You are on page 1of 4

CURSO: Recursos Humanos DISCIPLINA: Informtica aplicada RH

Semestre: 1/2012 Perodo: 3

PROFESSOR: Me. Marcio Alexandre de Queiroz Contatos: Hotmail: maqw3@hotmail.com | Gmail: maqwww@gmail.com

Exerccios Resolvidos
Ateno: faa o download da apostila NOES BSICAS DE INFORMTICA disponvel em http://www.anweb.com.br/marcioqueiroz/ Alm dos exerccios resolvidos disponveis neste documento, outros contedos considerados importantes para a prova esto disponveis na apostila nas seguintes pginas: Pgina 1: Introduo, conceitos bsicos de hardware e software. Pgina 9: Windows, conceitos sobre logon, logoff, hibernar, desativar, desligar. Pgina 10: Janelas, Meu computador. Pgina 12: Windows Explorer. Pgina 20: Apagando arquivos/pastas, lixeira.

1. Indique a(s) alternativa(s) correta(s) e incorreta(s). a) O drive um perifrico de entrada. b) A impressora um perifrico de entrada. c) O scanner um perifrico s de sada. d) O mouse um perifrico s de entrada. e) O Teclado um perifrico de entrada e sada. Respostas: Correta(s): d Errada(s): a, b, c, e. Informao importante: no citei o termo drive em sala de aula. Podemos dizer que um drive uma unidade de armazenamento ou uma unidade de leitura de dados, pertencente ao hardware (parte fsica de um computador). Exemplos: unidade de leitura de disquetes, disco rgido (HD), CD-ROM, etc. O termo perifrico, ou dispositivo aplica-se a qualquer equipamento ou acessrio que seja ligado CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. Existem trs tipos de dispositivos: Entrada, sada e de entrada e sada (mistos).
1

2. Com relao aos Perifricos de Entrada e Sada do Computador, responda. a) O Scanner um dispositivo que permite capturar imagens de um documento trazendo-as para o computador. b) As impressoras so perifricos que gravam em papel dados enviados pelo computador sempre pelo princpio do impacto. c) O Monitor de Vdeo Touch Screen um dispositivo unicamente de entrada. d) O Winchester ou Disco Rgido (HD) um tipo de memria secundria e, quando colocado dentro do seu perifrico (drive) de leitura e gravao, permite acesso aos dados nele armazenados. Respostas: a) Verdadeiro. b) Falso. Nem todas as impressoras trabalham com o princpio do impacto, sendo grande parte utilizam tinta e tonner para impresso de documentos. c) Falso. No citei sobre monitor de vdeo touch screen em sala de aula, porm importante ressaltar que com monitores deste tipo possvel entrar com informaes atravs de toque de tela (touch screen), ou seja, um dispositivo de entrada e sada. d) Verdadeiro. 3. So perifricos de entrada: a) Teclado, scanner e leitora de cdigo de barras b) Discos rgidos e fitas magnticas c) Teclado, vdeo e impressora Resposta: a 4 - Para remover o contedo do menu Documentos preciso acessar no Windows as: a) Propriedades do sistema no Painel de Controle. b) Propriedades da Barra de Tarefas. c) Ferramentas de sistema no Boto Iniciar. d) Ferramentas para Internet no Menu Programas. e) Opes de Acessibilidade no Painel de Controle. Resposta: b. Irei mostrar esse recurso em sala de aula esse recurso. Essa questo no importante para a prova.

5. Qual das seguintes alternativas NO a maneira comum dos worms e outros vrus de computador se espalharem? a) Atravs de anexos de email. b) Atravs de programas que voc baixa da Internet. c) Atravs de software pirateado. d) Atravs do fornecimento de suas informaes pessoais em um site que no seguro. Resposta: d. Fornecer informaes pessoais em um site qualquer no configura uma maneira que possa infectar um computador. 6. Qual atividade apresenta o MAIOR RISCO de expor seu computador a um vrus? a) Visitar sites que no sejam seguros. b) Baixar arquivos de mdia ou de software da Internet. c) Fornecer informaes pessoais ou fazer compras online. d) Permitir que amigos e familiares usem seu computador. Resposta: b 7. A velocidade dos processadores (CPU) dos microcomputadores atuais normalmente medida em a) Hertz ou Hz b) Gigahertz ou GHz c) Quilo byte ou Kb d) Megabyte ou MB e) Gigabyte ou GB Resposta: b. Discutimos rapidamente essas diferenas em sala de aula. Hoje em dia os computadores possuem medidas de velocidade de processamento em Gigahertz (Ghz). 8. O que um Backup? uma das maneiras de manter as informaes seguras e disponveis para qualquer finalidade, evitando a perda de dados em consequncia de defeitos graves do computador. Assim, afirma-se que backup o conjunto de copias de segurana que so feitas dos arquivos gravados no computador. 9. O que uma licena de software? Podemos dizer que uma licena de software uma autorizao de utilizao para ser aplicada em um computador, denominada licena, que vem por sua vez sendo utilizada como uma ferramenta que obriga o usurio a cumprir as Leis de Direito Autoral com Relao ao Software. Estas leis so aplicveis tanto no uso domstico, quanto no uso em rede e empresarial.
3

10. Visando evitar a pirataria de softwares, quais as principais verses que surgiram que NO FEREM o direito autoral de um produto de software? Addware: O Programa pode ser instalado de forma gratuita, pois exibe propagandas das empresas que financiaram o seu desenvolvimento, ou outras que pagam pela publicao neste tipo de software. Freeware: o Programa de livre uso, completo, sem custo de licenciamento para uso e que no necessariamente tem garantia de manuteno ou atualizao. Shareware: o Programa fornecido gratuitamente por um tempo prestabelecido para avaliao do usurio, assim que ocorre o vencimento do prazo, o software pra de funcionar ou opera com restries, ou seja, para utiliz-lo por um espao de tempo maior h a necessidade de que o mesmo seja comprado. Demoware: o programa de demonstrao, possuindo uma frao de um produto maior, lanado com a inteno de dar oportunidade do produto ser avaliado por possveis usurios. Geralmente apresenta limitaes, como o tempo de uso contado em dias, o tempo mximo de uso por sesso contado em minutos, o impedimento de uso de ferramentas avanadas ou a limitao do nmero de vezes que as mesmas podem ser utilizadas, o impedimento de gravao e/ou exportao de documentos modificados pelo programa, e a marcao de documentos com sua logomarca, mais comum em programas de edio de imagem, vdeo e som. Opensource: como um programa freeware, porm apresenta a vantagem de permitir ao usurio fazer modificaes que possam melhor-lo ou adapt-lo atravs da linguagem de programao. Porm dispe ainda de um dispositivo que determina que todos aqueles que alterarem o cdigo fonte devem disponibilizar o novo cdigo gratuitamente.

You might also like