You are on page 1of 132

INFORMTICA

INFORMTICA
Alessandra Alves Barea Licenciada em Informtica; Licenciada em Pedagogia; Ps-Graduada em Uso Estratgico das Tecnologias em Informao; Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados. A Informtica est presente em praticamente todas as reas e segmentos da sociedade atual. Desde empresas especialmente criadas para o ramo especfico, empregando largamente os recursos mais modernos de hardwares e softwares at os estabelecimentos de comrcio em geral. Nesta apostila, segundo o edital, trataremos de 1. Conceitos bsicos de computao; 2. Componentes de hardware e software de computadores; 3. Operao, configurao de sistemas operacionais Windows; 4. Uso de editores de texto (Word e Writer); 5. Uso de planilhas eletrnicas (Excel e Calc); 6. Uso de Internet (navegao web, correio eletrnico); 7. Noes de segurana (proteo de informao, vrus e assemelhados); 8. Alternativas e software livre para sistemas operacionais, editores de texto, planilhas e navegadores. Durante a montagem da apostila, foi dada prioridade a ordem dos tpicos dispostos no edital, com pouca mudana para adequao didtica.

1. CONCEITOS BSICOS DE COMPUTAO

Se procurarmos nos dicionrios, encontraremos que informtica a: Cincia que se ocupa do tratamento automtico e racional da informao considerada como suporte dos conhecimentos e das comunicaes, que se encontra associada utilizao de computador e seus programas. (http://www.webdicionario.com) Esse tratamento automtico e racional da informao conta com aliados da tecnologia atual que se disseminam entre vrios equipamentos eletrnicos que, alm de contar com peas cada vez mais sofisticadas, contam com cdigos de programao capazes de realizar operaes matemticas e lgicas dos mais diversos tipos e para os mais variados propsitos. A palavra informtica originou-se da juno de duas outras palavras: informao e automtica. Esse princpio bsico descreve o propsito essencial da informtica: trabalhar informaes para atender as necessidades dos usurios de maneira rpida e eficiente, ou seja, de forma automtica e muitas vezes instantnea. Nesse contexto, a tecnologia de hardwares e softwares constantemente atualizada e renovada, dando origem a equipamentos eletrnicos que atendem desde usurios domsticos at grandes centros de tecnologia. O computador um equipamento eletrnico formado por vrias peas de hardware e que usa softwares especiais que permitem a interao usurio x mquina.

Computador pessoal

Didatismo e Conhecimento

INFORMTICA

Supercomputador Tup Existem vrios tipos de computadores atualmente no mercado, cada um ideal para atender as necessidades de um usurio ou de uma instituio. O mais usado deles o computador pessoal, projetado para atender o uso geral de uma nica pessoa. Os computadores pessoais so geralmente compostos por gabinete, placa me, processador, memria, HD, gravador de DVD, monitor, mouse, teclado, caixa de som, microfone, estabilizador e muitas vezes alguns outros perifricos como impressoras, scanners e webcam. Possuem capacidade de processador, memria e HD para atender as necessidades bsicas de usurios domsticos e so ligados energia eltrica. Um termo relacionado aos computadores pessoais o desktop. Computadores desktop so aqueles no projetados para mobilidade e portabilidade, ou seja, so projetados para serem colocados na mesa de um escritrio e no para serem carregados pelo usurio para todos os lugares como os seus irmos portteis que veremos a seguir. A maioria dos desktops oferece mais poder, mais capacidade de armazenamento e maior versatilidade por menos custo que os portteis. J os laptops, tambm chamados notebooks, so computadores portteis que integram, em um nico pacote operado bateria ou energia eltrica e levemente maior que um livro de capa dura, monitor, teclado e mouse, processador, memria e disco rgido. Uma variao recente dos laptops so os netbooks e os PCs ultramveis (UMPCs). Todos esses tipos de computadores permitem, se assim constitudos do hardware necessrio, acesso Internet, impressoras e demais perifricos.

Laptop Outro tipo de computador o Personal Digital Assistants, de tamanho comparado com um livro de bolso, porttil, carregado na energia eltrica mas possuidor de bateria para ser usada durante trajetos mveis, na maioria das vezes dotados de memria flash em vez de disco rgido para o armazenamento de dados, geralmente sem teclado, mas usando a tecnologia de tela sensvel ao toque para entrada de dados.
Didatismo e Conhecimento
2

INFORMTICA
Esse tipo de computador vem ganhando espao e tendo outras derivaes como o tablet.

Personal Digital Assistant J os computadores denominados servidores, so computadores que tem recursos a oferecer para outros computadores em uma rede. Um servidor pode ser desde um computador pessoal que serve o recurso de impresso para outros computadores, quanto computadores especialmente projetados para serem servidores de armazenamento de arquivos, backup, Internet, e mails e outros tipos de servios que podem oferecer rede.

Rack com computadores servidores e computadores especialmente projetados para serem servidores de rede Voc tambm j deve ter ouvido valar no termo Mainframe. Esse termo caiu em desuso em favor dos servidores coorporativos, mas ainda o ouvimos em grandes corporaes ou redes bancrias, por exemplo, quando querem se referir a grandes mquinas com alto poder de processamento que processam milhes de informaes diariamente. Esse enorme computador, pode conectar-se a vrios outros e oferecer uma srie de servios h milhes de usurios. Antigamente, ocupavam salas inteiras, precisavam de ambientes especialmente preparados para refrigerar seus milhes de vlvulas e todo esse complexo equipamento processava pouca informao para tanto gasto e trabalho. Hoje, apresentam o tamanho de servidores de grande porte, realizam operaes em grande quantidade e velocidade.

Didatismo e Conhecimento

INFORMTICA

Imagem dos primeiros mainframes

Imagem de servidor coorporativo Existe ainda os supercomputadores, equipamentos robustos, este tipo de computador geralmente custa centenas de milhares ou at milhes de dlares. Embora alguns supercomputadores sejam um sistema de computador nico, a maioria abrange mltiplos computadores de alta performance trabalhando em paralelo como um sistema nico.Um exemplo de supercomputador o Tup, que o terceiro maior do mundo em previso operacional de tempo e clima sazonal e o oitavo em previso de mudanas climticas. Ele usado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) inaugurou tera-feira (28/12), no Centro de Previso do Tempo e Estudos Climticos (CPTEC), em Cachoeira Paulista (SP).

2. COMPONENTES DE HARDWARE E SOFTWARE DE COMPUTADORES

Hardware a parte fsica do computador, ou seja, so as peas que compem o computador. Vamos tomar como direcionador dos nossos estudos sobre hardware a montagem de um computador pessoal. Esse foco, nos manter no caminho correto para conhecermos todas as peas necessrias, suas caractersticas e especificaes.Geralmente, ao se procurar lugares para comprarmos peas para montagem de um computador, encontramos kits que incluem gabinete, placa me, processador e memria. Esses kits so assim organizados, pois cada gabinete especialmente desenvolvido para determinadas placas me, que so especialmente desenvolvidas para trabalhar com determinados processadores e tambm com determinados tipos de memria.Tomaremos os componentes desses kits para incio dos nossos estudos.
Didatismo e Conhecimento
4

INFORMTICA
Gabinete Duas coisas so de fundamental importncia na escolha de um gabinete: o tamanho e o espao interno afinal, todos os componentes que voc desejar colocar no seu computador devem caber dentro desse hardware, com exceo dos perifricos que, apesar de no serem colocados dentro do gabinete, tero que ser conectados a ele, reforando a necessidade de ser observada a presena de lugares apropriados para a acomodao de conectores. Os gabinetes so dotados de fontes de alimentao de energia eltrica, boto de ligar e desligar, boto de reset, baias para encaixe de drives de DVD, CD, HD, disquete, sadas de ventilao e painel traseiro com recortes para encaixe de placas como placa me, placa de som, vdeo, rede e outras. No fundo do gabinete existe uma placa de metal onde ser fixada a placa me. Pelos furos nessa placa possvel verificar se ser possvel ou no fixar determinada placa me em um gabinete, pois eles tm que ser proporcionais aos furos encontrados na placa me para parafus-la ou encaix-la no gabinete. Veja a seguir a imagem obtida do site http://www.forum-invaders.com.br, que demonstra o contedo deste pargrafo:

Computador pessoal Geralmente, o tipo de fonte de alimentao de energia, dita o nome do gabinete, por exemplo: um gabinete AT ou um gabinete ATX. As fontes de alimentao tm a funo de converter a corrente eltrica alternada, que sai da tomada, para a corrente contnua, que usada pelo computador. A fonte AT fornece energia aos circuitos do computador e era usada em computadores antigos com placas me menores, com poucos recursos on board (inseridos na prpria placa me) e que exigissem poucos cabos de distribuio de energia interna. J as fontes ATX (Advanced Technology Extended) , alm de fornecer energia aos circuitos, possuem um conector especial que no pode ser conectado na placa me de forma invertida, possui esquema de desligamento por software e voltagens que no eram includas no padro AT. Quanto aos gabinetes, segundo Moraz (2006): O padro atual, ATX, difere do padro anterior por proporcionar maior espao interno (consequentemente viabilizando ventilao adequada), conectores de teclado e mouse no formato PS/2 (conectores de tamanhos drasticamente reduzidos), conectores serial e paralelos ligados diretamente placa-me sem a necessidade de cabos e o melhor posicionamento do processador sem o bloqueio fsico na disposio dos componentes para viabilizar a instalao de novas placas. A seguir, a imagem de um gabinete AT:

Didatismo e Conhecimento

INFORMTICA
E agora, detalhes do gabinete ATX:

Gabinete ATX

Fonte AT

Fonte ATX Alguns cuidados com o trato da energia eltrica so importantes para manter a vida til dos equipamentos eletrnicos, inclusive de todas as peas do computador. importante que a instalao do equipamento seja feita em uma rede eltrica com aterramento. A tomada que aceita aterramento e tem o conector para o fio terra a tomada tripolar (fase+neutro+terra). Em geral, os cabos de energia do computador so preparados para o encaixe nas tomadas tripolares, conforme a figura a seguir. O fio terra responsvel por enviar para a terra toda a carga eletrosttica acumulada nos equipamentos. O sistema de aterramento consiste em uma viga, geralmente de cobre, fincada na terra e ligada a dois fios que percorrem toda a rede eltrica da residncia. Sua finalidade eliminar fugas de energia, proteger contra possveis choques eltricos e diminuir a variao de tenso da rede eltrica. Por esse motivo, aconselhvel que as tomadas onde ligamos os computadores sejam de trs pinos.

Tomada e cabo de fora tripolar


Didatismo e Conhecimento
6

INFORMTICA
Placa me A placa me, ou motherboard, a pea responsvel por interligar todos os outros dispositivos eletrnicos do computador. Dotada de vrios tipos de conectores (encaixes) para peas internas como memrias, fonte de alimentao de energia, e externos como teclado e mouse. Possui circuitos eltricos impressos, que funcionam como trilhas por onde as informaes vo percorrer os pontos de origem e destino, usando o hardware necessrio para processar informaes e resultar em sadas de dados para os usurios ou entradas de dados para o computador. Nela so encaixadas peas de hardware como: O processador que uma pea de computador que contm instrues para realizar tarefas lgicas e matemticas. O processador encaixado na placa me atravs do socket.

Processador A memria RAM, que so peas capazes de armazenar temporariamente informaes que aguardaro para serem usadas pelo processador. Essa pea conectada na placa me atravs dos slots.

Memria RAM O disco rgido ou HD, um hardware de grande capacidade de armazenamento e conectado na placa me atravs de um cabo chamado flat que tem uma de suas pontas encaixadas no HD e outra no conector IDE da placa me.

Cabo Flat

HD
Didatismo e Conhecimento
7

INFORMTICA
Gravador de DVD um hardware que possibilita a visualizao do contedo de um DVD ou a gravao de informaes no mesmo dispositivo. Ele conectado na placa me da mesma forma que o HD. Se a placa me tiver apenas um slot, o cabo flat ter que ter trs pontas conectoras.

Cabo Flat

Gravador de DVD Outra particularidade, que com o passar do tempo e a evoluo tecnolgica, diversos dispositivos comearam a ser instalados diretamente na placa me atravs de chipsets, que integravam funes de placas inteiras como placas de vdeo e som, diretamente na placa me. Essa integrao de componentes diretamente na placa deu origem as placas me on board, deixando as anteriores, ou seja, as que tinham conectores para encaixe de placas de som, vdeo, rede, conhecidas como off board. Os chipsets so nativamente instalados na placa me. Consistem em placas, geralmente de silcio, que j vem soldadas, contendo informaes sobre as placas de vdeo, som e diversas outras.

Chipsets A seguir, vamos conhecer um modelo de placa me para detalharmos seus conectores e funcionamento:

Placa me
Didatismo e Conhecimento
8

INFORMTICA
PCI Slots Segundo Lacerda (2004): PCI (Peripheral Component Interconnect) O barramento PCI surgiu como uma opo baixa velocidade do ISA. Foi inicialmente elaborado para dar suporte s placas de vdeo que exigem taxas de transferncia cada vez maiores. Nesse conector, podemos encaixar no apenas placas de vdeo, mas tambm de rede e som, por exemplo. PCI Express x1 slots Esse conector pode aumentar em at 10 vezes o desempenho de um PCI normal. Rear I/O panel Consiste no painel de conectores de dispositivos de entrada e sada como mouse, teclado, caixas de som e outros. CPU soket Esse o soquete para conexo do processador. 8 pin CPU power connector Esse conector serve para enviar energia da fonte para o processador. Memory slots Esses encaixes so utilizados pelas memrias RAM. 24 pin ATX Nesse conector, ligamos a fonte ATX na placa me. IDE/PATA connector Atravs do cabo flat, interligamos o HD com a placa me, usando esse conector. FDD connector Conector utilizado para interligar um drive de disquete com a placa me. SATA connector Esses conectores mantm a mesma velocidade de transmisso interna para componentes externos, como o HD, por exemplo. Os slots PCI, assim como outros tipos de slots, tambm so conhecidos como slots de expanso, pois podem ser usados para expandir os recursos do microcomputador possibilitando a adio de placas com os mais variados recursos. Por exemplo, em uma placa me com placa de vdeo on board, em que os recursos de vdeo existente no atendem as necessidades do usurio, podemos acrescentar em um slot PCI uma placa de vdeo de expanso, aps desabilitar a placa de vdeo on board. Para placas de vdeo, em especial, tambm existe um slot chamado AGP (Accelerated Graphics Port), especialmente desenvolvido para dar suporte a necessidades especiais de placas de vdeo, como o uso de recursos 3D, por exemplo. Perifricos Alm da conexo interna de hardwares diversos, a placa me tambm responsvel pela conexo de perifricos como mouse, teclado, caixas de som, impressoras e outros. Os perifricos so todos os equipamentos eletrnicos encaixados ou interligados ao gabinete do computador. A conexo fsica desses dispositivos feita, hoje, como se fosse montado um pequeno quebra cabea, onde uma pea s se encaixa em seu devido lugar, pois entrada e conector so feitos de maneira que o encaixe equivocado de dispositivos em entradas que no lhes pertenam seja quase impossvel.

Placa me, vista lateral encaixes de perifricos


Didatismo e Conhecimento
9

INFORMTICA
Na figura, podemos observar os seguintes conectores: Conector da porta serial 1: usado para conectar mouses seriais. Conector da porta serial 2: pode ser usada para conectar outro dispositivo serial, ou configurada para o uso de um modem, por exemplo. Conector da porta paralela: usado para conectar impressoras com esse tipo de plug. Conector do mouse e conector do teclado: esses conectores, na imagem, j esto no padro PS/2, que ocupam menos espao do que os conectores seriais ou DIM e liberam conectores USB para serem usados por outros equipamentos. Adaptador de rede: encontrado em placas me que j possuem placa de rede on board. Nesse conector possvel conectar um cabo paralelo, com conector RJ 45, para incluir seu computador em uma rede. Conectores USB: esses conectores, por estarem em expanso, merecem um pouco mais de nossa ateno. Conector USB, ou Universal Serial BUS um barramento com uma entrada (porta-conector) nica para diversos tipos de perifricos como teclados, mouses, impressoras e outros. Alm de simplificar a vida do usurio na hora de conectar os perifricos, esse padro utiliza a tecnologia plug and play, que oferece suporte rpido para a configurao do software necessrio para o funcionamento do hardware conectado, com poucos ou nenhum clique do usurio.

Detalhes do conector USB

Detalhes do barramento da placa de circuitos. som. Conector de vdeo: usado para encaixar o monitor do computador. Tomadas de entrada, sada e de microfone: onde possvel adicionarmos caixas de som, microfone ou outro dispositivo de

Meios de armazenamento O computador utiliza alguns dispositivos para realizar o armazenamento temporrio ou definitivo das informaes. Vamos conhecer melhor estas peas to especiais para o funcionamento da mquina.

Didatismo e Conhecimento

10

INFORMTICA
Memria As memrias so peas de computador capazes de armazenar informaes de forma definitiva ou temporria. So geralmente classificadas em dois grupos: as memrias ROM e as memrias RAM. ROM - Read Only Memory, ou Memria de Somente Leitura, ou seja, seus dados no podem ser alterados pelo, mas sim lidos. uma memria no voltil, ou seja, que no perde seus dados se houver interrupo de energia e est presente principalmente em um chip fixado placa me. Esse chip traz informaes gravadas de fbrica que no podem ser alteradas pelo usurio, chamado BIOS que a sigla do termo Basic Input/Output System, ou Sistema Bsico de Entrada/Sada. um software gravado na memria ROM e o primeiro software que executado quando ligamos o computador.

Memria ROM Na memria ROM, tambm fica gravado um programa chamado SETUP. Com esse programa possvel configurar informaes como data, hora, tipo de processador, reconhecimento de HD, drive de CD e outros dados que ficam gravados na memria CMOS. Essa memria, onde ficam os dados configurados atravs do programa SETUP, uma memria do tipo RAM, alimentada por uma bateria. Outro programa gravado na memria ROM o POST, que executado toda vez que ligamos o computador para checagem e contagem da memria. RAM Randon Acess Memory, ou Memria de Acesso Randmico, um hardware considerado como memria primria, voltil, de leitura e escrita e nela permanecem informaes sobre os dados, programas e sistema operacional exigidos pelo computador enquanto em uso. Ela mantm os dados armazenados enquanto estes esto disposio das solicitaes do processador, mantendo-os atravs de pulsos eltricos. As informaes mantidas nesse tipo de memria, so informaes que esto em uso em um programa em execuo, como no caso de textos que esto sendo digitados e no foram salvos no disco rgido ainda. Como as informaes so mantidas por pulsos eltricos, caso haja falta de energia, seja pelo desligamento do computador, seja por uma queda brusca que cause o desligamento inesperado do equipamento, os dados presentes nesse tipo de memria, sero perdidos. O processador faz acessos a memria RAM atravs de um barramento especial para buscar informaes ou realoc-las se necessrio. Veja a seguir imagens ilustrativas da memria RAM.

Memria RAM

Vrios erros no sistema so causados por defeitos na memria RAM como a tela azul, a reinicializao inesperada do sistema e travamentos aleatrios. Um dos motivos desses travamentos ocorre quando o computador tenta gravar momentaneamente uma informao na RAM e no recebe permisso para essa tarefa devido um defeito no local de locao da memria, ou quando a informao no consegue ser lida pelo processador.
Didatismo e Conhecimento
11

INFORMTICA
Segundo Carter [s.d.]: A memria (tanto a RAM quanto a ROM) dividida em um conjunto de posies de armazenamento, cada uma das quais pode manter 1 byte (8 bits) de dados. As posies de armazenamento so numeradas, e o nmero de uma posio de armazenamento (chamada de endereo) utilizada para dizer ao sistema de memria a quais posies o processador quer fazer referncia. Outro tipo de memria RAM que merece ser lembrado a memria cache. Esse tipo de memria surgiu para minimizar a perda de velocidade entre as operaes internas e externas de dispositivos que precisavam acessar informaes em hardwares mais lentos, evitando assim o acesso a dispositivos externos de armazenamento que podem ser mais lentos e fazer cair o desempenho do processador, por exemplo. Podemos citar a cache L1 (um tipo de memria RAM chamado SRAM), que consiste em uma pequena poro de memria esttica, encontrada dentro do prprio processador para que ele faa acesso rpido a informaes. Essa memria muito mais rpida que a RAM, mas oferece limitaes quanto estabilidade e miniaturizao, alm de ser de um preo muito elevado. Para tornar o processamento mais rpido, blocos de informaes so transferidas da memria RAM para a cache L1, que o processador as reutilize de maneira mais eficaz, por no precisar acessar a RAM. H tambm a cache L2, usada quando a capacidade da cache L1 no suficiente. Antigamente era encontrado na placa me, mas hoje tambm encontrada dentro do processador. HD HD a sigla para Hard Disk, tambm conhecido como winchester, e representa o hardware responsvel pelo armazenamento das informaes, de forma no voltil, de dados salvos pelo usurio, de programas instalados e at informaes presentes em memria virtual para posterior uso em processamentos de informao. A memria virtual o uso do HD como extenso da memria RAM, aumentando a rea para armazenamento de dados que sero usados pelo processador. A memria virtual consiste em recursos de hardware e software com trs funes bsicas: realocao (ou recolocao), para assegurar que cada processo (aplicao) tenha o seu prprio espao de endereamento, comeando em zero; proteo, para impedir que um processo utilize um endereo de memria que no lhe pertena; paginao (paging) ou troca (swapping), que possibilita a uma aplicao utilizar mais memria do que a fisicamente existente (essa a funo mais conhecida). O HD ligado por um cabo flat ao conector IDE da placa me. Alm dessa conexo, h tambm a conexo do cabo da fonte de alimentao. Alguns pontos importantes a serem observados no HD so as rotaes por minuto (RPMs) que indicam a velocidade do trabalho da pea, o cache de disco, ou seja, a quantidade de memria cache que ele possui, a proteo contra choques, que confere maior segurana pea e o tipo de conexo que ele oferece (IDE ou SATA). O HD tambm oferece jumpeamento para determinar se ele ser o HD primrio, ou seja, o primeiro a ser lido pelo computador ou secundrio, por exemplo. A capacidade de armazenamento do HD outro ponto importante. Nesse caso, quanto maior, melhor, mas h restries de reconhecimento de tamanho pelas placas me, por isso necessrio saber informaes sobre qual o padro do HD (IDE ou SATA), qual o tipo de placa me, alm das outras informaes que passamos, antes de adquirir um HD novo para um computador. Alm dos HDs internos, existem vrios tipos de HDs externos, inclusive com conectores USB, como o da figura a seguir:

HD externo com interface USB


Didatismo e Conhecimento
12

INFORMTICA
Como podemos observar na figura e tambm mencionado mais a cima, usamos termos como IDE e SATA quando falamos sobre HDs. Ambos so padres de controladoras de HDs. IDE a sigla para Integrated Drive Eletronics, que representa o padro mais antigo de controladoras de HDs e refere-se aos cabos utilizados para conectar o HD, drive de DVD ou CD na placa me. Esses cabos fazem as transferncia das informaes em blocos paralelos. Os cabos flat IDE podem possuir 40 ou 80 vias. Cada via composta por dois fios finos, montados em paralelo, por onde passam os dados. No caso dos cabos de 80 pinos, os pinos adicionais apenas separam os outros 40 fios, reduzindo a interferncia que era um dos grandes problemas no padro IDE.

Encaixes IDE na placa me e cabo flat padro IDE encaixado Na figura a cima temos IDE 1 e IDE 2, que so dois encaixes do tipo IDE, onde podemos adicionar dois HDs, HD e drive de CD ou DVD, por exemplo. Esses dispositivos podem ser jumpeador para indicar a ordem de leitura. O padro SATA, sigla para Serial Advanced Technology Attachment, um padro mais recente. Faz a transferncia das informaes em srie, atravs de dois canais separados (um envia e outro recebe dados), o que reduz problemas de interferncia, sincronizao e aumenta a velocidade da transferncia.

Extremidade do cabo SATA e encaixes SATA na placa me


Didatismo e Conhecimento
13

INFORMTICA
Vale lembrar que esses padres devem ser seguidos em HDs e placas me. Ou seja, se voc tiver uma placa me padro IDE, no possvel conectar HDs padro SATA e vice e versa. O padro SATA, alm de mais atual, confere maior velocidade na transferncia de dados. Existe tambm a possibilidade de se utilizar HD e DVD, por exemplo em um mesmo cabo flat, mas essa utilizao pode influencia no desempenho do HD, por isso no recomendado. A seguir, poderemos comparar, fisicamente, as duas tecnologias sendo utilizadas em HDs.:

Comparao fsica entre tecnologias IDE e SATA Drives de CD, DVD e Blu-ray CD a sigla para Compact Disc, que pode ser um CD-R (Compact Disc Recordable) e CD-RW (Compact Disc Recordable Rewritable),respectivamente gravado uma nica vez e depois apenas lido e gravado e regravado. A informao de quantos minutos a reproduo ir ter em um CD de 650 MB, por exemplo, pode ser conseguida atravs das seguintes informaes: X = 150 KB por segundo 1 Byte = 8 bits 1 kiloByte ( kb ) = 1 024 Bytes 1 megaByte (Mb) = 1 024 kb = 1 048 576 Bytes 1 gigaByte (Gb) = 1 024 Mb = 1 073 741 824 Bytes 1 teraByte (Tb) = 1 024 Gb = 1 099 511 627 776 Bytes 1 petaByte (Pb) = 1 024 Tb = 1 125 899 906 842 624 Bytes 650 MB = 665600 kb 665600/150=4437,33 (dados gravados por segundo). Um minuto tem 60 segundos, ento, 4437,33/60= 73,9555 que aproximando, e devido dzima peridica, ser equivalente a 74 minutos. Os drives de CD so conectados na placa me por cabos flat, dependendo do padro de controladora que sua placa me seguir. DVD a sigla para Digital Versatile Disc, em portugus, Disco Digital Verstil. Possui maior capacidade de armazenamento que o CD alm de tecnologia que permite maior compresso de dados. Os DVDs tambm se dividem entre no regravveis, ou seja, que podem ser gravados uma nica vez e depois apenas lidos. Nesse caso so conhecidos como DVD R. Existem tambm os DVD - R DL, que so DVDs no regravveis com a tecnologia dual-layer, que permite a gravao em dupla camada o que aumenta a capacidade de armazenamento de informaes. Os DVDs regravveis so conhecidos pela sigla DVD RW, que indicam que ele permite gravar, apagar e regravar. Como os no regravveis, ele tambm pode oferecer duas camadas de gravao, o que duplica sua capacidade de armazenamento. Esses dois dispositivos (CDs e DVDs) so utilizados em drives apropriados para leitura e gravao. Os drives de DVD geralmente so compatveis com a leitura de CDs, mas o inverso no ocorre.
Didatismo e Conhecimento
14

INFORMTICA
Veja a seguir a imagem dos dois dispositivos de hardware:

Apresentao do drive de CD e DVD Apesar da aparncia dos dois drives ser quase idntica, a tecnologia aplicada o que difere seu funcionamento. O prximo objeto de nossos estudos o Bly-ray. Segundo Martins (2007): Blu-ray: vem se consagrando como o formato de disco ptico da nova gerao para uso de vdeo de alta definio e grande volume de armazenamento de dados. O blu-ray utiliza o laser azul para leitura e gravao o que permite armazenar mais dados que um DVD ou um CD. Os discos para esse formato so de BD, existindo os modelos BD ROM, disco de somente leitura, o BR R, disco gravvel e o BD RW disco regravvel. Os discos BDs suportam camadas nica 23,3 / 25 /27 GB ou em camada dupla 46,6 / 50 / 54 GB.

Disco Blu-ray camada simples, capacidade 25 GB.

Drive Blu Ray


Didatismo e Conhecimento
15

INFORMTICA
Software Software consiste na parte lgica do computador, a parte no ttil, criada por linhas de programao que formam um cdigo fonte capaz de interpretar os comandos passados pelo usurio na linguagem do computador, e devolver na linguagem do usurio algo inteligvel. Conceitos bsicos Os softwares dividem se basicamente em duas grandes categorias: - Os Sistemas Operacionais (SO) so softwares especiais que permitem a configurao do hardware instalado na sua melhor qualidade; permitem a instalao de outros softwares, chamados softwares aplicativos, especficos para vrias finalidades como conectar a Internet, trabalhar com textos e planilhas; e fazem o gerenciamento do uso do hardware por todos os softwares instalados. Quando apenas montamos um computador e o ligamos pela primeira vez, so executadas algumas rotinas presentes nos prprios chips do hardware. Para utilizar toda a potencialidade das peas do nosso computador necessrio instalar o Sistema Operacional, que o primeiro software a ser instalado no computador. Como exemplos de Sistemas Operacionais, podemos citar o Windows e o Linux. - Os Softwares Aplicativos so programas de computador criados para atender necessidades especficas do usurio. So instalados aps o SO e permitem, por exemplo, a criao e edio de textos, planilhas eletrnicas e apresentaes. Como exemplos de Softwares Aplicativos, podemos citar o Word, o Excel e o Power Point.

3. OPERAO, CONFIGURAO DE SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS

Sistemas Operacionais so softwares especiais que permitem a configurao do hardware instalado na sua melhor qualidade; permitem a instalao de outros softwares, chamados softwares aplicativos, especficos para vrias finalidades como conectar a Internet, trabalhar com textos e planilhas; e fazem o gerenciamento do uso do hardware por todos os softwares instalados. O Windows um sistema desenvolvido pela empresa Microsoft, com cdigo secreto e comercializado. Por esse motivo, ele chamado de sistema operacional ou software proprietrio. Existem vrias verses do Windows como o Windows XP, Seven, Server, Vista e outros. O motivos de tantas verses, so melhorias constantes no sistema para correo de vulnerabilidades descobertas, incluso de novos recursos, compatibilidade com novos hardwares, estruturas direcionadas para determinado tipo de uso, como servidores ou usurios domsticos, por exemplo. O Windows um sistema operacional baseado no conceito de janelas, como o prprio nome diz. Todas as telas de acesso a programas e setores do prprio sistema operacional, se abrem como janelas de acesso, com estrutura prpria e simples de utilizar. Nos nossos estudos, nos basearemos na verso do Windows XP, que traz heranas das verses anteriores e herda funes s verses mais recentes. Antes de continuarmos nossos estudos, alguns termos devem ser esclarecidos: Pastas so estruturas digitais criadas para organizar arquivos, cones ou outras pastas. Seu nome inspirado nas pastas tradicionais que usamos para organizar documentos como contas de gua, luz, telefone. Esse o grande objetivo de uma pasta: guardar arquivos criando separaes digitais que facilitem seu acesso e utilizao pelo usurio. Arquivos so registros digitais criados e salvos atravs de programas aplicativos. Por exemplo, quando abrimos a Microsoft Word, digitamos uma carta e a salvamos no computador, estamos criando um arquivo. cones so imagens representativas associadas a programas, arquivos, pastas ou atalhos. As duas figuras mostradas nos itens anteriores so cones. O primeiro representa uma pasta e o segundo, um arquivo criado no programa Excel.

Didatismo e Conhecimento

16

INFORMTICA
Atalhos so cones que indicam um caminho mais curto para abrir um programa, ver um arquivo ou chegar a um ambiente do computador. Todo cone que representa um atalho, tem uma setinha no canto esquerdo inferior. Por exemplo, se quisermos acessar a Microsoft Word, na sua verso 2007, no Windows XP, em sua configurao original, clicamos no boto IniciarTodos os ProgramasMicrosoft Office 2007Microsoft Office Word 2007. Ao invs de executar todos esses cliques, podemos criar um atalho desse caminho na rea de Trabalho do computador e acessar o programa realizando apenas um duplo clique.

Tela inicial do Windows XP rea de trabalho: A figura mostra a primeira tela que vemos quando o Windows XP iniciado. A ela damos o nome de rea de trabalho, pois a idia original que ela sirva como uma prancheta, onde abriremos nossos livros e documentos para dar incio ou continuidade ao trabalho. Em especial, na rea de trabalho, encontramos a barra de tarefas, que traz uma srie de particularidades, como:
1 2 3 4 56 7

Barra de tarefas Boto Iniciar: por ele que entramos em contato com todos os outros programas instalados, programas que fazem parte do sistema operacional e ambientes de configurao e trabalho. Com um clique nesse boto, abrimos uma lista, chamada Menu Iniciar, que contm opes que nos permitem ver os programas mais acessados, todos os outros programas instalados e os recursos do prprio Windows. Ele funciona como uma via de acesso para todas as opes disponveis no computador. Atravs do boto Iniciar, tambm podemos: desligar o computador , procedimento que encerra o Sistema Operacional corretamente, e desliga efetivamente a mquina; colocar o computador em modo de espera , que reduz o consumo de energia enquanto a mquina estiver ociosa, ou seja, sem uso. Muito usado nos casos em que vamos nos ausentar por um breve perodo de tempo da frente do computador; reiniciar o computador , que desliga e liga automaticamente o sistema. Usado aps a instalao de alguns programas que precisam da reinicializao do sistema para efetivarem sua instalao, durante congelamento de telas ou travamentos da mquina. realizar o logoff, acessando o mesmo sistema com nome e senha de outro usurio, tendo assim um ambiente com caractersticas diferentes para cada usurio do mesmo computador.

Didatismo e Conhecimento

17

INFORMTICA

1.1

1.2

1.4 1.5
Menu Iniciar

1.3

Na figura a cima temos o menu Iniciar, acessado com um clique no boto Iniciar. Por ele podemos ver: 1.1. Identificao com foto e nome do usurio. Esse campo mostra qual o usurio que est usando o sistema nesse momento. O Windows XP, assim como outras verses do Windows, permite a configurao de contas de usurios, para que vrias pessoas possam usar o mesmo sistema, cada uma com suas configuraes pessoais mantidas aps encerr-lo; 1.2. Programas recentemente usados. Os programas que vo para essa lista so aqueles que o usurio mais usou recentemente; 1.3. Nesta lista ficam locais padro do Windows como a pasta Meus documentos, Painel de controles e tambm itens para acesso rpido como o Pesquisar e o Localizar; 1.4. Caminho para visualizao de todos os programas instalados no computador; 1.5. Acesso ao boto Fazer logoff, usado para acessarmos o sistema com outro usurio e ao boto Desligar o computador, que realiza os procedimentos necessrios para que o sistema operacional fique fora de funcionamento antes da mquina ser desligada. Inicializao rpida: so cones colocados pelo usurio para oferecer um acesso rpido aos seus respectivos programas. Pode ser habilitada ou desabilitada com um clique com o boto direito do mouse na barra de tarefas, seguido de um clique com o esquerdo em Barras de Ferramentas e depois Inicializao rpida. Para incluir cones nessa barra, podemos criar normalmente os atalhos e arrastar seus cones para esse local. Um dos cones importantes nessa barra o Mostrar rea de Trabalho, que nos leva de volta para a rea de trabalho, se clicarmos nele, independente de que lugar no computador estivermos. Boto de arquivo minimizado: Na barra de tarefas tambm ficam temporariamente (at serem encerrados) botes de arquivos que esto sendo trabalhados, mas que foram minimizados pelo usurio. Barra de idiomas: Mostra qual a configurao de idioma que est sendo usada pelo teclado. Mostrar cones ocultos: Exibe cones que esto ocultados para melhor utilizao da barra de tarefas. cones de inicializao/execuo: Esses cones so configurados para entrar em ao quando o computador iniciado. Muitos deles ficam em execuo o tempo todo no sistema, como o caso de cones de programas antivrus que monitoram constantemente o sistema para verificar se no h invases ou vrus tentando ser executados.

Didatismo e Conhecimento

18

INFORMTICA
Propriedades de data e hora: Alm de mostra o relgio constantemente na sua tela, clicando duas vezes, com o boto esquerdo do mouse nesse cone, acessamos as Propriedades de data e hora.

Propriedades de data e hora Nessa janela, possvel configurarmos a data e a hora, determinarmos qual o fuso horrio da nossa regio e especificar se o relgio do computador est sincronizado automaticamente com um servidor de horrio na Internet. Este relgio atualizado pela bateria da placa me. Quando ele comea a mostrar um horrio diferente do que realmente deveria mostrar, na maioria das vezes, indica que a bateria da placa me deve precisar ser trocada. Esse horrio tambm sincronizado com o mesmo horrio do SETUP. cone Meu Computador: Mostra as unidades de disco e dispositivos de hardware conectados em um computador.

Meu Computador O Meu Computador um ambiente no Windows onde podemos, principalmente, acessar os drives instalados, como HDs, drives de CD e DVD, pendrives, alm de: Exibir informaes do sistema: ver detalhes do computador como a velocidade do processador e a quantidade de memria instalada. Adicionar ou remover programas: fornece as etapas necessrias para instalao de programas novos, remoo ou alterao de programas existentes. Alterar uma configurao: d acesso ao Painel de controle. Meus locais da web: mostram atalhos para sites da web, computadores de rede e sites FTP. Meus documentos: atravs desse cone tambm possvel acessar os arquivos e pastas organizados dentro da pasta Meus documentos. Documentos compartilhados: Contm arquivos e pastas compartilhados entre usurios de um mesmo computador. Painel de controle: fornece opes para personalizar a aparncia e a funcionalidade do computador.

Didatismo e Conhecimento

19

INFORMTICA
Lixeira: Contm os arquivos e pastas excludos pelo usurio. Para excluirmos arquivos, atalhos e pastas, podemos clicar com o boto direito do mouse sobre eles e depois usar a opo Excluir. Outra forma clicar uma vez sobre o objeto desejado e depois pressionar o boto delete, no teclado. Esses dois procedimentos enviaro para lixeira o que foi excludo, sendo possvel a restaurao, caso haja necessidade. Para restaurar, por exemplo, um arquivo enviado para a lixeira, podemos, aps abr-la, restaurar o que desejarmos.

Restaurao de arquivos enviados para a lixeira A restaurao de objetos enviados para a lixeira pode ser feita com um clique com o boto direito do mouse sobre o item desejado e depois, outro clique com o esquerdo em Restaurar. Isso devolver, automaticamente o arquivo para seu local de origem. Outra forma de restaurar usar a opo Restaurar este item, aps selecionar o objeto. Alguns arquivos e pastas, por terem um tamanho muito grande, so excludos sem irem antes para a Lixeira. Sempre que algo for ser excludo, aparecer uma mensagem, ou perguntando se realmente deseja enviar aquele item para a Lixeira, ou avisando que o que foi selecionado ser permanentemente excludo. Outra forma de excluir documentos ou pastas sem que eles fiquem armazenados na Lixeira usar as teclas de atalho Shift+Delete. Meus documentos: Contm cartas, relatrios e outros arquivos salvos pelo usurio. a pasta padro para organizao dos arquivos do usurio. Dentro dela, encontramos uma opo de organizao criada pelo prprio Windows que pode ou no ser adotada pelo usurio, como as pastas Minhas Imagens e Minhas Msicas. A barra de tarefas pode ser posicionada nos quatro cantos da tela para proporcionar melhor visualizao de outras janelas abertas. Para isso, basta pressionar o boto esquerdo do mouse em um espao vazio dessa barra e com ele pressionado, arrastar a barra at o local desejado (canto direito, superior, esquerdo ou inferior da tela).

Barra de tarefas posicionada direita da tela

Didatismo e Conhecimento

20

INFORMTICA
Propriedades da barra de tarefas e do menu iniciar: Atravs do clique com o boto direito do mouse na barra de tarefas e do esquerdo em Propriedades, podemos acessar a janela Propriedades da barra de tarefas e do menu iniciar.

Propriedades da barra de tarefas e do menu iniciar Na guia Barra de Tarefas, temos: Bloquear a barra de tarefas que impede que ela seja posicionada em outros cantos da tela que no seja o inferior, ou seja, impede que seja arrastada com o boto esquerdo do mouse pressionado, como vimos na figura. Ocultar automaticamente a barra de tarefas oculta (esconde) a barra de tarefas para proporcionar maior aproveitamento da rea da tela pelos programas abertos, e a exibe quando o mouse posicionado no canto inferior do monitor. Manter a barra de tarefas sobre as outras janelas permite que a barra de tarefas fique visvel todo o tempo. As outras janelas que sero abertas ficaro a cima dela, sem ocult-la ou prejudicar a sua visualizao. Agrupar botes semelhantes da barra de tarefas exibe os botes da barra de tarefas que sejam relacionados com arquivos abertos pelo mesmo programa na mesma rea da barra de tarefas. Por exemplo, caso sejam abertos vrios documentos do Microsoft Word, esses documentos sero agrupados, e quando clicarmos no boto correspondente a eles, ser mostrada uma lista com os documentos para selecionarmos aquele que desejamos. Alm disso, se a barra de tarefas ficar repleta de botes de tal modo que a largura dos botes ultrapasse uma determinada largura, os botes referentes ao mesmo programa sero agrupados em um nico boto. Mostrar barra de inicializao rpida mostra ou oculta a barra de inicializao rpida. Mostrar relgio mostra ou oculta o relgio no canto direito inferior da tela. Ocultar cones inativos evita a exibio de cones no usados na rea de notificao da barra de tarefas. Na guia Menu Iniciar, temos a opo Menu Iniciar, que aquele que, selecionado, apresenta o menu padro do Windows XP, dando acesso mais fcil Internet, ao e mail e aos programas mais utilizados. Temos tambm como trocar o padro utilizado para o menu iniciar clssico, que era o utilizado nas verses anteriores do Windows.

Propriedades da barra de tarefas e do menu iniciar Guia Menu Iniciar


Didatismo e Conhecimento
21

INFORMTICA
Painel de controle: O uso do painel de controle aconselhado para usurios que j tenham algum conhecimento mais avanado sobre o sistema operacional. Nele so possveis configuraes que afetam diretamente o funcionamento de programas e hardwares. As primeiras configuraes que vemos em sua janela, do lado direito, so: Alterar para o modo de exibio por categoria: que exibe cones do painel de controle agrupados por categoria. Dessa forma o ver uma tela com os seguintes botes: o Aparncia e Temas: altera a aparncia dos itens da rea de trabalho, aplica um tema ou proteo de tela no computador, ou personaliza o Menu Iniciar e a barra de tarefas; o Conexes de rede e de Internet: possibilita configurar conexes com a Internet, redes domsticas ou de pequenas empresas; o Adicionar ou remover programas: permite a instalao ou desinstalao de programas de maneira facilitada, com programas assistentes e proporcionando uma instalao ou desinstalao mais correta. o Sons, fala e dispositivos de udio: altera o esquema de som ou sons individuais do computador, ou configura altofalantes e dispositivos de gravao. o Desempenho e manuteno: possibilita o agendamento de testes de manuteno regulares, aumento do espao no disco rgido e definio de configuraes para economizar energia. o Impressoras e outros itens de hardware: altera a configurao de impressoras, teclado, mouse, cmeras digitais e outros tipos de hardware. o Contas de usurios: altera a configurao de contas de usurios, senhas e imagens. o Data, hora, idioma e opes regionais: altera a data, a hora, o fuso horrio do computador, bem como o idioma usado e o modo de exibio de nmeros, moedas, datas e horas. o Opes de acessibilidade: ajusta as configuraes de acessibilidade do computador segundo as necessidades visuais, auditivas e motoras do usurio. o Central de segurana: exibe e permite alteraes do status de segurana e proteo do computador. Windows Update: que permite acesso s atualizaes mais recentes do sistema operacional, usando a Internet como via de transferncia de informaes. Ajuda e suporte: permite localizar respostas solucionar problemas, usando tours, tutoriais, solues de problemas e instrues passo a passo, atravs da Internet.

Painel de controle No painel de controle existem cones importantssimos que possibilitam: Adicionar ou remover hardware:instala ou desinstala hardwares e soluciona problemas relacionados s peas de computador. Adicionar ou remover programas: usa assistentes de ajuda para instalar ou remover programas de forma mais intuitiva e segura. Atualizaes automticas: configura o Windows para receber automaticamente, pela Internet, atualizaes do sistema operacional. Barra de tarefas e menu iniciar: d acesso s janelas de configurao do Menu Iniciar e da Barra de tarefas, que tambm so acessados por outros caminhos, conforme vimos anteriormente. Central de segurana: mostra o status de segurana e opes que ajudam a proteger as informaes do computador. Conexes de rede: conecta um computador a outros computadores, redes e Internet. Configuraes de rede: inicia o assistente para configurao da rede. Configurao de rede sem fio: ajuda a configurar uma rede sem fio domstica ou para uma pequena empresa. Contas de usurios: configura e altera opes de senhas e usurios de pessoas que compartilham um determinado computador. Controladores de jogo: ajuda a configurar, instalar e remover controladores de jogo como joysticks e gamepads.
Didatismo e Conhecimento
22

INFORMTICA
Data e hora: permite configurar a data, hora e fuso horrio do computador. Perfis de e mail: mostra os perfis de e mail configurados no Microsoft Office Outlook, programa padro de e mails do Windows. Fala: permite configuraes de reconhecimento de fala e texto em fala, caso instalados. Ferramentas administrativas: define configuraes administrativas para o computador. Firewall do Windows: permite configuraes do firewall do Windows. Veremos detalhes dessa opo mais adiante. Fontes: altera, inclui e gerencia tipos de fontes de texto instaladas no computador. Impressoras e aparelhos de fax: mostra impressoras e aparelhos de fax instalados no computador e auxilia na instalao de novas impressoras. Mouse: permite uma srie de configuraes no mouse, para adapt-lo as necessidades e preferncias do usurio. Veremos alguns desses recursos mais adiante. Opes da Internet: define as opes de configurao e exibio da Internet. Esse item tambm ser tratado posteriormente. Opes de acessibilidade: ajuda a ajustar as opes do computador para necessidades especiais de viso, audio e mobilidade. Opes de energia: define configuraes de gerenciamento e economia de energia para o computador. Opes de indexao: altera o modo como o Windows indexa arquivos para pesquisa. Opes de pasta: personaliza a exibio de arquivos e pastas, altera associaes de arquivos e disponibiliza arquivos de rede off line. Opes de telefone e modem: configura as regras de discagem do telefone e as propriedades do modem. Opes regionais e de idioma: personaliza as configuraes para exibio de idiomas, nmeros, horas e datas. Scanner e cmeras: auxiliam na instalao, remoo e configurao desses perifricos. Sistema: possibilita a visualizao sobre o sistema de um computador, altera configuraes de hardware, desempenho e atualizaes automticas. Sons e dispositivos de udio: altera o esquema de som para o computador, ou define as configuraes para os auto falantes e dispositivos de gravao. Tarefas agendadas: permite agendamento de tarefas do computador para execuo automtica. Teclado: permite a configurao do teclado, como taxa de intermitncia do cursor e a taxa de repetio dos caracteres. Vdeo: possibilita acesso s propriedades de vdeo. Dependendo dos drivers e programas instalados, existe a possibilidade de outros cones serem visualizados no painel de controles. Na ltima figura (Painel de Controle), o cone Gerenciador de udio HD Realtek est visvel, pois a placa me do computador em questo possui o chipset de udio on board que pode ter algumas configuraes de efeitos realizadas por esse cone. Acessrios do Windows: Clicando no Boto Iniciar, Todos os Programas e Acessrios, encontramos um menu, que nos traz vrias opes como programas j instalados com o Windows XP e algumas divises com finalidades especficas. Vamos estudar a respeito dos itens mais avanados desse menu.Entre os programas j instalados, encontramos o Bloco de Notas e o WordPad, que possibilitam a edio de textos sem muitas opes de configurao e formatao; o Paint, que um programa simples para edio de imagens e a Calculadora, que oferece opes de calculadora simples e cientfica para os mais diferentes tipos de clculos. Entre as opes especficas, temos: Comunicaes: oferece assistente para configuraes de rede e novas conexes, exibe conexes de rede existentes no computador, auxilia nas configuraes de rede sem fio e permite a configurao e o uso do Hiper terminal, que possibilita conexes de modem, sites de telnet da Internet, servios on-line e computadores host usando um modem ou cabo de modem nulo. Ferramentas de Sistema: As opes das ferramentas de sistema permitem configurar ou otimizar o uso do sistema operacional. Elas so: o Assistente para transferncia de arquivos e configuraes Migra arquivos e configuraes de um computador para outro. o Backup Arquiva dados para proteg-los de perdas ou danos. o Limpeza de disco: Permite a remoo de arquivos necessrios que esto em seu HD como arquivos temporrios, por exemplo. o Restaurao do sistema: Retorna o sistema ao ponto de restaurao que voc escolher. o Tarefas agendadas: Permite o agendamento de tarefas que sero executadas automaticamente pelo computador. o Desfragmentador de disco: Desfragmenta o volume, deixando o computador mais rpido e eficiente. Reduz a fragmentao ao organizar os arquivos relacionados no mesmo local. Isso reduz o tempo necessrio para encontrar e recuperar arquivos. O prprio Desfragmentador de disco nos informa que um utilitrio do sistema para analisar volumes locais, alm de localizar e consolidar arquivos e pastas fragmentados. Voc tambm pode desfragmentar discos em uma linha de comando usando o comando defrag.

Didatismo e Conhecimento

23

INFORMTICA

Desfragmentador de disco o Informaes do sistema: A ferramenta Informaes do sistema coleta e exibe informaes sobre a configurao do sistema. Voc pode exibir informaes do computador local ou de um computador ao qual esteja conectado. o Mapa de caracteres: Seleciona caracteres especiais e os copia para um documento. Existe, em especial, um item dos Acessrios do Windows que trataremos separadamente. Ele o Windows Explorer, que exibe os arquivos, pastas e diretrios do computador, tornando-se uma grande central de gerenciamento e organizao de arquivos, pastas e diretrios. Atravs desse ambiente, podemos visualizar e trabalhar com todo o contedo do nosso computador. Esse item e a organizao de cones, trataremos no prximo tpico. 2.1.15 Pesquisar: Essa opo encontrada atravs do boto Iniciar Pesquisar. Ela nos auxilia a encontrar informaes gravadas em nosso computador. Podemos localizar facilmente: Imagens, msicas ou vdeos: usando esta opo, podemos procurar por arquivos de um determinado tipo e por nome. Escolhemos se desejamos localizar arquivos de imagens e fotos, msicas ou vdeo e depois digitamos o nome. Esse filtro torna a pesquisa mais precisa evitando que apaream na lista de arquivos encontrados, aqueles que no so do tipo especfico que queremos encontrar. Documentos como processadores de texto e planilhas eletrnicas: nesse caso, as opes de pesquisa so bem avanadas, permitindo localizao de informaes por tempo de modificao, ou seja, podemos refinar a busca indicando se alteramos o arquivo na semana, ms ou ano anteriores. Todos os arquivos ou pastas: esse tipo de pesquisa aconselhado para pesquisas mais abrangentes. Podemos determinar parmetros para a busca como nome ou parte do nome do arquivo, uma palavra ou frase do arquivo, escolher em qual diretrio ele deve estar. Temos ainda as opes de determinar quando, aproximadamente, houve modificaes no arquivo procurado, qual o tamanho aproximado do arquivo entre outras opes avanadas. Computador ou pessoa: essa opo nos possibilita encontrar um computador na rede ou uma pessoa que esteja cadastrada no catlogo de endereos. A seguir, visualizaremos a tela inicial do Pesquisar:

Pesquisar
Didatismo e Conhecimento
24

INFORMTICA
Quando abrimos o pesquisar, encontramos um assistente que nos auxilia a direcionar e filtrar a pesquisa. Esse assistente, na figura Pesquisar, temos o formato de um cachorrinho, que se chama Rex. Essa imagem animada e executa diversas aes enquanto a busca realizada, apenas para efeito de entretenimento. Para trocar a imagem, basta clicar uma vez sobre ela e depois na opo Escolha outro personagem animado. As opes variam entre o Merlin , a Vivi e outros. Por esse mesmo caminho, possvel desativar o personagem animado ou verificar quais os truques, ou seja, os movimentos que so capazes de realizar.

4. USO DE EDITORES DE TEXTO (WORD E WRITER)

Edio de Textos Ambiente Microsoft Office Processadores de texto so programas especficos para trabalharmos com ofcios, relatrios, cartas, em fim, todo contedo de texto que serve as necessidades de um usurio domstico ou de uma empresa. Microsoft Office - Word O Microsoft Word o processador de texto integrante dos programas Microsoft Office: um conjunto de softwares aplicativos destinados a uso de escritrio e usurios domsticos, desenvolvidos pela empresa Microsoft. Os softwares da Microsoft Office so proprietrios e compatvel com o sistema operacional Windows. Existem vrias verses do programa, como o 2003, 2007 e outras. A verso que vamos trabalhar ser a 2007, que apresenta a maior diferena grfica entre as anteriores. Microsoft Word 2007 Edio de Textos
1 2 3 4

5 7 6

Janela Microsoft Word

Didatismo e Conhecimento

25

INFORMTICA
A figura nos mostra a janela do Word, com as seguintes particularidades: 1 Boto do Office Atravs dele possvel abrir, salvar ou imprimir documentos e ver visualizar todas as possibilidades de trabalho com o documento. Substitui o menu Arquivo e est localizado no canto superior esquerdo desses programas do Microsoft Office. 2Barra de Ferramentas de Acesso Rpido Nela, podemos incluir cones como novo, abrir, salvar, enviar para destinatrio de e-mail (como anexo), acionar a impresso rpida, visualizar impresso, ortografia e gramtica, desfazer, refazer, desenhar tabela e outros comandos para que seu acesso se d de forma rpida, atravs de um clique nos cones que ficaro dispostos em local visvel e prtico de ser usado. Para inserir/excluir cones nesta barra, clicar no local circulado da figura e marcar/desmarcar as opes do menu que ser aberto. 3Barra de Ttulos Alm de exibir o nome dado ao documento, ou seja, o ttulo do documento (exemplo: Documento1), exibe o nome do programa (exemplo: Microsoft Word) e os botes minimizar, restaurar e fechar. O boto minimizar reduz a tela a um boto na barra de tarefas para que possam ser usados e visualizados outros programas ou contedos. O boto restaurar diminui a extenso da janela, possibilitando visualizao e uso de outros programas. Quando acionado, ele se transforma no boto maximizar, que amplia novamente a janela do Word, fazendo com que ela ocupe toda a extenso do monitor, com exceo do local destinado barra de tarefas. O boto fechar encerra o aplicativo. 4 Guias/Grupos e Botes:
Guia

Botes de comando

Grupos

Guias, botes de comando e grupos As guias envolvem grupos e botes de comando, e so organizadas por tarefa. Os Grupos dentro de cada guia quebram uma tarefa em subtarefas. Os Botes de comando em cada grupo possuem um comando ou exibem um menu de comandos.

Guias Existem guias que vo aparecer apenas quando um determinado objeto aparecer para ser formatado. No exemplo da imagem, foi selecionada uma figura que pode ser editada com as opes que estiverem nessa guia.

Didatismo e Conhecimento

26

INFORMTICA

Indicadores de caixa de dilogo Indicadores de caixa de dilogo aparecem em alguns grupos para oferecer a abertura rpida da caixa de dilogo do grupo, contendo mais opes de formatao. 5 Rguas:

Rguas

Rguas As rguas orientam na criao de tabulaes e no ajuste de pargrafos, por exemplo. Determinam o recuo da primeira linha, o recuo de deslocamento, recuo esquerda e permitem tabulaes esquerda, direita, centralizada, decimal e barra. Para ajustar o recuo da primeira linha, aps posicionar o cursor do mouse no pargrafo desejado, basta pressionar o boto esquerdo do mouse sobre o Recuo da primeira linha e arrast-lo pela rgua . Para ajustar o recuo direita do documento, basta selecionar o pargrafo ou posicionar o cursor aps a linha desejada, pressionar o boto esquerdo do mouse no Recuo direita e arrast-lo na rgua . Para ajustar o recuo, deslocando o pargrafo da esquerda para a direita, basta selecion-lo e mover, na rgua, como explicado anteriormente, o Recuo deslocado . Podemos tambm usar o recurso Recuo esquerda, que move para a esquerda, tanto a primeira linha quanto o restante do pargrafo selecionado . Com a rgua, podemos criar tabulaes, ou seja, determinar onde o cursor do mouse vai parar quando pressionarmos a tecla Tab. Esse recurso nos permite criar estruturas de marcao no texto como veremos a seguir: - Para usar a tabulao Esquerdo na rgua, basta selecion-lo na caixa da figura ao lado e clicar em um ponto na rgua: . Essa marca criada na rgua indica que o texto ficar esquerda desse ponto, como no exemplo a seguir:

A imagem mostra o texto esquerda do ponto colocado na rgua e a linha pontilhada, visualizada na vertical, ajuda a alinhar e visualizar o alinhamento. Ela aparece quando pressionamos o boto esquerdo do mouse sobre esse ponto. Clicando na caixa das marcas de tabulao, automaticamente as marcas vo se revezando para escolhermos a que precisamos.

Didatismo e Conhecimento

27

INFORMTICA
No prximo exemplo, usaremos o tipo de alinhamento Direito :

Veja a diferena. Conforme o texto vai sendo digitado, os caracteres vo sendo colocados direita do ponto da rgua. No prximo exemplo, iremos usar o alinhamento decimal. Ele alinha as casas decimais de um texto, possibilitando que os dgitos se encontrem todos no mesmo alinhamento. Primeiro, veja a lista de valores digitada sem o uso do alinhamento decimal: R$ 10,00 R$ 100,00 R$ 1.000,00 R$ 10.000,00 Agora, usaremos o alinhamento decimal para alinhar as casas decimais: Aps escolhido o alinhamento decimal, clicamos no nmero 3 da rgua para fazer o alinhamento a seguir R$ 10,00 R$ 100,00 R$ 1.000,00 R$ 10.000,00 Observe que todas as vrgulas esto alinhadas, diferente do que vimos anteriormente. O prximo alinhamento o centralizado . marca de tabulao. Veja o exemplo a seguir: Quando colocado na rgua, o texto digitado ter seu centro alinhado com essa :

Dessa forma, podemos criar documentos mais profissionais, com melhor aspecto e que demonstrem claramente o que desejamos expor. Podemos criar estruturas semelhantes a tabelas, com simples cliques na rgua. 6 rea do texto: o local que simula uma folha de papel em branco para ser digitada e editada. Na rea de texto fica o ponto de insero, ou cursor do mouse, que indica onde sero inseridos os caracteres pressionados no teclado ou uma imagem que ser inserida. 7 - Ponto de Insero: onde ir aparecer o que for digitado ou inserido. Observe sempre em que lugar do seu texto est o ponto de insero (cursor) para saber onde ser posicionado o objeto ou letra que deseja inserir no documento. 8 Barras de rolagem: permitem rolar a tela para visualizar todo o seu contedo. Se a tela estiver no seu tamanho maximizado, aparecer apenas a barra de rolagem na vertical. Caso ela esteja reduzida, mas no minimizada, aparecero barras de rolagem na vertical e na horizontal. Dessa forma, usando as barras, podemos percorrer toda a extenso da rea do texto.Essa barra contm alguns acessrios e formas de usar: - Para rolar a tela aos poucos, para cima: temos que clicar vrias vezes, at chegar ao ponto desejado, na parte de cima da barra , ou seja, na seta de rolagem. - Para rolar a tela aos poucos, para baixo: temos que clicar vrias vezes, at chegar ao ponto desejado, na parte de baixo da barra , ou seja, na seta de rolagem.

Didatismo e Conhecimento

28

INFORMTICA
- Para rolar a tela continuamente para cima ou para baixo ou para cima: podemos segurar o boto esquerdo do mouse pressionado, respectivamente, na parte de cima ou de baixo da barra, ou pression-lo e arrastar a caixa de rolagem da barra . - Para rolar para a pgina anterior: podemos clicar na seta que indica a pgina anterior . - Para rolar para a prxima pgina: podemos clicar na seta que indica a prxima pgina . - Para rolar at determinado objeto: podemos clicar no cone Selecionar objeto de procura, escolher entre as opes apresentadas, como campo, nota de fim, nota de rodap, comentrio, seo, pgina, ir para, localizar, edies, ttulo, grfico ou tabela. Escolhendo algum desses itens, vamos ser levados diretamente a eles. . Por exemplo, se escolhermos o item grfico, seremos levados diretamente ao prximo grfico do documento. Usando a barra de rolagem e seus recursos, nossa locomoo pelo documento se torna muito mais rpida e precisa. 9 - Barra de status: exibe informaes sobre o documento ativo, como nmero da pgina em que estamos, nmero total de pginas de um documento , quantidade de palavras digitadas , idioma configurado , cones para alterar o modo de exibio para layout de impresso, leitura de tela inteira, layout da web, estrutura de tpicos, rascunho e ponteiro de regulagem do zoom . Vamos conhecer um pouco sobre cada Guia, seus grupos e botes de comando: Guia Incio: Grupo rea de Transferncia: possui os botes de comando para colar, recortar, copiar e pincel. Quando usamos os recursos de recortar e copiar, o contedo recortado ou copiado fica armazenado na memria RAM do computador, em uma rea denominada rea de transferncia. Colar aplica no documento um texto ou imagem que foi copiada ou recortada. Teclas de atalho CTRL + V. Recortar retira do documento e coloca na rea de transferncia um texto ou imagem selecionada. Teclas de atalho CTRL + X. Copiar cria uma cpia do texto ou imagem selecionado e deixa na rea de transferncia. Teclas de atalho CTRL + C. Formatar Pincel Guarda a formatao do texto selecionado para aplicar em outro ponto do texto. Teclas de atalho CTRL + SHIFT + C. Grupo Fonte: Permite a formatao da fonte das palavras ou caracteres selecionados, mudando sua forma, tamanho e usando efeitos para realar ou fazer indicaes especiais no texto, como a aplicao de itlico, para indicar uma palavra em outro idioma, ou sublinhado para indicar um link.
1 2 3

4 5 6

10

11

12

Grupo Fonte 1 Tamanho da fonte: altera o tamanho da fonte 2 Aumentar fonte e reduzir fonte: aumentam e diminuem, respectivamente, o tamanho da fonte da palavra, letra ou caracteres selecionados. 3 Limpar formatao: retira toda a formatao aplicada, deixando o texto sem formatao. 4 Fonte: permite alterar o tamanho da fonte. 5 Negrito: aplica negrito ao texto selecionado. 6 Itlico: aplica itlico ao texto selecionado. 7 Sublinhado: permite sublinhar, ou seja, desenhar uma linha na base da palavra selecionada. 8 - Tachado: desenha uma linha no meio do texto selecionado. 9 Subscrito e sobrescrito: diminuem a fonte e alinham para cima ou para baixo, respectivamente, da linha de base do texto. 10 Maisculas e minsculas: permite que o texto selecionado tenha suas letras alteradas entre maisculas e minsculas. 11 Cor de realce do texto: reala o texto selecionado como uma caneta marca texto. 12 Cor da fonte: altera a cor da fonte do texto selecionado.

Didatismo e Conhecimento

29

INFORMTICA
Grupo Pargrafo:
1 2 3 4 5 6 7

10 11

12

13

14

Grupo Pargrafo 1 Marcadores: possibilita inserir listas com marcadores. 2 Numerao: possibilita a insero de uma lista numerada. 3 Lista de vrios nveis: insere uma lista com vrios nveis de recuo. 4 Diminuir o recuo: reduz o nvel de recuo do pargrafo. 5 Aumentar o recuo: aumenta o nvel de recuo do pargrafo. 6 Classificar: coloca o texto selecionado em ordem alfabtica ou organiza dados numricos. 7 Mostrar tudo: mostra marcas de pargrafos e outros smbolos de formatao no imprimveis. 8 Alinhar texto esquerda: alinha o texto margem esquerda da folha. 9 Centralizar: centraliza o texto no meio (horizontal) da folha. 10 Alinhar texto direita: alinha o texto margem direita da folha. 11 Justificar: alinha o texto s margens esquerda e direita, adicionando espaos entre as palavras, se necessrio. 12 Espaamento entre linhas: altera o espao em branco entre as linhas e possibilita formatar espaamentos entre pargrafos e recuos. 13 Sombreamento: colore o plano de fundo atrs do texto selecionado. 14 Bordas: possibilitam aplicar vrios tipos de bordas ao texto selecionado. Grupo Estilo: Aplica estilos pr-formatados que incluem tipo de fonte, tamanho, espaamento entre linhas e alinhamento. A grande vantagem de usarmos estilos que no precisamos refazer vrias configuraes como cor da fonte, tamanho e outros recursos sempre que precisarmos deles. Por exemplo, se em seu trabalho voc decidir que os ttulos tero fonte do tipo Verdana, tamanho 14, negrito, itlico e alinhamento centralizado, sempre que houver um ttulo voc precisar aplicar estes cinco tipos de formatao, fazendo cinco cliques em lugares diferentes, na Guia Incio. Se criar um estilo que j contenha estas formataes, para aplic-las, ser necessrio um nico clique no estilo criado. Para criarmos um estilo: - Clicamos no cone responsvel por mostrar a janela de Estilos . - Nela, clicamos no boto Novo Estilo . - Digitamos o nome do nosso estilo.

- Escolhemos se ser um estilo do tipo Pargrafo, Caractere, vinculado a um pargrafo ou a um caractere, aplicado a uma tabela ou lista. - Escolhemos as formataes que faro parte deste estilo, como tipo de fonte, tamanho da fonte, cor da fonte, negrito, itlico, sublinhado, alinhamento, espaamento entre linhas, a distncia entre os pargrafos, recuo. Estas formataes podem mudar dependendo do tipo de estilo que iremos criar. Por exemplo, se criarmos um estilo do tipo tabela, podemos formatar cor de preenchimento das clulas, bordas e outras opes. Quando terminarmos nossas formataes e clicarmos no boto OK, nosso estilo ir para o grupo Estilo. Sempre que quisermos us-lo, basta selecionar o trecho do texto em que ser aplicado e depois clicar no nome dele.

Didatismo e Conhecimento

30

INFORMTICA
Grupo Edio: Permite localizar palavras em um documento, substituir palavras localizadas por outras ou aplicar formataes e selecionar textos e objetos no documento. Para localizar uma palavra no texto, basta clicar no cone Localizar , digitar a palavra na linha do localizar e clicar no boto Localizar Prxima. A cada clique ser localizada a prxima palavra digitada no texto. Temos tambm como realar a palavra que desejamos localizar para facilitar a visualizar da palavra localizada. Na janela tambm temos o boto Mais. Neste boto, temos, entre outras, as opes: - Diferenciar maiscula e minscula: procura a palavra digitada na forma que foi digitada, ou seja, se foi digitada em minscula, ser localizada apenas a palavra minscula e, se foi digitada em maiscula, ser localizada apenas e palavra maiscula. - Localizar palavras inteiras: localiza apenas a palavra exatamente como foi digitada. Por exemplo, se tentarmos localizar a palavra casa e no texto tiver a palavra casaco, a parte casa da palavra casaco ser localizada, se essa opo no estiver marcada. Marcando essa opo, apenas a palavra casa, completa, ser localizada. - Usar caracteres curinga: com esta opo marcada, usamos caracteres especiais. Por exemplo, possvel usar o caractere curinga asterisco (*) para procurar uma seqncia de caracteres (por exemplo, t*o localiza tristonho e trmino). Veja a lista de caracteres que so considerados curinga, retirada do site do Microsoft Office:
Para localizar Qualquer caractere nico Qualquer seqncia de caracteres Digite ? * Exemplo s?o localiza salvo e sonho. t*o localiza tristonho e trmino. <(org) localiza organizar e organizao, mas no localiza desorganizado. (do)> localiza medo e cedo, mas no localiza domnio. v[ie]r localiza vir e ver [r-t] localiza r e s. Os intervalos devem estar em ordem crescente. F[!a-m]rro localiza forro, mas no localiza ferro. ca{2}tinga localiza caatinga, mas no catinga. ca{1,}tinga localiza catinga e caatinga. 10{1,3} localiza 10, 100 e 1000. ca@tinga localiza catinga e caatinga.

O incio de uma palavra

<

O final de uma palavra Um dos caracteres especificados Qualquer caractere nico neste intervalo Qualquer caractere nico, exceto os caracteres no intervalo entre colchetes Exatamente n ocorrncias do caractere ou expresso anterior Pelo menos n ocorrncias do caractere ou expresso anterior De n a m ocorrncias do caractere ou expresso anterior Uma ou mais ocorrncias do caractere ou expresso anterior

> []

[-]

[!x-z]

{n}

{n,}

{n,m}

Didatismo e Conhecimento

31

INFORMTICA
Guia Inserir: Grupo Pginas:

1 2 3
Grupo Pginas 1 Folha de rosto: insere uma folha de rosto completamente formatada, sendo necessrio apenas inserir informaes como o ttulo, autor e data. 2 Pgina em branco: insere uma nova pgina em branco, na posio do cursor. 3 Quebra de pgina: interrompe as formataes e digitao no ponto de insero da quebra e continua na prxima pgina. Grupo Tabelas: Possibilita a insero e formatao de tabelas. Com esse recurso, podemos criar os mais diversos tipos de tabelas no Word, desde as mais simples at quelas que j so previamente formatadas pelo programa, trazendo opes de cor, tipo, tamanho e outras formataes de fonte, cores de preenchimento das clulas, linhas e outras especificaes. Com os itens desse grupo, podemos desenhar a tabela ou apenas selecionar a quantidade de linhas e colunas que ela ter, simplificando sua criao. Podemos tambm, selecionar um grupo de texto e converter esse texto em tabela, sendo que o oposto, ou seja, converter a tabela em texto, tambm possvel. Para criar uma tabela simples, aps clicar no boto de comando Tabela, selecionamos os quadradinhos que correspondem ao nmero de colunas e linhas. A tabela a seguir foi criada por esse mtodo de criao. Ela contm quatro colunas e duas linhas, pois foram selecionados quatro quadradinhos na horizontal e dois na vertical. Os quadrados da horizontal, representam, ento, as colunas e, os da vertical, representam as linhas.

Inserir Tabela Outra forma de inserir tabela uma tabela, clicar no boto de comando Inserir Inserir Tabela .

Outra forma de inserir tabela

Didatismo e Conhecimento

32

INFORMTICA
Com a janela da figura acima, podemos escolher a quantidade de colunas e de linhas da tabela, nos campos apropriados. Podemos tambm, marcar a opo Largura de coluna fixa, que permite alterar a largura das colunas para os centmetros selecionados ou deixar que isto seja configurado automaticamente. Existem casos em que as tabelas excedem o tamanho da pgina. Nestes casos, podemos selecionar as opes ajustar-se automaticamente ao contedo, que faz com que a tabela fique com seu tamanho e largura dependendo do contedo que est digitado ou inserido dentro dela; ou a opo Ajustar-se automaticamente janela, que permite que a tabela seja redimensionada segundo o espao de visualizao necessrio para que ela caiba na pgina. A opo Desenhar Tabela , permite a criao de uma tabela de uma forma mais livre. Com ela, o usurio desenha as bordas, linhas e colunas e pode realizar diversos tipos de formataes, atravs da Guia Ferramentas de Tabela. A tabela a seguir, foi criada a partir desta opo.

Na guia Ferramentas de Tabela, temos os seguintes grupos: Opes de Estilo de Tabela:

Opes de estilo de tabela Esse grupo nos traz: - Linha de Cabealho: mostra/oculta a primeira linha como sendo linha de cabealho. - Linhas totais: mostra/oculta todas as linhas da tabela, mesmo que no estilo no tenha linha. - Linhas em tiras: mostra/oculta as linhas coloridas colocadas pelos estilos. - Primeira coluna: exibe formatao especial na primeira coluna da tabela. - ltima coluna: exibe formatao especial na ltima coluna da tabela. - Colunas em tiras: exibe colunas em tiras, de modo que as colunas pares tenham formatao diferente das colunas mpares. Estilos de tabela:

Estilos de tabela Fornece estilos predefinidos de tabela, com formataes de cores de clulas, linhas, colunas, bordas, fontes e demais itens presentes na mesma. Alm de escolher um estilo predefinido, podemos alterar a formatao do sombreamento e das bordas da tabela.

Didatismo e Conhecimento

33

INFORMTICA
Desenhar bordas:

Desenhar bordas Com essa opo, podemos alterar o estilo da borda, a sua espessura, desenhar uma tabela ou apagar partes de uma tabela criada e alterar a cor da caneta e ainda, clicando no Escolher entre vrias opes de borda , para exibir a seguinte tela:

Bordas e sombreamento Na janela Bordas e sombreamento, no campo Definio, escolhemos como ser a borda da nossa tabela: - Nenhuma: retira a borda; - Caixa: contorna a tabela com uma borda tipo caixa; - Todas: aplica bordas externas e internas na tabela iguais, conforme a seleo que fizermos nos demais campos de opo; - Grade: aplica a borda escolhida nas demais opes da janela (como estilo, por exemplo) ao redor da tabela e as bordas internas permanecem iguais. - Estilo: permite escolher um estilo para as bordas da tabela, uma cor e uma largura. - Visualizao: atravs desse recurso, podemos definir bordas diferentes para uma mesma tabela. Por exemplo, podemos escolher um estilo e, em visualizao, clicar na borda superior; escolher outro estilo e clicar na borda inferior; e assim colocar em cada borda um tipo diferente de estilo, com cores e espessuras diferentes, se assim desejarmos. A guia Borda da Pgina, desta janela, nos traz recursos semelhantes aos que vimos na Guia Bordas. A diferena que se trata de criar bordas na pgina de um documento e no em uma tabela. Outra opo diferente nesta guia, o item Arte. Com ele, podemos decorar nossa pgina com uma borda que envolve vrios tipos de desenhos. Alguns desses desenhos podem ser formatados com cores de linhas diferentes, outros, porm no permitem outras formataes a no ser o ajuste da largura. Podemos aplicar as formataes de bordas da pgina no documento todo ou apenas nas sesses que desejarmos, tendo assim um mesmo documento com bordas em uma pgina, sem bordas em outras ou at mesmo bordas de pgina diferentes em um mesmo documento.

Didatismo e Conhecimento

34

INFORMTICA

Arte Na ltima figura, podemos ver o resultado da aplicao de uma Borda da Pgina. A pgina ficar toda contornada com a borda selecionada. No exemplo, usamos uma borda escolhida no item Arte, mas podemos apenas escolher um estilo de borda simples, na mesma guia. Na janela ltima figura, assim como na Guia Borda da Pgina, encontramos o boto Linha Horizontal.

Linha horizontal As linhas horizontais consistem em linhas decorativas que podemos inserir no documento. Podemos selecionar entre as linhas j existentes no Word, ou clicar no boto Importar, para localizarmos linhas criadas ou salvas em outros lugares do computador. A seguir, veja um exemplo de linha horizontal inserida:
Didatismo e Conhecimento
35

INFORMTICA

Exemplo de linha horizontal Na guia Sombreamento, escolhemos as cores de preenchimento, os padres e os estilos, das clulas ou do documento. No item Preenchimento desta guia, podemos escolher entre cores do tema que est em uso, cores padro, retirar as cores, ou escolher entre mais tipos de preenchimento, que abre um leque de opes para criarmos tabelas ou espaos do documento preenchidos com os mais diversos tipos de modelos.

Preenchimento Clicando na opo Mais Cores, do item Preenchimento, da figura Preenchimento, escolhemos entre as cores Padro:

Cores padro Para definir uma cor nesse esquema de cores, basta arrastar o boto esquerdo do mouse entre as cores apresentadas at encontrar a cor desejada. Podemos ainda, escolher as cores da guia Personalizar, que nos permite optar por tons diferentes de uma mesma cor ou configurar a cor desejada, pelo modelo RGB, com a insero dos valores das cores primrias (vermelho, verde e azul). Essa opo ajuda principalmente quando desejamos adicionar ao nosso documento uma cor igual a que j usamos, mas que no nos recordamos qual era exatamente, ou uma cor igual a de um objeto de outro documento do Word. Vale lembrar, que esse esquema de escolha de cores tambm o mesmo usado para colorir auto formas e outros itens que possibilitam essa configurao no Word.

Didatismo e Conhecimento

36

INFORMTICA

Cores personalizadas Grupo Ilustraes:


1 2 3

Grupo Ilustraes 1 Inserir imagem do arquivo: permite inserir no teto uma imagem que esteja salva no computador ou em outra mdia, como pendrive ou CD. 2 Clip-art: insere no arquivo imagens e figuras que se encontram na galeria de imagens do Word. 3 Formas: insere formas bsicas como setas, cubos, elipses e outras. 4 SmartArt: insere elementos grficos para comunicar informaes visualmente. 5 Grfico: insere grficos para ilustrar e comparar dados. Grupo Links: Inserir hyperlink: cria um link para uma pgina da Web, uma imagem, um e mail. Indicador: cria um indicador para atribuir um nome a um ponto do texto. Esse indicador pode se tornar um link dentro do prprio documento. Referncia cruzada: referencia tabelas. Grupo Cabealho e Rodap: Insere cabealhos, rodaps e nmeros de pginas.

Didatismo e Conhecimento

37

INFORMTICA
Grupo Texto:

4 7 5

6
Grupo Texto 1 Caixa de texto: insere caixas de texto pr-formatadas. As caixas de texto so espaos prprios para insero de textos que podem ser direcionados exatamente onde precisamos. Por exemplo, na figura Grupo Texto, os nmeros ao redor da figura, do 1 at o 7, foram adicionados atravs de caixas de texto. 2 Partes rpidas: insere trechos de contedos reutilizveis, incluindo campos, propriedades de documentos como autor ou quaisquer fragmentos de texto pr-formado. 3 Linha de assinatura: insere uma linha que serve como base para a assinatura de um documento. 4 Data e hora: insere a data e a hora atuais no documento. 5 Insere objeto: insere um objeto incorporado. 6 Capitular: insere uma letra maiscula grande no incio de cada pargrafo. uma opo de formatao decorativa, muito usada principalmente, em livros e revistas. Para inserir a letra capitular, basta clicar no pargrafo desejado e depois na opo Letra Capitular. Veja os exemplos: Neste pargrafo foi inserida a letra capitular, tipo capitular. Neste outro pargrafo foi inserida a letra capitular, tipo na margem. As letras capitulares podem ser formatadas, indicando o tipo de fonte, tamanho, e distncia dessas letras com relao ao restante do texto. 7 Word Art: insere um texto decorativo no documento. Quando clicamos no Word Art, abrimos uma lista de opes:

Word Art Ao escolher uma destas opes, ser aberta a janela para que o texto seja digitado. Nesta etapa, alm de digitar o texto, podemos escolher o tipo de fonte, o tamanho e se desejamos que tenha negrito ou itlico em sua formatao.

Didatismo e Conhecimento

38

INFORMTICA

Editor de texto da WordArt Digitando o texto e clicando em OK, ser colocado no documento o texto da WordArt:

Exemplo de texto da WordArt As configuraes possveis em uma WordArt, so as oferecias pela Guia Ferramentas da WordArt, que aparece apenas quando clicamos nela. Grupo Texto:

Grupo texto No grupo texto, temos as opes: - Editar texto: essa opo nos permite trocar apenas o texto da WordArt, sem alterar sua forma. - Espaamento: alteramos, com ele, o espao entre os caracteres da WordArt. - Igualar altura : deixa todas as letras com a mesma altura, tanto as maisculas quanto as minsculas. - Texto vertical da WordArt : desenha o texto verticalmente, com as letras empilhadas, uma em cima da outra. - Alinhar texto: especifica como vo ser alinhadas as linhas individuais de uma WordArt com vrias linhas. Grupo Estilo de WordArt:

Grupo estilos de WordArt

Didatismo e Conhecimento

39

INFORMTICA
No grupo Estilos de WordArt, temos, da esquerda para a direita: - Estilos de WordArt: mudamos os estilos, ou seja, a forma da WordArt, sem alterar o texto. - Preenchimento de forma : preenche a forma selecionada com uma cor slida, gradual, imagem ou textura. - Contorno de forma : especifica a cor, a largura e o tipo de linha da forma selecionada. - Alterar forma da WordArt: altera a forma geral da WordArt, entre os modelos apresentados em uma lista, sem alterar o texto e o tipo da WordArt.

Alterar forma da WordArt Grupo Efeitos de Sombra:

Grupo efeito de sombra Neste grupo, podemos adicionar efeitos de sombra e formatar a posio dessa sombra. - Efeito de sombra: adiciona sombra a forma selecionada, oferecendo vrios tipos de sombra que podem ser escolhidos e tambm, a opo de alterar a cor da sombra. - Ativar / Desativar sombra : mostra ou oculta a sombra do objeto. - Deslocar sombra para cima : move a sombra aplicada para cima conforme formos clicando neste cone. - Deslocar sombra para baixo : desloca a sombra para baixo, conforme formos clicando neste cone. - Deslocar sombra para a esquerda : move a sombra para a esquerda conforme for sendo acionado. - Deslocar sombra para a direita : move a sombra para a direita conforme for sendo acionado.

Grupo efeito 3D Com o Grupo Efeito 3D, podemos adicionar efeitos 3D no objeto selecionado, conforme a opo escolhida.
Didatismo e Conhecimento
40

INFORMTICA
Vamos conhecer o menu que aberto aps clicarmos nesse item:

Com ele, podemos: - Ativar/Desativar o efeito 3D - Inclinar para a esquerda - Inclinar para a direita - Inclinar para cima - Inclinar para baixo - Sem efeito - Paralelo - Perspectiva - Girar em Perspectiva - Cor 3D

Opes de efeito 3D : com este boto mostrado ou retirado o efeito 3D.

: inclina a forma para a esquerda, conforme for sendo clicado. : inclina a forma para a direita, conforme for sendo clicado.

: movimenta a forma para trs, conforme for sendo clicado. : movimenta a forma para frente, conforme for sendo clicado.

: retira o efeito 3D do objeto selecionado. : aplica efeitos 3D paralelos forma. : aplica efeitos 3D em perspectiva forma. : aplica efeitos 3D em perspectiva de vrios ngulos.

: permite escolhermos cores diferentes para a extenso do efeito 3D. : atravs deste cone escolhemos a extenso, ou seja, a profundidade do efeito 3D.

- Profundidade - Direo

: permite inclinaes diferentes do objeto, acompanhado do seu efeito 3D.

- Luminosidade : permite aplicar efeitos de cor e brilho que indicam focos de luz diferentes no objeto. Permite tambm, tornarmos o objeto com aspecto brilhante, normal ou esmaecido. - Superfcie : permite alterar os efeitos do objeto de forma que seu aspecto se assemelhe a superfcies de materiais diferentes como fosco, plstico, metal e esboo.
Didatismo e Conhecimento
41

INFORMTICA
Grupo Tamanho:

Grupo tamanho Neste grupo temos, respectivamente, a altura da forma, que permite mudanas na altura do objeto e, largura da forma, que permite alteraes na largura do objeto. Grupo Smbolos: Equao: insere equaes matemticas ou auxilia a desenvolver equaes com uma biblioteca de smbolos matemticos. Smbolos: insere smbolos que no constam no teclado como o smbolo . Guia Layout da Pgina: Grupo Temas: Temas: altera o design geral do documento inteiro, incluindo cores, fonte e efeitos. Cores do tema: altera as cores do tema atual. Fontes do tema: altera a fonte do tema atual. Efeitos do tema: altera os efeitos do tema usado. Grupo Configura Pgina:

Grupo Pgina Margens: possibilita a alterao dos tamanhos das margens direita, esquerda, superior e inferior. Orientao: altera a disposio do papel entre retrato e paisagem.

Retrato e Paisagem Tamanho: altera o tamanho do papel entre vrias opes, como carta, ofcio, executivo, A4 e outros.

Didatismo e Conhecimento

42

INFORMTICA
Colunas: divide o texto selecionado em colunas. Para dividir o texto em colunas, primeiro, devemos selecionar o texto a ser dividido e depois clicar no boto de comando Colunas. Ele nos abrir a seguinte lista de opes:

Colunas Escolhida a opo desejada o texto ser automaticamente dividido. Para excluir a diviso de colunas inserida, basta selecionar o texto novamente e clicar em Um. Quebra: insere interrupes na continuidade do texto e em sua formatao padro. Veja a imagem para conhecer os tipos de quebra existentes e suas respectivas finalidades:

Tipos de quebra Nmero de linhas: insere a numerao das linhas na margem lateral de cada linha. Hifenizao: ativa o recurso da hifenizao, que permite que o Word quebre palavras entre suas slabas no final de cada linha.

Didatismo e Conhecimento

43

INFORMTICA
Grupo Plano de Fundo da Pgina:

Grupo plano de fundo da pgina Marca d gua: insere uma imagem desbotada, fantasma, no plano de fundo da pgina, atrs do texto digitado. Cor da pgina: altera a cor branca da pgina para outra personalizada. Bordas da pgina: adiciona ou altera a borda ao redor da pgina. Grupo Pargrafo:

Grupo pargrafo Permite ajustar o recuo direito e esquerdo do texto em relao s margens e tambm aumentar ou reduzir o espaamento antes e depois de cada pargrafo. Grupo Organizar:

Grupo organizar Posio: permite posicionar o objeto selecionado (uma imagem, por exemplo) na pgina com relao ao texto, de diversas maneiras:

Possibilidades da posio

Didatismo e Conhecimento

44

INFORMTICA
Trazer para a frente: trs o objeto selecionado para a frente do texto ou para a frente de outros objetos. Enviar para traz: leva o objeto selecionado para trs do texto ou de outros objetos. Quebra automtica do texto: possibilita o alinhamento do objeto selecionado de vrias formas em relao ao texto. Podemos escolher entre as opes: - Alinhado com o texto: o objeto ser alinhado na linha de base do texto, ou seja, no mesmo alinhamento do texto. - Quadrado: permite que o texto seja alinhado ao redor do objeto, formando um quadrado em volta dele. - Prximo: o texto ser distribudo o mais prximo possvel do objeto inserido. No ser formado um quadrado perfeito ao redor do objeto, como no caso anterior, ou seja, as palavras podem no ficar alinhadas ao redor dele. - Atrs do texto: como sugere, o objeto ficar posicionado atrs do texto digitado. Dessa forma ele ficar no fundo do texto. - Em frente ao texto: faz o efeito contrrio da opo anterior, ou seja, desloca o objeto para frente do texto digitado. - Superior e inferior: o texto ser alinhado sobre o objeto e em baixo dele. Veja que a estrela deste exemplo est sozinha no campo onde foi inserida e s h texto sobre ela e em baixo dela. - Atravs: o objeto ser visto atravs do texto. do texto: esse recurso nos permite mover os pontos ao redor do objeto, editando a disposio

- Editar pontos da disposio do texto ao seu redor.

Ainda h a como escolhermos outras opes de alinhamento do objeto em relao ao texto. Veja na figura a seguir o menu pelo qual conseguimos realizar todas estas configuraes:

Alinhamento do objeto em relao ao texto Alinhar: possibilita o alinhamento de bordas dos objetos selecionados, com as opes esquerda, centralizar, alinhar direita, alinhar parte superior, alinhar ao meio, alinhar parte inferior, distribuir horizontalmente e verticalmente, alinhar pgina, alinhar margem, alinhar objetos selecionados, exibir linhas de grade e configuraes da grade. Agrupar: agrupa vrios objetos, por exemplo, imagens, unindo-as como se fossem uma s. Girar: permite rotacionar o objeto invertendo-o para lados diferentes. Um objeto pode ser girado 90 para a esquerda, 90 para a direita, ter sua posio invertida verticalmente ou horizontalmente ou ainda podemos selecionar outras opes de rotao. Guia Referncias: Grupo Sumrio: Sumrio: possibilita a incluso de um sumrio ao documento, sendo necessrio apenas incluir o texto depois. Adicionar texto: adiciona o pargrafo selecionado como uma entrada do sumrio. Atualizar sumrio: atualiza o sumrio de forma que todas as entradas indiquem o nmero correto de suas respectivas pginas.
Didatismo e Conhecimento
45

INFORMTICA
Grupo Notas de Rodap: Inserir notas de rodap: insere notas no rodap do documento que sero renumeradas automaticamente conforme as alteraes de localizao do texto na pgina. Inserir nota de fim: notas de fim so notas inseridas no final do documento. Prxima nota de rodap: possibilita a visualizao (navegao) entre as notas de rodap inseridas no documento. Mostrar notas: possibilita visualizao das notas de rodap e nota de fim. Grupo Citaes e Bibliografia: Inserir citao: auxilia na citao de um livro, artigo de jornal ou outro peridico como fonte das informaes do documento. Gerenciar fontes bibliogrficas: exibe a lista de todas as fontes citadas no documento. Estilo: possibilita a escolha de um estilo de citao a ser usado no documento. Bibliografia: adiciona uma bibliografia que lista todas as fontes citadas no documento. Grupo Legendas: Inserir legenda: adiciona uma linha de texto em baixo de uma imagem ou objeto para descrev-lo. Inserir ndice de ilustraes: inclui uma lista com todas as ilustraes, tabelas ou equaes do documento. Atualizar ndice de ilustraes: atualiza o ndice de ilustraes incluindo todas as entradas do documento. Inserir referncia cruzada: referncias cruzadas so ttulos, ilustraes e tabelas, com textos como consulte a tabela ou v para a pgina. So atualizadas automaticamente se o contedo for movido para outro local. Grupo ndice: Marcar entrada: inclui o texto selecionado no ndice do documento. Inserir ndice: insere um ndice ao documento. Atualizar o ndice: atualiza o ndice de forma que todas as entradas indiquem o nmero de pgina correto. Grupo ndice de Autoridades: Marcar citao: adiciona o texto selecionado como uma entrada no ndice de autoridades. Inserir ndice de autoridades: relaciona os casos, estatutos e outras autoridades citadas no documento. Atualizar ndice de autoridades: atualiza o ndice de autoridades de forma a incluir todas as entradas do documento. Guia Correspondncias: Grupo Criar: Envelopes: permite a configurao da pgina para a criao de envelopes de diversos modelos. possvel usar a mala direta para imprimir os remetentes e destinatrios de vrios envelopes. Etiquetas: permite configurar a pgina para a criao de etiquetas de diversos modelos. possvel usar a mala direta para imprimir os dados das etiquetas. Grupo Iniciar Mala Direta:

Iniciar mala direta Iniciar mala direta: abre um assistente para criao de uma mala direta em que podemos criar diversos campos como nome, endereo, cidade, pas, e mail e outros. Nesses campos podemos incluir registros de diversas pessoas para usar em vrios documentos. Uma vez registrados, os dados podero ser usados em cartas, envelopes etiquetas e outros tipos de documentos. Selecionar destinatrios: possibilita a escolha de uma lista de pessoas para as quais desejamos enviar determinado documento. Editar lista de destinatrios: possibilita a excluso, insero e alterao de dados de destinatrios para nossa mala direta.
46

Didatismo e Conhecimento

INFORMTICA
Grupo Gravar e Inserir Campos: Realar campos de mesclagem: destaca no texto os campos que so referentes mala direta. Blocos de endereo: insere um conjunto de campos referentes ao endereo dos destinatrios ou remetentes de nossa mala direta. Especificamos o local e a formatao e o assistente insere os campos. Linha de saudao: insere uma linha de saudao em nosso documento. Inserir campos de mesclagem: possibilita inserir em qualquer lugar do documento campos presentes na nossa mala direta. Grupo Visualizar Resultados: Visualizar resultados: alterna entre os campos de mesclagem e os registros, ou seja, dados digitados nos campos, permitindo a visualizao dos dados das pessoas includas na mala direta. Botes de navegao: permitem visualizar os registros anteriores, prximos, iniciais ou finais da nossa mala direta. Localizar destinatrio: auxilia na busca dos registros de pessoas da nossa mala direta. Verificao automtica de erros: especifica como tratar os erros depois da concluso da nossa mala direta. Grupo Concluir: Concluir e mesclar: encerra as etapas necessrias para criao e/ou aplicao da mala direta. Para criar uma mala direta: 1) Clique no boto de comando Iniciar Mala Direta. 2) Escolha se deseja criar uma mala direta para cartas, mensagens de e mails, envelopes, etiquetas, diretrios, documento Normal do Word, ou selecione a opo Assistente de Mala Direta Passo a Passo. No nosso exemplo, ser esta a opo escolhida 3) O assistente composto por 6 passos para a criao da mala direta. No primeiro passo, somos questionados sobre qual o tipo de documento que estaremos trabalhando. Podemos escolher entre carta, e-mails, envelopes, etiquetas ou diretrios. Cada uma das opes escolhidas seguida de uma breve explicao. a. Cartas: envie cartas para um grupo de pessoas. Voc pode personalizar a carta que cada pessoa recebe. b. E-mails: envie e mails para um grupo de pessoas. Voc pode personalizar o e-mail que cada pessoa recebe. c. Envelopes: imprima envelopes com endereos para um endereamento conjunto. d. Etiquetas: imprima etiquetas de endereo para um endereo em conjunto. e. Diretrio: crie um nico documento com um catlogo ou lista de endereos. Aps a escolha da opo, que no nosso exemplo ser Cartas, clicamos na opo Prxima documento inicial. 4) Seremos questionados sobre como desejamos criar nossas cartas: a. Usar o documento atual: inicie com base no documento mostrado e use o assistente para adicionar informaes dos destinatrios. b. Iniciar com base em um modelo: inicie com base em um modelo de mala direta pronto para uso e que pode ser personalizado para satisfazer as suas necessidades. c. Inicie com base em um documento existente: inicie com base em um documento de mala direta existente e faa alteraes no contedo ou destinatrios. Escolheremos a opo Usar o documento atual e clicaremos em Prxima: Selecione os destinatrios. 5) Seremos questionados sobre a lista dos destinatrios: a. Usar lista existente: para usar essa opo j temos que ter criado anteriormente uma lista de destinatrios. Se j a tivssemos criado, clicaramos no boto procurar, para encontr-la no computador e depois usaramos os dados j existentes. b. Selecionar nos contatos do Outlook: o Outlook um programa de e mails que possui um cadastro de destinatrios de e mails que pode ser usado como fonte de dados para a mala direta. c. Digitar uma nova lista: o nosso caso. No temos lista de destinatrios criada ainda, ento, vamos selecionar essa opo e clicar no cone criar , para darmos incio a nossa mala direta.

Didatismo e Conhecimento

47

INFORMTICA
6) Clicando no Criar, teremos a seguinte tela:

Nova lista de endereos Nela, as colunas, que representam os campos da nossa mala direta, so predefinidas, mas podem ser alterados para nossa necessidade. Para alterar essa estrutura de campos, que esto dispostos em colunas, vamos clicar no boto Personalizar Colunas e a seguinte tela ser aberta:

Personalizar lista de endereos Para eliminar um campo indesejado, basta clicar sobre ele, na lista Nomes de campos e depois no boto Excluir. Se preferirmos renomear um campo que no ser usado, em vez de exclu-lo e criarmos outro, podemos apenas clicar sobre o nome do campo e em renomear. Mudamos o nome e clicamos no OK. Se for necessrio incluirmos campos que no existem, podemos clicar no boto Adicionar, inserir o nome do campo e clicar em OK. A disposio dos campos pode ser alterada pelos botes Mover para baixo e Mover para cima. Aps deixarmos a estrutura dos campos conforme o necessrio, basta clicar em cada clula da tabela da lista de endereos e digitar os dados. Para incluir mais um registro, clicamos no boto Nova Entrada. Caso um dos registros precisar ser eliminado, basta selecionar sua linha e clicar no boto Excluir Entrada, mas se precisarmos apenas alterar o contedo do registro, clicamos novamente na clula e redigimos o texto. Alteraremos os campos para que tenhamos: Nome, Sobrenome, Linha de endereo 1, CEP e Telefone Residencial. Se for necessrio encontrar algum registro inserido, podemos clicar no boto Localizar e entrar com os dados para consulta. Assim que for localizado, podemos alterar ou excluir o registro.

Didatismo e Conhecimento

48

INFORMTICA
Faremos esses procedimentos sucessivamente, at termos nossos dados preenchidos. No nosso exemplo, vamos cadastrar 5 funcionrios. Aps os registros, nossa mala direta ficar semelhante a figura a seguir:

Liste de endereos Aps os registros, clicaremos em Ok e teremos que salvar nossos dados antes de continuar. Depois de salvos, aparecer para ns a seguinte tela:

Destinatrios de mala direta Nossos destinatrios j esto cadastrados. Nesta etapa, podemos classificar por nome, por exemplo, localizar se houve entradas duplicadas, localizar um determinado destinatrio e alterar seus dados. Supondo que esteja tudo certo, vamos clicar no boto OK, e depois em Prxima: escreva a carta. Essa j ser a quarta etapa. Vamos escrever nossa carta. No incio da carta, colocaremos uma linha de saudao. Para isso, utilizando a mala direta, basta clicar na opo Linha de Saudao e selecionar as configuraes que desejamos que sejam includas nesta linha, atravs da tela a seguir:

Inserir linha de saudao


Didatismo e Conhecimento
49

INFORMTICA
No campo Formato da linha de saudao, podemos escolher entre Caro, Prezado ou nenhum. Podemos escolher tambm a forma que desejamos que o nome da pessoa aparea e se depois do nome desejamos que sejam colocados: (dois pontos) ou, (vrgula). Aps estas configuraes, vamos clicar no boto OK. No nosso documento aparecer o seguinte <<LinhaDeSaudao>>. Este campo ser substitudo pela saudao que escolhemos e os nomes dos funcionrios depois que terminarmos nossa mala direta. Continuando nossa carta, vamos digitar: Pedimos a gentileza de confirmar o endereo a seguir e assinar na linha indicada. Depois deste texto, clicaremos na opo e escolheremos, entre as opes a seguir, como desejamos que o endereo das pessoas aparea na carta. Essa opo j busca, automaticamente, os campos relacionados ao endereo da nossa mala direta.

Inserir bloco de endereo Como j temos o nome do destinatrio na nossa linha de saudao, desmarcaremos essa opo e clicaremos no OK. Aparecer o campo <<BlocoDeEndereos>>, que tambm ser substitudo pelos dados dos endereos dos nossos funcionrios cadastrados depois que terminarmos a mala direta. Para que a pessoa assine, passaremos um trao e colocaremos o campo Nome embaixo, para aparecer o nome de cada funcionrio, na sua respectiva carta. Para isso, vamos clicar em Mais itens , clicar em Nome e no boto Inserir.

Inserir campo de mesclagem Neste momento, nosso documento estar da seguinte forma:

Didatismo e Conhecimento

50

INFORMTICA
Vamos clicar em Prxima: visualize as cartas. Neste momento, os dados da primeira pessoa registrada aparecero nos lugares dos campos de linha de saudao, bloco de endereos e nome:

E o painel de tarefas ficar da seguinte forma, nos mostrar a barra de navegao para vermos todos os destinatrios, se assim desejarmos. Neste momento podemos excluir destinatrios, localizar destinatrios ou alterar dados dos mesmos, mas no nosso caso, s clicaremos em Prxima: conclua a mesclagem. Nossa mala direta estar pronta para ser impressa. Quando imprimirmos, sair uma carta personalizada para cada destinatrio da mala direta. Esse registro que criamos poder ser usado para diversos outros tipos de documentos. Por exemplo, podemos criar o envelope para as cartas, sem precisar digitar novamente os dados de cada um dos nossos funcionrios. Aps encerrarmos esse documento, se quisermos utilizar os dados da mala direta em outro, basta clicar na Guia Correspondncias, no boto de comando Selecionar Destinatrios e Usar Lista Existente. Localizaremos a lista no nosso computador e continuaremos nossos trabalhos. Vamos agora, criar o envelope para nossas cartas. Para isto, abrirmos um novo documento do Word e clicaremos na Guia Correspondncias, boto de comando Selecionar Destinatrios e Usar Lista Existente. Procurarmos nossa mala direta salva anteriormente. Aparentemente, com esse procedimento nada vai acontecer, mas neste momento a mala direta est habilitada para nosso uso. Agora, no Grupo Criar, clicaremos no boto de comando Envelopes. A seguinte janela ser mostrada:

Envelopes e etiquetas Pelo boto Opes, escolheremos o formato do nosso envelope e clicaremos em Adicionar ao documento. Depois, basta clicarmos na opo Bloco de Endereos, do Grupo Gravar e Inserir Campos. Nosso envelope j estar pronto para impresso.

Didatismo e Conhecimento

51

INFORMTICA
Guia Reviso: Grupo Reviso de texto:
1 2

3 4

Grupo reviso de texto 1 Pesquisar: abre o painel de tarefas viabilizando pesquisas em materiais de referncia como jornais, enciclopdias e servios de traduo. 2 Dica de tela de traduo: pausando o cursor sobre algumas palavras possvel realizar sua traduo para outro idioma. 3 Definir idioma: define o idioma usado para realizar a correo de ortografia e gramtica. 4 Contar palavras: possibilita contar as palavras, os caracteres, pargrafos e linhas de um documento. 5 Dicionrio de sinnimos: oferece a opo de alterar a palavra selecionada por outra de significado igual ou semelhante. 6 Traduzir: faz a traduo do texto selecionado para outro idioma. 7 Ortografia e gramtica: faz a correo ortogrfica e gramatical do documento. Assim que clicamos na opo Ortografia e gramtica, a seguinte tela ser aberta:

Verificar ortografia e gramtica A verificao ortogrfica e gramatical do Word, j busca trechos do texto ou palavras que no se enquadrem no perfil de seus dicionrios ou regras gramaticais e ortogrficas. Na parte de cima da janela Verificar ortografia e gramtica, aparecer o trecho do texto ou palavra considerada inadequada. Em baixo, aparecero as sugestes. Caso esteja correto e a sugesto do Word no se aplique, podemos clicar em Ignorar uma vez; caso a regra apresentada esteja incorreta ou no se aplique ao trecho do texto selecionado, podemos clicar em Ignorar regra; caso a sugesto do Word seja adequada, clicamos em Alterar e podemos continuar a verificao de ortografia e gramtica clicando no boto Prxima sentena. Se tivermos uma palavra sublinhada em vermelho, indicando que o Word a considera incorreta, podemos apenas clicar com o boto direito do mouse sobre ela e verificar se uma das sugestes propostas se enquadra. Por exemplo, a palavra informtica. Se clicarmos com o boto direito do mouse sobre ela, um menu suspenso nos ser mostrado, nos dando a opo de escolher a palavra informtica. Clicando sobre ela, a palavra do texto ser substituda e o texto ficar correto. Grupo Comentrios: Novo comentrio: adiciona um pequeno texto que serve como comentrio (explicao, complementao) do texto selecionado. Excluir comentrio: elimina o comentrio do texto selecionado. Comentrio anterior: permite visualizar (navegar) do comentrio atual para o(s) comentrio(s) anterior(es). Prximo comentrio: permite visualizar (navegar) do comentrio atual para o(s) prximo(s) comentrio(s).

Didatismo e Conhecimento

52

INFORMTICA
Grupo Controle:
1 2 3

4 5

Grupo controle 1 Controlar alteraes: controla todas as alteraes feitas no documento como formataes, incluses, excluses e alteraes. 2 Bales: permite escolher a forma de visualizar as alteraes feitas no documento com bales no prprio documento ou na margem. 3 Exibir para reviso: permite escolher a forma de exibir as alteraes aplicadas no documento. 4 Mostrar marcaes: permite escolher o tipo de marcao a ser exibido ou ocultado no documento. 5 Painel de reviso: mostra as revises em uma tela separada. Grupo Alteraes:

2 3

Grupo alteraes 1 Rejeitar: rejeita a alterao atual e passa para a prxima alterao proposta. 2 Anterior: navega at a reviso anterior para que seja aceita ou rejeitada. 3 Prximo: navega at a prxima reviso para que possa ser rejeitada ou aceita. 4 Aceitar: aceita a alterao atual e continua a navegao para aceitao ou rejeio. Grupo Comparar: Comparar: compara ou combina vrias verses de um documento e permite escolher os documentos de origem para serem mostrados e revisados. Grupo Proteger: Proteger documento: restringe aes como formatao e edio e tambm o tipo de acesso que as pessoas podem ter a esse documento. Guia Exibio: Grupo Modos de Exibio de Documento: Layout de impresso: a aparncia mais habitual da tela do Word, onde so visualizadas as barras de rolagem, rguas e outros recursos. Esse modo permite que vejamos o documento da maneira que ele ser impresso. Leitura em tela inteira: oculta as guias e barras da janela do Word, permitindo que o documento abranja a maior parte da tela. Layout da Web: mostra o documento como ficaria em uma pgina da web. Estrutura de tpicos: exibe o documento como uma estrutura de tpicos e mostra as ferramentas correspondentes. Rascunho: exibe o documento como um rascunho para alteraes rpidas. No mostra alguns recursos como cabealho de rodap.

Didatismo e Conhecimento

53

INFORMTICA
Grupo Mostrar/Ocultar: Rgua: mostra ou oculta a rgua. Linhas de grade: mostra ou oculta as linhas de grade.

Linhas de grade Barra de mensagem: exibe ou oculta a barra de mensagem. Mapa do documento: mostra ou oculta mapa do documento.

Mapa do documento Miniaturas: mostra ou oculta miniaturas das pginas do documento.

Grupo Zoom:

Miniaturas

1 2 3 4

Zoom 1 100%: amplia a imagem do documento na tela em seu tamanho padro.


Didatismo e Conhecimento
54

INFORMTICA
2 Uma pgina: permite visualizar na tela a largura exata de uma pgina.

Zoom de uma pgina 3 Duas pginas: permite a visualizao simultnea de duas pginas do documento na tela.

Zoom duas pginas 4 Largura da pgina: configura a largura do zoom da pgina para que ela corresponda a largura da janela. 5 Zoom: abre a janela de configurao de zoom, onde possvel configurar nveis de zoom personalizados para o documento e fazer uma visualizao prvia do efeito dessa configurao no documento.

Configurao do zoom
Didatismo e Conhecimento
55

INFORMTICA
Grupo Janela:
1 2 7 6 5 4

Grupo janela 1 Lado a lado: exibe duas janelas com lado a lado para que possam ser verificados dois documentos simultaneamente. 2 Rolagem sincronizada: faz com que os dois documentos abertos lado a lado rolem sincronizadamente. 3 Redefinir posio da janela: redefine a posio das janelas abertas lado a lado para que ambas dividam a tela igualmente. 4 - Alternar janelas: alterna entre as janelas abertas, ou seja, passa de uma janela para outra. 5 Dividir: divide a janela atual em partes de modo que sees diferentes do mesmo documento possam ser vistas simultaneamente. 6 Organizar tudo: coloca todas as janelas abertas do Word lado a lado na tela. 7 Nova janela: abre uma nova janela do Word. Grupo Macros: Macros: permitem exibir, gravar e excluir macros. Segundo a Central de Ajuda do Word: O objetivo de uma macro automatizar as tarefas usadas com mais freqncia. Embora algumas macros sejam simplesmente uma gravao de pressionamentos de teclas ou de cliques do mouse, macros VBA(Visual Basic for Applications (VBA):uma verso de linguagem macro do Microsoft Visual Basic usada para programar aplicativos do Microsoft Windows e includa em vrios programas da Microsoft.) mais potentes so criadas por desenvolvedores que utilizam um cdigo capaz de executar vrios comandos no computador. Por esse motivo, as macros VBA so consideradas um possvel risco segurana. Um usurio mal-intencionado poder introduzir uma macro perigosa atravs de um documento que, se for aberto, permitir que ela seja executada e possivelmente espalhe vrus(vrus: um programa de computador ou macro que infecta arquivos de computador inserindo cpias de si mesmo nesses arquivos. Quando o arquivo infectado carregado na memria, o vrus pode infectar outros arquivos. Os vrus freqentemente tm efeitos colaterais nocivos.) em seu computador. Se no arquivo em que estivermos trabalhando for encontrada uma macro suspeita, aparecer o seguintes aviso de segurana, sob as guias: As macros foram desabilitadas. Logo em seguida, teremos um boto de Opes, que nos mostrar informaes mais precisas sobre o que foi detectado pelo programa. Acabamos de estudar sobre todas as guias, grupos e botes de comando do Word. Outra novidade do Microsoft Word 2007 a barra de formatao suspensa que aparece quando selecionamos uma palavra. Ela chamada de barra de formatao rpida e traz os itens mais comuns de formatao de fonte para um acesso mais rpido do que as opes encontradas na Guia Incio. Com essa barra, podemos alterar o tipo de fonte, tamanho de fonte, aumentar ou reduzir a fonte, selecionar auto formataes, copiar a formatao existente no texto selecionado com a ferramenta pincel, aplicar negrito, itlico, centralizar o alinhamento, definir uma cor de realce, alterar a cor da fonte, aumentar ou diminuir o recuo, entre outras formataes possveis.

Barra de formatao rpida


Didatismo e Conhecimento
56

INFORMTICA
Teclas de Atalho: Para complementar nossos estudos sobre o Word, vamos ver uma lista com diversas teclas de atalho, que substituem funes de cliques do mouse, agilizando nosso trabalho. A lista que vamos estudar pode ser usada em vrios outros programas, mas vale a ressalva de que nem sempre as teclas de atalho que desempenham uma funo em um programa, fazem o correspondente em outro. CTRL+C: copia a palavra ou o texto selecionado. CTRL+V: cola o que est na rea de transferncia, no local onde estiver o ponto de insero. CTRL+X: recorta a palavra ou o texto selecionado. CTRL+N: formata o texto selecionado para o negrito. CTRL+I: formata o texto selecionado para o itlico. CTRL+S: sublinha o texto selecionado. CTRL+Z: desfaz a ltima ao. CTRL+Y: refaz a ltima ao desfeita. CTRL+=: deixa o texto selecionado em subscrito. CTRL+Shift++: deixa o texto selecionado em sobrescrito. CTRL+Shift+P: abre a janela para formatao de fonte, com o tamanho da fonte selecionado para alterao. CTRL+Shift+F: abre a janela para formatao de fonte, com o tipo de fonte selecionado para alterao. CTRL+Shifit+C: aciona a ferramenta Formatar Pincel. CTRL+>: aumenta o tamanho da fonte. CTRL+<: diminui o tamanho da fonte. CTRL+Q: alinha o texto esquerda. CTRL+E: centraliza o alinhamento do texto. CTRL+J: justifica o alinhamento do texto. CTRL+*: aciona a funo do boto Mostrar tudo. CTRL+L: abre a janela do Localizar. CTRL+U: abre a janela do Substituir. CTRL+K: abre a janela Inserir Hiperlink. F7: abre a janela do Verificar Ortografia e Gramtica. Alt+Clique: abre o painel de tarefas do Pesquisar. Shift+F7: abre a janela do dicionrio de sinnimos. CTRL+A: abre a janela para abrir um documento existente. CTRL+B: salva o documento em edio. CTRL+P: imprime o documento. Para encerrar, vale ressaltar que muitas das informaes que vimos em nossos estudos sobre o Word, foram retiradas do prprio programa, da sua ajuda ou dos popups que o prprio programa oferece quando pausamos o mouse sobre seus recursos. ANOTAES

--

Didatismo e Conhecimento

57

INFORMTICA

5. USO DE PLANILHAS ELETRNICAS (EXCEL E CALC)

Excel

3 5

6 7 12

11

13 10

Janela inicial Excel A figura a cima mostra a tela inicial do Microsoft Excel: 1. Boto do Office: permite aes como novo, abrir, salvar, imprimir e outras. 2. Barra de Ferramentas de Acesso Rpido: permite a incluso de cones que podemos usar de forma rpida, com poucos cliques, atravs dessa barra. 3. Barra de Ttulo: mostra o nome do programa e do arquivo, alm de trazer os botes minimizar, restaurar/maximizar e fechar. O nome padro de um arquivo do Excel Pasta. 4. Barras de Rolagem: permite rolar a tela para ver toda a extenso do documento. 5. Guias: trazem todo o contedo (todos os comandos) a ser utilizado no Excel. 6. Grupos: so conjuntos de botes de comando, separados por finalidade. 7. Caixa de nome: mostra o nome da clula ativa. Atravs dela, tambm podemos dar nome para uma clula, evitando assim que tenhamos que nos recordar em qual posio da planilha ela se encontra. Por exemplo:

Exemplo para ilustrao

Didatismo e Conhecimento

58

INFORMTICA
Na pequena amostra da planilha a cima, para somar os elementos (10 e 20), temos que selecion-los ou lembrar que esto nas clulas A1 e A2. Como a planilha tem poucos dados, isso fica fcil, mas vamos supor que seja uma planilha com muitas clulas preenchidas.Para no termos que nos recordar da localizao desses dados e podermos utiliz-los em qualquer outra parte da planilha ou da pasta, podemos colocar nomes nas clulas e usar esses nomes nas frmulas. Para nomear uma clula, basta selecion-la, clicar na caixa de nomes e digitar o nome desejado. Nesse caso, nomeamos a clula A1, como salrio e a clula A2, como adicional.Dessa forma, em qualquer lugar da planilha eu posso fazer uma frmula, usando os nomes das clulas, como demonstrado pela figura a seguir:

Frmula usando nomes 1. Barra de frmulas: mostra o contedo real da clula, mesmo que esteja aparecendo nela um nmero resultante de uma frmula.

Exemplo barra de frmula Na figura a cima, vemos na clula ativa o nmero 30, mas na barra de frmula, vemos =soma(C31:C32). Isso significa que o nmero 30, na realidade, o resultado dessa frmula. Alm dessa funo, a barra de frmula tem o boto Inserir funo que abre um assistente para ajudar a inserir uma srie de funes. 2. Cabealho das linhas: o cabealho das linhas representado pelos nmeros que aparecem na vertical. Cada nmero representa uma linha, sendo, no total, 65536 linhas. 3. Guia das planilhas: assim que abrimos o Excel, ele nos traz trs planilhas inicialmente iguais. Essas planilhas simulam folhas de clculo. Quando alteramos uma planilha e salvamos o documento, mesmo sem alterar as outras, o documento ser salvo com todas as planilhas inseridas. Para inserir planilhas, podemos clicar com o boto direito do mouse em uma das planilhas existentes e depois em Inserir, verificar se o item planilha est selecionado e clicar em OK, ou clicar na guia Inserir planilha. Podemos ainda usar as teclas de atalho Shift+F11. 4. Cabealho das colunas: as letras, dispostas na horizontal, representam as colunas. Elas iniciam na letra A e vo at as letras IV. So, no total, 256 colunas. 5. Clula: o encontro entre uma coluna e uma linha. Quando est selecionada, chamamos de clula ativa. As clulas podem ser nomeadas, como vimos no item 7, ou apenas serem chamadas e localizadas pela posio de linha e coluna, como por exemplo: A1, onde A a coluna e o 1, a linha. 6. Barra de Status: mostra em que modo a clula se encontra, as opes de exibio, que podem ser Normal, Layout da Pgina ou Quebra da Pgina e o ponteiro de regulagem do Zoom. Agora que conhecemos a estrutura da janela do Excel e possvel nossa localizao e o entendimento dos termos que sero usados, passaremos a conhecer suas Guias e Botes de Comando, excluindo aqueles que so comuns ao Word.

Didatismo e Conhecimento

59

INFORMTICA
Guia Incio: Grupo Nmero:

Grupo nmero Excel Escolhe como os valores de uma clula sero exibidos: como percentual, moeda, data ou hora. Os botes exibidos na imagem a cima, respectivamente, transformam os nmeros em: estilo da moeda, percentual, milhar, diminuem as casas decimais e aumentam as casas decimais. Grupo Nmero:

Grupo estilo Excel Formatao condicional: reala as clulas desejadas, enfatizando valores que temos a inteno de ressaltar para o usurio, seja por representarem o resultado final de uma funo ou uma condio. Podemos usar, para essa formatao, estilo de fonte, de preenchimento, entre outros recursos. Por exemplo, se desejarmos que uma clula fique com a cor da fonte em vermelho, sempre que seu valor for negativo, podemos usar a formatao condicional. Formatar como tabela: formata rapidamente um intervalo de clulas e convert-lo em tabela, escolhendo um estila de tabela predefinido. Estilo de clula: formata rapidamente uma clula escolhendo um dos estilos predefinidos. Grupo Clulas:

Grupo clulas Inserir: insere linhas, clulas, colunas e tabelas. Excluir: exclui linhas, clulas, colunas e tabelas. Formatar: altera a altura da linha ou a largura da coluna, organizar planilhas ou proteger/ocultar clulas. Grupo Edio:
1 2

3 4 5

Grupo edio
Didatismo e Conhecimento
60

INFORMTICA
1 Classificar e filtrar: organiza os dados para que sejam mais facilmente analisados. 2 Localizar e Selecionar: localiza e seleciona um texto especfico, uma formatao ou um tipo de informao na pasta de trabalho. 3 Limpar: exclui todos os elementos da clulas ou remove seletivamente a formatao, o contedo ou os comentrios. 4 Preencher: continua um padro em uma ou mais clulas adjacentes.

Exemplo preencher 5 Soma: exibe a soma das clulas selecionadas diretamente aps essas clulas. Guia Inserir: Grupo Grficos:

Grupo grficos Aps selecionar clulas, podemos escolher um dos tipos de grficos para serem criados na planilha referente aos dados ou em uma nova planilha separadamente. Para criarmos um grfico: 1) Selecionamos um grupo de clulas, que obrigatoriamente, tm que envolver dados numricos. Somente com dados numricos contidos nesta seleo ser possvel criar um grfico, pois os grficos representam (expressam) dados numricos.

Seleo das clulas para criao do grfico

Didatismo e Conhecimento

61

INFORMTICA
2) Escolher um tipo de grfico que represente adequadamente o que desejamos. Temos que tomar um cuidado especial na hora de escolher o tipo de grfico, pois nem sempre ele consegue representar o que desejamos. Por isso, devemos ler atentamente a breve explicao que aparece sob os tipos de grficos, para escolhermos o mais adequado:

Aplicao do grfico Os grficos podem ser: - Colunas: usados para comparar valores em diversas categorias. - Linhas: so usados para exibir tendncias ao longo do tempo. - Pizza: exibem a comparao de valores em relao a um total. - Barras: comparam mltiplos valores. - rea: mostram as diferenas entre vrios conjuntos de dados ao longo de um perodo de tempo. - Disperso: compara pares de valores. - Outros grficos: possibilita a criao de grficos como Aes, Superfcie, Rosca, Bolhas e outros. Guia Frmulas: Grupo Biblioteca de Funes:

Biblioteca de funes - Inserir funo: permite a edio da frmula da clula ativa. - AutoSoma: faz a soma das clulas selecionadas, mostrando o resultado logo aps a seleo. - Usadas Recentemente: mostra uma lista com as funes mais usadas recentemente, permitindo reutilizao rpida. - Financeira: oferece uma lista com funes financeiras. - Lgica: mostra uma lista com funes lgicas para serem selecionadas e usadas. - Texto: mostra uma lista com funes de texto para serem selecionados e usados. - Data e Hora: mostra funes que criam e editam data e hora. - Pesquisa e Referncia: mostra e permite a seleo em uma lista de funes de pesquisa e referncia. - Matemtica e Trigonometria: apresenta uma lista com funes de matemtica e trigonometria para serem selecionadas e usadas. - Mais Funes: apresenta uma lista com funes estatsticas, informativas, de engenharia e de cubo.

Didatismo e Conhecimento

62

INFORMTICA
Grupo Nomes Definidos:

Guia nomes definidos - Gerenciador de nomes: permite a criao, edio, excluso e localizao de todos os nomes usados na pasta de trabalho, como nomes de frmulas e clulas. - Definir nome: oferece uma outra forma de nomear as clulas. - Usar em frmula: auxilia a usar um nome presente na pasta de trabalho, como o nome de uma clula, em uma frmula. - Criar a partir da seleo: cria automaticamente, nomes para as clulas selecionadas. Grupo Auditoria de Frmulas:

Grupo auditoria de frmulas - Rastrear precedentes: indica quais clulas deram origem ao valor de outra determinada clula.

Rastrear precedentes - Rastrear dependentes: mostra setas que indicam quais clulas so afetadas pelo valor da clula afetada pelo valor da clula ativa.

Rastrear dependentes - Remover setas: remove as setas mostradas pelas opes rastrear dependentes e precedentes. - Mostrar frmulas: mostra, nas clulas, as frmulas que deram origem aos seus valores. - Verificao de erros: procura e d suporte a restaurao de erros comuns de serem encontrados nas frmulas. - Avaliar frmula: depura uma frmula, avaliando capa parte dela individualmente. - Janela de inspeo: monitora os valores de determinadas clulas medida que so feitas alteraes na planilha.
Didatismo e Conhecimento
63

INFORMTICA
Grupo Clculo:

Grupo clculo - Opes de clculo: especifica quando as frmulas sero calculadas. Por padro, sempre que alterarmos um valor que afete outros valores, os novos valores sero calculados imediatamente. - Calcular agora: calcula a pasta de trabalho inteira. - Calcular planilha: calcula a planilha atual. Guia Dados: Grupo Dados Externos:

Grupo dados externos - Do Access: importa para o Excel, dados que foram gravados no programa Access. - Da Web: importa da Internet, dados para dentro do Excel. - De Texto: importa dados de um arquivo de texto. - De Outras Fontes: importa dados para o Excel de outras fontes de dados. - Conexes existentes: importa dados para o Excel de uma fonte externa, selecionando uma opo de uma lista de fontes usadas como frequncia. Grupo Conexes:

Grupo conexes - Atualizar tudo: atualiza, na pasta de trabalho, todas as informaes provenientes de uma fonte de dados. - Conexes: mostra todas as conexes existentes na pasta de trabalho. - Propriedades: especifica como as clulas conectadas a uma fonte de dados sero atualizadas, que dados sero atualizados, que contedo da fonte ser exibido e como as alteraes no nmero de linhas ou colunas da fonte de dados sero tratadas na pasta de trabalho. - Editar links: mostra todos os outros arquivos aos quais uma planilha est vinculada, para que possamos atualizar ou remover os vnculos. Grupo Classificar e Filtrar:

Grupo classificar e filtrar

Didatismo e Conhecimento

64

INFORMTICA
- Classificar: permite colocar os dados selecionados em ordem alfabtica crescente ou decrescente. - Filtro: insere setas nas colunas que permitem filtrar, ou seja, selecionar de forma facilitada os dados de uma lista. - Limpar: retira do documento os filtros inseridos. - Reaplicar: reaplica o filtro colocado nas clulas. - Avanado: especifica parmetros para a filtragem de dados. Grupo Ferramentas de Dados:

Grupo ferramentas de dados - Texto para colunas: separa o contedo de uma clula do Excel em colunas separadas. - Remover duplicatas: exclui linhas duplicadas de uma planilha - Validao de dados: permite especificar valores invlidos para uma planilha. Por exemplo, podemos especificar que a planilha no aceitar receber valores menores que 10. - Consolidar: combina valores de vrios intervalos em um novo intervalo. - Teste de hipteses: testa diversos valores para a frmula na planilha. Grupo Estrutura de Tpicos:

Grupo estrutura de tpicos - Agrupar: permite o agrupamento de linhas ou clulas. - Desagrupar: desfaz o agrupamento realizado. - Subtotal: realiza clculos, dispondo nas clulas a totalizao de trechos selecionados. Guia Reviso: Grupo Alteraes:

Grupo alteraes - Proteger Planilha: permite ativar restries de acesso planilha. - Proteger Pasta de Trabalho: permite configurar restries de acesso (digitao, alterao) na pasta de trabalho. - Compartilhar Pasta de Trabalho: compartilha a mesma pasta de trabalho entre vrias pessoas, permitindo que essas pessoas usem seus dados ao mesmo tempo. - Proteger e Compartilhar Pasta de Trabalho: permite configurar restries de acesso em partes diferentes da pasta de trabalho para pessoas diferentes. Dessa forma, pessoas diferentes podem ter acesso e permisses de alterao apenas determinadas partes da pasta de trabalho. - Controlar alteraes: controla todas as alteraes feitas na pasta de trabalho, como incluses, excluses, alteraes etc.
65

Didatismo e Conhecimento

INFORMTICA
Terminamos de estudar as Guias do Excel, que so exceo ao Word. Agora, veremos algumas de suas curiosidades: Para alterar o tamanho das colunas, basta pausar o mouse entre as linhas das colunas e clicar 2 x. Com isso a coluna se expande, de forma que todo o contedo da clula fique visvel. Perceba que quando est digitando uma palavra ou frase j digitada, o Excel quer complet-la para voc. Esse o recurso do autocompletar do Excel. Tecla Scroll Lock no Excel: clique em uma clula mais ou menos no meio da sua tela, como por exemplo a clula G18. Com o Scroll Look desligado, mova as setas de direo (do teclado), por exemplo, a seta que aponta para baixo. Veja que a clula selecionada vai mudando para G19, G20 e assim por diante. Volte a selecionar a clula G18, pressione o Scrooll Look e veja que um led se acendeu no teclado indicando que ele est ligado. Pressione a tecla de direo (no teclado) que aponta para baixo, algumas vezes. Veja que a tela se moveu e a clula ativa continua sendo a G18. A principal funo do Excel facilitar os clculos com o uso de suas frmulas. A partir de agora, estudaremos vrias de suas frmulas. Para iniciar, vamos ter em mente que, para qualquer frmula que ser inserida em uma clula, temos que ter sinal de = no seu incio. Esse sinal, oferece uma entrada no Excel que o faz diferenciar textos ou nmeros comuns de uma frmula. SOMAR Se tivermos uma sequncia de dados numricos e quisermos realizar a sua soma, temos as seguintes formas de faz-lo:

Soma simples Usamos, nesse exemplo, a frmula =B2+B3+B4. Aps o sinal de = (igual), clicar em uma das clulas, digitar o sinal de + (mais) e continuar essa sequncia at o ltimo valor.

Soma Aps a sequncia de clulas a serem somadas, clicar no cone soma, ou usar as teclas de atalho Alt+=. A ltima forma que veremos a funo soma digitada. Vale ressaltar que, para toda funo, um incio fundamental:
= nome da funo (
1 2 3

1 - Sinal de igual. 2 Nome da funo. 3 Abrir parnteses.

Didatismo e Conhecimento

66

INFORMTICA
Aps essa sequncia, o Excel mostrar um pequeno lembrete sobre a funo que iremos usar, onde possvel clicar e obter ajuda, tambm. Usaremos, no exemplo a seguir, a funo = soma(B2:B4).

Lembrete mostrado pelo Excel. No lembrete exibido na ltima figura, vemos que aps a estrutura digitada, temos que clicar em um nmero, ou seja, em uma clula que contm um nmero, depois digitar ; (ponto e vrgula) e seguir clicando nos outros nmeros ou clulas desejadas. Aqui vale uma explicao: o ; (ponto e vrgula) entre as sentenas usadas em uma funo, indicam que usaremos uma clula e outra. Podem ser selecionada mantendo a tecla CTRL pressionada, por exemplo. Existem casos em que usaremos, no lugar do ; (ponto e vrgula), os :, dois pontos, que significam que foi selecionada uma sequncia de valores, ou seja, de um valor at outro, ou de uma clula at outra. Dando continuidade, se clicarmos sobre a palavra soma, do nosso lembrete, ser aberta uma janela de ajuda no Excel, onde podemos obter todas as informaes sobre essa funo. Apresenta informaes sobre a sintaxe, comentrios e exemplos de uso da funo. Esses procedimentos so vlidos para todas as funes, no sendo exclusivos da funo Soma.

Ajuda do Excel sobre a funo soma SUBTRAO A subtrao ser feita sempre entre dois valores, por isso no precisamos de uma funo especfica. Tendo dois valores em clulas diferentes, podemos apenas clicar na primeira, digitar o sinal de - (menos) e depois clicar na segunda clula. Usamos na figura a seguir a frmula = B2-B3.

Exemplo de subtrao
Didatismo e Conhecimento
67

INFORMTICA
MULTIPLICAO Para realizarmos a multiplicao, procedemos de forma semelhante subtrao. Clicamos no primeiro nmero, digitamos o sinal de multiplicao que, para o Excel o * asterisco, e depois, clicamos no ltimo valor. No prximo exemplo, usaremos a frmula =B2*B3.

Exemplo de multiplicao Outra forma de realizar a multiplicao atravs da seguinte funo: =MULT(B2;C2) multiplica o valor da clula B2 pelo valor da clula C2.

A 1 2 PRODUTO Feijo

B VALOR 1,50 50

C QUANT. TOTAL

E =MULT(B2;C2)

DIVISO Para realizarmos a diviso, procedemos de forma semelhante subtrao e multiplicao. Clicamos no primeiro nmero, digitamos o sinal de diviso que, para o Excel a / barra, e depois, clicamos no ltimo valor. No prximo exemplo, usaremos a frmula =B3/B2.

Exemplo de diviso PORCENTAGEM Para aprender sobre porcentagem, vamos seguir um exemplo: um cliente de sua loja fez uma compra no valor de R$ 1.500,00 e voc deseja dar a ele um desconto de 5% em cima do valor da compra. Veja como ficaria a formula na clula C2.

Exemplo de porcentagem

Didatismo e Conhecimento

68

INFORMTICA
Onde: B2 se refere ao endereo do valor da compra * - sinal de multiplicao 5/100 o valor do desconto dividido por 100 (5%). Ou seja, voc est multiplicando o endereo do valor da compra por 5 e dividindo por 100, gerando assim o valor do desconto. Se preferir pode fazer o seguinte exemplo: =B2*5% Onde: B2 endereo do valor da compra * - sinal de multiplicao 5% - o valor da porcentagem. Depois para o saber o Valor a Pagar, basta subtrair o Valor da Compra o Valor do Desconto, como mostra no exemplo. MXIMO Mostra o maior valor em um intervalo de clulas selecionadas. Na figura a seguir, iremos calcular a maior idade digitada no intervalo de clulas de A2 at A5. A funo digitada ser = mximo (A2:A5).

Exemplo da funo mximo Onde: = mximo o incio da funo; (A2:A5) refere-se ao endereo dos valores onde voc deseja ver qual o maior valor. No caso a resposta seria 10. MNIMO Mostra o menor valor existente em um intervalo de clulas selecionadas. Na figura a seguir, calcularemos o menor salrio digitado no intervalo de A2 at A5. A funo digitada ser = mnimo (A2:A5).

Exemplo da funo mnimo Onde: = mnimo o incio da funo; (A2:A5) refere-se ao endereo dos valores onde voc deseja ver qual o maior valor. No caso a resposta seria R$ 622,00.

Didatismo e Conhecimento

69

INFORMTICA
MDIA A funo da mdia soma os valores de uma sequncia selecionada e divide pela quantidade de valores dessa sequncia. Na figura a seguir, foi calculada a mdia das alturas de quatro pessoas, usando a funo = mdia (A2:A4):

Exemplo funo mdia Foi digitado = mdia (, depois, foram selecionados os valores das clulas de A2 at A5. Quando a tecla Enter for pressionada, o resultado ser automaticamente colocado na clula A6. Todas as funes, quando um de seus itens for alterado, recalculam o valor final. DATA Esta frmula insere a data automtica em uma planilha.

Exemplo funo hoje Na clula C1 est sendo mostrado o resultado da funo = hoje(), que aparece na barra de frmulas. INTEIRO Com essa funo podemos obter o valor inteiro de uma frao. A funo a ser digitada =int(A2). Lembramos que A2 a clula escolhida e varia de acordo com a clula a ser selecionada na planilha trabalhada.

Exemplo funo int

ARREDONDAR PARA CIMA Com essa funo, possvel arredondar um nmero com casas decimais para o nmero mais distante de zero. Sua sintaxe : = ARREDONDAR.PARA.CIMA(nm;nm_dgitos) Onde: Nm: qualquer nmero real que se deseja arredondar. Nm_dgitos: o nmero de dgitos para o qual se deseja arredondar nm.
Didatismo e Conhecimento
70

INFORMTICA

Incio da funo arredondar.para.cima Veja na figura, que quando digitamos a parte inicial da funo, o Excel nos mostra que temos que selecionar o num, ou seja, a clula que desejamos arredondar e, depois do ; (ponto e vrgula), digitar a quantidade de dgitos para a qual queremos arredondar. Na prxima figura, para efeito de entendimento, deixaremos as funes aparentes, e os resultados dispostos na coluna C:

Funo arredondar para cima e seus resultados ARREDONDAR PARA BAIXO Arredonda um nmero para baixo at zero. ARREDONDAR.PARA.BAIXO(nm;nm_dgitos) Nm: qualquer nmero real que se deseja arredondar. Nm_dgitos: o nmero de dgitos para o qual se deseja arredondar nm. Veja a mesma planilha que usamos para arredondar os valores para cima, com a funo arredondar.para.baixo aplicada:

Funo arredondar para baixo e seus resultados RESTO Com essa funo podemos obter o resto de uma diviso. Sua sintaxe a seguinte: = mod (nm;divisor) Onde: Nm: o nmero para o qual desejamos encontrar o resto. Divisor: o nmero pelo qual desejamos dividir o nmero.

Exemplo de digitao da funo MOD Os valores do exemplo a cima sero, respectivamente: 1,5 e 1.

Didatismo e Conhecimento

71

INFORMTICA
VALOR ABSOLUTO Com essa funo podemos obter o valor absoluto de um nmero. O valor absoluto, o nmero sem o sinal. A sintaxe da funo a seguinte: =abs(nm) Onde: ABS(nm) Nm: o nmero real cujo valor absoluto voc deseja obter.

Exemplo funo abs DIAS 360 Retorna o nmero de dias entre duas datas com base em um ano de 360 dias (doze meses de 30 dias). Sua sintaxe : = DIAS360(data_inicial;data_final) Onde: Data_inicial = a data de incio de contagem. Data_final = a data a qual quer se chegar. No exemplo a seguir, vamos ver quantos dias faltam para chegar at a data de 20/12/2012, tendo como data inicial o dia 02/06/2012. A funo utilizada ser =dias360(A2;B2):

Exemplo funo dias360 FUNO SE A funo se uma funo lgica e condicional, ou seja, ela trabalha com condies para chegar ao seu resultado. Sua sintaxe : = se (teste_lgico; valor_se_verdadeiro; valor_se_falso) Onde: = se( = incio da funo. Teste_lgico = a comparao que se deseja fazer. Vale lembrar que podemos fazer vrios tipos de comparaes. Para fins didticos, usaremos clulas A1 e A2, supondo que estamos comparando valores digitados nessas duas clulas. Os tipos de comparao possveis e seus respectivos sinais so: A1=A2 verifica se o valor de A1 igual ao valor de A2 A1<>A2 verifica se o valor de A1 diferente do valor de A2 A1>=A2 verifica se o valor de A1 maior ou igual ao valor de A2 A1<=A2 verifica se o valor de A1 menor ou igual ao valor de A2 A1>A2 verifica se o valor de A1 maior do que o valor de A2 A1<A2 verifica se o valor de A1 menor do que o valor de A2 No lugar das clulas podem ser colocados valores e at textos. Valor_se_verdadeiro = o que queremos que aparea na clula, caso a condio for verdadeira. Se desejarmos que aparea uma palavra ou frase, dentro da funo, essa deve estar entre (aspas). Valor_se_falso= o que desejemos que aparea na clula, caso a condio proposta no for verdadeira. Vamos observar alguns exemplos da funo SE:
Didatismo e Conhecimento
72

INFORMTICA
Exemplos: Os alunos sero aprovado se a mdia final for maior ou igual a 7. A funo digitada ser, na clula C2, =SE(B2>=7; Aprovado; Reprovado). Observe que, em cada clula, B2 substitudo pela clula correspondente mdia que queremos testar:

Exemplo 1 funo SE Onde: = SE( o incio da funo. B2>=7 a comparao proposta (se a mdia maior ou igual a 7). Aprovado o valor_se_verdadeiro, pois o que desejamos que aparea na clula se a condio for verdadeira, ou seja, se o valor da mdia for maior ou igual a 7. Reprovado o valor_se_falso, pois o que desejamos que aparea na clula se a condio for falsa, ou seja, se o valor da mdia no for maior ou igual a 7. Uma empresa vai fazer a aquisio de 10 cadeiras, desde que sejam da cor branca. A funo usada ser: =SE(C2= Branca; Sim; No)

Exemplo 2 funo SE Onde: = SE( o incio da funo. C2>= Branca a comparao proposta (se a cor da cadeira branca). Sim o valor_se_verdadeiro, pois o que desejamos que aparea na clula se a condio for verdadeira, ou seja, se a cor da cadeira for branca. No o valor_se_falso, pois o que desejamos que aparea na clula se a condio for falsa, ou seja, se a cadeira no for branca.

Didatismo e Conhecimento

73

INFORMTICA
Uma loja ir oferecer um desconto de 5% para compras a cima de R$ 1.000,00. A funo usada ser = SE(A2>1000;A2-(A2-5%); No haver desconto)

Exemplo 3 funo SE Onde: = SE( o incio da funo. A2>1000 a comparao proposta (se a compra maior que R$ 1,000,00). A2-(A2*5%) o valor_se_verdadeiro, pois caso a condio for verdadeira, ou seja, caso o valor da compra for maior que R$ 1.000,00, desejamos que seja descontado 5% do valor da compra. Como se trata de um clculo, no colocamos o valor_se_verdadeiro entre (aspas). No haver desconto o valor_se_falso, pois o que desejamos que aparea na clula se a condio for falsa, ou seja, se a compra no for maior que R$ 1.000,00. FUNO SE + E Essa funo usada quando temos que satisfazer duas condies. Por exemplo, a empresa comprar a cadeira se a cor for branca e o valor inferior a R$ 300,00. A funo usada ser: = SE(E(C2= Branca; D2<300; Sim; No)

Exemplo funo SE E Onde: = SE(E( o incio da funo. C2> Branca a primeira condio. D2<300 a segunda condio. Sim o valor_se_verdadeiro. No o valor_se_falso. Nesse caso, no sero compradas nenhuma das duas cadeiras pois, apesar da primeira cadeira ser branca, ela no tem o valor menor que R$ 300,00. Para aparecer Sim na clula, as duas condies teriam que ser atendidas.

Didatismo e Conhecimento

74

INFORMTICA
FUNO SE + OU Essa funo usada quando temos que satisfazer uma, entre duas condies. Por exemplo, a empresa comprar a cadeira se a cor for branca OU o valor inferior a R$ 300,00. A funo usada ser: = SE(OU(C2= Branca; D2<300; Sim; No)

Exemplo funo SE OU Onde: = SE(OU( o incio da funo. C2> Branca a primeira condio. D2<300 a segunda condio. Sim o valor_se_verdadeiro. No o valor_se_falso. Nesse caso, apenas uma das condies tm que ser satisfeitas para que a cadeira seja comprada. SE com vrias condies Podemos usar essa variao da funo SE, quando vrias condies forem ser comparadas. Por exemplo: Se o aluno tiver mdia maior ou igual 9, sua meno ser Muito bom; se sua mdia maior ou igual 8, sua meno ser Bom; se a mdia for maior ou igual 7, sua meno ser Regular, se no atender esses critrios, a meno ser Insuficiente. A frmula usada ser: =SE(A2>=9; Muito Bom;SE(A2>=8;Bom;SE(A2>=7;Regular;Insuficiente)))

Exemplo funo SE com vrias condies Onde: = SE( o incio da funo. A2>=9 a primeira condio. Muito bom o valor_se_verdadeiro, caso a primeira condio for verdadeira. A2>=8 a segunda condio. Bom o valor_se_verdadeiro, caso a segunda condio for verdadeira. A2>=7 a terceira condio. Regular o valor_se_verdadeiro, caso a terceira condio for verdadeira. Insuficiente o valor_se_falso, caso nenhuma das condies forem atendidas.

Didatismo e Conhecimento

75

INFORMTICA
CONT.SE uma funo que conta os valores de uma sequncia, desde que seja atendida uma condio. Por exemplo, vamos contar quantos alunos preferem ma. A funo usada ser: = cont.se(B2:B4; ma)

Exemplo funo cont.se Onde: = CONT.SE( o incio da funo. B2:B4 indica que o intervalo que ser observado ser desde a clula B2 at a clula B4. ma a palavra que servir como parmetro para a contagem. Para encerrar esse tpico, vale lembrar que o Excel tem vrias outras funes que podem ser estudadas pelo boto inserir funo e a ajuda do prprio Excel, que foi usada para obter vrias das informaes contidas nesse tpico da apostila. Macros Segundo informaes do prprio programa Microsoft Excel: Para automatizar tarefas repetitivas, voc pode gravar uma macro rapidamente no Microsoft Office Excel. Voc tambm pode criar uma macro usando o Editor do Visual Basic, no Microsoft Visual Basic, para gravar o seu prprio script de macro ou para copiar toda a macro, ou parte dela, para uma nova. Aps criar uma macro, voc poder atribu-la a um objeto (como um boto da barra de ferramentas, um elemento grfico ou um controle) para poder execut-la clicando no objeto. Se no precisar mais usar a macro, voc poder exclu-la. Gravar uma macro Para gravar uma macro, observe se a guia Desenvolvedor est disponvel. Caso no esteja, siga os seguintes passos: 1. Clique no Boto do Microsoft Office e, em seguida, clique em Opes do Excel. 2. Na categoria Popular, em Opes principais para o trabalho com o Excel, marque a caixa de seleo Mostrar guia Desenvolvedor na Faixa de Opes e clique em OK. Para definir o nvel de segurana temporariamente e habilitar todas as macros, faa o seguinte: Na guia Desenvolvedor, no grupo Cdigo, clique em Segurana de Macro.

Em Configuraes de Macro, clique em Habilitar todas as macros (no recomendvel; cdigos possivelmente perigosos podem ser executados) e em OK. Para incluir uma descrio da macro, na caixa Descrio, digite o texto desejado. Clique em OK para iniciar a gravao. Execute as aes que deseja gravar. Na guia Desenvolvedor, no grupo Cdigo, clique em Parar Gravao .

Didatismo e Conhecimento

76

INFORMTICA
BrOffice.Org Calc A estrutura da janela do Calc muito semelhante a que vimos no Excel e no Writer e muito mais semelhante ao Excel em suas verses mais antigas. Quanto s frmulas e funes, ele atende s vistas no mdulo do Excel, por isso nos basearemos nas diferenas e particularidades desse programa. Conheceremos primeiro a estrutura de sua janela:
1 2 3 4 5 6 7

10

11 13 12

Janela do Calc A figura a cima mostra a tela inicial do Calc, onde: 1. Barra de Ttulo: apresenta o boto do Calc, o nome da pasta, do programa e os botes fechar, restaurar/maximizar e fechar. 2. Barra de Menu: apresenta todas as opes de uso do programa. 3. Barra de Ferramentas Padro: possui os cones mais usados durante os trabalhos no programa Calc, para um acesso mais rpido do que se tivssemos que acessar as mesmas opes na barra de menu. 4. Barra de Formatao: permite a formatao rpida, atravs de cones, das clulas, colunas e linhas. 5. Caixa de nome: permite nomear clulas e mostra a coluna e linha da clula ativa. 6. Linha de entrada: mostra o contedo real da clula, mesmo que esse seja o resultado de uma funo. Vm aps o cone assistente de funo e soma . 7. Cabealho das colunas: representa as colunas, com letras. 8. Cabealho das linhas: representa as linhas, com nmeros. 9. Clula: o encontro de uma coluna com uma linha. Quando est selecionada, chamamos de clula ativa. 10. Barras de rolagem: permitem rolar a tela para vermos toda a extenso da planilha. 11. Planilhas: so, inicialmente, trs planilhas iguais, que representam folhas de clculo. 12. Barra de Status: mostra o nmero da planilha que estamos e o total de planilhas, o ponteiro do zoom. 13. Botes de Navegao: nos permite navegar entre as planilhas existentes, possibilitando visualizar as guias das planilhas anteriores, prximas, ltima e primeira. Como a estrutura da janela do Calc bem semelhante a vrios itens vistos no Writer e no Excel, vamos conhecer as suas principais barras de trabalho e alguns exemplos das prticas que podem ser realizadas: Barra de formatao:

5 6

7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

19

20

21

Barra de formatao Calc

Didatismo e Conhecimento

77

INFORMTICA
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. Estilos e formatao: exibir/ocultar a janela estilo e formatao. Nome da fonte: permite alterar o tipo da fonte; Tamanho da Fonte: atravs dele, alteramos o tamanho da fonte; Negrito: permite deixar a palavra selecionada em negrito, ou seja, mais grossa; Itlico: deixa a palavra selecionada em itlico, ou seja, com uma pequena queda direita. Sublinhado: sublinha a palavra selecionada, ou seja, deixa um trao em baixo da palavra. Alinhar esquerda: alinha o texto margem esquerda. Centralizar horizontalmente: centraliza o texto, horizontalmente, no meio da pgina. Alinhar direita: alinha o texto margem direita. Justificado: Alinha o texto s margens direita e esquerda, incluindo espaos caso necessrio. Mesclar e centralizar clulas: junta as clulas selecionadas como se as fundisse, tornando-as uma s clula; Formato de numrico: Moeda: aplica ou retira a cifra monetria padro. Formato de numrico: Porcentagem: aplica ou remove o formato de porcentagem no nmero selecionado. Formato de numrico: adicionar casa decimal: este boto adiciona ou exclui casas decimais aps a vrgula; Formato de numrico: excluir casa decimal: este boto adiciona ou exclui casas decimais aps a vrgula; Diminuir recuo: diminui a quantidade de espaos com relao margem. Aumentar recuo: insere recuos (espaos). Bordas: permite inserir ou retirar vrios tipos de bordas ao redor das clulas; Cor do plano de fundo: aplica ou retira cor de preenchimento das clulas; Cor da fonte: altera a cor das palavras, letras ou caracteres; Alternar as linhas de grade para a planilha atual: Oculta/mostra as linha de grade da planilha.

Exemplos prticos: 1) Para digitar: Basta clicar na clula e digitar a palavra desejada. Para corrigir a palavra, clique duas vezes na clula e faa a alterao, ou ento, clique na linha de entrada e realize o procedimento desejado. 2) Para mesclar clulas: Selecione as clulas desejadas e clique no cone mesclar e centralizar

Efeito mesclar e centralizar

Didatismo e Conhecimento

78

INFORMTICA
3) Alterar a largura da coluna: Posicione o mouse no cabealho das colunas, no meio da diviso de duas colunas. No exemplo da figura a seguir, usamos as colunas A e B. Pressione o boto esquerdo e arraste a coluna at a largura que desejar. Se quiser usar uma largura que se ajuste automaticamente ao maior texto digitado, basta clicar duas vezes, com o boto esquerdo, na diviso das colunas. Se desejar que a largura da coluna obedea a uma medida em centmetros, observe que, conforme a arrasta, a largura mostrada em uma pequena tarja amarela. No nosso exemplo, a largura est com o tamanho de 2,65 cm.

Alterando a largura da coluna 4) Formatar a fonte: Selecione a clula desejada, e clique nos cones da barra de formatao que forem necessrios. Observe que na barra de formatao ficaro mostra as formataes utilizadas.

Formatao da fonte da clula Observando a barra de formatao possvel verificar que foram usadas as seguintes formataes na clula A1: Nome da fonte: Arial Unicode MS Tamanho da fonte: 10,5 Negrito Itlico Alinhamento: centralizado A clula est mesclada A cor do preenchimento e a cor da fonte tambm ficam visveis embaixo dos respectivos cones.
Didatismo e Conhecimento
79

INFORMTICA
5) Inserindo Formato numrico: moeda: selecione as clulas desejadas e clique no cone Formato numrico: moeda, encontrado na barra de formatao.

Formato numrico: moeda Pelos exemplos, podemos observar, que para aplicarmos algum dos recursos da barra de formatao, basta selecionar a clula e clicar no item desejado. Barra de ferramentas padro: ]
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Barra de ferramentas padro 1. Novo: permite criar um novo documento, nos seguintes formatos:

Menu novo

Didatismo e Conhecimento

80

INFORMTICA
2. Abrir: abre um documento j existente. 3. Salvar: grava o documento no HD do computador ou em outra mdia, como em um pendrive, por exemplo. Os procedimentos para salvar o documento pela primeira vez so semelhantes ao que fazemos se desejarmos salvar um documento j salvo, mas com outro nome ou em outro local. Quando clicamos no cone salvar, sendo a primeira vez que o documento em edio ser salvo, ser aberta a seguinte tela:

Janela salvar como Onde: Salvar em: onde especificamos em que local do computador, ou em que drive, ser salvo o arquivo. Nome do arquivo: o nome que colocaremos para referir-se ao arquivo que est sendo salvo. Salvar como tipo: especifica a extenso que deixaremos no arquivo, ou seja, que tipo de arquivo ele ser. Se fizermos alteraes no arquivo e desejarmos apenas grav-las no mesmo local e no mesmo arquivo, clicando no cone do salvar, essa sobreposio das informaes novas ser feita automaticamente, sem que a janela salvar como seja aberta de novo. Mas se quisermos que as alteraes no sejam salvas em cima do documento atual, e sim salvar com outro nome o arquivo alterado, ou em outro local, temos que clicar na barra de menu, em Arquivo, Salvar como. 4. E-mail com o documento anexado: possibilita enviar um e mail, atravs do programa de e mail configurado, com o arquivo em anexo. 5. Editar arquivo: habilita o arquivo para edio. 6. Exportar diretamente como PDF: transforma o arquivo no formato pdf. 7. Imprimir arquivo diretamente: envia o arquivo para a impressora padro instalada. 8. Visualizar pgina: permite a visualizao da pgina no formato que ser impressa. 9. Ortografia: abre a janela ortografia para que seja realizada a verificao e correo ortogrfica. 10. Autoverificao ortogrfica: faz os procedimentos de verificao ortogrfica automaticamente. 11. Cortar: retira da planilha o item selecionado e o coloca na rea de transferncia. 12. Copiar: cria uma cpia do item selecionado e o coloca na rea de transferncia. 13. Colar: coloca no arquivo o item que est na rea de transferncia. 14. Pincel de estilo: copia as formataes utilizadas em uma clula ou texto selecionado, possibilitando a aplicao dessas formataes em outro texto ou clula, sem a necessidade de clicar em cada um dos itens de formatao usados novamente. 15. Desfazer: volta uma etapa do procedimento adotado. 16. Refazer: refaz o que foi desfeito.
Didatismo e Conhecimento
81

INFORMTICA
17. Hyperlink: abre a janela hyperlink, onde podemos criar um link do documento com um endereo de Internet, um servidor FTP ou Telnet, com correio e notcias, outro documento ou um novo documento.

Janela hyperlink 18. Classificar em ordem crescente: classifica os dados selecionados em ordem crescente. 19. Classificar em ordem decrescente: classifica os dados selecionados em ordem decrescente. 20. Grfico: usa assistentes para criao de grficos. Veremos esse item com mais detalhes. 21. Mostra funes e desenhos: mostra/oculta a barra de desenho do Calc: 22. Localizar e substituir: abre uma janela onde podemos digitar uma palavra e localizar essa palavra na planilha ou na pasta de trabalho. Tambm possvel, alm de localizar a palavra, substitu-la por outra palavra.

Janela localizar e substituir Na janela mostrada pela figura, ser procurado na planilha o nome merson, sempre que for clicado no boto Localizar. Se tivermos vrias vezes esse mesmo nome escrito na planilha e quisermos localizar todos eles, podemos clicar no boto Localizar todos. Se for necessrio substituir todos os nomes do merson pelo nome Rogrio, podemos clicar no boto Substituir todos, que sero substitudos de uma s vez, pelo nome Rogrio.

Didatismo e Conhecimento

82

INFORMTICA
23. Navegador: permite navegar pela pasta de trabalho atravs da janela da imagem a seguir:

Janela navegador Dessa forma, podemos navegar entre as planilhas da pasta de trabalho, entre as clulas, colunas, linhas, nomes de intervalo, intervalos de banco de dados, reas vinculadas, figuras, objetos, anotaes e desenhos. Quando nos referimos a essa navegao o mesmo que dizer que ser mostrado na tela, o local da planilha que contm determinado objeto (figura, anotaes). Essa uma forma rpida de locomoo na planilha, muito til quando precisarmos encontrar determinado item para alter-lo, exclu-lo ou apenas observ-lo. 24. Galeria: mostra uma galeria com diversos estilos de cones usados em home pages, marcadores, plano de fundo, rguas e sons. Observe a figura a seguir para verificar sua aplicao:

Galeria Na figura a cima, na clula A2, foi inserido um cone do tema Home Page; na clula A3, foi inserido um cone do tema marcadores; na frente da clula A6, foi inserida uma imagem do tema Planos de fundo. Para inserir qualquer um desses temas, basta selecionar o tema, selecionar o item desejado e arrast-lo, com o boto esquerdo do mouse pressionado at o local desejado na planilha.

Didatismo e Conhecimento

83

INFORMTICA
25. Fontes de dados: permite ocultar ou mostrar as fontes de dados que podem ser usadas na planilha.

Fontes de dados 26. Zoom: permite aumentar ou diminuir a visualizao da planilha na tela. Esse efeito s altera a visualizao do contedo na tela, sem alterar seu tamanho de impresso ou proporo no documento.

Exemplo de uso do zoom No exemplo da figura, estamos mostrando a planilha com um zoom de 180%. O zoom ainda pode ser ajustado pela largura e altura, apenas pela largura, 100% (que o tamanho padro), entre outras opes. 27. Ajuda do BrOffice: exibe uma janela onde podemos obter informaes e instrues, como em um manual, do BrOffice.Calc. 28. Pesquisar texto: permite a localizao de uma determinada palavra na planilha. 29. Localizar o prximo: continua procurando a palavra digitada no Pesquisar texto, nas prximas clulas da planilha. 30. Localizar anterior: continua procurando a palavra digitada no Pesquisar texto, nas celular anteriores da planilha. Grficos: Para inserir um grfico no Calc, primeiro, assim como no Excel, podemos selecionar as clulas, tomando o cuidado para que hajam dados numricos nessa seleo. Depois, clicamos no cone Grfico, que fica na barra de ferramentas padro. Esses procedimentos mostraro a tela a seguir:

Criando um grfico

Didatismo e Conhecimento

84

INFORMTICA
No assistente de grfico, podemos escolher o tipo de grfico que desejamos e sua variao. No nosso caso, vamos escolher o tipo pizza e a variao normal. No segundo passo Intervalo de dados, podemos verificar, alterar ou selecionar um intervalo de clulas que sero representados pelo nosso grfico. No terceiro passo Sequncia de dados, podemos adicionar ou remover, grupos de clulas selecionadas para fazerem parte do nosso grfico. No quarto passo Elementos do grfico, podemos editar o ttulo do grfico, subttulo, eixo e legenda. Veja a seguir a planilha e o grfico criado, representando a quantidade de cada item da festa do Pedrinho, com relao ao total de itens adquiridos:

Trmino da criao do grfico

6. USO DE INTERNET (NAVEGAO WEB, CORREIO ELETRNICO)

Internet A Internet uma grande estrutura fsica e lgica, que possibilita o compartilhamento de recursos e trfego de informaes. A estrutura fsica formada por cabos, conectores, satlites, antenas, modems, repetidores, roteadores, entre outros equipamentos, que tornam possvel, atravs de protocolos (como o TCP/IP) e softwares (como os navegadores), a transformao da informao da linguagem entendida pelo usurio para a linguagem de mquina, o envio, a localizao dos destinatrios e reconhecimento dos remetentes e a traduo da linguagem de mquina para o formato entendido pelos usurios. A Internet no liga apenas equipamentos, mas tambm redes a redes, de estruturas e tecnologias diferentes, possibilitando a troca de informaes entre empresas, usurios domsticos, pessoas de bairros, cidades e pases diferentes, derrubando barreiras geogrficas e favorecendo a globalizao. O objetivo inicial da Internet era atender necessidades militares. A agncia norte-americana ARPA ADVANCED RESEARCH AND PROJECTS AGENCY e o Departamento de Defesa americano, na dcada de 60, criaram um projeto que pudesse conectar os computadores de departamentos de pesquisas e bases militares, para que, caso um desses pontos sofresse algum tipo de ataque, as informaes e comunicao no seria totalmente perdida, pois estariam salvas em outros pontos estratgicos. O projeto inicial, chamado ARPANET usava uma conexo a longa distncia e possibilitava que as mensagens fossem fragmentadas e endereadas ao seu computador de destino. O percurso entre o emissor e o receptor da informao, poderia ser realizado por vrias rotas assim, caso algum ponto no trajeto fosse destrudo, os dados poderiam seguir por outro caminho garantindo a entrega da informao. Quando essa tecnologia passou a interligar e favorecer a troca de informaes de computadores de universidades dos EUA e de outros pases, surgiu o nome INTERNET. Com a evoluo dos computadores pessoais e seu forte potencial comercial, a Internet deixou de conectar apenas computadores de universidades, passou a conectar empresas e, em fim, usurios domsticos. Na dcada de 90, o Ministrio das Comunicaes e o Ministrio da Cincia e Tecnologia do Brasil, trouxeram a Internet para os centros acadmicos e comerciais. Essa tecnologia rapidamente foi tomando conta de todos os setores sociais at atingir a amplitude de sua difuso nos tempos atuais.
Didatismo e Conhecimento
85

INFORMTICA
Navegao Web A navegao na Internet consiste em utilizar de seus recursos atravs do Navegadores de internet ou browsers que so programas de computador especializados em visualizar e dar acesso s informaes disponibilizada na web. O Internet Explorer ou IE, o navegador padro do Windows. Como o prprio nome diz, um programa preparado para explorar a Internet dando acesso a suas informaes. Representado pelo smbolo do e azul, possvel acess-lo apenas com um duplo clique em seu smbolo.

Smbolo do Internet Explorer Barra de Ttulo: Como os demais programas da Microsoft, poderemos perceber alguns padres conhecidos como o caso da sua Barra de ttulo:

Barra de ttulo IE Nela, podemos observar o nome do Programa e o nome da pgina que est sendo exibida. No final da barra temos os trs botes padro: minimizar, maximizar (restaurar) e fechar. Barra de atalhos e barra de endereo A prxima barra da estrutura da sua janela a Barra de atalhos e a Barra de endereo, que vem acompanhada dos botes voltar e avanar, conforme mostrado a seguir:
1 2 3 4 5 6 7

Barra de atalhos e barra de endereos Onde: 1 Boto voltar: volta para a pgina visitada anteriormente. Por exemplo, se o usurios navegou por algumas pginas e gostaria de retornar a pgina que visitou antes, basta ir clicando no boto voltar at que seja exibida novamente o site que deseja na janela do seu navegador, sem ter que digitar novamente o endereo do site.Vale lembrar que essa funo s ser habilitada caso o navegador no tenha sido fechado. Quando fechamos o navegador, mesmo que voltemos a acess-lo logo em seguida, as pginas no ficaro memorizadas no boto voltar. 2 Boto avanar: habilitado sempre que voltamos para pginas anteriores. Assim fica fcil navegar entre os sites visitados, avanando e revendo os sites at o ltimo que foi visitado. 3 - Drop down: A setinha preta que aponta para baixo, depois dos botes de voltar e avanar, traz os sites que j foram visitados e que podem se tornar as prximas pginas a serem exibidas. Os sites so armazenados nessa lista quando usamos o boto voltar. Esse mecanismo facilita avanarmos novamente at o site em que estvamos, sem precisarmos clicar vrias vezes no boto avanar. Outra facilidade que o drop down nos traz a presena do boto Histrico. Com ele podemos visualizar todos os sites que visitamos e, caso necessrio, clicar em um endereo presente na lista para acessar novamente o site.

Didatismo e Conhecimento

86

INFORMTICA

Boto histrico

Histrico O boto histrico mostra e oculta o histrico de navegao. Se clicarmos em um desses endereos, nosso navegador abrir a pgina selecionada. Podemos tambm excluir itens do histrico. Para isso, basta clicar com o boto direito do mouse sobre o endereo que queremos eliminar da lista e depois, clicar com o boto esquerdo em excluir.

Excluindo um item do histrico O histrico configurado em outra parte do navegador que veremos mais adiante. 4 Barra de endereo: nela que fazemos a entrada, via teclado, do endereo da pgina (URL) que desejamos visitar. No final dessa linha, encontramos outro drop down que abre uma lista com os ltimos endereos visitados para que possamos acess-los apenas clicando sobre eles, sem precisar digit-los novamente. Outra facilidade que a barra de endereo nos traz o auto-completar. Quando comeamos a digitar um endereo que j visitamos, aparece uma lista de opes de endereos que tem o incio igual ao que estamos comeando a digitar. 5 Boto atualizar: clicando sobre ele o programa faz a atualizao das informaes da pgina que est sendo mostrada no navegador, ou seja, ele carrega novamente as informaes do site no navegador. 6 Boto parar: interrompe o carregamento das informaes na pgina atual. 7 Barra de busca: possibilita pesquisas de informaes na Internet pelo mecanismo de busca estipulado. No caso da nossa ilustrao, est sendo usado o Google para realizar as buscas pelas informaes de entrada que o usurio fizer nessa linha.

Didatismo e Conhecimento

87

INFORMTICA
Barra de Menu
1 2 3 4 5 6

Barra de menu Como visto nos programas anteriores, essa barra contm todos os comandos possveis do navegador. Vamos conhecer alguns dos menus disponveis: 1 - Menu Arquivo: nele encontramos as seguintes opes: Nova Guia: abre uma nova guia na barra de guias, onde podemos usar a barra de endereo para acessar outra pgina sem sair da que estamos. Duplicar Guia: abre uma outra guia com o mesmo contedo que est sendo exibido no navegador. til para quando queremos observar ou comparar informaes que esto em lugares diferentes na mesma pgina. Nova janela: abre outra janela do Internet Explorer. Ficamos ento com dois programas abertos ao mesmo tempo. Abrir: abre uma janela de onde podemos entrar com o endereo de um site, mesmo que ele esteja sendo criado no nosso computador, para fazermos sua visualizao no navegador.

Janela abrir Editar com Microsoft Office Word: abre o Microsoft Word e carrega alguns itens da pgina em um documento que possibilita edio. Esse documento pode ser salvo para alguma finalidade do usurio, mas no altera a pgina de origem na Internet. Salvar/Salvar como: salvam a pgina no computador, possibilitando sua leitura posterior, sem o acesso com a Internet. No entanto, vrios recursos so desabilitados. Fechar Guia: fecha a guia atual, retirando-a da Barra de Guias. Configurar Pgina: abre a janela Configura pgina, possibilitando alteraes de tamanho da pgina, orientao do papel, margens e outras configuraes que vo influenciar na impresso do documento.

Configurar pgina
Didatismo e Conhecimento
88

INFORMTICA
2 - Menu Editar: possibilita o uso de recurso como recortar, copiar, colar, selecionar tudo e localizar nesta pgina. Este ltimo item nos auxilia na procura de termos (palavras) dentro da pgina que est sendo mostrada pelo navegador. 3 Menu Exibir: trabalha principalmente na exibio de opes como: Barras de Ferramentas: mostra/oculta barras como a de Status, Favoritos, Comandos, Menus e outras que possam ser disponibilizadas junto com programas instalados pelo usurio. Guias Rpidas: abre miniaturas das pginas que esto sendo exibidas nas guias para uma navegao rpida entre elas.

Guias rpidas No exemplo da figura, existem duas guias sendo usadas, uma com o site do Google e outra com o site da Escola Tcnica Estadual Professor Massuyuki Kawano. Com o uso das Guias rpidas vemos as miniaturas dos dois sites e podemos nos locomover rapidamente entre eles. Barras do Explorer: oculta/mostra barras como a do Favoritos, Histrico, Feeds, Pesquisar entre outras. Ir Para: mais uma forma de voltar s pginas visitadas anteriormente, avanar, abrir a home Page. Zoom: altera a proximidade da imagem na tela. Tamanho do texto: possibilita aumentar ou reduzir o tamanho dos textos escritos nas pginas. Cdigo Fonte: mostra o cdigo de programao usado para desenvolver a pgina que est sendo visualizada no navegador.

Cdigo fonte 4 Favoritos: permite organizar e guardar os sites preferidos do usurio. Mostra as opes: Adicionar a favoritos:

Adicionar a favoritos
Didatismo e Conhecimento
89

INFORMTICA
Se voc acha a pgina que est sendo exibida no navegador ser til para uso posterior, ou simplesmente gostaria de ter aquela pgina na sua coleo pessoal, basta estar com ela visvel e clicar na opo Favoritos, do Menu Exibir. Na linha nome, que aparece na figura Adicionar a favoritos, voc pode manter o nome padro ou trocar por outro que represente esse site. Na opo Criar em, o padro o que est na figura. Se clicarmos no boto Adicionar, com as informaes que esto sendo mostradas, sua pgina ficar na lista do Favoritos. Mas se voc tem vrios grupos de interesse, por exemplo, estudos, trabalho, laser; pode criar pastas para organizar suas pginas favoritas de uma forma mais fcil e gil para uso posterior. Para criar uma pasta, clique no boto Nova Pasta. Digite o nome da pasta, escolha o local da lista de favoritos em que ela ser criada, e clique em Criar.

Criar pasta favoritos

Lista favoritos Observe a figura. Os sites que esto representados pelos seus cones ou pelo smbolo do IE foram adicionados direto no local padro Favoritos. Essa lista, quanto maior, mais dificulta a localizao do site desejado. A criao de pastas, como ocorreu nos casos de Sites da Microsoft na Web e Editora Novaconcursos, possibilita a organizao por assuntos, facilitando a localizao e uso posterior. Adicionar Barra de Favoritos: permite que a pgina que est sendo exibida seja adicionada como um boto na barra de favoritos. Para isso, basta acessar a pgina desejada e clicar nessa opo do Menu Favoritos. Na figura a seguir, observe o boto Apostila para Concursos P.... Ele foi adicionado barra de favoritos pelo procedimento descrito a cima.

Adicionar barra de favoritos.

Didatismo e Conhecimento

90

INFORMTICA
Organizar Favoritos: um local onde podemos, facilmente, fazer a organizao da nossa lista de pginas favoritas. Nele podemos criar novas pastas, mover pginas da lista para dentro de pastas ou para fora delas, excluir pastas ou links.

Organizar favoritos 5 Ferramentas: oferece uma srie de itens que possibilitam a realizao de servios como: Excluir Histrico de Navegao: limpa toda a lista do histrico que contm os sites acessados, deixando vazia a lista da figura Organizar favoritos, que estudamos h pouco. Navegao InPrivate: segundo o site oficial do Internet Explorer: A Navegao InPrivate permite que voc navegue na Web sem deixar vestgios no Internet Explorer. Isso ajuda a impedir que qualquer outra pessoa que possa estar usando seu computador veja quais pginas voc visitou e o que voc procurou na Web. Voc pode iniciar a Navegao InPrivate a partir da pgina Nova Guia ou pressionando o boto Segurana. Quando voc inicia a Navegao InPrivate, o Internet Explorer abre uma nova janela do navegador. A proteo oferecida pela Navegao InPrivate tem efeito apenas durante o tempo que voc usar a janela. Voc pode abrir quantas guias desejar nessa janela e todas elas estaro protegidas pela Navegao InPrivate. Entretanto, se voc abrir outra janela do navegador ela no estar protegida pela Navegao InPrivate. Para finalizar a sesso da Navegao InPrivate, feche a janela do navegador. Bloqueador de Pop-ups: Pop-up uma pequena janela do navegador da Web, que aparece no topo do site que voc est visitando. Frequentemente, as janelas pop-up so abertas assim que voc entra no site e geralmente so criadas por anunciantes. O bloqueador de pop-ups desabilita ou habilita o aparecimento dos pop-ups e tambm permite configurar para que sejam mostrados somente os pop-ups de sites especficos, escolhidos pelo usurio. Filtro do SmartScreen: um recurso que verifica o site, ativa o filtro smart screen e relata sobre sites no seguros. No site oficial do Internet Explorer, encontramos que o filtro ajuda a combater ameaas com o um conjunto de ferramentas que interfere na: Proteo antiphishing para filtrar ameaas de sites impostores destinados a adquirir informaes pessoais, como nomes de usurios, senhas e dados de cobrana. Reputao de aplicativo para remover todos os avisos desnecessrios de arquivos conhecidos e mostrar avisos importantes para downloads de alto risco. Proteo antimalware para ajudar a impedir que softwares potencialmente perigosos se infiltrem no seu computador.
Didatismo e Conhecimento
91

INFORMTICA
Opes da Internet: abre a janela Opes da Internet que possibilita vrios tipos de configuraes do Internet Explorer. Essa janela composta pelas guias Geral, Conexes, Segurana, Programas, Privacidade, Avanadas e Contedo. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa janela e suas opes:

Opes da Internet Guia Geral Home Page: A home Page a pgina exibida assim que voc entra no navegador Internet Explorer e para ela que voc volta quando clica no cone . Se houver uma pgina aberta e clicarmos no boto Usar atual, essa pgina passar a ser nossa home Page. Se clicarmos em Usar padro, o site padro da Microsoft ser colocado como home. Podemos tambm escolher a opo Usar em branco, que abre o navegador com a tela em branco (about:blank). Histrico de Navegao: com esse recurso, podemos excluir o histrico de navegao (mais uma forma de excluso), cookies, senhas salvas e informaes de formulrios da Web. Quando clicamos no boto Excluir, podemos escolher as opes que desejamos descartar ou manter. Podemos, por exemplo, manter cookies e arquivos temporrios dos sites salvos em Favoritos, que armazenem as preferncias do usurio. Alguns itens que podem ser excludos, so os arquivos temporrios da Internet que so cpias de pginas da web, imagens e mdias salvas para uma exibio posterior mais rpida; os cookies, que so arquivos armazenados no computador por sites para salvar preferncias como informaes de logon; histrico; dados de formulrios, que so informaes salvas digitadas em formulrios da web, como nomes de usurio; senhas que so automaticamente preenchidas em sites que j foram visitados; dados de filtragem InPrivate, para excluir vestgios de sites que possam estar compartilhando detalhes da navegao InPrivate. Pesquisa: atravs do boto Configuraes desse item, aberta a janela Gerenciador de complementos que, entre outras opes, nos traz o tipo de complemento Provedores de pesquisa. Com ele podemos selecionar o provedor de pesquisa que desejamos exibir ou alterar. Guias: permite alterar a forma de funcionamento das guias, atravs da janela Configuraes de Navegao com Guias. Nessa janela, possvel habilitar a navegao com guias, configurar para receber um aviso quando forem fechadas vrias guias, sempre alternar para novas guias quando elas forem criadas, habilitar guias rpidas, habilitar grupos de abas. Permite tambm que configuremos a forma que a nova guia ser mostrada quando criada: pgina em branco, pgina da nova guia ou contendo a home Page. Nessa janela, configuramos tambm o que desejamos que o Internet Explorer faa quando encontrar um pop-up: permitir que o programa decida como pop-ups sero abertos, sempre abrir pop-up em uma nova janela ou sempre abrir pop-ups em uma nova guia. Da mesma forma, escolhemos como os links de outros programas sero abertos: em nova janela, em nova guia da janela atual ou em guia da janela atual.
Didatismo e Conhecimento
92

INFORMTICA
Guia Conexes A guia conexes, permite criar novas conexes com a Internet, com redes locais, conexes dial-up e redes virtuais privadas e escolher servidores Proxy. Guia Segurana Com ela podemos escolher zonas especficas para alterar as configuraes de segurana. Essas zonas so: Internet - destinada a sites da Internet, exceto aqueles listados em zonas confiveis restritas. Podemos escolher trs nveis de segurana para a Internet: - Alto: aconselhado para sites que possam conter contedo perigoso. Possibilita o nvel mximo de segurana, desabilitando os itens menos seguros dos sites. - Mdio-Alto: apropriado para a maioria dos sites. Emite uma pergunta antes de baixar contedo potencialmente inseguro e no baixa controles ActiveX no assinalados. - Mdio: pergunta antes de baixar contedo potencialmente inseguro e no baixa controles ActiveX no assinalados. Intranet Local destina se a todos os sites localizados na Intranet. Oferece os seguintes nveis de segurana: - Alto, mdio-alto, mdio: seguem as mesmas especificaes supracitadas - Mdio-baixo: apropriado para sites da rede local (intranet), a maior parte do contedo ser executada sem pergunta, no baixa controles ActiveX no assinalados e igual ao nvel mdio, mas sem perguntas. - Baixo: oferece o mnimo de segurana e avisos. A maior parte do contedo baixada e executada sem confirmao, todo o contedo ativo pode ser executado e s aconselhado para sites em que confiamos plenamente. Sites confiveis contm sites que acreditamos que no causaro danos ao computador ou aos arquivos. Os nveis de segurana permitidos para essa zona so: alto, mdio-alto, mdio, mdio-baixo e baixo. Sites restritos destinada a sites que talvez danifique o computador ou os arquivos. Os nveis de segurana permitidos para essa zona so: alto, mdio-alto, mdio, mdio-baixo e baixo.

Opes da Internet Segurana H tambm como personalizar as configuraes de segurana para uma srie de itens, atravs do boto Nvel personalizado. Vale lembrar que estas configuraes influenciam no funcionamento da zona selecionada, por isso, deve ser feita apenas por pessoas que conheam o reflexo da configurao que esto propondo. Caso haja alguma configurao indevida, podemos recorrer ao boto Restaurar o nvel padro de todas as zonas, que retorna as configurao originais de cada zona.
93

Didatismo e Conhecimento

INFORMTICA
Guia Programas: atravs dessa guia podemos selecionar o programa que o Windows executar como padro para cada para cada servio da Internet. Por exemplo: Editor de HTML: podemos escolher um desses programas para ser executado automaticamente pelo Windows: Word, Bloco de Notas, Excel, Publisher. E-mail: Microsoft Outlook, Outlook Express, Mozzila Thunderbird, Windows Live Hotmail. Esses programas podem ser escolhidos como padro, desde que instalados no computador. possvel escolher ainda, programas para os servios de Grupos de Notcias, Chamada na Internet, Calendrio e Lista de contatos. Nessa guia escolhemos qual o navegador que ser usado como padro e podemos configurar o gerenciador de complementos, no item barras de ferramentas e extenses. Guia Privacidade: permite configuraes sobre informaes particulares que so usadas durante a navegao na Web, para ajudar a impedir anncios direcionados, fraude e roubo de identidade. Os nveis de configurao de privacidade para a zona da Internet so: Bloquear todos os cookies: bloqueia todos os cookies de todos os sites e impossibilita a leitura de cookies que j estejam salvos no computador. - Alto: bloqueia todos os cookies de sites que no tenham uma poltica de privacidade completa e cookies que salvam informaes que podem ser usadas para contatar o usurio sem o seu consentimento explcito. - Mdio-alto: bloqueia cookies de terceiros que no tenham uma poltica de privacidade compacta ou que salvam informaes que podem ser usadas para contatar o usurio sem o seu consentimento explcito ou implcito. - Mdio: a diferena entre esse nvel e o mdio-alto que esse restringe cookies de terceiros que salvam informaes que podem ser usadas para contatar o usurio sem o seu consentimento explcito. - Baixo: bloqueia cookies de terceiros que no tenham uma poltica de privacidade compacta e restringe cookies de terceiros que salvam informaes que podem ser usadas para contatar o usurio sem o seu consentimento implcito. - Aceitar tosos os cookies: salva cookies de qualquer site, cookies que j estejam salvas no computador podero ser lidos pelos sites que os criaram. Nesta guia, trabalhamos tambm com o bloqueador de pop-ups, podendo impedir que a maioria das janelas pop-up sejam exibidas, ou configurando para que apenas alguns sites sejam autorizados a abrir seus pop-ups. Com relao a opo de navegao InPrivate, podemos ativar ou desativar duas opes. Uma impede que dados sejam coletados para uso da Filtragem InPrivate e outra desabilita barras de ferramentas e extenses quando a Navegao InPrivate se inicia. Guia Avanadas: permite configuraes que habilitam ou desabilitam as opes: Acessibilidade: navegao por cursor para novas janelas e guias, mover o cursor do sistema com alteraes de foco/seleo, redefinir nveis de zoom para novas janelas e guias, redefinir o tamanho do texto como mdio para novas janelas, redefinir tamanho do texto para mdio ao aplicar zoom, sempre expandir texto alternativo para imagens. Impresso: imprimir cores e imagens do plano de fundo. Multimdia: habilitar redimensionamento automtico de imagem, mostrar espaos reservados para download de imagem, mostrar imagens, passar animaes em pginas da Web, pontilhamento de imagem inteligente, tocar sons em pginas da Web. Navegao: exibir boto de acelerador ao selecionar, fechar pastas no utilizadas em Histrico e em Favoritos, habilitar estilos visuais em botes em controles de pginas da web, habilitar o modo de exibio de pastas FTP, habilitar sites a usar o painel de pesquisa, habilitar recuperao automtica de falhas, habilitar Sites Sugeridos, habilitar transio de pgina, mostrar mensagens de erro http amigveis, notificar quando os downloads forem concludos, recuperar automaticamente erros de layout de pginas, reutilizar janelas para iniciar os atalhos. Sublinhar links: focalizar, nunca e sempre. Nesta janela existem vrias outras opes de configurao, como de pesquisa na barra de endereos, segurana, Java, Internacional, configuraes HTTP 1.1. Existe tambm o boto Restaurar configuraes avanadas que permite voltar s configuraes padro, caso alguma configurao seja feita por engano ou no seja mais necessria. Podemos tambm, redefinir as configuraes do Internet Explorer condio padro, mas essa opo s pode ser usada se o navegador estiver inutilizvel. Contedo: as configuraes de contedo do Internet Explorer permitem modificar como o Internet Explorer filtra o contedo e utiliza os certificados, o Preenchimento Automtico e os feeds (RSS). Supervisor de Contedo: O Supervisor de Contedo uma ferramenta que bloqueia ou permite sites especficos, com base na classificao de contedo do site. Para obter mais informaes, consulte Supervisor de Contedo: perguntas freqentes. Certificados: os certificados fornecem identificao dos site e criptografia, para conexes mais seguras. Essas configuraes permitem remover as informaes de segurana pessoal armazenadas quando voc usa um carto inteligente ou quiosque de computadores pblicos (ou seja, para limpar o estado SSL). Voc tambm pode ver ou gerenciar os certificados instalados no seu computador. Para obter mais informaes, entre na Centro de Ajuda e Suporte do Windows e procure certificados.
94

Didatismo e Conhecimento

INFORMTICA
Preenchimento Automtico: o Preenchimento Automtico um recurso do Internet Explorer que lembra as informaes digitadas na barra de endereos, em formulrios da Web ou campos de senha e preenche essas informaes automaticamente se voc comear a digitar a mesma coisa novamente, mais tarde. Assim, voc no precisa digitar as mesmas informaes vrias vezes. Para obter mais informaes sobre como ativar e desativar o Preenchimento Automtico, consulte Alterando as configuraes do Preenchimento Automtico. Feeds e Web Slices: os feeds, tambm conhecidos como RSS feeds, possuem um contedo freqentemente atualizado e publicado por um site. Geralmente eles so usados em sites de notcias e blogs, mas tambm servem para distribuir outros tipos de contedo digital como imagens, udio e vdeo. Para obter mais informaes, consulte Usando web feeds (RSS). 6 Ajuda: esse menu nos oferece: Ajuda do Internet Explorer: funciona como um manual do IE, abrindo uma janela que nos permite procurar sobre o que desejamos obter ajuda por contedo, ndice, pesquisa ou favoritos. Guia Contedo: nessa guia, as informaes esto disponveis em uma lista de temas, como por exemplo, Guia de Introduo do Internet Explorer. Clicando nele, vrios subttulos so listados e podemos escolher aquele que mais nos interessa para ler. como se folhessemos um livro. Guia ndice: localizamos informaes digitando palavras chaves na linha de pesquisa. Essa palavra chave ser procurada na lista do ndice e quando clicarmos duas vezes no ndice localizado poderemos ver tpicos relacionados em uma janela e ento exibir o contedo desse tpico. Guia Pesquisar: tambm digitamos palavras chaves que exibem tpico relacionados ao item pesquisado. Favoritos: podemos adicionar informaes encontradas em contedo, ndice e pesquisa na lista das nossas informaes favoritas para facilitar quando precisarmos delas novamente.

Janela ajuda do Windows Explorer Outra forma de obter ajuda, atravs do cone que est presente na parte superior de vrias janelas. Com ele, basta a janela, que contm o contedo sobre o qual temos dvida, estar aberta, para que nos mostre informaes sobre as opes desta janela.

Janela ajuda, aberta atravs do cone da barra de ttulo da janela Opes da Internet
Didatismo e Conhecimento
95

INFORMTICA
Barra de Favoritos Essa barra nos oferece atalhos s opes do Menu Favoritos, que vimos na Barra de Menu.
1 2 3 4

Barra de menu 1 Boto Favoritos: quando clicado, aberta a lista de endereos que salvamos como sites favoritos. 2 Boto Adicionar Favoritos: quando clicado, abre a mesma opo acessada pela barra de Menu, Favoritos, Adicionar Barra de Favoritos. 3 Boto Sites Sugeridos: aparece quando habilitado na janela opes da Internet, na guia Avanadas, no item Navegao. 4 - Boto de site favorito: so botes adicionados pelo usurio, atravs do Menu Favoritos, Adicionar barra de favoritos. Barra de Guias Permite que o usurio abra vrias pginas em uma s janela, alternando entre elas apenas com um clique na guia da pgina que deseja visualizar.
1 2 3 4

Barra de guias 1 Guias rpidas: um cone de atalho para a opo Guias Rpidas, presente no menu Exibir, como vimos na figura. 2 Boto lista de guias: esse drop down tem a funo de mostrar uma lista das guias das pginas que esto abertas, facilitando a localizao e acesso a essas pginas.

Boto lista de guias Com ele, basta clicar em uma das pginas da lista para ser levado a ela, automaticamente. 3 Guias: so as guias das pginas que esto abertas. Basta um clique em cada uma dessas guias para acessar a pgina desejada. 4 Nova Guia: quando pausamos o mouse sobre esse boto, ele mostra o cone relativo a criao de uma nova guia . A forma que a nova guia ser aberta, bem como o contedo que aparecer nela, configurado na janela Opes de Internet, no item Guia, que estudamos h pouco. Na barra de guias tambm encontramos outros botes e itens como:
5 6 7 8 9 10 11 12

Barra de guias, continuao

Didatismo e Conhecimento

96

INFORMTICA
5 Home: com um clique nesse boto, podemos voltar rapidamente pgina configurada como pgina inicial do nosso Internet Explorer. Clicando no boto ao lado dessa opo, podemos ainda, alterar o site configurado como home Page ou remover o site configurado como home.

Opes do boto home Outras configuraes do boto home podem ser realizadas pela janela Opes da Internet, presente no Menu Ferramentas. 6 Feeds: permite visualizarmos contedos atualizados dos sites. 7 Ler e mail: abre o programa configurado como programa de e mail padro, instalado no computador. 8 Boto imprimir: imprime a pgina que est sendo visualizada no navegador. 9 Pginas: abre um menu de opes que podemos configurar ou usar nas pginas abertas:

Menu aberto pelo boto pginas Atravs deste menu, podemos selecionar trechos da pgina para serem recortados, copiados, colados. Podemos tambm, usar a opo blogar com o Windows Live, que abrir a pgina do Windows Live, para acessarmos, com nome de usurio e senha para blogar com os recursos do Live. Em e mail com Windows Live, abrimos a opo de e mail com Live. Ainda por este menu, podemos: salvar a pgina, enviar a pgina por e mail para algum, editar a pgina no Word, usar o modo de exibio de compatibilidade que permite a melhorar a aparncia de sites que foram desenvolvidos para verses anteriores do Internet Explorer. Quando usamos essa opo, o site que est sendo mostrado no navegador ser visualizado como se estivesse usado uma verso mais recente do IE.
Didatismo e Conhecimento
97

INFORMTICA
Encontramos tambm, as opes: zoom, tamanho de fonte, navegao por cursor e exibir cdigo fonte, que j estudamos nos itens anteriores. Na lista, encontramos a opo estilo, que o cdigo usado pela pgina da Web para definir sua aparncia e formatao. Os estilos definem fontes, colunas, ttulos e como as imagens so exibidas. Se o site fornece estilos alternativos, voc pode alterar a formatao das pginas da Web ou pode escolher desativar completamente os estilos. Em codificao, podemos acrescentar vrios idiomas ao Internet Explorer para exibir corretamente o texto da pgina da Web e da barra de Endereos. Lembre-se de que a instalao de idiomas no Internet Explorer os disponibiliza apenas nos sites e na barra de Endereos. Para alterar o idioma usado nos menus e botes do Internet Explorer, preciso instalar uma verso do navegador escrita no idioma de sua preferncia. E, finalmente, em propriedades, exibida uma janela com as propriedades da pgina:

Propriedades da pgina Por esta janela, o nome da pgina, o tipo de protocolo de criao, o tipo do documento, se a conexo est ou no criptografada, o endereo (URL) da pgina, seu tamanho em bytes e sua data de abertura no formato m/d/aaaa. 10 Segurana: abre um menu de opes que nos permite: excluir o histrico de navegao, acionar o modo de navegao InPrivate e realizar configuraes para esse modo de navegao, acionar o filtro de SmartScreen, entre outras. 11 Ferramentas: abre um menu com vrias opes como: reabrir ltima sesso de navegao, configurar o bloqueador de popups e o gerenciador de complementos, trabalhar offline, que permite visualizar a pgina que j est carregada, mas sem a conexo com a Internet ativa. Podemos tambm, exibir a pgina em tela inteira, ativar ou desativar barras de ferramentas como a barra de menu e outras, acessar a janela opes da Internet, entre outras funes.

Menu aberto pelo boto ferramentas


Didatismo e Conhecimento
98

INFORMTICA
12 Boto de Ajuda:

Boto de ajuda - Ajuda do Internet Explorer: abre a janela de ajuda do Internet Explorer. - O que h de novo no Internet Explorer 8: mostra as novidades da verso do IE que estamos usando, sobre as verses anteriores. - Suporte Online: abre o site Microsoft Ajuda e Suporte, onde podemos encontrar suporte para diversos produtos da Microsoft, incluindo o IE, resolvendo problemas comuns, entrando em contato com a Microsoft e perguntando em fruns. - Opes de Comentrios do Cliente: abre a janela de dilogo Programas de Aperfeioamento da Experincia do Usurio. Nessa janela, podemos optar por participar desse programa ou no. Quando participamos, so coletadas informaes annimas sobre a configurao do hardware e sobre o uso do IE. As informaes so coletadas sem afetar a experincia de navegao. No so coletados nomes, endereos, senhas, ou outras informaes que possam ser usadas para contato. A inteno desse programa projetar produtos da Microsoft, reunimos comentrios diretos dos clientes conduzindo testes de capacidade de uso, levantamentos, grupos de foco e outros tipos de pesquisa de campo. Alm das barras que estudamos, especficas do programa, temos as barras de rolagem e de status, que dispensam pormenores, pois j as estudamos em diversos programas. A navegao interna da pgina feita atravs da barra de rolagem, do boto localizar, e dos links. Barra do Localizar Para localizar itens dentro da pgina que est aberta no navegador, clicamos no menu Editar, Localizar nesta pgina. Esse procedimento abre a barra do Localizar:
1 2 3 4 5 6

Barra localizar Onde: 1 Fechar Barra de Localizao: fecha a barra do localizar. 2 Localizar: a linha onde entramos com o texto que desejamos localizar na pgina. 3 Anterior: busca o termo digitado desde que se encontre antes do localizado no momento. habilitado quando clicamos no boto Avanar. Por exemplo, se digitarmos a palavra concursos e a pgina do navegador possui 3 dessa palavra, encontraremos a primeira, clicamos no Avanar e encontramos a segunda. Se quisermos voltar primeira palavra encontrada, clicamos no boto Anterior. 4 Avanar: busca o termo digitado, percorrendo todo o documento at a ltima palavra ser encontrada. 5 Realar todas as correspondncias: assim que digitamos a palavra que queremos buscar na pgina, automaticamente o localizar j contabiliza as correspondncias, ou seja, a quantidade dessas palavras que foram encontradas na pgina. O realar, colore essas palavras destacando-as e facilitando a sua visualizao no texto.

Opo realar e correspondncias Observamos na figura que aparecem 38 correspondncias da palavra de, digitada no localizar. Isso significa que existem 38 ocorrncias dessa palavra no texto. Vemos tambm que aonde temos essa palavra digitada no texto, h um realce sobre ela.
Didatismo e Conhecimento
99

INFORMTICA
6 Opes: permite uma filtragem para delimitar mais precisamente o que desejamos encontrar.

Opes Podemos usar o item Coincidir Palavra Inteira, que s busca a palavra digitada se ela no compor parte de nenhuma outra palavra, ou usar Diferenciar Maisculas de Minsculas. Se a palavra digitada na linha do Localizar estiver em maisculas, ela ser localizada no texto somente se estiver tambm em maisculas. Se a digitarmos em minsculas e acionarmos essa opo, sero localizadas no texto apenas as ocorrncias dessa palavra que estejam em minsculas. Links Os links so trechos de texto ou imagens que, quando clicados, nos remetem a outras pginas ou contedos. Para encontrar um link em uma pgina existem vrias formas, muitas das quais determinadas pelo programador do site ou webmaster. Alguns links so deixados em cores diferentes, sublinhados ou em menus e imagens cognitivas. Sempre que o mouse colocado sobre um link, ele tem seu ponteiro modificado para a forma configurada (como vimos nos estudos do Painel de Controle do Windows). O padro para a forma dessa seta . Alguns desses links nos permitem realizar downloads que consistem em baixar, ou salvar, no computador, dados da Internet. Para finalizarmos o tpico do Internet Explorer, vamos estudar como os downloads so executados. Downloads Existem pginas prprias para downloads como os sites: www.baixaki.com.br www.superdownloads.com.br Vamos exemplificar um download fazendo uma busca no site Baixaki. Primeiro, digitamos o site na linha de endereo do IE. Depois, na linha de busca, digitamos o nome do programa escolhido: Skype.

Linha de busca site www.baixaki.com.br Quando clicarmos no boto busca, o resultado ser uma lista com vrios itens relacionados ao termo pesquisado.

Resultado da busca pelo programa Skype

Didatismo e Conhecimento

100

INFORMTICA
No nosso caso, vamos escolher o primeiro item. Para isto, basta clicar sobre ele uma vez. O site nos mostrar o nome, tamanho, idioma, sistemas Operacionais compatveis, resultado da pesquisa de satisfao dos usurios sobre esse programa, uma pequena explicao sobre a utilidade do Skype e, o boto Clique para Baixar.

Tela para baixar o Skype Quando clicamos no boto Clique para baixar, o download ser iniciado, ou seja, o arquivo comear a passar da Internet para nosso computador. Na primeira caixa de dilogo que ir aparecer, seremos questionados se desejamos executar, salvar ou cancelar o programa do download. Sero fornecidas algumas informaes sobre o programa, como nome, tipo e origem. Esses dados devem ser observados para compararmos se o link que escolhemos tem relao com o programa que est sendo baixado.

Primeira tela de download O boto executar, apenas abre o programa para execuo, se seu formato permitir. O boto salvar, que ser nossa opo, abre a caixa de dilogo Salvar como:

Salvar como
101

Didatismo e Conhecimento

INFORMTICA
A janela da figura a mesma que encontramos quando desejamos salvar algum arquivo em um programa como o Word, o Excel, o Calc e outros que j vimos. Nela, escolhemos o local onde o programa ser salvo, o nome que ter no nosso computador, e o tipo de arquivo. Clicando no boto Salvar, o programa comear a ser baixado para nosso computador, no local especificado. A prxima figura, mostrar a tela do download em execuo. Ser exibida a porcentagem do programa que j foi salva, o tempo restante estimado, a quantidade de KB j salvos e o total a ser baixado, o lugar que escolhemos para salvar o programa e a taxa de transferncia KB/s. Se quisermos que seja exibida uma caixa de dilogo nos informando sobre o fim do download, a opo Fechar a caixa de dilogo quando o download for concludo, dever ficar desmarcada. Caso contrrio, basta marcar esta opo. Veja a seguir, a imagem da tela que comentamos:

Download em execuo

Download concludo

Didatismo e Conhecimento

102

INFORMTICA
Conceitos de URL URL (Localizador Padro de Recursos): serve para enderear um recurso na web. Exemplo: http://www.novaconcursos.com.br Onde:
Faz a solicitao de um arquivo de hipermdia para a Internet. Estipula que esse recurso est na rede mundial de computadores (veremos mais sobre www em um prximo tpico). o endereo de domnio. Um endereo de domnio representar sua empresa ou seu espao na Internet. Indica que o servidor onde esse site est hospedado de finalidades comerciais. Indica que o servidor est no Brasil.

http://

www

novaconcursos

.com .br

Encontramos ainda, variaes na URL de um site, que demonstram a finalidade a organizao que o criou, como: .gov - Organizao governamental .edu - Organizao educacional .org - Organizao .ind - Organizao Industrial .net - Organizao telecomunicaes .mil - Organizao militar .pro - Organizao de profisses E tambm, do pas de origem: .pt Portugal .ac Ilha de Asceno .al Albnia .cl Chile .gr Grcia Quando vemos apenas a terminao .com, sabemos que se trata de um site hospedado em um servidor dos Estados Unidos. Conceito de Links Um link um acesso a outros contedos da Internet. Pode ser usado em palavras, imagens ou outros objetos que, quando clicados, servem como atalhos para sair de uma pgina e ir outra, ou abrir outras informaes que tambm podem ser sites, programas de e mails e imagens por exemplo. Geralmente eles esto destacados em cor azul, quando padro, ou em outra cor que possibilite ao usurio detectar que o objeto ou texto se trata de um link. Quando o mouse posicionado sobre o item que contm o link, seu ponteiro se transforma em um outro apontador, semelhante a uma mo com o dedo indicador posicionado para pressionar o link. Quando o link j foi visitado, sua cor se altera para dar essa informao ao usurio e quando pressionado, tambm altera a cor, estabelecendo assim uma cor para cada estado: disponvel, acionado e visitado.

Didatismo e Conhecimento

103

INFORMTICA
Conceito de Sites Um site pode ser uma pgina web ou um conjunto de pginas web, criadas por programadores atravs de um cdigo fonte de programao. Tambm podem ser chamados de saite, stio ou websites. Os cdigos que criam os sites, compem estruturas semelhantes s pginas de revistas ou jornais, mas no formato digital, que podem conter textos, sons, imagens, vdeos e outras estruturas digitais. Por este motivo essa estrutura chamada de hipertexto. Os sites podem ser acessados atravs de programas navegadores de Internet ou browsers. Impresso de pginas Para imprimir uma pgina de Internet, aps abri-la, clique no menu Arquivo, do seu navegador. Entre as opes do menu, encontre o Menu Imprimir e clique sobre ele, ou utilize as teclas de atalho CTRL+P. Ser aberta a janela Imprimir, que possibilita as seguintes aes: - Selecionar a impressora que deseja usar; - Definir as preferncias de impresso; - Definir o intervalo de pginas a ser impresso; - Determinar o nmero de cpias; - Determinar o tipo de agrupamento de pginas impressas. Outro item que est associado impresso de pginas o Visualizar impresso, presente tambm no menu Arquivo. Com o visualizar impresso podemos: - Definir a orientao do papel (retrato ou paisagem); - Configurar a pgina, definindo o tamanho da pgina, habilitando ou no a impresso de cores e imagens do plano de fundo, habilitando ou no a funo reduzir para caber, delimitando as margens e definindo cabealhos e rodaps; - Habilitar ou desabilitar o cabealho e o rodap para a impresso; - Alterar o tamanho da impresso em vrios nveis para o melhor aproveitamento do contedo na folha impressa. Correio Eletrnico O correio eletrnico a forma mais popular de envio e recebimento de mensagens eletrnicas. Sua inspirao o correio tradicional com aviso de recebimento (AR): algum escreve uma carta, ou envia uma foto ou documento em um envelope, onde escrito o nome e endereo completo do remetente e do destinatrio. Essa carta enviada para uma agncia de correio, onde recebe um selo e segue para seu destino. Caso o destinatrio tenha mudado de endereo ou algum outro problema impea a entrega da correspondncia, a mesma retornar para o remetente. Caso seja entregue, o carto do aviso de recebimento retornar para o remetente para que ele saiba que a carta foi entregue. No endereo eletrnico os procedimentos so os mesmos, mas realizados de forma digital: digitamos a mensagem, ou anexamos um documento ou imagem, digitamos o endereo completo do destinatrio, nosso endereo de remetente, e enviamos pela Internet. Caso o destinatrio no receba a mensagem, por um erro no endereo digitado, caixa de entrada cheia ou outro motivo, a mensagem retornar para ns, com um erro, indicando o que aconteceu. Caso ele receba a mensagem, nosso computador receber um aviso, que nem sempre exibido para ns, mas isto indicar que a mensagem foi entregue. Seu sistema de envio e recebimento de mensagens baseados os protocolos SMTP e POP. Existe um padro para os endereos de e mail: nomecadastrado@nomedoservidor.com.br Onde: nomecadastrado: o nome escolhido pelo usurio na hora de cadastrar sua conta no servidor de e mails escolhido. nomedoservidor: o nome do servidor de e mails. Por exemplo: terra, uol, gmail, yahoo, bol e outros. .com: indica que o servidor de e mails escolhido uma instituio comercial. .br: indica que o servidor de e mails est localizado no Brasil. @: caracteriza o endereo de correio eletrnico. Em ingls, significa na ou no, ento, nomecadastrado@nomedoservidor. com.br, quer dizer: que o nomecadastrado usurio de e mail no servidor nomedoservidor, que um servidor de fins comerciais e est no Brasil. Sempre que enviamos um e mail, supondo que estamos usando uma conexo ADSL, ele sai do nosso computador, depois de ter passado por todas as camadas TCP/IP, passa pelo modem, sai pela linha telefnica, percorre a linha telefnica externa at uma central telefnica. Essa central, encaminha o e mail para nosso servidor de e-mails atravs do roteador. No servidor de e mails, feito novo roteamento para que essa mensagem continue seu percurso at o destinatrio.
Didatismo e Conhecimento
104

INFORMTICA
Programas de correio eletrnico Para editarmos e lermos nossas mensagens eletrnicas em um nico computador, sem necessariamente estarmos conectados Internet no momento da criao ou leitura do e mail, podemos usar um programa de correio eletrnico. Existem vrios deles. Alguns gratuitos, como o Mozilla Thunderbird, outros proprietrios como o Outlook Express.

Logos, respectivamente Mozilla Thunderbird e Outlook Express Vamos conhecer detalhes do programa Outlook Express, que bem similar ao Thunderbird: Outlook Express: Barra de ttulo: segue o mesmo padro das barras de ttulo dos programas que vimos. Traz o ttulo, o nome do local selecionado do programa, o nome do programa e os botes minimizar, restaurar/maximizar e fechar. Barra de menu: traz os menus com todas as opes que podemos usar no programa. - Menu arquivo: com esse menu, podemos criar uma nova mensagem, abrir uma mensagem existente, salvar a mensagem em outro lugar do computador, salvar os anexos que a mensagem pode conter, salvar um arquivo recebido como papel de carta, criar uma nova pasta, mover uma pasta existente, renomear ou excluir pastas existentes, importar dados de endereos ou mensagens, exportar o catlogo de endereos e/ou mensagens do Outlook para outro programa, entre outras opes. - Menu editar: com ele podemos copiar trechos da mensagem, selecionar todo o contedo, localizar mensagens por remetente, destinatrio, assunto, palavra digitada no corpo da mensagem e datas. Podemos ainda, mover mensagens para pastas selecionadas ou copi-las. Excluir mensagens, esvaziar a pasta itens excludos, marcar item como lido ou no lido e marcar conversao como lida ou no lida. - Menu exibir: permite alterar o modo de exibio atual para que sejam ocultadas mensagens lidas ou ignoradas, personalizar o modo de exibio atual ou definir modos de exibio e agrupar mensagens por conversao. Com esse menu, tambm possvel classificar as mensagens por prioridade, anexo, sinalizador, ou pelos campos De, Assunto, Recebido. Se preferirmos, a classificao pode obedecer a ordem crescente ou decrescente, tendo em conta as opes de classificao anteriormente descritas. No menu exibir, possvel decidir quais colunas sero mostradas no campo Identidade Principal.

Exibir colunas
Didatismo e Conhecimento
105

INFORMTICA
Com ele, tambm podemos alterar o Layout da janela, exibindo ou ocultando partes do Outlook:

Propriedades de layout da janela Outros itens desse menu, so: imagens bloqueadas, mensagem em HTML, tamanho do texto, codificao, mensagem anterior, avanar, ir para a pasta, expandir, recolher, parar e atualizar. - Menu ferramentas: nesse menu, entre outras opes, est o catlogo de endereos que vale ser detalhado. Ele funciona como uma pequena agenda telefnica, onde podemos guardar os dados dos destinatrios que usamos em nossas mensagens.

Catlogo de endereos No boto novo nova pasta. , clicamos para adicionar um novo contato, um novo grupo para organizao dos nossos contatos ou uma

Didatismo e Conhecimento

106

INFORMTICA
Para adicionar um novo contato, aps clicar no boto novo e na opo novo contato, teremos a seguinte tela:

Inserir novo contato Com essa tela possvel ter um cadastro bem completo de fornecedores, amigos, familiares, clientes e outros tipos e contatos que usamos no nosso cotidiano. Nela cadastramos dados de e-mail, residenciais, comerciais e outros, sem precisar de outro programa para essa finalidade. Esse cadastro tambm nos permite alterao e excluso de itens cadastrados, se tornando uma valiosa ferramenta de trabalho. Quando adicionamos um novo grupo temos a vantagem de poder enviar uma mensagem para um grupo de pessoas sem precisar redigitar todos os endereos dos destinatrios. Por exemplo, podemos ter um grupo de amigos, colegas de trabalho, cliente, fornecedores e enviar um e mail para todas as pessoas desse grupo, usando apenas o nome do grupo.

Inserir novo grupo Para criar um novo grupo, estando na tela da figura Inserir novo grupo, basta digitar um nome para o grupo, por exemplo trabalho, clicar no boto selecionar membros e selecionar todos os endereos dos destinatrios cadastrados em novo contato. Se eu adicionar vinte endereos no grupo trabalho e precisar enviar um comunicado aos integrantes desse grupo, no lugar de digitar novamente os vinte endereos, posso apenas digitar o nome do grupo. A opo nova pasta apenas cria uma pasta, dentro do catlogo de endereos para organizarmos melhor nossos contatos.
107

Didatismo e Conhecimento

INFORMTICA
Como boto propriedades deve ser usado aps selecionarmos um endereo cadastrado no catlogo de endereos. Ele permitir a visualizao do resumo das informaes do contato e a edio, incluso e excluso desses dados.

Propriedades - Menu mensagem: com esse menu, possvel criar novas mensagens, usar papis de parede, responder a mensagem ao seu remetente, responder a mensagem a todos os endereos que constam na linha com cpia, encaminhar mensagem, encaminhar a mensagem como anexo de outra, criar regras para recebimento, bloquear remetentes indesejados e ignorar conversao. - Menu ajuda: traz informaes detalhada sobre o programa e pode servir at como manual de instrues. Barra de ferramentas padro: traz os cones referentes aos procedimentos mais usados no programa, como: - Criar email : podemos criar novos e mails simples ou com o uso de papis de carta.

- Responder : clicando nesse boto, ser aberta a tela da mensagem selecionada para adicionarmos nossa resposta mensagem recebida e envi-la novamente ao remetente. - Responder a todos - Encaminhar - Imprimir - Excluir : envia a mensagem de resposta a todos os endereos que constam na mensagem.

: envia a mensagem que recebemos para uma outra pessoa. : envia a mensagem para impresso.

: envia a mensagem para a pasta Lixeira para sua posterior restaurao ou excluso definitiva.

- Enviar/Receber : se houverem mensagens na caixa de sada, o programa tentar envi-las automaticamente. Caso tenham mensagens no servidor de e-mails, o programa os buscar e trar para o computador. Dessa forma esse boto propicia a atualizao das mensagens enviadas e recebidas. - Endereos - Localizar : abre o catlogo de endereos para que possamos realizar os procedimentos que j descrevemos acima. : abre a janela do Localizar para encontrarmos mensagens, segundo os quesitos j estudados.

Didatismo e Conhecimento

108

INFORMTICA
Como funciona a janela do Outlook Express:

Divises da janela do Outlook Express Por padro, a janela do Outlook dividida em quatro partes: pastas, contatos, identidade principal e contedo da mensagem. 1 - Pastas: Nesta diviso encontramos as pastas padro e as que foram criadas pelo usurio. - A caixa de entrada a pasta padro para a qual as mensagens so baixadas. - A caixa de sada aquela onde as mensagens ficam at serem enviadas pela Internet. - Itens enviados guardam as mensagens que j foram enviadas. - A pasta Itens excludos, funciona como uma lixeira, para onde as mensagens vo at serem definitivamente excludas pelo usurio. - Em rascunhos, como vimos no webmail, so guardadas as mensagens que no foram concludas. 2 Contatos: oferece uma lista dos endereos cadastrados no catlogo de endereos. Clicando duas vezes em um nome desses contatos, j ser aberta a janela para escrevermos uma nova mensagem, com o endereo correto no campo Para. 3 Identidade Principal: mostra a lista de mensagens recebidas na pasta selecionada. 4 Corpo da mensagem: mostra o contedo da mensagem selecionada na parte da Identidade Principal.

7. NOES DE SEGURANA (PROTEO DE INFORMAO, VRUS E ASSEMELHADOS)

Quando tratamos o termo segurana, referente a informaes que so trabalhadas em uma rede de computadores, nos referimos aos dispositivos de software e hardware usados nessa rede para cuidar que no existam acessos no autorizados, usos inadequados que acarretem alteraes ou negaes inesperadas de acesso. A perda de dados nos dias atuais inaceitvel. Imagine se seu servidor de e mails perdesse todas as mensagens recebidas e enviadas ou dados do setor de recursos humanos de uma empresa, com toda a vida funcional de seus funcionrios, fossem destrudos. Esses fatos implicam desde o simples mal estar em ter suas mensagens pessoais apagadas at a complicao de comprometer benefcios de funcionrios como aposentadoria, pagamento, frias, adicionais de tempo de servio. Notem que s citamos dois exemplos e os transtornos acarretariam danos srios na vida de vrias pessoas. A proteo e segurana de informaes se apia em conceitos que norteiam os administradores de rede para tomarem medidas que garantam a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade das informaes que transitam nesta rede. Vamos descrever brevemente alguns desses conceitos que so imprescindveis para a proteo e segurana da informao: Confidencialidade: garantir que a informao confidencial. Acessvel apenas s pessoas autorizadas. Integridade: a garantia de que as informaes recebidas no destino so as exatamente as mesmas enviadas pela origem dos dados. So formas de garantir que a no haver mudanas nos dados durante o trajeto origem x destino. Disponibilidade: a garantia de que os dados estaro disponveis para uso sempre que forem necessrios. So formas de garantir que, mesmo que haja algum problema com uma das fontes desses dados, outra estar disponvel para que os usurios no fiquem se a informao no momento que precisarem dela, que no ocorram mensagens de Servio indisponvel no momento, pgina no encontrada e outros tipos de negao de acesso. Autenticidade: garantia da identidade dos indivduos e sistemas com que nos comunicamos. Envolve a identificao dos autores dos dados recebidos.
Didatismo e Conhecimento
109

INFORMTICA
Irretratabilidade (no repdio): garantia de que o usurio no vai negar falsamente a autoria de uma informao. Privacidade: no ser de domnio pblico. Garante especificar quais partes da informao sero acessveis a todos e, a quem sero acessveis. O planejamento de como a informao ser mantida segura, um dos passos fundamentais para garantir sua proteo e segurana. Para iniciar esse planejamento, pode ser realizado um levantamento dos riscos aos quais sua rede est sujeita, segundo SCRIMGER, Rob...[et al.] (2002): Em outras palavras, examine os dados que voc tem e as prticas que utiliza e em seguida determine suas vulnerabilidades. Em geral, os invasores maliciosos podem ter como alvo duas reas principais do sistema: dados ou servios. O impacto de um ataque variar dependendo do servio ou dos dados que so atacados. Avalie riscos externos, como os oferecidos pela Internet e internos, como conexes dentro da prpria rede que podem desproteg-la. Levante quais os dados que so de importncia crucial, quem pode ou no ter acesso a esses dados e qual o tipo de acesso que podem ter, por exemplo, os dados do pagamento de pessoal podem ser vistos por quem? Alterados e removidos por quem? Isto implica em diferentes nveis de acesso e segurana em uma mesma rede, onde podemos ter dados pblicos, visveis e utilizveis pelas usurios da Internet, por exemplo; dados internos, que podem ser trabalhados apenas pelos funcionrios de uma empresa, com suas devidas restries; e dados secretos, que sero trabalhados apenas por determinadas pessoas. Esse levantamento envolver critrios de acesso, sero criados nomes de usurio e senhas para acess-los e os locais onde sero armazenados tambm podem ser diferentes. Com isso sero levantadas as necessidades de hardwares e softwares que garantam essa segurana e tambm as regras de acesso que tero que ser criadas. Com todo esse levantamento criaremos a poltica de segurana a qual nossos dados sero submetidos. Essa poltica ter que contemplar ameaas como: - perda de energia; - incndios e outros desastres naturais; - problemas de hardware e necessidade de troca de peas; - invases por hackers; - infestaes por vrus ou outras pragas virtuais; - presenas fsicas de pessoas no autorizadas em ambientes onde existam equipamentos importantes para a rede; - ex-funcionrios que tinham acessos privilegiados tanto de via software como fsica; - portas que do acesso rede interna e externa; - cartes e senhas de acesso. Os equipamentos que precisam dar acesso s informaes e dados precisam estar em ambientes adequadamente refrigerados, dispostos em raques especficas, com cabeamento eltrico e lgico bem planejados e realizados, de forma a prevenir acidentes, estar de acordo com normas especficas de energia eltrica, atenderem a distribuio lgica adequada e velocidade necessria. Devemos considerar a presena de extintores apropriados, verificar possibilidades de acidentes hidrulicos ou causados pela m estrutura fsica do local, prevenindo acidentes como desabamento de forros e lajes, infiltraes hidrulicas ou outros tipos de danos que a estrutura fsica da sala pode oferecer aos equipamentos. Considerar ainda que, se a preveno no for suficiente e ocorrer um dano fsico irrecupervel aos equipamentos, que os dados estejam a salvo em algum outro lugar. Esse estudo levantar a necessidade da aquisio e implantao de mquinas como servidores, roteadores, nobreaks, switches e outros que possam armazenar os dados, oferecer esses dados aos usurios de forma satisfatria quanto sua integridade, acesso, confiabilidade e velocidade e report-los para outro local onde possam estar a salvo e serem recuperados caso algo acontea com a estrutura fsica local. Procedimentos de Segurana Alguns procedimentos de segurana que podemos citar so: configurao de firewalls, polticas de senhas, configurao de regras de acesso, atualizao de softwares e programas antivrus, criptografia e certificao digital. Polticas de senhas Apesar de parecer simples e lgica, a poltica de senhas ainda apresenta uma ameaa s organizaes e aos usurios domsticos. Quantas pessoas no resolvem adotar uma mesma senha para todos os programas e sites que precisam delas para serem acessados? Quantos de ns no usamos dados simples como nmeros de telefones, datas de nascimento ou outros dados corriqueiros para no esquecer a senha.
Didatismo e Conhecimento
110

INFORMTICA
Uma vez descoberta uma dessas senhas, os dados acessados, usados ou roubados podem representar o mais variado grau de problemas para uma empresa ou para um indivduo. Por isso, vale lembrar algumas regras bsicas para a criao e uso de senhas: - No usar nmeros cotidianos como placas de carro, nmero de celulares e telefones, data de nascimento prpria ou de pessoas muito prximas, nmeros de RG, CPF ou outros documentos. - Procurar usar caracteres alfanumricos. - Criar senhas com pelo menos oito caracteres. - No criar senhas com seu nome ou nomes de pessoas muito prximas ou lugares de trabalho. - No criar senhas que contenham uma palavra completa. - Se for permitido pelo site ou programa em que a senha estiver sendo criada, usar caracteres como smbolos. Exemplos: @$#*&). - Alterar a senha pelo menos a cada intervalo de trs meses ou mais. - Evitar guardar as senhas em arquivos com nomes bvios como senhas, ou em outros locais no computador, agendas ou lugares de fcil acesso a terceiros. - Se os sites oferecerem a opo de teclado virtual, preferir seu uso no lugar do teclado fsico do computador. - Evitar usar senhas em redes no seguras como Lan Houses, Wirelles em aeroportos ou oferecidas como cortesia em hotis, restaurantes e outros. - No aceitar a opo lembrar senha ou memorizar senha oferecida por vrios programas e at pelo prprio Windows. Para se recordar das senhas que criamos podemos associ-las a coisas prazerosas como frases, nomes de livros, filmes ou lugares que gostamos (mas apenas associar para lembrar, no usar na criao da senha) ou um hobby. Configurao de regras de acesso Existem vrios programas que permitem que alguns usurios vejam uma parte dele, outros outra parte ou ainda todo o programa. H tambm como o administrador de uma rede permitir que os usurios dessa rede vejam todo o contedo dela ou apenas parte e tambm como podero usar os dados vistos (se podero apenas v-los ou v-los e alter-los). Para isto podem ser criados diretrios especficos para determinados tipos de informaes que apenas pessoas autorizadas tenham acessou ou, em um mesmo diretrio onde estejam vrias informaes, configurar contas de usurios com restries a determinados acessos. Por exemplos, em uma escola em um mesmo diretrio, temos as pastas URH e Secretaria Acadmica. O administrador da rede pode configurar para que o acesso com nome de usurio e senha do pessoal da rea de recursos humanos seja restrito pasta URH, ou seja, eles s visualizaro e trabalharo com essa pasta na rede, mesmo ela estando no mesmo diretrio que a pasta Secretaria. No Windows XP temos a opo Contas de usurio, acessvel pelo caminho IniciarPainel de ControlesContas de usurio. Veja as informaes retiradas do Centro de ajuda e suporte do Windows XP: Uma conta de usurio define as aes que um usurio pode executar no Windows. Em um computador autnomo ou em um computador membro de um grupo de trabalho, uma conta de usurio estabelece os privilgios atribudos a cada usurio. Em um computador membro de um domnio da rede, um usurio deve ser membro de, no mnimo, um grupo. As permisses e os direitos concedidos a um grupo so atribudos a seus membros. O item Contas de usurio tambm permite que voc crie ou altere a senha das contas de usurio local, o que ser til ao criar uma nova conta de usurio ou se um usurio esquecer uma senha. Uma conta de usurio local uma conta criada por este computador. Se ele fizer parte de uma rede, voc poder adicionar contas de usurios de rede a grupos no seu computador e esses usurios podero usar suas senhas de rede para fazer logon. Mas, voc no poder alterar a senha de um usurio da rede. O Windows ainda oferece os seguintes tipos de contas: administrador, limitada e convidado. O administrador o usurio que poder fazer alteraes, instalaes e configuraes, no s no sistema como tambm nas permisses dos outros usurios. Esse usurio pode: Pode criar e excluir contas de usurio no computador. Pode criar senhas de contas para as contas dos outros usurios no computador. Pode alterar nomes, imagens, senhas e tipos de contas dos outros usurios. No pode alterar o tipo de sua prpria conta para conta limitada, a menos que haja um outro usurio com uma conta de administrador no computador. Esse procedimento garante que haver sempre um usurio, pelo menos, com uma conta de administrador do computador.

Didatismo e Conhecimento

111

INFORMTICA
O usurio de conta limitada no pode alterar a maioria das configuraes do computador ou excluir informaes. Um usurio com este tipo de conta: No pode instalar software ou hardware, mas pode acessar programas j instalados no computador. Pode alterar a imagem de sua prpria conta, alm de criar, alterar ou excluir sua prpria senha. No pode alterar o nome ou o tipo de sua prpria conta. Um usurio com uma conta de administrador do computador deve fazer esses tipos de alterao. O usurio de conta convidado na realidade, no possui conta no computador. Ele ir apenas usar aquela computador em um determinado momento para algumas tarefas como imprimir um arquivo ou ver seus e-mails. Um usurio que tenha feito logon neste tipo de conta: No pode instalar software ou hardware, mas pode acessar programas j instalados no computador. No pode alterar o tipo de conta de convidado. Pode alterar a imagem da conta de convidado. Com contas de usurios diferentes, em um mesmo computador, as pessoas podem acessar o sistema operacional com seu nome de usurio e senha. Isso possibilita que possam personalizar a aparncia do Windows e da rea de trabalho de cada usurio; ter listas de favoritos diferentes, conforme os itens adicionados por cada usurio; proteger configuraes de sistema ou hardware que no devem ser alteradas; ter a pasta Meus Documentos com o contedo de cada usurio. Outra possibilidade o tipo de permisso que cada usurio ter. possvel separar qual usurio ter direito s alteraes de configuraes de hardware, software ou instalao de novos programas. O quadro a seguir demonstra essa possibilidade:

Tipos de conta de usurio Atualizao de softwares

A atualizao dos programas instalados no computador refere-se a instalar verses que contenham novidades do software ou at correes de problemas encontrados nas verses anteriores. Essa atualizao recomendada principalmente para tornar o computador mais seguro contra possveis falhas nos softwares que possam ser usadas por programadores de malwares para invadir o sistema com ms intenes como para roubo de informaes ou propagao de vrus. O prprio Windows, na sua Central de Segurana possui a possibilidade de configurar a opo de atualizao de seu sistema para que seja feita automaticamente. Se o computador tiver acesso Internet, as novidades do sistema sero baixadas e instaladas, evitando que o sistema fique desatualizado e com vulnerabilidades descoberta que possam colocar em risco a segurana de nossas informaes. Os softwares que podem ser considerados como prioritrios em atualizao so o prprio sistema operacional e os antivrus.

Didatismo e Conhecimento

112

INFORMTICA
Criptografia a forma de codificar a informao que ser enviada pela rede de forma que ela se torne ilegvel e depois legvel apenas para o seu destinatrio, que ter uma chave capaz de decifrar o cdigo criptografado. O procedimento pega o texto original e atravs de um algoritmo criptogrfico o torna um texto cifrado. O texto cifrado recebe uma chave pblica que s pode ser decifrada pela sua chave privada correspondente e o inverso tambm verdadeiro, ou seja, uma mensagem criptografada com chave privada s pode ser decifrada pela sua chave pblica correspondente. As chaves so recursos que garantem a autenticidade e a confidencialidade, uma vez que garantem a autoria da mensagem e que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso ao seu contedo de forma legvel. Certificao digital/Assinatura digital O certificado digital um documento eletrnico assinado digitalmente e cumpre a funo de associar uma pessoa ou entidade a uma chave pblica. uma forma de garantir a integridade, autenticidade e no repdio do documento. Vamos citar o exemplo do Microsoft Word, na sua verso 2007, que possibilita a assinatura digital de seus documentos. Na prpria ajuda do Word, encontramos que: Uma identificao digital mais conhecida como um certificado digital. Para assinar digitalmente um documento do Office, voc deve ter um certificado digital atual (no vencido). Os certificados digitais geralmente so emitidos por uma autoridade de certificao (CA), que uma entidade de terceiros confivel que emite certificados digitais para serem usados por outros parceiros. H muitas autoridades de certificao de terceiros comerciais das quais voc pode adquirir um certificado digital ou obter um certificado digital gratuito. Muitas instituies, governos e corporaes tambm podem emitir seus prprios certificados. Um certificado digital necessrio para uma assinatura digital porque ele fornece a chave pblica que pode ser usada para validar a chave particular associada a uma assinatura digital. Os certificados digitais possibilitam que as assinaturas digitais sejam usadas como uma forma de autenticar informaes digitais Veja quais os passos necessrios para adicionar uma assinatura digital em um documento do Word: Para adicionar uma linha de assinatura a um documento do Word: 1. Coloque o ponteiro no local do documento onde voc deseja adicionar uma linha de assinatura. 2. Na guia Inserir do grupo Texto, aponte para a seta ao lado de Linha de Assinatura e clique em Linha de Assinatura do Microsoft Office. 3. Na caixa de dilogo Configurao da Assinatura, digite as informaes sobre a pessoa que estar assinando na linha de assinatura. As informaes so exibidas diretamente abaixo da linha de assinatura do documento. Siga um destes procedimentos: Digite o nome do signatrio na caixa Signatrio sugerido. Digite o cargo do signatrio (se houver algum) na caixa Cargo do signatrio sugerido. Digite o endereo de email do signatrio (se houver algum) na caixa Endereo de email do signatrio sugerido.

Configurao de Assinatura

Didatismo e Conhecimento

113

INFORMTICA
4. Se voc quiser fornecer instrues ao signatrio, digite-as na caixa Instrues para o signatrio. Essas instrues so exibidas na caixa de dilogo Assinatura que o usurio usa para assinar o documento. 5. Se voc desejar que o signatrio possa adicionar comentrios junto com a assinatura, marque a caixa de seleo Permitir que o signatrio adicione comentrios caixa de dilogo Assinar. 6. Se voc desejar mostrar a data quando a assinatura for adicionada na linha de assinatura, marque a caixa de seleo Mostrar data da assinatura na linha de assinatura. 7. Clique em OK. 8. Para adicionar outras linhas de assinatura, repita as etapas de 1 a 7. Assinar a linha de assinatura em um documento Quando voc assina a linha de assinatura em um documento do Office, adiciona uma representao visvel da assinatura e uma assinatura digital. 1. No documento, clique duas vezes na linha de assinatura onde a assinatura requisitada. 2. Na caixa de dilogo Assinar, siga um destes procedimentos: Para adicionar uma verso impressa da sua assinatura, digite seu nome na caixa ao lado do X. Para selecionar uma imagem da assinatura escrita, clique em Selecionar Imagem. Na caixa de dilogo Selecionar Imagem da Assinatura, encontre o local do arquivo da imagem da assinatura, selecione o arquivo desejado e clique em Selecionar. Para adicionar uma assinatura escrita a mo (usurios de Tablet PC somente), assine seu nome na caixa ao lado do X usando o recurso de tinta. Clique em Assinar. Backup Cpias de segurana (backups) consistem em tcnicas onde os dados importantes para uma organizao, empresa ou usurio comum so duplicadas, ou seja, copiadas para outro local, para evitar que sejam perdidas, caso haja danos irreparveis ao local de origem e tambm que seja possvel sua recuperao para uso posterior. Para realizar um backup que possibilite aos usurios darem continuidade aos seus trabalhos, imprescindvel o bom planejamento dessa forma de segura da informao. Esse planejamento envolve algumas questes que devem ser consideradas antes dos levantamentos de hardwares e softwares necessrios para o backup: 1) Quais informaes tero que ser copiadas? 2) Qual o tamanho desse volume de informao? 3) Qual a periodicidade que essas informaes mudam? 4) Qual ser ento, a periodicidade do backup? 5) Em que local onde esto instalados os equipamentos de origem? 6) Em qual local sero instalados os equipamentos de backup? 7) Qual ser a mdia mais apropriada para essa cpia? 8) Quem realizar o backup? 9) Qual ser a urgncia de recuperao dos dados de backup? Essas questes refletiro nos equipamentos necessrios para as cpias de segurana, por exemplo, determinando o tamanho das cpias e o local de origem e destino, conseguiremos saber se esses dados sero enviados pela Internet at o destino do backup, se ser construda uma rede de cabos ou wirelles para transitarem esses dados, se usaremos um computador comum para armazen-los ou se teremos que adotar o uso de um servidor mais robusto. Temos como determinar tambm se conseguiremos adotar um software para fazer o backup automaticamente em perodos agendados para que as informaes no fiquem desatualizadas ou se algum ter que iniciar o backup em alguma periodicidade definida. Outro item importante sobre cpias de segurana determinar que nunca sejam realizadas no mesmo local de origem dos dados, para evitar que um desastre natural, por exemplo, um incndio, um alagamento, ou a queima do equipamento inviabilize tanto a restaurao dos dados de origem quanto do backup. O formato do backup tambm importante, visto a sua restaurao. Vamos supor que o backup seja feito em uma extenso de arquivo diferente da usada pelos programas que manipulam essas informaes e seja necessria a converso dos dados de backup para sua reutilizao. Esse procedimento faz com que o tempo para que os usurios possam us-las seja maior e corremos o risco de haver algum tipo de perda de dados na converso. O ideal que a restaurao do backup seja transparente ao usurio, ou seja, que ele no tenha que aguardar ou perceber que os dados que est usando so frutos de uma cpia de segurana e no do local de origem.

Didatismo e Conhecimento

114

INFORMTICA
Vrus de Computador e Pragas Virtuais Iniciaremos esse tpico mencionando o termo malware, criado da juno dos termos, em Ingls, malicious software, ou seja, so programas de computador com intenes conhecidas como maliciosas, onde se enquadram desde espionagem de dados, roubo de informaes, transaes ilegais com dados dos usurios ou apenas o prazer de seus programadores em causar estragos, constrangimentos ou incmodo aos usurios. Entre os tipos de malwares mais conhecidos esto: Vrus de computador um software desenvolvido por programadores que, tal como um vrus biolgico, infecta o sistema, faz cpias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios. Os meios mais comuns de disseminao dos vrus so os e mails com anexos e pendrives, mas todo documento ou programa que for ser executado em um computador pode ser ou estar acompanhado de um vrus. O objetivo dos programadores de vrus pode ser simplesmente incomodar os usurios, testando suas habilidades de programao, como roubar dados importantes para realizar vrios tipos de crimes como movimentaes bancrias e compras pela Internet. Worms (verme, em portugus), em computao, um programa auto-replicante, semelhante a um vrus. Enquanto um vrus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm um programa completo e no precisa de outro para se propagar. Os vrus geralmente vm acompanhados de um arquivo que, quando aberto, d incio sua ao. O worm geralmente tem extenses de arquivos auto executveis como o .bat, .com, .exe, que sozinhos podem iniciar sua execuo. Phishing uma forma de fraude eletrnica, caracterizada por tentativas de adquirir fotos e msicas e outros dados pessoais , ao se fazer passar como uma pessoa confivel ou uma empresa enviando uma comunicao eletrnica oficial. Isto ocorre de vrias maneiras, principalmente por email, mensagem instantnea, SMS, dentre outros. Adware qualquer programa que executa automaticamente, mostra ou baixa publicidade, vrus, trojan, worm, spyware, keylogger, para o computador depois de instalado ou enquanto a aplicao executada. Trojan ou cavalo de tria so programas que pensamos ter uma finalidade, por isso o instalamos diretamente no computador, mas na realidade so programas que promovem o acesso do nosso computador por terceiros. Ele abre portas que fazem do computador onde foram instalados um servidor e possibilitam que outros computadores o usem como cliente, facilitando a invaso, manipulao da mquina e roubo de dados. Spyware so programas espies que roubam informaes dos computadores onde esto instalados e as enviam pela Internet aos seus programadores, sem que o usurio note esta ao. Keylogger (registrador de teclado) um spyware, que registra o que digitado no teclado, como senhas, nmeros de cartes de crdito e outras informaes. Antivrus Programas antivrus so softwares criados especificamente para analisar outros programas que tentem acessar ou se executar no computador, verificar se esses programas so conhecidos como vrus ou se tentam disparar rotinas suspeitas de auto-propagao, replicao ou alteraes no autorizadas. Detectando que o programa est presente nos seus registros de vrus, alerta o usurio e prope aes, ou j realiza aes de bloqueio ou excluso de vrus. Tentam tambm restaurar danos causados pelos vrus conhecidos. A atualizao dos programas antivrus deve ser realizada constantemente para que ele no tenha sua eficcia comprometida. O programa antivrus programado de forma a conter defesas para determinados vrus ou semelhantes (worms, tronjans etc) que j sejam conhecidos. Diariamente so programados e lanados diversos tipos de novos vrus. Sem a atualizao o programa antivrus instalado no computador, no ter defesa contra esses novos programas maliciosos. Existem vrios tipos de programas antivrus, vamos resumir aqui alguns deles:

Didatismo e Conhecimento

115

INFORMTICA
AVG Antivrus Gratuito 2012: Grtis apenas para uso pessoal. Realiza varredura em arquivos compactados; Elimina vrus antes de carregar o Windows; Tem suporte para sistemas operacionais 64-bits; Tenta resolver os problemas encontrados sem te incomodar; Pode ser totalmente desativado; Tem agendador de tarefas; Define excees; Protege seu computador contra os seguintes tipos de malware: Spyware, Trojans, Vrus, Keyloggers, Rootkits, Phishing, Screenloggers, Worms, Exploits, Scripts maliciosos, Browser Hijack, Dialers, Adware, Riskware Ao encontrar algum problema, ele pode: Limpar, Reportar o problema ao usurio e aguardar uma resposta, Enviar para quarentena, Apagar, Ignorar e manter ou executar o arquivo do mesmo jeito Detecta tentativas de invaso e negao de servio apenas na verso registrada ou paga; Estabelece permisso de acesso Internet para cada aplicativo apenas na verso registrada ou paga; Bloqueia IPs especficos apenas na verso registrada ou paga; Estabelece o nvel de confiana ao conectar a uma rede IP apenas na verso registrada ou paga; Abre portas utilizadas pelos servios de sistema apenas na verso registrada ou paga; Bloqueia o acesso Internet apenas na verso registrada ou paga; Mantm registros de atividades apenas na verso registrada ou paga; Monitora a rede local apenas na verso registrada ou paga; Garante a segurana dos chats de mensagens instantneas; Garante que os e-mails so seguros; Protege contra spam; Impede alteraes potencialmente no desejadas. Avast! Free Antivirus 7.0.1426 Grtis apenas para uso pessoal. Leve Aplica rapidamente suas atualizaes Novo relatrio com informaes em tempo real Ativa a proteo sem ter que reiniciar o PC Permite ajuda remota entre seus usurios Execuo isolada de programas suspeitos, protegendo o sistema Pode bloquear sites conforme lista cadastrada Instalao rpida O nico que oferece o modo de execuo SandBox. Ela uma ferramenta para executar, de forma isolada, programas no confiveis (um recurso que costuma aparecer s nos kits Internet Security). Ajuda remota. Voc pode contar com amigos, parentes e, at mesmo, membros da comunidade avast!. Com a ferramenta, eles podem visualizar a tela do seu PC para que possam dar comandos sem sair de casa. Melhoria de estabilidade do AutoSandbox; Melhoria dos controles no AutoSandbox; Aprimoramentos nos gadgets; Compatibilidade com o Windows 8 Consumer Preview; Maior estabilidade em plugins do Outlook. Norton AntiVirus 2012 19.1.0.28 Grtis apenas para testar. Processo de instalao extremamente rpido Dispensa a reinicializao do sistema aps sua instalao Exibe o grau de confiabilidade dos aplicativos instalados Lista arquivos j verificados e no os verifica novamente enquanto no ocorrerem mudanas Alerta o usurio quando os aplicativos comeam a apresentar lentido e comportamentos suspeitos Utiliza menos recursos que as verses anteriores
116

Didatismo e Conhecimento

INFORMTICA
Realiza varredura em arquivos compactados; Elimina vrus antes de carregar o Windows; Tem suporte para sistemas operacionais 64-bits; Tenta resolver os problemas encontrados sem te incomodar; Pode ser totalmente desativado; Tem agendador de tarefas; Define excees; Impede que as configuraes sejam alteradas pelos usurios; Gerencia remotamente outros computadores da rede; Protege seu computador contra os seguintes tipos de malware: Spyware, Trojans, Vrus, Rootkits, Screenloggers, Worms, Exploits, Scripts maliciosos, Browser Hijack, Dialers, Adware, Riskware Ao encontrar algum problema, ele pode: Limpar, Reportar o problema ao usurio e aguardar uma resposta, Enviar para quarentena, Apagar, Ignorar e manter ou executar o arquivo do mesmo jeito Detecta tentativas de invaso e negao de servio; Estabelece permisso de acesso Internet para cada aplicativo; Bloqueia IPs especficos; Abre portas utilizadas pelos servios de sistema; Bloqueia o acesso Internet; Mantm registros de atividades; Garante a segurana dos chats de mensagens instantneas; Garante que os e-mails so seguros; Protege contra spam; Controle para pais e bloqueios: Imagens no apropriadas, Sites por palavras-chave, Resultados de busca, Sites por endereo, O acesso Internet para determinado usurio Impede alteraes potencialmente no desejadas; Protege suas informaes pessoais; Protege suas senhas.

8. ALTERNATIVAS E SOFTWARE LIVRE PARA SISTEMAS OPERACIONAIS, EDITORES DE TEXTO, PLANILHAS E NAVEGADORES

Software Livre O termo software livre est intrinsecamente associado liberdade de expresso. Para um software ser considerado livre, ele tem que atender alguns conceitos de liberdade estipulados para os usurios desse software. comum o software livre ser associado a software gratuito, mas um software livre pode ser estudado, modificado, copiado, instalado, usado e ter verses distribudas. Estas verses podem ser, inclusive, vendidas. Segundo o livro Informtica, de Rogrio Amigo de Oliveira, as quatro principais liberdades que um software livre tem que oferecer para os usurios so: - liberdade de execuo desse software para qualquer finalidade, seja acadmica, particular, empresarial. - liberdade para o usurio acessar o cdigo fonte do programa para poder estud-lo e fazer alteraes. - liberdade para redistribuir cpias. - liberdade para acessar o cdigo fonte e aperfeioar o programa e liberar os seus aperfeioamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Existem vrios softwares livres que podem ser usados em determinados sistemas operacionais ou em vrios sistemas operacionais. Como exemplos de editores de texto e planilhas, temos respectivamente o Writer e o Calc, vistos com detalhes nesta apostila. Como software livre e editor de planilhas eletrnicas, podemos ainda citar o KSpread e Gnumeric. O KSpread faz parte da sute de escritrio KOffice, do KDE. J o Gnumeric, faz parte do ambiente de desktop GNOME. Ambos, KDE e GNOME, so de interfaces grficas para o Sistema Operacional Linux e apresentam uma quantidade menor de recursos se comparados ao Calc, que pode ser usado tanto no Linux quanto no Windows.
Didatismo e Conhecimento
117

INFORMTICA
J no que se refere aos editores de texto, alm do Writer, temos o GNU TeXmacs e o KWord, tambm apropriados para ambiente Linux. Abordaremos com maior abrangncia, neste item do edital, os navegadores livres, pois estes ainda no foram citados. Falaremos sobre o Mozilla Firefox e o Google Chrome. Mozilla Firefox Mozilla Firefox um navegador construdo por uma comunidade global, desde 1998. Seu projeto desenvolvido por uma organizao sem fins lucrativos, dedicada a promover abertura, inovao e oportunidades on line, segundo consta no site oficial. um projeto de cdigo aberto cujo software tem sido usado para construir algumas das melhores aplicaes da Internet. Representado pelo smbolo de um lobo de fogo ao redor do planeta, um navegador de fora e agilidade, que vem cada vez mais ganhando adeptos. Alm de gratuito, sua instalao to fcil quanto seu uso. Sua estrutura muito semelhante ao IE, por esse motivo vamos tratar, principalmente, de suas particularidades ou itens que no abordamos nos estudos do IE.

Smbolo do Mozilla Firefox Um desses itens o Find as you type: um recurso de busca que permite encontrar enquanto voc digita, ou seja, os caracteres vo sendo marcados na pgina, no momento da digitao. A opo Localizar acionada aps clicarmos no Menu Editar, Localizar, ou pelas teclas de atalho CTRL + F. Como no exemplo da figura a seguir, que mostra essa ao sendo executada no Mozilla Firefox. Veja que na linha de busca foram digitados os caracteres down e na pgina a palavra Download comeou a ser realada.

Find as you type Motor de Busca: um site especializado em localizar informaes na Internet. Os principais motores de busca incluem o Google, o Yahoo! Search, o MSN Search, o AOL Search, BuscaP, Babylon e o Ask. com, entre outros. Podemos acessar qualquer um desses sites para fazer nossa pesquisa ou, alternativamente, para no ter de navegar primeiro para o site, podemos utilizar a caixa Pesquisa no Mozilla Firefox, aqui apresentada:

Caixa pesquisa

Didatismo e Conhecimento

118

INFORMTICA
Na figura a cima, o buscador escolhido foi o Ask.com, mas, clicando no item circulado na imagem, podemos escolher entre vrios outros, em uma lista que ser apresentada. Os recursos find as you type e motor de busca, existem tanto no Mozilla Firefox, quanto no Internet Explorer 8. Vamos conhecer ento, a estrutura da janela do navegador (browser) Mozilla Firefox, que traz a Barra de Ttulo e a de Menu, como j estamos acostumados a ver nos outros programas, as Guias, a linha de endereo, o Motor de Busca (que vimos a cima), os Botes de Navegao, o Boto Home e outros que podem ser configurados pelo usurio.

Janela do Mozilla Firefox Barra de Menu: A barra de menu simples e a maioria de seus recursos j foram visto. Para fins de estudo, vamos citar os itens dessa barra e fazer ressalvas sobre as novidades: Menu Arquivo - possui os comandos nova aba, nova janela, abrir arquivo, salvar como, enviar endereo, configurar pgina, visualizar impresso, imprimir, modo Office e sair. Menu Editar possui os itens desfazer, refazer, recortar, copiar, colar, excluir, selecionar tudo e localizar. Menu Exibir possui: Barra de Ferramentas - com as opes de mostrar/ocultar as barras de menu, navegao, favoritos, abas em cima e o boto personalizar, atravs do qual podemos inserir cone para acesso rpido h vrias funes, como separador, histrico, downloads, favoritos, imprimir, nova janela, tela inteira e outros. ]

Personalizar barras de ferramentas

Didatismo e Conhecimento

119

INFORMTICA
Para inserir ou excluir um desses itens na barra de ferramentas, basta manter o boto esquerdo do mouse pressionado sobre o item desejado e arrastar para a barra (caso deseje inserir) ou para dentro da telinha do Personalizar Barra de Ferramentas. Ainda no exibir, temos as opes: Painel mostra/oculta a barra de favoritos e histrico. Zoom que aumenta ou diminui a proximidade dos dados na tela aumenta ou diminui apenas o texto da pgina. Estilo da pgina permite escolher entre nenhum estilo ou estilos base. Menu Histrico exibe todo o histrico, restaura a sesso anterior, reabre abas ou janelas. Menu Favoritos exibe todos os favoritos, adiciona pginas, permite configuraes na barra dos favoritos, mostra as pginas inseridas recentemente como favoritas. Menu Ferramentas facilita downloads, permite configuraes de complementos, mostra as propriedades da pgina, inicia a navegao privativa, limpa dados pessoais. H dois itens nesse menu que merecem um pouco mais de esclarecimento: Desenvolvedor web: como o Firefox um software livre, ele oferece nesse menu, opes para programadores como: console web, inspecionar, scratchpad, editor de estilos, cdigo fonte e console de erros. Opes: possibilita configuraes nas seguintes guias: Geral: onde configuramos a pgina inicial do nosso navegador, decidimos como os downloads sero abertos e fechados, onde sero salvos entre outras opes.

Geral Abas: decidimos se os sites que requisitarem nova janela sero abertos em abas, se receberemos um alerta quando vrias abas forem fechadas, ou o carregamento de muitas abas for tornar o Firefox lento. Decidimos se a barra de abas ficar sempre visvel ou ao abrir um link em nova aba, esta ser carregada em primeiro plano. Contedo: com ele podemos bloquear janelas pop-up, carregar imagens automaticamente, permitir JavaScript, escolher fonte e tamanho da fonte e o idioma preferencial para as pginas. Aplicativos: nessa opo temos duas colunas, sendo a primeira a de tipo de contedo e a segunda de ao. Na coluna Tipo de contedo, vemos uma lista de tipos de arquivos, por exemplo: Adob Acrobat Document, Arquivo de udio do Windows Media, Arquivos de pacote de dados XML entre outros. Na coluna Ao, vemos como o Firefox tratar esses arquivos, ou seja, com que tipo de aplicativo ele ir abrir o arquivo ou se perguntar ao usurio com qual deve abrir. Privacidade: nessa opo temos como notificar os sites que no desejamos ser rastreados e quais os dados pessoais que permitimos que sejam memorizados.
Didatismo e Conhecimento
120

INFORMTICA
Segurana: escolhemos se desejamos ou no ser alertados se sites tentarem instalar temas ou extenses, bloqueamos sites avaliados como focos de ataque, bloqueamos sites avaliados como falsos, permitimos ou no a memorizao de senhas de sites, consultamos as senhas memorizadas.

Segurana Sync: atravs dessa opo o Firefox permite que acessemos nosso histrico, favoritos, senhas e abas abertas em qualquer computador ou dispositivo mvel. Para isso temos que configurar o Firefox Sync e parear dispositivos. Avanado: essa opo nos traz quatro guias, sendo geral, rede, atualizaes e criptografia. o Geral: com ela configuramos acessibilidades como o uso de teclas de setas para percorrer as pginas, localizar texto ao comear a digitar e alertar se sites tentarem redirecionar ou recarregar a pgina. Na mesma guia, escolhemos opes de navegao como auto-rolagem, rolagem suave, quando disponvel, usar acelerao por hardware, verificar ortografia ao digitar, verificar se o Firefox o navegador padro, enviar relatrios de tratamento e enviar dados sobre desempenho. o Rede: determinamos como o Firefox conecta-se Internet, qual o espao que reservaremos em disco para o cache de contedo e qual o espao que o cache de aplicativos ir usar. o Atualizaes: podemos ou no deixar que as instalaes de atualizaes do Firefox sejam iniciadas automaticamente, se desejamos ser questionados sobre as instalaes, ou se nunca queremos que o Firefox verifique se h atualizaes a serem instaladas. Acionamos e configuramos tambm, um histrico de atualizaes. Campo de Endereo Inteligente/Barra de Endereo:

Campo de endereo inteligente Conforme usamos a barra de endereos, o Mozilla vai guardando nela os endereos que mais visitamos. Conforme vamos digitando um endereo nessa barra, ele abre uma lista de opes que tm o mesmo incio j digitado. Dessa forma, alm de no precisarmos digitar todo o endereo, no precisamos memoriz-lo.
1 2 3

Barra de endereo

Didatismo e Conhecimento

121

INFORMTICA
1 Para adicionar uma pgina a sua lista de favoritos, basta abri-la e clicar no cone Adicionar aos favoritos. Esse mesmo cone, ter outra funo aps a pgina ser includa aos favoritos. Sua nova funo ser a de Editar o favorito. Para que o usurio saiba que a pgina ainda no foi adicionada aos favoritos, o cone da estrela (1), fica sem preenchimento quando se trata de uma pgina no adicionada. Aps a adio, a estrela ficar preenchida.

Organizar este favorito

Na janela Organizar este favorito, podemos: A Excluir o item da lista dos favoritos. B Nome: possibilita que seja dado pgina um nome para referenci-la na lista dos favoritos C Pasta: nesse item, podemos especificar em qual pasta a pgina ser organizada. Podemos determinar que ela fique na Barra dos favoritos, no Menu dos favoritos, nos itens No organizados ou, selecionamos um local mais apropriado, atravs do boto Selecionar.

Pasta Clicando no Selecionar, teremos como criar pastas e organizar de forma mais eficiente a nossa lista de pginas favoritas.

Organizar favoritos

Didatismo e Conhecimento

122

INFORMTICA
D Tags: Classifica sites com nomes ou categorias que faam sentido para voc. Por exemplo, voc pode marcar os sites noticias. terra.com.br e g1.com.br com o marcador notcias. Quando voc digitar notcias no campo de endereos, ambos aparecero nos resultados. Um nico site pode ter vrios marcadores, e no existe limite para o nmero de marcadores que voc pode criar. Voc pode no lembrar o nome de um site, mas com os marcadores voc poder encontr-los rapidamente. (site http://www.mozilla.org/ pt-BR/firefox/central/) 2 Lista de endereos : com esse boto podemos visualizar os endereos pelos quais navegamos e acess-los fcil e rapidamente. Basta clicar no boto que a lista ser exibida embaixo da linha de endereo. Podemos clicar no endereo que queremos rever ou comear a digit-lo. Esse procedimento iniciar uma busca na prpria lista e sero localizados todos os itens que tiverem o mesmo incio do endereo que estamos digitando, reduzindo assim a quantidade de endereos que temos que percorrer para chegar at quele que queremos.

Endereos 3 - Atualizar pgina: esse boto fica visvel quando a pgina j tiver sido carregada. Com ele, possvel recarregar a mesma pgina para exibir as ltimas atualizaes que possam ter ocorrido enquanto navegvamos por ela. Esse cone, quando clicado, se transforma no interromper carregamento , que cancela a atualizao da pgina, quando clicado pelo usurio. Navegao por abas As abas, a cima da linha de endereos, facilitam a concentrao no contedo dos sites que voc visita.

Navegao por abas Abas de aplicativos ou pginas mais visitadas, podem ser facilmente transformadas em botes na barra dos favoritos. Para isso, basta acessar o site e, com o boto esquerdo do mouse, arrastar o cone da pgina para a barra dos favoritos.

Boto arrastado para a barra de favoritos Dessa forma, a quantidade de abas ser reduzida durante sua navegao e voc ter acesso rpido ao seu site favorito. Outra vantagem da navegao por abas que quando digitamos um endereo na barra de endereos inteligente, o Firefox verifica se essa pgina j no est aberta. Se estiver, ele apenas nos leva para a aba da pgina, sem carreg-la novamente ou duplic-la.
Didatismo e Conhecimento
123

INFORMTICA
Pgina Anterior e Prxima Pgina Os botes Pgina Anterior e Prxima Pgina, listam os sites que foram visitados permitindo que qualquer um deles seja acessado novamente, sem termos que clicar vrias vezes nos botes.

Boto prxima pgina O Firefox possui ainda: Gerenciador de senha: pergunta se deseja que suas senhas sejam memorizadas para que seus prximos acessos se dem de forma mais rpida. Esse recurso no aconselhvel para pessoas que compartilham o uso do computador. Preenchimento de formulrios: Ao preencher um formulrio como um endereo de entrega, o Firefox sugerir informaes para cada campo baseado nas respostas mais comuns em campos similares de outros formulrios. Esse recurso veio para agilizar o preenchimento de formulrios, sem que o usurio tenha que digitar muito. Bloqueio de Pop-ups: permite eliminar os pop-ups da nossa experincia de navegao ou permite escolher desbloquear pop-ups de uma lista de sites. Pesquisa Integrada: permite realizar pesquisas na Internet por um campo de pesquisa integrado ao lado da barra de endereos. Podemos selecionar o mecanismos de pesquisa desejado e digitar o termo.

Pesquisa Integrada Google Chrome O Google Chrome mais uma opo de browser que podemos usar em nosso computador. Como tem a mesma finalidade dos demais navegadores e bem semelhante aos que vimos, vamos aprender como instalar este navegador gratuito.

Pgina inicial do Google

Didatismo e Conhecimento

124

INFORMTICA
Na pgina inicial do Google podemos fazer a instalao do navegador (browser) Google Chrome.

Google Chrome Para fazer a instalao desse navegador, basta clicar no boto Instalar o Google Chrome. Ser aberta uma pgina com uma breve explicao sobre o produto, como a rapidez na sua inicializao e no carregamento de pginas, da facilidade de uso de seus recursos e o link Saiba mais sobre o Google Chrome, que nos d informaes sobre a sua velocidade, simplicidade, segurana, vantagens de se conectar com login e senha e outros recursos. Para seguir com nossa explicao, voltaremos a tela mostrada na figura a seguir e clicaremos no boto Download do Google Chrome . Esse procedimento far ser exibida uma nova tela no nosso navegador, com o Termo de Servio do Google Chrome, com a opo de faz-lo o navegador padro e, opcionalmente, aceitar receber estatsticas de uso e relatrios de problemas automaticamente. Teremos nesta tela os botes Cancelar e Aceitar Instalao, que ser o nosso escolhido. O Google Chrome comear a ser instalado.

Instalao do Google Chrome No final da instalao, ser exibida uma tela solicitando login se senha, mas no obrigatoriamente necessrio que esses dados sejam inseridos. No nosso caso, clicaremos em Ignorar por enquanto.

Tela pedindo login e senha

Didatismo e Conhecimento

125

INFORMTICA
Esses passos j deixam o Google Chrome instalado como seu navegador. Vale lembrar que tanto o Google Chrome como o Mozilla Firefox, so navegadores gratuitos.

Janela do navegador Google Chrome EXERCCIOS ADICIONAIS 01. (TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA FCC 2012) Sobre o Microsoft Windows XP, analise: I. A configurao do idioma e do tipo de teclado feita exclusivamente por meio do cone de teclado no Painel de Controle. II. Windows Product Activation (WPA) um recurso do Windows XP que atua como um meio de assegurar que uma cpia original esteja instalada em apenas uma mquina. Com esse recurso, toda a configurao de hardware do computador e o status de ativao do Windows ficam gravados e so enviados Microsoft toda vez que o computador for ligado e estiver conectado Internet. III. O Editor do Registro do Windows (regedit.exe) permite visualizar, pesquisar e alterar as configuraes no registro do sistema, que contm informaes sobre o funcionamento do computador. IV. O cone Opes Regionais e de Idioma do Painel de Controle permite selecionar o formato da moeda, data e nmero, porm, no permite outras configuraes, como o tipo e idioma do teclado, resoluo da tela etc. Est correto o que consta em (A) III, apenas. (B) I e IV, apenas. (C) II e IV, apenas. (D) I, II e III, apenas. (E) I, II, III e IV. RESPOSTA A O registro do Windows pode ser acessado pelo caminho: Iniciar, Executar. Na linha de Abrir, basta digitar regedit e clicar em OK.

Tela Executar

Pelo menu Ajuda, da janela do Editor de Registro do Windows, possvel obter as seguintes informaes: O Editor do Registro uma ferramenta avanada para exibir e alterar as configuraes no Registro do sistema, e que contm informaes sobre como o computador deve funcionar. O Windows armazena suas informaes de configurao em um banco de dados (o Registro) que est organizado em um formato de rvore. Embora o Editor do Registro permita que voc inspecione e modifique o Registro, geralmente no necessrio faz-lo. Alteraes incorretas podem danificar o sistema. Um usurio avanado que esteja preparado para editar e restaurar o Registro pode usar o Editor do Registro com segurana para executar tarefas, como, por exemplo, eliminar entradas duplicadas ou excluir entradas de programas que foram desinstalados ou excludos.
126

Didatismo e Conhecimento

INFORMTICA
02. (ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL CESGRANRIO 2012) Nos sistemas operacionais Microsoft Windows, como o Windows XP, a interao direta (no grfica) entre o usurio e o sistema operacional na qual ele pode criar e editar arquivos de lotes proporcionada pelo uso do (A) teclado virtual (B) windows update (C) microsoft access (D) prompt de comando (E) windows movie maker RESPOSTA D. Arquivos de lotes so arquivos como os de extenso .bat, que contm comandos lineares que so executados em lotes ou grupos. Para usar esses arquivos, no Windows XP, clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessrios, Prompt de comando. 03. (TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA FCC 2012) No Microsoft Windows XP possvel indexar arquivos para agilizar sua pesquisa. Uma das maneiras de habilitar ou desabilitar este recurso por meio dos atributos avanados do arquivo. Nessa tela de atributos avanados tambm possvel (A) alterar o arquivo utilizado para a abertura e edio deste arquivo. (B) alterar as propriedades para os diversos nveis de segurana. (C) alterar os atributos de somente leitura e arquivo oculto. (D) criptografar o contedo para proteger os dados. (E) efetuar o compartilhamento do arquivo. RESPOSTA D Para acessar o painel de atributos avanados do arquivo, entre no Windows Explorer e clique com o boto direito do mouse sobre a pasta ou arquivo que deseja indexar.

Propriedades e atributos de pasta

Em Propriedades, na guia Geral, clique no boto Avanado. Ser exibida a tela Atributos avanados. Atravs dela podemos acionar a opo Indexar a pasta com o servio de indexao para agilizar a pesquisa que especifica se o contedo do arquivo ou pasta selecionado ser indexado para pesquisas mais rpidas. Quando o arquivo ou pasta estiver indexado, voc poder procurar um texto no arquivo ou na pasta e procurar propriedades, como a data, ou atributos do arquivo ou da pasta. A indexao de uma pasta no indexa automaticamente arquivos e subpastas, a menos que voc escolha indexar o contedo quando solicitado. 04. (ANALISTA EDUCACIONAL ANE NVEL I GRAU A ATIVIDADES TCNICAS EM SER E RGO CENTRAL DA SEE FCC 2012) Para desinstalar corretamente a maioria dos softwares instalados no ambiente Windows necessrio (A) selecionar a pasta onde o software foi instalado e pressionar a tecla delete. (B) entrar no Painel de Controle e selecionar a opo adequada para desinstalar programas. O nome exato dessa opo depende da verso do Windows. (C) entrar no Painel de Controle e selecionar a opo Ferramentas Administrativas. (D) selecionar a opo Todos os Programas no menu Iniciar e em seguida a opo Desinstalar Programas. RESPOSTA B.
Didatismo e Conhecimento
127

INFORMTICA
No Windows XP, por exemplo, a opo encontra-se no caminho: Painel de Controle, Adicionar ou remover programas.

Painel de Controle, opo Adicionar ou remover programas Essa opo oferece suporte para instalao ou remoo de programas de forma simples e confivel. Seu programa assistente, auxilia com informaes para que o usurio, com poucos cliques, realize a correta remoo ou instalao dos programas. 05. Uma das principais diferenas entre o Word e o Writer est na criao de PDF, haja vista que, no Word, necessitaria a instalao de um plug-in para exportar como PDF, e no Writer a funo nativa atravs do boto Exportar diretamente como PDF ou no menu Arquivo Exportar como PDF. Assinale a alternativa que indica todas as alternativas corretas. a. ( ) correta apenas a afirmativa 1. b. ( ) correta apenas a afirmativa 4. c. ( ) So corretas apenas as afirmativas 2 e 4. d. ( ) So corretas apenas as afirmativas 3 e 4. e. ( X ) So corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4. RESPOSTA E. 1 No Menu Exibir, como demonstrado pela imagem a seguir, existem apenas as duas formas de exibio mencionadas na opo 1: Layout de Impresso e Layout da Web.

Menu Exibir.

2 As teclas de atalho Ctrl+R, vo fazer o alinhamento do texto direita, o que pode ser confirmada pela figura a seguir:

Detalhes das teclas de atalho CTRL+R.


Didatismo e Conhecimento
128

INFORMTICA
Pela figura, podemos notar que o cone em destaque representa o alinhamento do texto direita da pgina. Observe tambm que o cone usado fica em destaque, permitindo que seja confirmada a opo de formatao utilizada. Em muitas questes de concurso so passadas telas dos softwares aplicativos para que sejam observadas as formataes de textos e planilhas, por exemplo. 4 Exportar como PDF uma opo existente apenas no menu arquivo do Writer.:

Menu Arquivo Writer.

06. (ESCRITURRIO BANCO DO BRASIL CESGRANRIO 2012) No Microsoft Word verso 2007, para alinhar um texto selecionado tanto margem direita quanto margem esquerda, acrescentando espao extra entre as palavras, conforme seja necessrio, pode-se utilizar o atalho de teclado (A) Ctrl + e (B) Ctrl + j (C) Ctrl + d (D) Alt + a (E) Alt + bRESPOSTA B. Ctrl+j so teclas de atalho para o comando justificar que alinha o texto s margens esquerda e direita, distribuindo os espaos se necessrio. Essas teclas tem a mesma funo do clique no cone Justificar da Barra de Ferramentas de Formatao:

`
Didatismo e Conhecimento

Alinhamento Justificado.

129

INFORMTICA
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALECRIM, merson. ADSL: o que e como funciona Disponvel em : http://www.infowester.com/adsl.php. Acesso em 06 junho 2012. NGELO, Fernanda. 7 ferramentas de colaborao para a sua empresa Disponvel em http://computerworld.uol.com.br/ tecnologia/2009/12/30/ferramentas-de-colaboracao-beneficios-reais-para-as-empresas/. Acesso em 08 junho 2012. ANTNIO, Joo. Informtica para concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. BATTISTI, Jlio. Introduo ao TCP/IP Disponvel em: http://www.juliobattisti.com.br/artigos/windows/tcpip_p1.asp. Acesso em 06 junho 2012. Busca por Antivrus Disponvel em: http://busca.superdownloads.com.br/busca.q=antiv%EDrus&a=Softwares&s=Windows. Acesso 17 junho 2012. CARMONA, Tadeu. Guia profissional hardware 2 edio. So Paulo: Digerati Books, 2006. CARTER, Nicholas P. Arquitetura de Computadores So Paulo: Artmed Editora S.A [s.d.]. Fialho Jr., Mozart. Guia essencial do Backup. So Paulo: Digerati Books, 2007. Heitor, Medrado de Faria. Bacula - Ferramenta Livre de Backup. Brasport. HENESSY, John L.; PATTERSON, David A. Arquitetura de computadores: uma abordagem quantitativa. Cap. 5. Rio de Janeiro: Campus, 2003. HUNT, Thara. O poder das redes sociais: como o fator Whuffie seu valor no mundo digital pode maximizar o resultado dos seus negcios. So Paulo: Editora Gente, 2010. LACERDA, Ivan Lan Max Freire de . Microcomputadores montagem e manuteno Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2004. MARTINS, Leandro. Curso profissional de hardware. So Paulo: Digerat Books, 2007. MORAZ, Eduardo. Curso essencial de hardware So Paulo: Digerati Books, 2006. OLIVEIRA, Rogrio Amigo de . Informtica Teoria e questes de concursos Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. O que Navegao InPrivate? Disponvel em: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/What-is-InPrivate-Browsing. Acesso em 06 junho 2012. PAIVA, Maurcio Ferraz de. Sistemas de gesto da informao que armazenam imagens digitais de documentos com fidedignidade e confiabilidade. So Paulo: Target Editora Grfica Ltda, 2008. TANENBAUM, Andrew S. Sistemas operacionais modernos. Cap. 3. Rio de Janeiro: LTC. 1999. TURBAN, Efraim, WETHERBE, James C., MCLEAN, Ephraim. Tecnologia da informao para gesto. So Paulo: Artmed Editora S.A., 2002. SCRIMGER, Rob...[et al.]; TCP/IP, a Bblia. traduo de Edson Fumankievicz, DocWare Tradues Tcnicas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002. Sobre a Mozilla Disponvel em: http://www.mozilla.org/pt-BR/about/. Acesso em 06 junho 2012.

Didatismo e Conhecimento

130

You might also like