You are on page 1of 16

15 a 21 de fevereiro de 2014

Gazeta de Votorantim

Pgina 1

Confira a coluna de Marcelo Soares


Pg.12

Gratuito

Hoje acaba o horrio de vero


Marcelo Soares

Hoje tem cinema 3D na Praa de Eventos


Pg.7

Pg.3

Ano 2 | N 55 | Votorantim | 15 a 21 de fevereiro de 2014

regio
Divulgao

Pivetta,
, s a p o d co ri is a m co ti l o p 4 o
tta. e iv P o st u g u A s o rl a C ito fe re -p ex o Pgs. 8 e 9
OCORRNCIAS
Pg.5

TE ES Otaviano

E NO

Quadrilha que explodia bancos detida em Votorantim Traficantes so presos prximos escolas Ladro de carro que atuava na regio do Sesi preso

Pg. 11

Bebedouro com defeito alvo de reclamaes de alunos


Pg. 6

Barbudo da Avenida Pg.4


Carlos Augusto Pivetta no o 4 poltico mais rico do Brasil Erinaldo procura rea de mais de 41 m e ningum sabe onde foi parar Cassola ser homenageado no Parque So Joo

Votorantim registra primeiro caso de dengue de 2014


Pg. 3

pera Carmen ser apresentada neste domingo em Votorantim


Pg. 7

Pgina 2

Gazeta de Votorantim

15 a 21 de fevereiro de 2014

Editorial

Ningum l editorial
Nesse aspecto a conscientizao de leitores frente a sua realidade local e regional se aprimora com a abertura de novos canais de difuso de notcias, para desespero daqueles que no querem ver seus nomes ligados a escndalos ou medidas impopulares. A transparncia sempre ser o maior instrumento contra injustias. Toda a notcia capaz de despertar os mais diversos sentimentos humanos, e o principal deles a curiosidade. As pessoas no mais se contentam com manchetes, mas h a busca por mais informaes que possam dar a dimenso exata do fato. Qualquer poltico que se preze sabe disso, pois a conquista do voto torna-se cada vez mais difcil para uma sociedade informada. Esse fato tem levado pessoas dita pblicas a uma verdadeira patrulha sobre os meios de comunicao, haja vista que se preocupam mais com o nome do que o fato, levando a atitudes impensadas e recorrncia justia que, muitas vezes, revertem em prejuzo prpria imagem. Assim se consuma o papel da imprensa na sociedade atual: instrumento de desvendamento de fatos e difuso de informaes, garantido a todos o direito de participar ativamente da notcia, seja na interpretao como no debate das ideias. O Direito Informao uma das exigncias fundamentais para o exerccio da liberdade, cabendo tambm imprensa desenvolver seu papel to importante garantia da sustentao da democracia. O votorantinense tanto sabe disso que a cada semana esgota nossa publicao em poucas horas. Parabns, vorazes leitores, responsveis pela consolidao da democracia em nosso municpio!

uito tem se discutido sobre o papel da imprensa na formao tica da populao. Todavia essa misso compartilhada com outras instituies frente a essa nova realidade de escolarizao brasileira tem alcanado patamares de conscientizao que assustam pessoas que sempre viveram da ignorncia alheia. O gigante adormecido no s acordou; ele est pensando. A expanso da imprensa brasileira vem acompanhada do desenvolvimento tecnolgico vivenciado pelo Pas nas ltimas trs dcadas. As notcias propagadas pelo jornal, rdio e TV esto cada vez mais flexibilizadas atravs de outros meios, adquirindo importncia a cada dia. Alm de microcomputadores, trablets e celulares que difundem as informaes desses meios convencionais, h pginas de sites, blogs, e redes sociais que fazem da notcia algo mais vivo e dinmico na vida das pessoas, estimulando a participao de todos no debate de ideias. A reao da sociedade a esse dinamismo no trato da notcia leva a populao a acessar informaes com melhor qualidade, haja vista que so mltiplas fontes. Na prtica temos encontrado pessoas mais esclarecidas e menos suscetveis a enganos quanto a notcias tendenciosas de quem quer que seja. Pessoas mais esclarecidas resultam em maior desespero daqueles que sempre prosperaram da ignorncia alheia. No caso de Votorantim, municpio com apenas meio sculo de emancipao poltica, cujas instituies sociais ainda esto se firmando num processo de identidade local, ainda h muito a expandir.

A certeza um estado emocional, no intelectual


Muitos dos erros que cometemos quando estamos pilhados, so devido iluso de certeza que essa situao cria. A adrenalina liberada responsvel por criar iluses de certeza. No crebro age dando uma sensao temporria de confiana, estreitando o foco mental e ignorando as variveis que poderiam provocar a dvida. por isso que voc se sente mais confiante depois de tomar uma xcara de caf. Quando estamos com raiva, sentimo-nos mais convencidos de que estamos certos e todo mundo est errado. A certeza um estado emocional, no intelectual. Para criar um sentimento de certeza, o crebro deve filtrar muito mais informaes do que pode processar, aumentando sua margem de erros durante a raiva. Em outras palavras, quanto mais certeza voc tem durante a raiva, maiores so as chances de que esteja errado. Reparem que as pessoas quando opinam durante um estado emocional mais equilibrado, tendem a usar o termo eu acho que assim, enquanto em estresse, costumam usar lgico que assim. A melhor maneira de saber se voc est agindo por convico e no por ressentimento ou arrogncia, analisar seu argumento. Se for ressentimento, vir em sua mente a figura de algum que deseja atingir. Caso contrrio, a convico acompanhada de seus valores mais profundos no surgindo a figura de uma pessoa alvo. E se voc s conseguir perceber mais tarde que no tinha razo, o pedido de desculpas ser sempre bem-vindo. (Por Henrique Jurado)

Salmo 43:1

Faze-me justia, Deus, e pleiteia a minha causa contra a nao mpia. Livra-me do homem fraudulento e injusto.

*Esta coluna traz pensamentos de diversos autores.

Clima
Hoje Min. 20 C Max. 29 C Amanh Min. 21 C Max. 26 C Segunda-feira Min. 22 C Max. 27 C
Fonte: INMET

Colabore conosco
Os leitores podem colaborar com a Gazeta de Votorantim enviando notcias e fotos de acontecimentos que considerem relevantes para o e-mail redacao@gazetadevotorantim.com. br. Os dados sero apurados e podero ser publicados pela Gazeta de Votorantim, a ttulo de colaborao, com a citao do crdito da imagem, sem a gerao de nus ao colaborador.

Gazeta de Votorantim

Expediente:
Provocare Editora e Comunicao Ltda ME

Diretores presidentes: Mnica Marsal e Werinton Kermes | Responsvel Jurdico: Ailton Bueno Scorsoline (OAB: 154912/SP) Edio: Luciana Lopez (MTB 45.396/SP) | Jornalista Responsvel: Werinton Kermes (MTB 29.860/SP) | Diagramao: Wilson Roberto Grillo Jr. Endereo: Rua Joo Walter, 289 sala 3 - Centro - Votorantim/SP - CEP 18110-020 |Telefone: (15) 3023-0702 | e-mail: redacao@gazetadevotorantim.com.br Classificados: Joelma Palmeira | Comercial: Mariana Luvison | Contato comercial: (15) 3247-1010| e-mail: comercial@gazetadevotorantim.com.br Site: www.gazetadevotorantim.com.br | Facebook: Gazeta de Votorantim | Impresso: Mar Mar Grfica e Editora Ltda. CNPJ 01.199.927/0001-65

Distribuio gratuita

As colunas assinadas so de total responsabilidade de seus autores e no necessariamente representam a opinio do jornal.

15 a 21 de fevereiro de 2014

Gazeta de Votorantim

Pgina 3

Cidades

Primeiro caso de dengue registrado na cidade neste ano


Prefeitura de Votorantim divulgou nesta semana a primeira ocorrncia de dengue na cidade em 2014. De acordo com a Secretaria de Sade, no final de janeiro houve o registro de um caso importado de uma moradora que viajou para a Araatuba e retornou doente. O caso foi notificado e realizadas todas as aes recomendadas para o bloqueio, reforando a preveno na regio onde a paciente reside. O quadro clnico no teve complicaes e a paciente j no manifesta mais a doena. O bairro da paciente no foi divulgado. No ano de 2013, Votorantim teve 263 casos confirmados de dengue, nenhum deles foi grave. Em Votorantim, a preveno da dengue feita o ano inteiro pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses que foram ampliadas o ano passado para reforar o trabalho. A Sade Coletiva, realizou nesta semana a segunda Sala de Situao de Dengue, encontro mensal com representantes de todos os setores da administrao envolvidos de alguma forma com as aes de preveno e controle da doena. A estratgia busca manter uma avaliao permanente em todas as atividades e servios que fazem parte do combate dengue. Apesar do empenho da administrao municipal, preciso uma vigilncia constante e a adeso da populao aos hbitos de combate ao mosquito transmissor. A recomendao uma reviso semanal das casas, quintais e locais de trabalho, eliminando qualquer objeto que possa acumular gua e servir de criadouro para as larvas do mosquito. O sintomas da doena so: dor de cabea, febre, dor no corpo, dor nas juntas, dor atrs dos olhos e manchas vermelhas na pele. No tome remdio por conta prpria e se foi viajar, avise ao mdico.

Horrio de vero acaba hoje


Termina meia-noite de hoje (15) o horrio de vero. Com isso, estados da regio Sul, Sudeste e Centro-Oeste, alm do Distrito Federal, tero que atrasar em uma hora seus relgios. O objetivo do horrio de vero economizar energia aproveitando os dias com mais tempo de luz solar do vero. O horrio de vero teve incio em 20 de outubro do ano passado e durou 119 dias. A meta era economizar R$ 400 milhes nesse perodo. A mudana de horrio feita sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Se a data de trmino coincidir com o feriado do Carnaval, o encerramento se estende ao domingo seguinte.

ATRASE seu relgio em UMA HORA

Polcia Militar planeja aes para o carnaval de Votorantim


Katelyn Caldeiras (programa de estgio)
Jorge Silva

Blitz fiscaliza trfego de caminhes pesados


A Guarda Civil Municipal de Votorantim e a Polcia Militar promoveram na quinta-feira (13) uma ao conjunta para fiscalizar o trfego de caminhes acima de dois eixos, na avenida 31 de Maro, prximo Praa de Eventos Lecy de Campos. Quatro caminhes foram autuados. A infrao mdia, gerando quatro pontos na carteira de habilitao e multa de R$ 85,20. Em Votorantim, o trfego de caminhes acima de dois eixos proibido nas Avenidas 31 de Maro, Centro; Gisele Constantino, Rogrio Cassola, no Jardim Clarice e Antnio Castanharo e Antnio Lopes dos Santos, na regio do Parque Jata. A restrio no vlida para veculos oficiais e com Autorizao Especial de Trnsito (AET), concedida para moradores ou comerciantes das regies prximas mediante pedido formal protocolado junto Prefeitura. A autorizao especfica para o deslocamento do veculo em determinado trajeto, que vai da garagem ou de outro local de guarda do veculo at o local de destino declarado pelo solicitante nos perodos das 10h s 16h e das 20h s 6h. Em 2013 foram aplicadas 110 autuaes. J neste ano foram 22 autuaes. Atualmente a frota de caminhes do municpio de 2.200 veculos. Desses, cerca de 100 possuem a Autorizao Especial de Trnsito.

A Polcia Militar de Votorantim j se prepara para a folia de carnaval da cidade, que neste ano ser entre 27 de fevereiro e 04 de maro. Cerca de 17 policiais militares trabalharo diariamente e 10 viaturas sero utilizadas nos dias de festa. Uma reunio entre a Polcia e a prefeitura j foi realizada e alguns pontos da segurana j foram definidos. Estamos com a expectativa boa, pois o votorantinenses tem conscincia de que o carnaval para uma folia sadia, mas uma pequena parte, cerca de 3 ou 5% no tem essa conscincia. Vamos fazer a operao direo segura (ODS) em pontos crticos da cidade, para localizar pessoas dirigindo alcoolizadas, coibindo a situao de pessoas que bebem e dirigem, disse o tenente Claiton Leite da Policia Militar. O tenente afirma que ainda no sabe se podero contar com cmeras de vdeo monitoramento. Seria muito interessante se tivesse, assim conseguiramos localizar os baderneiros com mais facilidade, comenta Leite. Segundo ele, o ndice de criminalidade nesta poca do ano aumenta. de conhecimento pblico que nesta poca os crimes aumentam, afinal at dirigir alcoolizado crime. Ele afirma que um dos tipos de crimes que aumenta so os furtos. Carros em grande nmero em locais afastados do aglomeramento de pessoas so chamariz para o ladres, porm os outros ndices no aponta aumentos, esclarece o policial.

Tenente Leite da Polcia Militar

Um bafmetro para 110mil habitantes Atualmente a cidade de Votorantim conta com um bafmetro para atender todo municpio, de acordo com a Polcia Militar este equipamento o suficiente para a fiscalizao na cidade. um equipamento de uso rpido, em dois minutos j podemos utilizar em outra pessoa, por isso o suficiente para a cidade. Ns costumamos utilizar este aparelho rotineiramente em pontos, horrios e dias especficos, mas no carnaval vamos aumentar a fiscalizao, porque uma poca em que as pessoas ingerem mais bebidas alcolicas. Esperamos que neste carnaval a populao tenha a conscincia de que beber e dirigir vivel. No que no possa beber, pode beber, desde que no dirija, finaliza o tenente Leite. (Superviso: Luciana Lopez)

Prefeitura abre concurso para mdicos


Estaro abertas a partir de hoje (15) as inscries para concurso pblico da Prefeitura de Votorantim visando a contratao de mdicos clnicos, mdicos plantonistas e plantonistas pediatras. O total de 13 vagas e os interessados devem se inscrever at 28 de fevereiro pelo site www. integribrasil.com.br. A prova objetiva ser realizada em 16 de maro. O resultado do concurso ter validade de dois anos para contrataes em regime estatutrio, podendo ser prorrogado por igual perodo. No ano passado, no ms de junho, a Secretaria da Sade de Votorantim realizou concurso pblico para o preenchimento de 33 vagas para mdicos e 02 para dentistas. Todos os candidatos habilitados j foram convocados e no havendo mais lista para chamamento, est sendo aberto o novo procedimento.

Pgina 4

Gazeta de Votorantim

15 a 21 de fevereiro de 2014

Cidades

o que tudo ouve e tudo v


Votorantim tem seu prprio Big Brother Quem passa na Avenida 31 de maro deve ter coado a cabea e perguntado: diacho, o que isso? No canteiro central tem um monstrengo com dois zio bem no alto. Diz que a prefeitura colocou aquele bicho ali para contar quantos carros passam pela avenida. O Nicodemus, amigo do Prado do Itapeva, que mais chato do que o Jura da Vila Nova, diz que se tivesse contratado ele a contagem seria perfeita e bem mais barata; s teria um probleminha: ele s sabe contar at 50. Que mquina esquisita esta? Tem gente no Bar do Carlinho que sai na frente com um copo de cerveja na mo, olha para a geringona e desconfia que aquilo est ali para espiar o que o povo t fazendo. Se for isso, tem um carro prata, com os vidros escuros, que toda semana, no finalzinho da tarde, para em frente Prefeitura e d carona para um morenona. T mais com jeito de amante do que de carona. Se o zio continuar ali, certeza que a carona vai terminar. Servidores ficaram ariscos O pessoal da Prefeitura, principalmente aqueles que fizeram greve e ficaram na frente da Prefeitura nos dias parados, acham que as cmeras to de olho neles e ningum quer ficar fazendo rodinha. Os capivaros esto morrendo de medo As coitadas que adoravam comer a grama ao lado da biblioteca e de madrugada, quando percebem que o Erinaldo no est por perto, vo para o canteiro central comer umas florzinhas para ajudar na digesto, esto desconfiadas. Estaria o prefeito fazendo um Censo das capivaras, e com isto, comearia um trabalho de castrao dos capivares? T boa, santa? Tem capivaro que quando est no canteiro central, olha para cima, v a geringona com aqueles zio, comea a rebolar, falar fino e chamar os colegas de queridinha. Vamos fugir. Deste lugar, baby. Vamos fugir...t cansado de esperar. Que voc me carregue. Quem no est se lixando com isso so os re-educandos do semiaberto, que ajudam na manuteno das ruas. No h motivo para esquentar a cabea! Com um calor de quase 40 C, nesta semana, foram vistos se refrescando na Cachoeira da Chave! Mas foi depois das 16h, final de

Barbudo da avenida
expediente... e uma ducha de cachoeira direito de qualquer trabalhador, certo? Escolhido o novo secretrio de Finanas A expectativa saber quem vai assumir o lugar do Gedeo na Secretaria de Finanas, e de onde vai ser importado, Sorocaba, So Paulo ou Campinas. Com o salrio oferecido e o tamanho da bucha que ser Secretrio de Finanas, provavelmente vai ter que ele, o prefeito, assumir a pasta e ficar prefeito e secretario, pode? Deve poder. O P de Boi vice-prefeito e Secretrio. Menina obediente do pai Erinaldo esteve esta semana com o governador Alckmin, e como tinha prometido para a filha Fabola PEDRICO, que, se ela se comportasse direitinho e brigasse menos com os coleguinhas, ia com o pai visitar o governador, a promessa foi cumprida. Municpio oferece a rea e o Governo do Estado faz Erinaldo insiste com a ideia da rodovia que ligar o Bairro Brigadeiro Tobias (Sorocaba) SP-79, acesso 103. O governador j pediu para que o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Clodoaldo Pericione, faa o estudo, mas como a coisa complexa e nada fcil, Geraldo Alckmin perguntou para o Pai (Erinaldo) e Filha (Fabola PEDRICO) qual a maior rea que o municpio possui para que o governo do estado pudesse desenvolver um projeto que seria a marca dos governos Erinaldo e de Alckmin na cidade. Temos a rea perfeita Os dois pensaram, pensaram e se recordaram de uma rea de 41.804,79 m2 (quarenta e um mil, oitocentos e quatro metros e setenta e nove centmetros quadrados) que foi doada para a Prefeitura pela famlia Ermrio de Morais h vrios anos. A rea fica na Vila Santo Antonio, rua Adelina Monari, e margeia a SP-79 (Votorantim / Piedade). to grande que vai da divisa da Vitopel (antiga Votocel) at o parque So Joo. Ebaaa!!! Conseguimos. Minha reeleio est garantida No dia seguinte visita ao Governador e deslumbrado pela possibilidade de ver o Governo do Estado investindo de verdade em nossa cidade, mesmo que seja por este ano haver eleio para governo do Estado (pelo que tudo indica seriam casas populares), Erinaldo

o. Todos ns temos Aprenda a rir de si mesm os caricatos. estilos, contradies, som Diz muito No se ofenda. Ria junto. a pessoa a sobre a inteligncia de um que ela tem. capacidade de autocrtica
pediu de imediato que se levantassem os documentos do terreno que da Prefeitura para dar incio o mais rpido possvel ao projeto. Alegria de pobre dura pouco Ao buscar nos arquivos amarelados, pastas beges de elsticos nos cantos e armrios que rangem quando abrem a porta (do tempo do Zeca Padeiro) veio a decepo e a tristeza. Erinaldo viu escapar pelos vo dos dedos a possibilidade de ser lembrado pelas prximas geraes. Cad o terreno que estava aqui? O Gato comeu. Cad o gato? Foi Pro mato Cad o mato.......... O terreno no mais da Prefeitura. de um grupo de empresrios que o adquiriram sabe-se l de que maneira para fazer sabe-se l o qu. S restou a pai e filha chorarem. Mas Erinaldo garante: diz que ponto de honra ter esta rea que era pblica, que era da cidade, de volta. Fabola (PEDRICO) est fuando a papelada da Cmara para saber se encontra alguma resposta e alvio tristeza do pai. Festival de pizza Para Fabola PEDRICO vai ser feita uma meia alface meia chuchu O Mosteiro dos Filhos e das Filhas Misericordiosos da Cruz realiza, no prximo dia 23, um festival de Pizza em prol da ampliao da igreja. O padre Theodoro est feliz, pois os vereadores todos, sem exceo, compraram convites, pois Eric Romero e L Baeza, alm de comprar, ainda disseram que vo ajudar no dia do evento. E foram os nicos que saram em defesa do presidente Heber, com as crticas que recebeu por lancharem pizza no final dos trabalhos. A Vereadora Fabola PEDRICO, mesmo no sendo apreciadora de pizza, comprou uma cartelinha com cinco sabores. Quem quiser ajudar o Padre Theodoro s ligar 33433304. Quem v cara no v ... Joo Cau muito mais do que parece ser, a sua leitura vai alm da Bblia Sagrada, requerimentos e projetos de lei. Provou sua cultura e seu conhecimento literrio, presenteando a jornalista Luciana Lopez com o livro Cervantes. Vida y literatura, em espanhol, que conta a vida e a obra de Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote, um dos principais clssicos da literatura mundial. O vereador disse j ter lido, e que livro tem que circular e no ficar em estantes: deixou a jornalista de boca aberta. Choveu em alguns bairros de Votorantim Na semana passada, com o calor excessivo que vem fazendo em Votorantim, alguns bairros tiveram o prazer de receber uma chuvinha, mesmo que rpida. O Jura da Vila Nova disse que s choveu nos bairros em que o Erinaldo foi mais votado. Jura, larga do p do homem! Ana Maria entrou na cabine E foi vestir um biquni legal Mas era to pequenino o biquni Que Ana Maria at sentiu-se mal. Senhoras e senhores votorantinenses que so scios e pouco utilizam a piscinona do SESI esto se refrescando todos os dias por l. A paisagem uma volta aos anos 50 e 60. As senhoras com mais do modelo que usavam Claudia Cardinale, Grace Kelly, Sophia Loren, Brigitte Bardot, Elizabeth Taylor, Rita Hayworth; os senhores com aqueles shorts de tecido felpudo com fivelinha ao estilo Alain Delon, Marlon Brando, James Dean, Clark Gable, Paul Newman, Rock Hudson. Uma coisa certa: como so charmosos e elegantes, de fazer inveja s piriguetes e os mauricinhos que dificilmente vo saber o que ter bom gosto e viver a vida de forma harmoniosa. T indo toda quarta tarde s para ver os modelitos. Tomo um banho de lua, fico branca como a neve Se o luar meu amigo, censurar ningum se atreve to bom sonhar contigo, oh! Luar to cndido Fica a dica a para Joo Cau, Labrego, Erinaldo, dona Amlia, dona Ana Criguer, Seu Jesus Rodrigues, o Nelsinho Toledo, o Luizo (MDB), Daniel Sentelhas, Malucho, Renato Delanhesi. Para Pedro Nunes, jornalista no acrescenta. Para pastor Tonho, jornalista um ser humilde Pedro Nunes disse que no se pode achar que um jornalista vai acrescentar alguma coisa para os professores. Pastor Tonho disse que quem est criticando porque no sabe ouvir e aprender: Temos de saber ouvir algum mais humilde. Le Baeza esqueceu o ex (Miramontes) e j assume o atual em pblico L Baeza disse me desculpe Mineiro, que presidente do meu partido, mas o povo questiona a gente na rua, t complicado lidar, porque as caladas esto sujas e as rvores sem poda. Precisa a SESP trabalhar em conjunto com o Meio Ambiente, porque seno no sai do lugar. Tem que se conversar melhor pra acertar a situao, t muito mato. Sesso sem sar (sal) O pessoal que assiste a sesso da Cmara pela televiso (TV Votorantim) s para ver uns ranca-rabo, gente que adora um fuzu, disse que a sesso da ltima segunda-feira foi a coisa mais sem graa do mundo. Mais sem graa do que danar com a irm. Teve gente que ficou com a televiso ligada, mas ao mesmo tempo fazia croch, tric, palavra cruzada, ginstica na bicicleta ergomtrica, e teve quem preferiu entrar embaixo do lenol com a patroa e ... Os eleitores dos vereadores que no tm papa na lngua Tem gente que vota na Fabola, no Marco Papeleiro, Pedro Nunes, Joo Cau e no Bruno que j est repensando seus votos. culos para assistir filme na praa Vai ter cinema 3D na praa. O secretrio de cultura, Marcelo Domingues, que segundo a Fabola PEDRICO tem suas preferncias (e me deixou curioso sobre que preferncias seriam estas) mandou confeccionar 50 culos especiais com elsticos para as capivaras. Como eu j vou estar por ali, quero ver como esta histria de cinema 3D. Agora, tomara que chova antes para eu poder tomar banho, se no vou ter que sentar longe do povo, meu cec forte. Quem o adiantado? Tem uns carros rodando pela cidade com um adesivo azul e vermelho, que so as cores do PDT, com a frase: VOLTA CASSOLA. Luiz Cares diz que est morrendo de inveja porque no foi ele quem fez. O Calil disse que no foi ele tambm mas poderia ter sido. Outro que levanta suspeita o fiel escudeiro Jocimar, cara de pitbull, comportamento de poodle, ou seria o Jos Augusto Mascarenhas (Baixinho) que est j sonhando com a volta do Cassolo? Dedicao Total a Voc Cassola a pessoa que mais comprou geladeira e fogo nas Casas Bahia. Nos ltimos 20 anos foi padrinho de cerca de 200 casamentos. Parque So Joo e o Cassolo Um grupo de moradores do Parque So Joo prepara uma homenagem para Jair Cassola em comemorao ao aniversrio do bairro. Cassola diz que vai, mas no quer saber de poltica, pelo menos por enquanto. Cocoric E avise o galo a que o horrio de vero terminou - se no este bicho fica cantando fora de hora.

15 a 21 de fevereiro de 2014

Gazeta de Votorantim

Pgina 5

Cidades
Ocorrncias

Traficantes so presos prximos escolas


Dois traficantes, em dois casos diferentes, foram presos na ltima quinta-feira (13) aps serem flagrados comerciando drogas prximos escolas pblicas. O primeiro caso aconteceu no Jardim Clarice, nas proximidades da Escola Estadual Azarias Mendes. Um homem com uma sacola, ao avistar a polcia fugiu para um campo e jogou a sacola atrs de um muro. Aps ser abordado, ele foi identificado como Elcio Aparecido de Oliveira, 47 anos, e nada de ilcito foi encontrado com ele, porm os policiais encontraram a sacola que Elcio havia jogado, e nela continham 1.040Kg de maconha. Elcio foi preso em flagrante por trfico de drogas. Ele j tinha passagem pela polcia por homicdio do prprio irmo e por roubo. O segundo caso ocorreu no Jardim So Lucas, prximo Escola Municipal Isabel Fernandes Pedroso. Aps denncia, a polcia identificou o suspeito. Diego Tales Fernandes foi abordado, e com ele foram encontradas trs pores de maconha e R$ 85,00 em dinheiro. Ao verificarem o matagal ao lado, os policiais encontraram mais 45 pores de maconha, 47 pores de crack e 35 pinos de cocana. Diego foi preso em flagrante por trfico de drogas.

Quadrilha de Votorantim que explodia bancos detida


Na quinta-feira (13) uma operao, iniciada h cerca de um ano e envolvendo 70 policiais civis, deteve uma quadrilha especializada em explodir e roubar caixas eletrnicos. No total, eram quatro integrantes sendo que trs suspeitos foram presos em Votorantim e um foi preso na cidade de Sumar. Segundo a polcia, a quadrilha pode ter agido em pelo menos dez cidades. Com os integrantes foram apreendidos cinco automveis de luxo e duas motocicletas esportivas nos bairros Bandeirantes e Vila Nova. Os quatro presos tm passagem pela polcia por receptao, trfico de entorpecentes, porte de arma, leso corporal e roubo. Eles foram indiciados por furto, formao de quadrilha e lavagem de dinheiro. Outros dois integrantes da quadrilha j estavam presos. Um outro suspeito teria sido morto pelos prprios bandidos, aps um desentendimento.

Aumento da passagem repercute entre passageiros


Amanda Oliveira (programa de estgio)
Amanda Oliveira

nibus intermunicipal

Carro explode em avenida do Rio Acima


Na tarde do ltimo domingo (9) um carro sofreu uma pane eltrica e pegou fogo na Av. Luiz do Patrocnio Fernandes, no Rio Acima, em Votorantim. Houve uma exploso, e ento o carro foi tomado pelas chamas. Testemunhas contam que antes do ocorrido as pessoas que estavam no carro conseguiram sair do mesmo. Apesar do grande susto, ningum ficou ferido. O carro ficou abandonado no canteiro central da avenida por trs dias.
Jorge Silva

Ocupantes no se feriram

Ladro de carros preso e policial se machuca em perseguio


Na noite da ltima quarta-feira (12) um homem foi preso pela polcia durante um patrulhamento nas proximidades da Av. Cludio Pinto do Nascimento, em frente ao SESI de Votorantim, um local conhecido como ponto de furtos de veculos. Ao passar pelo local, a polcia viu dois homens suspeitos prximos a dois carros e estes, ao perceberem que estavam sendo observados, fugiram em sentidos opostos. Um deles entrou em um dos carros e foi perseguido pela polcia em alta velocidade at bater com o carro na guia, estourando trs pneus e batendo a cabea no para-brisa. Cristiano Aparecido Teixeira foi abordado pelos policiais, e em revista foram encontradas quatro chaves do tipo mixa e um instrumento para ligao direta. Cristiano foi preso em flagrante. O segundo suspeito no foi identificado. Durante a perseguio um policial caiu da motocicleta e machucou gravemente as mos. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Regional.

Bandido preso aps roubar vrias lojas


Aps denncias de moradores, Eduardo Tegani de Mello, 22 anos, foi preso pela Polcia Militar na tarde desta sexta-feira (14) no bairro Santa Mrcia. Ele acusado de roubar pelo menos trs estabelecimentos comerciais no bairro Vossoroca. Vtimas informaram que o bandido agia de forma fria e violenta. O homem no resistiu e assumiu a autoria dos crimes, porm para a equipe de reportagem ele negou os fatos. Na casa do suspeito, policiais encontraram duas facas, uma espingarda calibre 12 e produtos supostamente roubados.

Jovem morre afogado na represa


Na tarde do ltimo domingo (9), o estudante Gabriel Sardanha Pires, 17 anos, morreu aps se afogar na represa Itupararanga. Ele estava com familiares que no conseguiram resgat-lo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiram encontrar Gabriel 8 metros de profundidade ainda com vida. Porm, o jovem teve parada cardiorrespiratria e acabou no resistindo. Gabriel era filho nico e morava com a me no Jardim Serrano, em Votorantim.
Jorge Silva

Casa tem estrutura abalada com a chuva


Katelyn Caldeiras (programa de estgio)
Quarto da residncia foi atingido pelos escombros

anncio do aumento da tarifa de nibus intermunicipal (Votorantim-Sorocaba e vice-versa), divulgado na edio da Gazeta de Votorantim da semana passada, repercutiu entre os usurios destas linhas. Anteriormente a passagem custava R$ 2,80, mas a partir de amanh (16) ter o valor de R$ 3,00. O percentual de reajuste foi definido pela Agncia de Transporte do Estado de So Paulo (ARTESP), e vlido para todo estado. A Gazeta de Votorantim ouviu alguns desses passageiros. Nos relatos, opinies prs e contras foram observadas. Pra um aumento assim acontecer o transporte tem que ser de um exemplo nacional, como o de Curitiba, cidade que eu morei h alguns anos, desabafa a estudante Beatriz Souza, 25 anos, estudante, que utiliza a linha Votorantim/Sorocaba para ir faculdade. Segundo ela, o aumento do transporte seria significante mesmo que fosse num valor de R$ 0,05. Dinheiro dinheiro. Qualquer moedinha a mais faz diferena, completou. A atendente Antonia Clia, 24 anos, acha injusto o aumento. Na cidade vizinha a gente paga mais caro a passagem, mas conseguimos usar todos os nibus de dentro do terminal sem precisar ficar pagando cada um que voc entrar, conta. Eu acho que deveria diminuir o preo. Relatos parecidos foram ouvidos de outros usurios, mas apesar da maioria ser contra o aumento, encontramos pessoas que alegaram no terem problemas com o novo preo da passagem. Ana Maria Moura, 48 anos, diarista, utiliza a linha Vila Nova Direto todos os dias para trabalhar em Sorocaba e acredita que o aumento da tarifa compre-

Antonia Clia no concorda com o aumento

ensvel. Ano passado teve todas aquelas manifestaes, o preo no aumentou e j faz muito tempo que no aumenta. Ento eu acho que no tem nada de absurdo nesse aumento, so s R$ 0,20 centavos de diferena, conta Ana que ainda afirmou tirar do prprio bolso o dinheiro para arcar com as dvidas do transporte. Caque Moscovicci, 19 anos, tambm diz no ter problemas com a situao. A empresa que trabalho cobre o preo da passagem, ento no tenho com o que me preocupar desde que isso seja mantido assim. Caque ainda afirma compreender o motivo do aumento. Este aumento compreensvel se voc se colocar no lugar das empresas, explica o estudante de economia. A mudana entra em vigor amanh (16). O ltimo reajuste havia sido realizado em novembro de 2012. Manifestao Um grupo de estudantes planeja uma manifestao para a prxima tera-feira (18) na regio central da cidade, porm detalhes como horrio e local ainda no foram definidos. (Superviso: Luciana Lopez)

Com a chuva de granizo e o vento da tarde de quinta-feira (13) o telhado de uma garagem desabou na Vila Nova, prejudicando a estrutura de um quarto e da sala da residncia onde moram 10 pessoas. O Corpo de Bombeiros foi acionado. O telhado da garagem caiu fazendo com que os pontaletes batessem na parede, causando a queda de alguns tijolos sobre o

forro da casa, que cedeu e atingiu o quarto. Na hora do acidente no havia ningum no cmodo. Maria Regina Caetano Laurncio, 50 anos, contou que mora na residncia h 31 e nunca teve problemas assim.. Estou na casa da minha me com mais 10 pessoas, a casa pequena, e minha me no tem idade para tanto movimento, preciso de um abrigo, qualquer lu-

gar para me acolher, conta Maria. A Defesa Civil de Votorantim esteve no local ainda na quinta-feira, e orientou a famlia e deixar a casa, devido a risco de desabamento de uma parede. Na manh de sexta-feira (14), um engenheiro da Defesa Civil esteve novamente na residncia e fez uma anlise das estruturas e interditou o local. (Superviso: Luciana Lopez)

Pgina 6

Gazeta de Votorantim

15 a 21 de fevereiro de 2014

Cidades

Aumento da passagem O anncio do aumento da passagem de nibus entre Votorantim e Sorocaba ou vice-versa a partir de domingo, dia 16, de R$ 2,80 para R$ 3,00 uma deciso que vai contra as reivindicaes da populao. No ms de junho do ano passado sacudiram o Pas, por direitos e contra os gastos pblicos com a copa do mundo, onde o aumento da tarifa de transporte foi a fagulha que deflagrou as revoltas populares. As mobilizaes populares, fizeram os governos revogarem os reajustes das tarifas de transporte e colocou-se na

ordem do dia a discusso sobre a mobilidade urbana e a criao da tarifa zero no transporte coletivo. Na cidade de Votorantim, no foi diferente do restante do Brasil, as manifestaes impediram que o Governo do PSDB, decretasse o aumento da tarifa de transporte. Na ocasio a juventude que se mobilizou reivindicou investimentos para a melhora da qualidade do servio, como a reforma do terminal e o bilhete integrado, pois na cidade a cada vez que voc toma o nibus voc obrigado a pagar novamente. No entanto, o Prefeito Erinaldo do PSDB, alm de no atender as reivindicaes das manifestaes, agora est prestes a efetivar esse aumento entre as viagens inter-

municipal. Esse itinerrio Votorantim/ Sorocaba e Sorocaba/Votorantim um dos principais da cidade, dado o nmero significativo de pessoas que diariamente vo para Sorocaba a estudo e a trabalho. Portanto, no h justificativa para esse aumento de passagem, a no ser para atender os interesses dos empresrios do transporte, que o lucro. Por isso, o PSOL de Votorantim, contrrio ao aumento da passagem de nibus na cidade, o partido defende uma consulta populao sobre qualquer aumento da passagem no transporte e a transferncia das decises sobre o transporte para um conselho de usurio. Rodrigo Chizolini

Uso dirio de fio dental


Ol caros leitores, com muita satisfao que mais uma vez tenho este importante espao em um canal de comunicao para levar a vocs um pouco de educao em sade bucal, hoje no caso sobre a importncia do uso dirio do fio dental. O uso dirio de fio dental um componente importante na remoo da placa, mas muitas pessoas o evitam, devido a que esse procedimento doloroso para elas. Mas o uso correto de produtos para fio dental pode facilitar a tarefa e torn-lo indolor. Muitas pessoas pensam que o fio dental padro o nico produto efetivo para o uso de fio dental. Mas h muitos produtos que cumprem com as necessidades das pessoas de todas as idades, com qualquer tipo de condio dental. Se uma destas condies se aplica a voc, considere algumas opes especializadas de uso de fio dental: - Voc tem gengivas sensveis. Se voc tem dentes e gengivas sensveis que sangram com facilidade, escolha um fio dental suave, alguns modelos tipo Floss, que se desliza com facilidade e em forma cmoda entre os dentes. - Voc usa braquetes. Si voc usa braquetes ou prtese, isso no significa que no possa usar fio dental. Utilize um fio dental especializado, ou mesmo o passa-fio que voc pode passar por debaixo do arame principal dos braquetes. - Voc tem um filho. importante ensinar s crianas os benefcios do uso de fio dental desde que elas so pequenas. Voc pode comear a ensinar s crianas a usar fio dental aos 5-7 anos, mas muitas crianas no se entusiasmam com a ideia e se queixam de que o uso de fio dental os machuca ou difcil. Prove uma ferramenta de uso de fio dental fcil de ser usada pelas crianas, por exemplo Oral-B Stages, ou o curaprox interdental Kids, que so produtos desenhados para ser fcil de manejar pelos meninos.
Dr. Nubar Karabachian - CRO: 25560-SP

As cartas devem ser enviadas para o e-mail cartas@gazetadevotorantim.com.br ou pelos Correios (Rua Joo Walter, 289 Centro Votorantim/SP CEP 18110-020). obrigatrio nome completo, n do RG, endereo e telefone. Apenas o nome ser publicado. Pede-se que sejam enviadas cartas com contedo indito, e de preferncia exclusivo Gazeta de Votorantim com at 1000 caracteres.

Alunos reclamam de bebedouro com defeito


Katelyn Caldeiras (programa de estgio)

Desde o incio do ano letivo, na ltima quarta-feira (5), alunos da Escola Municipal Professor Antonio Vicente Bernardi sofrem com a falta de gua potvel. A direo da unidade solicitou o conserto do bebedouro, cuja gua disponvel apenas quente. Diante do problema, foi realizada uma reunio com os pais a fim de minimizar os prejuzo aos alunos. Os estudantes foram orientados a levar garrafinhas com gua gelada e a direo disponibiliza gua para reposio atravs de um galo que mantido em um freezer. A culpa no da escola, pois a diretora no pode fazer nada, quem tem que resolver a prefeitura. As crianas no tem como

ficar carregando garrafinhas de gua, o gelo derrete rpido com esse calor e as crianas tomam gua quente. Isso no est certo. Ficamos contentes em termos sido informados sobre o problema, mas precisamos de soluo, afinal est gua no dura o dia inteiro, disse Aparecido Alves, 55 anos, aposentado, pai de um aluno. O estudante Nicolas dos Santos, 7 anos, comentou o problema. Quando acaba o gelo da minha garrafa, eu bebo a gua quente do galo, tenho que trazer de casa, pois o bebedouro no sai gua. Um dia eu esqueci e tive que beber gua quente, afirmou. A Secretaria da Educao informou que foram realizadas manutenes no bebedouro da escola, porm, as tentativas no foram suficientes para garantir o funciona-

Jorge Silva

Nicolas reclama que a gua acaba rpido

mento adequado do equipamento e que encontra-se aberto procedimento para o concerto do bebedouro. (Superviso: Luciana Lopez)

FABOLA ALVES (PSDB) No divulgou agenda MARCOS ANTNIO ALVES (MARCO PAPELEIRO) (PT) No divulgou agenda ERIC ROMERO (PPS) Atendeu diariamente no gabinete; Esteve em diversos bairros da cidade, visitando obras e servios que vem sendo executados em atendimentos aos pedidos que encaminhamos; Apresentou matrias em plenrio como: A construo de caladas no entorno dos prdios do Conj. Habitacional Elizeu Rodrigues-Barra Funda, Implantao de iluminao na rua Joo Antonio Ferraz, b Santa Mrcia, Manuteno na Rua Oswaldo Mesadri, b Mirante. Apresentou tambm Requerimento questionando quais as aes que a prefeitura est desenvolvendo para combater a Dengue no municpio. L BAEZA (PV) Atendimento a muncipes na Cmara. Trabalhando na elaborao de Ofcios, Indicaes e Requerimento especial Esteve acompanhando os seguintes trabalhos que esto sendo executados: Limpeza e acerto com a mquina patrol na Rua Anlia Pereira, no Itapeva; Construo de calada e plantio de grama no cruzamento da Rua Anlia Pereira e Benedito Aragon Martins, no Jd So Lucas; Colocao de guardrail para proteger os muncipes que ficam no ponto de nibus do incio da Rua Mauri Proena e prximo ao posto mundial; Limpeza e desentupimento de esgoto que estava vazando na subida no Votocel. ROBSON DA FARMCIA (PSDB) No divulgou agenda PEDRO NUNES (PDT) No divulgou agenda HEBER DE ALMEIDA MARTINS (PDT) Solicitou providncias Prefeitura para o abandono do prdio do Ven-K; Pediu a construo de uma escola no Novo Mundo ou Jd Primavera; Denominou a Praa Jos Marcolino Gomes no Vossoroca; Requisitou a instalao de iluminao e podas de rvores no estacionamento pblico defronte ao CEEJA; Solicitou a revitalizao da iluminao da Av. Joo Laureano, no Rio Acima, e troca das atuais luminrias; Indicou a

manuteno da iluminao de uma escadaria na Barra Funda; Reuniu-se com a diretoria do Shopping Iguatemi; Foi entrevistado por Adriano Castor, da Band FM; Recebeu a visita do articulista poltico Serginho Cardoso; Visitou a APAE; Reuniu-se com representantes evanglicos; Visitou o Itapeva; BRUNO MARTINS (PSDB) O Vereador alm, de seu atendimento dirio muncipes no gabinete, visitou alguns bairros de nossa cidade como: Jardim Paulista e a Vila Ondina, onde solicitou limpeza e retirada de entulhos em rea pblicas desses bairros. Sugeriu a aplicao de massa asfltica sobre lajotas na rua Jordina Queiroz Leme, tambm na rua Leopoldo Ferreira. Elaborou um requerimento de informaes referente ao asfalto em algumas vias do Dominguinho. JOO CAU (PSC) Requereu uma escola de Ensino Infantil no Jardim Archilla; Requereu informaes se existe algum planos envolvendo a utilizao do terreno no Jd. So Luiz; Indicou reformas da PROAME da Vila Garcia; Indicou a limpeza e retirada de entulhos na avenida 27 de maro, na vila Garcia; Indicou a construo de 6 canaletes nas ruas Agostinho Devito, Carlos Caldini, Constantino Latance, Etelvina Ferreira da Conceio, Joo Pereira de Ges e Pedro Crais, nas esquinas da av. Jaziel de Azeredo Ribeiro, na Vila Garcia. PASTOR TONHO (PSDB) No divulgou agenda JOO QUEIROZ (PT) Visitou Bairro da Capoavinha e adjacncias o Rio Ipanema e seus afluentes. Organizou e intermediou a agenda para vinda do Deputado Estadual Hamilton Pereira, no prximo dia 17/02 (segunda-feira) estar em nosso Municpio falando sobre Regio Metropolitana Sorocaba e emendas para nossa cidade. Elaborou requerimento para divulgao de listagens de pacientes que aguardam por consulta mdica e exames e cirurgias em nosso Municpio.

Guiomar de Fatima Machado Faleceu em 06/02/2014 aos 48 anos. Foi sepultada no cemitrio So Joo Batista em Votorantim. Carlos Barlottini Faleceu em 06/02/2014, aos 83 anos, casado com Doroti Haro Barlottini, deixou os filhos Carlos 49 anos e Luciana 42 anos. Foi sepultado no cemitrio So Joo Batista em Votorantim. Sebastiao Batista do Espirito Santo Faleceu em 07/02/2014, aos 81 anos, deixou os filhos Hilton 52 anos, Izaias 48 anos, Zaquel 42 anos, Israel 37 anos e Iraide 54 anos. Foi sepultado no cemitrio So Joo Batista em Votorantim. Fernando Moreira Faleceu em 07/02/2014, aos 56 anos, casado com Maria Stela Muniz Moreira, deixou as filhas Elaine 28 anos, Erica 23 Anos, Agnes 18 ano. Foi sepultado cemitrio Consolao em Sorocaba. Nelsina Antunes de Campos Faleceu em 07/02/2014, aos 94 anos, deixou a filha Clarice 69 anos. Foi sepultada no cemitrio Saudade em Sorocaba. Helena Seraphim Leme Faleceu em 07/02/2014, aos 86 anos. Foi sepultada no cemitrio So Joo Batista em Votorantim. Rita Soares Faleceu em 08/02/2014, aos 82 anos, deixou os filhos Pedro 62 anos, Sueli 57 anos, Cleuza 54 anos, Valmir 50 anos, Reinaldo 49 anos, Eunice 46 anos e Marcelo 39 anos. Foi sepultada no cemitrio So Joo Batista em Votorantim. Maria de Lurdes do Prado Faleceu em 08/02/2014, aos 65 anos,

deixou os filhos Luiz 44 anos, Vilma 43 anos, Izabel Cristina 39 anos. Foi sepultada no cemitrio So Joo Batista em Votorantim. Nadir Vieira Pinto Faleceu em 08/02/2014, aos 71 anos, deixou os filhos Gilberto 42 anos, Joo Carlos 48 anos, Marcos 47 anos. Foi sepultada no cemitrio So Joo Batista em Votorantim. Francisca Rodrigues Pereira Faleceu em 09/02/2014, aos 88 anos, deixou os filhos Felix 57 anos e Isabel 56 anos. Foi sepultada no cemitrio So Joo Batista em Votorantim. Francisco Gomes Martins Faleceu em 09/02/2014, aos 90 anos, casado com Rita Buffolo Martins, deixou os filhos Ana Maria 62 anos, Maria Rita 58 anos, Geni 56 anos, Carlos Francisco 49 anos e Marcelo 43 anos. Foi sepultado no cemitrio Municipal de Araoiaba Da Serra. Maria Soledade Pereira Faleceu em 09/02/2014, aos 76 anos, casada com Lazaro Alves Pereira, deixou os filhos Benedito 49 anos, Maria Benedita 46 anos. Foi sepultada no cemitrio So Joo Batista em Votorantim. Jose Roberto Alves Faleceu em 09/02/2014, aos 49 anos, deixou os filhos Wesley 24 anos, Jesley 22 anos. Foi sepultado no cemitrio So Joo Batista em Votorantim. Gabriel Sardanha Pires Faleceu em 09/02/2014, aos 17 anos. Foi sepultado no cemitrio So Joo Batista em Votorantim. Maria Sodre da Silva Faleceu em 10/02/2014, aos 90 anos, deixou os filhos Daniel 51 anos e Sara 60

anos. Foi sepultada no cemitrio So Joo Batista em Votorantim. Maria Aparecida de Moraes Faleceu em 10/02/2014, aos 79 anos, deixou os filhos Jos Maria 61 anos, Aguinete 57 anos, Luiz Carlos 56 anos, Aparecida 52 anos, Antonio 48 anos, Emerson 45 anos, Paulo 42 anos e Anderson 36 anos. Foi sepultada no cemitrio municipal de Guare. Julieta Monari Pedroso Faleceu em 11/02/2014, aos 95 anos, deixou a filha Ivone 71 anos. Foi sepultada no cemitrio So Joo Batista em Votorantim. Maria Aparecida Conceio de Oliveira dos Santos Faleceu em 11/02/2014, aos 57 anos, casada com Jose Carlos Dos Santos, deixou as filhas Rosangela 38 anos, Adriana 35 anos, Elisangela 33 anos. Foi sepultada no cemitrio So Joo Batista em Votorantim. Lourdes Carroche Teixeira Faleceu em 11/02/2014, aos 77 anos, deixou os filhos Luiz 48 anos, Marcos 46 anos, Marcio 44 anos, Lucimeire 41 anos, Medson 35 anos. Foi sepultada no cemitrio So Joo Batista em Votorantim. Maria da Conceio Moraes Faleceu em 11/02/2014, aos 80 anos, deixou as filhas Ieda 55 anos, Iara 51 anos, Iris 45 anos. Foi sepultada no cemitrio So Joo Batista em Votorantim. no dia 12/02/2014, s 09:30 horas. Roque Francisco da Silva Faleceu em 11/02/2014, aos 88 anos, deixou os filhos Jair 43 anos, Vilma 53 anos, Fatima 54 anos, Marilene 51 anos, Maria Lucia 45 anos, Elza 41 anos, Claudio 49 anos, Clovis 59 anos, Gerson 47 anos. Foi sepultado no cemitrio Santo Antonio em Sorocaba.

A disposio da agenda foi definida de acordo com o nmero de votos nas ltimas eleies. Todos os vereadores tm direito ao mesmo espao e devem encaminhar a agenda no prazo combinado previamente. A responsabilidade das informaes divulgadas nesta coluna dos prprios vereadores.

15 a 21 de fevereiro de 2014

Gazeta de Votorantim

Pgina 7

Rapidinhas da Gazeta
Iara Bernardi assume como deputada efetiva na Cmara dos Deputados A deputada federal Iara Bernardi (PT) assinou na tera-feira (11) o Termo de Efetivao do mandato na Cmara dos Deputados. A parlamentar assumiu a vaga do ex-deputado Joo Paulo Cunha. Iara cumpria suas atividades como suplente, o que a impedia de participar de determinadas comisses, entre outros entraves. Agora, Iara ter mais autonomia e abertura para atuar na Cmara. Prefeito cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econmico e Social Com a proposta de expandir o setor industrial do Municpio de Votorantim o prefeito Erinaldo Alves da Silva criou atravs da lei 2371 de 28/11/2013 o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econmico e Social (CMDES), que foi regulamentado pelo decreto N 4701, publicado na sexta-feira (07). O conselho composto por representantes do Governo Municipal, Sindicatos, Associao Comercial e Empresarial, Setor Industrial e representantes da Sociedade Civil. O rgo ter entre suas funes apoiar a instalao de novos empreendimentos geradores de empregos e renda; Auxiliar na promoo do Desenvolvimento Econmico e Social do Municpio; Emitir pareceres sobre Projetos de Lei de interesse ao Desenvolvimento Econmico do Municpio; Opinar sobre a questo da instalao de novas empresas, que forem consideradas de excepcional interesse do Municpio; Interessar-se pela expanso da atividade empresarial, e, em especfico, pela instalao de novas empresas industriais, comerciais e de prestao de servio e ampliao das j existentes na cidade; Assessorar o Poder Executivo na definio da poltica de desenvolvimento econmico e social; Promover discusses com rgos oficiais e entre segmentos da sociedade civil, buscando captar as tendncias de oportunidades e necessidades para o desenvolvimento econmico e aprimoramento empresarial; Emitir parecer sobre a viabilidade ou no de concesso de incentivos fiscais e no fiscais s empresas interessadas, demonstrando o impacto gerado no desenvolvimento econmico local. O conselho ter sua organizao interna composta por um Presidente e um Vice-Presidente que sero indicados pelo prefeito. Galeria na Estrada da Capoavinha A Secretaria de Servios Pblicos de Votorantim (Sesp) est implantando uma nova galeria para a travessia de um crrego na Estrada da Capoavinha. O trabalho teve incio nesta semana e ser concludo nos prximos dias. A Sesp informa que esto sendo colocados no local uma nova tubulao, justamente num ponto onde um crrego atravessa a via. Os novos tubos tero a capacidade de atender a vazo de gua naquele trecho. Sourb faz revitalizao da quadra poliesportiva do Promorar A Secretaria de Obras e Urbanismo de Votorantim (Sourb), est realizando os servios de revitalizao da quadra poliesportiva situada ao lado da unidade do Programa de Amparo ao Menor (Proame) no Conjunto Mrio Augusto Ribeiro (Promorar), na rua Victria Zanchetta. Aps receber a cobertura, a Sourb deu incio a reforma do espao que est recebendo novas muretas. Ser feita ainda a troca do alambrado existente, limpeza da rea do entorno, regularizao do piso e pintura geral. A quadra receber os equipamentos para a prtica esportiva. O espao ser utilizado por toda a comunidade, bem como pelos cerca de 50 alunos atendidos diariamente pela unidade do Proame.

SECOM Votorantim/Divulgao

Hoje ter cinema 3D na Praa de Eventos A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) inicia hoje (15) o projeto Cinema na Praa, e a grande novidade ser a projeo em 3D de graa para a populao. A primeira exibio ser hoje s 20h30, na Praa de Eventos Lecy de Campos, no Centro de Votorantim. A Sectur informa que sero distribudos 300 culos 3D para os expectadores, mais pipoca. O filme de estreia do projeto ser Madagascar 3: Os Procurados, que o mais recente episdio da srie e que obteve grande sucesso de pblico. O filme foi escolhido por ser divertido, ter timos efeitos visuais em 3D e por atender a todas as faixas etrias, principalmente, as crianas, tendo em vista que muitas delas ainda no tiveram oportunidade ou mesmo condies para conhecer o cinema 3D. O projeto gratuito para a populao, o importante chegar com antecedncia para reservar o lugar e ter acesso ao culos. Domingo tem Palco Livre com bandas de punk rock A segunda edio do Palco Livre do ano acontece amanh (16) a partir das 15h, no Espao Aqurio Cultura. Na ocasio, sete bandas do estilo punk rock tocaro msicas rpidas e diretas. Vrus Tinto (Tatu), Rocket to Russia (Araoiaba da Serra), Afoite (Sorocaba), Artigo dz9? (Agudos), Terrkulas (Ibina), Psicultura (Votorantim) e Nbula (Sorocaba) - que iro tocar na ocasio, ressalta-se a lendria banda de punk rock Psicultura, que surgiu em Votorantim. O Palco Livre, que um projeto voltado para a cena musical, organizado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), com apoio da Associao Cultura Rock Votorantim. O espao aberto para bandas da cidade e regio que desejam tocar ao vivo e mostrar o seu trabalho. O evento agrega outras manifestaes artsticas, como exposies de artes plsticas, desenhos, fotografia, performances e espao de convivncia. Tudo aberto ao pblico gratuitamente. As bandas interessadas em tocar no Palco Livre, bem como artistas que desejem fazer performances ou exposies no projeto, devem comparecer durante o evento para agendar. As inscries somente sero feitas no local. Mais informaes pelo telefone (15) 3243-5814. Cia de pera Curta apresenta o espetculo Carmen A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim (Sectur), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura apresenta a Cia pera Curta temporada 2014. O espetculo Carmen a pera contada e cantada ser apresentada amanh (16), s 20h, no Auditrio Municipal Francisco Beranger. Os convites devem ser retirados com uma hora de antecedncia. Sinopse: Carmen um clssico. A partir de um conto de Prosper Merime, a pera foi criada por Georges Bizet e nela a cigana Carmen conquista Dom Jos, namorado de Micaela, obrigando-o a deixar os Drages Reais onde era tenente e juntar-se aos contrabandistas. O tenente Dom Jos fica em dvida entre a guarda real e a vida de aventuras com a cigana, at a chegada de Escamillo, o mais famoso toreador da Espanha. Neste espetculo, a trama se desenvolve com ares de grande drama, de intensas cores romnticas, reunindo as magnficas peas da pera, o contedo do conto original, o libreto e uma dose de liberdade criativa tornando este espetculo uma obra original tanto pronta para atender quem j conhece Carmen, quanto para servir de referncia e introduo para quem nunca teve a oportunidade de assistir a uma pera. Alm dos cantores, integram o grupo um ator, trs bailarinos de flamenco e trs msicos. Os convites devem ser retirados com uma hora de antecedncia no prprio auditrio municipal. O Auditrio Municipal Francisco Beranger fica na Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291.

Prefeitura faz contagem veicular nas principais vias A Secretaria de Mobilidade Urbana e Guarda Patrimonial de Votorantim (Semu), est realizando no municpio a contagem veicular nas principais vias da cidade. A proposta obter um parmetro tcnico para melhorias do sistema virio, bem como a implantao de dispositivos de segurana no trnsito. O objetivo conhecer as reais problemticas das principais avenidas e com isso buscar solues em relao ao fluxo de veculos. O levantamento vai nortear desde a sinalizao de solo, implantao de dispositivos de segurana, alterao de mo de direo at a criao de novas vias. A empresa responsvel pela contagem dever apresentar sugestes de melhorias para as determinadas regies, no que se refere ao trnsito.

Escola Edith Maganini agora atende tambm Educao Infantil A Escola Municipal Edith Maganini, no bairro Vossoroca, a partir deste ano, oferece tambm salas de Educao Infantil com turmas de Maternal 2, Primeira e Segunda Etapas, para crianas dos 3 aos 5 anos de idade. A implantao faz parte do planejamento da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educao (Seed), para o oferecimento de vagas na Educao Infantil e tambm na preparao da rede de ensino tendo em vista a Lei Federal 12.796, pela qual a partir de 2016, em todo o Brasil, obrigatoriamente os pais devero matricular na educao bsica todas as crianas a partir dos 4 anos de idade. A escola recebeu um conjunto novo para play ground com casinha, escorregadores, gira-gira, tabela de basquete e outros brinquedos adequados para cada fase das crianas, alm de livros e jogos. Com a chegada dos pequeninos, em seis turmas, sendo trs pela manh e trs tarde, a Escola Edith Maganini soma cerca de quinhentos alunos e se tornou a nica unidade da rede a oferecer todos os nveis de ensino que esto dentro das competncias do municpio. Alm da Educao Infantil, inclui o Ensino Fundamental (de 1 a 5 ano), Educao em Tempo Integral e Educao de Jovens e Adultos (EJA), com duas turmas noturnas.

Regio Metropolitana ser tema de encontro em Votorantim Na prxima segunda-feira (17), a Cmara Municipal de Votorantim receber em seu plenrio s 15h, o Deputado Estadual Hamilton Pereira que abordar sobre a importncia da criao da Regio Metropolitana de Sorocaba (RMS) e os benefcios que envolvem 26 cidades da regio. O intuito do encontro proporcionar o espao para que todos os interessados possam tirar dvidas e obter informaes, bem como, saber sobre os recursos que j foram destinados cidade. Aberto populao, o encontro ser realizado no plenrio da Cmara Municipal localizado Boulevard Antonio Festa, 88 - Centro Votorantim. Em seguida, s 16h30, o parlamentar se rene com o prefeito Erinaldo Alves da Silva. Na oportunidade, o deputado anunciar a aprovao de duas emendas em benefcio ao municpio de Votorantim no Oramento do Estado de 2014.

Prefeitura pavimenta via no Parque So Joo O prolongamento da avenida Octaviano de Ges Vieira, no Parque So Joo est sendo pavimentado pela Prefeitura de Votorantim. A ao objetiva atender principalmente o Centro de Educao Infantil em fase final de construo no local. Sero 2.320 m de pavimento asfltico. Nesta semana os maquinrios esto fazendo a compactao da terra. O prolongamento est sendo feito com duas pistas. De acordo com a Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb), cerca de 650 metros de guias e sarjetas j foram implantados na via, alm do canteiro central. Nos prximos dias comeam os servios de pavimentao com a aplicao de massa asfltica.

Pgina 8

Gazeta de Votorantim

15 a 21 de fevereiro de 2014

Cidades

A culpa da paisagem ou da janela


Werinton Kermes

Revista Forbes uma revista de negcios e economia americana, de propriedade de Forbes, Inc. e de publicao quinzenal. A revista apresenta artigos e reportagens originais sobre finanas, indstria, investimento e marketing. Apesar de no ser seu foco principal, a Forbes tambm publica matrias relacionadas a tecnologia, comunicaes, cincia e direito. Tambm conhecida por suas listas, principalmente nas quais faz um ranking das pessoas mais ricas dos pases e do mundo. Com sede na cidade de Novo Iorque, foi fundada em 1917 pelo jornalista escocs B. C. Forbes. A Gazeta de Votorantim tem a proposta de divulgar e publicar em seu contedo 95% de assuntos e temas que envolvem a cidade de Votorantim, uma vez que, com a velocidade das notcias, sabemos tudo que acontece no planeta, no Brasil, no Estado e em nossa regio por vrias formas, mas o que acontece em Votorantim demora muito mais para termos conhecimento. Na ltima semana mais uma lista foi divulgada pela Forbes, desta vez mostrando os cinco polticos mais ricos do Brasil. Ao termos em mos a pesquisa, enviada pela assessoria de imprensa da revista, a princpio percebemos que o assunto tratado nada tinha de novo aos nossos leitores, uma vez

que os principais portais de notcias da internet (Terra, Uol, R7, G1, etc.) trazia a mesma informao, mas um detalhe poderia interessar para os votorantinenses: o fato do 4 mais rico do Brasil ter o mesmo sobrenome do ex-prefeito, inclusive com dois t. Achamos adequado inserir a informao, que curiosa mas no significante para todos ns, na coluna de humor Barbudo da Avenida e assim foi feito, da mesma forma que quando a secretaria de Esportes mudou sua nomenclatura para secretaria de Desporto, a coluna disse que o Taborda no era mais secretrio de Esportes na chamada de capa. Os leitores, que no podemos menosprezar suas capacidades de raciocnio, at porque na maior parte so leitores e eleitores, foram at a pgina

indicada e viram que se tratava de uma mudana de nome de uma secretaria. O secretrio achou criativo e isto s deu mais notoriedade ao seu trabalho. J sobre a autoridade maior do municpio, foi dito que ele estaria trabalhando nas horas vagas vendendo verdura e gostava muito de ouvir Cauby Peixoto. Indo at a pgina indicada, percebeu-se que se tratava do senhor Erinaldo Alves da Silva, um pacato cidado do interior de Pernambuco, o que no fez do nosso prefeito uma pessoa nem pior ou melhor, ele continua sendo o mesmo Erinaldo prefeito. Caricatura de palavras Caricatura e charge das palavras um estilo de humor que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricaturas, acontecimen-

to atual com um ou mais personagens envolvidos. A palavra de origem francesa e significa carga, ou seja, exagero. Muito utilizadas em crtica poltico-social onde o artista expressa textualmente sua viso sobre determinadas situaes cotidianas atravs do humor e da stira. Para entender uma charge ou caricatura, no preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. Esta categoria de informao tem um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso temida pelos poderosos. No toa que quando se estabelece censura em algum pas, a charge, a caricatura e o humor o primeiro alvo dos censores. Cada veculo estabelece suas regras e assume a responsabili-

Ex-prefeito acredita que foi prejudicado


O ex-prefeito de Votorantim Pivetta alega que sofreu prejuzos pessoais, sociais e polticos por publicarmos que o Pivetta do Mato Grosso o 4 homem mais rico do Brasil. Pelo respeito, e por tudo aquilo que ele representa e representou politicamente e como cidado, estamos fazendo um comparativo de quem Otaviano Pivetta e quem Carlos Augusto Pivetta, mas deixando claro que se trata de uma iniciativa da Gazeta e no de retratao, pois jamais tomaramos essa atitude sob ameaa, presso e principalmente chantagem at porque estamos convictos que em nem um momento houve a inteno de denegrir a imagem do ex-prefeito. Acreditamos na Justia e ela quem tem que avaliar e julgar quando um veculo de comunicao extrapola ou excede e, mais do que acreditar na Justia, acreditamos no tempo, pois este sim o senhor da verdade.

dade. No caso da Gazeta de Votorantim, quando a pessoa no pblica, solicita-se autorizao dela para fazer a caricatura (textual), como foi o caso do advogado Galvo, que na ltima semana foi mencionado na coluna Barbudo da Avenida. J quando a pessoa pblica, basta um nico pedido para no ser mencionada que, de imediato, ela nunca mais vai ser citada. Fato este que nunca aconteceu, at por saberem que sendo citadas estaro sendo lembradas por, pelo menos, 30 mil votorantinenses leitores do jornal e mais tantos outros que acessam a edio pela internet, cujo nmero impossvel mensurar. Estas pessoas, alm de se divertir, entendem que estamos fazendo uma divulgao de sua pessoa e contribuindo para que no caiam no esquecimento popular. Portanto, aquelas que preferem ser esquecidas e no serem mencionadas, possuem todo o direito de solicitar ao jornal. O cronista de humor de jornal mais conhecido do Brasil Jos Simo (nome artstico) que brinca desde com a Presidente Dilma, at com Barak Obama, e nos seus 30 anos de carreira pouqussimas vezes teve que se retratar, at porque ser citado por Jos Simo ter a certeza de estar sendo lembrado por centenas de milhares de pessoas.

Pivetta de Votorantim no o 4 mais rico do Brasil


Werinton Kermes

O primeiro italiano que aportou em terras brasileiras vindo da Itlia e que tinha na sua origem o sobrenome Pivetta foi Paolo Soffiati, que chegou no pas em 27 de dezembro de 1888. Ele era filho de Angela Pivetta, que deixara Veneto, Itlia, para comear uma vida de trabalho pois a escravido no era mais permitida no Brasil. Outros italianos Pivettas Mas, foi oito anos mais tarde, em 1896, que o primeiro imigrante que tinha em seus documentos o sobrenome Pivetta desembarcou no Esprito Santo, vindo no navio Rosario. Ele era Angelo Pivetta e consigo trazia toda a famlia, esposa e filhos. Nestes 126 anos os Pivettas se espalharam pelos quatros cantos do Brasil como fizerem outros tantos imigrantes das mais diversas nacionalidades. Pessoas com os mesmos sobrenomes muito comum algum com sobrenome tal se encontrar com uma pessoa do mesmo sobrenome e perceber que a nica coisa que tem em comum apenas a nacionalidade de origem de seus antepassados, como o caso do professor Fausto Simonetti, que em 2010 ao embarcar para Nova York foi questionado pelo atendente do balco da em-

presa area cujo sobrenome era o mesmo, se tinham parentesco. Ao voltar de viagem e comear uma pesquisa, Fausto percebeu que a origem era a mesma, mas o parentesco estava longe do jovem que o questionara. Pivettas famosos As semelhanas de sobrenome, contudo, podem ser fontes de prazer e satisfao, o caso de Carlos Augusto Pivetta poder se orgulhar de ter em seu nome o mesmo Pivetta que tem o tambm advogado Idibal Pivetta, que nasceu em Jundia, em 1931, e alm de advogado autor, diretor, teatral e um dos fundadores do grupo Teatro Popular Unio e Olho Vivo, tambm foi pioneiro na utilizao dos processos de criao coletiva, dedicando-se a uma dramaturgia popular e comprometida com o teatro de resistncia o que lhe rendeu prises pelos governos militares. Como advogado, Idibal Pivetta teve importante atuao defendendo presos polticos durante a ditadura entre os anos de 1968 e 1980, entre eles os presos de maio de 1977 da liga operria. A semelhana com o Pivetta votorantinense est no fato dos dois serem advogados e militarem nas causas operrias e em defesa dos direitos humanos. O nus de ter o mesmo sobrenome Mas por outras vezes pode ser exatamente ao contrrio ter nome ou mesmo sobrenome semelhante

com algum onde voc pode ser confundido e isto lhe trazer prejuzos do ponto de vista moral. Otaviano Pivetta tem vrias semelhanas com o Pivetta de Votorantim, poltico, prefeito, at a nada demais se no fosse a diferena das contas bancrias dos dois Pivettas. Otaviano Pivetta ex-caminhoneiro gacho percebeu que uma regio do Mato Grosso tinha muito para se desenvolver, as reas rurais eram devolutas e os valores muito baixos por no possuir documentaes definitivas. Ele apostou o pouco que tinha na regio e se deu muito bem. O Pivetta do Mato Grosso o maior produtor de soja do pas e um dos maiores do mundo, com tanto dinheiro vindo do agronegcio diversificou e passou a investir em outras reas, como nos minrios, mas foi na poltica que percebeu que seu dinheiro poderia ser til, pois muito do que queria ou pensava em desenvolver no estado ou na cidade de Lucas do Rio Verde/MT dependia sempre da vontade dos gestores e quase nunca suas solicitaes de desenvolvimento eram atendidas. Concluso: foi vice-governador do Mato Grosso, deputado e atualmente prefeito de Lucas do Rio Verde. Sua influncia tanta que na ltima tera-feira (11) a presidenta Dilma Russef aceitou o convite do prefeito Pivetta (Lucas do Rio Verde) e foi dar simbolicamente incio a colheita de soja da safra de 2014. Dilma e Pivetta acionaram o equi-

pamento da colheitadeira de mos dadas. Otaviano Pivetta provavelmente nem saiba da existncia do Pivetta de Votorantim, mas o Pivetta de Votorantim sabe muito bem o que ser poltico e ter como char o 4 poltico mais rico do Brasil. Camaro Amarelo As consequncias j foram muitas, mas a principal foi na campanha a prefeito de 2012 onde fakes criaram perfis falsos nas redes sociais e manipularam recortes de jornais e de revistas nas quais as matrias que tratavam do Pivetta de Mato Grosso eram recortadas, j que Otaviano tratado como Pivetta e no como Otaviano e de forma grosseira, esses fakes expunham o Pivetta votorantinense como se este, sim, fosse dono de fazendas, camaros amarelos alm de estar com intenes de vender o cemitrio da cidade. Qual foi o prejuzo? O prejuzo difcil de ser mensurado. A tentativa de confundir o eleitor deu certo? No d para saber, mas uma coisa certa: o Pivetta (Carlos Augusto Pivetta) foi derrotado por uma soma de fatores, inclusive por acharem que ele teria enriquecido ao administrar a cidade de Votorantim a ponto de ter camaros amarelos (que era o carro do momento, s artistas e milionrios tinham), fazendas no Mato Grosso e outras coisas que s os milionrios podem ter.

A diferena est nas declaraes de bens A declarao de bens registrado no TRE em 2012 a prova de que o advogado e poltico de Votorantim teria que viver pelo menos mais umas 100 vidas para conseguir a fortuna do poltico e ex-caminhoneiro do Mato Grosso, Otaviano Pivetta, que em sua declarao ao TRE no teve preocupao nenhuma em deixar bem claro tudo que tem. Revista Forbes Para ter a certeza que a pesquisa divulgada pela revista Forbes no ia passar desapercebido, e que ningum deixasse de ler e saber, uma das chamadas de capa foi dizendo que o Pivetta o 4 poltico mais rico do pas para causar curiosidade dos leitores. Indo at a pgina indicada, na coluna Barbudo da Avenida estava esclarecido que Otaviano Pivetta era o poltico milionrio, com isso acreditamos que assim estaramos prestando um servio de esclarecimento para nossos leitores de que no se trata do ex-prefeito Pivetta que j foi acusado inmeras vezes de ser quem no . A Gazeta de Votorantim manteve contato com a assessoria de Otaviano Pivetta em Lucas do Rio Verde/MT na ltima tera-feira (11), mas em funo da visita da presidenta em sua cidade a entrevista foi agendada para prxima semana.

15 a 21 de fevereiro de 2014

Gazeta de Votorantim

Pgina 9

Cidades

Quem quem

Otaviano
num possvel lanamento de aes. Para crescer, esse gacho desbravador vem adquirindo terras num ritmo frentico e tambm tem realizado grandes parcerias. A mais recente aconteceu em maro passado, quando ele comprou 50% de uma empresa com 110 mil hectares em Luis Eduardo Magalhes, no oeste baiano. As terras fazem parte do chamado Consrcio Cachoeira do Estrondo, que detm 235 mil hectares, envolvendo 23 sociedades annimas. Entre reas prprias e parcerias, Pivetta j acumula 330 mil hectares, mas est procurando terras em novas fronteiras, como o Maranho. Atualmente, a Vanguarda j conta com tecnologia de ponta. Mapas de produo, reas semeadas, reas colhidas, tudo acompanhado praticamente online dos computadores da sede. Com sistema de confinamento, empresa engordou 90 mil cabeas de gado em 2007. Pivetta acredita que pode fazer de sua empresa um modelo de gesto e controle ambiental. Mas sua grande tacada para o futuro est depositada numa empresa de agro turismo, desenvolvida pela OP Participaes, que alm de dona da Vanguarda do Brasil, possui dois hotis, um em Cuia-

Pivetta
Divulgao

De ex-caminhoneiro a 4 poltico mais rico do Brasil


b e outro recm inaugurado em Lucas do Rio Verde. Pivetta pretende fazer de suas fazendas uma Disney do agronegcio. Diferentemente do conceito mais difundido no mercado, ele pretende trazer ao Brasil investidores que faro visitas guiadas em suas fazendas, e conhecero como a agricultura brasileira. Em Lucas do Rio Verde, fazenda possui pista de pouso asfaltada como parte da infraestrutura. Quanto parte administrativa da empresa, ele taxativo: Estamos nos preparando para abrir o capital, mas s vamos fazer quando no conseguirmos mais crescer, afirma. Seguindo os mesmos passos de outras empresas do setor, como a SLC, que abriu seu capital em 2007, ou como os frigorficos Friboi e Marfrig, ele acredita que ter de criar sua prpria frmula. O que eu quero deixar a minha obra e um legado para as prximas geraes, comenta, dando uma dica de como ser a gesto da Vanguarda do Brasil no futuro. A vida de Pivetta tambm a prova de que o Brasil uma terra de oportunidades para quem tem um sonho e corre atrs dele nem que seja de caminho. (Texto extrado do Blog de Otaviano Pivetta)

Otaviano Pivetta

m 1982, ano em que o Brasil perdeu a Copa do Mundo com o time dos sonhos, um jovem de 23 anos deixou a cidade de Caiara, na fronteira do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, dirigindo um caminho. Seu nome, Otaviano Pivetta. Seu destino, o Mato Grosso, que ele s conhecia de nome e das histrias de onas que devoravam gachos aventureiros. Seu sonho era ter um pedao de terra. Duzentos hectares, talvez. Pivetta chegou de mansinho, fez alguns fretes para os produtores, juntou dinheiro, comprou uma fazenda, criou porcos, plantou soja, montou cooperativas... e ento ele j havia crescido. Aos 37 anos, era prefeito de Lucas do Rio Verde, um dos polos emergentes do novo Brasil

que pode ser a salvao de um mundo com medo da fome. Ficou l por oito anos, at sair para um mandato de deputado federal. Mas a grande transformao aconteceu no campo empresarial e no poltico. Os 200 hectares do sonho de menino se transformaram num imprio: o Vanguarda do Brasil, que faturou R$ 365 milhes em 2007, ocupando 220 mil hectares, onde pastam 90 mil bois e se produzem grandes quantidades de soja, algodo e milho. Fui bem mais longe do que sonhava, mas, agora, quero ter 500 mil hectares, antecipou Pivetta Dinheiro Rural, numa de suas raras entrevistas. Esse o tamanho que ele avalia ideal para que a sua empresa possa chegar Bolsa de Valores de So Paulo,

Carlos Augusto

Pivetta
atural da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo/SP, a famlia de Carlos Augusto Pivetta se mudou para Votorantim quando ele ainda era criana e estabeleceu-se no bairro do Curtume. Aos 13 anos, comeou a trabalhar na indstria txtil, emprego que manteve enquanto cursava a faculdade de Direito. O trabalho de operrio nesse setor s foi deixado em 1986, quando se formou advogado. Casado h 21 anos com Suzana, companheira tambm da militncia sindical e com quem mantm um escritrio de advocacia, com quem tem um filho, Saulo. A histria poltica de Pivetta, atualmente com 49 anos, comeou na adolescncia, com a militncia crist, que despertou o engajamento nos movimentos sociais e polticos. Entre outras diversas organizaes em que teve participao marcante, fundou e presidiu a Casa de Belm. Advogado, atuou em entidades sindicais da regio, quando se tornou conhecido

Ex-prefeito de Votorantim

pela defesa dos trabalhadores. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1982, foi eleito vereador em 1989, aos 24 anos de idade. Ganhou projeo nacional ao apresentar um projeto acabando com a aposentadoria de vereadores e outro dando passagem gratuita no transporte coletivo aos maiores de 60 anos. Em 2000, foi eleito vice-prefeito d de Jair Cassola, em Votorantim/SP, quando assumiu tambm a Secretaria de Governo. Aps a reeleio em 2004, foi secretrio de Educao de Votorantim/SP, quando criou o Bolsa Material Escolar e o Bolsa Uniforme. Em 2008, Pivetta e seu vice, Marcos Mncio, foram eleitos com mais de 26 mil votos. Entre outras aes, a gesto implantou a reduo da tarifa do transporte coletivo, a bolsa Uniforme de Inverno, o IPTU amigo e a Guarda Municipal. Concorreu a reeleio em 2012 e foi derrotado pelo candidato do PSDB, Erinaldo Alves da Silva.

Divulgao

Carlos Augusto Pivetta

Pgina 10

Gazeta de Votorantim

15 a 21 de fevereiro de 2014

Contribuio dos imigrantes na formao de Votorantim


V
otorantim foi o porto seguro para todos aqueles que aqui se instalaram em busca de novas oportunidades. A localidade gerava grande quantidade de empregos e a hospitalidade permitia rpida adaptao. comum encontrarmos muitos descendentes que ostentam sobrenomes de origem europia, principalmente italiana, a partir da chegada de seus antepassados Votorantim. Outra nacionalidade expressiva em nossa histria a portuguesa. Desse pas, tivemos Antonio Pereira Igncio, o imigrante que foi o precursor da formao do Grupo Votorantim. Por suas mos surgiu a primeira fbrica, a tecidos Votorantim (1918) a partir de uma massa falida do Banco Unio. Faleceu em 1951. Outro destaque portugus foi Salvador Donato que era proprietrio de um moinho de fub de milho. A localidade passou a ser conhecida como rua do Moinho e mais tarde se tornaria rua Tarcisio Nascimento, na Vila Albertina. No se pode deixar de fazer meno artista plstica portuguesa Nomia Monteiro Ramos que por muitos anos garantiu o funcionamento da Escola de Artes na rua Lacerda Franco e posteriormente no bairro da Chave e na rua Tarcsio Nascimento. Mas se esses ilustres cidados deixaram no passado suas contribuies em vida, atualmente temos em Votorantim referncia de quem deixou a ptria-me portuguesa por dias melhores. Dinarte Jacinto Garcia natural do distrito de Ponta Delgada que porta de entrada de So Miguel, a maior das ilhas do arquiplago dos Aores, de Portugal. Local de muitas belezas naturais e onde predominava a agricultura. Em minha terra natal, com sete anos, tive a primeira comunho, comecei a trabalhar em uma fbrica de cigarros e a ir escola. Naquela
Cesar Silva

Cesar Silva

Divulgao

Dinarte Jacinto Garcia o destaque da semana

Depois de 34 anos ausente de Portugal, Dinarte retorna em visita com irm Francisca

poca o ano letivo comeava em outubro, para garantir o recrutamento tambm das crianas no perodo da colheita, entre os meses de junho e setembro relembra Dinarte. Foi a falta de perspectivas de vida que motivou em 1963 a sua vinda ao Brasil junto de sua me e irmos. Seu pai faleceu em Portugal. No primeiro contato no Brasil, Dinarte estranhou a forma como o portugus falado. O linguajar do povo aoriano um pouco cantado, como se tivesse uma batata na boca e aqui encontrei o sotaque caipira do interior destaca Dinarte. Estava com 13 anos, foi quando comeou a trabalhar numa padaria nos Jardins, em So

Paulo, aonde de segunda a sbado chegava entrar s 2 da manh e permanecer at s 22 horas. No domingo podia acordar um pouco mais tarde, por volta das 5 da manh. A vida era simples, praticamente se tinha uma nica vestimenta para o uso dirio, de noite era precisar lavar para no dia seguinte j estar em condies. Era como se fosse a roupinha da missa comenta Dinarte. Como em So Paulo a jornada de trabalho era longa e desgastante, no havia oportunidade de estudar, ento veio para Sorocaba. Conheceu Priscila, quando tinham 18 anos, se casaram em 1973 e no comeo moraram nos fundos da casa da me de Dinarte, at que uma moradia no Jardim Clarice foi sendo construda aos domingos, pelas mos do amigo pedreiro Edvar, com Dinarte como servente, com a esposa e o primeiro filho do casal baldeando os tijolos. O tempo foi passando, Dinarte fez curso de tcnico em mecnica, trabalhava na fbrica Cian e ao ser promovido ao setor de Contabilidade voltou a estudar, almejando a formao de contabilista. A formatura ocorreu em 1976. Mas quis o destino que voltasse ao ramo da panificao, agora como empreendedor, che-

Portugus Antonio Pereira Incio deu incio ao Grupo Votorantim

gou montar a padaria Irmos Garcia, depois desistiu de prosseguir, mas numa nova tentativa, fez surgir uma nova padaria onde faz questo de ilustrar em suas paredes as imagens de sua terra natal. Trinta e quatro anos depois de sua chegada ao Brasil, ele retornou em visita aos lugares que viveu seus primeiros anos de vida. A experincia permitiu rever a casa onde morou, o p de ameixas que havia plantado com o pai em vida, os amigos de infncia e o padre que estava bem debilitado pela idade. Lembranas de um passado que no volta, mas em contato com sua terra teve vontade de ficar. Como ele diz: o imigrante aoriano vai, trabalha, mas volta! * Cesar Silva jornalista formado pela Uniso, gestor pblico ps-graduado pela Unirio, pesquisador da histria local e membro da Academia Votorantinense de Letras, Artes e Histria

O moinho de fub de milho pertenceu a Salvador Donato. Pintura de Ettore Marangoni

Portuguesa Noemia Ramos acompanha entrega de flores ao Pe. Mafei

15 a 21 de fevereiro de 2014

Gazeta de Votorantim

Pgina 11

Esportes
Arquivo

Radar Esportivo
Futsal Masculino - Na quinta-feira (13) a equipe de Votorantim participou da Copa Regional de Alambari. Ciclismo -No ltimo domingo (9) a equipe de ciclismo LCS/ACE Conceito/Ideal Seguros/Ale Torres/PM Votorantim disputou a Volta Ciclstica de Ja e conseguiu resultados significantes. Pela categoria sub-30, Paulo de Tarso conquistou o 4 lugar no sprint final aps percorrer 1h de prova. Pela categoria snior B, Sandro Catel ficou com o 7 lugar no sprint final. A equipe tambm esteve presente no GP Ravelli, que teve sua 1 etapa na cidade de Itupeva. Representando a LCS, Felipe Gomes conquistou o 8 lugar com 1h e 13 minutos de uma prova disputadssima, pela categoria Sport Elite. Felipe subiu de categoria aps ter sido campeo no ano passado na categoria sub-30. Amanh (16), a equipe estar em So Jos dos Campos para enfrentar seu prximo desafio. Natao Amanh (16) a equipe votorantinense participar da 2 Etapa Circuito de Travessias Aquticas na Praia Canto do Indai na cidade de Bertioga. Xadrez Amanh (16) a equipe ir participar do Circuito Solidrio de Xadrez na cidade Descalvado/SP. Handebol -Amanh (16) a equipe feminina de handebol de Votorantim marcar presena na estreia da Copa LHESP, organizada pela Liga de Handebol do Estado de So Paulo na cidade de Limeira. Esta ser a primeira edio do evento, e Votorantim disputar a categoria sub-17 que conta com mais cinco equipes: Mococa, Limeira, Americana, Mogi Mirim e Paulnia. A equipe formada pelos Tcnicos Ariane Castro e Bruno Oliveira, Auxiliar tcnica Jamili Rocha, Fisioterapeuta Leandro Garcia e as seguintes atletas: Gabriela Cruz, Maria Martins, Ana Martins, Amanda Alves, Isabela Simes, Nicolly Alcntara, Ana Crudi, Julia Rodrigues, Raysa Farias, Stella Romano, Carolina Costa, Thaina Torres e Malu Gonelli.

Cachoeira foi o campeo em 2013

Campeonato Varzeano define jogos da primeira fase


a ltima segunda-feira (10) a Secretaria de Desporto de Votorantim (Sedesp) realizou o congresso tcnico do Campeonato Varzeano de 2014 da 1 diviso. Representantes das equipes se reuniram para presenciar os sorteios dos confrontos da primeira fase do campeonato. No total, sero 11 rodadas e todos os times se enfrentaro. Os oito primeiros colocados seguem para as quartas de finais e as duas equipes que tiverem a menor pontuao sero rebaixadas para a 2 diviso do campeonato. As 12 equipes que participam da 1 Diviso so: Materiais de Construo Jardim Clarice, Jardim Clarice, Grmio So Joo, Rio Acima, Guanabara, Parque Bela Vista, Flamengo, So Lucas, Cachoeira, Vila Garcia, Palmeiras e Floresta. Das equipes da primeira diviso, o Votocel desistiu da competio. Com isso o Palmeiras FC do Bairro Itapeva, terceiro colocado no varzeano da 2 Diviso do ano passado sobe para a primeira. O campeonato ter incio em 09 de maro e as partidas sero aos domingos com incio s 9h45. Confira na tabela os jogos da primeira rodada que abriro o campeonato:

Quarento comeou ontem


Aconteceu ontem (14), no Estdio Municipal Domenico Paolo Metidieri em Votorantim, a abertura do Campeonato Quarento de 2014. Materiais de Construo Jardim Clarice 3x2 Novo Mundo fizeram a primeira partida que aconteceu s 19h30 no Estdio Municipal Domenico Paolo Metidieri. A Secretaria de Desporto destacou que as novidades deste campeonato no ano de 2014 so em relao aos dias dos jogos: uma rodada disputada na sexta-feira e rodada dupla no sbado. Os jogos de hoje sero: Bela Montanha/ Votocel x Grmio Monte alegre s 17h e Los Fuegos/Fluminense x Votocel s 19h. Todos os jogos deste campeonato sero realizados no estdio municipal. Em 2013 o Los Fuegos foi o campeo.

Campeonato Juvenil comea hoje


O Campeonato Juvenil 2014 de Votorantim ter incio hoje (15), contando com seis partidas, todas no horrio de 16h30, que sero disputadas em diversos estdios. O campeonato este ano conta com 14 times, divididos em dois grupos com sete times cada um. Os confrontos de hoje so: Unidos da V. Guilherme x Floresta, no campo Jardim Clarice; Flamengo x Colorado, no campo Flamengo; Jardim Paulista x Parque So Joo, no Cermag; Unimax x Guanabara, no campo do Parque; Academia Sarado x Jardim Clarice, no campo Guanabara; Vila Garcia x Amrica, no campo Vila Garcia. O campeo do ano passado foi o Floresta.

Votocel desiste do Varzeano deste ano


De acordo com os dirigentes da Associao Desportiva Votocel, Magro e Bolinho, a deciso de no participar do Campeonato Varzeano de 2014 da 1 diviso por motivos financeiros. Segundo eles, trata-se de uma competio de alto custo e por estar acontecendo reformas na piscina, no campo de futebol e a troca do piso da quadra poliesportiva do clube optou-se em no participar neste ano. No ano passado eles atingiram a 6 colocao. Com a no participao, pelo regulamento, caso o time queira voltar a disputar o Varzeano, ele ter que iniciar pela 3 diviso. J no Campeonato Quarento, resolveram investir por haver grande qualidade dos jogadores. (Por Kak Martins)

Votorantim participar do Campeonato Mundial de Taekwondo e Hapkido


Amanda Oliveira (programa de estgio)

O Mestre Marcelo Ayres, 42 anos, de Santos, est mudando o cenrio das artes marciais em Votorantim. H cerca de 30 anos no ramo, Marcelo formado pelas maiores e melhores federaes de Taekwondo e Hapkido do mundo. Disputou campeonatos, foi campeo vrias vezes, incluindo no Panamericano Open de 1997, campeo mundial de Hapkido, rbitro internacional e muitos mais feitos que compe o grande currculo do Mestre. Em setembro de 2013 ele inaugurou o seu Centro de Treinamento com especialidade em Taekwondo, Hapkido e Defesa Pessoal Urbana em Votorantim. O Taekwondo um esporte olmpico, e Marcelo conta que o povo de Votorantim tem aderido essa nova prtica juntamente

com o Hapkido. Com apenas quatro meses de existncia, a academia j conta com cerca de 70 alunos, diz. Em maro deste ano, Marcelo levar uma equipe da cidade para o Campeonato Mundial das modalidades que acontece na cidade de Curitiba/PR. Cerca de 15 alunos votorantinenses iro participar, e Marcelo conta que os levar para que conheam a competio. Meu foco no a competio. O meu foco enquanto Mestre desses alunos justamente formar um cidado, mas tenho que mostrar a eles o lado da competio. Eu quero formar um cidado, e no um atleta. Formar uma pessoa humilde, honesta, simples e uma pessoa que faa o bem conta Marcelo. Os alunos esto treinando e se dedicando muito para a competio que acontece em 16, 17 e 18 de maio. (Superviso: Luciana Lopez)

Pgina 12

Gazeta de Votorantim

15 a 21 de fevereiro de 2014

Marcelo Soares

Adriana Paula Rubinato Kssia Machado

Ademir Camargo Junior

Leonardo Rocha Ana Paula Pedroso

Jessica Cunha

15 a 21 de fevereiro de 2014

Gazeta de Votorantim

Pgina 13

Social

Jovens de Votorantim se preparam para o Retiro de Carnaval 2014


Ministrio Jovem da Renovao Carismtica Catlica de Votorantim se prepara para o Retiro de Carnaval que ser realizado nos dias 1, 2, 3 e 4 de maro a partir das 14h do sbado, e nos demais dias se iniciando s 7h. As inscries podem ser feitas nos grupos de orao das igrejas catlicas da cidade. O principal objetivo do retiro proporcionar para a juventude de Votorantim uma opo saudvel e segura de aproveitar os quatro dias de carnaval com missa, louvor, shows, pregaes, teatro, dana, workshop e trio eltrico. O evento j acontece h 26 anos na Arquidiocese de Sorocaba e h 11 anos em Votorantim. O evento realizado para todos os jovens da cidade, seja para quem j frequenta a igreja e os grupos de orao, ou para aqueles que querem experimentar algo novo no Carnaval. O evento ser realizado no Clube Votoran localizado na avenida Amazonas, s/n,

Feliz aniversrio
Parabns!
E meu marido, Ailton Scorsoline, far aniversario amanh (16). Alm de ser tudo para mim, ele tambm o responsvel jurdico da TV Votorantim e da Gazeta de Votorantim. Os colegas e amigos da Faculdade de Direito de Itu e da UFSCar j cantaram parabns adiantado na sexta-feira (14). Meu irmo, Werinton Kermes (diretor), e o pessoal da redao pediram para dizer ao Dr. Ailton que daqui mais alguns anos ele vai poder estacionar em vaga reservada para idosos e ter atendimento preferencial em filas de bancos e supermercado, e claro, continuar sendo querido e amado por todos!

Mnica Marsal

no bairro Santa Helena. Os interessados devem pagar a ficha de inscrio no valor de R$30,00. Mais informaes podem ser obtidas pelos telefones (15)99758-1058 / 99714-6772, ou pelo email bruna.catarino@bol.com.br.

Bem-vindo Padre Aroldo!


Werinton Kermes

O Padre Aroldo Fernando Turino tomou posse na Parquia So Jos de Votorantim no ltimo dia 26, com uma Santa Missa celebrada por Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo metropolitano de Sorocaba. Ele foi recebido com muita alegria pelos fiis. Padre Aroldo veio da parquia So Gaspar Bertoni, localizada na zona norte de Sorocaba. O novo proco tambm participar no programa Rosrio Meditado sempre que possvel. O programa vai ao ar pela TV Votorantim Canal 10 de tera a sexta-feira, s 18h. Seja bem-vindo a nossa cidade!

Amanh (16) quem faz a festa o assessor parlamentar Zelo. Pra ele desejamos muitas alegrias!

O Ademir Amaral recebeu muitos cumprimentos em razo do seu aniversrio comemorado ontem (14). Felicidades!

Na quarta (12), o Carlos Nascimento, amigo de todos, completou mais um ano de vida.

Padre Aroldo

Fernando Turin

Divulgao

A Maira Garcia Mendes comemorou a data festiva na tera-feira (11). Ele recebeu um abrao especial do marido Jocimar. Feliz Aniversrio!

A funcionria pblica Rosecler Candido fez aniversrio na quinta-feira (13) e recebeu os cumprimentos das pessoas queridas.

Alunos ficarem felizes com a visita

APAE recebe presidente da Cmara


Na ltima quarta-feira (12), o presidente da Cmara vereador Heber de Almeida Martins realizou uma visita APAE de Votorantim e foi recebido pelo Presidente da instituio, Capito Ubirat Marques, oficial da Polcia Militar h 27 anos, que assumiu a presidncia no incio deste ano.

Na tera (18) ser a vez do dentista Wilson Gonalves comemorar mais um ano. Felicidades!
Fotos: Arquivo pessoal

Pgina 14

Gazeta de Votorantim

15 a 21 de fevereiro de 2014

Lazer

Coluna do Chef
Arquivo Roberto Ruiz

Hambrguer de Quinoa
Est de dieta? Inove na cozinha com receitas com quinoa. um prato leve, saudvel e muito saboroso que ir ajudar manter-se em forma, e est tomando conta dos pratos brasileiros cada vez mais. Ela se destaca por ser nutritiva e pela versatilidade, pode ser consumida quente ou fria, acompanhando hortalias, legumes e carnes. Est disponvel na forma de gros, farinha e flocos. Por no conter glten uma tima opo para os celacos. Ingredientes -300 gr de quinoa cozida em caldo de legumes -1 batata cozida (amassada) - cebola -Salsinha e sal a gosto

Equipe da Tecelagem da Fbrica Votorantim 1955


O bom time da Tecelagem que ilustra hoje nosso cantinho foi destaque no 1 Campeonato Interno de Futebol, promovido pelas Indstrias Votorantim, no ano de 1955. Esse certame, que movimentou as diversas sees da fbrica de tecidos, contribuiu, no somente, para a integrao, entretenimento e lazer de todos, mas sobretudo, para despertar o esprito de coleguismo, de unio e de amizade sincera que havia entre todos os funcionrios. O gramado do Estdio do Atltico, foi palco de memorveis decises e principalmente, cenrio de grandes confraternizaes que enalteceram o futebol votorantinense. Na foto acima aparecem alguns desses importantes protagonistas dessa poca saudosa: da esquerda para a direita Silo Meira Ja Mrio Pac Pauli Nho Bertoni Man Colono Zus Mingo Ruiz o dirigente Antenor Silva e o treinador Silo Delosi. Agachados: Toninho Bertoni (mascote) Guilherme Chico Tegame Augusto Poli Segbia e ponta Milton Balo. Amigo leitor: se voc possui fotos antigas de clubes de futebol de Votorantim e gostaria de v-las publicadas neste cantinho, entre em contato conosco pelo telefone: 3243-1275. Falar com Jesus. Aps publicao a foto ser devolvida.
Prof. Jesus Rodrigues Filho

Modo de preparo Primeiro misture a batata a quinoa at dar liga, depois acrescente salsinha a cebola e misture, modele o hambrguer usando um aro, ou uma tampa ou dando a forma com as prprias mos. Unte uma frigideira com azeite aquea e frite ate dourar por igual dos dois lados Uma tima semana!

Chef Juliano Garcia graduado pelo Centro Universitrio SENAC, guas de So Pedro. Chef de Cozinha e Chef Boulanger da Aoriana Convenincia. E-mail: chefjulianogarcia@hotmail.com

Resumo de Novelas
Em Famlia Segunda-feira, 17/02 - Cadu discute com Clara na frente de Marina. Selma avisa a Laerte que Itamar foi internado. Helena confessa me que no quer que Laerte se aproxime de Luiza. Branca tenta constranger Chica, mas Ricardo a defende. Luiza observa atentamente Leto e Laerte tocarem. Luiza vai ao camarim de Laerte. Tera-feira, 18/02 - Laerte se assusta ao ver Luiza e tenta falar com ela fora de seu camarim. Andr discute com Luiza. Luiza conta que falou com Laerte, e Helena se desespera. Marina confessa a Vanessa que est se apaixonando por Clara. Laerte discute com Vernica, e Selma tenta escutar os dois de seu quarto. Quarta-feira, 19/02 - Gustavo v Juliana deixar o hospital apressada. Os enfermeiros percebem que Gorete faleceu. Luiza v Helena guardar o programa do recital de Laerte. Helena decide levar Luiza para a faculdade, mas fica furiosa com Virglio por impedi-la. Helena v Luiza conversando com Laerte. Quinta-feira, 20/02 - Helena lembra de sua relao com Laerte. Alice inicia uma entrevista com Laerte. Laerte explica por que escolheu a flauta como seu instrumento, e Helena se emociona ao ouvi-lo tocar. Vernica leva um fora de Luiza. Helena flagra Luiza mexendo em sua caixa de lembranas. Sexta-feira, 21/02 - Helena discute com Luiza. Helena e Virglio discutem. Selma e Vernica se preocupam com o comportamento de Laerte. Andr diz a Luiza que sofre por ter sido rejeitado por seus pais biolgicos. Helena dorme com o colar que Laerte lhe deu em suas mos. Virglio se reconcilia com Helena. Laerte procura Luiza. Sbado, 22/02 - Luiza sai de carro com Laerte. Laerte convence Luiza a escutar sua verso da histria com Helena. Jairo pede mais dinheiro para Juliana ficar com Bia. Clara e Marina conversam sobre o ensaio de Flavinha. Luiza e Laerte discutem e ela salta do carro em movimento. Luiza atropelada. Alm do Horizonte Segunda-feira, 17/02 - Kleber e Edu conseguem fugir pela mata e seguem para a Comunidade. Angelique convence LC a no colocar Marlon na mquina da felicidade. Ftima, Rita e Selma partem para o Rio de JaneiroLili v Kleber chegando Comunidade. Tera-feira, 18/02 - Lder Jorge foge de Hermes e Assis. Kleber conta para LC que Tapir foi tomada. Ricardo explica por que Helosa deve deixar que Thomaz administre seus negcios. Priscila manda Marcelo alertar Ins sobre seus gastos com lvaro. Cac convida Ftima para fazer um comercial. Paulinha desafia Lili. LC acha um pendrive no alojamento de Marlon. William entra em contato com LC. Quarta-feira, 19/02 - William provoca LC, e Guto consegue rastrear a localizao da Comunidade. Lili e Marlon namoram. Flvio se incomoda com o entendimento entre Thomaz e Helosa. Fernanda se entristece ao saber que Helosa voltou a ser cliente de Thomaz. Andr e Oscar afirmam que eles precisam entrar na Comunidade sem serem percebidos. Quinta-feira, 20/02 - LC orienta Messias a se livrar de Kleber se ele falhar na operao. Lili conta para Marlon que seu pai obrigou Angelique a se desculpar com ela. Messias avisa a Walmor para tomar cuidado com Kleber. Lili e Lder Jorge organizam o estoque de comida. Hermes e Tereza observam Tapir. William encontra Kleber na porta da casa de Celina. Sexta-feira, 21/02 - Kleber consegue prender William, Celina, Andr, Oscar e Guto. Flvio se conforma com a ida de Thomaz para o hotel-fazenda com Helosa. Angelique convence LC a colocar Lili na mquina. Marcelo se culpa pelo sofrimento de Ins. Kleber vai atrs de Nilson, e Celina se desespera. Ftima volta para Tapir. Sbado, 22/02 - LC consegue enganar Lili e acusa Angelique de traio. Kleber fica paralisado por causa de Ftima e acaba deixando que seus prisioneiros escapem. LC manda prender Angelique e leva Lili para falar com Marlon. Fernanda chora por causa de Thomaz. Marlon afirma a Lili que vai proteg-la. Andr avisa que a polcia precisa de provas para investigar a Comunidade, e William decide voltar ao local. Joia Rara Segunda-feira, 17/02 - O delegado avisa a Amlia que Franz dever ser transferido para o presdio. Dcio tenta convencer Chico a assaltar o clube. Manfred manda que seus capangas deem uma lio em Benito e Pilar. Mundo e Iolanda se casam. Miquelina diz me que viu Arlindo beijar Volpina. Tera-feira, 18/02 - Ernest e Apolnio disputam a ateno de Prola. Manfred chora nos braos de Gertrude por Franz ter voltado para Amlia. O clube assaltado e Davi percebe que Dcio est envolvido. Miquelina e Volpina brigam por causa de Arlindo. Lola ovacionada aps o show e Aurora obrigada a cancelar sua apresentao por causa do p-de-mico. Quarta-feira, 19/02 - Slvia diz a Viktor que a exploso no forno da Fundio tambm foi planejada por Manfred para tirar Franz da fbrica. Viktor diz a Slvia que a melhor maneira de ela consertar seus erros contar a verdade sobre Manfred. Eldio oferece emprego a Ernest como catador de sucata. O delegado avisa a Valter que dar voz de priso a Dcio. Quinta-feira, 20/02 - Venceslau culpa Gertrude por tudo o que aconteceu. Dcio pede a Laura que o ajude a sair da priso. Aurora apoia Fabrcio, que sofre por Lola. Ernest decide autorizar a internao de Manfred. Laura conta para Dcio que Artur pagou sua fiana, que Valter no quer v-lo e que ter de morar na penso com ela. Valter e Arlindo brigam por causa de Volpina. Sexta-feira, 21/02 - Iolanda no aceita ter sido enganada por Venceslau. Ernest convida Franz e Amlia para morar na manso, mas eles recusam. Gertrude ameaa Ernest, dizendo que ela e Manfred daro a volta por cima. Sonan demitido da farmcia. Iolanda avisa a todos que trabalhar em um projeto de creche comunitria. Sbado, 22/02 - O psiquiatra alerta Manfred de que ter de continuar o tratamento em casa. Toni diz a Peteleco que tentar reatar seu casamento com Gaia, mas o menino no gosta da notcia. Ernest convida Laura para trabalhar na joalheria. Miquelina expulsa Volpina do cabar. Nuno declara seu amor por Belmira.

Poltico Num comcio daquela pequena cidade, dizia o prefeito: -Queridos cidados e cidads, durante todo o meu mandato, coloquei a minha honestidade acima de qualquer interesse poltico. Vocs podem ter certeza que neste bolso - e batia no bolso do palet com uma das mos - nunca entrou dinheiro do povo. Neste instante algum grita: - Palet novo, hein? Desenho do Prato No restaurante o cliente chama o garom: Tem uma mosca no meu prato! o desenho do prato, meu senhor. Mas est se mexendo! que um desenho animado. Jabuticaba O Joaquim pergunta pro Manoel: Manoel, jabuticaba tem asa? No Joaquim. Vish, ento acho que engoli um besouro! Bicha com parafuso solto A bicha chega no consultrio e fala para o mdico: Ai, Doutor! Eu no sei o que t acontecendo comigo! Eu t cheia de problemas, confusa, atrapalhada... T ficando louca! E o que voc quer que eu faa? pergunta o mdico, com desprezo. Ai, Doutor! Eu quero que o senhor

me examine! Eu acho que eu t com algum parafuso solto! Mal acabou de falar, a bicha tirou a roupa e deitou na maca. Como era pago pra isso, o mdico foi examinar a bicha. Olhou aqui, olhou ali e concluiu: Olha, meu amigo... Voc no tem nenhum parafuso solto no! O seu nico defeito a rosca espanada! Corrigindo a bichinha Cidadezinha do interior. Duas bichas esto brigando na rua, fazendo o maior escndalo. A polcia leva as duas pra delegacia. E o delegado interroga: Ento vocs dois so veados? Nis semo, seu delegado! E o delegado falando grosso corrig : Ns somos! E a bichinha: Desculpa, seu delegado... que nis no sabia que o senhor era tambm. Advogado, no leito de morte O advogado, no leito de morte, pede uma Bblia e comea a l-la avidamente. Todos se surpreendem com a converso daquele homem ateu, e uma pessoa pergunta o motivo. O advogado doente responde: Estou procurando alguma brecha na lei!

15 a 21 de fevereiro de 2014

Gazeta de Votorantim

Pgina 15

Classificados

IMveIs
VENDO OU TROCO
Terreno Parque Jatai Obs: atrs do mercado Correia Pq Jatai F: 3242-4983 / 30160390 VENDO APARTAMENTO Vila Nova Vot 2 quartos, sala, cozinha 1 vaga garagem R$ 60 mil mais parcelas F: 99710-0611 / 99609-6156

DIversOs

VENDE-SE BALCO DE ANNCIOS DA GAZETA


Rua Joo Walter, 289 (15) 3247-1010

Banca de feira c/ firma aberta 7 pontos fixos 25 anos com licena p/ vendas de frutas, legumes verduras F: 99725-6319

A ASSOCIAO DE ENTIDADES USURIAS E ADMINISTRADORAS DO CANAL COMUNITRIO DA CIDADE DE VOTORANTIM, com sede na cidade de com sede na Rua Joo Valter, 289, sala 05, CEP 18110-020, na cidade de Votorantim, devidamente representada por seu Presidente, CONVOCA atravs do presente edital, todos os associados e comunidade em geral, para participarem da Assembleia Geral, que ser realizada em sua sede, s 08 horas do dia 20 de fevereiro de 2014, com a seguinte ordem do dia: 1- Aprovao das contas referente ao ano de 2013; 2- Programao para o ano de 2014. 3- Demais assuntos e incluses pertinentes Votorantim, 10 de fevereiro de 2014. Mnica Marsal Scorsoline

EDITAL DE CONVOCAO PARA ASSEMBLEIA GERAL

NOVO CLASSIFICADO GRATUITO


VENDO
Banheiro de hidromassagem completa F: 99725-6319

VENDO

Empadas Aceito encomenda. F: 3247-5664

VENDO CARRO

Gol bola 96 modelo 97 por moto F: 99747-6962

VENDO TROCO

Celta 2002 p/ moto F: 997476962

PINTOR VIANA

Grafiato textura residencial e comercial F: (15) 99624-1739

CUIDO

De Crianas F: 3247-5664

VENDO CELTA

VENDE-SE

COSTUCCI

Part. eltrica ar troco por moto F: 99747-6962

ADVOCACIA FAMILIAR

Divorcio, inventario, penso. TEL: 32221735

Fiat ano 80 R$ 3.000 F: 99651-7215

Conserta maquina de costura F: 3243-4113 99850-2854

VENDO OU TROCO

GM MONTANA 2012

Vendo urgente ar e direo R$ 30 mil F: 7835-2315

JUROS ABUSIVOS

Gurgel Carajs 87 Diesel 1.6 R$ 20.00 F: 99628-8822 / 99630-1847

ALUGA-SE

EDITAL DE CONVOCAO PARA ASSEMBLEIA GERAL A ASSOCIAO CULTURAL, EDUCACIONAL, BENEFICENTE CULTURA VORORANTIM, com sede na cidade de com sede na rua Joo Valter, 289, sala 04, CEP 18110-020, na cidade de Votorantim, devidamente representada por seu Presidente, CONVOCA atravs do presente edital, todos os associados para participarem da Assembleia Geral, que ser realizada em sua sede, s 11 horas, do dia 20 de fevereiro de 2014, com a seguinte ordem do dia: Aprovao das contas referente ao ano de 2013; Demais assuntos e incluses pertinentes que forem pertinentes. Votorantim, 10 de fevereiro de 2014. Werinton Kermes Telles Marsal

Casa 4 cmodos para casal F: 3243-6078

Bancos, Veculos, SPC E SERASA F: (15) 3222-1735

AULAS DE VILOO
F: 3243-3133

VENDO CG 125 HONDA

MANICURE

Pedicure unhas artsticas e personalizadas F: 99653-7801

LIMPE SEU NOME

SPC E SERASA, NO 1 PGTO TEL: (15) 3222-1735

VENDE-SE

82 Vermelha, raridade R$ 6.800,00. F: 9701-1068/81852214

Moto CG 125 Ano 88 R$ 1.500 F: 99651-7215

VENDO FREEZER

VENDO FERRO

Industrial a vapor R$ 100,00. F: 3112-7802

VOILA BRECHO

Roupas sapatos semi novos peas F: 99606-8367

CHACRA VENDE

Vertical cnsul, volts 110 R$ 700.00. F: 9701 1068 /8185 2214

Troca por casa bairro dos morro Vot. R$ 65 mil F: 9979-4488

VENDO FIORINO 98

VENDO CHCARA

B. Boa Vista 5 km p/ frente Salto de Pirapora F: 99732-2692

VENDE-SE

Vectra 95 doc ok. Contato Maurlio F: 15- 99720-875

VENDO

Gas/Gnv R$ 8.800,00 F: 998502854

Mquina overloque industrial R$ 750,00 F: 99791-4488

VENDO VERSALLES 95

ADVOCACIA CAMARGO

Dr. Douglas Camargo Pinto OAB 336.951 F: (15) 3222-1735

ROSAS EVA

Decorao de festa, enfeites de casa. F: 99848-7558

VENDE-SE

timo estado R$ 7000,00 F: 99850-2854

Maquina overloque morita R$ 350,00 F: 9816-6443 / 3241-5159

NEUZA

Eva bonecas flores por encomenda F: 99642-9173 / 99794-4219

VENDO CASA

4 Cmodos, garagem Jd. Serrano 2 R$ 150,00. F: 99641-3504

VENDE-SE / TROCA

VENDO 70 PONTALETES

Gol bola 97 2 portas, aceito moto F: 98802-9712 / 99747-6962

Usados apenas 1 vez F: 981262705

MANICURE PEDICURE
Agende seu horrio F: 99112-8960

ADVOCACIA

MEDICINA LEGAL - ERROS E CIRURGIAS MED/HOSPITALARESF:32221735

VENDO FORD KA

VENDO MESA

A ASSOCIAO SOCIO CULTURAL DE AUDIO VISUAL DE VOTORANTIM FRANCISCO BERANGER AAVV, com sede na cidade de com sede na rua Joo Valter, 289, sala 03, CEP 18110-020, na cidade de Votorantim, devidamente representada por seu Presidente, CONVOCA atravs do presente edital, todos os associados para participarem da Assembleia Geral, que ser realizada em sua sede, s 08 horas de 20 de fevereiro de 2014, com a seguinte ordem do dia: Aprovao das contas referente ao ano de 2013; Demais assuntos e incluses pertinentes que forem pertinentes. Votorantim, 10 de fevereiro de 2014. Luciana Rodrigues Lopez

EDITAL DE CONVOCAO PARA ASSEMBLEIA GERAL

1997/1998 Prata timo estado, particular. F: 3243-4486

P/ Computador tampa de vidro sem uso F: 3243-6478

DUPLEX COBERTURA

Cidade Jardim R$ 200 mil F: 3017-1031 / 3243-5119

VENDO CHACRA

B. Boa Vista com gua, luz 2 cmodos R$ 20 mil F: 99732-2692

VENDO

DISK CORTE CABELO

Bar e Mercearia bairro Vila Nova Votorantim F: 99653-4734

Idosos, pessoas com dificuldade locomoo F: 99176-1165

VENDO OVERLOQUE

Semi ind e siger zig-zag porttil. F: 3243-4113 99850-2854

VENDO OU TROCO

Gurgel Carajs 87 Diesel 1.6 R$ 20.00 F: 99628-8822 / 99630-1847

VENDO OU TROCO

VENDO CASA

VENDO RODAS

Carro Uno e 1 volante de uno. F: 99747-6962 / 98802-9712

APARTAMENTO ILHA

Gurgel Carajs 87 Diesel 1.6 R$ 20.000 F: 99628-8822 / 99630-1847

JD Progresso Vot, 3 cmodos F: 3343-6307 / 99689-6272

VENDO CHCARA

Comprida 5 pessoas 3 dias R$ 250 F: 3247-3404

PALIO PARTICULAR

ADESIVOS P/ UNHAS

WWW.facebook.com/cheiiasdecharmeee F: 99856-1951

CASAL PROCURA

ANO 2007 Comp. F: 996470233 / 99705-5506

Com casa Salto de Pirapora F: 3343-6307 / 99689-6272

VENDO BAR MERCEARIA

Casa Ilha comprida . p/ alugar por 1 ano 2 dorm. F: 99804-9473

BALCO DE ANNCIOS
Rua Joo Walter, 289

Bar funcionando R$ 10 Mil. F: (15) 99656-7415

Pgina 16

Gazeta de Votorantim

15 a 21 de fevereiro de 2014

You might also like