You are on page 1of 4

Variao trmica/ Amplitude Trmica -> variao entre a maior e a menor temperatura de um lugar durante o ano.

Latitude > distncia do lugar ao equador.

Chuvas de conveco - > so formadas pelo contnuo movimento de subida do ar aquecido, quando se formam grandes nuvens parecidas com flocos de algodo, que se despejam em chuvaradas rpidas e abundantes.

Chuvas de frente -> so formadas quando massas de ar de diferentes caractersticas de calor e humidade se encontram. H uma condensao acentuada e prolongada, responsvel por uma chuva de longa durao e intensidade.

Chuvas de relevo -> ocorrem quando os ventos encontram uma barreira montanhosa e so obrigados a subir. Encontrando um ar mais frio, a umidade torna-se excessiva e formam-se densas nuvens.

Regime pluviomtrico -> o modo pelo qual variam as chuvas durante o ano.

Quando o vento sopra contra um obstculo, alta presso criada na face exposta ao vento sendo que na face oposta cria-se uma rea de baixa presso, onde o movimento de ar suave e caracterizando uma sombra de vento.

Para que o ar circule atravs do obstculo, necessrio que haja aberturas para entrada do ar e sua consequente sada, devendo as aberturas de entrada se localizar nas zonas de alta presso e as sadas, nas de baixa presso, para promover o maior fluxo de ar, principalmente se so simtricas.

Usando uma abertura menor de entrada, asseguramos o mximo de velocidade atravs do obstculo.

E localizando a abertura de entrada na parte inferior, promovendo a sada do ar quente pela parte superior, se atingir efetivo movimento de ar atravs do obstculo.

As brisas litorneas se originam quando h proximidade de grandes superfcies de gua; durante o dia, a terra se aquece mais rpido e cria uma zona de baixa presso, que traz o ar mais frio das guas para a terra.

Durante a noite, o sentido do vento se inverte, j que a terra se resfria mais rpido que a gua, criando uma zona de alta presso, que leva o ar mais frio da superfcie para a gua.

As regies tropicais midas geralmente possuem baixa latitude, isto , situam-se prximas linha do Equador. Em relao a esta linha, o sol incide quase perpendicularmente durante todo o ano. A incidncia dos raios, dessa maneira, gera as altas temperaturas e excessiva radiao solar.

Superfcies expostas a leste e oeste recebem maior insolao e quantidade de radiao solar em relao s faces norte e sul. A orientao norte-sul parece ser a mais adequada para proteo da insolao indireta. As maiores superfcies da casa devero estar posicionadas segundo ela. Esta orientao possibilita a colocao de grandes aberturas, j que recebem menor influncia da radiao.

Possibilita tambm menor comprimento dos beirais, pois a altura do sol nas horas mais quentes do dia maior que 60, ou uma relao de 5 por 3 entre o p direito e o comprimento do beiral. (p-direito x 0,6 = tamanho do beiral)

No caso da orientao Leste-Oeste, para se obter uma proteo das superfcies, o comprimento do beiral deveria ser muito grande.

Alm do beiral, existem outros elementos que combinados a ele podemos dispor para diminuir a insolao: brises, combogs, treliados e pergolados.

No caso da orientao Norte-Sul, o uso desses elementos deve refletir a relao 5 por 3 no espaamento de seus componentes. Nas faces onde a incidncia do sol maior, podemos utilizar a vegetao.

Entre orientar de acordo com o sol ou vento, devemos orientar de acordo com o vento, pois o controle do sol mais simples. As maiores superfcies de aberturas devero estar voltadas direo dos ventos e brisas.

Ao orientarmos a casa, devemos tambm tomar precaues para que o vento no atinja superfcies aquecidas, aumentando a temperatura interna.

As chuvas acompanham o sentido dos ventos, gerando um fator complicador, a necessidade de se abrir aos ventos ao mesmo tempo de proteger das chuvas. (exemplo: usando grandes beirais e varandas)

Devemos posicionar as aberturas dos telhados contrrias ao sentido das chuvas.

Inclinaes dos telhados: Palha, madeira e telha francesa 40% Canal 30% Ondulada 15% Para permitir constante renovao do ar aquecido devemos usar o efeito chamin atravs da criao de aberturas de sada nas partes mais elevadas do telhado.

- As subcoberturas de alumnio reduzem a radiao refletindo at 98% dos raios infravermelhos. - inrcia trmica -> os materiais densos em pesados em sua maioria tem maior inrcia trmica, pois demoram mais a aquecer, bem como a transmitir este calor para o ar. - sanduches de telhas -> telha isopor telha -> isolam o calor e reduzem a propagao de rudos. Mesmo que o material isolante e com cmara de ar, o forro deve ainda ser ventilado, para que o ar aquecido pelo contato com a superfcie quente do telhado seja retirado pela ventilao, proporcionando permanente renovao, atravs de aberturas nos beirais e cumeeiras do telhado; utilizando o artifcio da cumeeira metlica que se aquece rpido provocando a suco do ar quente e acelerando a evaporao da gua retida nos materiais porosos como a telha de barro, a madeira e o fibrocimento. Portando, a cobertura ideal ser de material impermevel, leve, de baixa inrcia trmica, grande capacidade refletora, forro isolante, cuja superfcie tenha poder de reflexo e, forro leve que forme um colcho de ar bem ventilado. Se as entradas e sadas de ar so iguais, conseguimos maior troca de ar e o mnimo aumento da velocidade interna. Se as entrada menor do que a sada, obteremos a mxima velocidade interna.

You might also like