You are on page 1of 48

EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO REGINA HELENA DINIZ BOMENY

SUBSECRETARIA DE ENSINO MARIA DE NAZARETH MACHADO DE BARROS VASCONCELLOS COORDENADORIA DE EDUCAO ELISABETE GOMES BARBOSA ALVES MARIA DE FTIMA CUNHA COORDENADORIA TCNICA INS MARIA MAUAD ANDRADE CANALINI MRCIA DA LUZ BASTOS ELABORAO CARLA DA ROCHA FARIA LEILA CUNHA DE OLIVEIRA SIMONE CARDOZO VITAL DA SILVA REVISO DALVA MARIA MOREIRA PINTO FBIO DA SILVA MARCELO ALVES COELHO JNIOR DESIGN GRFICO EDIOURO GRFICA E EDITORA LTDA. EDITORAO E IMPRESSO

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

ORGANIZAR E CLASSIFICAR OS ELEMENTOS QUMICOS

No nosso dia a dia, o ato de classificar as coisas algo comum. Em um faqueiro, por exemplo, arrumamos as facas, os garfos etc.

alt1.images.estrela10.com.br/images

Agrupar coisas semelhantes facilita a localizao e a identificao.

Que classificao voc daria para estes objetos?

3.bp.blogspot.com/_VPD19_aabY0//j81lUvPdqdM/s1600/Livros.jpg

nettendencias.com/img/fotos/roupas.jpg

Os cientistas, ao organizar os elementos qumicos numa tabela, tambm tiveram a preocupao de agrupar conforme uma lgica. A tabela peridica organiza os elementos em famlias e grupos que tm propriedades qumicas similares, o que permite que a relao entre diferentes elementos possa ser realizada com maior facilidade. Dos elementos qumicos ao lado, qual o nico que no pertence ao grupo dos metais?
http://www.quimica.seed.pr.gov.br/

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

ORGANIZAO DOS ELEMENTOS QUMICOS NA TABELA PERIDICA


A tabela peridica uma parte essencial da linguagem da qumica.

A tabela peridica atual organiza os elementos em grupos, divididos de forma a facilitar a localizao. Observe a legenda!!!

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

http://t1.gstatic.com/images

Voc saberia dizer 3 elementos para cada grupo da legenda?

A tabela peridica foi elaborada aos poucos conforme a descoberta dos elementos qumicos e teve vrias formataes at a atual, que agrupa os elementos de propriedades qumicas e fsicas semelhantes. A tabela peridica organiza os metais, os ametais, os gases nobres, em grupos, conforme a ordem crescente do nmero atmico. Cada quadradinho, geralmente, tem o nome, o smbolo, a massa e o nmero atmico do elemento correspondente.

____________________________________ ____________________________________

____________________________________

ORGANIZAO DOS ELEMENTOS QUMICOS NA TABELA PERIDICA A tabela peridica apresenta linhas horizontais e linhas verticais. As linhas horizontais so chamadas de perodos. Existem 7 perodos na tabela peridica. As linhas verticais da tabela constituem as colunas. Na tabela, encontramos 18 colunas. As colunas representam as famlias qumicas. As famlias compreendem duas sries: 1A at 8A (ou zero)- elementos representativos - e 1B at 8B - elementos de transio. Observe a tabela abaixo:

-fCErzBOqps8/TasigLh1Q4I/AAAAAAAAAAg/Evx3DxPdF6E/s1600/TP+grupos+x+periodos.JPG

Reconhea as famlias e os perodos dos elementos qumicos abaixo. O quadro acima dever ser utilizado como auxlio nesta atividade.

___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________ ___________________________

Voc saberia dizer o smbolo, onde podemos encontrar no nosso corpo e uma utilidade desse elemento qumico?
_________________________ _________________________ _________________________ _________________________ _________________________

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

Em busca da pedra filosofal dos alquimistas, em 1669, o alemo Henning Brand aqueceu uma mistura de areia e resduos de sntese orgnica, obtendo um material que emitia luz, ao qual ele deu o nome de fsforo, que deriva do grego phosphoros e significa portador da luz. Ponto de partida para a construo da tabela peridica.

http://image.slidesharecdn.com/tabelaperiodica-120524125700-phpapp02/95

CLASSIFICAO PERIDICA ATUAL DOS ELEMENTOS QUMICOS

Os elementos qumicos, atualmente, esto dispostos em ordem crescente de seus nmeros atmicos e, aqueles que esto localizados em uma mesma linha vertical, possuem propriedades semelhantes

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

http://www.sbq.org.br/images/tabela.JPG

Recapitulando...

ORGANIZAO DOS ELEMENTOS QUMICOS NA TABELA PERIDICA

Colorir a TABELA PERIDICA conforme a legenda abaixo: HIDROGNIO - CINZA METAIS - VERDE CLARO AMETAIS - AMARELO GASES NOBRES - AZUL CLARO.

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAAAKmYAG-0.png

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

ORGANIZAO DOS ELEMENTOS QUMICOS NA TABELA PERIDICA

Recapitulando...
1. Diga o nome, o grupo e a localizao, na tabela peridica, para os elementos ao lado: ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________
http://1.bp.blogspot.com/i-cA0tijv2o/s1600/2.jpg

2. Considere os seguintes tomos neutros: A (28 eltrons) B (56 eltrons) C (87 eltrons) D (12 eltrons). A que perodos eles pertencem? A______________________________ C___________________________________ B______________________________ D___________________________________ 3. Procure, na tabela peridica, e responda: a) Qual o nmero atmico do elemento que se encontra no 3perodo e na famlia 2A? ______________________________________________________________________________ b) Na classificao peridica, os elementos Ba e Se pertencem, respectivamente, s famlias ______________________________________________________________________________ c) Um tomo, cujo nmero atmico 13, est classificado na tabela peridica como ______________________________________________________________________________ d) O elemento qumico do 5. perodo e famlia 6 A da tabela peridica tem nmero atmico igual a ______________________________________________________________________________ 4. Diga o nome e o smbolo para os elementos cuja localizao na tabela peridica : a) Grupo ou famlia 1 e 4 Perodo - __________________________________________________________ b) Grupo ou famlia 13 e 3 Perodo - ________________________________________________________ c) Grupo ou famlia 18 e 2 Perodo - _________________________________________________________ d) Grupo ou famlia 2 e 6 Perodo - __________________________________________________________ e) Grupo ou famlia 1 e 5 Perodo - __________________________________________________________

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

ESPAO CRIAO

ORGANIZAO DOS ELEMENTOS QUMICOS NA TABELA PERIDICA

Quando se fala em metais necessrios para uma vida saudvel, todos pensam imediatamente em ferro. A maioria desconhece que, entre os 112 elementos qumicos da tabela peridica, 12 so essenciais para o equilbrio nutricional. Os 12 metais importantes para o ser humano so conhecidos popularmente como sais minerais e esto presentes nos alimentos. Quem no come bem, seja por no ter acesso aos alimentos ou por uma opo diettica, precisa de suplementao.
Qumica Wilma Arajo, professora do Departamento de Nutrio da Universidade de Braslia.

http://lederly.files.wordpress.com/2008/08/saladinha.jpg?w=490

Todos unidos por uma alimentao mais saudvel!!!

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

Faa uma pesquisa sobre esses metais e sua importncia no organismo humano. Eleja o elemento, na sua opinio, mais importante para os seres humanos. Divulgue, em cartazes, pelos murais da escola, a necessidade de uma alimentao equilibrada para uma vida saudvel. Seu Professor vai auxili-lo.
site sugeridos: http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=20&id=623 http://www.crq4.org.br/default.php?p=texto.php&c=quimica_viva__os_metais_e_a_saude_humana

Que tal brincarmos de detetive? O jogo simples! Atravs de uma dica, voc ter que acertar o nome do elemento qumico arrumado na Tabela Peridica.

http://objetoseducacionais.mstech.com.br/ciencias/9_6_oa_14.html

MISTURAS NO AR QUE RESPIRAMOS Quem nunca achou que o smbolo Ar, na tabela peridica, era uma referncia ao ar que respiramos e, quando foi verificar o nome, se deparou com a denominao ARGNIO? Pode ocorrer essa confuso, principalmente quando se est estudando gases e suas leis na Qumica. Em alguns momentos no se sabe se faz referncia ao gs nobre ou mistura de gases.
amigonerd.net

Mas o que este ar que inspiramos e expiramos e muitos o chamam de oxignio? Este ar uma mistura homognea de alguns gases, principalmente, gs nitrognio (N2), oxignio (O2) e gs carbnico (CO2), entre tantos outros, at mesmo o ARGNIO ( Ar), em pequenas propores.

O ar da atmosfera, fina camada gasosa que envolve a Terra, uma mistura de muitos tipos de gases e vapores diferentes. O ar atmosfrico basicamente composto por oxignio (21%), nitrognio (78%), gs carbnico (0,03%) e mais seis gases (0,97%) argnio, criptnio, hlio, nenio, radnio e xennio. Esta uma combinao ideal, pois se a concentrao de O2 fosse maior, ou se o ar fosse composto s de O2, seriam catastrficas as consequncias. Todo material inflamvel, se incendiaria com grande facilidade, alm do gs oxignio que, em alta concentrao, txico. Esta , portanto, a combinao ideal e que nos permite viver bem.

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

www.mundoeducacao.com.br

10

SUBSTNCIAS E MISTURAS Cada substncia representada por uma frmula que indica a qualidade e a quantidade dos tomos que a constituem, representando uma molcula (a menor poro dessa substncia que conserva as suas caractersticas). Observe a composio das molculas da GLICOSE, da GUA, do GS CARBNICO, do GS OXIGNIO e do GS OZNIO.

CO2
gua
spiriquitos.wordpress.com

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

Gs carbnico

Substncia pura simples toda substncia formada por tomos de um nico elemento qumico. As substncias simples no podem ser desdobradas em outras substncias. Quando fracionadas, fornecem tomos iguais. Ex. ferro (Fe) - gs oxignio (O2) gs oznio (O3). Substncia pura composta toda substncia formada por tomos de dois ou mais elementos qumicos. As substncias compostas podem ser desdobradas em outras substncias mais simples, quando submetidas ao do calor, da eletricidade ou de outros agentes (luz, enzimas...). Ex. gua (H2O) - glicose (C6H12O6) gs carbnico (CO2).

11

SUBSTNCIAS E MISTURAS Mistura a unio de duas ou mais substncias diferentes, cada uma delas conservando as suas propriedades (no reagem quimicamente entre si). Exemplos: gua salgada, mistura de gua (H2O) com sal (NaCl). As misturas podem ser classificadas como homogneas (solues) e heterogneas. Exemplos: o ar uma mistura homognea de gs nitrognio (N2), gs oxignio (O2) e outros gases. J a mistura de gua e leo heterognea. Caractersticas as substncias no sofrem alterao qumica no possuem frmula caracterstica os componentes podem ser separados por processos fsicos mudam de estado a temperatura varivel (fuso e ebulio variveis) apresentam densidades diferentes em funo de sua composio. Fases cada uma das pores que constituem a mistura. Ex: um nico aspecto visvel monofsico; dois aspectos visveis bifsico; trs aspectos visveis trifsico. A partir de quatro, todos sero chamados de polifsico.

Misturas homogneas ou solues Ex. gua + acar , gua + lcool apresentam uma s fase (aspecto), por isso so monofsicas apresentam as mesmas propriedades fsicas e a mesma composio qumica em toda a sua extenso.
Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

Misturas heterogneas apresentam fases diferentes umas das outras no apresentam as mesmas propriedades em sua extenso. Podem ser: bifsicas: 2 fases (gua e areia), trifsicas: 3 fases (gua + areia + leo), polifsicas: 4 ou mais fases (gua + gasolina + areia + serragem).

Glossrio: mono um; bi dois; tri trs; poli vrios.

cerere.vet.unipi.it

12

Quantas fases? Realize as misturas (homogneas e heterogneas) com substncias conhecidas do nosso cotidiano e anote o resultado. Procedimentos Separe a turma em trs grupos. Materiais utilizados 1 grupo - misturar a gua com o sal e observar; gua; 2 grupo - misturar a gua com o leo e observar; sal; 3 grupo - misturar gua, areia, prego e observar. areia; leo; prego; trs copos transparentes de 200 ml.
algosobre.com.br

a) O que voc observa quando misturarmos gua +sal? _________________________________ b) Quantas fases voc observa? _____________________________________
Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

c) E a gua + leo ? _______________________________________ d) Quantas fases? _____________________________________ e) Agora, a gua + areia + prego? _________________________________ f) Quantas fases? ______________________________________ Diga se as misturas observadas so homogneas ou heterogneas: g) gua com sal _________________________________ h) gua com leo ________________________________
Muito cuidado ao manusear materiais nos experimentos. Toda experimentao deve contar com a participao do seu Professor ou de um adulto.
pt.scribd.com

13

i) gua, areia e prego ____________________________

SUBSTNCIAS E MISTURAS Vamos trabalhar com o conceito de substncias e misturas.

Uma substncia formada por apenas uma variedade de molcula. Uma mistura formada por duas ou mais substncias puras, sejam elas simples ou compostas. A mistura pode ser identificada, visualmente, ou requer outros mtodos de verificao, como microscpio ou lupa. a) De acordo com o que voc leu, no texto acima, a figura 1 : ( ) uma substncia. ( ) uma mistura.
knol.google.com

fosfato

b) E os copos B1 e B2 da figura 2? ( ) uma substncia. ( ) uma mistura.

c) O que voc notou de diferente nos dois copos? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

Figura 1

d) As substncias no copo B1 se misturam facilmente? Por qu? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________


gua barrenta

e) As substncias no copo 2 se misturam facilmente? Por qu? _____________________________________________________________ _____________________________________________________________

(B1)

(B2)

Figura 2

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

14

APLICAO DA QUMICA NO NOSSO COTIDIANO Classificando as substncias do cotidiano... Substncias naturais orgnicas: substncias base de carbono, produzidas pelos seres vivos. Ex: acares (glicose, sacarose, frutose e lactose), protenas, lipdios, ureia, leite, petrleo, ltex, algodo, l, linho, seda, CO2, bicarbonato de sdio. Substncias naturais inorgnicas: no so orgnicas (no possuem carbono), so aquelas encontradas no meio ambiente. Ex: minerais, gua, metais, sal, O2, gua sanitria, vidro. Substncias sintticas: produzidas industrialmente, a partir de substncias orgnicas e inorgnicas. Ex: plsticos (PVC, PET), adoantes, acrlico, silicone, detergentes, tintas.

AGORA, COM VOC


Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

!!!
Exemplos

Complete a tabela com alguns produtos da sua casa que contenham substncias qumicas de natureza orgnica, inorgnica e sinttica. Tipos de substncias Substncias orgnicas

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Substncias inorgnicas Substncias sintticas

_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

15

Um elemento e duas substncias


O elemento oxignio (O) forma duas substncias diferentes. Uma delas mais abundante, o gs oxignio (O2) e a outra, menos abundante, o gs oznio (O3). No O2, os tomos se unem dois a dois, formando molculas biatmicas. O O2 encontra-se temperatura ambiente (25C), no estado gasoso e est presente na atmosfera terrestre como componente do ar, tendo importncia vital para os seres vivos. Uma importante propriedade desse gs que ele est presente em todas as reaes de combusto. J no (O3), os tomos se unem trs a trs, formando molculas triatmicas. temperatura ambiente, o O3 azul claro e apresenta odor intenso e caracterstico, que pode ser sentido aps tempestades com descargas eltricas. O oznio usado como alvejante e no tratamento de gua substituindo compostos clorados, pelo seu poder bactericida. O gs oznio produzido nas altas camadas da atmosfera pela ao dos raios solares sobre o gs oxignio, formando a camada de oznio, que tem importante funo de filtrar os raios ultravioletas (UV) provenientes do sol.
Adaptado de www.brasilescola.com
www.brasilescola.com

AGORA, COM VOC

!!!

Pesquise sobre o gs oznio e sua influncia na atmosfera do nosso planeta. A seguir, rena seus colegas de turma, elabore cartazes sobre o tema e divulgue na escola. Combine tudo com o seu Professor.
http://www.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio http://www.infoescola.com/geografia/camada-de-ozonio/

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

16

MTODOS DE SEPARAO DE MISTURAS Quando duas ou mais substncias qumicas so colocadas em contato, trs coisas podem ocorrer: 1) reao, se tiverem afinidade qumica; 2) dissoluo, formando uma mistura homognea, tambm chamada de soluo, se tiverem afinidade fsica; 3) mistura sem chegar dissoluo, produzindo uma mistura heterognea. As misturas heterogneas formam-se quando a afinidade entre as substncias pequena. Quando as substncias reagem, no possvel separ-las por meios fsicos. Numa mistura heterognea, os componentes podem ser separados por mtodos mecnicos e so visveis com facilidade. Solues, ou misturas homogneas, exigem mtodos prprios, como as mudanas de estado, pois no possvel diferenciar as substncias que as integram.

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

Separando os componentes da mistura... Material gua terra um recipiente transparente (garrafa pet cortada ao meio).
brunokennedy10.blogspo.

Procedimento e registro No recipiente, misture a terra com a gua. a) A mistura homognea ou heterognea? __________________________________________________________________ b) Deixe a mistura em repouso e observe. O que aconteceu? ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ c) A gua com a terra apresenta duas fases distintas. Como podemos separ-las? ___________________________________________________________________

17

MTODOS DE SEPARAO DE MISTURAS No experimento da pgina anterior, foi possvel separar os componentes da mistura gua e terra. Mas como podemos separar os componentes de outras misturas heterogneas? E das homogneas, isso possvel? ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ No experimento da folha anterior, os componentes podem ser separados por filtrao ou decantao. Na filtrao a mistura passada por um filtro. A areia fica retida e a gua passa por ele. A decantao a separao de fases por repouso. Para separar a mistura basta passar a gua para outro recipiente, com cuidado.

quiprocura.net http://www.brasilescola.com/quimica

Para facilitar o processo de separao de uma mistura, deve-se observar primeiro a prpria mistura. Nas misturas homogneas, deve-se aplicar primeiro mtodos que envolvam mudanas de estados fsicos (evaporao, solidificao etc.). Nas misturas heterogneas, deve-se separar as fases (os diferentes aspectos da mistura) utilizando, primeiro, mtodos mecnicos (catao, levigao etc.), e, depois, os mesmos mtodos de separao, utilizados em substncias homogneas, caso seja necessrio.
Glossrio: levigao - mtodo de separao de misturas heterogneas de slidos.

Para coar o caf, utilizamos gua quente. Por que no utilizamos gua fria? Adicionamos gua quente para fazer a extrao de substncias solveis presentes no p de caf.
beatrizmirandanobre.blogspot.com

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

18

MTODOS DE SEPARAO DE MISTURAS

Antes de cozinhar arroz, feijo, soja, lentilha, ervilha etc, a dona de casa costuma selecionar os gros. A seleo ou catao feita separando-se os gros que no se desenvolveram, as pedrinhas e outros resduos provenientes do processo de colheita manual. Esses materiais (impurezas) so retirados, ou melhor, separados do alimento, por intermdio das mos da cozinheira. Na estao de coleta de lixo, ocorre a separao dos diferentes tipos de materiais que compem esse lixo: vidro, metais, borracha, papel, plsticos etc, para serem destinados reciclagem.

andrefidusi.com

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

Existem outras formas de separar misturas. Descubra, acessando: www.educopedia.com.br 9 ano, cincias, aula 7.

19

Ou assistindo ao vdeo sobre mtodos de separao de misturas: http://www.youtube.com/watch?v=s8QJwPBiEmM

brasilescola.com

MTODOS DE SEPARAO DE MISTURAS

SEPARAO DE MISTURAS
Exemplos prticos em que a separao de misturas utilizada: - Tratamento de esgotos / Tratamento de gua O esgoto urbano contm muito lixo grosso. necessrio separar este lixo do resto da gua (ainda suja, por componentes lquidos, que sero extrados depois). - Dessalinizao da gua do mar Em alguns lugares do planeta, a falta de gua tamanha, que preciso pegar gua do mar para ser utilizada domesticamente. Para isso, as usinas dessalinizadoras utilizam a osmose e as membranas semipermeveis para purificar a gua, retirando o sal.
www.maenatureza.org.br

- Exame de sangue Separa-se o sangue puro do plasma (lquido que compe parte do sangue, que ajuda no carregamento de substncias pelo organismo), atravs de um processo de sedimentao acelerada (o sangue posto em uma centrfuga, para que a parte pesada do composto se deposite no fundo do recipiente). Que mtodo de separao de misturas, parecido com o utilizado para separar o sangue, as mquinas de lavar utilizam para secar a roupa? _________________________________________________

sistema103.com

Glossrio: osmose - passagem de uma substncia de um meio lquido mais concentrado para um menos concentrado.

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

- Separao em cooperativas de frutas podres das boas Seleo por catao.

20

Recapitulando...
1. Classifique as substncias em simples ou compostas: a) Cl - ___________________ b) H2SO4 - ___________________ c) NaCl - ___________________ d) O3 - ___________________ 2. Classifique os materiais em substncia pura ou mistura: a) gua mineral - ___________________ b) sabo em p - ___________________ c) leite - ___________________ d) gs oxignio - ___________________

3.Quantas fases observamos ao misturarmos areia, gua e um pouco de acar? _______________________________________________________________ 4. Observe o sistema representado na figura ao lado e responda: a) O sistema representa uma substncia ou uma mistura? Justifique. _______________________________________________________________ b) Quantas molculas diferentes esto representadas no sistema em questo? _______________________________________________________________
quimicano1anoconego.blogspot.com

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

5. Indique uma sequncia que pode ser usada para separar gua + limalha de ferro + sal + leo. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

6. Num tubo graduado, adicionou-se gua, leo de cozinha e lcool, nessa ordem. Faa um desenho mostrando as fases observadas no tubo. Quantas fases so? ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________

21

MTODOS DE SEPARAO DE MISTURAS

Como seria possvel separar a mistura de sal e areia do mar? Material areia do mar gua recipiente transparente (garrafa pet cortada ao meio) sal Procedimento Adicione gua a essa mistura de sal e areia do mar. Com o auxlio de um filtro de papel, filtra-se o sistema. Registro Agora, registre o que voc observou. ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________
Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

OBS.: Se quisermos obter o sal puro, s aquecer a gua at que ela se evapore. O sal se deposita no fundo do recipiente. Seu Professor ou um familiar adulto deve estar presente.

Sal e salinas O sal sempre foi importante fonte econmica para a cidade de Cabo Frio. O trabalho nas salinas fluminenses uma das ocupaes humanas mais antigas da regio. As relaes comerciais e sociais, vinculadas produo do sal, fazem parte da histria de Cabo Frio e das cidades ao seu redor. O sal da regio abasteceu o sul e o sudeste brasileiro, desde o incio da colonizao europeia no Brasil.

genuardis.net

9 ano, cincias, aula 11.

22

MTODOS DE SEPARAO DE MISTURA O petrleo, formado pela decomposio da matria orgnica, extrado da natureza e enviado para as refinarias. Inicialmente, o petrleo bruto sofre dessalinizao, removendo os sais minerais. Na sequncia, o petrleo passa para a etapa de fracionamento, na qual ocorre o processo de destilao fracionada. Essa separao envolve a vaporizao de um lquido por aquecimento, seguida da condensao de seu vapor. No caso do petrleo, a destilao fracionada executada com a utilizao de uma coluna de fracionamento. Nas refinarias, essas colunas so substitudas por enormes torres, chamadas de torres de fracionamento.
www.vestibulandoweb.com.br/quimica
http://www.vestibulandoweb.com.br/quimica/teoria/fracionamento-petroleo.jpg

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

Em um ltimo momento, os produtos sofrem ainda tratamentos complementares para melhorarem suas qualidades. obtida finalmente toda uma srie de produtos utilizados pelos consumidores: lubrificantes, solventes, gasolinas especiais, combustveis e produtos diversos.
clipart

23

Realize uma pesquisa sobre os produtos derivados do petrleo e suas aplicaes. Depois, liste, pelo menos 5, produtos presentes em sua casa feitos de compostos de petrleo. __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

braslimp.com.br

Recapitulando...
1. Em uma repblica estudantil, um dos moradores deixou cair leo comestvel no recipiente que contm sal de cozinha. Considerando que o sal no solvel no leo, mas solvel em gua, como ser possvel recuperar o sal e o leo, deixando-os novamente em condies de uso? _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 2. Observe o sistema representado na figura ao lado e responda: a) O sistema representa uma substncia ou uma mistura? Justifique. ________________________________________________________________ b) Quantas molculas diferentes esto representadas no sistema em questo? _________________________________________________________________ 3. Classifique os materiais abaixo em substncia pura ou mistura: a) refrigerante - _________________ b) gua mineral -________________ c) sabo em p -________________ d) leite -_______________________ e) gs oxignio - ________________ f) metal ferro -___________________
www.agamenonquimica.com/

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

24

O QUE ACONTECE QUANDO AS SUBSTNCIAS SE TRANSFORMAM? REAES QUMICAS


4.bp.blogspot.com/-En07BeU0tNA/cNo95GiTonQ/s1600/canstock2533327.png

Vamos pensar o que acontece quando as substncias se transformam? O carvo formado por milhes de tomos de carbono ligados fortemente. O oxignio do ar formado por dois tomos de oxignio que formam uma molcula. Quando se queima o carvo ao ar livre, ele reage com o oxignio do ar, formando o gs carbnico. Por essa razo, o carvo altamente poluente.

A equao qumica a forma de se descrever uma reao qumica. Os reagentes so mostrados no lado esquerdo da equao e os produtos no lado direito, separados por uma flecha. Atravs de letras representadas, entre parnteses, podemos saber o estado fsico do tomo participante da reao: gs (g), vapor (v), lquido (l), soluo aquosa (aq), slido (s), cristal (c).

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

Essa unio ou troca de tomos se chama reao qumica. Falamos que uma substncia reage com outra (reagentes), quando os tomos dessa substncia trocam de lugar ou se ligam outra substncia, resultando em uma nova substncia (produtos) que diferente das duas que reagiram. No caso acima, o carbono e o oxignio. As propriedades do novo composto, gs carbnico, tambm so diferentes.
dc352.4shared.com/doc/H0oUQMMn/preview003.png

Voc saberia escrever a equao qumica que traduz a queima do carvo? ________ + _______ ----__________

25

O QUE ACONTECE QUANDO AS SUBSTNCIAS SE TRANSFORMAM? REAES QUMICAS. A queima de uma vela e o enferrujamento de um pedao de ferro so exemplos de transformaes em que novas substncias so formadas com propriedades diferentes das substncias que interagiram para form-la. Se deixarmos esse carro exposto ao sol e chuva, ser que daqui a dez anos, esse carro estar do mesmo jeito que est hoje?

drakobox.com

Estas so evidncias de que o ferro pode se transformar em um novo material. Voc saberia dizer o nome desse novo material?

Agora, vamos entender a reao qumica que ocorre no enferrujamento ou corroso! O ferro, na presena do oxignio e da gua, sofre uma reao indesejvel e produz o xido de ferro popularmente chamado de ferrugem.

A equao acima representa a combinao qumica do ferro (Fe) com o oxignio (O2) e gua (H2O), formando ferrugem (Fe2O3H2O).

Um qumico francs muito conhecido, chamado Lavoisier, elaborou uma lei denominada "Lei da conservao da massa", que pode ser resumida em uma frase muito famosa: "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Se aplicarmos essa frase na equao qumica da produo de ferrugem, observamos que o nmero de tomos do lado dos reagentes o mesmo que o do lado dos produtos. Neste caso, podemos dizer que a equao est balanceada.

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

26

O QUE ACONTECE QUANDO AS SUBSTNCIAS SE TRANSFORMAM? REAES QUMICAS. Agora, com voc. Houve reao qumica nas transformaes das situaes abaixo?
clipart

As equaes qumicas esto equilibradas? Elas respeitam a Lei de Lavoisier?


http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/

AS REAES QUMICAS FAZEM PARTE DO COTIDIANO.


Um dos aditivos dos cremes dentais o fluoreto de sdio (NaF). O flor, contido nesse sal, combina-se com o fosfato de clcio do dente, originando uma substncia que d resistncia maior ao dente, reduzindo, assim, a ao das bactrias na formao da crie dentria.. No bafmetro, o que ocorre a reao de liberao de oxignio do etanol na presena de um composto orgnico, o etanal, revelando o excesso de lcool no organismo do motorista. A gua oxigenada (perxido de hidrognio) um produto que voc pode comprar em farmcias. Embora a maioria das pessoas a use como antissptico, a verdade que ela no um antissptico to bom assim. A razo da gua oxigenada formar aquela espuma pelo fato de o sangue e as clulas conterem uma enzima a catalase. Quando a gua oxigenada (H2O2 ) entra em contato com um ferimento ou um arranho, na presena da enzima, acaba se transformando em gua (H2O) e gs oxignio (O2). E as bolhas que v na espuma so bolhas de oxignio puro, liberadas pela ao da enzima do corpo.
Adaptado de http://escola237.webnode.com.br/news/tipos%20de%20rea%C3%A7%C3%B5es%20quimicas%20de%20nosso%20cotidiano-/

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

27

Vamos tentar montar a equao da reao qumica que acontece no contato da gua oxigenada com a enzima do nosso corpo? Ateno! Lembre-se da Lei de Lavoisier!

O QUE ACONTECE QUANDO AS SUBSTNCIAS SE TRANSFORMAM? REAES QUMICAS


O ovo pelado com liberao de substncia gasosa.

Materiais utilizados - 1 ovo cru; - 1 recipiente com tampa; - vinagre: soluo aquosa de cido actico (H3CCOOH).

educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/experimento-ovo-imerso-no-vinagre.htm

Procedimentos - Coloque soluo de cido actico at metade do recipiente e mergulhe o ovo nessa soluo. Feche o recipiente e deixe por dois dias.

http://www.mcientifica.com.br

a) O que voc observou em poucos minutos? _______________________________________________________________________ b) Por que isso aconteceu? _______________________________________________________________________ c) Houve formao de bolhas? ________________________________________________________ d) O que a formao de bolhas quer dizer? __________________________________________________________ e) O que aconteceu com a aparncia do ovo depois de dois dias? ____________________________________________________________

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

28

REAES QUMICAS: NEM TUDO O QUE PARECE.


Um pouco sobre a histria da fermentao. A fermentao, reao provocada pela levedura no caso do vinho, no faz a bebida aumentar de volume e, sim, d a ela um teor alcolico. A maneira como isso acontece permaneceu misteriosa at 1860, quando o cientista francs Louis Pasteur demonstrou que no era os deuses e, sim, a levedura que estava por trs da transformao do suco de uva em vinho. Sabe o que ele fez para provar isso? Simplesmente pegou um pouco de suco de uva, deixado em contato com o ar por algum tempo e observou-o ao microscpio, percebendo a presena dos fungos, ou melhor, da levedura. A, ele ferveu esse suco e observou que a fermentao cessava, porque a levedura morria com o calor. Pronto: estava provado que esses fungos microscpicos eram os responsveis pela transformao do suco de uva em vinho. Mais tarde foi descoberto que, por ao da levedura, era o acar da uva que passava por vrios estgios at se transformar em lcool. Portanto: os deuses no tinham nada a ver com isso! Se o suco de uva passa a vinho, este tambm passa a vinagre. A, a transformao no mais obra da levedura e, sim, de uma bactria trazida aos ambientes pela mosquinha das frutas, a Drosophila. Essa bactria atua no vinho deixado em contato com o ar e transforma o lcool em vinagre. As reaes de fermentao resultam da ao de bactrias e fungos. Os fermentos biolgicos ou leveduras (fungos) so exemplos de seres vivos que obtm energia fazendo fermentao e liberando gs carbnico. Uma grande variedade de alimentos, alm de medicamentos, fertilizantes e outros produtos so preparados com auxlio de leveduras (fungos). Texto adaptado do cienciahoje.uol.com.br/materia/view/1965
Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

AGORA, COM VOC

!!!

Que outros produtos do nosso cotidiano sofrem fermentao ?

Que microrganismos atuam no processo de fermentao?

29

REAES QUMICAS: NEM TUDO O QUE PARECE.


Reao qumica o mesmo que fenmeno qumico ou transformao qumica com formao de novos materiais. Estes novos materiais possuem propriedades diferentes dos materiais originais.

possvel saber se ocorreu uma reao qumica? Quando misturamos duas substncias, s vezes, possvel saber se ocorre uma reao e outras vezes no. Mas como saber se uma nova substncia est sendo formada? Existem alguns sinais que indicam a ocorrncia de reao qumica: mudana de cor na substncia formada, liberao de um gs e luminosidade.

Observe as situaes abaixo e as relacione aos sinais de ocorrncia de reao qumica.


http://t3.gstatic.com/images

http://www.imagensdahora.com.br/clipart17

Reaes qumicas: Cincias, 9 ano, aula 13. Educopedia.com.br

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

sal de frutas

fsforo aceso

po mofado

http://gartic.uol.com.br

30

REAES QUMICAS: NEM TUDO COMO H UM SEGUNDO... No existe uma velocidade geral para todas as reaes qumicas. Cada uma acontece em sua velocidade especfica. Algumas so lentas e outras so rpidas, como, por exemplo, a oxidao (ferrugem) de um pedao de ferro um processo lento, pois levar algumas semanas para reagir com o oxignio do ar. J no caso de um palito de fsforo que acendemos, a reao de combusto do oxignio ocorre em segundos, gerando o fogo. Sendo assim, uma reao rpida.

http://www.sobiologia.com.br/.gif

Materiais utilizados - 2 comprimidos de sal de frutas - 2 copos de 300 ml com gua - cronmetro Procedimentos Numere o copo 1 e o copo 2. Coloque um comprimido de sal de frutas picado no copo 1 e marque o tempo de sua dissoluo. Coloque um comprimido de sal de frutas inteiro no copo 2 e marque o tempo de sua dissoluo. Repita o procedimento com a gua aquecida.

a) O que voc observou? ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ b) O que voc pode concluir? ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ c) O que voc observou no procedimento com a gua aquecida? ______________________________________________ ______________________________________________

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

31

O tempo, a superfcie de contato e a temperatura so alguns fatores importantes para a velocidade das reaes qumicas.

REAES QUMICAS: NEM TUDO O QUE PARECE

Cupido usando o arco e a flecha impregnados de noradrenalina.

Voc j ouviu esta frase: Rolou uma qumica entre ns! Ser que existe mesmo uma explicao cientfica para o amor? O sentimento no s nos afeta de forma figurada, mas est presente de forma mais concreta, produz reaes visveis em nosso corpo inteiro. Se no fosse assim, como explicar as mos suando, corao acelerado, respirao pesada, olhar perdido (tipo "peixe morto"), o ficar rubro quando se est perto do ser amado? Afinal, o amor tem algo a ver com a Qumica? Na verdade, O AMOR QUMICA! Todos os sintomas relatados acima tm uma explicao cientfica: so causados por um fluxo de substncias qumicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. Entre essas substncias esto adrenalina, noradrenalina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas. Viu como so necessrios vrios hormnios para sentir aquela sensao maravilhosa quando se est amando? A dopamina produz a sensao de felicidade, a adrenalina causa a acelerao do corao. A mistura dessas substncias no seu corpo uma reao qumica.
Texto adaptado da Equipe Brasil Escola.

REAO QUMICA - Julie e Os Fantasmas . A saudade que bateu em mim Me fez suar frio Me deu febre Voc viajou Tive que me contentar Janeiro passou, hora de estudar As reaes qumicas do nosso amor Voc precisa me receitar Algum remdio ... O peito arde E me falta o cho Outra vez vem uma brisa ... Janeiro passou, ponto de exploso Das reaes qumicas do nosso amor Voc... http://letras.mus.br/julie-e-os-fantasmas/
Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

Na msica Reao Qumica de Julie e os Fantasmas quais so as evidncias da reao qumica do amor? Quais as substncias que atuam nas reaes qumicas responsveis por elas?

32

O QUE ACONTECE QUANDO AS SUBSTNCIAS SE TRANSFORMAM? REAES QUMICAS.

Recapitulando...
1. Reao qumica o mesmo que fenmeno qumico, isto , aquele que altera a natureza do material que sofre o fenmeno. O material do estado inicial "desaparece" e no seu lugar surge, pelo menos, uma nova substncia. So reaes qumicas: _________________, _____________________ e ____________________. 2. Houve reao qumica nas transformaes da situao abaixo? Esquematize uma equao qumica que contemple o esquema.
_________________________________________________ _________________________________________________

3. Esquematize uma equao qumica que contemple o esquema abaixo, de acordo com a legenda.
Nitrognio

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/

Hidrognio

4. A bioluminescncia no vagalume pode ser resumida como a maneira pela qual ele chama a ateno de sua parceira, alm de servir de instrumento de defesa ou para atrair as presas. Para fazer isso, os vagalumes possuem clulas especiais em seu abdmen que produzem luz em contato com o oxignio do ar. Que evidncia prova que a bioluminescncia nos vagalumes uma reao qumica? _____________________________________________________________________________________________ 5. Ao se colocar em contato um cido com um metal, observamos que h liberao de um gs. A liberao de um gs uma ___________________ da ocorrncia de reao qumica. 6. No existe uma velocidade geral para todas as reaes qumicas. Cada uma acontece em sua velocidade especfica. Algumas so lentas e outras so rpidas. Relacione trs fatores importantes para a velocidade das reaes qumicas.

33

______________________________________________________________________________________________

FUNES QUMICAS: QUEM QUEM NO MUNDO DA QUMICA Diferentes substncias e compostos qumicos esto presentes no nosso dia a dia. Podemos encontr-los na composio dos alimentos, nas frutas, nos produtos de higiene e limpeza, nos combustveis e medicamentos. Todas essas substncias podem ser agrupadas segundo as propriedades que apresentam.

Investigando ...
http://filoczar.com/Conteudo%20educacional/Apostilas/Quimica/Funcoes.pdf

Investigando os sabores das frutas... Pedir turma para trazer frutas e preparar uma salada. Separar as frutas em dois grupos: A - laranja, abacaxi, morango, limo e tangerina . B - banana, mamo, caqui, goiaba e manga.
http://www.trigopane.com.br/frutas1.jpg

a) Qual a caracterstica das frutas do grupo A ? ______________________________________________________________ b) E a caracterstica, em relao ao sabor, das frutas do grupo B? _____________________________________________________________ d) Se juntarmos somente as frutas do grupo A, o que acontecer ao sabor? _____________________________________________________________ e) O que acontecer se misturarmos o grupo A com o grupo B? _____________________________________________________________ O sabor azedo uma caracterstica das substncias cidas. J o sabor adstringente caracterstico das substncias bsicas. Ento, ao mistur-las, neutralizamos a ao de cada uma delas.
Glossrio: sabor adstringente - sabor que comprime a boca, como a cica das frutas.

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

34

FUNES QUMICAS: CIDOS E BASES Atravs da investigao das frutas, voc pde perceber que determinados conjuntos de substncias apresentam propriedades que so comuns a todas as frutas do mesmo grupo. A este grupo de substncias damos o nome de funo qumica. Funo qumica das frutas: Grupo A cido. Grupo B Base.

Quando misturamos as duas funes qumicas cido + base ocorre uma reao qumica de neutralizao. Isto , as funes cido e base perdem as suas propriedades originais pois se transformam em novas substncias. Voc, ento, j sabe por que a salada de frutas feita pela turma no teve um gosto predominante!

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

35

CIDOS Todos os cidos possuem, em sua estrutura qumica, o elemento hidrognio, combinado com um ametal (Cl, S). Podemos, assim, definir essa funo da seguinte maneira: funo cido o grupo de compostos que, em soluo aquosa, se ionizam, produzindo o ction hidrognio como on positivo. Os cidos tm sabor azedo. Ex. limo, vinagre etc. Quando em soluo aquosa, os cidos conduzem a eletricidade. Ex.: eletrlise da gua. Os cidos reagem com bases, formando sais e gua na reao chamada de neutralizao. Ex.: reao de neutralizao: HCl + NaOH NaCl + H2O O nome dos cidos dado pela palavra acido + o nome do nion. HCl = cido clordrico.

Vamos conhecer mais algumas caractersticas dos cidos.

FUNES QUMICAS: CIDOS E BASES

As bases tambm podem ser chamadas de hidrxidos!

BASES Funo base o grupo de compostos que, em soluo aquosa, se dissocia em ons, sendo o on negativo o radical OH (hidroxila ou hidrxido) e o ction um metal. Ex: LiOH ( hidrxido de ltio). As bases apresentam as propriedades qumicas: tm sabor adstringente; conduzem bem a eletricidade, quando em soluo; reagem com os cidos, produzindo sal e gua. Ex: reao de neutralizao: HCl + NaOH NaCl +H2O O nome das bases dado pela palavra hidrxido + o nome do ction. NaOH = hidrxido de sdio.

AGORA, COM VOC

1) Diga o nome e a funo qumica dos compostos abaixo: (a) (b) (c) (d) (e)

_____________ _____________

_____________ _____________

_____________ _____________

_____________ _____________

_____________ _____________

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

!!!

36

FUNES QUMICAS: CIDOS E BASES


Muita gente por a tem chul. Mas voc sabe por que surge esse cheirinho ruim?

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

O dia est quente. Voc acorda bem cedinho, toma banho, veste o uniforme, cala meias e tnis. Aps um dia cheio, voc volta da escola. Logo que chega em casa, tira o sapato. Sua irmzinha imediatamente sente o cheiro e grita: mas que chul! Fique sabendo que, apesar de ser motivo de gozao, o chul (que os mdicos chamam de bromidrose plantar) levado bastante a srio pelos qumicos, que estudam o assunto para arranjar meios de prevenir este mau cheiro. O chul geralmente aparece em dias quentes, quando os ps esto calados com meias e sapatos ou tnis fechados. Nestas condies, as cerca de 250 mil glndulas sudorparas presentes em cada p comeam a produzir suor, para tentar diminuir a temperatura. Constitudo basicamente por gua, o suor tambm contm pequenas quantidades de sal, ureia, protenas, aminocidos, gorduras, cido ltico, glicerol e hormnios. Misturado com restos de clulas mortas que se destacam da pele, o suor forma uma sopa quentinha e nutritiva, que serve de alimento para as bactrias. A flora natural da pele fermenta os nutrientes encontrados no suor e excretam principalmente compostos volteis conhecidos como cidos; o cido actico, cido butrico, cido isobutrico e cido isovalrico, sendo este ltimo o principal responsvel pelo cheiro do chul. Porm, um chul realmente forte, daqueles que ningum aguenta, produzido quando h um aumento de bactrias do gnero Bacillus, que so capazes de produzir grandes quantidades de cido isovalrico, tornando o cheiro insuportvel. Agora, se voc tem chul, no se desespere. Com alguns cuidados simples voc pode prevenir o problema. Lave sempre muito bem os ps e seque-os com cuidado; use meias limpas e troque-as todos os dias. Texto adaptado de chc.cienciahoje.uol.com.br/sai-do-meu-pe-chule.

http://www.sitedecuriosidades.com/im/g/65E81.jpg

37

Voc saberia dizer por que o uso de talco diminui o chul dos ps?

FUNES QUMICAS: XIDOS E SAIS


A pedra pomes, to utilizada para lixar os ps nos sales de beleza, constituda de dois xidos.

XIDOS Funo xido o grupo de substncias cujas molculas so formadas por tomos de dois elementos qumicos, sendo um deles o oxignio (nion oxignio). Os xidos apresentam as seguintes utilidades: Na indstria, os xidos so usados como clarificadores (alvejantes) de tecidos e polpa de celulose. Nas construes civis so usados na preparao de argamassas: a cal viva (CaO). A denominao dos xidos dada pela palavra xido + de + ction. Ex.: xido de clcio (CaO), xido de zinco (ZnO).

Todos os sais tm sabor salgado como nosso sal de cozinha o cloreto de sdio!

SAIS Funo sal o grupo de substncias inicas que possuem um ction diferente de H+ e um nion diferente de OH-. Os sais apresentam as seguintes propriedades qumicas: conduzem bem a eletricidade, quando em soluo. So obtidos pelas reao de cidos com bases. Essa reao denominada de reao de neutralizao ou de salificao. Ex: HCl + NaOH NaCl +H2O O nome dos sais: o nome do nion seguido do nome do ction. Ex: NaCl - cloreto de sdio.

que o Estado do Rio de Janeiro possui fontes naturais de gua mineral que possuem sais de flor e ltio. Estes sais minerais possuem propriedades que retardam o envelhecimento das clulas. A gua mineral Petrpolis extrada da Fonte So Sebastio, em Trs Rios, na Regio Sulfluminense. Traz benefcios sade, repondo os sais minerais.

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

38

FUNES QUMICAS: CO2 - O EFEITO ESTUFA DIANTE DE SEUS OLHOS!

Investigando ...
Materiais utilizados - dois copos com gua; - uma caixa de sapatos; - filme plstico; - papel alumnio; - uma luminria ou lanterna (caso no tenha, usar a luz do sol). Procedimentos Forre o interior da caixa com o papel-alumnio, coloque um dos copos com gua dentro dela e tampe-a com o filme plstico. Depois, coloque a caixa e o segundo copo com gua na direo de uma luz forte. Um dia ensolarado perfeito para realizar essa experincia! Mas se no der para sair de casa, voc pode usar uma luminria ou lanterna. Depois de uns 15 minutos, abra a caixa e veja qual copo dgua est mais quente. Se voc tiver um termmetro pode conferir com ele, mas possvel sentir com o dedo mesmo!

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

O que aconteceu? _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________

Relacione o experimento O EFEITO ESTUFA diante de seus olhos com o efeito estufa real que ocorre nosso planeta. O gs liberado no processo e depois enumere as causas e consequncias desse fenmeno. Sites sugeridos: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html http://chc.cienciahoje.uol.com.br/o-efeito-estufa-diante-de-seus-olhos-2/

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/o-efeito-estufa-diante-de-seus-olhos-2

39

FUNES QUMICAS: MUDOU DE COR ? CIDO OU BSICO? Algumas substncias assumem diferentes coloraes em funo do meio em que se encontram ser cido ou bsico. As substncias pertencentes a esse grupo so chamadas indicadores cido-base. H uma escala numrica denominada pH, com valores entre 0 e 14, que indica se o meio cido, bsico ou neutro. Os cidos possuem pH com valores menores do que 7, enquanto que as bases tm valores maiores do que 7.

Os produtos de limpeza, como o sabo em p, so, em geral, bsicos, pois as bases ajudam a dissolver a gordura e remover a sujeira. O limo, a vitamina C e o vinagre so cidos. A gua destilada, aquela que no possui nenhuma substncia dissolvida nela, neutra.

Depois de entender sobre a escala de pH, tente responder s questes abaixo.

Recapitulando...
1.Assinale a alternativa que propriedades alcalinas: a) detergente e vinagre. b) coca-cola e coalhada. c) leite de magnsia e sabo. d) bicarbonato e acar. apresenta dois produtos com
Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

2. Qual seria o pH dessas substncias? a) maior que 7. b) igual a 7. c) menor que 7. d) menor ou igual a 7.
ESCALA DE pH
http://www.sobiologia.com.br

40

FUNES QUMICAS: MUDOU DE COR? CIDO OU BSICO?

Alguns medicamentos, como o lacto-purga, possuem uma substncia, a fenolftalena, que capaz de mudar de cor na presena de cidos ou bases. Isso ocorre porque seus tomos reagem mudando o arranjo entre eles. Devido a esta propriedade, ela pode ser classificada como Indicador. Vamos extrair a fenolftalena do medicamento e depois test-la. Ok?!

O medicamento lacto-purga contm fenolftalena. Ela pode ser extrada do comprimido, triturando-o e dissolvendo-o em lcool. Materiais utilizados - 1 comprimido de lacto-purga - 50 ml de lcool (etanol) - 300 ml de gua - 4 copos de 200 ml numerados - 5 ml de vinagre - 1 colher de ch de sabo em p - 1 colher de ch de bicarbonato de sdio Muito cuidado ao

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

Procedimentos - Triture um comprimido de lacto-purga em um pilo de amassar alho. - Coloque o p em um copo pequeno e adicione lcool at a metade. - Aps mexer bem, restar, no fundo do copo, um resduo insolvel (descartvel). - Despeje a soluo obtida em um outro copo para separ-la do resduo. Est pronta a soluo de fenolftalena! Em cada copo numerado, acrescente cerca de 10 ml do indicador recm-preparado. Em seguida, acrescente gotas de vinagre ao copo 1. Acrescente uma colher de bicarbonato de sdio ao copo 2. Acrescente uma colher de sabo em p ao copo 3.
Copo Copo 1 soluo de fenolftalena + vinagre. Copo 2 soluo de fenolftalena + bicarbonato de sdio. Copo 3 soluo de fenolftalena + sabo em p. O que foi observado
____________________

manusear materiais nos experimentos. Toda experimentao deve contar com a participao do seu Professor ou de um adulto.

Cor do que foi observado


____________________

Houve reao qumica


________________

____________________

____________________

________________

____________________

____________________

________________

41

Recapitulando...
1. Z uma substncia gasosa nas condies ambientes. um gs que apaga o fogo e tambm um dos gases que participam do Efeito Estufa. a) Qual a funo qumica da substncia Z ________________ b) Qual a substncia Z _______________________ c) Qual a formula qumica da substncia Z -________________ 2. Complete com uma nica palavra: a) Substncias que reagem com bases neutralizando sua ao _____________________________ b) b) Funo qumica na qual se enquadram os produtos de limpeza e o sabo em p ____________________ c) c) Funo qumica das frutas de sabor azedo como limo e acerola - ____________________________ d) d) Funo qumica na qual se enquadra o sal de cozinha _________________________ e) Funo qumica do material utilizado em alvejantes de tecidos - __________________________ 3. Aos frascos A e B, contendo solues aquosas de aparncia transparente, foram colocadas gotas soluo de fenolftalena (medicamento lacto-purga). Observou-se que o frasco A continuou transparente mas o frasco B passou a apresentar colorao azul escuro. Identifique as funes qumicas das substncias que podem estar presentes em A e B. A = __________________________ B=_______________________________ 4. Sabor adstringente o que percebemos quando comemos uma banana verde (no madura). Que funo qumica caracteriza o sabor adstringente (sabor que "amarra" na boca)? ____________________________________________________________________________________________ 5. O suco gstrico, necessrio digesto contm cido clordrico (HCl) que, em excesso, pode provocar dor de estmago. Neutraliza-se esse cido, sem risco, ingerindo-se ____________________________________________________________________________________________

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

42

CAA-CONHECIMENTO
Busque as palavras com os nomes das substncias que so capazes de alterar o valor de pH da gua.

F E R M E N T O Q U I M I C O L A

S A N G U E H U M A N O K R L I G E

A N R B I C A R B O N A T O R M U T

L E I T E D E M A G N E S I A A A E

I R U F R I Q E R A Q T E K K O D R

V I N A G R E K L A G R I M A D O G

A G U A D E C A L A R A N J A K M E

S U C O G A S T R I C O S U O R A N

C A F E P R E T O T H L E I T E R T

S A L D E C O Z I N H A U R I N A E

S O D A C A U S T I C A V I N H O K
NEUTRAS saliva sal de cozinha sangue humano leite lgrima vinho BSICAS detergente gua do mar fermento qumico leite de magnsia soda custica gua de cal bicarbonato CIDAS vinagre limo caf preto laranja suco gstrico suor urina

http://www.clubedaquimica.com/attachments/article/50/Revista_5.pdf

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

43

CICLOS BIOGEOQUMICOS: E A VIDA CONTINUA! Todos os elementos qumicos tendem a circular no ambiente para os organismos e destes, novamente, ao ambiente. Esta atividade dos organismos ocasiona um movimento dos elementos e compostos qumicos essenciais vida.
Considere a cano gua, de Paulo Tatit e Arnaldo Antunes. Da nuvem at o cho, Do cho at o bueiro, Do bueiro at o cano, Do cano at o rio, Do rio at a cachoeira... Da cachoeira at a represa, Da represa at a caixa dgua, Da caixa dgua at a torneira, Da torneira at o filtro, Do filtro at o copo. Do copo at a boca, Da boca at a bexiga, Da bexiga at a privada, Da privada at o cano, Do cano at o rio... Do rio at outro rio, Do outro rio at o mar, Do mar at outra nuvem....

A que composto qumico a letra da cano faz referncia ?.

A gua ocupa 70% da superfcie da Terra, sendo que desse total 97% so de gua salgada. Dos 3% de gua doce, 0,01% vai para os rios, ficando disponvel para uso. Considere esta afirmativa: A gua doce do planeta est acabando!
http://www.riodejaneiroaqui.com/figuras1/mapa-dos-limites-da-barra-da-tijuca.jpg

APRESENTE um argumento contra essa afirmativa.

_____________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________

A Baixada de Jacarepagu, no Rio de Janeiro, apresenta a mais elevada taxa de crescimento populacional do municpio e, dentre os seus problemas ambientais, destaca-se o lanamento de esgotos "in natura" nos rios da regio. O que acontecer com os animais e plantas que vivem nas margens do rio? ____________________________________________ Os elementos e compostos qumicos que existem no solo permanecero nas mesmas concentraes ou quantidades? Por qu?
____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

APRESENTE um argumento a favor dessa afirmativa.

_____________________________________________________

44

CICLOS BIOGEOQUMICOS: E A VIDA CONTINUA!

Cincias - 9. Ano 2. BIMESTRE / 2013

Os ciclos biogeoqumicos representam a movimentao natural de elementos qumicos no ecossistema entre os seres vivos e o meio ambiente. Com a morte de um organismo, a matria orgnica que compe esse organismo degradada por agentes decompositores. Seus elementos qumicos retornam ao ambiente, sendo reaproveitados por outro organismo vivente. Pelo fato de o planeta Terra ser um sistema dinmico, o movimento e a estocagem da matria afeta todos os processos fsicos, qumicos e biolgicos, propiciando a ciclagem de macro e micro nutrientes. Entre os principais ciclos destacam-se: o do tomo de carbono, o do nitrognio, o do fsforo, o do oxignio, o do hidrognio e o da molcula de gua. Alm da gua (H2O) e do dixido de carbono (CO2) usados na fotossntese, os organismos necessitam de uma srie de elementos essenciais, presentes na atmosfera e na litosfera. A disponibilidade de elementos como o oznio (O3), o fsforo (P), o oxignio (O2) ou a gua (H2O) condicionam a produo dos ecossistemas. A interao da biosfera com a atmosfera e com a litosfera do lugar mobilizao destes materiais nos ciclos biogeoqumicos. CONFECO DE UM JORNAL-MURAL Utilizando sites, livros e material jornalstico, construa um jornal- mural coletivo com nome, editorial, charge, horscopo, coluna de ecologia e quadrinhos sobre AS AES DE INTERFERNCIA DOS SERES HUMANOS NOS CICLOS ESPAO BIOGEOQUMICOS.

http://www.brasilescola.com

CRIAO

www.docstoc.com

45

http://www.portalsaofrancisco.com.br, www.suapesquisa.com/.../aquecimento_global.htm www.brasilescola.com E outros que voc achar que seja apropriado.

- Nome - Editorial - Charge - Horscopo - Coluna de ecologia - Quadrinhos

Antoine Lavoisier
O PAI DA QUMICA MODERNA

Adaptado de www.portalmedquimica.com.br

www.portalmedquimica.com.br

Glossrio: flogstico - nome utilizado para denominar a substncia que seria liberada nos processos de combusto.

Cincias - 9. Ano 2 BIMESTRE / 2013

Antoine-Laurent de Lavoisier (Paris, 26 de agosto de 1743 Paris, 8 de maio de 1794) foi um qumico francs, considerado o criador da Qumica Moderna. Primeiro cientista a enunciar o princpio da conservao da matria. Alm disso, identificou e batizou o oxignio, contestou a teoria flogstica e participou da reforma da nomenclatura qumica. Clebre pela sua frase Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, LAVOISIER considerado o PAI DA QUMICA. Foi ele quem descobriu que a gua uma substncia composta, formada por dois tomos de hidrognio e um de oxignio: o H2O. LAVOISIER contribuiu, de maneira significativa, no s para derrubar a teoria do flogstico, mas para estabelecer um novo mtodo de investigao que caracterizou o nascimento da qumica como cincia experimental, chamada de REVOLUO QUMICA.

46

You might also like