You are on page 1of 16

A INEFETIVIDADE DACONSTITUIO FEDERAL E LEI DE EXECUES PENAIS NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

Valmira Ferreira Santos Servidora Pblica Estadual do Estado de Alagoas- Secretaria de Defesa Social; Bacharelado em Direito pela SEUNE- Sociedade de Ensino Universitrio do Nordeste; Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho- FADIMA Centro de Estudos Superiores de Macei Faculdade de Cincias Jurdicas, colaboradora da Revista Eletrnica Olhares Plurais e site Datajus do Estado de Alagoas.

SUMRIO: 1. Introduo, 2.Breve histrico respeito das prises no Brasil e no mundo 3. A Dignidade da Pessoa Humana na Constituio Federal de 1988 e segundo a melhor doutrina 4. A deficiente aplicao dos direitos garantidos na Constituio Federal de 1988 e na lei de execues penais 5.Concluso. 6. Bibliografia.

1. INTRODUO

No Ordenamento Jurdico Brasileiro de acordo com o modelo da pirmide de kelsiana a Constituio Federal norma suprema e todas as demais devero ser interpretadas de acordo com os preceitos nela contidos, sob pena de serem consideradas inconstitucionais. Alm de fundamento de todas as demais leis infraconstitucionais a carta maior traz em seus artigos inicias uma preciosidade, qual seja, a valorizao do ser humano em detrimento da propriedade. Ademais, os direitos e garantias individuais e coletivos nela previstos nos oferecem uma forma de proteo que poder se concretizar atravs da aplicao das normas princpios a exemplo do princpio da Dignidade Humana. A Lei de Execues Penais, lei infraconstitucional, tem como objetivo a efetivao das disposies tanto da sentena quanto das decises na esfera criminal, alm de viabilizar a integrao harmnica daquele que j fora condenado, bem como dos que se encontram internados respeitando os direitos e garantias essenciais a pessoa humana previstos constitucionalmente. Essa proteo ao ser humano encarcerado no seria to distante se tivssemos trabalhado h tempos idos o processo de ressocializao, pois h muito j se falava, no

entanto, perdurou a inexistncia de projetos no sentido de oferecer, efetivamente, condies dignas de habitao, polticas de organizao, enfim, comprometimento com a reeducao daqueles que esto sobre a proteo do Estado. Em resumo, o sistema prisional brasileiro na verdade, um depsito de seres humanos. Considerando essa triste realidade, nos propomos no presente trabalho, analisar o sistema prisional, diante dos direitos e garantias previstos na Constituio Federal de 1988 e Lei de Execues Penais. Faremos, inicialmente, uma rpida e objetiva sntese da histria das prises, construindo desde o primeiro tpico uma seqncia dos fatos, para melhor entendimento do ponto crucial do nosso trabalho. Com a abordagem da histria das prises demonstraremos que a idia de ressocializao h muito j existia e, portanto, trata-se de idias velhas em odres novos. Discorremos a respeito da Dignidade da Pessoa Humana, tanto na Constituio Federal de 1988, quanto segundo a melhor doutrina, demonstrando que nos dias atuais, ela preocupao mundial, de modo que, se fez necessrio demonstrar que direitos fundamentais e direitos humanos s se diferenciam no que diz respeito abrangncia territorial. Por fim, os direitos garantidos na Constituio Federal, bem como, na Lei de Execuo Penal. Ademais, faremos uma abordagem respeito da proposta de ressocializao no sistema prisional em decadncia por inaplicao das leis postas e falta de comprometimento do Estado, guardio daqueles que tiveram sua liberdade restringia por no se adequarem as regras de convvio social.

2. BREVE HISTRICO RESPEITO DAS PRISES NO BRASIL E NO MUNDO

A histria das prises se comparado com a histria da humanidade, recente. O crcere surge como local para amontoar pessoas e, posteriormente, receber uma punio, esta poderia ser castigo corporal, morte, aoites, desterro gals entre outros existentes poca. H quem afirme que a idia de penitenciria surgiu com a igreja, pois esta pregava que o homem se purificava enquanto permanecia no sofrimento e na solido, pois podia refletir sobre os erros cometidos e, assim sendo, no mais reincidia.

Afirma Adeildo Nunes (2005 pag. 46) afirma que: Na idade mdia, a igreja, foi precursora na aplicao da priso, como forma de castigo queles que infringissem seus preceitos, fazendo recolher os monges rebeldes ou infratores em celas individuais, onde merc de oraes e reflexos reconheciam seus prprios pecados e no voltava a comet-los. Ressalta ainda, o referido autor, que a priso como pena com a idia de reeducar surgiu com a edificao da House of Carretion na cidade de Britnica de Bredewell em 1552. Nesta data j se falasse em ressocializao nas prises, porm a realidade era de amontoados de seres humanos em condies precrias de higiene, alimentao, penas corporais, o trabalho penoso, enfim, tratava-se de um local especfico para depositar pessoas ao invs de ressocializar. No Brasil, no incio da colonizao as leis que vigoravam eram baseadas nas Ordenaes Afonsinas que oprimiam de maneira violenta e cruel os crimes cometidos. Mais tarde, passaram as Ordenaes Manuelinas, porm pouco se modificou no que diz respeito aos tratamentos cruis. Em 1551 j havia uma cadeia na cidade de Salvador, onde se mantiam custodiados os desordeiros e escravos fugitivos. No Rio de Janeiro existia o crcere eclesistico para punir os religiosos, enfim, as prises brasileiras possuam vrias finalidades, dentre elas, abrigarem crianas deixadas nas ruas, loucos, escravos, desordeiros e outros mais. Em 1830 foi promulgado um novo cdigo criminal do imprio reconhecendo a priso como forma de punio no Brasil, elaborado a partir das idias Iluministas da poca, que teve influencias da obra Dos Delitos e das Penas de Beccaria. Neste cdigo foi consagrado o princpio da humanizao, que resultou na abolio dos aoites, torturas, marca de ferro quente, porm manteve-se a pena capital. Existia poca a pena de priso com trabalho, pena de priso simples e pena de priso celular, tais espcies eram consideradas desumana, pois em todas elas o elemento comum era castigo. Em 1940, foi elaborado o Cdigo Penal e a partir da, com posteriores modificaes, surgiram as penas privativas de liberdades, restritivas de direitos e multa, dando um tratamento individualizado e compatvel com o crime ou contraveno cometida, uma vez que o ser humano passou a ter maior proteo jurdica e valorizao enquanto pessoa humana, se comparado com outrora.

Alm disso, em 1984, com o objetivo de efetivar as disposies da sentena ou deciso criminal e proporcionar condies para a harmnica integrao social do condenado e do internado surge a Lei 7.210, lei de Execues Penais que juntamente com a promulgao da Constituio Federal de 1988 trouxeram mudanas substancias pertinente a proteo pessoa humana, conforme analisaremos no tpico seguinte.

3. DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NA CONSTITUIAO FEDERAL 1988 E SEGUNDO A MELHOR DOUTRINA

A Constituio Federal de 1988 ao contrrio das demais trouxe em seu texto um valor chamado Dignidade da Pessoa Humana, elevado categoria de princpio fundamental da Repblica Federativa, base de todo Ordenamento Jurdico previsto no art. 1, inciso III conforme segue: A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrtico de direito e tem como fundamento: (...) (...) III a Dignidade da pessoa Humana. (BRASIL, 2007, p. 43). Portanto, pode se afirmar que dignidade da pessoa humana uma normaprincpio, oriunda de dum valor moral, baseado na condio humana que fora positivado e inserido no Ordenamento Brasileiro, como princpio basilar que d sustentao a todas as outras normas. No mesmo ttulo, dos princpios fundamentais, novamente o legislador exalta a pessoa humana, pois faz constar que a mesma Repblica Federativa que tem como fundamento a dignidade da pessoa humana, tambm, rege-se no que diz respeito s relaes internacionais, pela prevalncia dos direitos humanos. Como tambm, no Ttulo da Ordem Econmica e Financeira mitigou o direito propriedade, outrora, absoluto, por ser a pessoa humana o bem maior protegido na ordem jurdica atual. Verifica-se que a proteo a pessoa humana conforme a Constituio Federal posta como elemento primordial, bastando para tanto a condio de ser humano, de modo que no h falar em conquista da dignidade com posio social ou obteno do ttulo de cidado, posto que a condio primeira para a proteo como j fora mencionado ser, pessoa humana.

Preceitua Arajo, (2006, p. 78): A proteo da pessoa humana hoje o objetivo precpuo de todo Ordenamento Jurdico, e ultrapassou as fronteiras iniciais do direito pblico, integrando os princpios norteadores do direito constitucional, e influenciando tambm assistemtica do Direito Internacional Pblico e Privado. Assume cada dia mais relevncia a interpretao e a utilizao dada questo da proteo da pessoa humana e de sua dignidade, em todas as reas do direito, em especial no direito privado, antes fortemente marcado pelas doutrinas individuais dos sculos XVIII e XIX.

No mesmo sentido externa Sarlet (2006 p. 32): Temos por dignidade humana a qualidade intrnseca e distintiva reconhecida em cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e considerao por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condies existenciais mnimas para uma vida saudvel, alm de propiciar e promover sua participao ativa e co-responsvel nos destinos da prpria existncia e da vida em comunho com os demais seres humanos.

Nas oportunas palavras de Piovesan (2003 p.13): O valor da dignidade humana impe-se como ncleo bsico e informador do ordenamento jurdico brasileiro, como critrio de parmetro e valorizao a orientar a interpretao e compreenso do sistema constitucional instaurado em 1988. A dignidade humana e os direitos fundamentais vm constituir os princpios constitucionais que incorporam as exigncias de justia e dos valores ticos, conferindo suporte axiolgico a todo sistema jurdico brasileiro. Na ordem de 1988 esses valores a ser adotados de uma especial fora expansiva, projetando-se por todo universo constitucional e servindo como critrio interpretativo de todas as normas do ordenamento jurdico nacional. A constituio 1988 acolhe a odeia da universalidade dos direitos humanos, na medida em que consagra o valor da dignidade humana como princpio fundamental do constitucionalismo inaugurando em 1988. O texto constitucional ainda reala que os direitos humanos so tema de legtimo interesse da comunidade internacional, ao ineditamento prever, dentre os principais a reger o Brasil nas relaes internacionais,

o principio da prevalncia dos direitos humanos. Trata-se, ademais, da primeira Constituio Brasileira a incluir os direitos internacionais no elenco dos direitos constitucionalmente garantidos. Ao fim da extensa Declarao de direitos enunciada pelo art. 5, a carta de 1988 estabelece que os direitos e garantias expressos na Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. A Constituio de 1988 inova, assim, ao incluir, dentre os direitos constitucionalmente protegidos, os direitos enunciados nos tratados internacionais de que o Brasil seja signatrio. Ao efetuar tal incorporao, a Carta est a atribuir aos direitos internacionais uma hierarquia especial e diferenciada: a hierarquia constitucional. Logo, outra concluso no resta seno a aceitao pelo texto constitucional do alcance universal dos direitos humanos. Hodiernamente, o que se chama de principio da dignidade da pessoa humana, fundamento da Repblica Federativa em tempos idos nem se cogitava sua existncia, enquanto princpio protetor dos direitos fundamentais vida digna, como analisamos na evoluo das prises em momento anterior. A necessidade de ter a vida do homem protegida juridicamente, por ser ele o detentor desse bem maior, transcendeu os limites territoriais de modo que se adotou uma classificao necessria, ao nosso entender, para diferenciar direitos humanos de direitos fundamentais, somente com relao aplicao dentro ou fora do territrio nacional, uma vez que pode se afirmar que so sinnimos. Neste ponto, consideramos necessria a distino para entendermos que a pessoa humana tem proteo dentro e fora da ordem jurdica ptria, distinguindo apenas quanto nomenclatura, conforme segue abaixo:

Para Antonio Enrique Perez Luno, (1999 p. 46):

Os Direitos humanos so empregados num sentido mais amplo, de um modo geral, para fazer referencia aos direitos do Homem, reconhecidos na esfera internacional, sendo tambm entendidos como exigncias ticas que demandam positivao, ou seja, como um conjunto de faculdades e instituies que, em cada momento histrico, concretizam as exigncias da dignidade, da liberdade e da igualdade, as quais devem ser reconhecidas positivamente pelos ordenamentos jurdicos em nvel nacional e internacional.

J o segundo, podemos afirmar que so direitos positivados no Ordenamento Jurdico Ptrio, constituem em direitos e garantias consideradas bsicas, essenciais vida digna. Esto positivados e servem como limitaes ao poder soberano do Estado. Esto previstos na Constituio Federal art. 5 e incisos, bem como espalhados no texto constitucional, a exemplo dos direitos a nacionalidade, direitos polticos, direitos sociais entre outros. No que diz respeito proteo aos direitos dos presos, entre eles o de cumprir pena em local condizente com a condio humana, que respeite sua integridade fsica e moral, alm de outros direitos que esto previstos na Carta Maior, foi publicada a lei de Execues Penais N 7.210 em 11 de Julho de 1984, antes mesmo de a Constituio Federal ser promulgada. A referida lei que deveria, efetivamente, proporcionar a aplicao das disposies oriundas das sentenas ou das decises, bem como proporcionar condies para harmnica integrao ao meio social tanto do condenado quanto do internado, ou seja, conviver com a restrio de sua liberdade, porm tratado com respeito a sua dignidade enquanto pessoa humana vem sendo desrespeitada em boa parte de seus artigos. Na verdade h uma distncia significante entre o desejo do legislador e a aplicao da citada lei, uma vez que a realidade do no cumprimento de seus dispositivos, impedindo que ela cumpra a funo a que se destina e, lamentavelmente, o mesmo ocorre com a Carta Maior, conforme veremos a seguir.

4. A DEFICENTE APLICAO DOS DIREITOS GARANTIDOS NA CONSTITUIO FEDERAL E NA LEI DE EXECUES PENAIS

O Constituinte originrio com poder ilimitado, incondicionado quando da instituio de uma nova ordem jurdica destacou em seus primeiros artigos o que se pode chamar de essncias, no desmerecendo os demais pontos abordados, mas depois do prembulo da Constituio Federal de 1988, cuidou o legislador de definir os fundamentos da Republica Federativa, bem como seus objetivos primordiais, alm dos princpios que regem as relaes internacionais e logo aps no segundo Ttulo, inseriu os direitos e garantias individuais. O primeiro captulo, dos cinco neste titulo inserido, foi reservado aos direitos e garantias individuais e coletivos. por essa razo que queremos enfatizar a grandiosidade da Constituio e mostrarmos a gravidade diante do descumprimento dos

direitos e garantias nela contidos. Direitos esses que em boa parte j havia sido positivado na lei de Execues Penais, posto que esta anterior a Constituio Federal de 1988. Passemos a anlise do art. 5 conforme redao a seguir: Art. 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: III - ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; XLVII - no haver penas: (...) b) de carter perptuo; XLVIII - a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado; XLIX - assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral; L - s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao; (...) LIII - ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente; LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; (...) (...) LVlI - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria; LXII - a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada;

LXVI - ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana;

Temos, portanto, como forma de proteger aqueles que tiveram sua liberdade restringida por desobedincia s regras necessrias ao convvio social, direitos constitucionalmente garantidos no artigo supra mencionado. Importante, lembrar que a regra em nossa ordem jurdica a liberdade, obviamente, a priso trata-se de uma exceo, desse modo, quando da privao da liberdade so restringidos alguns direitos antes garantidos, porm, sua condio de ser humano permanece e, conseqentemente, outros direitos j garantidos. Parece bvia tal concluso, no entanto, a realidade cotidiana demonstra o contrrio, uma vez que vivem os presos em condies subumanas, muito embora possa o Estado atravs de seus representantes em visita aos estabelecimentos prisionais evidenciar tal descaso e permanecer inerte. Como j mencionado, a Lei de Execues Penais, que j existia antes da promulgao da Constituio, publicada no Dirio oficial da Unio em 11 de julho de 1984, ingressou no Ordenamento Ptrio, passando pelo regular processo legislativo, art. 59 da Constituio Federal em vigor. A citada lei tem como objetivo transformar a realidade nos presdios brasileiros. Trata-se de normas que ensejaria humanizao da populao carcerria e conseqentemente em melhorias e concretizao dos direitos garantidos, necessrios a recuperao de valores fundamentais vida com dignidade que se resume na sonhada ressocializao. Em consonncia com a Constituio Federal que veda tortura, tratamento desumano ou degradante, traz a mencionada lei nos art. 10 ao 27 o direito do preso assistncia material, assistncia sade, assistncia jurdica, educacional e religiosa. No que diz respeito assistncia material art. 12 da lei ora em comento, compreende ao fornecimento de elementos essenciais sobrevivncia digna, a exemplo, de alimentos, vestes, instalaes higinicas. No entanto, sabemos que o espao fsico , na maioria das vezes, precrio e sem condies de sobrevivncia, haja vista, que trata-se de ambiente insalubres e sem condies de habitao. Ademias, a superlotao outro empecilho sobrevivncia de seres humanos, na maioria dos presdios de nosso pas. Concernente a assistncia sade prevista no art. 14 sabido que nos presdios o atendimento mdico no suficiente para suprir a necessidade da populao

carcerria, tanto no que diz respeito aos profissionais efetivamente comprometidos, quanto carncia de remdios necessrios ao atendimento mnino emergencial. A assistncia jurdica tem sido outro ponto importantssimo a ser discutido, pois a lei infraconstitucional art. 15, bem como 5 inciso LXXIV da Constituio Federal afirma que o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos. Porm, convm enfatizar que muito embora seja garantida a assistncia jurdica gratuita, o que prepondera a assistncia jurdica particular, mesmo no sendo os representados detentores de recursos para tanto. A morosidade da assistncia jurdica implica num lapso temporal maior espera da primeira audincia ou at mesmo concesso de benefcios, a exemplo do livramento condicional. Porm, no somente esses elementos negativos que emergem da espera pela assistncia jurdica, surge tambm a revolta, o descrdito no Estado e, conseqentemente, a todos aqueles que a Ele representa.

Nucci, (2005 p. 105) no que diz respeito a pena afirma que: A pena como sendo a sano do Estado, valendo-se do devido processo legal, cuja finalidade a represso ao crime perpetrado e a preveno novos delitos, objetivando reeducar o delinqente, retir-lo do convvio social enquanto for necessrio, bem como reafirmar os valores protegidos pelo Direito penal. lamentvel que a retirada necessria do delinqente a que se refere o autor no esteja associada a uma verdadeira reeducao para posterior insero no convvio social, to pouco, serve de reafirmao dos valores protegidos pelo direito penal e proteo a dignidade do delinqente. Reeducar implica, primordialmente, garantir os direitos a que se refere tanto a Constituio Federal quanto a Lei de Execuo Penal, ambas em vigor. No tocante a assistncia educacional prever a mesma lei art. 18 que a educao de primeiro grau obrigatria, no entanto, a estatstica no animadora quanto aos alfabetizados no sistema prisional, posto que, tal assistncia apenas formal, trata-se de um direito que por motivos desconhecidos, no efetivamente garantido. Contrariando a todos os empecilhos concretizao aos direitos concedidos na Constituio Federal bem como na Lei de Execues Penais, a assistncia religiosa vem sendo efetivamente garantida. Importante ressaltar que ela no depende de verbas dos governos federais, estaduais ou municipais para que possa ser realizada, nem est

ligada a burocracia dos rgos administrativos, restringe-se ao trabalho de voluntrios das mais variadas igrejas que se propem oferec-la, bastando to somente, a permisso para adentrar as unidades prisionais. Lembremos ainda que, art. 5 da lei de execuo afirmou o legislador que dever haver a classificao dos presos segundo seus antecedentes e personalidade. Essa classificao seria realizada por uma comisso tcnica existente em cada estabelecimento, porm temos conhecimento da superpopulao que convive, na maioria das vezes, com todas as espcies de infratores. Lombroso 1 afirmava de forma incisiva que o ambiente da priso e a interao dos presos com outros criminosos ensejavam na criao de criminosos habituais, at a de fcil compreenso que o convvio com demais criminosos, sem condies de sobrevivncia, sem oferecer possibilidade de ser ressocializado leve a cometer novos crimes. Por fim, proteo a integridade fsica e moral de que fala a Lei Maior, tambm est prevista no art. 45 da referida lei, pois prev que as sanes no podero pr em perigo a integridade fsica e/ou psquica do preso. Acrescenta ainda, como vedao s salas escuras em que se recolhiam os presos, no entanto, no necessrio realizarmos uma pesquisa de campo para sabermos que a integridade fsica e/ou psquica dos presos no respeitada, devido inmeras denncias expostas nos meios de comunicao. fato que a Lei de Execuo Penal passou por um processo legislativo regular, percorreu, portanto, todos os planos para sua validao, quais sejam, plano da existncia, validade e da eficcia. O plano da existncia ou vigncia, diz respeito ao processo de produo da norma que quando de sua promulgao e publicao, decorrido o prazo que a prpria lei pode trazer ou no em seu bojo, entra no ordenamento jurdico podendo a partir da, serem exigidas suas disposies. Nas palavras de Carvalho (1999 p. 82-83) Viger ter fora para disciplinar, para reger, cumprindo a norma seus objetivos finais. A vigncia propriedade das regras
1

Cesare Lombroso foi um mdico italiano que fundou a escola positivista de criminologia. Nascido em 6 de novembro de 1835, em Verona e faleceu em 1909. Tornou-se mundialmente famoso por seus estudos e teorias no campo da caracterologia, relao entre as caractersticas fsicas e mentais. www.epub.org.br/cm do Ncleo de Informtica Biomdica da Unicamp

jurdicas que esto prontas para propagar efeitos, to logo aconteam, no mundo ftico, os eventos que elas descrevem. H normas que existem e que, por conseguinte, so vlidas no sistema, mas no dispem dessa aptido. A despeito de ocorrerem os fatos previstos em sua hiptese, no se desencadeiam as conseqncias estipuladas no mandamento. Dizemos que tais regras no tm vigor, seja porque j o perderam, seja porque ainda no o adquiriram. Quanto ao plano da validade, trata-se do processo legislativo que dever ser legtimo e regular oriundo da autoridade competente sob pena de nulidade, que conforme preceitua Ferraz (1994, p. 54): Temos uma norma vlida." (...) "Sancionada a norma legal, para que se inicie o tempo de sua validade, ela deve ser publicada. Publicada a norma, diz-se, ento, que a norma vigente. (...) Vigente, portanto, a norma vlida (pertencente ao ordenamento) cuja autoridade j pode ser considerada imunizada, sendo exigveis os comportamentos prescritos.

Por fim, o plano da eficcia que se desdobra em eficcia jurdica e eficcia social ou efetividade. A eficcia jurdica pertinente a possibilidade de a norma ser aplicada, pois ela deve ser aplicvel, exigvel e possuir auto-executoriedade. J a eficcia social diz respeito efetiva aplicao da norma, se ela est atingindo o fim a que se props o legislador quando de sua elaborao. Caso contrrio no passar de uma lei que existe no Ordenamento, possui validade, porm carece de efetividade, pois no h aplicao de seus dispositivos conforme analisaremos a seguir nas palavras de Jos Afonso da Silva, (1999, p 65), primeiramente sobre a eficcia social e em seguida eficcia jurdica:

Designa uma efetiva conduta acorde com a prevista pela norma; refere-se ao fato de que a norma realmente obedecida e aplicada; nesse sentido, a eficcia da norma diz respeito, como diz Kelsen, ao fato real de que ela efetivamente aplicada e seguida, da circunstncia de uma conduta humana conforme norma se verificar na ordem dos fatos. o que tecnicamente se chama efetividadeda norma. Eficcia a capacidade de atingir objetivos previamente fixados como metas. Pertinente a norma jurdica, complementa o autor, a eficcia consiste na capacidade de atingir os objetivos nela traduzidos, que vm a ser, em ltima anlise, realizar os ditames jurdicos

objetivados pelo legislador. Por isso que se diz que a eficcia jurdica da norma designa a qualidade de produzir em maior ou menor grau, efeitos jurdicos, ao regular, desde logo, as situaes, relaes e comportamentos de que cogita; nesse sentido, a eficcia diz respeito aplicabilidade, exigibilidade ou executoriedade da norma, como possibilidade de sua aplicao jurdica. Denota-se, portanto, que no h bice aplicao da Lei de Execuo Penal, bem como a Constituio Federal, pertinente ao processo de elaborao, pois como j visto as normas esto, perfeitamente, aptas a produzir efeitos, a cumprir o fim a que se destina. No h dvida de que o entrave da to sonhada ressocializao no est na falta de leis, mas na fala de comprometimento com boa administrao e aplicao das normas postas. Fazemos parte de um Estado Democrtico de Direito em que as normas so voltadas para proteo o bem maior, a vida. No entanto, parece-nos que o conceito de vida interpretado de forma restritssima, posto que, o descaso no sistema prisional contraria a proteo aos direitos e garantias fundamentais, constitucionalmente garantidos, bem como o significado de humanizao. Na verdade, um desrespeito a Carta Magna e a lei infraconstitucional, uma vez que elas trazem em seu bojo normas que garantem a proteo e respeito ao preso. Enfatizamos que no apenas a proteo e respeito ao encarcerado que estamos abordando, mas tambm, sociedade. Esta obrigada a receb-los quando da concesso de sua liberdade, com todas as frustraes. O Estado no apenas deixa de cumprir um dever que lhe pertence, como tambm desprotege a sociedade, deixando-a vulnervel a fria dos que ela retorna com seqelas dos sofrimentos por que passou. Ademias, Ele quando chamou para si responsabilidade de resolver os conflitos sociais, tirou do particular a possibilidade de fazer a vingana privada. Evolumos nesse sentido, porm, a realidade atual, nos faz entender que o mesmo est inerte, frente ao amontoado de seres humanos vivendo em situao degradante. No entanto, no podemos deixar de lembrar que a responsabilidade no exclusiva do Estado, pois a proteo ao principio da dignidade Humana geral, deve ser respeitado por todos, sociedade, Estado e particular, porm no h falar, somente, em atuao isolada da sociedade quando o detentor do dever de ressocializar , primeiramente, o Estado.

O Conselho Nacional de Justia com a pretenso de tornar possvel o direito garantido, qual seja, a proteo a dignidade da pessoa humana bem como, a durao razovel do processo, realiza mutires em todo o pas, porm, o cumprimento de metas em curto espao de tempo, pode levar a uma avaliao deficiente, pois h caso em que o reeducando no avaliado pelo psiclogo, ou mesmo no tem registrado em sua vida carcerria, os delitos cometidos dentro do sistema. Ressalte-se ainda que nesse ltimo caso, estamos nos referindo ao processo de ressocializao deficiente, uma vez que no h, na maioria das vezes, o acompanhamento segundo a lei de execuo penal da punio disciplinar. Essa realidade nos remete a historia da violncia nas prises relatada por Michel Foucault em seu livro Vigiar e Punir o autor demonstra que essa no uma preocupao dos tempos modernos, quando faz a abordagem da evoluo histrica da legislao penal e os mais variados meios de punir da poca. Demonstra o ferido autor que em cada poca se estabelece uma forma de punir os que se desviam das regras sociais, no entanto, h um ponto comum a todas elas, qual seja, a dificuldade que o poder pblico e a sociedade sempre tiveram em enfrentar a criminalidade.

Para Foucault (2007, p.180): A priso nos seus dispositivos mais explcitos, sempre aplicou certas medidas de sofrimento fsico e que a acrtica ao sistema penitencirio, na primeira metade do sculo XIX(A priso no bastante punitiva: em suma, os detentos tm menos fome, menos frio e privaes que muitos pobres ou operrios), indica um postulado que jamais foi efetivamente levantado: justo que o condenado sofra mais que os outros homens? A pena se dissocia totalmente de um complemento de dor fsica.

Evidencia-se, portanto, nos dias atuais que mesmo diante da valorizao da pessoa humana, dum Estado Democrtico de Direito em que o bem maior a vida, do primado da promoo ao bem de todos, sem preconceito de origem, raa, cor, sexo idade, e qualquer outra forma de descriminao, bem como, construo duma sociedade, livre justa e solidria, constante em um dos objetivos fundamentais da Republica Federativa do Brasil, alm de um dos princpios regentes das relaes internacionais, qual seja, a prevalncia dos direitos humanos, que estamos diante de um problema secular, que mesmo com tantos objetivos e positivaes de direitos, ainda encontramos entraves parecidos com os de outrora.

Entendemos que, se houvesse verdadeiramente o acompanhamento da vida do preso, durante o perodo em que ele permanece dentro do sistema, com obedincia Constituio e Lei de Execuo penal, juntamente com a iniciativa de alguns rgos, a exemplo do trabalho proposto pelo Conselho Nacional de Justia, estaramos mais prximo da to sonhada ressocializao e, conseqentemente, a concretizao dos direitos garantidos na Constituio Federal.

5. CONCLUSO

Do exposto, podemos perceber que a lei Maior tem passado despercebida pelas autoridades competentes, de modo que cresce, assustadoramente, a populao nos presdios, assim como a inaplicabilidade das leis posta para garantir o mnimo necessrio. Que muito embora a lei de execues penais esteja pronta para produzir efeito, pouco do seu potencial , efetivamente, explorado. Constatamos ainda, que h muito j se falava em ressocializao. Ademais, vimos que a priso ao longo do tempo, serviu como amontoados de pessoas, sem preocupao com seu bem estar, sua dignidade enquanto pessoa humana. Procuramos de forma sucinta e objetiva, demonstrar que o principio da Dignidade da Pessoa Humana, base e fundamento de todo ordenamento jurdico e preocupao mundial, e como tal deve ser respeitado. Evidenciamos, tambm, que mesmo diante dos direitos e garantias previstos na Constituio Federal, bem como, na lei de Execues Penais, persistem na inaplicabilidade das mesmas e como conseqncias o distanciamento da ressocializao. Na verdade, desde a instituio das prises, no houve um planejamento para cuidar dessa populao que crescia e vem crescendo assustadoramente, principalmente nos grandes centros urbanos. Porm, quando o Estado chamou para si a responsabilidade sobre os mesmo, tambm tinha a obrigao de planejar como administrar tantas mentes pensantes e ociosas dentro de um ambiente fechado e em condies degradantes. Resta-nos a esperana de que haja um despertar das autoridades competentes, no sentido de, efetivamente, buscar a realizao da ressocializao e garantir ao preso o cumprimento da pena com os direitos a eles garantidos tanto na Carta Magna, quanto na Lei de execuo Penal.

6. BIBLIOGRAFIA:

ARAUJO, Ndia, Direito Internacional Privado, Teoria e Prtica Brasileira, Rio de Janeiro, Renovar, 2006.

BRASIL, Constituio Federal, So Paulo: Rideel, 2005.

BRASIL, Lei de Execuo Penal, n. 7.210/ 1984.

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito do Trabalho. 12 ed. So Paulo. Saraiva, 1999.

FERRAZ JNIOR, Trcio Sampaio. Introduo ao Estudo do Direito. 2 ed. So Paulo. Atlas, 1994.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da priso; traduo de Raquel Ramalhete. 34 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, p.180, 2007.

LUNO, Antnio Enrique Perez. Derechos Humanos, estados de Derecho y Constituicin, Madrid: Tecnos, 1999.

NUNES, Adeildo. Realidades das Prises Brasileiras, Recife: Nossa Livraria, 2005.

NUCCI, Guilherme Souza, Manual de Direto Penal, Rio de Janeiro: Revista dos Tribunais, 2005. PIOVASAN, Flvia. Direitos Humanos e o Trabalho, Revista da AMATRA II, So Paulo, 2003. SARLET, Ingo Walfgong, Dignidade da Pessoa Humana, Porto Alegre: Atlas, 2008.

SILVA, Afonso da. Aplicabilidade das Normas Constitucionais. 3 ed. So Paulo: Malheiros, 1999.

You might also like