You are on page 1of 4

A funo da orquestra consistia apenas em acompanhar os cantores. O recitativo tinha relativamente pouca relevncia musical.

O interesse musical da pera italiana centravase nas rias. A reforma da pera Vrios compositores italianos comearam a tentar homonizar a pera com os novos ideais da msica e do teatro, com o objetivo de torn-la flexvel na estrutura, mais profundamente expressiva no contedo, menos sobrecarregada na COLOPATURA e mais variada em outros recursos musicais. A ria da capo foi modificada, outras formas passaram a ser igualmente utilizadas, rias e recitativos comearam a alternar mais flexivelmente, de forma a vincular-se com maior rapidez e realismo. _//_ 04/06/13 HAYDN E MOZART Os 2 grandes compositores de finais do sc XVIII so Haydn e Mozart. Juntos representam o Barroco Tardio. Utilizam a linguagem musical em vigor do seu tempo e criam, com essa linguagem, obras de uma perfeio nunca ultrapassada. A personalidade dos dois compositores era completamente diferente; Mozart foi um gnio precoce, de hbitos irregulares, virtuoso do piano e um dramaturgo musical. Haydn foi em grande parte um autodidata, paciente e presistente, maestro excelente, metdico regular na gesto de sua vida. 3 fase at a morte (1816 at a morte) os anos finais de Beethoven foram divididos quase esclusivamente a composio de quartetos de cordas. Foi nessemeio que ele produziu algumas das suas profundas e visionrias, obras, com destaque para: - ltimas 5 sonatas para piano - Variaes Diobcli Op - Missa Solenni, op 123 - 9 sinfonia _//_ MSICA DE CMARA No foram muitos os compositores romnticos que apreciavam e vultuavam a musica de cmara. A este tipo de msica faltava, por um lado a expontaneidade pessoal e intimista da pesca para piano ou do LIED e, por outro lado, o colorido brilhante e a sonoridade poderosa da msica orquestral. Frans Schubert (1797-1825)- Seus primeiros quartetos so inspirados nos quartetos de Mozart e Haydn e foram escritos para o deleite do crculo de amigos do compositor.

Grande parte de sua msica de cmara contem a pureza clssica, conjulgando o colorido da sonoridade com a clareza da linha meldica. Felix Mendeolssohn Bartholdy (1809-1847) Algumas de suas obras de cmara inclui: 6 quartetos de cordas, 2 trios com piano, 2 quintetos, 1 atito, 1 sonata para piano e violoncelo. No entanto poucas destas peas so to interessantes como as produes sinfnicas do compositor. Robert Schumann (1820-1847) as principais obras de cmara de Schumann foram compostasem 1842. Seus quartetos de cordas evidenciam a influncia de Beethoven, principalmente nos desenvolvimentos contrapontsticos. JOhannes Brhams (1833-1897) considerado o maior compositor de msica de cmara do sc. XIX e sucessor de beethooven, tanto nesse gnero musical quanto ... PR-CLSSICO 21/05/13 O ideal musical do sc. XVIII A msica considerada ideal em meados do sculo. XVIII pode ser descrita da seguinte forma: - Sua linguagem devia ser universal, no limitada pelas fronteiras nacionais; -Devia ser ao mesmo tempo nobre e agradvel - Devia ser expressiva, mas dentro dos limites do bom gosto; -Devia ser despojada de complexidades tcnicas inteis; - Devia ser capaz de cativar qualquer tipo de ouvinte. A msica do sculo XVIII, em especial do perodo pr-clssico, foi influenciado pelo movimento literrio alemo conhecido como Sturm und Drung (Tempestade e mpeto) apoiados na filosofia de RUSSEAU. Outro termo associado msica de meados do sculo XVIII o Empfindsanmkeit (sentimentalismo ou sensibilidade), significando uma espcie de posio melanclica e requintada; exprimida atravs de inflexes harmnicas surpreendentes, de figuras rtmicas nervosas e de uma melodia leve. Carl Philipp Emmanuel Bach, Johann Christian Bach, William Friedrich Bah, Johann Christian Friedrich Bach. _//_ 28/05/13 PERA CLSSICA

A formula clssica de pera italiana est baseada na poesia do italiano Pietro Metastsio. As suas obras abordaram um conflito de paixes humanos num enredo baseado em um ou outro relato de um autor da antiguidade grega ou latina. Geralmente se dividiam em 3 atos, estruturados na altemncia de recitativos e rias. A ao se desenvolvia atravs do dilogo, nos recitativos, enquanto cada ria representava um monlogo dramtico. Frans Schubert- com grande destaque para msica de cmara. Suas principais obras so: 9 sinfonias, 22 sonatas para piano, peas breves para piano a 4 mos, 35 peas de cmara, 6 missas, 16 peas lrico, 600 lieder Seus Lieder so compostos por belas melodias onde identificamos a simplicidade da msica popular, a suavidade e a melancolia romntica e o carter declamatrio, intenso e dramtico. Encontramos tambm modulaes intensas e complexas com tonalidades surpresas e colorido cromtico. Robert Schumann Sua msica considerada rontica pelo lirismo e clorido harmnico j que possui seriedade e equilbrio clssicos. Escreveu cerca de 100 Lieder. Johannes Brahms- escreveu cerca de 260 lieder. Geralmente eram arranjos de canes populares alems : 14 foram publicadas em 1858 (dedicadas Robert e clara Schumann). Em seus lieder predomina a conteno, gravidade clssica, introspeco, resignao. _//_ 27/08/13 Beethoven (1770-1827) Sua carreira dividida em 3 fases: 1 fase. Vai at 1802 Nesta fase podemos observar a tradio clssica, muito prximo escrita de Haydn, embora suas sinfonias apresentem um movimento a mais que a de Haydin (4 contra 3), Beethoven tinha Omo modelo Carl Philip Emmanuel Bach, as obras desta fase apresentam uma textura densa, cheia com influncia dos mestres Muzio Clemente e Jon Ladeslau. 2 fase (1802 a 1816) em 12 anos de Viena, j era conhecido por toda Europa, principalmente por sua excentricidade. Sua obra mais importante dessa fase a 3 sinfonia. Esta sinfioa se destaca pelas grandes propores, complexidade dramtica, contrastes, temas simples.

You might also like