You are on page 1of 3

Processo Seletivo Instrutor - Curso de Pintor

ORIENTAES:
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Preencha o cabealho e leia atentamente toda a prova antes de iniciar a resoluo das questes. Se observar qualquer irregularidade fale com o professor. A prova no pode ser respondida a lpis (utilize caneta esferogrfica azul ou preta). As provas a lpis no daro direito a reviso. No permitido o uso de corretivo. Questes objetivas no podero ser rasuradas. No empreste nem solicite material de prova (borracha, lpis, caneta etc.). Esta prova refere-se ao contedo ministrado nas aulas e nas atividades desenvolvidas. Valor da Avaliao: 10 pontos

NOTA

Avaliao Terica Candidato:____________________________________ Avaliador:__________________Data:_______

1.

De forma tcnica explique o que Tinta?

R= uma composio qumica, lquida, pigmentada que se converte em pelcula slida, quando aplicada. 2. Quais so os componentes bsicos de uma tinta? Explique cada um.

R= Veculos; constitudo por resinas responsvel pela formao da pelcula protetora na qual se converte a tinta depois de seca. Pigmentos; partculas slidas e insolveis que confere cor e poder de cobertura tinta. Solventes; utilizados em diversas fases de fabricao da tinta facilitando o empastamento dos pigmentos para regular a viscosidade da pasta de moagem. Aditivos; composto s que entram em pequena quantidade na formulao de uma tinta. 3. Quando podem ocorrer as bolhas em uma pintura na parede?

R= Quando for aplicada massa corrida PVA em ambientes exteriores; sobre tintas de m qualidade; quando a poeira no for eliminada aps o lixamento da massa. 4. Diferencie Saponificao de Eflorescncia R= Saponificao - o aparecimento de manchas na superfcie pintada. Causada pela alcalinidade natural da cal. Eflorescncia so manchas embranquecidas na superfcie pintada, causada por aplicao de tinta sobre reboco mido.

Processo Seletivo Instrutor - Curso de Pintor


5. Onde se aplica o Selador PVA e Selador Acrlico? Explique a funo de cada um.

R= Selador PVA - aplicado em paredes internas e tem uma boa cobertura da rea sendo de fcil aplicao e secagem rpida. Selador acrlico aplicado tanto em paredes internas ou externas, tem grande poder selante, excelente enchimento e grande aderncia. 6. Onde indicada a utilizao da massa corrida PVA?

R= indicada em pintura de paredes internas, devendo ser aplicada com desempenadeira de ao em camadas finas e sucessivas. 7. O que so Removedores e Desoxidante? Explique.

R= Removedores so produtos qumicos destinados remoo total de uma pelcula de tinta seca, facilitando a preparao de um suporte sem danifica-lo. Desoxidante-so produtos utilizados em superfcies metlicas, agem quimicamente na superfcie atacada pela ferrugem, limpando-a e tornando apta a receber a pintura. 8. Qual o procedimento para tratar uma trinca vertical e horizontal?

R= Vertical; abrir a trinca, limpar, aplicar selador, 1 demo de massa elstica para trinca, fita para trinca, 2 demo de massa elstica, massa corrida, lixa e pintura. Horizontal; dependendo da profundidade da trinca, dever ser consultado um especialista de engenharia civil ou arquitetura.

Processo Seletivo Instrutor - Curso de Pintor


9. Em uma superfcie de uma parede com dimenses:

270 cm

350 cm Parede com 350 cm de comprimento por 270 cm de p direito, possuindo uma janela com dimenses entre 150 cm por 120 cm, tem um rea a ser pintada de quanto cm? R= Parede = 350 x 270 = 945 cm ou 9,45 m Janela = 150 x 120 = 180 cm A t = 945 - 180 = 785 cm ou 7,85 m

10. Quantos litros de tinta sero utilizados na aplicao desta parede, levando em considerao que um galo de tinta de 3,6 litros Semi- brilho aplica-se em 40m. R= Regra de trs 3,6 -------- 40 X -------- 23,85 3,6 x 23,85 = 85,86 40. X = 40X X = 85,86 / 40 X = 2,14 litros de tinta

You might also like