You are on page 1of 40

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2 VARA CVEL DA COMARCA DE SO CAETANO DO SUL SO PAULO.

A Praa Castro Alves do povo como o cu do avio um frevo novo, eu peo um frevo novo todo mundo na praa e muita gente sem graa no salo. Mete o cotovelo e vai abrindo caminho. Pegue no meu cabelo para no se perder e terminar sozinho. O tempo passa, mas, na raa eu chego l. aqui nessa praa que tudo vai ter de pintar (Letra Caetano Veloso)

AO CIVIL PBLICA n 2.128/2003 ASSISTENTE LISTISCONSORCIAL ATIVO PEDIDO LIMINAR / Praa Di Thiene

ASSOCIAO DOS AMIGOS DA SADE EMLIA ALFREDO MANGANOTTI AASEAM, pessoa jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, devidamente inscrita no CNPJ sob n 07.786.915/0001-13, com estatuto de constituio devidamente registrado no 2 Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas de So Caetano do Sul/SP, sob n 25.730 consolidao (doc.01 - A), com sede na Rua Amazonas, n 363, cj. 41, Centro, So Caetano do Sul/SP, CEP 09520-070, telefone (11) 4229-9383, neste ato representada pelo presidente Eder Xavier, brasileiro, divorciado, advogado, vem respeitosamente, presena de Vossa Excelncia, atravs de seus bastantes procuradores (doc.01) que ao final assinam em conjunto,

2
INGRESSAR como ASSISTENTE LITISCONSORCIAL ATIVO, na Ao Civil Pblica acima epigrafada, em que o MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE SO PAULO move em face da PREFEITURA MUNICIPAL DE SO CAETANO DO SUL, arrimada nos termos do artigo 5, pargrafo 2 da Lei n 7.347/85 e nos incisos I e II do artigo 46 do Cdigo de Processo Civil, pelos fatos, fundamentos e direito, expondo e requerendo, o que segue:

PRELIMINARMENTE

LEGITIMIDADE ATIVA / LITISCONSRCIO ATIVO VOLUNTRIO

A ao Civil Pblica possibilita s associaes, o litisconsrcio do tipo facultativo, como fundado nos inciso I e II do artigo 46 do Cdigo de Processo Civil, quando houver direitos ou obrigaes correlatas lide:
Art. 46 comunho de direitos ou de obrigaes relativamente lide; os direitos ou as obrigaes derivarem do mesmo fundamento de fato ou de direito.

A lei da Ao Civil Pblica n 7.347/85, garante legitimidade, para propositura de aes s Associaes Civis que concomitantemente estejam constitudas a pelo menos um ano, nos termos da legislao civil, e inclua entre suas finalidades institucionais, a proteo ao meio ambiente, ao consumidor, a ordem econmica, a livre concorrncia ou ao patrimnio artstico, seja esttico, histrico, turstico e paisagstico. O pargrafo 2 do artigo 5 da citada Lei prev a faculdade s associaes legitimadas habilitarem-se como litisconsortes de qualquer das partes. No caso em tela, o ingresso desta associao no plo ativo da demanda - na defesa do meio ambiente - configura-se em formao de litisconsrcio ulterior.

Sobre isso o professor Rodolfo de Camargo Mancuso assevera:


Cabe aqui observar que pode dar-se a formao de um litisconsrcio ulterior decorrente do ingresso de um co-legitimado que intervm na ao j proposta e formula pedido prprio, mas que guarda afinidade com a pretenso original: cuidar-se- de uma verdadeira interveno litisconsorcial voluntria.

Quanto ao requisito da identidade temtica, a Associao dos Amigos da Sade Emlia Alfredo Manganotti AASEAM rene, no artigo 3, incisos V e VIII de seu estatuto social (doc.01 - A), condies de pleitear em juzo a defesa e proteo dos direitos do consumidor, do meio ambiente, da sade entre outros:

Artigo 3 - A Associao tem como certo que sade fundamento basilar da Constituio Federal e, no conceito de sade, esto albergados latu sensu, a qualidade da educao, a segurana efetiva, o lazer e a cultura adequados, o trnsito e os meios de transporte ordenados, propriedade que respeite a funo social, o meio ambiente preservado, a dignidade do salrio e do emprego, e demais postulados que visem o bem comum. Portanto, os objetivos da Associao consagram-se em: ... V) Promover pesquisas, estudos, palestras, avaliaes e pareceres com intuito de colaborar com os rgos da administrao pblica voltados preservao do meio ambiente, da segurana, da educao e da sade, objetivando a interao dos associados, da comunidade e dos agentes pblicos, na consecuo dos objetivos mencionados no inciso IV acima; ... VIII) Atuar como partcipe e agente da sociedade civil auxiliando na fiscalizao da administrao pblica em defesa dos direitos da comunidade, nos moldes da Constituio Federal, Cdigo de Processo

4
Civil, Lei de Ao Popular, Lei de Ao Civil Pblica, Cdigo de Defesa do Consumidor, Estatuto da Criana e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Estatuto da Cidade, Lei de Responsabilidade Fiscal e demais legislaes pertinentes, como substituto processual, tanto na defesa de direitos difusos e coletivos, como em direitos individuais e individuais homogneos dos associados e de toda a populao. (grifo nosso)

I - DOS FATOS

cedio que a Praa Di Thiene, situada no quadriltero da Av. Gois, Rua Marechal Deodoro, Augusto de Toledo e Oswaldo Cruz, o nico pulmo verde do centro da cidade de So Caetano do Sul, outrora provida de gigantescas rvores com extensa vegetao. Ao longo dos anos o local conquistou ecossistema prprio. De longa data, serviu este logradouro pblico de rea de lazer para os muncipes que, diariamente, circulavam no local, em caminhadas e prticas de exerccios fsicos. O ar que respiravam era puro. A vegetao protegia o meio ambiente. A praa est fechada. A mando da Prefeitura do Municpio de So Caetano do Sul edifica-se no local construo civil de grande envergadura. Os alicerces para construo dos prdios correm a todo vapor. Mquinas e inmeros empregados da construo civil agem intensamente no cumprimento do cronograma de obras. Os atos de construo praticados pelo Poder Pblico na Praa Di Thiene afrontam ilegalmente o patrimnio ambiental da cidade de So Caetano do Sul. Os cidados devem respeitar as leis. O Poder Pblico deve agir somente na conformidade e nos estritos contornos da lei.

5
Cabe ao agente pblico entender, definitivamente, que o meio ambiente est subordinado vontade do povo. Assim diz a lei. NO DIA 25 DE SETEMBRO DE 2006, CIDADOS FAZENDO USO DE SEUS DIREITOS, PROTOCOLIZARAM PERANTE A PROMOTORIA DE JUSTIA CVEL DE SO CAETANO DO SUL, REQUERIMENTO CONTENDO EXATAMENTE 340 ASSINATURAS, PARA QUE NO HOUVESSE INTERVENO FSICA NA PRAA (FLS. 367/380 DOS AUTOS). PRETENDIAM O TOMBAMENTO DA PRAA PARA PRESERV-LA. ENTRETANTO, OS MEIOS ARTICULADOS NO FORAM OS MAIS APROPRIADOS. A VERDADE QUE OS CIDADOS NO PRETENDIAM E NO PRETENDEM PERMITIR QUE A PRAA SEJA MODIFICADA. A PRAA DO POVO! O POVO AMA A PRAA DI THIENE. Em manifestao marcante confirmou-se esse sentimento de amor. A populao unida promoveu, em ato simblico e histrico, um gigantesco abrao na praa. O povo, de mos dadas, circundoua, demonstrando seu apreo. A praa patrimnio histrico e ambiental, assim diz o povo. Reportagem do Dirio do Grande ABC, em edio do dia 14 de novembro de 2006, exibe a manchete: Com medo de perder

verde, populao rejeita obra em praa (DGABC. 14/11/2006 doc.02). A matria retratou o sentimento dos moradores que freqentavam aquele espao. notrio que a populao sancaetanense no quer a interveno na praa.
A vultosa obra que ganha corpo estranho ao ecossistema local, ofendendo-o, provoca grande e inevitvel modificao no meio ambiente. No dia 29 de janeiro de 2007, a Associao litisconsorte (AASEAM), protocolizou perante a Promotoria de Direito Ambiental de So Caetano do Sul (doc.03) representao para que fossem apresentados e juntados nestes autos os estudos e relatrios exigidos pela lei

6
ambiental, documentos estes necessrios para revestir de legalidade os atos de interveno antrpica na Praa Di Thiene. No dia 17 de maio, a AASEAM tambm

protocolizou, perante o Gabinete do Prefeito, requerimento para que houvesse realizao de audincia pblica na conformidade da Lei Ambiental (doc.04), pretendendo que houvesse debate amplo, tcnico e legal, sobre a continuidade da construo das obras na praa. Tal pretenso instalou-se pelo simples fato, provado nestes autos, de que no houve audincia pblica nos termos da legislao pertinente. que a lei impe, de maneira taxativa, que em audincia pblica dessa natureza seja apresentado o Relatrio de Impacto ao Meio Ambiente - RIMA e o Estudo de Impacto Ambiental - EIA. O Poder Pblico, at a presente data, queda-se inerte, no havendo, definitivamente, condies legais do procedimento de interveno antrpica na Praa Di Thiene. A populao, no exerccio da soberania ambiental, est vigilante para a preservao da praa, mormente quando os atos do Poder Pblico so praticados de maneira abrupta, invasiva e ilegal. A mdia, sensvel s manifestaes populares, noticia incessantemente a interferncia praticada pelo Poder Pblico em desacordo com a vontade popular. A unio da populao, da imprensa, do Ministrio Pblico, do Poder Judicirio e, at mesmo, do Executivo e Legislativo, no exerccio amplo da cidadania, certamente h de preservar o meio ambiente em So Caetano do Sul. O jornalista Ademir Mdici, do Dirio do Grande ABC, produziu matria com tema ambiental (doc.05) em 20 de maio de 2007, clareando na manchete:

E a Praa Di Thiene troca o verde pelo cinza

7
O informativo esclarece que a Prefeitura Municipal de So Caetano do Sul relatou em ata (fls.429/431 dos autos) que a questo da interveno ocupacional na praa foi amplamente discutida com a populao. Na verdade houve uma nica audincia pblica que no deu cumprimento a lei e materializou-se o desvio da finalidade. A audincia divagou sobre temas diversos. O referido jornalista, em recente matria publicada na data de 03 de junho de 2007 (doc.06), destaca:

So Caetano opta pelo verde e diz no ao cinza.


O contedo jornalstico traduz o sentimento da populao em relao interveno praticada pelo Poder Pblico na Praa Di Thiene. O jornalista amparou seu trabalho em pesquisa cientfica de opinio pblica materializada pelo labor de empresa

especializada (Toledo & Associados Pesquisa de Mercado e Opinio Pblica). A AASEAM, associao litisconsorte, requereu a elaborao da pesquisa cientfica (doc.07) que comprova o altssimo ndice de rejeio interveno pblica efetivada na referida praa. O povo no quer a modificao da praa. Os dados cientficos do conta de que a populao de So Caetano (97%) nunca participou de audincia pblica e, o que pior: 93% (noventa e trs por cento) no tm conhecimento de programas de proteo do meio ambiente na cidade. Reitera-se: em matria ambiental o Poder Pblico no detm prerrogativas capazes de anular a vontade do povo. A lei garante: a vontade popular se sobrepe ao poder discricionrio do Estado.

Exercitando a cidadania, o cidado de So Caetano do Sul, Sr. Ivan Ribeiro, disparou correspondncias a vrias autoridades do Municpio e do Estado de So Paulo, questionando a interferncia degradante do Municpio na praa. Eis as autoridades contempladas: a) Prefeito Sr. Jos Auricchio, no dia 20 de fevereiro de 2007 (doc.08); b) Ministrio Pblico Estadual Diviso de Meio Ambiente do Estado de So Paulo, no dia 30 de maro de 2007 (doc.09); c) Sr. Vereador Moacyr Rodrigues, ex-promotor de Justia, no dia 30 de maro de 2007 (doc.10); d) Sr. Vereador ngelo Pavin, no dia 30 de maro de 2007 (doc.11). At o presente momento, as dignas autoridades no se pronunciaram oficialmente, e a interveno antrpica ilegal continua ofendendo os desgnios do povo. No satisfeito, o diligente cidado Ivan Ribeiro gravou entrevista concedida pelo Sr. Prefeito (doc.12 fita e degravao) em programa de veiculao local. Ao ser indagado quanto a necessidade do desmatamento da rea verde da praa para construo de escola digital, o Sr. Prefeito, assim respondeu:
O Ivan, primeiro que essa obra foi precedida de mais de duas audincias pblicas, onde ns debatemos com toda comunidade que usa e mora em torno da praa. No existe desmatamento, existe uma transposio das rvores que tem, inclusive com um compromisso pblico avalizado pelo Ministrio Pblico do Meio Ambiente, aonde a rea plantada ser mantida igual ou superior em metragem quadrada, alm do que, a praa vai ganhar um equipamento pblico de qualidade. No sei se voc que pai ou filho, se vai poder ir a praa usufruir para usufruir da praa e seu acompanhante pode fazer, ter acesso ao centro de ensino digital, que um dos equipamentos

9
pblicos de mais alta qualidade e modernidade que so Caetano ganha com seu sistema de ensino.

O Prefeito, deliberadamente, tornou-se agente propagador da confuso entre a real e louvvel necessidade da disseminao de escolas de informtica (ensino digital) e a insensatez, sem precedentes, que no atende a vontade popular. O povo no quer a interveno na praa. Malsinando a lei, o Poder Pblico autoriza tornando-se conivente - a invaso destemperada de patrimnio ambiental. O SR. IVAN RIBEIRO, CIDADO SANCAETANENSE, PERMANECE SEM RESPOSTA AT A PRESENTE DATA. NA VERDADE ELE NO EST S. A AASEAM PROTOCOLIZOU PEDIDO DE INFORMAES (DOC.04) ESTANDO AT A PRESENTA DATA TAMBM SEM RESPOSTA.

IRREGULARIDADES

PROCEDIMENTOS CONTRADITRIOS EM AUDINCIA PBLICA

1 Uma nica audincia pblica: O Prefeito afirmou que as obras na Praa Di Thiene foram precedidas de mais de 02 (duas) audincias pblicas. A verdade consistente que somente uma nica audincia pblica foi realizada. Tal audincia ocorreu no dia 14 de novembro de 2006, no auditrio do Teatro Santos Dumont (fls. 429/431 dos autos). Limitou-se tal audincia a debater apenas aspectos paisagsticos da praa, enaltecendo o valor da educao digital. A simples leitura da ata anexada nestes autos confirma com perfulgncia o que aqui se afirma. A tcnica deliberada de criar confuso entre a necessidade de construir escolas e a interveno antrpica na Praa Di Thiene, ficou patente.

10
Naquela audincia houve: CONFUSO ENTRE CONSTRUIR ESCOLA E

ANIQUILAR PRAA, CONTRA A VONTADE DO POVO. A compareceu nessa prpria fala do com Ministrio singeleza, Pblico que o

audincia,

analisada

demonstra

proposital desvio da finalidade da audincia como acima relatado (fls. 429/431 dos autos). 2 Expresses que desviaram a finalidade da audincia pblica: A indigitada ata de audincia pblica juntada nestes autos (fls. 430 dos autos) contm expresses distorcidas quanto aos aspectos legais e ambientais, que tumultuaram a finalidade da audincia:
a) O senhor Prefeito Municipal, Jos Auricchio Jr., abriu a reunio

falando sobre as verdadeiras intenes da Prefeitura... que o de estabelecer um governo democrtico que discute junto com os muncipes seus projetos;
b) Agradece ao Dr. Julio Sergio Abudd pela Abertura e consultas

prestadas a fim de esclarecer dvidas para o bem da coletividade;


c) O excelentssimo Sr. Prefeito Jos Auricchio Jr., apresentou um

breve histrico dos anos setenta e de sua vivncia pessoal na regio da Praa Di Thiene;
d) O engenheiro Jos Gaino, ... iniciou a apresentao com a

exposio de slides, aula visual do projeto e focou a importncia do crescimento da rea de tecnologia;
e) Arquiteto Jos Augusto, professor da universidade Mackenzie, que

inicia sua explanao parabenizando a todos pela audincia pblica em que o objetivo maior democratizar a informao, e afirma que a Arquitetura tem como objetivo principal servir o homem... uma das principais prerrogativas a serem mantidas a qualidade urbana... pequeno nmero de visitantes, principalmente nas tardes de sbado;

11
f) o engenheiro Jos Gaino retoma a palavra para inserir no contexto a

questo paisagstica do projeto e passa a palavra ao Sr. Alexandre Braga, paisagista e ambientalista, responsvel pelo projeto novo centro, que inicia sua apresentao confirmando todas as afirmaes anteriores dos participantes, que o foco do processo no perder rea verde do parque... no ocorrer excluso do verde... e uma perda, considerada irrisria, de 2,1% do verde;
g) projeto futuro de canalizao do crrego da Rua Marechal

Theodoro onde ser construda uma alameda que interligar o Centro Esportivo e Recreativo para a Terceira Idade Moacyr Rodrigues e a praa eliminando desta forma a perda de 2,1% da rea verde mencionada anteriormente...;
h) O prefeito esclarece que a inteno fechar a praa e no menor

espao de tempo concluir a obra, j que a verba oramentria j est depositada e que se conta com a concordncia do Ministrio Pblico.

O fato da verba oramentria estar depositada consagra-se, pelo visto, em requisito suficiente para desprezar a lei, dispensando a anlise, discusso e apresentao de documentao ambiental exigida por legislao especfica. No se pode apurar nos autos quais as tcnicas que foram aplicadas, pelos agentes pblicos, para produzir os trabalhos que orientaram a fala do Sr. Prefeito. Em fls.430 dos autos, o Prefeito, na nica

audincia pblica realizada, pronunciou o que segue:


Ressalta a sua preocupao com a manuteno dos brinquedos e a implantao de equipamentos para atividades da terceira idade. Comenta ainda sobre um projeto futuro de canalizao do crrego da Rua Marechal Deodoro, onde ser construda uma alameda que interligar o Centro Esportivo e Recreativo para a Terceira Idade Moacyr Rodrigues e a praa, eliminando desta forma a perda de 2,1% de rea verde mencionada anteriormente.

12
Tcnicas infundadas distorcem continuamente a verdade. Fora-se, com argumentos incuos, a ingnua crena de que tudo est sendo feito para o bem do povo. Junta-se nessa oportunidade, por prevalecente, fotos (doc.13/14) do antes e do atual estado da praa, de sua vegetao e de seus equipamentos. As fotos no cumprem papel poltico. Constatam a exata dimenso dos danos causados no ecossistema. Analisando as fotos, mesmo no sendo tcnico ou perito, nem mesmo fazendo-se passar por ingnuo, constata-se que a perda, at o momento, expressivamente superior aos irrisrios (sic) 2,1%, outrora compromissados com a populao. O pseudo-pacto legal, quanto ao direito ambiental foi largamente ab-rogado. Os fatos aqui articulados sustentam toda

irregularidade praticada contra o interesse ambiental. Contra fatos no h argumentos.

As fotos ora juntadas provam que os tcnicos do Poder Pblico se enganaram, que o Prefeito equivocou-se e, finalmente, que a populao est sendo enganada. A praa foi fechada com tapumes e, certamente, os cuidados com a vegetao no foram observados. H uma pergunta que no se cala: Onde esto os relatrios dos fiscais peritos que deveriam estar acompanhando a interveno? A condio basilar para a continuidade das obras de recuperao paisagstica da praa est contida em fls. 437 dos autos. Assim se pronunciou o digno representante do Ministrio Pblico do Meio Ambiente:
... autorizando-se a requerida a dar continuidade as obras de recuperao paisagstica da Praa Di Thiene, com acompanhamento e fiscalizao dos peritos.

13

O juzo destacou a concordncia do Ministrio Pblico, reconsiderou a proibio de retirada das rvores existentes na praa e autorizou a continuao das obras. Na verdade, quais so aqueles que tm o nome citado nestes autos que esto tecnicamente acompanhando os atos de interveno na praa? O povo est! 3 Manifestao da populao na nica audincia pblica: Os presentes, pretendendo representar a

populao, discordaram frontalmente da idia de interveno na praa. O infra relatado comprova essa afirmao:
a) Senhora Terezinha Carvalho, moradora da Rua Augusto de Toledo,

abre o ciclo de perguntas e comenta que as pessoas esto apavoradas com a reforma, temendo uma perda de liberdade;
b) a prxima muncipe alega que a obra acabar com o verde,

pergunta o por que de ser a cidade do concreto?;


c) a prxima participante representa a ONG Espaovita, psicloga

Cristina Navalon... trabalhando na insero social de jovens com problemas de dependncia qumica, relata sua experincia na recuperao destes jovens e a dificuldade na formao humana, parabeniza o prefeito pela iniciativa e projeto, acredita que assim os jovens tero maiores e melhores oportunidades;
d) Eduardo Maldonado, professor que discute a legitimidade na

implantao de uma biblioteca digital na cidade... Salienta o Chefe do Executivo ainda, que jamais conheceu um professor que no concordasse com a implantao de algo to valioso;
e) Senhor Flvio Carneiro Giraldes, Professor educador, representante

do Conselho de Moradores do Bairro Fundao... faz uma pergunta para reflexo da mesa: vocs tm idia da porcentagem do valor humano a ser agregado a este projeto?;

14

f) O maestro Antnio Carlos..., que parabeniza a idia, principalmente

pela ampliao de opes na rea cultural alm de abertura para empregos... comenta a importncia de estudos quanto aos rudos;
g) Direcionada a palavra ao Sr. Humberto, representante do grupo de

moradores defensores da praa... mas sugere que esta idia seja utilizada a praa do Professor... o Excelentssimo Senhor Prefeito esclarece que a praa mencionada no comporta o projeto digital e aproveita para reiterar o respeito que tem pelas pessoas que utilizam a praa e por todos os muncipes;
h) Pronunciamento do Sr. Ivan Cavassani, Presidente da Associao

Comercial de So Caetano do Sul, salienta a importncia na adequao da praa dentro de um contexto de modernidade inserida no complexo comercial que se formar na rea, cita alguns elementos do comrcio, como a abertura da academia Italy, o mercado Dia, a farmcia Farmax e outros nomes de grande representatividade para o comrcio local;
i) O senhor Carlos, muncipe que reside ao lado da praa, parabeniza

o projeto e acredita em melhores perspectivas com a concluso do empreendimento;


j) o ltimo a se manifestar foi o Senhor Darlan Olivo, afirma ele que

este projeto de grande representatividade para a comunidade, uma oportunidade nica para a capacitao dos jovens;
l) Passa a palavra ao ilustrssimo Vereador Horcio Neto, este entrega

ao senhor Prefeito reivindicaes feitas pela comisso formada pelos freqentadores da praa;
m) Palavra direcionada ao Excelentssimo presidente da Cmara, Sr.

Paulo Higino Bottura Ramos, que fala da importncia do projeto para interao entre jovens e a terceira idade, alm de agregar maior dinamismo na utilizao do equipamento j que a praa pouco utilizada;

Est

claro

que

os

presentes

no

queriam

construo na Praa Di Thiene. Tambm fica claro que os dispositivos legais no foram materializados e sequer explicitados populao.

15

Entretanto, o que de verdade salta aos olhos, at para os ingnuos, ou para aqueles que se fazem passar por ingnuos, fim de materializar interesses escusos, que, premeditadamente, incautos e desidiosos interessados na proteo do meio ambiente, orquestraram meios de conduzir a audincia de forma a instalar confuso entre a necessidade de desenvolver a educao digital construindo escolas de informtica e a invaso descomedida e ilegal para a edificao desta mesma escola em patrimnio ambiental (Praa Di Thiene). Houve premeditada confuso entre construir

escola e destruir patrimnio ambiental da cidade. 4 Manifestao do Ministrio Pblico na nica audincia pblica: O Ministrio Pblico, observando o ambiente que se instalou na audincia, usou da palavra nos seguintes termos:
a) Senhor Prefeito faz uso da palavra e convida o Excelentssimo

Promotor de Justia de So Caetano do Sul, Doutor Julio Sergio Abbud, para pronunciamento;
b) Agradece e parabeniza o Prefeito pela oportunidade dada a

comunidade com audincia pblica e sugere que esta ferramenta, esta sesso solene, seja instrumento para busca do bom senso. Esclarece que se a obra no considerada ideal para a comunidade, possvel question-la judicialmente, atravs de provas tcnicas apresentadas por outros especialistas do meio ambiente e atravs de argumentos e provas cabveis;

O Ministrio Pblico no deu, nessa oportunidade, aval para absolutamente nada. Ao contrrio, mencionou a possibilidade de aes judiciais caso a comunidade no considerasse ideais as obras de construo na praa. Disse o Prefeito (fls. 430 dos autos):

16
Esclarece que a inteno fechar a praa e no menor espao de tempo concluir a obra, j que a verba oramentria j est depositada e que se conta com a concordncia do Ministrio Pblico.

Efetivamente, o Ministrio Pblico contraditou, na presena do Chefe do Executivo, a afirmao deste de que havia concordncia do Ministrio Pblico para interveno na praa. Est claro nestes autos: a nica audincia pblica quanto a Praa Di Thiene, ocorreu no dia 14 de novembro de 2006. A concordncia do Ministrio Pblico para a continuidade das obras de recuperao paisagstica somente ocorreu na data de 09 de fevereiro de 2007 (fls. 437 dos autos). Tal concordncia, posterior audincia, diz:
Ciente e de acordo com o pedido retro formulado pela Prefeitura Municipal de So Caetano do Sul (fls. 296/336), autorizando-se a requerida a dar continuidade nas obras de recuperao paisagstica da Praa Di Thiene, com acompanhamento e fiscalizao dos peritos aguardando-se apresentao do cronograma de adequao entre as obras urbansticas a serem implementadas, no prazo mximo de 90 (noventa) dias, sob pena de nova paralisao das obras.

At a presente data no h, nos autos, relatrio da fiscalizao (peritos) que confirme a adequao das obras urbansticas bem como a continuidade das obras de recuperao paisagstica da Praa Di Thiene, conforme determinao da promotoria. Todos os atos de interveno esto eivados de vcio quanto a legislao ambiental e descumprem, deliberadamente, comando do Ministrio Pblico do Meio Ambiente. Aclara-se, desde logo, que a presente interveno processual, aqui manejada, no pretende s e to somente questionar a

paisagstica da Praa Di Thiene. Almeja principalmente a materializao do princpio constitucional que entrega definitivamente vontade popular os desgnios de intervenes antrpicas no
legalidade

da recuperao

17
meio ambiente. Tudo deve ser feito de acordo com a legislao ambiental e a vontade popular.

SNTESE DA NICA AUDINCIA PBLICA

Nada do que foi apresentado naquela pseudoaudincia pblica embasou de legalidade e praticidade a discusso, no havendo, portanto, autorizao legal para interveno antrpica na praa pelo Poder Pblico. No foi apresentado o EIA, o RIMA e a licena ambiental. Somente os prs paisagsticos e poltico administrativo foram objetos de discusso naquele evento. Os temas contemplados na audincia NADA TM A VER COM AS NORMAS EXPRESSAS NA LEGISLAO DE PROTEO AO MEIO AMBIENTE.

A AUDINCIA VEIO PARA CONFUNDIR E NO PARA EXPLICAR. No foi cumprida a Lei. Eis a sntese do que foi discutido:
a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) canalizao de crrego; no ocorrer excluso do verde; manuteno de brinquedo; atividades para a terceira idade; tranqilizar vizinhos; dependncia qumica de jovens; recursos para acessar a Internet; descentralizao de equipamento; parceria com empresa; moderno no campo da tecnologia; no transformao desta oportunidade em palco para discusso poltica; l) m) n) o) ampliao de opes na rea de cultura; agregar dinamismo; porcentagem humana; capacitao de jovens;

18
p) abertura de academia, venda de produtos alimentcios, venda de produtos farmacuticos; entre outros.

Excelncia, na verdade, o cerne da questo saber: TUDO EST SENDO CONDUZIDO DE ACORDO COM A VONTADE DA POPULAO DE SO CAETANO DO SUL E DENTRO DA LEGALIDADE DO DIREITO AMBIENTAL (ARTIGO 225 DA CONSTITUIO FEDERAL, LEI N 6.938/81 e RESOLUO N 01/86 e 09/87 DO CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA). O povo, segundo a lei e a doutrina soberano para decidir quanto ao destino do patrimnio ambiental. Deveras, no foram apresentados nem o Estudo de Impacto Ambiental EIA nem o Relatrio Impacto Ambiental RIMA. No foram sequer apresentados os prs e os contras da interveno na praa. Sem estudo tcnico no h como estimular o debate com a populao. Definitivamente, no foi apresentada a licena ambiental em audincia e muito menos este documento fundamental se encontra encartado nestes autos. Tambm no foram apresentados anexos, que serviriam de base, juntamente com o RIMA, para instruir o parecer final do licenciador ambiental estadual, o qual tem o dever de aprovar ou no projeto de interveno no meio ambiente. Tudo nos termos do artigo 5 da Resoluo n 09/87 do CONAMA que diz:

A ata da(s) audincia(s) pblica(s) e seus anexos serviro de base, juntamente como RIMA, para a anlise e parecer final do licenciador quanto aprovao ou no do projeto.

Portanto, a lei no est sendo cumprida. Ademais, o Jornal Estado de So Paulo, Sbado, 02 de junho de 2007, no Caderno A3 (doc.15), reproduziu o pensamento de associao que se depara com problema ambiental semelhante ao caso em tela. Diz a matria:

19
s vsperas da abertura das propostas das empreiteiras que participam da licitao das obras de reforma da avenida dos Bandeirantes, o Movimento Defenda So Paulo resolveu entrar com ao na justia para pedir a suspenso da licena ambiental concedida para o projeto com base em um Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA). A entidade alega que a avaliao do impacto da obra foi superficial e exige um Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impacto de Meio Ambiente (EIA - Rima).

Aquela

associao

depara-se

com

problema

ambiental semelhante s no que tange virulncia com que o Poder Pblico, no af de construir, agride o meio ambiente. O caso da Praa Di Thiene muito pior! Nem sequer h licena ambiental.

PROCEDIMENTOS CONTRADITRIOS ENTRE PARECERES PERICIAIS DE DIVERSAS PRAAS DA CIDADE E A PRAA DI THIENE

O Assistente Tcnico do Ministrio Pblico, Sr. Luiz Csar Ribas, engenheiro florestal, que oficia nestes autos, abordou em 2004 o tema das intervenes antrpicas no meio ambiente em So Caetano do Sul, tecendo, naquela oportunidade, as seguintes consideraes (fls.125 dos autos):
As intervenes antrpicas pretendidas pela Municipalidade no local incorrero (caso efetivamente finalizadas na forma originariamente pretendida) em significativas perdas ambientais, oriundas da relao de trocas efetuadas (antiga praa x nova praa);
I)

... primeira perda ambiental significativa seria o escopo quantitativo...;


II)

... uma segunda perda ambiental significativa seria de outro modo, de cunho qualitativo (mesmo porque se houve a implementao das medidas ambientais compensatrias, haveria que se analisar se a
III)

20
referida compensao guardaria, no mnimo, uma mesma qualidade ambiental); terceira perda ambiental significativa configurar-se-ia igualmente, numa natureza qualitativa (uma vez que a planta baixa da nova praa atesta, claramente, a existncia de uma perda e permeabilidade e de rea verde na regio central da cidade... ;
IV)

Finalizou tal relatrio nos seguintes termos:


Por fim, muitos dos problemas ambientais apontados pela Municipalidade como justificativas para a reforma da praa local poderiam ser perfeitamente sanados mediante a implantao de medidas silviculturais tecnicamente mais apropriadas, ambientalmente menos impactantes e, qui, coletivamente menos onerosas.

Deixou claro, outrora, o ilustre perito do Ministrio Pblico, que intervenes em praas pblicas necessitam de tcnicas mais apropriadas ambientalmente e menos impactantes. Posteriormente, no se sabe qual motivo levou o mesmo perito assistente do Ministrio Pblico, s fls. 399 dos autos, em Fev/2007, relatar o que segue:
a) As medidas tcnicas aqui acordadas dizem respeito, to somente,

Praa Di Thiene...;
b) Dada a urgncia e a celeridade que a presente questo apresenta...,

salvo eventual manifestao em contrrio do Poder Judicirio ou do Ministrio Pblico do Estado de So Paulo, que o relatrio fotogrfico juntado ao projeto tcnico apresentado pela Municipalidade substitui satisfatoriamente uma vistoria tcnica local...;
c) As medidas tcnicas ambientais aqui acordadas (Praa Di Thiene)

tambm consideram o fato de ter havido uma Audincia Pblica anterior...;


d) ... haveria duas situaes a serem discutidas, quais sejam, a

supresso, o transplante interno e externo, bem como a compensao

21
externa de exemplares arbreos (situao 1) e a situao ambiental ao final pretendida na Praa Di Thiene (situao 2).

Os

pareceres

produzidos

pelo

mesmo

perito

assistente do Ministrio Pblico so divergentes entre si, vejamos: O parecer de 2004, em fls. 125 dos autos constata: significativas perdas ambientais, medidas ambientais compensatrias, perdas qualitativas e quantitativas, perda de permeabilidade e de rea verde na regio central da cidade e etc. O parecer de 2007, em fls. 399 constata: urgncia e celeridade que a presente questo apresenta, houve consenso, que o relatrio fotogrfico juntado ao projeto tcnico uma apresentado tcnica pela local, Municipalidade substitui satisfatoriamente vistoria

discusso em audincia pblica, etc. Alm da flagrante divergncia entre os pareceres de 2004 e 2007, fica claro que o digno perito assistente do Ministrio Pblico no diligenciou nesta oportunidade com o mesmo rigor de outrora. Em face das necessidades e urgncias, dispensou, at mesmo, vistoria na praa, sustentando indevidamente que as medidas tcnicas ambientais foram discutidas com embasamento em normas tcnicas na nica audincia pblica. de se perguntar, portanto: No que ou em qual documento legal, tal perito se arrimou para afirmar, de maneira quase explcita, que a audincia pblica produziu acordo entre povo, Poder Pblico, consultores, assistente tcnico do Ministrio Pblico, bilogos, arquitetos e outros?

No se sabe o que o digno assistente tcnico do Ministrio Pblico quis dizer com a expresso as medidas tcnicas

ambientais aqui acordadas (Praa Di Thiene)...


Infelizmente, as infundadas razes do Perito e dos representantes do Poder Pblico Municipal foram as que embasaram a

22
deliberao da Promotoria Pblica e a autorizao do juzo que sustentam a continuidade das obras na Praa Di Thiene. Com a divergncia entre os pareceres e desdia do Sr. Perito, assistente do Ministrio Pblico, instalou-se nestes autos algo que guarda semelhana com a teoria da rvore contaminada. Promotor Pblico e o Juzo foram induzidos a erro. As obras nunca deveriam ter sido iniciadas nem liberadas para continuao, nem mesmo ter sido autorizada a retirada das rvores, por flagrante afronta a legalidade. Ora, se o perito do defensor constitucional do meio ambiente produz pareceres divergentes, juntando-os deliberadamente nesses autos, se no comparece na audincia pblica, se no realiza vistoria na praa (objeto do parecer), se assina parecer tcnico atravs de fotografia, se sugere medidas compensatrias que anteriormente havia consideradas ineficazes (por no resguardar o mnimo da qualidade ambiental) e o Ministrio Pblico se louva destas consideraes e, por conseguinte, o juzo da causa diz: autorizo a continuao das obras, observadas as disposies

estabelecidas no termo de fls 399/401, no exagero afirmar que estamos diante de situao teratolgica em relao s normas da legislao ambiental.
Diante dos fatos supra articulados, sem a

compreenso exata do que na verdade levou o Poder Pblico do Municpio a agir da forma como age em relao Praa Di Thiene, que patrimnio histrico e ambiental; no resta outra alternativa a associao litisconsorte seno a de invocar o Poder Judicirio a fim de que este venha colocar termo nos atos ilegais praticados pela R.

COMISSO DE VISTORIA E ACOMPANHAMENTO

Consta tambm nos autos, s fls. 435/436 dos autos, Portaria do Sr. Prefeito (n 19.857) que constituiu Comisso de Acompanhamento da Obra do Centro de Pesquisa, Formao e Incluso Digital do Ensino Fundamental de So Caetano do Sul e Revitalizao da Praa Di Thiene. Tal comisso foi constituda com o objetivo de vistoriar e

23
acompanhar a obra. No entanto, no se conhece a formao tcnica dos integrantes da comisso, no havendo possibilidade de aquilatar os conhecimentos tcnico-ambientais da insigne comisso. Para avaliao dos impactos ambientais, faz-se necessrio constituir comisso nos termos da legislao ambiental. de se estranhar tambm o fato de que os mesmos vereadores que aprovaram a realizao das obras na Praa Di Thiene sem apresentao dos estudos tcnicos exigidos por lei, indicaram membros da sociedade como auditores da obra. Sem normas tcnicas previamente aprovadas, como os indicados acompanharo as atividades de interveno? Beira ao surrealismo. A comisso, constituda em 05 de fevereiro de 2007, at o presente momento no apresentou relatrios de vistorias ou de acompanhamento das obras. No h nada nesse sentido nos autos! O que viria a ser esta comisso? Seria uma comisso independente de auditores ambientais? Seria uma comisso relatora dos atos de construo? Ou seria uma comisso para acompanhar somente as modificaes estticas e paisagsticas na praa? No havendo norma de conduta escrita para os auditores, evidentemente no haver relatrio. O povo, o Ministrio Pblico e o Poder Judicirio no tero documentos que instruam a fiscalizao. A diligente doutrina, a fim de evitar contratempos, interpretando a RESOLUO 306/2002 do CONAMA, esclarece o que vem a ser auditor ambiental:
O auditor, alm da independncia, precisa ter capacidade tcnica, tempo e experincia para realizar a auditoria adequada dos setores e das reas sobre as quais incidir o exame1. (...) Os auditores so responsveis pela auditoria ambiental que realizam, independentemente de ter sido determinada pelo Poder Pblico ou
1

SIRVINSKAS, Luiz Paulo, Manual de Direito Ambiental, Saraiva, 4 edio, 2006, p. 137/138.

24
pela prpria empresa. ELES SERO RESPONSABILIZADOS CIVIL, PENAL, E ADMINISTRATIVAMENTE, CONSOANTE SE VERIFICA NO ARTIGO 11, PARGRAFO NICO DA RESOLUO N 237/97 DO CONAMA.

A Resoluo n 306, de 05 de julho de 2002, CONAMA, artigo 3 diz:


As auditorias ambientais devem ser independentes e realizadas de acordo com escopo, metodologias e procedimentos sistemticos e documentados constantes do anexo II.

Alerta-se

digna

comisso,

que

direito

ambiental manejado com eqidade e responsabilidade, torna-se valiosa arma contra aqueles que se fazem passar por ingnuos, para desrespeitar, deliberadamente o contedo da Lei.

O QUE, NA VERDADE, PENSA A POPULAO SOBRE A PRAA DI THIENE

Junta propsito deste petitrio:

nesta

oportunidade

cpia

integral

de

pesquisa cientfica (doc.07), destacando informaes pertinentes para o

- 97% da populao nunca participou de audincia pblica sobre meio ambiente em So Caetano do Sul; - 93% no participou de audincia pblica sobre a Praa Di Thiene; - 78% (discordam totalmente + discordam em parte) da realizao das obras na Praa Di Thiene; - 96% diz que a construo civil deve respeitar a quantidade de reas verdes na cidade.

25

II - DO DIREITO

O princpio do desenvolvimento sustentvel tem como premissa maior a proteo do meio ambiente com qualidade de vida para o homem. Visa tal princpio a utilizao racional dos recursos naturais no renovveis, cujo princpio tambm conhecido como meio ambiente ecologicamente equilibrado e/ou ecodesenvolvimento. O meio ambiente ecologicamente equilibrado

sustenta-se no direito e na legalidade. Escora-se, principalmente, no princpio democrtico, que faculta aos cidados a busca da jurisdio. Assim se expressa a doutrina ambiental:
O princpio democrtico assegura ao cidado a possibilidade de participar das polticas pblicas ambientais. Essa participao poder dar-se em trs esferas: legislativa, administrativa e processual 2.

Os atos dos cidados na busca da jurisdio esto amparados por lei. A legalidade do ato de interveno antrpica na Praa Di Thiene deve ser analisada sob os fundamentos da Lei n 10.257/2001 (Estatuto da Cidade), que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituio Federal, estabelecendo as diretrizes gerais da poltica urbana. O artigo 1 da referida lei sustenta que sero aplicadas, na execuo das polticas urbanas, as normas de ordem pblica que regulam o equilbrio ambiental. As alneas f e g do inciso VI do artigo 2 desta mesma lei, diz:
A poltica urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:
2

Ob. cit.

26
... f) a deteriorao das reas urbanizadas; g) a poluio e a degradao ambiental.

Ademais, com base no artigo 3 da lei 6.938/81, entende-se meio ambiente da seguinte forma:
Meio ambiente: o conjunto de condies, leis, influncias de ordem fsica, qumica e biolgica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Analisando o fundamento legal, que declara a amplitude do conceito, pode-se afirmar que quaisquer manifestaes nos reinos animal, vegetal e mineral esto inclusos no meio ambiente. A Praa Di Thiene no um simples bem pblico, mas bem difuso (bem ambiental). Est amparada nos princpios constitucionais e em legislao infraconstitucional especfica. As decises administrativas, alm de atentar para a Lei (atos vinculados) devem respeitar o interesse pblico primrio e o interesse pblico secundrio. Sobre este tema o digno defensor do patrimnio ambiental da cidade discorreu com perfeio na exordial, s fls. 02/11 dos autos. Com brilho, destacou o que segue:
Destarte, considerando que a pessoa jurdica de direito pblico pode se afastar do interesse pblico primrio, hiptese em que se fere um interesse difuso, teria de haver, como de fato houve, preocupao doutrinria em identificar e proteger jurisdicionalmente tais interesses. Foi o que fez com o advento da lei que estabelece os atos de improbidade administrativa.

Portanto, o poder discricionrio se sujeita em oportunidades e convenincias, desde que no ultrapasse espaos e contornos explicitamente delineados em Lei.

27
O Estado nem sempre titular absoluto do poder de deciso e, especialmente, no exerce titularidade absoluta no que diz respeito ao patrimnio ambiental. Delimitado os espaos legais do meio ambiente, materializam-se os princpios e normas constitucionais que tratam do patrimnio ambiental. Torna-se indubitvel a esperana da cidadania em ver instalado o esprito entranhado no artigo 225, inciso I e VII da Constituio Federal, na Lei 6.938/81 Poltica Nacional do Meio Ambiente e nas Resolues do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. Os diplomas legais mencionados garantem o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, tratando-o como bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida. Estipula, de maneira incisiva, que a defesa e proteo de tais bens de titularidade da coletividade. A Praa Di Thiene espao verde que tambm estava destinado ao lazer e a recreao. Pode-se conceituar lazer como sendo o tempo livre, a folga, o descanso. A recreao o divertimento, o prazer, a ocupao agradvel que permite o entretenimento. Na definio acatada pelo professor Lus Paulo Sirvinskas: incluem-se: ...os bosques, as praias, os jardins, os parques, as

praas..., no mesmo conceito. Estes espaos esto corretamente destinados comunidade, passando, com o tempo, a fazer parte do acervo do patrimnio histrico e ambiental.
A Constituio Federal em seu artigo 225 no faculta a conservao do meio ambiente, mas impe severamente ao Administrador Pblico a obrigao de preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Agindo de maneira diversa do comando constitucional abre, o governante desatento, espao para cidados guerrearem em nome da legalidade. Por conseguinte, lutam estes para o futuro de seus descendentes, manutenindo, desde logo, o meio ambiente.

28
Consagra, o mesmo diploma legal, que para garantir e dar efetividade a esse direito - que pertence a todos - deve o ente estatal adotar providncias de acordo com a manifestao explcita dos interesses coletivos. No pode e no deve o gestor pblico escorar-se na discricionariedade do poder estatal para afrontar a vontade do povo. Portanto, no se pode entender meio ambiente partindo somente do verde, das plantas, das rvores, dos riachos. S possvel entender meio ambiente, no sentido amplo e constitucional, se o ponto de partida, para posicionamentos sociais e anlises tcnicas, iniciaremse na confiana de que as criaes humanas devem fundir-se, de maneira indelvel, justa e equilibrada com a natureza. A interferncia, sem este conceito e sentimento, materializa a degradao ambiental, por conseguinte, a legislao vigente aniquila de pronto as aes despidas deste norte. O Cdigo Civil trata dos bens pblicos e dos bens privados e, por sua vez, o direito ambiental mais amplo e abrangente, eis que aambarca os fundamentos constitucionais, com a especial propriedade de definir, com absoluta clareza, o bem ambiental que deve ser protegido.

A Praa Di Thiene bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida. Por pertinente, invoca-se neste momento os

conceitos delineados na Constituio Federal em seu artigo 225. A firmeza constitucional agasalha de pronto a interpretao de que a praa Di Thiene do povo. Desta forma, no se trata de patrimnio pblico ou privado, ou de pessoa fsica, ou at mesmo de pessoa jurdica. Trata-se aqui de patrimnio difuso. A praa, evidente, no causa fundamental dos funestos prognsticos que so alardeados quanto ao futuro ambiental do planeta, mas esta mesma praa deve ser smbolo do pensamento, da unio e da ao conjunta do povo sancaetanense quanto a preservao dos direitos

29
do meio ambiente. Desenvolvimento quer-se, mas o desenvolvimento deve ser harmnico com a natureza. Sabe-se que uma andorinha no faz vero, mas sabe-se tambm que a omisso reduz a temperatura da tica e da moral, e estimula o desmazelo do administrador que passa a descumprir hodiernamente as leis que protegem a vida, a sade e o meio ambiente. O professor Lus Paulo Sirvinskas, em sua obra Manual de Direito Ambiental diz:
O bem ambiental, por essa razo, no pode ser classificado como bem pblico nem como bem privado (art. 98 do CC/2002), ficando numa faixa intermediria denominada bem difuso. Difuso o bem que pertence a cada um e, ao mesmo tempo, a todos. No h como identificar o seu titular, e seu objeto insuscetvel de diviso.

Trata-se,

portanto

de

direito

difuso,

metaindividual. Os titulares so pessoas indeterminadas ligadas entre si por circunstncias geradas pelo fato. O inciso I, pargrafo nico do artigo 81 da Lei n 8078/90, define com clareza o entendimento manso e pacfico do que vem a ser direito difuso. Diante da clara natureza de patrimnio ambiental, a Praa Di Thiene um bem dos cidados, outorgando-se-lhes de pronto, a titularidade difusa. No resta dvida de que a Administrao Pblica tem apenas o poder de gesto de tal bem; no pode dele dispor da forma que melhor lhe aprouver. Deve-se ater aos princpios constitucionais que norteiam a proteo do meio ambiente. A necessidade de pontificar, na questo ambiental, o que patrimnio do povo, levou o professor Lus Paulo Sirvinskas a conceituar: Ningum pode viver na Lua, por exemplo. O ar, a gua e o solo

so fundamentais para a sobrevivncia humana.


Ora, a qualidade de vida, estando implicitamente inserida como direito fundamental da pessoa humana na Constituio Federal (artigo 5), v-se de largo que este conceito s pode materializar-se em

30
espao fsico. Ademais, nos limites da Praa Di Thiene desenvolveu-se com o passar do tempo qualidade ambiental de tal magnitude, que naturalmente terminou por agregar o espao da praa aos direitos dos cidados. Estes, doravante, possuem o bem de titularidade difusa. Delineou-se, portanto, os limites do espao que no podem sofrer, sobre qualquer pretexto, invaso pela Administrao Pblica. Necessrio entender que a cidade no pode ser confundida com Municpio; ente estatal de direito pblico. O representante legal deste, nos demais casos, pode at, em nome do poder discricionrio, agilizar com primazia seus desgnios administrativos. No que tange ao direito ambiental, entretanto, no pode dispor da maneira que bem entender. O povo que expressa seus desgnios e direitos atravs das audincias pblicas o verdadeiro detentor do patrimnio ambiental. Quando as audincias no se instalam dentro do rigorismo da lei, cabe aos cidados buscar a jurisdio atravs de procedimentos judiciais. De acordo com a legislao ambiental (artigo 182 da Constituio Federal), incumbe ao poder pblico fixar critrios de cooperao administrativa sobre proteo ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. O bem de uso comum do povo, e essencial sadia qualidade de vida, tem que ser preservado. Impe-se ao Poder Pblico e coletividade o dever da defesa e preservao do ambiente para as presentes e futuras geraes. Ora, se o Poder Pblico, na prtica de seus atos de gesto administrativa no atende: ao clamor popular; aos requerimentos especficos respaldados por lei; a complexidade das leis ambientais; aos pareceres, estudos e relatrios exigidos por legislao especfica; solicitao de novas audincias pblicas; se isola com tapumes a praa, no permitindo a populao avaliar a gravidade da interveno antrpica; se as promessas e compromissos firmados em ao correlata no esto sendo cumpridas na ntegra e, finalmente, se pesquisas cientficas noticiam sentimentos contrrios edificao na praa; s resta socorrer-se do Poder Judicirio para defesa dos direitos garantidos pela Constituio Federal.

31

DA ILEGALIDADE DO ATO

Constitui dever legal do agente pblico, discorrer, discutir, detalhar e explicar populao, ao Ministrio Pblico e aos rgos de proteo ambiental, detalhes do projeto a ser edificado na Praa Di Thiene. Deve, especialmente, alertar sobre as

conseqncias das intervenes antrpicas no meio ambiente. A licena ambiental requisito imprescindvel para autorizar obras que interferiram diretamente no meio ambiente. A falta de documentao legal para instruir o contato com o povo em audincias pblicas anula de imediato, por fora de lei, atos de interveno que estejam em curso nos bens legalmente protegidos. Sem documentos tcnicos, as audincias pblicas tornam-se meramente audincias polticas.

A lei no faculta, a lei impe. Diz a Constituio Federal:


Artigo 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e a coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e s futuras geraes.

Nos termos da resoluo 01/1986 do CONAMA, qualquer alterao praticada pelo homem que cause impacto ambiental deve ser previamente precedido do que estabelece esta resoluo. O artigo 1 da resoluo 01/1986 do CONAMA, estabelece o que seria impacto ambiental da seguinte forma:
Art. 1 Para efeito desta resoluo, considera-se impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causando por qualquer forma de matria ou energia

32
resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente, afetam: I a sade, a segurana e o bem-estar da populao; (....) IV as condies estticas e sanitrias do meio ambiente.

A rea objeto desta ao se enquadra de forma clara na Lei e est em perfeita subjuno ao artigo supra referido. Assim como foi intensamente sustentado doutrinariamente no antembulo desta. Segue nesta resoluo, a imposio de elaborao de estudos que demonstrem se haver ou no impacto ambiental e ainda requer a feitura do respectivo relatrio para demonstrar o grau de impacto que a obra causar. Seus prs e contras. O estudo requerido deve ser realizado sempre que ocorrer significativa degradao ambiental. De acordo com o Doutrinador Lus Paulo Sirvinskas, degradao ambiental toda modificao ou alterao

substancial e negativa do meio ambiente, causando prejuzos extensos flora, fauna, s guas, ao ar e sade humana.
A mesma resoluo teve o rol de atividades poluidoras ampliado pela resoluo 237/97 em seu anexo I. Trata-se, portanto, de rol exemplificativo e no taxativo, o que torna necessria a efetiva anlise preliminar por parte do rgo ambiental competente para concesso da licena ambiental.

A resoluo no definiu o que meio ambiente. A resoluo exemplificou quais atos praticados pelo homem devem estar licenciados pelos estudos - EIA e pelos relatrios - RIMA. Incumbe ao Pode Pblico exigir, como dito alhures, na forma da Lei, para instalao de obra ou atividade causadora de significativa degradao do meio ambiente o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA) da forma especificada na resoluo 01/1986 do CONAMA.

33
Privar o centro de So Caetano do Sul de seu nico pulmo verde contra a vontade do povo potencializa a degradao do meio ambiente resultando na piora da qualidade de vida j largamente deteriorada. Na avenida Gois, frontispcio da Praa Di Thiene, passam diariamente milhares de veculos que naturalmente degradam, por emisso de gases, o meio ambiente de nossa cidade. Portanto, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) deve ser realizado por profissionais legalmente habilitados, e s expensas do empreendedor. Dentre outros requisitos das resolues do CONAMA, destaca-se o que segue:
I - O relatrio deve contemplar todas as alternativas tecnolgicas e de localizao do projeto, confrontando-as com a hiptese de no execuo do projeto;

II - Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantao e operao da atividade;

III - Definir os limites da rea geogrfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada rea de influncia do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrogrfica na qual se localiza; IV - Considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantao na rea de influncia do projeto e sua

compatibilidade, dentre outros requisitos tcnicos estabelecidos no artigo 6 da Resoluo 01/1986 do CONAMA.

Este procedimento deve ser debatido em audincia pblica, nos termos da Resoluo 09/1987 do CONAMA, devendo ainda ser publicada no Dirio Oficial, para publicidade do ato. Sempre que se entender necessrio ou que entidade civil requerer, surge a obrigatoriedade de nova audincia pblica. Salutar seria a realizao de audincias pblicas no decorrer da implementao das obras previamente licenciadas. A construo na Praa Di Thiene sequer licena ambiental possui.

34
Frisa-se por necessrio que a AASEAM, associao litisconsorte, solicitou a realizao de nova audincia pblica e, at o momento, no obteve resposta (doc.04). Segue o teor do artigo 1 da Resoluo 09/87:
A Audincia Pblica referida na resoluo do CONAMA 1/1986 tem por finalidade expor aos interessados o contedo do produto em anlise e do seu referido RIMA, dirimindo dvidas e recolhendo dos presentes as crticas e sugestes a respeito.

A audincia pblica realizada para apresentao do RIMA, de forma clara e simples com o objetivo de que as pessoas que no possuam conhecimentos tcnicos possam expressar juzo de valor sobre a questo. O pargrafo 2, do artigo 2 da mencionada resoluo diz que, em caso de no atendimento a solicitao de audincia pblica, como requerida pela associao litisconsorte, acarreta a nulidade da licena que eventualmente tenha sido concedida pelo rgo competente. Assim diz a lei:

Art. 1 - A audincia pblica referida na resoluo do CONAMA n


01/1986 tem por finalidade expor aos interessados o contedo do produto em anlise e do seu referido RIMA, dirimindo dvidas e recolhendo dos presentes as crticas e sugestes a respeito. 2 - No caso de haver solicitao de audincia pblica e na hiptese do rgo estadual no realiz-la, a licena concedida no ter validade.

Ocorre

que

at

momento

no

se

tem

conhecimento da realizao do EIA e do RIMA, o que faz com que o ato esteja eivado de vcios procedimentais, violando os ditames legais estabelecidos pelo CONAMA. Diante dos fatos que demonstram total ilegalidade nos atos praticados, constata-se que a Prefeitura Municipal de So Caetano

35
do Sul no est munida do licenciamento ambiental, pr-requisito

autorizador de atividades que causem degradao ambiental. As regras legais devem ser cumpridas pelos administrados e especialmente pela Administrao Pblica, em razo de estar em jogo no s o interesse pblico, mas a participao do povo sancaetanense nas questes ambientais. A Resoluo n 01/86 do CONAMA impe, que as intervenes antrpicas do Poder Pblico em reas ambientais sejam precedidas de estudos especficos e estes devero ser disponibilizadas de antemo populao, aos rgos de proteo ambiental e aos poderes constitudos. Prevalece, para interveno antrpica, os seguintes documentos: a) Avaliao de Impacto Ambiental (AIA); b) Estudo de Impacto Ambiental (EIA); c) Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA); d) Plano de Controle Ambiental (PCA) O Poder Pblico de So Caetano do Sul no encartou nesta Ao Civil Pblica os documentos pertinentes e exigidos pela lei. Destaca-se que o licenciamento ambiental

procedimento preventivo e formal, que delimita, por conseqncia do Estudo de Impacto Ambiental, as aes de interveno antrpica. No pode haver licena ambiental sem realizao do EIA/RIMA, instrumentos legais autorizadores da interveno na Praa Di Thiene. Ademais, a audincia pblica tornou-se ineficaz, nos termos da legislao pertinente, impondo-se conseqentemente, a declarao de nulidade de eventual licena ambiental. Portanto: 1 - se pesquisa cientfica de opinio pblica rechaa interveno antrpica na Praa Di Thiene;

36

2 - se em cartas, requerimentos, representaes (340 assinaturas fls. 365/381) e solicitaes dirigidos aos agentes pblicos o povo repele atos de invaso da praa; 3- se em reportagens realizadas pela imprensa fica clara a manifestao do sentimento de amor da populao pela praa nos moldes que se encontravam; 4 se na nica audincia pblica o povo se manifestou contrrio a intervenes na praa; 5 Se na nica audincia publica realizada no houve apresentao e discusso com fundamentao tcnica arrimada no EIA/RIMA; 6 se os pareceres tcnicos formulados pelo assistente do Ministrio Pblico guardam divergncias e irregularidades entre si;

7 se o perito assistente do Ministrio Pblico, elaborou parecer sem sequer comparecer na Praa Di Thiene, fazendo-o simplesmente atravs de fotografias produzidas pela parte interessada (Municipalidade); 8 - se o Promotor, na nica audincia pblica, sentindo a manifestao da populao presente, se posiciona: se a obra no

considerada ideal para comunidade, possvel question-la judicialmente atravs de provas tcnicas apresentadas por outros especialistas do meio ambiente e atravs de argumentos e provas cabveis;
9 se o Ministrio Pblico da comarca autorizou a continuidade ilegal das intervenes antrpicas na praa com base nos pareceres tcnicos divergentes;

37
10 se no h comprovao que os membros da comisso de acompanhamento e vistoria no possuem capacitao tcnica como exige a lei; 11 se quando da autorizao referida do item anterior o Ministrio Pblico determinou o acompanhamento e fiscalizao por peritos e no existe relatrio destes nos autos; 12 se a deciso de fls. 443 que autorizou a continuao das obras cita como fundamento tcnico o termo de fls. 399/401, e o referido termo distancia-se totalmente da legalidade; 13 se os prprios termos da deciso de fls.443 alertam que no h composio na lide; E, finalmente, se a Praa Di Thiene patrimnio ambiental, reitera-se que a populao soberana para dizer da sua finalidade. A Praa Di Thiene do Povo como o cu do avio!

III - DA LIMINAR

A liminar pleiteada finca-se na efetiva nulidade dos atos de interveno na praa, praticados por determinao do Poder Pblico, atos estes que esto eivados de vcios pelo no cumprimento da legislao pertinente, posto que no h estudos especficos (EIA-RIMA). A intensa modificao do ecossistema na praa altera profundamente o equilbrio ambiental do centro da cidade. No concedida por rgo competente. existe, nestes autos, licena ambiental

38
Imperativa a concesso da medida liminar,

inaudita altera parte, A FIM DE QUE A EXECUO DAS OBRAS SEJAM IMEDIATAMENTE PARALISADAS, para resguardo do patrimnio ambiental, posto que a continuidade dos atos de interveno antrpica na praa acarreta prejuzos irremediveis e danos intransponveis, quer ao meio ambiente, quer populao.
Os atos so ilegais, principalmente por falta de atendimento ao clamor popular e, se isto, por ventura, demandar o contraditrio para materializao de provas - impedindo a imediata concesso da liminar inaudita altera parte - temos que a simples falta de documentao exigida por lei e a inobservncia do comando do Ministrio Pblico (fls. 437 dos autos) quanto ao acompanhamento tcnico, tem-se desde logo, que tais fatos esto a ensejar a concesso da medida liminar aqui pleiteada. O fumus boni jris repousa perene, pacfico e perfulgente na compreenso unnime do pensamento jurdico nacional quanto a soberania da deciso popular sobre os desgnios do direito ambiental, repousando ainda a fumaa do bom direito na necessidade explcita de apresentao dos estudos e relatrios sobre os impactos no meio ambiente no qual se pretende interferir. Presente, tambm, o periculum in mora que autoriza a concesso da liminar, eis que o patrimnio ambiental que se busca proteger, como acima documentado, est sendo continuamente arruinado pela construo que originou-se em ilegalidade de ato administrativo. O ilustre professor Paulo Affonso Leme Machado, com maestria discorre sobre a concesso das liminares em matria ambiental:
As medidas liminares sero de grande utilidade para evitar a consumao do dano s praas e aos espaos livres. Na ao civil pblica, tanto a obrigao de no fazer como a obrigao de fazer representam instrumentos valiosos para se tentar obstaculizar o desvio da finalidade, como para se procurar reconstruir o bem lesado.

39
Por fim, anoto a sabia lio de Maurice Picard: O usus publicus era a caracterstica da res publicae e isto se compreendia facilmente. Os romanos diziam que ningum poderia adquirir direitos sobre os loca publica e que estas coisas estavam extra commercium; para eles isto era garantia do direito pblico. Era o pretor que intervinha e protegia o interesse de todos contra toda a invaso. No Brasil, tambm se espera e se necessita que os atuais pretores- os juzes protejam o interesse de todos contra toda a invaso das praas e dos espaos livres 3.

IV - DO PEDIDO

Diante o exposto, requer-se a Vossa Excelncia o que segue: 1 seja concedida a presente medida liminar inaldita altera

parte, para o fim de DETERMINAR A PARALISAO IMEDIATA DA EXECUO DE OBRAS QUE MATERIALIZAM A INTERVENO ANTRPICA NA PRAA DI THIENE;
2 seja a ao julgada procedente em todos os seus termos para ao final ver DECLARADA a nulidade de eventual licena ambiental de interveno na Praa Di Thiene, que se houver ou vier a existir estar, desde logo, comprometida ab initio por desacato ao comando legal e desrespeito a determinao judicial; 3 - seja CONDENADA a R na obrigao de no fazer que consistir na absteno da edificao de qualquer obra de construo civil na Praa Di Thiene; 4 seja CONDENADA a R na obrigao de fazer que consistir na imediata retirada das mquinas, equipamentos e a demolio de eventual alicerce construdo e, por fim, no replantio de todas
3

MACHADO, Paulo Affonso Leme, Direito Ambiental Brasileiro, 14 edio, editora Malheiros, 2006, p. 428/429.

40
unidades arbreas removidas ou idnticas - a fim de que se restabelea o status quo ante da Praa Di Thiene, como desde h muito o povo requer; 5 seja intimada a parte R, Prefeitura Municipal de So Caetano do Sul, na pessoa de seu representante legal; 6 seja ouvido o digno representante do Ministrio Pblico.

Nestes termos, sustentando que a Praa Di Thiene do povo. Pede-se e espera, confiante, deferimento So Caetano do Sul, 13 de junho de 2007.

Eder Xavier
Associao dos Amigos da Sade Emlia Alfredo Manganotti - AASEAM

Eduardo Cecato Pradelli OAB/SP n 223.355

Daniel Marcos Pastorin OAB/SP 258.675

You might also like