You are on page 1of 16

09-02-2014

Sistema Digestivo - Funo


Ingesto Digesto Absoro Eliminao de fezes

09-02-2014

Sistema Digestivo - Morfologia


Tubo digestivo
- Boca - Faringe - Esfago - Estmago - Intestino delgado - Intestino grosso - Recto e nus

Glndulas anexas
- Glndulas salivares - Fgado - Pncreas

Sistema digestivo

Boca Glndulas salivares Esfago Fgado Vescula biliar Intestino delgado Recto

Faringe

Estmago Pncreas Intestino grosso

09-02-2014

Boca

Incio do tubo digestivo Dentes e Lngua Glndulas salivares (saliva)

Epiglote

Faringe (comum ao sistema respiratrio e ao


sistema digestivo)

rgo tubular do tubo digestivo, que faz a ligao entre a boca e o esfago.

Esfago
Tubo muscular que liga a faringe ao estmago, conduzindo os alimentos ingeridos at este.

09-02-2014

Piloro

Estmago
rgo em forma de bolsa, de parede muito musculosa, situado entre o esfago (valva - crdia) e o duodeno (valva - piloro). Glndulas gstricas (suco gstrico)

Intestino Delgado
rgo mais longo do tubo digestivo (6 a 7 metros de comprimento) dobrado vrias vezes sobre si. Entre o estmago e o intestino grosso, divide-se em trs regies: duodeno (inicial), jejuno (central) e leo (final) duas ltimas de difcil diferenciao jejunolleo.

09-02-2014

Intestino Delgado
A nvel, principalmente do jejuno, ocorre a absoro dos nutrientes. A superfcie interna do intestino delgado apresenta uma grande rea de contacto, dado o aspeto ondulado resultante de inmeras pregas - as vlvulas coniventes. Tambm se encontra recoberta por inmeras projees em forma de dedos de luva - as vilosidades. Estas possuem no interior uma pequena rede de capilares sanguneos e um vaso linftico.

Intestino Grosso
Apresenta um dimetro maior que o intestino delgado e tem 1,5 metros de comprimento. formado pelo clon ascendente, clon transverso, clon descendente e clon sigmide. Este ltimo termina no reto que abre para o exterior pelo nus.

09-02-2014

Fgado e pncreas
Fgado Glndula anexa ao sistema digestivo. Localiza-se na zona superior direita da cavidade abdominal, abaixo do diafragma, recobrindo parcialmente o estmago. Produz a blis, que armazenada na vescula biliar e depois libertada no duodeno.

Fgado e pncreas
Pncreas rgo anexo ao sistema digestivo, situado na zona superior esquerda da cavidade abdominal. Apresenta-se como um rgo com um aspeto alongado e achatado. Glndula mista: - Produz e liberta para o intestino delgado (duodeno) o suco pancretico; - Produz insulina e glucagon (hormonas com interveno na regulao dos nveis de acar no sangue).

09-02-2014

Os alimentos contm nutrientes

Nutrientes

Orgnicos

Inorgnico Sais minerais

Prtidos

Lpidos

Glcidos

Vitaminas

gua

Funo dos nutrientes


Energtica
Fornecem energia ao organismo. Ex: lpidos e glcidos.

Plstica
Formao de novos tecidos do organismo ou crescimento e reparao dos j existentes. Ex: prtidos, lpidos, sais minerais e gua.

Reguladora
Responsveis pela manuteno do equilbrio do organismo. Ex: vitaminas, sais minerais e gua.

09-02-2014

Classificao dos nutrientes


Nutrientes

Macronutrientes

Micronutrientes

Prtidos

Lpidos

Glcidos

Sais minerais

gua

Vitaminas

So nutrientes de grandes dimenses. Tm que ser transformados durante a digesto.

So nutrientes de pequenas dimenses. No precisam de ser transformados durante a digesto.

Sistema Digestivo - Funo


Os alimentos ingeridos tm de ser transformados em substncias utilizveis (NUTRIENTES) pelo organismo. Esta transformao fsicos e qumicos. envolve vrios fenmenos

Estes fenmenos ocorrem ao longo do tubo digestivo com o auxlio de vrios rgos (glndulas anexas) que lanam nele os seus produtos. Transformar os alimentos ingeridos nos nutrientes necessrios para o desenvolvimento e manuteno do organismo e permitir a sua absoro.

09-02-2014

Digesto
Consiste no desdobramento das grandes molculas (nutrientes) presentes nos alimentos em constituintes mais simples, que so absorvidos para o sangue e a linfa.

Digesto mecnica Mastigao e mistura dos alimentos

Digesto qumica Aco de enzimas digestivas

Digesto
Digesto mecnica: a quebra fsica dos alimentos atravs da mastigao e dos movimentos peristlticos. Os processos mecnicos so controlados pelo sistema nervoso. Digesto qumica a transformao das molculas mais complexas em molculas mais simples atravs da ao dos sucos digestivos que contm enzimas. Os processos qumicos dependem de estmulos do sistema neuro-hormonal.

09-02-2014

Digesto
Lngua Digesto mecnica Digesto Digesto qumica Dentes Movimentos peristlticos Sucos digestivos (enzimas)

Digesto qumica - Enzimas

enzima

So molculas orgnicas de natureza proteica. Aceleram as reaes qumicas. So especficas (atuam sobre uma s substncia). A sua ao influenciada pela temperatura e pH. Classificadas em funo da substncia sobre a qual atuam. A sua designao termina geralmente, com o sufixo ase.

10

09-02-2014

Onde tudo comea Digesto na boca


Mecnica - atravs da aco dos dentes (mastigao) e da lngua os alimentos so misturados com a saliva (ensalivao). Qumica - a saliva possui amlase salivar (enzima digestiva) que provoca a transformao qumica do amido (glcido) em molculas mais pequenas (maltose e lactose).

Os alimentos transformam-se no bolo alimentar.


O bolo alimentar empurrado pela lngua em direo faringe; nesta, a epiglote tapa o acesso s vias respiratrias, seguindo o bolo alimentar para o esfago DEGLUTIO.

Continua No esfago
Empurrado pelos movimentos musculares da parede do esfago - movimentos peristlticos - o bolo alimentar progride at ao estmago.

11

09-02-2014

Alimento Saliva (Ao qumica) + Dentes e lngua (Ao mecnica)

O bolo alimentar empurrado da BOCA

ESFAGO O bolo alimentar atravessa o ESFAGO Movimentos peristlticos (Ao mecnica) ESTMAGO

Mastigao e ensalivao Bolo alimentar

Um banho cido Digesto no estmago


Mecnica pela ao dos movimentos musculares da parede do estmago-movimentos peristlticos- o bolo alimentar misturado com secrees gstricas. Qumica - O suco gstrico (pepsina e cido clordrico) libertado pela parede do estmago.

O bolo alimentar transformado numa mistura lquida o quimo.

12

09-02-2014

Bolo alimentar Quimo Movimentos peristlticos (ao mecnica) + Blis (ao qumica) Suco gstrico Suco pancretico (ao qumica) cido clordrico + muco + enzimas Suco intestinal (ao qumica) (ao qumica) + Movimentos peristlticos Quimo (ao mecnica)

Quilo

Um trajeto sinuoso Digesto no intestino delgado


Mecnica pela ao dos movimentos musculares da parede do intestino delgado-movimentos peristlticos- o quimo misturado com diversas secrees. Qumica ao da blis, suco pancretico e secrees intestinais.

O quimo transforma-se no quilo.


Funo da blis emulsionar as gorduras, facilitando a ao das lpases pancreticas e intestinais, na digesto das gorduras. Suco pancretico contm vrias enzimas, como a amilase pancretica, a tripsina (protease), a lipase pancretica, cuja ao facilitada pela blis.

13

09-02-2014

Ultrapassando a barreira Absoro


Depois de digeridos, os alimentos ficam reduzidos sua forma mais simples-os nutrientes, que juntamente com as substncias que no sofrem digesto constituem o quilo. A passagem das substncias nutritivas do quilo para o sangue e para a linfa, que as transportam a todas as clulas do organismo,tem o nome de absoro digestiva (ou intestinal), a qual se faz, essencialmente, atravs das vilosidades intestinais que revestem o interior do intestino delgado.
Aminocidos, monossacardeos, sais minerais, vitaminas hidrossolveis e alguma gua cidos gordos e glicerol Vitaminas lipossolveis

Saindo para o exterior Fezes


Os resduos dos alimentos, que no foram absorvidos, passam para o intestino grosso, misturadas com gua, que maioritariamente absorvida, e vo formar as fezes, as quais so expulsas para o exterior atravs do nus.

Composio das fezes (150g/dia) gua 117 g Celulose Lpidos Prtidos Pigmentos biliares Amido Microorganismos 20 g 2g Inf. 60 mg 250g Vestgios 11 g

14

09-02-2014

Digesto Sntese
Mastigao Alimento Bolo alimentar Saliva

Movimentos peristlticos Movimentos peristlticos Quimo Suco gstrico Ao mecnica Ao qumica Quilo Movimentos peristlticos Suco pancretico Blis Suco intestinal

Digesto qumica Sntese


BOCA Suco digestivo: Saliva Enzima digestiva: Amilase salivar

ESTMAGO Suco digestivo: Suco gstrico Enzimas digestivas: Protease (pepsina) INTESTINO DELGADO Sucos digestivos: Suco pancretico Suco intestinal Enzimas digestivas: Amilase pancretica Proteases (tripsina e eripsina), sacarase, lactase maltase e Lipases

15

09-02-2014

Digesto qumica Sntese


GLCIDOS
Amido

PRTIDOS
Protenas

LPIDOS
Triglicridos

Maltose

Boca Amilase
Polipeptidos

Estmago Proteases

Intestino Amilase Protease Lipase Maltase

Digesto qumica Sntese


NUTRIENTES BOCA
GLCIDOS PRTIDOS LPIDOS
Amilase salivar
Amido > Maltose

VITAMINAS MINERAIS GUA

pH

Neutro 6,07,0

ESTMAGO
Protease
Protenas > Polipeptdeos

cido 1,03,5

INTESTINO DELGADO

Amilase pancretica
Amido > Maltose

Lipase pancretica Protease


Protenas e polipptidos Lpidos > Glicerol e cidos gordos

Maltase
Maltose > Glicose

Bsico Lipase intestinal Protease


Pptidos > Aminocidos Lpidos > Glicerol e cidos gordos

Sacarase
Sacarose > Glicose e Frutose

7,58,3

Lactase
Lactose > Galactose e Glicose

Produtos finais da digesto

Glicose Frutose e Galactose

Aminocidos

cidos gordos Glicerol

Vitaminas Minerais gua

16

You might also like