You are on page 1of 25

Unidade 1: Sociedade, natureza e desenvolvimento

Universidade de Fortaleza - Unifor Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Sumrio
Unidade 1: Sociedade, natureza e desenvolvimento
AULA 1 - A educao e o contexto da crise ambiental AULA 2 - Evoluo histrica e cientfica das ideias ambientalistas AULA 3 - Cultura e manejo dos recursos naturais AULA 4 - Educao Ambiental e promoo da sustentabilidade AULA 5 - Principais conceitos do ambientalismo contemporneo AULA 6 - Poltica nacional de educao ambiental

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Unidade 1: Sociedade, natureza e desenvolvimento

Ol! Seja bem-vindo ao Material Didtico da disciplina de Educao Ambiental. Este material bastante prtico e est disponvel tanto para baixar em seu computador no formato pdf quanto para impresso. Nele voc encontra o texto produzido pelo professor conteudista na ntegra, com sugestes de outras fontes de pesquisa e uma editorao que facilitar e enriquecer seus estudos. Mas, lembre-se, para alcanar uma melhor compreenso do assunto importante que voc assista as web aulas, complementos diretos desse material. Agora veja o que esta unidade prope. Boa leitura!

Objetivo
Estudar criticamente este contedo proporcionar a voc uma melhor compreenso sobre a complexidade das questes relacionadas educao ambiental, seu contexto, conceitos e promoo da sustentabilidade. O processo de anlise proposto contribuir para ampliar a percepo sobre o objeto de estudo, bem como desenvolver a capacidade de mobilizao para a aplicao dos fundamentos e princpios da Educao Ambiental na realidade.

Aula 1: A educao e o contexto da crise ambiental


Em uma perspectiva histrica, alguns processos significativos foram marcantes para a trajetria da cultura ocidental quando nos referimos sua relao com o meio ambiente, seja ele natural ou artificial. Podemos mencionar os trs primeiros Conceito global e momentos histricos que marcaram essa trajetria, so eles:

Revoluo Industrial: calcada na ideologia do progresso, como


sendo, simbolicamente, o domnio da natureza pelo ser humano;

Fundao

da Empresa Neocolonial: consolidou o projeto expansionista das naes industriais e deixou como saldo duas grandes guerras mundiais;

que envolve relaes de equilbrio entre diversos elementos. Desta forma, define-se meio ambiente como tudo aquilo que nos cerca, englobando os elementos da natureza, tais como a fauna, a flora, o ar, a gua e os seres humanos.

Exploso Nuclear no Japo: ao fim da Segunda Guerra Mundial, mostrou a extrema


capacidade e competncia da humanidade em agredir e ameaar o meio ambiente.

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental

Unidade 1: Sociedade, natureza e desenvolvimento

Mas foi, sem sombra de dvidas, a partir das dcadas de 1960 e 1970 que a crise socioambiental emergiu dotada de novas caractersticas, pois trata-se de uma crise de repercusses globais, embora atinja de maneira desigual todos os continentes, sociedades e ecossistemas planetrios. A percepo desses problemas, em mbito mundial, levou os especialistas a distinguirem a poluio da misria de uma poluio da riqueza .

Poluio da misria diz respeito ausncia de gua potvel e esgotos, subnutrio, falta de tratamento do lixo, de cuidados mdicos e consumo de lcool e drogas, entre outros. Poluio da riqueza refere-se presena de chuva cida, doenas relacionadas ao excesso de alimentos, presena de usinas nucleares, consumo excessivo e suntuoso, lcool, drogas e medicamentos.

Entretanto, nesta reflexo, no queremos gerar antagonismos entre ricos e pobres, ou mesmo entre pases do norte e do sul. Ressaltamos, sim, o carter global da poluio, que atinge de forma diferenciada a todos. Sendo assim, para pensar na crise socioambiental precisamos assumir uma reflexo sistmica que envolve a compreenso sobre as caractersticas distintivas desta crise contempornea. Essa anlise envolve a dificuldade, ou impossibilidade em certos casos, de perceber, prever, calcular e compensar novos riscos produzidos pela modernidade industrial e tcnico-cientfica, bem como atribuir-lhes responsabilidade (BECK, 1999). Outra caracterstica diz respeito aos riscos promovidos pela radiao nuclear, mutao gentica e contaminao qumica ou bacteriolgica, que obrigam as pessoas a recorrerem ao conhecimento, de instrumentos e interpretaes tcnico-cientficos para orientar seu comportamento e suas decises, alm de depender deles.

Para Beck (1999) devem ser discutidos os aspectos ticos, ideolgicos e polticos dessa preocupante concentrao de poder em torno da cincia e da comunidade cientfica, fazendo com que o debate sobre a produo dos riscos assuma uma tnica tecnocrtica e naturalista, ou seja, preocupando-se excessivamente com a descrio emprica dos problemas de risco, deixando de lado a discusso poltica, social e cultural, dimenses fundamentais para o entendimento da complexa situao ambiental.
Outro importante aspecto ressaltado por Beck (1999) diz respeito preocupao com o processo de modernizao econmica e tcnico-cientfica, por produzirem irracionalidades e incertezas, deslocando o objeto central das preocupaes polticas e sociais da busca do desenvolvimento, da produo e distribuio de riquezas para a administrao econmica e poltica dos riscos gerados pela prpria modernizao.

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental

Unidade 1: Sociedade, natureza e desenvolvimento

Importante
O que se tem visto ao longo das ltimas duas dcadas uma tentativa de repensar a relao sociedade-natureza levando em considerao os aspectos supracitados e tendo como pano de fundo as grandes mudanas de cunho poltico, econmico e cultural que vm acontecendo em escala planetria. Sendo assim, pensar em crise ambiental levanos a admitir que essa crise resultante do modelo civilizatrio e cultural alavancado pelo projeto de modernidade. Essa constatao singular de um projeto social que destri e ameaa suas prprias bases de sustentao e sobrevivncia revela-nos um processo que transcende os contornos de mera crise ecolgica e aponta para uma crise civilizatria de amplas e profundas dimenses. no contexto de uma modernidade avanada, incerta e complexa, contraditria e insustentvel que se encontra o foco da questo ambiental e a insero da educao nesta questo. Sendo assim, em todo o histrico da crise ambiental, a educao tem sido referenciada como um instrumento capaz de responder positivamente a essa problemtica ao lado de outros meios polticos, econmicos, legais, ticos, cientficos e tcnicos. A partir dos anos de 1980, em mbito internacional, e por volta dos anos de 1990 no Brasil, tem-se incio o processo de maioridade da educao ambiental, conquistando o reconhecimento social e difundindose numa multiplicidade de reflexes e aes promovidas por organismos internacionais, organizaes governamentais, comunidade cientfica, entidades empresariais e religiosas. Antes de evoluir na discusso acerca do papel da educao, e em particular da Educao Ambiental, cabe explicitar que a educao um subsistema subordinado e articulado ao macrossistema social. Portanto, como afirma Carvalho (1998), as concepes e prticas educativas no possuem uma realidade autnoma, mas se subordinam a um contexto histrico mais amplo que condiciona seu carter e sua direo pedaggica e poltica. Sendo assim, os debates internos ao campo da educao acompanham os macrodebates sociais, nos lembrando que o processo educativo no neutro e objetivo, destitudo de valores, interesses e ideologias. Ao contrrio, a educao uma construo social repleta de subjetividade, de escolhas valorativas e de vontades polticas, dotada de uma especial singularidade que reside em sua capacidade reprodutiva dentro da sociedade.

Por conta dessa importncia, a educao possui um significado profundo na construo social estratgica, por estar diretamente envolvida na socializao e formao dos indivduos e de sua identidade social e cultural.
(LOUREIRO; LAYARAGUES; CASTRO, 2011)

A educao, nesse sentido, pode assumir tanto um papel de conservao da ordem social, reproduzindo os valores, ideologias e interesses dominantes socialmente, como papel emancipatrio, comprometido com a renovao cultural, poltica e tica da sociedade e com o pleno desenvolvimento das potencialidades dos indivduos que a compem. O campo demarcado pela Educao Ambiental plural e reete as principais tendncias polticas, ticas e culturais do atual debate sobre a sustentabilidade.

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental

Unidade 1: Sociedade, natureza e desenvolvimento

Para efeito de anlise, podemos relacionar a sustentabilidade e a educao conservadora com as foras que representam o mercado, de perfil neoliberal e tecnocrtico marcado por baixa participao e representatividade social. Por sua vez, a sustentabilidade e a educao emancipatrias relacionam-se aos movimentos sociais e libertrios da sociedade, bem como de defesa de um Estado democrtico com forte participao e controle por parte da sociedade civil. (LOUREIRO; LAYARAGUES; CASTRO, 2011). Veja o confronto entre as duas abordagens apresentadas no pargrafo acima no quadro a seguir:

Abordagem conservadora
Reducionista, fragmentada e unilateral acerca da questo ambiental; Compreenso naturalista e conservacionista da crise ambiental; Tendncia a sobrevalorizar as respostas tecnolgicas diante dos desafios ambientais; Leitura individualista e comportamentalista da educao e dos problemas ambientais; Abordagem despolitizada da temtica ambiental; Baixa incorporao de princpios e prticas interdisciplinares; Perspectiva crtica limitada ou inexistente; nfase nos problemas relacionados ao consumo em relao aos ligados produo; Separao entre as dimenses sociais e naturais da problemtica ambiental; Banalizao das noes de cidadania e participao.

Abordagem emancipatria
Compreenso complexa e multidimensional da questo ambiental; Defesa do amplo desenvolvimento das liberdades e possibilidades humanas; Atitude crtica diante dos desafios da crise civilizatria; Politizao e publicizao da problemtica socioambiental; Associao dos argumentos tcnicocientficos orientao tica do conhecimento, de seus meios e fins, e no sua negao; Entendimentos da democracia como prrequisito fundamental para a construo de uma sustentabilidade plural; O exerccio da cidadania so prticas indispensveis democracia e emancipao socioambiental; Cuidado em estimular o dilogo e a complementariedade entre as cincias e as mltiplas dimenses da realidade entre si. (LOUREIRO; LAYARAGUES; CASTRO, 2011).

A atual crise socioambiental , na verdade, uma das expresses de uma crise civilizatria pluridimensional que revela a todo instante, e de diversas maneiras, o esgotamento do projeto cultural iluminista inspirado na ideia de progresso, na razo instrumental e numa compreenso de mundo dualista. Vivemos um momento sciohistrico marcado por uma profunda multiplicao dos riscos naturais e tecnolgicos e pela permanente presena da incerteza, ambos caractersticos da modernidade avanada. A crise ambiental que vivenciamos, mais que ecolgica, produto das contradies e das crises da razo e do progresso.

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental

Unidade 1: Sociedade, natureza e desenvolvimento

Aula 2: Evoluo histrica e cientfica das ideias ambientalistas

Anos 60
A Guerra Fria entre Estados Unidos e Unio Sovitica ameaa deflagrar um conflito nuclear, tendo seu pice na Crise dos Msseis e na consequente intensificao da corrida espacial. Atravs do amadurecimento da primeira gerao ps-guerra, os chamados baby boomers, a promoo de causas raciais, feminismo e contracultura pem em dvida os parmetros da sociedade. Crescem os movimentos sociais, entre os quais o ambientalismo. No final da dcada, com os americanos alcanando a Lua, uma imagem indita conquista o imaginrio popular: o planeta inteiro cabendo em uma nica foto...

ambiente em todo o mundo, que serviu de base e estmulo para vrios pases formularem suas prprias polticas ambientais - como o Brasil, em 1981.

1969: promulgada a Poltica Ambiental Americana, uma das primeiras leis oficiais de meio

Anos 70
As superpotncias se aproximam diplomaticamente, e os embates militares na Guerra Fria entre capitalistas e socialistas d cada vez mais espao ao campo cultural, com romances e filmes de luta, intriga poltica e espionagem. Ainda assim, os embalos de sbado noite no aplacam os efeitos da crise mundial do petrleo - ou fim do milagre econmico desenvolvimentista no Brasil. As revolues comportamentais e conquistas identitrias dos anos anteriores insuflam a reflexo sobre as relaes entre indivduo e coletividade; humanidade e natureza.

1972:

em Estocolmo, acontece a primeira Conferncia Mundial das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), com bases no relatrio do Clube de Roma.

1973: no Brasil, inaugurada a Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), vinculada

ao Ministrio do Interior, com vistas preservao do meio ambiente, em especial dos recursos hdricos, assegurando o bem-estar das populaes e o seu desenvolvimento econmico e social.

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental

Unidade 1: Sociedade, natureza e desenvolvimento

Anos 80
Aps os projetos nacionais e transnacionais de expanso industrial da dcada anterior, se d a expanso do consumo em novos e variados mercados, com diversos produtos industrializados chegando s casas de bilhes de pessoas, em especial equipamentos eletrnicos e eletrodomsticos. Tm fim vrios governos autoritrios e at mesmo a Unio Sovitica se mostra enfraquecida com a Queda do Muro de Berlim. No meio da dcada, duas notcias marcaram drasticamente a tomada de conscincia ambiental: o acidente nuclear da Usina de Chernobyl e a descoberta de um buraco na camada de oznio, o que nos desprotegia das to temidas ondas radioativas.

Escalada do ativismo ambiental, com 1981: a Secretaria Especial do Meio


Nacional de Meio Ambiente (PNMA) - Lei N 6.938/81.

novas entidades como a Cultural Survival


(Sobrevivncia Cultural) e o Greenpeace.

1982: lanado o Relatrio

Brundtland (ou Nosso Futuro

Ambiente (SEMA) formula a Poltica

Comum), que sintetizava as diretrizes do desenvolvimento sustentvel e propunha a realizao da segunda Conferncias das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED).

Anos 90
A Globalizao sucede a desintegrao da Unio Sovitica, com diversos plos capitalistas se desenvolvendo em paralelo ao poderio econmico americano. O computador pessoal e as comunicaes por satlite se popularizam, mas com a internet ainda estava inspida. Diversas epidemias assolam grandes populaes, como AIDS, Ebola e o Mal da Vaca Louca. Por sua vez, a clonagem e a produo transgnica fascinam a humanidade por suas possibilidades e riscos. Processos de reciclagem so aperfeioados e se tornam mais comuns, enquanto o El Nio aparece com fora como primeiro fenmeno climtico de escala global a ser conhecido no mundo moderno, provocando simultaneamente secas e inundaes severas em diversas regies do globo.

1992: realizao da Rio-92, a segunda conferncia das Naes Unidas, com


discusses acerca dos captulos da Agenda 21 e o Frum Global 92 , buscando caminhos para o Desenvolvimento Sustentvel.

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental

Unidade 1: Sociedade, natureza e desenvolvimento

Anos 2000
A virada do milnio comeou quase imediatamente com o choque do Atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, em Nova York. O poderio global americano passa a ter concorrncia progressiva com o Crescimento Econmico Chins. A internet comercial se estende a todo o mundo e Novas Tecnologias so inventadas e aprimoradas: acesso remoto, registros digitais e mdias sociais ganham o espao das comunicaes interpessoais. Redes sociais so inventadas e integradas a diversas plataformas, que so acessadas por uma grande variedade de dispositivos pessoais e coletivos. As Mudanas Climticas ficam mais severas e se tornam do conhecimento do grande pblico mundial, integrando paulatinamente a pauta de discusses polticas e sociais. 2002: ocorre em Johanesburgo, frica do Sul, a Rio+10 , evento em que se evidenciou a distncia de todos os esforos socioambientais para as metas traadas nos encontros anteriores.

Em 2012, aconteceu a Rio+20, outra reunio da Cpula Mundial Sobre o Desenvolvimento Sustentvel, novamente no Rio de Janeiro, com a finalidade de renovar o comprometimento poltico com o desenvolvimento sustentvel, avaliar os progressos realizados at o momento e as lacunas que ainda existem na implementao dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentvel, alm de dar foco aos novos desafios emergentes.

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental

Unidade 1: Sociedade, natureza e desenvolvimento

Aula 3: Cultura e manejo dos recursos naturais


A percepo dos problemas socioambientais vem se tornando cada vez mais evidente ao longo das ltimas dcadas. Em virtude deste contexto, a Educao Ambiental deve ser considerada como importante instrumento de gesto ambiental para a materializao da viso do desenvolvimento sustentvel. Entretanto, sua aplicabilidade, de maneira efetiva, est condicionada implantao de polticas pblicas educacionais compatveis que subsidiem uma mudana cultural de modo a afetar holisticamente os hbitos e posturas de uma determinada sociedade. O processo de degradao ambiental de uma regio est sem dvida condicionado ao padro de consumo da sociedade, o qual pode ser sustentvel ou insustentvel. Assim, o processo de educao ambiental deve ser entendido como um instrumento indispensvel para influenciar a cultura e o manejo dos recursos naturais e, assim, materializar a ideia de desenvolvimento sustentvel.
A ao humana ou antrpica sobre o ambiente pode Os ecossistemas antrpicos gerar ecossistemas humanizados, ou seja, ambientes apresentam como caracterstica eminentemente naturais, modificados com maior ou menor intensidade pelas sociedades humanas. marcante um nvel muito elevado de entropia, uma consequncia natural da baixa autonomia local ou insustentabilidade. Os impactos ambientais decorrentes da entropia gerada por estes ecossistemas vm evidenciando ao longo das ltimas dcadas um potencial muito elevado de comprometimento da qualidade de vida do homem, sua sade e mesmo sua sobrevivncia.

A capacidade de carga do planeta no poder ser ultrapassada sem que ocorram grandes catstrofes ambientais. Entretanto no se conhece qual essa capacidade de carga, e ser muito difcil conhec-la com preciso, sendo necessrio adotar uma postura proativa. preciso criar as condies socioeconmicas, institucionais e culturais que estimulem no apenas um rpido progresso tecnolgico poupador de recursos naturais, como tambm uma mudana em direo a padres de consumo que no impliquem o crescimento contnuo e ilimitado do uso de recursos naturais. Neste contexto, necessrio haver cidados alfabetizados no aspecto ambiental para construir sociedades mais sustentveis e justas. Aprender a viver de maneira mais sustentvel requer Educao Ambiental, alfabetizao ecolgica para a realizao de manejo sustentvel dos recursos naturais, tais como:

desenvolver o respeito ou reverncia a todas as formas de vida; entender o mximo possvel sobre como a Terra funciona e se sustenta e usar esse conhecimento em prol da vida, das comunidades, da sociedade e do ambiente como um todo;

buscar conexes dentro da biosfera e entre ela e nossas aes; usar as habilidades de raciocnio crtico para perseguir a sabedoria ambiental em vez
de sermos recipientes repletos de informaes ambientais.

Universidade de Fortaleza - Unifor

10

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental

Unidade 1: Sociedade, natureza e desenvolvimento

Importante
Segundo Miller Jr. (2011), uma pessoa alfabetizada em meio ambiente dever ter conhecimento de: Conceitos, como sustentabilidade ambiental, capital natural, crescimento exponencial, capacidade de suporte e riscos e anlise de riscos; Histria ambiental; Leis da termodinmica e lei da conservao de material; Princpios bsicos de ecologia; Dinmica da populao humana; Cidades e projetos sustentveis; Maneiras de sustentar a biodiversidade; Agricultura e explorao florestal sustentvel; Conservao do solo; Uso sustentvel da gua; Recursos minerais no renovveis; Recursos energticos renovveis e no renovveis; Mudana climtica e reduo da camada de oznio; Preveno da poluio e reduo dos desperdcios; Vises de mundo e ticas ambientais.

O processo de educao ambiental fundamental para o desenvolvimento da cultura conservacionista e fortalecimento na tomada de deciso quanto implementao do manejo sustentvel dos recursos naturais, possibilitando aos grupos sociais o caminho para a tomada de deciso que direcionem para as solues de problemas ambientais prioritrios, procurando verificar, discutir e estimular as possibilidades de mudanas de hbitos, comportamentos, opinies e prticas cotidianas.

Aula 4: Educao Ambiental e promoo da sustentabilidade


Como vimos, a humanidade confrontada com mltiplos problemas que, considerados de um ponto de vista global, anunciam um futuro pelo menos problemtico. Desta reflexo, deriva a Educao Ambiental como uma estratgia global que compreende as seguintes dimenses: a descontextualizao, a contextualizao, a inveno de uma nova cultura ecolgica, a interveno ecossocial, o dilogo e a cooperao . Podemos considerar estas dimenses como elementos-chave para a promoo da sustentabilidade.

Universidade de Fortaleza - Unifor

11

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental

Unidade 1: Sociedade, natureza e desenvolvimento

Os agentes e atores da Educao Ambiental devem envolver-se numa ao individual, coletiva e socialmente responsvel, baseando-se em ideias sobre valores democrticos, no respeito ao direito de todos os seres vivos, sobre o trabalho em comum, sobre o respeito da diversidade de pontos de vista e das experincias vividas. A Educao Ambiental conduz a aes sinrgicas, locais e, maior parte das vezes, cooperativas. Nesta perspectiva, a distncia entre conhecimento e ambiente de vida desaparecem numa viso interacional, assim a Educao Ambiental transforma-se em uma ecofilosofia. Em sntese, a Educao Ambiental visa a aquisio e o ensino de competncias ecossociais e a interiorizao da ecorresponsabilidade, permitindo a promoo da sustentabilidade e assegurando a reconstruo planetria que se impe.

Aula 5: Principais conceitos do ambientalismo contemporneo


As abordagens no campo da Educao Ambiental, apesar da preocupao com o meio ambiente e do reconhecimento do papel central da educao para a sua melhoria, adotam diferentes discursos, propondo diversas maneiras de conceber e de prticas a ao educativa neste campo. assim que identificaremos e abordaremos diferentes conceitos em Educao Ambiental, que na realidade, referem-se a formas de conceber e de pratic-la.

Correntes conceituais tradicionais


Naturalista; Conservacionista/recursista; Resolutiva; Sistmica; Cientfica; Humanista; Moral/tica.

Correntes conceituais sistmicas

Holstica; Biorregionalista; Prxica; Crtica; Feminista; Etnogrfica; Da ecoeducao; Da sustentabilidade.

Cada corrente se distingue por caractersticas particulares, mas podem ser observadas zonas de convergncia. Os conceitos referentes a estas correntes so apresentados no quadro a seguir, conforme a concepo dominante do meio ambiente, a inteno central da educao ambiental e os enfoques privilegiados. Esta sistematizao vista como uma proposta terica, sendo vantajosa por constituir objeto de discusses e crticas.

Universidade de Fortaleza - Unifor

12

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental

Unidade 1: Sociedade, natureza e desenvolvimento

Correntes Conceituais
Naturalista

Descrio
Centrada na relao com a natureza. O enfoque educativo pode ser cognitivo (aprender com coisas sobre a natureza), experimental (viver na natureza e aprender com ela), afetivo, espiritual ou artstico (associando a criatividade humana natureza). Reconhece o valor intrnseco da natureza, acima e alm dos recursos que ela proporciona e do saber que dela possvel obter. Agrupa proposies centradas na conservao dos recursos, tanto no que concerne sua qualidade quanto sua quantidade: a gua, o solo, a energia, as plantas e os animais, o patrimnio gentico, o patrimnio construdo. Quando se fala de conservao da natureza, como da biodiversidade, tratase sobretudo de uma natureza-recurso. Surgiu em princpios da dcada de 1970, quando se revelaram a amplitude, a gravidade e a acelerao crescente dos problemas ambientais. Agrupa proposies em que o meio ambiente considerado principalmente como um conjunto de problemas. Trata-se de informar ou de levar as pessoas a se informarem sobre problemticas ambientais, assim como a desenvolverem habilidades voltadas para resolv-las. Permite conhecer e compreender adequadamente as realidades e as problemticas ambientais. Possibilita identificar os principais componentes de um sistema ambiental e salientar as relaes entre os componentes, como as relaes entre os elementos biofsicos e os sociais de uma situao ambiental. Autoriza a obteno de uma viso de conjunto que corresponde sntese da realidade apreendida. D nfase ao processo cientfico com o objetivo de abordar com rigor as realidades e problemticas ambientais e compreend-las melhor, identificando mais especificamente as relaes de causa e efeito. O processo est centrado na induo de hipteses a partir de observaes, e na verificao de hipteses por meio de novas observaes ou por experimentao.

Conservacionista/ recursista

Resolutiva

Sistmica

Cientfica

Universidade de Fortaleza - Unifor

13

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental Humanista

Unidade 1: Sociedade, natureza e desenvolvimento D nfase dimenso humana do meio ambiente, construdo no cruzamento da natureza e da cultura. O ambiente no somente apreendido como um conjunto de elementos biofsicos, que basta ser abordado com objetividade e rigor para ser mais bem compreendido, para interagir melhor, mas corresponde a um meio de vida, com suas dimenses histricas, culturais, polticas, econmicas, estticas etc. O atuar baseia-se em um conjunto de valores mais ou menos conscientes e coerentes entre eles. Diversas proposies de Educao Ambiental enfatizam o desenvolvimento dos valores ambientais. Refere-se totalidade de cada ser, de cada realidade, e rede de relaes que os une entre si em conjuntos onde adquirem sentido. Inspira-se na tica ecocntrica e centra a Educao Ambiental no desenvolvimento de uma relao preferencial com o meio local e regional, no desenvolvimento de um sentimento de pertena e no compromisso em favor da valorizao deste meio. nfase na aprendizagem na ao pela ao e para melhora desta, pondo-se imediatamente em situao de ao e de aprender pelo projeto, por e para este projeto. A aprendizagem convida a uma reflexo na ao, no projeto em curso. Consiste na anlise das dinmicas sociais que se encontram na base das realidades e problemticas ambientais: anlise de intenes, de posies, de argumentos, de valores explcitos e implcitos, de decises e de aes dos diferentes protagonistas de uma situao. Em matria de meio ambiente, uma ligao estreita ficou estabelecida entre a dominao das mulheres e a da natureza. D nfase ao carter cultural da relao com o meio ambiente. A Educao Ambiental no deve impor um viso de mundo; preciso levar em conta a cultura de referncia das populaes ou das comunidades envolvidas.

Moral/tica

Holstica

Biorregionalista

Prxica

Crtica

Feminista

Etnogrfica

Universidade de Fortaleza - Unifor

14

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental Da ecoeducao

Unidade 1: Sociedade, natureza e desenvolvimento No se trata de resolver problemas, mas de aproveitar a relao com o meio ambiente para a promoo do desenvolvimento pessoal e para fundamento de um atuar significativo e responsvel. O meio ambiente percebido aqui como uma esfera de interao essencial para a ecoformao ou para a eco-ontognese. A Educao Ambiental est limitada a um enfoque naturalista e no integraria as preocupaes sociais, em particular as consideraes econmicas no tratamento de problemticas ambientais. A educao para o desenvolvimento sustentvel permitiria atenuar esta carncia. (SATO; CARVALHO, 2005).

Da sustentabilidade

Aula 6: Poltica nacional de Educao Ambiental


O Brasil o nico pas da Amrica Latina que tem uma poltica nacional especfica para a Educao Ambiental. A Poltica Nacional de Educao Ambiental (Lei 9.795/1999) tem por finalidade articular aes educativas de proteo e recuperao dos recursos naturais e de contribuir com o processo de conscientizao do cidado no que diz respeito melhor maneira de se relacionar com esses recursos. Esta poltica , portanto, um componente permanente da educao nacional e deve estar presente de modo articulado, complementar e transversal em todos os nveis e modalidades de ensino, buscando desenvolver:
processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. (Lei 9.795/1999, artigo 1).

Dica
Na opo Artigos dessa mesma ferramenta voc encontr a Lei 9.795 da Poltica Nacional de Educao Ambiental em pdf ou pode visualizar no site oficial do Governo Federal: http://www.planalto.gov.br .

Finalizamos aqui a Unidade 1 do estudo da Educao Ambiental. Lembre-se que esse contedo deve ser complementado com a web aula e os textos aqui sugeridos. Participe do frum, l um timo lugar para trocar ideias! Na prxima unidade vamos estudar os Princpios de Educao Ambiental e conservao da natureza. Tchau!

Universidade de Fortaleza - Unifor

15

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Referncias
BECK, U. O que globalizao? Equvocos do globalismo: respostas globalizao. So Paulo: Paz e Terra, 1999. BRASIL. Presidncia da Repblica. LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm> Acesso em: 19 de abril de 2012. CASTRO, R. S. de; LOUREIRO, F. B.; LAYARAGUES, P. P. Educao ambiental: repensando o espao de cidadania. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2011. CARVALHO, I.C.M. As transformaes na cultura e o debate ecolgico: desafios polticos para a Educao Ambiental. In: NOAL, F.O.;REIGOTA,M.;BARCELOS, V.H.L. (Orgs). Tendncias da educao ambiental brasileira. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 1998. MILLER JR, G. T. Cincia Ambiental. So Paulo: Cengage, 2011. SATO, Michle; CARVALHO, Isabel. Educao ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Quem faz
Ncleo de Educao a Distncia O contedo estudado por voc nessa disciplina foi planejado, desenvolvido e implementado por uma equipe composta por profissionais de diversas reas e com o objetivo de apoiar e facilitar o processo ensino-aprendizagem. Coordenao Geral Carlos Alberto Batista Superviso Administrativa Graziella Batista de Moura Produo de Contedo Didtico Joo Batista Vianey Silveira Moura

Desenvolvimento de Projetos Projeto Instrucional Brbara Mota Barros Ticiane Soares de Morais Roteiro de udio e Vdeo Brbara Mota Barros Ticiane Soares de Morais Jos Moreira de Sousa Produo de udio e Vdeo Vaneuda Almeida de Paula Natlia Magalhes Rodrigues Identidade Visual Natlia Soares Sousa Arte Joo Jos Barros Marreiro Srgio Oliveira Eugnio de Souza Programao Raimundo Bezerra Lima Jnior Antnia Suyanne Lopes Alves Diagramao de Material Didtico Svio Flix Mota Rgis da Silva Pereira Reviso Gramatical Lus Carlos de Oliveira Sousa

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Anotaes

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Texto Complementar da Unidade 1

Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999


Dispe sobre a educao ambiental, institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPTULO I - DA EDUCAO AMBIENTAL Art. 1o Entendem-se por educao ambiental os processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Art. 2o A educao ambiental um componente essencial e permanente da educao nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os nveis e modalidades do processo educativo, em carter formal e no-formal. Art. 3o Como parte do processo educativo mais amplo, todos tm direito educao ambiental, incumbindo: I - ao Poder Pblico, nos termos dos arts. 205 e 225 da Constituio Federal, definir polticas pblicas que incorporem a dimenso ambiental, promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservao, recuperao e melhoria do meio ambiente; II - s instituies educativas, promover a educao ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem; III - aos rgos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - Sisnama, promover aes de educao ambiental integradas aos programas de conservao, recuperao e melhoria do meio ambiente; IV - aos meios de comunicao de massa, colaborar de maneira ativa e permanente na disseminao de informaes e prticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimenso ambiental em sua programao; V - s empresas, entidades de classe, instituies pblicas e privadas, promover programas destinados capacitao dos trabalhadores, visando melhoria e ao controle efetivo sobre o ambiente de trabalho, bem como sobre as repercusses do processo produtivo no meio ambiente; VI - sociedade como um todo, manter ateno permanente formao de valores, atitudes e habilidades que propiciem a atuao individual e coletiva voltada para a preveno, a identificao e a soluo de problemas ambientais.

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental

Texto Complementar da Unidade 1

Art. 4o So princpios bsicos da educao ambiental: I - o enfoque humanista, holstico, democrtico e participativo; II - a concepo do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependncia entre o meio natural, o scio-econmico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade; III - o pluralismo de idias e concepes pedaggicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade; IV - a vinculao entre a tica, a educao, o trabalho e as prticas sociais; V - a garantia de continuidade e permanncia do processo educativo; VI - a permanente avaliao crtica do processo educativo; VII - a abordagem articulada das questes ambientais locais, regionais, nacionais e globais; VIII - o reconhecimento e o respeito pluralidade e diversidade individual e cultural. Art. 5o So objetivos fundamentais da educao ambiental: I - o desenvolvimento de uma compreenso integrada do meio ambiente em suas mltiplas e complexas relaes, envolvendo aspectos ecolgicos, psicolgicos, legais, polticos, sociais, econmicos, cientficos, culturais e ticos; II - a garantia de democratizao das informaes ambientais; III - o estmulo e o fortalecimento de uma conscincia crtica sobre a problemtica ambiental e social; IV - o incentivo participao indivwidual e coletiva, permanente e responsvel, na preservao do equilbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparvel do exerccio da cidadania; V - o estmulo cooperao entre as diversas regies do Pas, em nveis micro e macrorregionais, com vistas construo de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princpios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justia social, responsabilidade e sustentabilidade; VI - o fomento e o fortalecimento da integrao com a cincia e a tecnologia; VII - o fortalecimento da cidadania, autodeterminao dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade. CAPTULO II - DA POLTICA NACIONAL DE EDUCAO AMBIENTAL Seo I - Disposies Gerais Art. 6o instituda a Poltica Nacional de Educao Ambiental. Art. 7o A Poltica Nacional de Educao Ambiental envolve em sua esfera de ao, alm dos rgos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - Sisnama, instituies educacionais pblicas e privadas dos sistemas de ensino, os rgos pblicos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e organizaes no-governamentais com atuao em educao ambiental. Art. 8o As atividades vinculadas Poltica Nacional de Educao Ambiental devem ser desenvolvidas na educao em geral e na educao escolar, por meio das seguintes linhas de atuao inter-relacionadas:

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental

Texto Complementar da Unidade 1

I - capacitao de recursos humanos; II - desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentaes; III - produo e divulgao de material educativo; IV - acompanhamento e avaliao. 1o Nas atividades vinculadas Poltica Nacional de Educao Ambiental sero respeitados os princpios e objetivos fixados por esta Lei. 2o A capacitao de recursos humanos voltar-se- para: I - a incorporao da dimenso ambiental na formao, especializao e atualizao dos educadores de todos os nveis e modalidades de ensino; II - a incorporao da dimenso ambiental na formao, especializao e atualizao dos profissionais de todas as reas; III - a preparao de profissionais orientados para as atividades de gesto ambiental; IV - a formao, especializao e atualizao de profissionais na rea de meio ambiente; V - o atendimento da demanda dos diversos segmentos da sociedade no que diz respeito problemtica ambiental. 3o As aes de estudos, pesquisas e experimentaes voltar-se-o para: I - o desenvolvimento de instrumentos e metodologias, visando incorporao da dimenso ambiental, de forma interdisciplinar, nos diferentes nveis e modalidades de ensino; II - a difuso de conhecimentos, tecnologias e informaes sobre a questo ambiental; III - o desenvolvimento de instrumentos e metodologias, visando participao dos interessados na formulao e execuo de pesquisas relacionadas problemtica ambiental; IV - a busca de alternativas curriculares e metodolgicas de capacitao na rea ambiental; V - o apoio a iniciativas e experincias locais e regionais, incluindo a produo de material educativo; VI - a montagem de uma rede de banco de dados e imagens, para apoio s aes enumeradas nos incisos I a V. Seo II - Da Educao Ambiental no Ensino Formal Art. 9o Entende-se por educao ambiental na educao escolar a desenvolvida no mbito dos currculos das instituies de ensino pblicas e privadas, englobando: I - educao bsica: a) educao infantil; b) ensino fundamental e c) ensino mdio; II - educao superior; III - educao especial; IV - educao profissional; V - educao de jovens e adultos. Art. 10. A educao ambiental ser desenvolvida como uma prtica educativa integrada, contnua e permanente em todos os nveis e modalidades do ensino formal.

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental

Texto Complementar da Unidade 1

1o A educao ambiental no deve ser implantada como disciplina especfica no currculo de ensino. 2o Nos cursos de ps-graduao, extenso e nas reas voltadas ao aspecto metodolgico da educao ambiental, quando se fizer necessrio, facultada a criao de disciplina especfica. 3o Nos cursos de formao e especializao tcnico-profissional, em todos os nveis, deve ser incorporado contedo que trate da tica ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas. Art. 11. A dimenso ambiental deve constar dos currculos de formao de professores, em todos os nveis e em todas as disciplinas. Pargrafo nico. Os professores em atividade devem receber formao complementar em suas reas de atuao, com o propsito de atender adequadamente ao cumprimento dos princpios e objetivos da Poltica Nacional de Educao Ambiental. Art. 12. A autorizao e superviso do funcionamento de instituies de ensino e de seus cursos, nas redes pblica e privada, observaro o cumprimento do disposto nos arts. 10 e 11 desta Lei. Seo III - Da Educao Ambiental No-Formal Art. 13. Entendem-se por educao ambiental no-formal as aes e prticas educativas voltadas sensibilizao da coletividade sobre as questes ambientais e sua organizao e participao na defesa da qualidade do meio ambiente. Pargrafo nico. O Poder Pblico, em nveis federal, estadual e municipal, incentivar: I - a difuso, por intermdio dos meios de comunicao de massa, em espaos nobres, de programas e campanhas educativas, e de informaes acerca de temas relacionados ao meio ambiente; II - a ampla participao da escola, da universidade e de organizaes no-governamentais na formulao e execuo de programas e atividades vinculadas educao ambiental no-formal; III - a participao de empresas pblicas e privadas no desenvolvimento de programas de educao ambiental em parceria com a escola, a universidade e as organizaes nogovernamentais; IV - a sensibilizao da sociedade para a importncia das unidades de conservao; V - a sensibilizao ambiental das populaes tradicionais ligadas s unidades de conservao; VI - a sensibilizao ambiental dos agricultores; VII - o ecoturismo. CAPTULO III - DA EXECUO DA POLTICA NACIONAL DE EDUCAO AMBIENTAL Art. 14. A coordenao da Poltica Nacional de Educao Ambiental ficar a cargo de um rgo gestor, na forma definida pela regulamentao desta Lei.

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental

Texto Complementar da Unidade 1

Art. 15. So atribuies do rgo gestor: I - definio de diretrizes para implementao em mbito nacional; II - articulao, coordenao e superviso de planos, programas e projetos na rea de educao ambiental, em mbito nacional; III - participao na negociao de financiamentos a planos, programas e projetos na rea de educao ambiental. Art. 16. Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, na esfera de sua competncia e nas reas de sua jurisdio, definiro diretrizes, normas e critrios para a educao ambiental, respeitados os princpios e objetivos da Poltica Nacional de Educao Ambiental. Art. 17. A eleio de planos e programas, para fins de alocao de recursos pblicos vinculados Poltica Nacional de Educao Ambiental, deve ser realizada levando-se em conta os seguintes critrios: I - conformidade com os princpios, objetivos e diretrizes da Poltica Nacional de Educao Ambiental; II - prioridade dos rgos integrantes do Sisnama e do Sistema Nacional de Educao; III - economicidade, medida pela relao entre a magnitude dos recursos a alocar e o retorno social propiciado pelo plano ou programa proposto. Pargrafo nico. Na eleio a que se refere o caput deste artigo, devem ser contemplados, de forma eqitativa, os planos, programas e projetos das diferentes regies do Pas. Art. 18. (VETADO) Art. 19. Os programas de assistncia tcnica e financeira relativos a meio ambiente e educao, em nveis federal, estadual e municipal, devem alocar recursos s aes de educao ambiental. CAPTULO IV - DISPOSIES FINAIS Art. 20. O Poder Executivo regulamentar esta Lei no prazo de noventa dias de sua publicao, ouvidos o Conselho Nacional de Meio Ambiente e o Conselho Nacional de Educao. Art. 21. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 27 de abril de 1999; 178o da Independncia e 111o da Repblica. Fernando Henrique Cardoso Paulo Renato Souza Jos Sarney Filho

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Texto Complementar da Unidade 1 - Aula 2

Evoluo histrica e cientfica das ideias ambientalistas


A dcada de 1960 marca a emergncia, no plano poltico, de uma srie de movimentos sociais, dentre eles o ecolgico. O movimento ecolgico tem suas razes histrico-culturais. Talvez nenhum outro movimento social tenha se comprometido to fortemente com as ideias relacionadas s condies presentes de vida. No mbito do movimento ecolgico se viu o desenvolvimento de lutas em torno de questes mais diversas: extino das espcies, desmatamento, uso de agrotxicos, urbanizao desenfreada e exploso demogrfica, poluio do ar e da gua, contaminao dos alimentos, eroso dos solos, diminuio das terras agricultveis pela construo de grandes barragens, ameaa nuclear, guerra bacteriolgica, corrida armamentista, tecnologias que afirmam a concentrao de poder, entre outras. Em decorrncia dos crescentes problemas ambientais que iniciaram intensamente nos anos de 1960, na dcada seguinte, cientistas de diversos pases, especialmente da Europa, reuniram-se na Itlia e instituram o Clube de Roma, com o objetivo de discutir a questo ambiental em escala mundial. Como resultado das reunies, muitos relatrios foram elaborados e divulgados, dentre eles, e o mais polmico, intitulado Os Limites do Crescimento, onde se defendia que o desenvolvimento econmico no Terceiro Mundo deveria ser zerado para evitar maiores degradaes ambientais ao planeta. Outro marco histrico para conter a degradao ambiental foi a formulao da Poltica Ambiental Americana, em 1969, por ter sido uma das primeiras leis oficiais de meio ambiente e que estimulou vrios pases a formularem* suas polticas ambientais, dentre eles o Brasil em 1981. A primeira Conferncia Mundial das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente ocorreu em Estocolmo, em 1972, tendo como referncia o relatrio do Clube de Roma. A partir de ento a questo ambiental em escala mundial comeou a ter um enfoque mais pragmtico em termos de controle ambiental e preservao ecolgica. Aps esta reunio, muitos organismos internacionais foram criados, como o Programa das Naes Unidas para o meio ambiente (UNEP), o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), a Unio Internacional para a Conservao da Natureza (IUCN), fortalecendo, assim, a gesto institucional de meio ambiente e ao mesmo tempo estimulando a implementao de diretrizes ambientais nos vrios setores de desenvolvimento. No Brasil, aps a Conferncia de Estocolmo, criou-se, em 1973, a Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), vinculada ao Ministrio do Interior, com a finalidade de promover a elaborao e o estabelecimento de normas e padres relativos preservao do meio ambiente, em especial dos recursos hdricos, assegurando o bem-estar das populaes e o seu desenvolvimento econmico e social, regulamentando o uso adequado dos recursos ambientais. A SEMA posteriormente formulou a Poltica Nacional de Meio Ambiente (PNMA), que foi promulgada como Lei N 6.938/81.

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Educao Ambiental

Texto Complementar da Unidade 1 - Aula 02

Nos anos de 1980 foi possvel ver a ascenso do ativismo ambiental nos EUA forando a implantao de legislaes ambientais mais rigorosas. Nesta mesma poca, a Cultural Survival (Sobrevivncia Cultural), uma ONG internacional, iniciou uma campanha de importar produtos cuja disponibilidade dependia da preservao ambiental e do conhecimento dos povos indgenas ameaados pelo desenvolvimento descontrolado, tais como nozes e leos das florestas tropicais que eram utilizados para a fabricao de alimentos, botes e cosmticos. Concomitante a este movimento, iniciaram tambm as aes radicais do navio Rainbow Warrior, da organizao Greenpeace, contra empreendimentos e aes poluidoras, tais como usinas termeltricas e nucleares, das matanas das baleias, do lixo txico e das grandes indstrias poluidoras, como forma de alertar o mundo dos perigos ambientais. Em 1982, cientistas de vrios pases verificaram que pouco havia sido implementado sobre as recomendaes sugeridas no relatrio do Clube de Roma, levando realizao de uma assembleia geral das Naes Unidas para discutir com os pases membros o desenvolvimento de um relatrio mundial para avaliar a situao ambiental no planeta. Este documento resultou no relatrio Brundtland, que descreveu a macroproblemtica ambiental tanto dos pases industrializados como daqueles em desenvolvimento, propondo assim a realizao da Conferncias das Naes Unidas para o Meio Ambiente (UNCED) em 1992. Nesta conferncia foram aprovados tratados e convenes sugeridas nos captulos da Agenda 21 bem como a realizao do Frum Global 92, reunindo a sociedade civil organizada, representada pela maioria A ao humana ou antrpica sobre o ambiente pode dos setores sociais para que fosse avaligerar ecossistemas humanizados, ou seja, ambientes ada a mencionada Agenda e discutidas as eminentemente naturais, modificados com maior ou solues globais necessrias para o Desenmenor intensidade pelas sociedades humanas. volvimento Sustentvel.
Documento estratgico contendo programas de aes a ser adotado em mbitos global, nacional e local, com a finalidade de fomentar em escala planetria um novo modelo de desenvolvimento, o qual envolve mudanas dos padres de consumo e produo de forma a reduzir as presses ambientais e atender s necessidades bsicas da humanidade. De acordo com o documento, este novo padro deve conciliar justia social, eficincia econmica e equilbrio ambiental, promovendo, portanto, o Desenvolvimento Sustentvel. , no momento, o documento de maior alcance no que se refere s questes ambientais. constitudo por 40 captulos e 4 sees temas que abordam biodiversidade, recursos hdricos e infraestrutura, e inclui tambm os problemas de educao, habitao, entre outros.

A partir do Frum Global muitas propostas novas e diretrizes foram documentadas e oficializadas atravs de organizaes no governamentais. Porm mais de dez anos aps a UNCED e o Frum Global, em avaliao realizada durante a Rio + 10 em Johanesburgo, frica do Sul, concluiu-se que todos os esforos no sentido de preservar o planeta e as questes bsicas socioambientais continuam subdesenvolvidos.

Em 2012, aconteceu mais uma reunio da Cpula Mundial Sobre o Desenvolvimento Sustentvel, desta vez no Rio de Janeiro, com a finalidade de assegurar um comprometimento poltico renovado com o desenvolvimento sustentvel, avaliar os progressos realizados at o momento e as lacunas que ainda existem na implementao dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentvel, alm de dar foco aos novos desafios emergentes.

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

You might also like