You are on page 1of 10

CINEMA E EDUCAO

Anglica PIOVESAN1 Lvia BARBOSA (PPED/GPECS/PROCAPS/UNIT) 2 Sara Bezerra COSTA3 RESUMO O uso de mdias cinematogrficas em sala de aula pode servir de suporte ao professor para trabalhar vrios conceitos, temas e significados utilizados na vida diria dos seus alunos. O cinema pode servir como ferramenta pedaggica para ajudar no ensino-aprendizagem. Sendo assim, percebemos que o uso deste meio de comunicao pode ajudar a ampliar e avanar na formao cultural do professor e do aluno. A arte cinematogrfica contribui para disseminar a arte e a cultura e pode exercer influncia positiva nos estudantes e professores quando bem utilizadas. Palavras-Chave: educao, cultura, mdias cinematogrficas.

ABSTRACT The use of cinema in the classroom can support the teacher to work with various concepts, themes and meanings used for their students in everyday life. The cinema can be used as pedagogical tool to assist in teaching and learning. So we realize that the use of this media can help to expand and advance the cultural background of the teacher and the student. The art of cinematography contribute to foster art and culture and can exert positive influence on students and teachers when are well used.

KEYWORDS: education, culture, Cinematographic midia.

INTRODUO Neste artigo discutiremos temas como violncia, cultura, modernidade, emoo e afetividade que podem ser trabalhados atravs do uso de mdias cinematogrficas em sala de aula. Os filmes possibilitam que o professor trabalhe vrios conceitos, temas e significados utilizados na vida diria dos seus alunos. Utilizaremos como referencial terico
1. angelicapiovesan@hotmail.com 2. melolivia@ig.com.br 3. sarabc_andrade@hotmail.com

a Psicologia Histrico-Social e a Linguagem Cinematogrfica para esta construo. Iniciaremos com a definio de violncia para Houaiss (2004), violncia significa constrangimento fsico ou moral exercido sobre algum, para obrig-lo a submeter-se vontade de outrem; coao. Qualidade do que violento. Ao ou efeito de violentar, de empregar fora fsica (contra algum ou algo) ou intimidao moral contra (algum); ato violento, crueldade. A violncia faz parte da histria do homem desde as conquistas, as guerras, conflitos tnicos e religiosos. Para alguns tericos da contemporaneidade a violncia est inscrita em todos os seres humanos e a partir da civilizao humana o homem passou a tentar control-la para se inserir na cultura. Na poca da modernidade o homem passou a negar o sofrimento e a dor, como conseqncia dos conflitos ocorridos a partir das exigncias da civilizao. Para Marin (2002), h a ideia de que a tentao em evitar o sofrimento tem contribudo para as manifestaes violentas e arbitrrias to presentes em nossa sociedade, sem negar os condicionantes scio-polticos e econmicos da violncia. A modernidade foi demarcada por fatores correspondentes revoluo industrial que acarretaram mudanas na vida cotidiana do indivduo atravs de novas tecnologias e meios de comunicao. De acordo com Walter Benjamin (1994), o progresso tem a marca de catstrofes devido explorao mortfera da natureza e o aperfeioamento das tecnologias de guerra, onde Viver tornou-se uma experincia de risco, ou o risco tornou-se um jeito de viver, no qual o excesso est sempre presente. Para Barreto (2010), a revoluo industrial significou mais do que a introduo de mquinas e aperfeioamento de mtodos produtivos, ela converteu grande massa de trabalhadores em proletrios (operrios) ou desempregados, incidindo, consequentemente, no modo de vida de cada cidado. A partir desse momento as transformaes nas formas de trabalho, na ocupao do tempo e do espao, com a reproduo ampliada dos problemas do capitalismo, acentuaram os sentimentos de vulnerabilidade e de insuficincia no homem atual. O estudo da cultura muito importante tambm neste momento, pois a cultura quem determina a maneira de pensar, agir e interagir dos indivduos, segundo o ponto de vista de diversas reas, inclusive da Antropologia e da Sociologia, a partir do conhecimento de cultura que podemos entender o homem como ser cultural e social de acordo com alguns tericos como, Thompson (1995), Geertz (1978) e Costa (2007).
A cultura, pensada como o conjunto de crenas, de valores e de significados que o homem compartilha com o seu grupo, foi violentamente modificada pelo advento da sociedade miditica, que fez com que os povos distantes e diferentes, sob muitos pontos de vista, passassem a dividir um imaginrio comum. (COSTA, 2007, p. 282)

O cinema surgiu no final do sculo XIX, tornou-se a expresso e a combinao mais completa dos atributos da modernidade (SCHWARTZ, CHARNEY, 2004). Pode

2 Anais | I Simpsio Regional de Educao/Comunicao

ser considerado como um meio de comunicao utilizado pela indstria cultural como divertimento, entretenimento para as massas populares. Para Pereira (1981) e Gunning (2004), o cinema foi denominado como meio de comunicao de massa que no veiculava cultura popular, mas apenas fazia cultura industrializada para vend-las s massas, era uma indstria de entretenimento. Com o passar do tempo, o cinema passou a ser visto de forma mais abrangente, saindo da fantasmagoria, da fico e passando a retratar as questes sociais, econmicas, polticas e culturais. Para Charney e Schwartz (2004), o cinema no forneceu simplesmente um novo meio no qual os elementos da modernidade podiam se acotovelar, ao contrrio, ele foi produto e parte componente das variveis interconectadas da modernidade: tecnologia mediada por estimulao visual e cognitiva; a reapresentao da realidade possibilitada pela tecnologia; e um procedimento urbano, comercial produzido em massa e definido como a captura do movimento contnuo. Alm disso, o cinema o meio mais prtico de retratar o tempo e o espao atravs de montagens e cortes de cenas. O olhar no cinema tem um significado muito importante, serve de mediador entre o espectador e o que projetado. Como retrata Xavier (1988), o cinema nos propicia ver o mundo e estar a salvo, ocupar o centro sem assumir encargos. A modernidade trouxe interesse s teorias sociais de Georg Simmel, Siegried Kraucauer e Walter Benjamin, como observa Singer (2004), pois centraram na concepo neurolgica da modernidade, onde os estmulos sensoriais so acentuados, caracterizados pelos choques fsicos e perceptivos decorrentes de barulhos, trfegos, sinais de trnsito e multides precedentes da modernidade. O aumento da ansiedade em relao aos perigos da vida moderna consequentes de acidentes de trnsito, residencial e profissional acarretaram em alteraes psquicas e sensoriais do homem moderno. Dessa forma, o cinema passou a retratar essas sensaes vvidas e intensas correspondentes a vida cotidiana. Os afetos so manifestados no espectador atravs das emoes que nada mais so do que os sentimentos de amor, dio, clera e empatia, Aumont (2004). De maneira geral, as emoes podem ser fortes, positivas, negativas, representantes da vida real ou imaginria. Para Botura (2001), o desenvolvimento da linguagem verbal contribuiu tambm para a obstruo da compreenso da linguagem corporal plena e a expresso de emoo passou a ser considerada um sinal de fraqueza, at com um aparente sentido, pois as estratgias, artimanhas e jogos para dominar o outro passam pela racionalidade. Afetividade, Emoes e Funes Mentais Os sentimentos de afetividade, as emoes e as funes mentais, podem ser relacionadas de maneira geral. Para tratar da afetividade e das emoes que so fatores importantes na constituio do individuo, utilizamos a teoria de Wallon (1989) e para os termos de funo mental, pensamento, memria, percepo e ateno, Vigotski (1989,2001).

I Simpsio Regional de Educao/Comunicao

3 | Anais

Wallon (1879-1962) atribui s emoes um papel central na evoluo da conscincia, concebendo-a como fenmeno psquico e social, alm de orgnico. Para ele, emoo e razo esto interligados, onde a evoluo da afetividade depende das construes realizadas no plano da inteligncia, assim como a evoluo da inteligncia depende das construes afetivas, podendo predominar uma fase ou outra durante o desenvolvimento humano (Arantes, 2002). Os conceitos de emoes e afetividades estudados por alguns tericos da psicologia histrico-cultural esto interligados no processo de desenvolvimento individual de cada indivduo. Se um sujeito est, por exemplo, com problemas afetivos, e, portanto desequilibrado emocionalmente, certo que no poder se dedicar como poderia ao processo de desenvolvimento cognitivo Tagliaferro et all (s.d.). Da mesma forma, para que um determinado indivduo consiga entender e compreender suas emoes e sentimentos preciso que sua racionalidade esteja bem estruturada, como por exemplo, a organizao de idias. Sendo assim, a escola pode ser considerada a mediadora das relaes entre alunos e entre a famlia e a escola, fazendo a interligao entre o desenvolvimento cognitivo necessrio para o aprendizado do aluno buscando a compreenso dos aspectos afetivos relacionados s convivncias escolares como tambm aos familiares que podem ser os propulsores de comportamentos aprendidos e refletidos em sala de aula. Segundo Oliveira (2004), Vigotski coloca que o pensamento tem sua origem na esfera da motivao, a qual inclui inclinaes, necessidades, interesses, impulsos, afetos e emoes, onde a compreenso completa do pensamento humano s possvel quando se compreende sua base afetivo-volitiva. Ento, podemos dizer que essas construes so baseadas tanto nas funes mentais de Vigotski, como nas relaes de afetividade e cognio de Wallon, onde o professor tem um papel fundamental atravs da linguagem, de mediador dessas relaes devendo trabalhar a compreenso dessas emoes e funes mentais numa tentativa de que haja mudanas nas histrias de vida desses indivduos. As funes cognitivas de ateno, percepo, memria, entre outras, so importantes para a interpretao e entendimento dos filmes. Os significados dados por cada um esto relacionados s suas histrias de vida e cultura em que esto inseridos. Para Munsterberg (2003) a ateno a mais fundamental de todas as funes internas que criam o significado do mundo exterior. Selecionando o que significativo e relevante tudo se regula pela ateno e pela desateno, contudo o que entrar no foco da ateno se destaca e irradia significado no desenrolar dos acontecimentos, por isso a ateno leva-nos a ignorar tudo o que no satisfaa aquele interesse especfico. Balzs (2003) afirma que ao vermos um filme, interagimos de tal modo que nos identificamos com ele e o nvel dessa interao reflete diretamente na influncia que sofremos do mesmo. Influncia essa que pode se manifestar de vrias maneiras, considerando o nvel de percepo e realidade de cada indivduo. O autor afirma tambm que a interao com esse tipo de arte nica justamente por esse efeito de identificao.

4 Anais | I Simpsio Regional de Educao/Comunicao

Os filmes permitem atravs da identificao, nos ver dentro dos personagens sem utilizar a nossa viso, mas sim a deles. Tentando nos colocar em seu lugar, compreender a sua alegria, dor, felicidade ou angustia. Sendo assim, esse tipo de arte nos permite entender o impacto que as mdias podem ter sobre os espectadores. Ao pensarmos em cinema e educao, devemos levar em conta os processos de socializao na formao cultural e educacional do indivduo. A educao faz parte do processo de socializao, mediada pelas leituras, filosofia e sociologia, possibilitando que as pessoas tenham acesso a informaes e, a partir destas, possam construir novos pensamentos que acarretar em novos comportamentos. O cinema assim como a educao, podem ser considerados instrumentos de socializao, portanto mediadores do desenvolvimento humano e das relaes humanas. Os processos de desenvolvimento podem ser entendidos a partir das interaes sociais. Rosseti et all (2004), trabalham com o conceito de rede de significaes que uma ferramenta capaz de auxiliar tanto nos procedimentos de investigao como na compreenso do processo de desenvolvimento humano que ocorrem durante todo o ciclo vital nas e por meio das mltiplas interaes estabelecidas pelas pessoas em contextos social e culturalmente organizados. Sabemos que as relaes com o outro so construdas dialeticamente, seja com os pais, nas escolas ou nos meios sociais. O indivduo necessita do outro para se constituir quanto sujeito. A partir da Psicologia Histrico-cultural podemos perceber a Linguagem Cinematogrfica repleta de significados. Ela construda com os significados do cineasta, do elenco e da equipe tcnica que est produzindo o filme, dos objetos, que vo dando forma ao filme e estes por sua vez possuem novos significados ao ser assistido. Com isso, percebemos que as relaes dialticas esto a todo tempo sendo construdas e mediadas pelo filme. Esta vertente Histrico-cultural quem melhor explica as relaes sociais, entendendo os significados e interpretaes construdas ao longo da histria da humanidade. Esta cincia surgiu, no incio do sculo XX, na Unio Sovitica, ps-revoluo, momento em que procurava reconstruir suas teorias cientficas a partir do referencial marxista. Como referncia, podemos citar autores como Vigotski (1989 a 2001a), Bakhtin (2003), Wallon (1989) entre outros. Para Vigotski (2001; 1989), o homem um ser histrico, que se constri por meio das interaes sociais, onde a sociedade est sempre em transformao, em desenvolvimento, ocorrendo mudanas que precisam ser entendidas atravs das relaes dialticas entre os indivduos. Para ele, o homem se constitui pela relao do individuo com a realidade, no s enquanto meio social imediato, mas quanto processo cultural historicamente produzido. Entretanto para Bakhtin, o sujeito dialgico possui vrias vozes ecoando pensamentos e palavras que ajudaro na construo desse sujeito inacabado, a relao eu outro fundamental na sua construo. Segundo Marques (2004), o sujeito

I Simpsio Regional de Educao/Comunicao

5 | Anais

bakhtiniano dialgico, emerge do outro e seu conhecimento fundamentado no discurso que ele produz. O cinema em sala de aula pode ser utilizado como ferramenta pedaggica para ajudar no ensino-aprendizagem. Segundo Carmo (2003), educar pelo cinema ou utilizar o cinema no processo escolar ensinar a ver diferente, educar o olhar, decifrar os enigmas da modernidade na moldura do espao imagtico. O professor precisa saber ler as imagens, necessria uma cultura cinematogrfica para entender a comunicao do cinema. Segundo o autor, os cinfilos e os consumidores de imagens em geral, so espectadores passivos que so consumidos pelas imagens. Porm, Carmo (2003), afirma tambm que aprender a ver cinema realizar o rito de passagem do espectador passivo para o espectador crtico. Sendo assim, vemos que o uso deste meio de comunicao pode ajudar a ampliar e avanar na formao cultural do professor e do aluno. A arte cinematogrfica contribui para disseminar a arte e a cultura e pode exercer influncia positiva nos estudantes e professores quando bem utilizadas. Para Martin (1990), a Linguagem Cinematogrfica corresponde ao conjunto de planos, ngulos, movimentos de cmara e recursos de montagem que compem o universo de um filme. Os aspectos da Linguagem Cinematogrfica devem ser planejados para se obter a melhor forma de expresso. Porm, preciso levar em conta que cada plano, movimento de cmara, etc. tem um efeito psicolgico e um valor dramtico especfico exercendo seu papel dentro da totalidade que um filme. Portanto, ao se escolher um enquadramento, deve-se levar em conta o seu efeito visual individual e tambm como ele se encaixa na continuidade do trabalho (FONSECA, 2009). necessrio que o professor conhea os meios e instrumentos da Linguagem Cinematogrfica para o melhor aproveitamento desse recurso em sala de aula. Dessa forma, o professor tem papel fundamental como mediador na utilizao do filme e aprendizado do aluno para que haja um melhor aproveitamento dessa ferramenta. O cinema pode ser usado para representar os contedos tradicionais necessrios aprendizagem atravs dessa nova possibilidade pedaggica no desenvolvimento cognitivo e perceptivo do aluno. Por isso importante que o espectador entenda que o filme pode representar alm do que visto nas telas. Para Silva (2009), o filme uma possibilidade de interveno e auxlio na construo do conhecimento. Como observa Carmo (2003), o problema a passividade do espectador, que, sem cultura cinematogrfica, sem posse dos instrumentos e dos procedimentos da linguagem da stima arte, no assimila as possibilidades comunicativas do cinema. necessrio aprender a ler as imagens, e aqui que comea o trabalho do educador, do professor. Entretanto, vemos que o cinema pode cumprir um papel saudvel e esclarecedor no processo de escolarizao. No h como compreender a comunicao imagtica sem o pensamento, sem o esforo intelectual. O acesso fcil s imagens no quer dizer um fcil entendimento de suas formas.

6 Anais | I Simpsio Regional de Educao/Comunicao

Os filmes podem ser vistos como uma ferramenta pedaggica, ou seja, para ensinar e ampliar a viso do seu espectador. A utilizao de filmes para o entendimento de alguns conceitos construdos pelas sociedades de grande valia. O cinema proporciona a produo de saberes, conhecimentos diversificados por representar elementos scioculturais que talvez no pudessem ser acessados por algumas pessoas se no fosse pela arte do cinema. Duarte argumenta que:
Parece ser desse modo que determinadas experincias culturais, associadas a uma certa maneira de ver filmes, acabam interagindo na produo de saberes, identidades, crenas e vises de mundo de um grande contingente de atores sociais. Esse o maior interesse que o cinema tem para o campo educacional ___ sua natureza eminentemente pedaggica. (DUARTE, 2002, p. 19)

Um mesmo filme pode ser analisado de diferentes formas conforme o enfoque que lhe seja dado, dependendo de quem o estiver utilizando. O filme pode ser utilizado pelos professores para trabalhar determinados assuntos em sala de aula como tambm pode ser utilizado para trabalhar a opinio do professor sobre determinada questo. Da a importncia do professor saber lidar com essa ferramenta, tanto como mediador como espectador. Como observa Duarte, citado por Silva (2009), hoje, a educao a ser oferecida exige novos pressupostos, entre eles, aquele que admite produo e a difuso de conhecimentos por textos compostos em imagem-som e que possam ter legitimidade, confiabilidade e valor epistemolgico como de outras fontes. Partindo deste apontamento preciso pensar como tem sido a produo de saberes na atualidade. O fcil acesso tecnologia, s mdias possibilita excesso de informaes que devem ser trabalhadas em sala de aula, para que haja um melhor aproveitamento por parte dos alunos diante de tantas informaes. De acordo com Silva (2009), utilizar-se do cinema pode ser um dos caminhos de reflexo crtica do pensamento em construo. Dessa forma, importante pensarmos como as relaes sociais entre alunos, familiares, professores e escola so construdas. A partir da histria de vida de cada um possvel entender a importncia dada a cada situao, como tambm entender como agiriam ou quais os valores dados a determinadas situaes.

I Simpsio Regional de Educao/Comunicao

7 | Anais

Entretanto, o filme pode ser utilizado pelos professores para representar a violncia dos alunos em sala de aula e a posio do professor nesta relao de violncia. Um mesmo filme pode ser analisado de diferentes formas conforme o enfoque que lhe seja dado. Da a importncia do professor saber lidar com essa ferramenta. Atravs das narrativas de cada sujeito e das narrativas das imagens, possvel compreendermos os significados entendidos e aprendidos atravs das relaes entre espectador e cinema. Para Duarte (2002), a chamada competncia para ver narrativas dessa natureza teria, ento, como suporte essa articulao. Da a importncia aps vermos filmes coment-los em grupos, trocar experincias com outras pessoas para compreendermos quais as percepes e significados que tiveram as imagens, os sons para cada pessoa. CONSIDERAES FINAIS A utilizao de filmes em sala de aula tornou-se uma opo importante para o professor que passou a utilizar esse recurso considerado de distrao e entretenimento para trabalhar temas diversos conforme as habilidades do professor. O cinema atual possibilita atravs de seus recursos tecnolgicos com efeitos especiais cada vez mais modernos prenderem a ateno do espectador. Os estmulos sensoriais e visuais exigem que novos mtodos sejam utilizados pelo professor para manter a ateno dos alunos, pois essa invaso tecnolgica trouxe mudanas de comportamentos em sala de aula. A anlise do tema a ser abordado possibilita fazer um levantamento critico e racional desde a Linguagem Cinematogrfica, seus efeitos especiais, at a histria central entendida pelo espectador e a apresentada pelo diretor. As imagens representam as relaes socioculturais, no necessariamente o real, mas que se torna real na tela podendo adquirir muitos significados conforme quem os interpreta. a partir da que o professor tem seu papel fundamental como mediador desse recurso entre os vrios discursos do cinema, das muitas vozes, como diria Bakhtin e o entendimento do aluno. A relao entre cinema, educao e psicologia nos permite diferentes formas de leituras da linguagem flmica atravs do discurso do indivduo e do discurso do cinema, possibilitando consequentemente o emprego de filmes em sala de aula utilizados como recursos na educao quando bem utilizados pelo professor.

8 Anais | I Simpsio Regional de Educao/Comunicao

REFERNCIAS
ARANTES, V. A. Afetividade e Cognio: Rompendo a Dicotomia na educao. Disponvel em: http: hottopos.com/videtur23/valeria.htm. 2002. Acesso em: 14 de novembro de 2010. AUMONT, J. A imagem. Traduo Estela dos Santos Abreu e Cludio C. Santoro. Campinas, SP: Papirus, 1993.( 9. , 2004). BARRETO, R.A.D.N.; Fundamentos Antropolgicos e Sociolgicos. Aracaju, SE, UNIT, 2010. BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e tcnica, arte e poltica, So Paulo, SP, brasiliense, 1994. BALZS, Bela. Ns estamos no filme. Em: I. Xavier (org.). A experincia do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1945/2003. BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. Traduo: Paulo Bezerra. 4 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003. BOTURA, W., Agresses Silenciosas, Editora Repblica Literria, 2001. CARMO, L. Revista Ibero Americana de Educao. No. 32: Maio-Agosto 2003. Disponvel em <http://www.rieoei.org/rie32a04.htm> acesso em: 2010 CHARNEY, L., SCHAWARTZ, V.R., Introduo. Em CHARNEY, L., SCHAWARTZ, V.R., (orgs.). O cinema e a inveno da vida moderna. So Paulo, SP.Cosac & Naify, 2004. COSTA, C. Sociologia: Introduo cincia da sociedade. 3. Ed. So Paulo, SP. Modena, 2007. DUARTE, Roslia. Cinema e educao. Belo Horizonte, MG: Autntica, 2002. ROSSETI, M.C.R. et. All. Rede de Significaes: e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre, RS, Artmed, 2004. FONSECA, A. Elementos que formam a linguagem da TV. Dirio de um reprter, 21 de agosto de 2009. Disponvel em: < http://www.arianefonseca.com/index.php/mundoacademico/elementos-que-formam-a-linguagem-da-tv>, acesso 2010. GEERTZ, C. A Interpretao das Culturas; Rio de Janeiro, RJ, Zahar, 1978. GUNNING, T. O retrato do corpo humano: a fotografia, os detetives e os primrdios do cinema. Em CHARNEY, L., SCHAWARTZ, V.R., (orgs.). O cinema e a inveno da vida moderna. So Paulo, SP.Cosac & Naify, 2004.

I Simpsio Regional de Educao/Comunicao

9 | Anais

HOUAISS. A.; Dicionrio Eletrnico de lngua portuguesa, 2004. ISBN 85-7302-3961. CD-ROM. MARQUES, M.C.S. Bakhtin: apontamentos temticos. Disponvel em: http://www. primeiraversao.unir.br/atigos_pdf/numero161Celeste.pdf . Revista Primeira Verso ANO III, N161 - SETEMBRO - PORTO VELHO, 2004 VOLUME XI ISSN 1517-5421. Acesso em 2009. MARIN, I, S, K. Violncias. So Paulo, Editora Escuta, 2002. MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematogrfica. So Paulo: Brasiliense, 1990. MUNSTERBERG, Hugo. A ateno. Em: I. Xavier A experincia do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1970/2003. OLIVEIRA, M.K.;Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo scio-histrico, So Paulo,SP, Scipione, 2004. SCHWARTZ, V. R. O espectador cinematogrfico antes do aparato do cinema: o gosto do pblico pela realidade na Paris fim-de-sculo. Em CHARNEY, L., SCHAWARTZ, V.R., (orgs.). O cinema e a inveno da vida moderna. So Paulo, SP.Cosac & Naify, 2004. SILVA, B. N. Cinema e a sala de aula: um caminho para a formao. Revista Espao Acadmico, n 93, fevereiro de 2009 disponvel: <http://www.espacoacademico.com. br/093/93silva.pdf > acesso em: 25 de junho de 2010 SINGER, B., Modernidade, hiperestmulo e o incio do sensacionalismo popular. Em CHARNEY, L., SCHAWARTZ, V.R., (orgs.). O cinema e a inveno da vida moderna. So Paulo, SP.Cosac & Naify, 2004. TAGLIAFERRO, Et. All., Emoo, Afetividade e a Relao com a Educao, segundo a Teoria Histrico-Cultural. Disponvel em: <http://www.lite.fae.unicamp.br/cursos/ep127/emocao.htm. > acesso em 2009. THOMPSON, J.B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crtica na era dos meios de comunicao de massa. Petrpolis, RJ. Vozes, 1995. VIGOTSKI, Lev. A construo do pensamento e da linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 2001. VIGOTSKI, Lev. A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 1989. XAVIER, I. Cinema: Revelao e Engano. In: O Olhar, So Paulo, Companhia das Letras, 1988. WALLON, H. Do acto ao Pensamento. Lisboa: Moraes, 1979.

10 Anais | I Simpsio Regional de Educao/Comunicao

You might also like