You are on page 1of 11

Leiam tambm para este estudo os captulos de 1 Co 8 e 10, Rm 14;

http://www.esbocandoideias.com/2011/06/ouvir-musica-do-mundo-e-pecado.html Voc Pergunta: Ouvir msica do mundo, que no evanglica, pecado? Cara leitora, a resposta a sua pergunta vai depender da msica que se escuta. Msicas com letras que [no so] contrrias s verdades da Palavra de Deus podem ser ouvidas sem problema. claro que voc precisa avaliar tambm os ritmos, pois existem ritmos que incitam a sensualidade e devem ser evitados. Se uma msica tem uma letra digna, mas o ritmo te leva em direo ao pecado, evite-a. Precisamos aprender a sermos cristos crticos e coerentes nas nossas posies. Evitar ouvir uma msica que [voc sabe] que no agrada a Deus, um bem que voc faz a si mesma e ao seu relacionamento com Deus. Precisamos aprender a fazer uma seleo daquilo que ouvimos, separando o que no agrada a Deus e ficando com aquilo que no O desagrada. Isso serve tambm para todo tipo de arte (Livros, filmes, peas, televiso). - Dica: Invista em voc: Conhea o Curso 24 horas, clique aqui Existem msicas muito lindas (que no se enquadram no rtulo gospel ou evanglica) que falam da natureza, do amor, de coisas boas e dignas Qual o problema em ouvi-las? Que pecado pode haver nelas? Vrios dos poemas bblicos no falam diretamente de Deus, mas contm sabedoria e poesia inspiradoras que, no fim, acabam apontando para Deus. Outra coisa importante: As msicas ditas evanglicas, tambm precisam passar por uma anlise criteriosa, pois muitas delas tm letras totalmente contrrias ao que diz a Palavra de Deus. No porque evanglica ou gospel que podemos ouvir e cantar sem problemas! Deixo a voc o conselho do apstolo Paulo: julgai todas as coisas, retende o que bom; abstende-vos de toda forma de mal. (1Ts 5. 21-22)

http://apenas1.wordpress.com/2011/09/26/cristao-deve-ouvir-musica-do-mundo/ Cristo deve ouvir msica do mundo? Claro que no! Simples e objetivamente: um cristo no deve ouvir msica do mundo. Nossa, Zgari, agora voc foi radical, pegou pesado!, voc poderia dizer. Calma. Antes de discordar do que escrevi e me crucificar, importante que entenda exatamente o que estou querendo dizer. que h um ponto nevrlgico nessa discusso: temos de compreender precisamente o que msica do mundo que no necessariamente o que se costuma chamar por a de msica do mundo. Pois msica secular uma coisa, msica do mundo pode ser outra completamente diferente. E a ns temos uma questo interessante a debater. Que, para solucionar, temos que pensar sempre dentro da Bblia. (S um alerta, em amor: essa questo no se define em 3 ou 4 pargrafos. Por isso, este ser um post longo e, se voc estiver sem tempo de ler ou no tiver pacincia de ler textos compridos, sugiro que nem v adiante. Mas, se quiser prosseguir, vamos juntos, passo a passo.) 1. O que a Bblia chama de mundo? Primeiro temos que compreender o que a Biblia chama de mundo. No contexto das Escrituras, mundo (do gregokosmos) todo um sistema de valores e prticas que se opem ao Evangelho, ou seja, quilo que Jesus ensinou. Ao Reino de Deus. s boas-novas de salvao. Logo, tudo o que contraria os genunos ensinamentos cristos, a tica crist, a moral crist, os conceitos bblicos do mundo. E, nesse sentido, no mundo com significado de universo ou planeta terra, mas no sentido de tudo aquilo que, em resumo, levaria Jesus a fazer careta. 2. Os cristos no devem se misturar com o que do mundo Tendo entendido o que mundo segundo a Biblia, vamos ao segundo passo: provar biblicamente que Jesus e o que do mundo no se misturam. E, logo, que o cristo e o que do mundo no se misturam. Para isso, vamos Palavra de Deus:

1 Joo 2:15 No ameis o mundo nem as coisas que h no mundo. Sealgum amar o mundo, o amor do Pai no est nele. Joo 1:10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermdio dele, mas o mundo no o conheceu. 1 Jo 4.4,5 Filhinhos, vs sois de Deus e tendes vencido os falsosprofetas, porque maior aquele que est em vs do que aquele que est no mundo. Eles procedem do mundo; por essa razo, falam da parte do mundo, e o mundo os ouve. Joo 3:17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, no para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Joo 15:19 Se vs fsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, no sois do mundo, pelo contrrio, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. H muitas outras passagens, como a famosa Jo 3.16, mas, para no tornar este texto demasiadamente enfadonho, acredito que essas j so suficientes para demonstrar essa realidade: se voc cristo, se voc sal da terra e luz do mundo no deve se misturar ao que vai contra Cristo e aos ensinamentos de Cristo. E tudo o que vai contra Cristo mundo. At aqui tudo bem? Ficou claro que, segundo a Biblia, o cristo no deve se misturar com valores anticristos, ou seja, mundanos? Ok ento, vamos adiante. 3. O que msica do mundo? Seguimos para o terceiro e fundamental passo: dedinir o que exatamente msica do mundo aquela que, pelo que j vimos pelos dois passos anteriores, tem de ser evitada pelo cristo. Msica do mundo seria, ento, aquela que contraria o Evangelho, que se ope aos ensinos de Jesus, que leva aos ouvidos (e, em seguida, ao crebro e, como consequncia, ao corao e alma) mensagens que batem de frente com a tica de Cristo, com as boasnovas do Reino de Deus. Ento, o conceito de msica do mundo est ligado diretamente a aquilo que determinada cano diz: seus valores, sua filosofia, seus ensinamentos. Portanto, biblicamente, uma msica ser ou no do mundo no tem nada a ver com estilo musical, instrumentos utilizados, melodia, harmonia ou ritmo. Tem a ver com MENSAGEM. Com o que ela diz. Com o que ela defende. Com o que ela ensina. Tendo compreendido isso, vamos falar a respeito de alguns mitos e algumas verdades sobre msica do mundo e msica crist:

Fato 1) A Bblia no determina cantarmos ou ouvirmos apenas msicas religiosas Embora todos amemos e devamos louvar, elogiar o Senhor em canes e reconhecer quem Ele e faz, a Bblia no afirma diretamente em nenhuma passagem que o cristo s pode ouvir msicas que falem de Deus ou que sejam louvores. Pelo contrrio, uma leitura atenta dos livros de Salmos, Cntico dos Canticos e at mesmo J, por exemplo, demonstram que a exaltao da criao de Deus, do amor, de sentimentos belos so algo lcito ao povo de Deus. O Salmo 150 infere que louvar deve ser uma exploso de amor pelo Criador. Mas no h proibio bblica de cantar o amor de um homem pela mulher que ama, por exemplo. Assim, no antibblico (logo, no pecado) eu escrever uma poesia de amor para minha amada ou mesmo uma que exalte as belezas da cidade onde vivo e em seguida musicar esses versos. Poderia, por exemplo, cantar .

Eu sei que vou te amar Por toda a minha vida eu vou te amar Em cada despedida eu vou te amar Desesperadamente, eu sei que vou te amar ou Cidade maravilhosa, Cheia de encantos mil! Cidade maravilhosa, Corao do meu Brasil! Jardim florido de amor e saudade, Terra que a todos seduz, Que Deus te cubra de felicidade, Ninho de sonho e de luz. e no estaria cometendo absolutamente nenhum pecado. Simplesmente porque nada do que a letra dessas msicas diz contraria o Evangelho, se ope aos ensinos de Jesus, leva ao corao mensagens que batem de frente com a tica de Cristo, com as boas-novas do Reino de Deus. Ento a conclusao lgica e bblica que msicas de amor, canes que exaltam belezas naturais ou at mesmo que, sei l, contem uma histria sobre dois capiaus em visita a uma fazenda e muitos outros tipos de msicas seculares que no necessariamente so cantadas em igrejas, gravadas por cantores supostamente cristos ou que sejam tocadas em rdios ditas evanglicas so msica do mundo. Simplesmente porque no se encaixam na definio bblica de mundo. No contrariam a Bblia. No se opem a Cristo. No ensinam nada diferente do que est nas Sagradas Escrituras. So msicas seculares? Sim. So msicas que no necessariamente falam de Deus ou de seus feitos? So. Mas so msicas que contrariam Cristo ou o Evangelho? No. Ento, evidentemente no so louvores ou msicas sacras, mas tambm no so msicas do mundo, ou seja, msicas pecaminosas.

Fato 2) Muitas msicas seculares so sim do mundo e devemos evit-las A voc pode estar pensando Uhu! Ento liberou geral! Posso ouvir o que quiser!. Nananinano. No bem assim. Biblicamente voc pode ouvir uma msica que no necessariamente fale de Deus, mas voc SEMPRE tem que prestar ateno na letra das msicas, na MENSAGEM que elas transmitem. Se essas msicas apregoam valores antibblicos, porque a sim elas so msicas do mundo. E aqui vou dar exemplos prticos. Em pleno Rock in Rio, li no twitter uma crist dizendo que estava triste porque no poderia assistir ao show dos Tits. Por isso, decidi tomar esse grupo como exemplo. Bem, os Tits tm msicas cujas mensagens so claramente antibblicas. E, por definio, so msica do mundo. Por exemplo, comecemos com a msica mais bvia, chamadaIgreja. Leia com ateno a letra, com especial ateno ao que est em negrito: Eu no gosto de padre Eu no gosto de madre

Eu no gosto de frei. Eu no gosto de bispo Eu no gosto de Cristo Eu no digo amm. Eu no monto prespio Eu no gosto do vigrio Nem da missa das seis. No! No! Eu no gosto do tero Eu no gosto do bero De Jesus de Belm. Eu no gosto do papa Eu no creio na graa Do milagre de Deus. Eu no gosto da igreja Eu no entro na igreja No tenho religio. No! No! No gosto! Eu no gosto! No! No gosto! Eu no gosto! Agora voc, que cristo, me responda sinceramente: voc cantaria essa msica achando que no tem nada a ver? Se alegrando, sorrindo e pulando? Isso algo que uma pessoa lavada e redimida pelo sangue daquele que foi Cruz pelos pecadores sai cantando feliz da vida? Haveria anjos ao redor se alegrando? Voc responda. Vamos a outra: Homem Primata. Selecionei um trecho: Eu aprendi A vida um jogo Cada um por si E Deus contra todos Voc vai morrer E no vai pro cu bom aprender A vida cruel E a, crente? Cantamos e nos alegramos cantando isso? Deus contra todos? Por favor, apenas pare um minuto para pensar no que voc est cantando: Deus contra todos! Como assim?! Para completar o pacote, s mais uma, da qual extraio um trecho: Epitfio O acaso vai me proteger Enquanto eu andar distrado O acaso vai me proteger Enquanto eu andar O acaso? Mas se a Bblia diz que h um Deus que controla todas as coisas, como seria possvel que o acaso protegesse algum? Biblicamente, acaso um conceito que no existe. Logo, Epitfio traz uma mensagem antibblica. E, logo, lamento informar, msica do mundo. Usei os exemplos do Tits porque um grupo bem conhecido e voc possivelmente j cantou essas canes (e outras que so to chulas que nem me atrevo a escrever a letra aqui), como eu mesmo j cantei milhares de vezes

antes de Jesus me converter, fui a shows, comprei os CDs. S que a somos salvos, o Esprito Santo passa a habitar em ns e comea a nos convencer do pecado, da justia e do juzo. E voc, que salvo, sabe como essas coisas nos incomodam, no ? A voc comea a ouvir as MENSAGENS que grupos como os Tits passam em msicas como essas (e olha que s citei trs, hein) e algo faz um clique no teu esprito sobre esse papo careta, radical, ortodoxo e fundamentalista de no ouvir msica do mundo. Mas, para no ficarmos falando somente de uma banda, deixe-me pegar apenas um outro exemplo de um universo de grupos e cantores que poderiam pegar: o conhecido Baro Vermelho. Seleciono uma msica que tem um ttulo bem sugestivo e que era a minha preferida deles antes de Jesus me justificar, chamada Nunca existiu pecado. Reproduzo as 3 primeiras estrofes: A rapidez velha do tempo Revive inquisies fatais Um novo ciclo de revoltas E preconceitos sexuais Por mais liberdade que eu anseie Esbarro em represses fascistas Mas t a margem disso tudo Desse mundo escuro e sujo No tenho medo de amar Pra mim nunca existiu pecado Essa vida uma s Nesse buraco negro eu no caio. Ou seja, Baro Vermelho est defendendo por meio da mensagem dessa letra que: 1. No existe pecado; 2. O Cristianismo sexualmente preconceituoso; 3. A tica de Cristo uma represso fascista porque contraria aquilo que o pecador deseja fazer; 4. Quem afirma que existe pecado (obviamente ns, cristos) representa um mundo escuro e sujo; 5. A defesa da ideia de que existe pecado um buraco negro. . Agora me diga voc: em sua opinio, a letra dessa msica contraria o Evangelho, se ope aos ensinos de Jesus, leva ao corao mensagens que batem de frente com a tica de Cristo, com as boas-novas do Reino de Deus ou no? Se a sua resposta foi sim, ento essa uma msica do mundo. Portanto, chegamos aqui grande concluso: segundo os padres bblicos, msica do mundo NO sinnimo de msica secular. Logo, as msicas do mundo sim, devemos evitar. As seculares, no necessariamente. .

Fato 3) No existe um estilo musical chamado msica evanglica O que existe msica feita a partir de realidades bblicas. E que podem ser feitas em diferentes estilos. Vem com Josu lutar em Jeric, por exemplo, rock. Aquele que tem sede busca beber da agua que Cristo d por sua vez, ax. Cassiane em geral tem muito forr. E por a vai. Logo, no existe nenhum estilo maldito ou, como diz um amigo meu, no existe d maior ungido e sol sustenido endemoninhado. Se voc for analisar com cuidado, ver que msica evanglica no imaginrio popular : Msica cantada em igreja; Msica cantada por cantor que frequenta igreja (dito cantor evanglico); Msica gravada por grupo de louvor de igreja; Msica que toca em rdio evanglica; Msica lanada por gravadora evanglica; Msica que consta em algum hinrio tradicional. S que, desses itens, alguns so muito duvidosos. Das msicas cantadas em igrejas, muitas carregam em si heresias e so msicas do mundo (calma, falaremos em detalhes sobre isso daqui a pouco). Eu conheo pessoalmente cantores evanglicos que vivem como pagos, so pecadores, s esto atrs dos bens materiais que sua notoriedade pode lhes proporcionar. Conheo grupos de louvor que tocam pela fama e o dinheiro e no por um desejo real de louvar o Senhor. Sei que muitas rdios evanglicas s existem para gerar lucro e poder para seus donos, que por sua vez vivem vidas pecaminosas e totalmente fora do Evangelho. Conheo os bastidores de certas gravadoras evanglicas onde o ambiente to mundano que nenhum funcionrio confia em sair pra almoar e deixar a bolsa em cima da mesa, pois ocorrem furtos ali dentro. E entenda: eu conheo. No ouvi falar. Sei o que estou dizendo. Portanto, dizer que s podemos ouvir msica evanglica (se por msica evanglica entendermos o que mencionamos acima) uma afirmao cheia de buracos. .

Fato 4) Fazer verses de msicas seculares com letras crists no pecado Pelo contrrio, uma prtica muito, mas muito mais usual em nossos hinrios do que voc imagina. Uma enorme quantidade das msicas contidas em hinrios como a Harpa Crist e o Cantor Cristo, por exemplo, originalmente eram canes entoadas em prostbulos (no vou dizer quais para que da prxima vez que voc for cant-las no as considere indignas). Os msicos que tocavam nessas casas de pecado se convertiam, pegavam as melodias que conheciam (muitas das tinham letras originais que falavam sobre encher a cara de usque e vinho, alm de coisas

similares), punham letras crists e passavam a cant-las durante os cultos, nas igrejas. Isso histrico, basta voc estudar um pouco sobre isso que vai comprovar, no estou inventando nada disso. E no s msicas de bordel. Msicas seculares de outras linhas tambm. O hino 185 da Harpa Crist, por exemplo, o Hino Nacional da Inglaterra com uma letra crist: Vem tu, Rei dos reis, buscar os teus fiis. J o conhecido hino Os guerreiros se preparam para a batalha o Hino Nacional das Ilhas Fiji, voc sabia? O tradicionalssimo hino Vencendo vem Jesus (Glria, glria. Aleluuuuuia!) uma verso de uma msica militar da poca da guerra civil americana chamada John Browns Body, que exaltava os esforos de um homem na guerra. Um mulher crist ouviu a melodia, gostou e ps um letra crist. E, a partir da, comeamos a cantar em nossas igrejas, Deus sempre foi louvado maravilhosamente por intermdio dessa cano, a entoamos ainda hoje e o religare do homem com o Criador ocorre perfeitamente apesar da origem pag da msica. Ou voc achava que essa msica desceu do cu trazida por um anjo numa bandeja de prata? No, muitas msicas que consideramos hinos sagrados (e so!!!) tm origem secular e so adaptaes feitas para o canto religioso. Mais recentemente h exemplos como o do cantor Marco Aurlio, que gravou Caminhada (Eu vi Jesus, Jesus me viu, no mesmo instante me redimiu). Ela nada mais do que a cano My Way, cantada por msicos como Frank Sinatra e Elvis Presley. E por a vai. A pergunta : essas verses deixam de ser vlidas ou dignas de serem cantadas em cultos e igrejas como hinos congregacionais porque originalmente eram seculares? De jeito nenhum. Pois tornaram-se msicas com MENSAGENS crists.

Fato 5) Muita msica dita evanglica do mundo E aqui chegamos ao ponto mais polmico de todos. S porque uma msica foi composta ou cantada por algum que se apresenta como cristo isso no quer dizer que ela transmita valores biblicamente corretos. H muitas e muitas msicas evanglicas que so do mundo. Exemplo: tem um conhecido grupo gospel (que inclusive saiu brigado de sua igreja) cujo vocalista (que agora j saiu da banda para seguir carreira solo) na ministrao antes de comear uma de suas mais cantadas msicas em igrejas fala como se estivesse orando a seguinte frase (est registrada inclusive no CD): - Ns queremos um romance contigo, Senhor. Pera. Romance com Deus? O Todo-Poderoso Criador dos Cus e da Terra agora virou o qu? Nosso namoradinho? Desculpem-me, mas isso antibblico e, logo, mundano. Outro exemplo: um conhecido corinho cantado em muitos louvores, s lgrimas, por muitos de ns, diz a seguinte coisa: Diante dEle se dobram os reis E se prostram para O adorar Nem os anjos que O cercam louvando Se permitem sua face olhar S tem um detalhe: essa letra antibblica. Mateus 18.10 diz: Cuidado para no desprezarem um s destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os anjos deles nos cus esto sempre vendo a face de meu Pai celeste. Ento temos que decidir se os anjos contemplam a face de Deus ou no. Eu fico com a Bblia, que diz que sim, os anjos

contemplam a face de Deus, ao contrrio do corinho. E se o corinho diz algo que vai contra o que est na Bblia, desculpem, msica do mundo. Ah, Zgari, voc est sendo radical, o resto da msica perfeito , afinal, um louvor to bonito, algum poderia dizer. Bem, a entram 1 Co 5.6 e Gl 5.9, que dizem que, biblicamente, um pouco de fermento leveda toda a massa. Nesse sentido sou radical sim: basta uma nica e pequena heresia na letra de um corinho, de um hino ou de um louvor (como voc preferir chamar) para o descartarmos dos nossos cultos. Isso sem falar dos chamados corinhos do fogo, muito habituais nas igrejas pentecostais no-reformadas. Tem um que diz O fogo santo est queimando, o Esprito Santo est batizando, referindo-se ao que os pentecostais chamam de batismo no Esprito Santo e os tradicionais de plenitude do Esprito, seguindo a linha defendida por telogos como John Stott. Fato que, biblicamente, o responsvel por esse fenmeno Jesus, o Deus Filho, e no o Esprito Santo. Outro ensino antibblico e, portanto, do mundo. Fato que toda letra de cnticos (congregacionais ou no) evanglicos deve ser submetida ao crivo bblico. O certo no o que a pessoa sente, se ela fica emocionada, arrepiada ou se chora: o certo o que est de acordo com a Bblia. Como afirmou o Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho em palestra durante um Encontro de Msicos, na PIB de Manaus, Raramente se fala de Jesus, e, quando se fala, d para notar que Jesus muito mais um conceito para dentro do qual as pessoas projetam seus sonhos de consumo ou de classe mdia do que o Redentor e Salvador. A linguagem horrorosa: mergulhar nos teus rios, beber nos teus rios, voar nas asas do Esprito, estar apaixonado por Jesus, subir acima dos querubins uma srie de expresses que no fazem sentido algum, afirmou Pr. Isaltino. E, convenhamos, com toda razo. Cantamos na igreja sem saber o que estamos cantando, por ignorncia teolgica e porque determinada msica toca na rdio, de um grupo famoso, est na moda e o povo gosta. Por exemplo, no corinho abaixo Quero subir ao Monte santo de Sio E entoar o novo cntico ao meu Deus Mais que palavras minha vida eu quero entregar Purifica o meu corao para entrar em Tua presena contemplar a Tua grandeza o que as pessoas no sabem por desconhecimento bblico que o monte santo de Sio, segundo Hebreus 12.2224, um smbolo do Evangelho, da Igreja de Deus. Consequentemente, todo cristo j est no monte santo de Sio. E, por isso, no h teologicamente, segundo o Novo Testamento, por que subir nele. Mais um equvoco bblico. Tambm cantamos em nossas igrejas: Eu s quero Te amar, Eu s quero ver Tua face Quero Tocar Seu corao Eu s quero Te amar, Eu s quero ver Tua face O mesmo cantor tem outro corinho que diz: Quero te ver, quero te ver Eu quero te tocar, eu quero te abraar Quero te ver Detalhe: importante repararmos que o cantor est dizendo que quer ver Deus e sua face EM VIDA e no no porvir. S que se ns formos ler xodo 33.20, clarssimo e inequvoco o que Deus diz a Moiss: No me poders ver a face, porquanto homem nenhum ver a minha face, e viver. Ento o que estamos pedindo nesses corinhos para ver a face de Deus e morrer? Algo est biblicamente errado e, se formos analisar, estamos fazendo pedidos

mundanos a Deus. Como eu quero te ver se Ele diz na Biblia que homem nenhum ver a minha face , e viver? Instinto suicida? Em Joo 12.45 e Joo 14.9 Jesus afirma claramente a forma de ver o Pai: ver a Ele prprio, Jesus. Quem me v a mim v o Pai. Logo, buscando Cristo e sua pessoa em esprito que temos acesso a Deus, no tem nada a ver com eu s quero ver a tua face. No discurso de Pedro no dia de Pentecostes em At 2.28, ele deixa claro que contemplar Deus face a face s ocorrer na eternidade: Com a tua face me enchers de jbilo. A face de Deus biblicamente inalcanvel nesta vida. Logo, por que ficamos cantando pedindo paraver sua face, j que isso biblicamente no possvel logo, antibblico? Pronto, no me odeie por dizer isso, mas a falta de canonicidade nessas afirmaes de corinho tornam msicas como essasmsicas do mundo. Concluso

Falar sobe msica evanglica, do mundo, sacra, crist ou secular um assunto muito sensvel. Pois mexe com muitas ideias pr-concebidas, com muitas prticas que mutides adotaram por dcadas em sua vida de devoo, contrariar crenas e prticas. Para um pastor, chegar concuso de que um corinho que ele cantou por anos em sua igreja msica do mundo e, assim, remov -lo do rol de canes que so executadas no culto no uma tarefa fcil. Exige orao, humildade e temor sincero a Deus. Para uma ovelha que anatemizou durante anos msicas seculares achando que rock coisa do diabo e de repente descobrir que bandas de rock gospel como Oficina G3 tm letras e mensagens muito mais bblicas do que certos hinos de 200 anos de idade exige quebrantamento. No estou falando aqui de estilo musical. Pois a Bblia no fala de estilo. Logo, estilo um assunto restrito aos gostos pessoais e no tem a ver com doutrinas e teologia. Se uma msica deve ter bateria ou no, se ela pode ser acelerada ou no, se rock, forr, bolero, valsa ou o que for, no importa. Simplesmente porque biblicamente no importa. O tal gnero msica evanglica no existe. Cada msica evanglica carrega um estilo prprio, seja esses que j mecionei, seja algum diferente, como black music, hip hop, blues, bossa nova, sertanejo, jazz, new wave, pop, reggae, samba, ska ou qual for. Dizer que msica tal no do mundo porque estilo evanglico e no rock uma inverdade. Pois h msicas evanglicas que so rock. E repetindo estilo musical s depende de uma nica coisa: gosto pessoal. No tem nada a ver com Bblia. Se estou errado, por favor que algum me prove nas Sagradas Escrituras.

Sendo assim, ns temos de nos voltar para o que interessa: a MENSAGEM. A pergunta que devo sempre me fazer o que essa msica est dizendo contraria algo da Bblia?. Se a resposta for

no, defendo que uma msica que pode ser ouvida por um cristo. Pois vai trazer alegria, paz, prazer. Sendo ela secular ou religiosa. Ouvir Mozart, Bach, Haendel, Mendelssohn ou uma boa ria de pera, por exemplo, pode acalmar a alma de algum em estresse e assim criar uma condio em seu corao que lhe permitir orar a Deus com muito mais entrega. Eu j entrei muitas vezes na presena de Deus ouvindo o violinista judeu Itzhak Perlman executar ao violino o tema do filme A Lista de Schindler, por exemplo. Chorei. Me derramei. E fui muito mais sincero e entregue a Deus do que se tivesse posto para ouvir um desses CDs de pop brega evanglico. A ao fazermos a pergunta o que essa msica est dizendo contraria algo da Bblia? temos de estar preparados para sofrer. Pois vamos perceber que muito do que cantamos em nossas igrejas msica do mundo pela simples razo de que afirma coisas que a Bblia no diz. Sei que o que aqui escrevi contraria a crena de muitos. Certa vez, ao ministrar numa Escola Dominical uma aluna ficou to ofendida pela verdade que falei de que hinos da Harpa Crist vinham de bordis que se levantou e se retirou da sala. Sei que isso mexe com convices e emoes. Mas no posso jamais fugir do que as Sagradas Escrituras dizem. No podemos fugir da verdade. So as Escrituras que devem sempre nos nortear e no aquilo que ficou estabelecido pela cultura popular (em especial a cultura popular evanglica) ao longo das dcadas. E falo como evanglico, no sou desses pastores e telogos revoltados que inventaram agora que ser evanglico palavro. Nada disso. Falo como filho da Reforma Protestante, herdeiro de Jesus e tambm de reformadores como Lutero e Calvino. No renego minhas origens. Sou cristo, de tradio evanglica e me orgulho disso. Para terminar, volto ao incio de nosso texto, para a pergunta-ttulo deste artigo. Se voc me perguntar um cristo deve ouvir msica do mundo?, eu vou voltar a afirmar: Claro que no!. Pois o cristo deve sempre caminhar de acordo com as Sagradas Escrituras. E se uma msica, secular ou religiosa, traz em si ensinamentos antibblicos meu irmo, minha irm, jogue o CD fora. Paz a todos vocs que esto em Cristo, Maurcio

You might also like