You are on page 1of 19

A forma

Quando olhamos ao nosso redor, percebemos que todas as coisas tm uma forma, e as formas dos objetos, muitas vezes, esto ligadas a sua funo. Observe uma cadeira. Se a funo dela nos acomodar sentados, ela no poderia ser diferente, o que muda o design, ou seja o desenho dela. E isso j originou uma profisso, pois existem pessoas que ganham a vida desenhando ou inventando formas diferentes para os objetos que j existem. Veja quantos estilos diferentes de cadeira voc conhece ou j viu, no ?

A forma no desenho, na pintura ou nas demais expresses artsticas pode ser:

Formas Figurativas
So as formas das figuras ou imagens reais, que tambm chamamos de formas definidas, pois s olhando para elas j identificamos o que so. Por exemplo: uma ma e um copo.

Formas Abstratas
So aquelas que desenhamos com liberdade de expresso, como j vimos nas unidades anteriores. So tambm chamadas de formas indefinidas. Por exemplo: Manchas.

Formas Geomtricas
Percebemos essas formas na maioria dos objetos que nos cercam, pois so projetadas a partir das figuras geomtricas. Por exemplo: uma lata de ervilha tem a forma de cilindro ou, ainda, a forma de um retngulo.

A construo de um desenho figurativo parte da noo de juntar formas, ou seja, criar a estrutura, a base do desenho. Como por exemplo, ao desenhar uma pessoa. Primeiro voc cria um crculo ou uma forma oval para criar uma cabea, depois um retngulo pra criar tronco e assim vai juntando formas diversas que daro a idia estrutural do esboo desse desenho. Veja como fcil desenhar com formas

Atividade DESENHO COM FORMAS GEOMTRICAS. Crie cinco desenhos figurativos diferentes utilizando apenas formas geomtricas. Capriche pintando seus desenhos! Cole esses densehos na folha decorada por faixas decorativas. Atividades que voc ir fazer em seguida.

Atividade DESENHOS DECORATIVOS EM FAIXA. Como na atividade de grafismo, onde voc criou margem decorada com linhas, voc ir desta vez criar uma margem decorada usando faixas decorativas (ver imagem abaixo) com o emprego formas geomtricas em uma folha de sulfite ou em seu caderno de desenho. Capriche

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIA-LA.

Atividade DESENHO COM REPETIO DE FORMAS (COMPOSIO COM FORMAS GEOMTRICAS). Em uma folha de papel sulfite ou em seu caderno de desenho, preencha o mximo possvel do espao, com a repetio de uma forma de livre escolha, variando seu tamanho e posio. (Veja exemplos na imagem abaixo) Pinte as formas usando lpis de cor ou barra de cera. Orientao bsica: desenhe primeiro a lpis, levemente, apagando sempre a parte no visvel das partes sobrepostas; o trabalho pode ser feito a mo livre ou com uso de instrumento auxiliares (rgua, compasso etc);

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIA-LA.

Um artista brasileiro que se destaca no cenrio mundial com sua arte pop Romero Britto. A grande caractersca de suas obra o emprego de desenhos com formas estilizadas geometrizadas e cores bem vibrantes.

Vdeo: A arte de Romero Britto

O TANGRAM

Tangram um quebra-cabea chins formado por 7 peas (5 tringulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo).

As sete peas do Tangram

Com essas peas podemos formar vrias figuras, utilizando todas elas sem sobrep-las. Segundo a Enciclopdia do Tangram possvel montar mais de 1700 figuras com as 7 peas. Esse quebra-cabea, tambm conhecido como jogo das sete peas, utilizado pelos professores de matemtica como instrumento facilitador da compreenso das formas geomtricas. Alm de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocnio lgico, que tambm so fundamentais para o estudo da matemtica. No se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver vrias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaos, e com elas era possvel formar vrias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaos que poderiam ser usados para formar vrias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou at do barco cantons "Tanka", onde mulheres entretiam os marinheiros americanos. Na sia o jogo chamado de "Sete placas da Sabedoria".

Mais sobre Tangram: Blog da Professora Lcia Martinelli


Vdeo: Criando desenhos com tangram.

JOGO DE TANGRAM ON LINE:


http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/

Atividade TANGRAM.

Seguindo o exemplo acima, risque em um folha de papel sem pauta trs jogos de Tangram, pinte cada jogo com uma cor diferente. Crie desenhos usando cada jogo cortando, montando e colando as peas de maneira correta. Capriche!

O ABSTRACIONISMO
Este estilo de pintura surgiu no comeo do sculo XX e no tem compromisso nenhum com o mundo real (no imita a natureza). No comeo, isso chocou muitas pessoas, que no entendiam aqueles quadros estranhos. O artista abstrato se desliga do compromisso de retratar a realidade, pois esta arte um exerccio livre de criao e imaginao, com total liberdade no emprego livre da cor, forma e da textura.

O Abstracionismo dividiu-se em: Abstracionismo informal, lrico ou expressivo - Valoriza a composio livre,
predominam os sentimentos e as emoes, como nas obras de Kandinsky e Pollock.

Vdeo: Arte de Jackson Pollock

Abstracionismo geomtrico - As formas e as cores devem ser organizadas de tal


maneira que a composio resulte apenas a expresso de uma concepo geomtrica. As obras de Malevich e Mondrian mostram exatamente isso.

Vdeo: Aula sobre abstracionismo

Vdeo: Obras de arte abstatras

Atividade DESENHOS COM FORMAS ABSTRATAS. Nesta atividade voc dever criar dois desenhos com formas abstratas. O primeiro voc baseado no abstracionismo informal e o segundo baseado no abstracionismo geomtrico. Em ambos os desenho capriche colorindo os espaos criados entre as linhas. No caso do abstracionismo informal, se desejar pode desenhar uma linha aleatria que ir criar vrias formas: Em seu caderno de desenho trace uma linha de forma aleatria criando formas abstratas. Esta linha percorrer toda a folha por diversas vezes at voltar ao ponto inicial.

O CUBISMO
O cubismo nasceu com o artista Czanne, quando ele representou a natureza, com cilindros, esferas e cones, em 1906. Em 1907, Picasso pinta o quadro Les Demoiselles d Avignon com claro contedo cubista. Mas, em 1908, no Salo de Paris, outro pintor, chamado Matisse, julgando uma pintura de Braque disse: Demasiados Cubos. Sem saber, Matisse estava batisando a nova pintura. Seus principais representantes foram os artistas plsticos: Picasso, Braque, Lger, Juan Gris e Marcel Duchamp.

Pablo Picasso foi considerado um dos gnios do sculo XX, passou por vrias fases em sua pintura, inclusive o figurativo, mas o que o consagrou forma os trabalhos cubistas. Uma das caractersticas mais importantes de sua obra so as faces compostas de dois lados: uma de perfil, outra de frente.

Picasso morreu em 1973, aos 91 anos, no sul da Frana.


(*) A arte de vanguarda inovadora e est na dianteira dos acontecimentos.

Vdeo: Aula sobre cubismo

Vdeo: Caractersticas do cubismo

Srie: O poder da Arte - Picasso http://www.youtube.com/watch?v=KW3VJZbxB3g

Atividade MONTAGEM CUBISTA COM RECORTES.

Escolha uma foto sua, ou uma imagem grande de um rosto de uma pessoa em jornais ou revistas. Atrs da imagem trace figuras geomtricas diversas. Recorte e reserve os pedaos para uma montagem cubista. Antes de iniciar a colagem, faa um projeto. Arrume as peas de maneira que as figuras no se encaixem corretamente, de forma tradicional. V colando pea por pea. Entre uma e outras voc pode aplicar cola colorida ou preencher ou espaos com cores. Capriche!

You might also like