao Ambiente Experimental de Aprendizagem em Educao a Distncia.

* Painel de controle: ferramenta que possa gerar relatrios com dados estatsticos do ambiente, comunidade, projeto, caso/desafio/problema ou aluno.

* FAQ: espao para questes e respostas sobre a operacionalizao do ambiente de trabalho. 6.14. Estrutura de Equipe para o Projeto Para o desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem necessrio reunir profissionais de vrias reas do conhecimento. Segue abaixo figura que ilustra de forma macro os principais responsveis pela construo deste tipo de aplicao: Figura 2 Estrutura de equipe para o projeto

Esses profissionais devem, por sua vez, trabalhar de forma integrada, destacando-se: * O designer instrucional: Um profissional da rea de Pedagogia com conhecimento em tecnologias educacionais, este responsvel por orientar e personalizar o ambiente virtual tanto no sentido de gerenciamento quanto de aprendizado, alm da produo de materiais de apoio. Tem como atribuies: associar o enfoque pedaggico com os recursos tecnolgicos de forma coerente, analisar necessidades, construir o desenho dos ambientes virtuais em comunho com profissionais de outras reas, em especial, os de T.I., avaliar processo de construo, implementao e utilizao dentro dos cursos, coordenar especialistas e auxiliar os mesmos na adaptao do contedo para a linguagem EaD.

* Designer Grfico: o responsvel pela identidade visual do AVA seja de maneira digital ou impressa. Trabalha junto com o designer instrucional e tambm de analistas e desenvolvedores, pois este se fundamenta em estudos ergonmicos e princpios de design. * Analistas e Desenvolvedores: Os responsveis pela programao e personalizao do

AVA, implementando sistemas de acordo com a proposta pedaggica e interface desta aplicao 6.15. Arquitetura proposta para o AVA A arquitetura proposta inicialmente ser composta por 4 (quatro) camadas: * Apresentao: a interface da aplicao, a camada de interao com o usurio, navegabilidade, usabilidade * E-learning: nesta camada ser encapsulado ou restringido os aspectos referentes s ferramentas e modelos pedaggicos do ambiente online. * Acesso a Dados: Persistncia dos dados, armazenamento e lgica de acesso as informaes * Integrao: Camada responsvel por eventuais integraes com sistema acadmico, bem como outros sistemas que haja necessidade de interligao e sincronizao de informaes.

Figura 3 - Arquitetura Proposta para o AVA 6.16. Modelo Conceitual A modelagem de um ambiente virtual de aprendizagem similar ao desenvolvimento de um sistema de informao. No presente trabalho utilizaremos os componentes da UML para descrever o projeto bsico deste tipo de ferramenta. Esta modelagem tambm poder ser utilizada em cima de uma plataforma de AVA existente (Moodle, Amadeus, SOLAR, Sakai, entre outros).

Segue abaixo modelo conceitual base para o desenvolvimento do AVA: Figura 4 Modelo Conceitual para o projeto experimental do AVA

No modelo apresentado, temos entidades voltadas para gesto e aprendizagem dentro do ambiente. Como entidades de gesto e controle destacam-se:

* Grupo: um conjunto de usurios dentro de uma categoria em comum * * Usurio: uma pessoa ou sistema que possui para acesso o ao ambiente virtual

Autenticao:

responsvel

pela

autorizao

ambiente

* Participante: Representa um usurio ou um grupo de usurios que participa concretamente do processo de ensino-aprendizagem, tendo acesso as ferramentas que o auxiliam na construo do conhecimento. * Permisso: Contm as diretivas e os devidos acessos a determinado grupo Com relao ao contexto de aprendizagem, verificam-se os pacotes contendo cada uma

das ferramentas sncronas ou assncronas, bem como compartilhamento de materiais e reas de colaborao. 6. Concluso Ao longo deste trabalho apresentamos conceitos acerca da educao a distncia, dando nfase aos ambientes virtuais de aprendizagem, bem como um projeto experimental bsico para elucidar aspectos referentes ao incio de um desenvolvimento desse tipo de aplicao. Os ambientes virtuais de aprendizagem so solues bastante importantes para a sociedade em que vivemos, principalmente por ser uma opo que responde as exigncias do mercado atual. Um dos problemas que so enfrentados com relao a educao a distncia o receio por parte de professores e alunos, bem como um melhor planejamento dos cursos online, onde isso s possvel com uma boa estrutura e proposta pedaggica adequada a modalidade de ensino. Em ambientes virtuais de aprendizagem promove o processo de ensino-aprendizagem atravessando fronteiras, sendo at uma alternativa a favor da incluso social e digital e necessrio que docentes e discentes encarem essa nova realidade e participem destes ambientes de maneira mais ativa, inclusive aperfeioando o ensino presencial, compartilhamento de informaes, novas descobertas de conhecimento, ritmo prprio de estudo e aprendizado contnuo independente do espao geogrfico.

Referncias [1] PALOFF, R. M.; PRATT, K. Construindo Comunidades de aprendizagem no ciberespao: estratgias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002 [2] RAMAL A. C. Educao na cibercultura hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002

[3] SILVA, Marcos(org.) Educao online: teorias, prticas, legislao, formao corporativa. So Paulo: Loyola, 2003

[4] PEREIRA, Alice Cybis(org.) AVA Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Cincia Moderna, 2007

[5] GAMMA, Erich; HELM Richard; JOHSON, Ralph; VLISSIDES, John. Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software. Addison-Wesley, 1995.

[6]

LARMAN,

Craig.

Utilizando

UML

Padres.

Bookman,

2002

[7] PINTO, Srgio Crespo C S; SCHLEMMER, Eliana; SANTOS, Cssia T. dos; PREZ, Cludia C; RHEINHEIMER, Letcia R. AVA: Um ambiente Virtual Baseado em Comunidades. So Leopoldo-RS, 2002

[8] SANTOS, E. e OKADA, A. (2003). A construo de ambientes virtuais de aprendizagem: por tutrias plurais e gratuitas no ciberespao. Disponvel em: http://www.projeto.org.br/alexandra/pdf/8_anped2003_okada&santos.pdf Acesso em: 16 maro 2010

[9]

LEVY,

Pierre.

Cibercultura.

So

Paulo:

Editora

34,

1999

[10] Wikipdia, a enciclopdia livre: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_virtual_de_aprendizagem Acesso em: 12 fevereiro 2010

[11] AKAGI, Andr. A escolha do LMS para projetos de EaD, 2008. Disponvel em: http://imasters.uol.com.br/artigo/7692/a_escolha_do_lms_para_projetos_de_ead Acesso em: 08 maro 2010.

[12] EDUCNET, Tecnologia e Educao a Distancia. Implantao Moodle - Modelo de Projeto. Disponvel em: http://www.educnet.info/2008/03/05/implantacao-moodlemodelo-de-projeto/ Acesso em: 14 outubro 2009

[13] TAROUCO, L. M. R.; FABRE M. J. M.; TAMUSIUNAS, F. R.. Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educao: II Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educao. Porto Alegre, RS, 2003

[14] DUTRA, Renato Lus de Souza; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach.

Objetos de Aprendizagem: Uma comparao entre o SCORM e o IMS Learning Design. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educao: V Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educao Porto Alegre, 2006

[15] KOPER, R., Educational Modelling Language :adding instructional design to existing specifications. 2002, Open University of the Netherlands.

[16] CRESPO, Srgio. AulaNet TM: Uma Ferramenta para Desenvolvimento de Cursos Distncia. Anais do XIX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computao, Julho, 1999.

[17] PINA, Eurisanda Mafalda da Silva de. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: o caso da Plataforma Formare da UniPiaget. Monografia (Concluso de Bacharelado em Informtica de Gesto Via Ensino)- Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, 2007

[18] SANTOS, dmea Oliveira. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: por autorias livres, plurais e gratuitas. In: Revista FAEBA, v.12, no. 18.2003(no prelo).

[19] SARMENTO, Csar Fernando; Centro Universitrio Feevale. WideLearner: um novo ambiente para educao a distncia. Novo Hamburgo, 2000. 148 f. Monografia (Concluso do Curso Cincia da Computao) - Centro Universitrio de Feevale, 2000

[20] RANGEL, Athail. Moodle, Um sistema de gerenciamento de cursos. Braslia, 2005. Disponvel em: http://uab.unb.br/file.php/1/moddata/data/1/2/1/chapter01.pdf Acesso em: 12 abril 2009

[21] O que fazer com as novas tecnologias? - Plataforma Moodle. Disponvel em: http://mionecardoso.blogs.sapo.pt/6034.html Acesso em: 14 abril 2009.

[22] SAVERY, J. R.; DUFFY, T. M. Problem Based Learning: An Instructional Model and Its Constructivist Framework. Educational Technology, 1995.

You might also like