You are on page 1of 36

INFORMATIVO

esquematizado

Informativo 532 STJ Mrcio Andr Lopes Cavalcante


Obs: no foram includos neste informativo esquematizado os julgados de menor relevncia para concursos pblicos ou aqueles decididos com base em peculiaridades do caso concreto. Caso seja de seu interesse conferi-los, os acrdos excludos foram os seguintes: AgRg no REsp 1.273.009-RJ; REsp 1.305.637-PR; REsp 1.116.897-PR. NDICE Direito Administrativo Responsabilidade civil do Estado: possibilidade de ajuizamento da ao diretamente contra o servidor pblico causador do dano. Direito Civil O esplio no tem legitimidade para ajuizar ao de indenizao por danos morais decorrentes de ofensa post mortem imagem e memria de pessoa. Foro competente para ao objetivando o DPVAT. Direito do Consumidor Hospital que realiza transfuso de sangue observando todas as cautelas exigidas no responsvel pela contaminao do paciente. Hospital no pode cobrar dos pacientes de plano de sade valor adicional para atendimentos realizados pelos seus mdicos fora do horrio comercial. incabvel a exigncia de cauo para atendimento mdico-hospitalar emergencial. Direito Empresarial Os juros moratrios no caso de cobrana de cheque so contados desde a data da primeira apresentao. Direito Processual Civil A parte dever arguir a suspeio do perito no momento da sua nomeao. A deciso a que se refere o 6 do art. 273 do CPC tem natureza de tutela antecipada e no de julgamento antecipado parcial da lide. Em ao para fornecimento de medicamentos, o juiz pode determinar o bloqueio e sequestro de verbas pblicas em caso de descumprimento da deciso. Seguro garantia no pode ser usado como cauo em execuo fiscal.

www.dizerodireito.com.br

Pgina

MP tem legitimidade para ACP contra hospital para que este no exija cheque-cauo e para que no cobre valores adicionais de usurios de planos de sade.

Direito Penal O fato de a vtima no ter contribudo para o delito circunstncia judicial neutra e no implica o aumento da pena. Termo inicial da prescrio executria: data do trnsito em julgado da sentena para a acusao. Somente poder ocorrer prescrio executria se tiver havido o trnsito em julgado da condenao para ambas as partes. A subtrao de objeto localizado no interior de veculo automotor mediante o rompimento do vidro qualifica o furto (art. 155, 4, I, do CP). Houve abolitio criminis no tocante causa de aumento de pena previsto no art. 18, III, primeira parte, da Lei 6.368/76 (antiga Lei de Txicos). Direito Processual Penal Competncia para julgar o delito do art. 241-A do ECA. Se no houver perito oficial, dois policiais com curso superior podem fazer a percia. Aplicao de sano disciplinar na execuo penal depende de processo administrativo prvio. O rol de faltas graves taxativo e a mudana de endereo do liberado condicional sem informar o juzo no est l prevista como falta grave. Direito Tributrio Contribuinte que oferece garantia de sua obrigao tributria, antes mesmo da execuo fiscal iniciar, tem direito certido positiva com efeitos de negativa. No tem efeito suspensivo o pedido administrativo para anulao do crdito tributrio feito aps o encerramento do procedimento administrativo. O art. 11, I, da Lei 11.941/2009 no viola o princpio da isonomia ao prever que os bens penhorados do devedor que adere ao parcelamento devem continuar constritos. Direito Previdencirio Tempo exercido pelo segurado, antes da Lei 8.213/91, na atividade rural, com registro em carteira profissional, pode ser reconhecido para efeito de carncia.

DIREITO ADMINISTRATIVO
Responsabilidade civil do Estado: possibilidade de ajuizamento da ao diretamente contra o servidor pblico causador do dano
Na hiptese de dano causado a particular por agente pblico no exerccio de sua funo, a vtima tem a possibilidade de ajuizar a ao de indenizao diretamente contra o agente, contra o Estado ou contra ambos. Obs: existe precedente do STF em sentido contrrio. Comentrios Imagine a seguinte situao hipottica: Jomar, auditor de tributos estaduais, estava dirigindo o veculo oficial da SEFAZ, indo em direo a uma empresa onde iria realizar uma fiscalizao. Como j estava atrasado, Jomar empreendeu alta velocidade e no viu quando Cristina atravessava na faixa, razo pela qual acabou atropelando a pedestre, que sofreu inmeras leses corporais. Cristina deseja ajuizar uma ao de indenizao pelos danos materiais e morais que sofreu com o acidente.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

A vtima poder propor a ao contra o Estado? SIM. O Estado possui responsabilidade civil pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causem a terceiros. Trata-se de previso expressa do art. 37, 6 da CF/88: Art. 37 (...) 6 As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. A responsabilidade do Estado, nesse caso, OBJETIVA. Assim, o lesado somente ter que provar: O fato do servio (conduta do agente pblico, sem precisar provar dolo ou culpa); O dano sofrido; O nexo de causalidade entre o fato e o dano. A vtima poder propor a ao diretamente contra o servidor causador do dano (e no contra o Estado)? 1 corrente: NO A vtima somente poder ajuizar a ao contra o Estado (Poder Pblico). Se este for condenado, poder acionar o servidor que causou o dano. O ofendido no poder propor a demanda diretamente contra o agente pblico. Para essa corrente, ao se ler o 6 do art. 37 da CF/88, possvel perceber que o dispositivo consagrou duas garantias: a primeira, em favor do particular lesado, considerando que a CF/88 assegura que ele poder ajuizar ao de indenizao contra o Estado, que tem recursos para pagar, sem ter que provar que o agente pblico agiu com dolo ou culpa; a segunda garantia em favor do agente pblico que causou o dano. A parte final do 6 do art. 37, implicitamente, afirma que a vtima no poder ajuizar a ao diretamente contra o servidor pblico que praticou o fato. Este servidor somente pode ser responsabilizado pelo dano se for acionado pelo prprio Estado, em ao regressiva, aps o Poder Pblico j ter ressarcido o ofendido. 2 corrente: SIM A vtima tem a possibilidade de escolher se quer ajuizar a ao: somente contra o Estado; somente contra o servidor pblico; contra o Estado e o servidor pblico em litisconsrcio. Para essa corrente, o 6 do art. 37 da CF/88 prev to somente que o lesado poder buscar diretamente do Estado a indenizao pelos prejuzos que seus agentes causaram. Isso no significa, contudo, que o dispositivo proba a vtima de acionar diretamente o servidor pblico causador do dano. Dessa forma, quem decide se ir ajuizar a ao contra o agente pblico ou contra o Estado a pessoa lesada, no havendo uma obrigatoriedade na CF/88 de que s ajuze contra o Poder Pblico. A vtima dever refletir bastante sobre qual a melhor opo porque ambas tm vantagens e desvantagens. Se propuser a ao contra o Estado, no ter que provar dolo ou culpa. Em compensao, se ganhar a demanda, ser pago, em regra, por meio de precatrio. Pgina Se intentar a ao contra o servidor, ter o nus de provar que este agiu com dolo ou

INFORMATIVO

esquematizado

Essa posio foi denominada de tese da dupla garantia, tendo sido adotada h alguns anos em um precedente da 1 Turma do STF (RE 327904, Rel. Min. Carlos Britto, julgado em 15/08/2006).

culpa. Se ganhar, pode ser que o referido servidor no tenha patrimnio para pagar a indenizao. Em compensao, o processo tramitar muito mais rapidamente do que se envolvesse a Fazenda Pblica e a execuo bem mais simples. Adotada pela 4 Turma do STJ no REsp 1.325.862-PR, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 5/9/2013. a posio tambm da doutrina majoritria (exs: Celso Antnio Bandeira de Melo, Jos dos Santos Carvalho Filho).

Processo

STJ. 4 Turma. REsp 1.325.862-PR, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 5/9/2013.

DIREITO CIVIL
O esplio no tem legitimidade para ajuizar ao de indenizao por danos morais decorrentes de ofensa post mortem imagem e memria de pessoa
O esplio no tem legitimidade para buscar reparao por danos morais decorrentes de ofensa post mortem imagem e memria de pessoa. A legitimidade, nesse caso, dos herdeiros. Comentrios O que a herana? A herana o conjunto de bens deixado pela pessoa falecida. Caracteriza-se, por fora de lei, como sendo bem imvel, universal e indivisvel. A herana formada automaticamente pela morte e somente ser dissolvida quando houver a partilha. O que o esplio? O esplio o ente despersonalizado que representa a herana em juzo ou fora dele. Mesmo sem possuir personalidade jurdica, o esplio tem capacidade para praticar atos jurdicos (ex: celebrar contratos, no interesse da herana) e tem legitimidade processual (pode estar no polo ativo ou passivo da relao processual) (FARIAS, Cristiano Chaves. et. al., Cdigo Civil para concursos. Salvador: Juspodivm, 2013, p. 1396). Quem representa o esplio em juzo (quem age em nome do esplio)? Se j houve inventrio: o esplio representado em juzo pelo inventariante. Se ainda no foi aberto inventrio: o esplio representado pelo administrador provisrio (art. 985 do CPC). Fixados esses conceitos, imagine a seguinte situao hipottica: Joo, vivo, pai de Hugo, Jos e Luiz, faleceu em decorrncia de suposta falha no atendimento hospitalar. Foi aberto inventrio, tendo Hugo sido nomeado como inventariante. Os filhos decidem contratar um advogado para ajuizar uma ao de indenizao contra o hospital pelos danos morais e materiais que eles sofreram com a morte do genitor. O advogado prope a ao de indenizao indicando como autor o esplio.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

O advogado agiu de maneira correta? NO. O esplio no tem legitimidade para postular indenizao pelos danos materiais e morais supostamente experimentados pelos herdeiros, ainda que se alegue que os referidos danos teriam decorrido de erro mdico de que fora vtima o falecido. Na situao exposta, o direito reparao pelos danos causados com a morte dos filhos de Joo por conta de direito prprio deles (e no por um direito que tenha sido transmitido com a herana). Assim, o direito reparao pela morte de Joo nada tem a ver com a herana (no foi um bem deixado pelo falecido com a sua morte). Logo, o autor da demanda no deve ser o esplio. Resumindo: o direito no qual se funda a ao prprio dos herdeiros, e no um direito do de cujus que foi transmitido. Vejamos, ao contrrio, duas situaes em que a legitimidade seria do esplio: O esplio teria legitimidade para ajuizar a ao se o direito indenizao pertencesse ao falecido e tivesse sido transmitido aos herdeiros com a morte. Ex1: suponhamos que, antes de Joo falecer, tenha sido publicada uma reportagem no jornal atacando a sua honra. Joo ajuizou uma ao de indenizao contra o peridico, tendo, no entanto, morrido antes que a demanda fosse julgada. Nesse exemplo, considerando a natureza patrimonial do direito de ao por danos morais, esse direito se transmitir aos herdeiros. Logo, o esplio possui legitimidade para suceder o autor na ao de indenizao, operando-se a substituio processual, nos termos do art. 43 do CPC. Ex2: a reportagem foi publicada atacando a honra de Joo. Ocorre que no deu tempo de ele tomar providncias contra o peridico. Nessa hiptese, muito embora se reconhea o carter pessoal da referida ao, o STJ e a doutrina majoritria consideram que o direito de ao por dano moral de natureza patrimonial e, como tal, transmite-se aos sucessores da vtima. Logo, o esplio tem legitimidade para intentar a ao de reparao por danos morais. Nesse sentido o art. 943 do CC e o Enunciado 454 do CJF. Art. 943. O direito de exigir reparao e a obrigao de prest-la transmitem-se com a herana. Enunciado 454-CJF: Art. 943. O direito de exigir reparao a que se refere o art. 943 do Cdigo Civil abrange inclusive os danos morais, ainda que a ao no tenha sido iniciada pela vtima. Vale ressaltar que o direito de personalidade da pessoa morta no foi transmitido com a herana. O direito da personalidade extinguiu-se com a morte do titular. O que se transmitiu, nesse caso, foi apenas o direito patrimonial de requerer a indenizao. Agora, por fim, uma ltima hiptese: Suponha que a reportagem atacando a honra de Joo foi publicada somente aps a sua morte. Nesse caso, ser possvel o ajuizamento de ao de indenizao por danos morais? Quem ter legitimidade para figurar no polo ativo: o esplio ou os herdeiros? SIM, ser possvel a propositura de ao de indenizao por danos morais. A legitimidade ativa para essa demanda dos herdeiros, nos termos do pargrafo nico do art. 12 do CC: Art. 12. Pode-se exigir que cesse a ameaa, ou a leso, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuzo de outras sanes previstas em lei. Pargrafo nico. Em se tratando de morto, ter legitimao para requerer a medida prevista neste artigo o cnjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

colateral at o quarto grau. Se o dano ocorre depois da morte do titular, no produz efeitos jurdicos ao morto. Contudo, tal ofensa atinge, indiretamente, os familiares vivos da pessoa morta, caracterizados como lesados indiretos. Assim sendo, os herdeiros, considerados como lesados indiretos pelas ofensas devem propor a ao em nome prprio. Como explicam Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald: (...) um direito reconhecido s pessoas vivas de ter salvaguardada a personalidade dos seus parentes (e do cnjuge ou companheiro) falecidos, sob pena de afronta sua prpria personalidade. Isto porque ao violar a honra, imagem, sepultura etc., de uma pessoa morta, atinge-se, obliquamente (indiretamente, na linguagem do Cdigo Civil), os seus parentes (e o cnjuge ou companheiro) vivos. Bem por isso, os lesados indiretos atuam em nome prprio, defendendo um interesse prprio, consistente na defesa da personalidade de seus parentes (ou de seu cnjuge ou companheiro) falecidos. Agem, pois, por legitimidade ordinria, autnoma, e no em substituio processual. (FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil. Salvador: Juspodivm, 2012, p. 198) Nessa ltima hiptese, o esplio poderia ingressar com ao de indenizao por danos morais? NO. O esplio no tem legitimidade para buscar reparao por danos morais decorrentes de ofensa post mortem imagem e memria de pessoa. Logo, a legitimidade dos herdeiros (e no do esplio). Nesse sentido: STJ. 3 Turma. REsp 1.209.474-SP, Rel. Min. Paulo de Tarso Sanseverino, julgado em 10/9/2013. Quadro-resumo: Ofensa a direito da personalidade da pessoa enquanto viva, tendo esta ajuizado ao de indenizao, mas falecido antes do trnsito em julgado. Ofensa a direito da personalidade da pessoa enquanto viva. Esta faleceu sem ter ajuizado a ao. Ofensa memria da pessoa j falecida.

O esplio legitimado prosseguir na demanda.

Dor e sofrimento causado pela morte da pessoa.

O esplio legitimado a propor a ao de indenizao. Os herdeiros (e no o esplio) so legitimados para propor a ao de indenizao. Os herdeiros (e no o esplio) so legitimados para propor a ao de indenizao.

Processo

STJ. 3 Turma. REsp 1.209.474-SP, Rel. Min. Paulo de Tarso Sanseverino, julgado em 10/9/2013.

Foro competente para ao objetivando o DPVAT


Em ao de cobrana objetivando indenizao decorrente de DPVAT, constitui faculdade do autor escolher entre os seguintes foros para ajuizamento da ao: a) o do local do acidente; b) o do local do seu domiclio; c) o do local do domiclio do ru. Comentrios O DPVAT um seguro obrigatrio de danos pessoais causados por veculos automotores de via terrestre, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou no.

Prtica forense

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

Em outras palavras, qualquer pessoa que sofrer danos pessoais causados por um veculo automotor, ou por sua carga, em vias terrestres, tem direito a receber a indenizao do DPVAT. Isso abrange os motoristas, os passageiros, os pedestres ou, em caso de morte, os seus respectivos herdeiros. Ex: dois carros batem e, em decorrncia da batida, acertam tambm um pedestre que passava no local. No carro 1, havia apenas o motorista. No carro 2, havia o motorista e mais um passageiro. Os dois motoristas morreram. O passageiro do carro 2 e o pedestre ficaram invlidos. Os herdeiros dos motoristas recebero indenizao de DPVAT no valor correspondente morte. O passageiro do carro 2 e o pedestre recebero indenizao de DPVAT por invalidez. Para receber indenizao, no importa quem foi o culpado. Ainda que o carro 2 tenha sido o culpado, os herdeiros dos motoristas, o passageiro e o pedestre sobreviventes recebero a indenizao normalmente. O DPVAT regulamentado pela Lei n. 6.194/74. Qual o valor da indenizao de DPVAT prevista na Lei? no caso de morte: R$ 13.500,00 (por vtima) no caso de invalidez permanente: at R$ 13.500 (por vtima) no caso de despesas de assistncia mdica e suplementares: at R$ 2.700,00 como reembolso cada vtima. Feitos esses esclarecimentos, imagine a seguinte situao: Ricardo, que mora em Uberlndia (MG), sofreu um acidente de trnsito em Belo Horizonte (MG), ficou com invalidez permanente e procurou extrajudicialmente a seguradora X, devidamente credenciada, para receber seu DPVAT. A seguradora, que sediada em So Paulo (SP), negou o pagamento, alegando que faltaram determinados documentos. Em razo disso, Ricardo procura um advogado a fim de ajuizar uma ao contra a seguradora. Essa ao, que de competncia da Justia Estadual, dever ser proposta em qual comarca? O autor poder escolher, dentre trs opes, o local onde ir ajuizar a ao: a) no foro do local do acidente (art. 100, pargrafo nico do CPC); b) no foro do seu domiclio (art. 100, pargrafo nico do CPC); ou c) no foro do domiclio do ru (art. 94 do CPC). Processo
STJ. 2 Seo. REsp 1.357.813-RJ, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 11/9/2013.

DIREITO DO CONSUMIDOR
Hospital que realiza transfuso de sangue observando todas as cautelas exigidas no responsvel pela contaminao do paciente
O hospital que realiza transfuso de sangue observando todas as cautelas exigidas por lei no responsvel pelo fato de o paciente ter sido contaminado com hepatite C, ainda que se considere que essa contaminao ocorreu por conta do fenmeno da janela imunolgica. Comentrios Imagine a seguinte situao adaptada: Roberto realizou uma cirurgia e, aps o procedimento, precisou receber uma transfuso de

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

sangue. Algum tempo depois, foi diagnosticado que ele contraiu o vrus HCV (hepatite C) por conta da referida transfuso de sangue. Diante disso, Roberto ajuizou ao de indenizao por danos morais contra o hospital, afirmando que houve fato do servio (o servio foi defeituoso), nos termos do art. 14 do CDC: Art. 14. O fornecedor de servios responde, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao dos servios, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua fruio e riscos. Doador de sangue no tinha hepatite Durante a instruo probatria, ficou comprovado que o doador do sangue utilizado na transfuso no tinha hepatite C e que o hospital adotou todas as cautelas exigidas pelos protocolos mdicos e hospitalares. Janela imunolgica Como os exames do doador, na poca, deram negativo, chegou-se a concluso de que, quando ele foi fazer a doao do sangue, estava em um perodo de janela imunolgica. Janela imunolgica um perodo em que a pessoa j est contaminada pelo vrus e pode transmiti-lo a outras pessoas, mas, apesar disso, os exames feitos ainda no conseguem detectar a doena. Assim, se a pessoa est no perodo da janela imunolgica, o resultado do exame ser um falso negativo. Nesse caso concreto, houve defeito na prestao dos servios por parte do hospital? NO. A 4 Turma do STJ entendeu que o hospital, para permitir a transfuso de sangue, adotou todas as cautelas razoveis e possveis, de modo a garantir a segurana do paciente. No se pode dizer que o hospital tenha incorrido em defeito na prestao dos servios se a contaminao ocorreu em virtude da janela imunolgica. A doutrina especializada esclarece que mesmo que se adotem todos os testes adequados anlise sangunea, ainda assim no possvel a eliminao total dos riscos de transfuso de sangue contaminado. Desse modo, o consumidor, ao fazer um procedimento de transfuso de sangue, deve saber que no h absoluta segurana no procedimento por conta de limitaes tcnicas. No se pode responsabilizar o hospital caso ele adote todos os procedimentos recomendados e, mesmo assim, haja a contaminao, uma vez que, segundo o estado atual da tcnica, no existe possibilidade de se eliminar por completo os riscos na transfuso. Em seu voto, o excelente Min. Luis Felipe Salomo traz a opinio de doutrina abalizada sobre o tema, valendo a pena fazer aqui duas transcries: (...) No se pode eliminar, aqui, o risco de transfundir sangue contaminado a um paciente mesmo com a adoo das medidas adequadas anlise do sangue. Para minimizar essa possibilidade, adotam-se medidas de triagem do doador, que no so todas infalveis, eis que dependentes da veracidade e preciso das informaes por este prestadas. Trata-se, como se v, de um risco reduzido, porm no eliminvel. Parece correto sustentar, assim, que aquilo que o consumidor pode legitimamente esperar no , infelizmente, que sangue contaminado jamais seja utilizado em transfuses sanguneas, mas sim que todas as medidas necessrias reduo desse risco ao menor patamar possvel sejam tomadas pelas pessoas ou entidades responsveis pelo processamento do sangue. (FERRAZ, Octvio Luiz Motta Ferraz. Responsabilidade civil da atividade mdica no cdigo de defesa do consumidor. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, p. 156).

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

(...) embora haja especificidade e evoluo da tcnica, como vimos raramente ser o ato transfusional 100% seguro, em face do nvel do conhecimento cientfico atual no afastar a existncia de riscos como aqueles produzidos pela chamada janela imunolgica que produz falsos resultados negativos nos testes a que submetido o sangue. Ademais, o mdico ao receitar uma transfuso de sangue compromete-se a utilizar todos seus conhecimentos e meios disponveis para obteno de um resultado: a preservao da vida e sade do paciente. No se obriga ele a alcanar o resultado em si, mesmo porque no lhe dado o poder de garantir o sucesso do ato. Assim, ensejando a transfuso de sangue uma obrigao de meio, cumpre, em princpio quele que busca indenizao prova da culpa ou o dolo do demandado. (MURIEL, Christine Santini. Aspectos juridicos das transfuses de sangue. So Paulo: Revista dos Tribunais. Vol. 706. p. 30. Ago, 1994). Em concluso, o STJ afirmou que no era devida a indenizao, considerando que o servio prestado no foi defeituoso. Processo
STJ. 4 Turma. REsp 1.322.387-RS, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 20/8/2013.

Hospital no pode cobrar dos pacientes de plano de sade valor adicional para atendimentos realizados pelos seus mdicos fora do horrio comercial
O hospital no pode cobrar, ou admitir que se cobre, dos pacientes conveniados a planos de sade valor adicional por atendimentos realizados por seu corpo mdico fora do horrio comercial. Comentrios O hospital no pode cobrar, ou admitir que se cobre, dos pacientes conveniados a planos de sade valor adicional por atendimentos realizados por seu corpo mdico fora do horrio comercial. A pedra de toque do direito consumerista o princpio da vulnerabilidade do consumidor, mormente no que tange aos contratos. Nesse contexto, independentemente do exame da razoabilidade/possibilidade de cobrana de honorrios mdicos majorados para prestao de servios fora do horrio comercial, salta aos olhos que se trata de custos que incumbem ao hospital. Este, por conseguinte, deveria cobrar por seus servios diretamente das operadoras de plano de sade, e no dos particulares/consumidores. Alm disso, cabe ressaltar que o consumidor, ao contratar um plano de seguro de assistncia privada sade, tem a legtima expectativa de que, no tocante aos procedimentos mdico-hospitalares cobertos, a empresa contratada arcar com os custos necessrios, isto , que haver integral assistncia para a cura da doena. Essa cobrana de valores adicionais inqua (injusta) e aproveita-se da fragilidade do consumidor, considerando que todos os custos j deveriam estar cobertos pelo preo exigido da operadora de sade. Assim, tal conduta caracteriza-se como manifestamente abusiva, violando a boa-f objetiva e o dever de probidade do fornecedor, sendo vedada pelos arts. 39, IV, X, e 51, III, IV, X, XIII, XV, do CDC e 422 do CC. Ademais, na relao mercantil existente entre o hospital e as operadoras de planos de sade, os contratantes so empresrios que exercem atividade econmica profissionalmente , no cabendo ao consumidor arcar com os nus/consequncias de eventual equvoco quanto gesto empresarial. Processo
STJ. 4 Turma. REsp 1.324.712-MG, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 24/9/2013.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

incabvel a exigncia de cauo para atendimento mdico-hospitalar emergencial


incabvel a exigncia de cauo para atendimento mdico-hospitalar emergencial. Comentrios Cauo para atendimento mdico-hospitalar de emergncia Alguns hospitais, mesmo em caso de emergncia, somente atendiam o paciente que l chegava se ele, ou algum de seus familiares, apresentasse um cheque-cauo, nota promissria, ou qualquer garantia que assegurasse que as despesas hospitalares seriam pagas ao final do procedimento. Essa exigncia (que era comum, mas atualmente, rara) vlida? NO. O Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078/90) prev que prtica abusiva o fato do fornecedor de servios se prevalecer da fraqueza do consumidor diante de um problema de sade. Confira-se: Art. 39. vedado ao fornecedor de produtos ou servios, dentre outras prticas abusivas: IV - prevalecer-se da fraqueza ou ignorncia do consumidor, tendo em vista sua idade, sade, conhecimento ou condio social, para impingir-lhe seus produtos ou servios; O Cdigo Civil de 2002, por sua vez, prev o estado de perigo como vcio de consentimento, apto a gerar a anulabilidade do negcio jurdico. A doutrina civilista em peso classifica a exigncia de cheque-cauo para atendimentos emergenciais em hospitais como tpico exemplo de estado de perigo. Art. 156. Configura-se o estado de perigo quando algum, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua famlia, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigao excessivamente onerosa. No mbito do direito administrativo sancionador, a Agncia Nacional de Sade Suplementar ANS, agncia reguladora vinculada ao Ministrio da Sade, possui a Resoluo Normativa n. 44, de 24 de julho de 2003, proibindo a prtica nos seguintes termos: Art. 1 Fica vedada, em qualquer situao, a exigncia, por parte dos prestadores de servios contratados, credenciados, cooperados ou referenciados das Operadoras de Planos de Assistncia Sade e Seguradoras Especializadas em Sade, de cauo, depsito de qualquer natureza, nota promissria ou quaisquer outros ttulos de crdito, no ato ou anteriormente prestao do servio. Por fim, em 2012, foi editada a Lei n. 12.653, prevendo como crime (art. 135-A do CP) a conduta de exigir cheque-cauo, nota promissria ou qualquer garantia como condio para o atendimento mdico-hospitalar emergencial. No mbito do STJ, mesmo antes da vigncia da Lei n. 12.653/2012, j havia precedentes condenando a prtica e afirmando que dever do estabelecimento hospitalar, sob pena de responsabilizao cvel e criminal, prestar o pronto atendimento aos pacientes que l chegam em situao de emergncia. Com a supervenincia da Lei, somente reforada a vedao.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

10

Processo

STJ. 4 Turma. REsp 1.324.712-MG, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 24/9/2013.

DIREITO EMPRESARIAL
Os juros moratrios no caso de cobrana de cheque so contados desde a data da primeira apresentao
Os juros relacionados com a cobrana de crdito estampado em cheque so disciplinados pela Lei do Cheque (Lei n. 7.357/85). Segundo a referida Lei, os juros de mora devem ser contados desde a data da primeira apresentao do cheque pelo portador instituio financeira. No se aplica, portanto, a regra do art. 405 do CC, que conta os juros a partir da citao inicial. Comentrios Imagine a seguinte situao hipottica: Joo emitiu um cheque de 5 mil reais em favor de Pedro. Em 02/02/2010, Pedro foi at o banco descontar o cheque, mas este no tinha fundos. Em 2013, Pedro ajuza ao de cobrana contra Joo, que citado no dia 03/03/2013. O juiz julgou procedente o pedido, condenando o ru a pagar o valor cobrado. Na sentena, o magistrado consignou que os juros moratrios deveriam ser contados desde a data da citao inicial do ru (03/03/2013), nos termos do art. 405 do CC e art. 219 do CPC. O juiz acertou no momento da fixao do termo inicial dos juros de mora? NO. Os juros de mora sobre a importncia de cheque no pago so contados da primeira apresentao pelo portador ao banco, e no da citao do sacador. Logo, em nosso exemplo, os juros deveriam ser contados desde 02/02/2010. Os juros relacionados com a cobrana de crdito estampado em cheque so disciplinados pela Lei do Cheque (Lei n. 7.357/85). Segundo a referida Lei, os juros de mora devem ser contados desde a data da primeira apresentao do cheque pelo portador instituio financeira, conforme previsto no art. 52, II (em nosso exemplo, no dia 02/02/2010). No se aplica, portanto, a regra do art. 405 do CC, que conta os juros a partir da citao inicial. Processo
STJ. 4 Turma. REsp 1.354.934-RS, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 20/8/2013.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL


A parte dever arguir a suspeio do perito no momento da sua nomeao
A parte no pode deixar para arguir a suspeio de perito apenas aps a apresentao de laudo pericial que lhe foi desfavorvel. A parte dever arguir a suspeio do perito no momento da sua nomeao. Comentrios A parte no pode deixar para arguir a suspeio de perito apenas aps a apresentao de laudo pericial que lhe foi desfavorvel. Por se tratar de nulidade relativa, a suspeio do perito deve ser arguida na primeira oportunidade em que couber parte manifestar-se nos autos, ou seja, no momento da sua nomeao, demonstrando o interessado o prejuzo eventualmente suportado, sob pena de precluso (art. 245 do CPC): Art. 245. A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber parte falar nos autos, sob pena de precluso. Permitir que a alegao de irregularidade da percia possa ser realizada pela parte aps a

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

11

publicao do laudo pericial que lhe foi desfavorvel seria o mesmo que autoriz-la a plantar uma nulidade, o que no se coaduna com o sistema jurdico ptrio, que rejeita o venire contra factum proprium. Processo
STJ. 3 Turma. AgRg na MC 21.336-RS, Rel. Min. Sidnei Beneti, julgado em 17/9/2013.

A deciso a que se refere o 6 do art. 273 do CPC tem natureza de tutela antecipada e no de julgamento antecipado parcial da lide
O STJ decidiu que a deciso a que se refere o 6 do art. 273 do CPC, apesar de ser concedida mediante tcnica de cognio exauriente, continua sendo, por opo legislativa, uma hiptese de tutela antecipada. Logo, por questo de poltica legislativa, no apta a fazer coisa julgada material. Assim, o valor correspondente parte incontroversa do pedido pode ser levantado pelo beneficiado por deciso que antecipa os efeitos da tutela (art. 273, 6, do CPC), mas o montante no deve ser acrescido dos respectivos honorrios advocatcios e juros de mora, os quais devero ser fixados pelo juiz na sentena. Comentrios Imagine a seguinte situao hipottica: A empresa X ajuizou uma ao contra a empresa Z cobrando um milho de reais. O juiz deferiu tutela cautelar determinando que a empresa Z depositasse o dinheiro cobrado em uma conta judicial at que se aguardasse o pronunciamento final. Aps efetuar o depsito em juzo, a empresa Z apresentou contestao reconhecendo que devia 200 mil reais e negando o restante do dbito. Desse modo, perceba que, quanto aos 200 mil reais, no h controvrsia, isto , tanto o autor como o ru concordam que so devidos. No h lide quanto a esse ponto. A controvrsia est nos 800 mil reais restantes. Somente quanto a essa parcela incontroversa que o juiz ter que decidir na sentena quem tem razo. Levantamento do valor incontroverso Depois da contestao da r, a autora apresentou petio ao juiz requerendo o levantamento do montante incontroverso. O magistrado concordou com o pedido, fundamentando sua deciso no art. 273, 6 do CPC: Art. 273 (...) 6 A tutela antecipada tambm poder ser concedida quando um ou mais dos pedidos cumulados, ou parcela deles, mostrar-se incontroverso. Assim, foi expedido, em favor da autora, um alvar judicial no valor de 200 mil reais. Tese da autora Ocorre que a empresa X no concordou com o fato de o juiz ter liberado apenas 200 mil reais e afirmou que a esse valor deveria ser acrescido os honorrios advocatcios e os juros de mora. A argumentao deduzida pela autora foi, mais ou menos, a seguinte: Nos casos do art. 273, 6, do CPC, apesar da lei falar em tutela antecipada, o que se tem um reconhecimento parcial do pedido e um verdadeiro julgamento antecipado de parte do mrito da demanda. Assim, no se trata de tutela antecipada, porque essa parcela j definitiva por ser incontroversa. No h nada mais para decidir em relao a essa parte da demanda, que se exauriu quando a r reconheceu a procedncia parcial do pedido. Dessa forma, a deciso que autoriza o levantamento da quantia incontroversa no proferida com cognio sumria, mas sim com cognio exauriente, capaz, inclusive, de

ATENO

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

12

produzir coisa julgada material. Por consequncia, a execuo dessa parte incontroversa definitiva (e no provisria). Sendo definitivo o julgado, no existe fundamento para retardar a incidncia dos juros e dos honorrios quanto a essa parte do pedido. Em suma, quanto aos 200 mil reais, o Poder Judicirio j reconheceu que a autora tem direito. Quanto a essa parte da demanda, a requerente j se sagrou vencedora e o ru sucumbiu. Logo, a autora tem direito de receber os honorrios de sucumbncia e o valor principal (200 mil reais) acrescidos dos juros de mora devidos desde a citao inicial. A tese apresentada pela autora aceita pela doutrina? O 6 do art. 273 do CPC um caso de tutela antecipada ou de julgamento antecipado da lide? 1 corrente: JULGAMENTO ANTECIPADO Os processualistas mais modernos defendem que o 6 do art. 273 do CPC no , propriamente, tutela antecipada, mas sim uma hiptese de julgamento antecipado parcial da lide. A localizao topogrfica do 6 est errada e no deveria ter sido prevista no art. 273, mas sim no art. 330 do CPC. 2 corrente: TUTELA ANTECIPADA Por outro lado, uma segunda corrente sustenta que a regra do 6 sim uma hiptese de tutela antecipada, tanto que est inserida dentro do art. 273 do CPC. Houve, portanto, uma opo legislativa. No sistema atual do CPC, no possvel imaginar que haja o fracionamento do momento de decidir, ou seja, parte decidida no comeo do processo e outra parte somente no final. Em suma, o processo brasileiro no admite sentenas parciais. Quando o juiz decide com base nesse 6 Apesar de o juzo de verossimilhana ser sua cognio exauriente e est fundada mais forte do que nas demais hipteses de em juzo de certeza, sendo uma deciso tutela antecipada, possvel que, ao final apta a gerar coisa julgada material. da demanda, o magistrado reformule seu entendimento e revogue ou modifique a deciso que havia concedido a tutela. A deciso que aplica o 6 apta para A deciso que aplica o 6 no apta para fazer coisa julgada material. fazer coisa julgada material, por fora de opo legislativa. Pode ser executada definitivamente. Nesse sentido: Fredie Didier Jnior Cssio Scarpinella Bueno Daniel Mitidiero Leonardo Jos Carneiro da Cunha Joel Dias Figueira Jnior Qual das duas correntes foi adotada pelo STJ? A segunda. Afirmou o Min. Rel. Ricardo Villas Bas Cueva: (...) no se discute que a tutela prevista no 6 do artigo 273 do CPC atende aos princpios constitucionais ligados efetividade da prestao jurisdicional, ao devido processo legal, economia processual e durao razovel do processo, e que a antecipao em comento A execuo provisria. Nesse sentido: Teori Zavascki Athos Gusmo Carneiro Cndido Rangel Dinarmarco

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

13

no baseada em urgncia, nem muito menos se refere a um juzo de probabilidade (ao contrrio, concedida mediante tcnica de cognio exauriente aps a oportunidade do contraditrio). Porm, como j dito, por questo de poltica legislativa, a tutela acrescentada pela Lei n 10.444/02 no suscetvel de imunizao pela coisa julgada. Assim sendo, no h como na fase de antecipao da tutela, ainda que com fundamento no 6 do artigo 273 do CPC, permitir o levantamento dos consectrios legais (juros de mora e honorrios advocatcios), que devero ser decididos em sentena. Processo
STJ. 3 Turma. REsp 1.234.887-RJ, Rel. Min. Ricardo Villas Bas Cueva, julgado em 19/9/2013.

Em ao para fornecimento de medicamentos, o juiz pode determinar o bloqueio e sequestro de verbas pblicas em caso de descumprimento da deciso
Tratando-se de fornecimento de medicamentos, cabe ao Juiz adotar medidas eficazes efetivao de suas decises, podendo, se necessrio, determinar, at mesmo, o sequestro de valores do devedor (bloqueio), segundo o seu prudente arbtrio, e sempre com adequada fundamentao. Comentrios Imagine a seguinte situao: Pedro portador de uma grave doena e seu mdico prescreveu determinado medicamento que no fornecido pela rede pblica de sade. O paciente, por intermdio da Defensoria Pblica, ajuza ao ordinria contra o Estadomembro pedindo o fornecimento desse medicamento. O juiz defere a tutela antecipada determinado o fornecimento do medicamento no prazo de 5 dias. Na deciso, o magistrado alerta que, se o Poder Pblico no cumprir a medida, ele ir determinar o bloqueio e o sequestro de verbas do Estado e a sua transferncia para conta corrente de titularidade do autor a fim de que ele mesmo compre o medicamento de que precisa. Indaga-se: o juiz pode fazer isso? Pode determinar ao Poder Pblico o fornecimento de medicamento a portador de doena grave, sob pena de bloqueio ou sequestro de verbas pblicas? SIM. possvel ao magistrado determinar, de ofcio ou a requerimento das partes, o bloqueio ou sequestro de verbas pblicas como medida coercitiva para o fornecimento de medicamentos pelo Estado na hiptese em que a demora no cumprimento da obrigao acarrete risco sade e vida do demandante. O art. 461 do CPC preconiza: Art. 461. Na ao que tenha por objeto o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer, o juiz conceder a tutela especfica da obrigao ou, se procedente o pedido, determinar providncias que assegurem o resultado prtico equivalente ao do adimplemento. O juiz, para que a sua deciso tenha fora e desperte no ru a nsia de cumpri-la, deve determinar alguma medida coercitiva. O 5 prev, exemplificativamente, algumas medidas que podero ser impostas. certo que, alm das ali listadas, o magistrado poder impor outras que julgue mais eficazes. Veja o dispositivo: 5 Para a efetivao da tutela especfica ou a obteno do resultado prtico equivalente, poder o juiz, de ofcio ou a requerimento, determinar as medidas necessrias, tais como a imposio de multa por tempo de atraso, busca e apreenso, remoo de pessoas e coisas, desfazimento de obras e impedimento de atividade nociva, se necessrio com requisio de fora policial.

ATENO

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

14

Vale ressaltar que o Poder Judicirio no deve compactuar com a desdia do Estado, que condenado pela urgncia da situao a entregar medicamentos imprescindveis proteo da sade e da vida de cidado necessitado, revela-se indiferente tutela judicial deferida e aos valores fundamentais da vida e da sade. Nesse sentido: AgRg no REsp 1002335/RS, Rel. Min. Luiz Fux, DJe 22.09.2008. Mas os bens pblicos no so impenhorveis? Isso no seria uma forma de penhora de bens pblicos? Ademais, no haveria uma quebra na regra dos precatrios? Sim. No entanto, entendeu-se que o direito sade, garantido constitucionalmente (arts. 6 e 196), deveria prevalecer sobre princpios de Direito Financeiro ou Administrativo. O direito fundamental sade dever prevalecer sobre os interesses financeiros da Fazenda Pblica, a significar que, no confronto de ambos, prestigia-se o primeiro em prejuzo do segundo. Assim, o regime constitucional de impenhorabilidade dos bens pblicos e da submisso dos gastos pblicos decorrentes de ordem judicial a prvia indicao oramentria deve ser conciliado com os demais valores e princpios consagrados pela Constituio. Estabelecendo-se, entre eles, um conflito especfico e insupervel, h de se fazer um juzo de ponderao para determinar qual dos valores conflitantes merece ser especfica e concretamente prestigiado, sendo certo que o direito sade dever ser prestigiado (Min. Teori Zavascki em voto proferido no STJ, REsp. 840.912/RS, DJ de 23/04/2007). Assim, se, no caso concreto, estiver demonstrada que a aquisio do medicamento medida urgente e impostergvel para a sade do autor, deve-se concluir que prevalece o direito fundamental sade em detrimento da regra que diz que os recursos pblicos so impenhorveis. Isso porque haveria um grande risco vida do cidado caso ele fosse obrigado a aguardar o procedimento de execuo por quantia certa contra a Fazenda Pblica, extremamente lento e burocrtico. O Relator, Min. Napoleo Nunes Maia Filho, ressaltou, no entanto, que o bloqueio e sequestro de verbas pblicas medida que somente deve ser concedida em carter excepcional, onde haja nos autos comprovao de que o Estado no esteja cumprindo a obrigao de fornecer os medicamentos pleiteados e de que a demora no recebimento acarrete risco sade e vida do demandante. Processo
STJ. 1 Seo. REsp 1.069.810-RS, Rel. Min. Napoleo Nunes Maia Filho, julgado em 23/10/2013 (recurso repetitivo).

Seguro garantia no pode ser usado como cauo em execuo fiscal


O seguro garantia judicial no pode ser utilizado como cauo em execuo fiscal. Isso porque no h norma legal disciplinadora do seguro garantia judicial, no estando essa modalidade de cauo entre as previstas no art. 9 da Lei 6.830/1980. Comentrios O que a execuo fiscal? Execuo fiscal a ao judicial proposta pela Fazenda Pblica (Unio, Estados, DF, Municpios e suas respectivas autarquias e fundaes) para cobrar do devedor crditos (tributrios ou no tributrios) inscritos em dvida ativa. Qual a lei que regula a execuo fiscal? A execuo fiscal regida pela Lei n. 6.830/80 (LEF) e, subsidiariamente, pelo CPC.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

15

Procedimento da execuo fiscal Vejamos algumas etapas do seu procedimento: 1) Petio inicial (art. 6 da LEF). 2) Despacho do juiz deferindo a inicial e determinando a citao do executado (art. 7). 3) Citao do executado para, em 5 dias, pagar a dvida ou garantir a execuo (art. 8). 4) Depois de citado, o executado poder: a) pagar a dvida; b) garantir a execuo; c) no pagar a dvida nem garantir a execuo. 5) Se o devedor pagar, extingue-se a execuo. 6) Se garantir a execuo, poder opor embargos execuo. 7) A garantia do juzo para que o executado oferea os embargos poder ser feita de trs modos: a) o executado faz o depsito em dinheiro do valor cobrado; b) o executado apresenta uma fiana bancria com relao ao valor cobrado; c) realizada a penhora de bens suficientes para pagar o valor executado. o que se pode extrair dos arts. 9 e 16 da LEF: Art. 9 Em garantia da execuo, pelo valor da dvida, juros e multa de mora e encargos indicados na Certido de Dvida Ativa, o executado poder: I - efetuar depsito em dinheiro, ordem do Juzo em estabelecimento oficial de crdito, que assegure atualizao monetria; II - oferecer fiana bancria; III - nomear bens penhora, observada a ordem do artigo 11; ou IV - indicar penhora bens oferecidos por terceiros e aceitos pela Fazenda Pblica. Art. 16. O executado oferecer embargos, no prazo de 30 (trinta) dias, contados: I - do depsito; II - da juntada da prova da fiana bancria; III - da intimao da penhora. O seguro garantia judicial pode ser utilizado como cauo em execuo fiscal? NO. O STJ entendeu que no h norma legal disciplinadora do seguro garantia judicial, no estando essa modalidade de cauo entre as previstas no art. 9 da Lei 6.830/1980. Logo, o seguro garantia no pode ser utilizado como cauo em execuo fiscal. Processo
STJ. 1 Turma. AgRg no REsp 1.394.408-SP, Rel. Min. Napoleo Nunes Maia Filho, julgado em 17/10/2013.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

16

MP tem legitimidade para ACP contra hospital para que este no exija cheque-cauo e para que no cobre valores adicionais de usurios de planos de sade
O Ministrio Pblico tem legitimidade para propor ao civil pblica cujos pedidos consistam em impedir que determinados hospitais continuem a exigir cauo para atendimento mdicohospitalar emergencial e a cobrar, ou admitir que se cobre, dos pacientes conveniados a planos de sade, valor adicional por atendimentos realizados por seu corpo mdico fora do horrio comercial. Comentrios O Ministrio Pblico tem legitimidade para propor ao civil pblica pedindo que determinados hospitais deixem de exigir cauo para atendimento mdico-hospitalar emergencial e de cobrar dos pacientes conveniados a planos de sade valor adicional por atendimentos realizados por seu corpo mdico fora do horrio comercial. Os pedidos relacionam-se com a proteo de direitos do consumidor, uma das finalidades primordiais do MP, conforme preveem os arts. 127 da CF e 21 da Lei 7.347/1985. Alm disso, tratando-se de interesse social compatvel com a finalidade da instituio, o MP tem legitimidade para mover ao civil pblica em defesa dos interesses e direitos dos consumidores difusos, coletivos e individuais homogneos, conforme o disposto no art. 81 do CDC. Processo
STJ. 4 Turma. REsp 1.324.712-MG, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 24/9/2013.

DIREITO PENAL
O fato de a vtima no ter contribudo para o delito circunstncia judicial neutra e no implica o aumento da pena
Se o comportamento da vtima em nada contribuiu para o delito, isso significa que essa circunstncia judicial neutra, de forma que no pode ser utilizada para aumentar a pena imposta ao ru. Comentrios Critrio trifsico A dosimetria da pena na sentena obedece a um critrio trifsico: 1 passo: o juiz calcula a pena-base de acordo com as circunstncias judiciais do art. 59, CP. 2 passo: o juiz aplica as agravantes e atenuantes. 3 passo: o juiz aplica as causas de aumento e de diminuio. Primeira fase (circunstncias judiciais) Na primeira fase, as chamadas circunstncias judiciais analisadas pelo juiz so as seguintes: a) culpabilidade, b) antecedentes, c) conduta social, d) personalidade do agente, e) motivos do crime, f) circunstncias do crime, g) consequncias do crime, h) comportamento da vtima. Comportamento da vtima: Segundo Mirabete, estudos de Vitimologia demonstram que as vtimas podem ser colaboradoras do ato criminoso, chegando-se a falar em vtimas natas (personalidades insuportveis, criadoras de casos, extremamente antipticas, pessoas sarcsticas, irritantes [....]) (MIRABETE, Jlio Fabbrini; FABBRINI, Renato N. Manual de direito penal. Parte Geral. 24 ed. So Paulo: Atlas, 2007, p. 301).

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

17

Ao fazer a dosimetria de um homicdio consumado, o juiz afirmou, na sentena, que o comportamento da vtima em nada contribuiu para que ela viesse a ser morta. Logo, o magistrado disse que isso deveria ser considerado como um fator negativo para o ru, aumentando, assim, sua pena-base. Agiu corretamente o juiz? NO. Se o comportamento da vtima em nada contribuiu para o delito, isso significa que essa circunstncia judicial neutra, de forma que no pode ser utilizada para aumentar a pena imposta ao ru. Conclui-se, portanto, que essa circunstncia judicial comportamento da vtima nunca poder ser utilizada contra o ru. Haver duas hipteses possveis: Se a vtima, de algum modo contribuiu para o crime (ex: provocou o homicida): isso ser sopesado em favor do ru para reduzir sua pena base ou mant-la no mnimo; Se a vtima em nada contribuiu para o crime: essa circunstncia ser considerada como neutra, no podendo ser utilizada para aumentar a pena do condenado. Veja precedente recente do STJ: (...)As instncias ordinrias ao elevarem a pena-base alm do mnimo legal por considerarem que a vtima ao no contribuir para o ocorrncia do delito era uma circunstncia prejudicial ao ru, divergiram da orientao j pacificada nesta Corte de que o comportamento dela uma circunstncia neutra ou favorvel quando da fixao da primeira fase da dosimetria da condenao. (...) (STJ. 5 Turma. HC 278.045/AL, Rel. Min. Moura Ribeiro, julgado em 07/11/2013)

Processo

STJ. 6 Turma. HC 217.819-BA, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 21/11/2013.

Termo inicial da prescrio executria: data do trnsito em julgado da sentena para a acusao
O termo inicial da prescrio da pretenso executria a data do trnsito em julgado da sentena condenatria para a acusao, ainda que a defesa tenha recorrido e que se esteja aguardando o julgamento desse recurso. O art. 112, I, do CP foi recepcionado pela CF/88 e deve continuar sendo aplicado. Comentrios Conceito de prescrio: Prescrio a perda do direito do Estado de punir (pretenso punitiva) ou de executar uma punio j imposta (pretenso executria) em razo de no ter agido (inrcia) nos prazos previstos em lei. Existem duas espcies de prescrio: I Prescrio da pretenso punitiva, que pode ser: I.a) Prescrio da pretenso punitiva propriamente dita; I.b) Prescrio superveniente ou intercorrente; I.c) Prescrio retroativa II Prescrio da pretenso executria Prescrio da pretenso executria (prescrio da condenao): Ocorre quando o Estado perde o seu poder-dever de executar uma sano penal j definitivamente imposta pelo Poder Judicirio em razo de no ter agido nos prazos previstos em lei.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

18

Clculo da prescrio executria no caso de pena privativa de liberdade: A prescrio da pretenso executria da pena privativa de liberdade calculada com base na pena concreta, fixada na sentena ou no acrdo, que j transitou em julgado e, portanto, no pode mais ser alterada. Termo inicial Como vimos, o Estado tem um prazo mximo para fazer com que o ru condenado inicie o cumprimento da pena. Caso no faa isso, ocorre a prescrio executria. A pergunta : a partir de que dia comea a correr esse prazo que o Estado tem para fazer com que o condenado inicie o cumprimento da pena? Dito de outra forma: qual o termo inicial do prazo da prescrio da pretenso executria? A resposta encontra-se no art. 112, I, do CP: Termo inicial da prescrio aps a sentena condenatria irrecorrvel Art. 112. No caso do art. 110 deste Cdigo (que trata da prescrio executria), a prescrio comea a correr: I - do dia em que transita em julgado a sentena condenatria, para a acusao, ou a que revoga a suspenso condicional da pena ou o livramento condicional; Desse modo, segundo o art. 112, I, do CP, o termo inicial da prescrio executria a data do trnsito em julgado da sentena condenatria para a acusao. E se o MP no recorre, mas a defesa apresenta recurso? Nesse caso, a sentena condenatria transitou em julgado para a acusao. Logo, segundo a redao do art. 112, I, do CP, inicia-se a contagem do prazo de prescrio executria mesmo ainda estando pendente a apreciao do recurso interposto pela defesa. Veja o seguinte exemplo hipottico: Joo foi condenado a 4 anos pela prtica de roubo. O Promotor de Justia concorda com o veredito do juiz e no recorre, razo pela qual a sentena condenatria transita em julgado para a acusao no dia 10/01/2006. O advogado do ru apresenta recurso de apelao, de forma que, para a defesa, no houve trnsito em julgado. Qual o prazo de prescrio executria se o ru for condenado a 4 anos? A prescrio ocorrer em 8 anos (art. 109, IV, do CP). Em outras palavras, se o ru for condenado a 4 anos, o Estado tem o poder-dever de fazer com que esse condenado inicie o cumprimento da pena em at 8 anos. Se passar desse prazo, o Estado perde o poder de executar a sano e o condenado no mais ter que cumprir a pena imposta. Em nosso exemplo, quando se iniciou a contagem do prazo de prescrio executria (levando-se em considerao a regra do art. 112, I, do CP)? No dia 10/01/2006, data em que a sentena transitou em julgado para a acusao. Isso significa que o Estado tinha um prazo de 8 anos para fazer com que o ru iniciasse o cumprimento da pena. Se o ru no comeou a cumprir a pena at 10/01/2014, aconteceu a prescrio. Essa a regra que est presente no art. 112, I, do CP. Crtica regra do art. 112, I, do CP A CF/88 prev que ningum poder ser considerado culpado at que haja o trnsito em jugado da sentena penal condenatria (art. 5, LVII). Por fora desse princpio, no existe,

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

19

no Brasil, a execuo provisria (antecipada) da pena. Assim, enquanto no tiver havido trnsito em julgado para a acusao e para a defesa, o ru no poder ser obrigado a iniciar o cumprimento da pena. Se ainda estiver pendente de julgamento qualquer recurso da defesa, o condenado no iniciar o cumprimento da pena porque ainda presumivelmente inocente (SF. Pleno. HC 84078, julgado em 05/02/2009). Desse modo, perceba a seguinte situao que o art. 112, I, pode ocasionar: se o ru for condenado, a defesa recorrer e o MP no, esse condenado no poder iniciar o cumprimento da pena enquanto estiver pendente o recurso; apesar disso, j comea a correr o prazo da prescrio executria. Diante desse paradoxo que pode ser ocasionado pela regra do art. 112, I, do CP, alguns doutrinadores e membros do Ministrio Pblico idealizaram a seguinte tese: O incio do prazo da prescrio executria deve ser o momento em que ocorre o trnsito em julgado para ambas as partes, ou seja, tanto para a acusao como para a defesa. No se pode dizer que o prazo prescricional comea com o trnsito em julgado apenas para a acusao, uma vez que, se a defesa recorreu, o Estado no pode dar incio execuo da pena, j que ainda no haveria uma condenao definitiva. Se h recurso da defesa, o Estado no inicia o cumprimento da pena no por desinteresse dele, mas sim porque h uma vedao de ordem constitucional decorrente do princpio da presuno de inocncia. Ora, se no h desdia do Estado, no se pode falar em prescrio. Veja o que escreveu o Min. Jorge Mussi sobre o tema: O termo inicial do prazo prescricional da pretenso executria, por sua vez, deve ser considerado a data em que ocorre o trnsito em julgado para ambas as partes, porquanto somente neste momento que surge o ttulo penal passvel de ser executado pelo Estado, em respeito ao princpio contido no artigo 5, inciso LVII, da Constituio Federal, sendo forosa a adequao hermenutica do disposto no artigo 112, inciso I, do Cdigo Penal, cuja redao foi dada pela Lei n. 7.209/84, ou seja, anterior ao atual ordenamento constitucional. (STJ HC 137.924/SP). Essa tese que desconsidera a regra do art. 112, I, do CP aceita pela jurisprudncia? NO. Houve alguns julgados antigos do STJ acatando essa tese, porm atualmente ela no mais aceita. Assim, para o STJ, conforme determina o art. 112, I, do CP, o termo inicial da prescrio da pretenso executria a data do trnsito em julgado da sentena condenatria para a acusao, ainda que a defesa tenha recorrido e que se esteja aguardando o julgamento desse recurso. Principais argumentos da jurisprudncia para rechaar a tese: O argumento de que se deveria aguardar o trnsito em julgado para ambas as partes no tem previso legal e contraria o texto do Cdigo Penal. Alm disso, no se pode querer corrigir a redao do art. 112, I, do CP invocando-se o art. 5, LVII, da CF/88, porque nesse caso se estaria utilizando um dispositivo da Constituio Federal para respaldar uma interpretao totalmente desfavorvel ao ru e contra expressa disposio legal. Exigir o trnsito em julgado para ambas as partes como termo inicial da contagem do lapso da prescrio da pretenso executria, ao contrrio do texto expresso da lei, seria inaugurar novo marco interruptivo da prescrio no previsto no rol taxativo do art. 117 do CP, situao que tambm afrontaria o princpio da reserva legal. Assim, somente com a devida alterao legislativa que seria possvel modificar o

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

20

termo inicial da prescrio da pretenso executria, e no por meio de "adequao hermenutica". Vale ressaltar que o art. 112, I, do CP compatvel com a norma constitucional, no sendo o caso, portanto, de sua no recepo.

STJ. 5 Turma. HC 254.080-SC, Rel. Min. Marco Aurlio Bellizze, julgado em 15/10/2013. STF. 1 Turma. HC 110133, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 03/04/2012. Processo
STJ. 5 Turma. HC 254.080-SC, Rel. Min. Marco Aurlio Bellizze, julgado em 15/10/2013.

Somente poder ocorrer prescrio executria se tiver havido o trnsito em julgado da condenao para ambas as partes
Em regra, o trnsito em julgado ocorre aps a ltima deciso proferida no processo, mesmo que ela tenha apenas confirmado que o recurso anterior era inadmissvel. A possibilidade de ocorrncia da prescrio da pretenso executria surge somente com o trnsito em julgado da condenao para ambas as partes. Deve ser reconhecida a extino da punibilidade com fundamento na prescrio da pretenso punitiva, e no com base na prescrio da pretenso executria, na hiptese em que os prazos correspondentes a ambas as espcies de prescrio tiverem decorrido quando ainda pendente de julgamento agravo interposto tempestivamente em face de deciso que tenha negado, na origem, seguimento a recurso especial ou extraordinrio. Comentrios Imagine a seguinte situao: Em 12/02/2008, Fbio foi condenado pela prtica do delito do art. 28 da Lei n. 11.343/2006, recebendo como pena a obrigao de prestar 70h de servios comunidade. Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depsito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar ser submetido s seguintes penas: I - advertncia sobre os efeitos das drogas; II - prestao de servios comunidade; III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. Considerando que o art. 28 da Lei de Drogas no prev penas privativas de liberdade, qual o prazo de prescrio que deve ser aplicado para esse delito? 2 anos, nos termos do art. 30 da Lei n. 11.343/2006: Art. 30. Prescrevem em 2 (dois) anos a imposio e a execuo das penas, observado, no tocante interrupo do prazo, o disposto nos arts. 107 e seguintes do Cdigo Penal. Voltando ao nosso exemplo: Fbio foi condenado pelo art. 28 da LD. O MP no recorreu, tendo havido o trnsito em julgado para a acusao. A defesa interps apelao, que foi conhecida, mas improvida. Em seguida, a defesa interps recurso extraordinrio. O TJ, ao fazer o juzo de admissibilidade, negou seguimento ao RE no dia 28/01/2009 (vale ressaltar que o RE era tempestivo, tendo sido negado por outro motivo). Contra a deciso, o advogado manejou agravo de instrumento que proposto diretamente no STF. O agravo de instrumento foi improvido, de modo que o STF confirmou a deciso do TJ, decidindo que, realmente, o RE no deveria ser conhecido. Essa deciso do STF foi publicada no 31/05/2010.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

21

Pergunta: qual o dia do trnsito em julgado quando a ltima deciso do processo no conheceu do recurso (recurso inadmissvel)? O termo inicial ser a data em que transitou em julgado a deciso do STF ou este trnsito em julgado dever retroagir ao dia em que esgotou o prazo para o recurso contra o acrdo do TJ? O STJ decidiu que o trnsito em julgado somente ocorreu aps a deciso do STF. Para o Min. Relator Marco Aurlio Bellizze, em regra, o trnsito em julgado somente ocorre aps a ltima deciso proferida no processo, ainda que esta tenha se restringido a no admitir determinado recurso. Existe uma nica exceo a essa regra: no caso de o recurso no ter sido conhecido por intempestividade. Se tivesse sido esse o motivo, mesmo a parte tendo apresentado agravo de instrumento, j deveria ser considerado o trnsito em julgado. Resumo: O STJ afirmou que, em regra, o trnsito em julgado ocorre aps a ltima deciso proferida no processo, mesmo que ela tenha apenas confirmado que o recurso anterior era inadmissvel. No exemplo, o trnsito em julgado ocorreu em 31/05/2010. Se o motivo pelo qual o TJ negou seguimento ao RE tivesse sido intempestividade, o trnsito em julgado seria o da data em que acabou o prazo para o recurso. Logo, de nada adiantaria o agravo de instrumento interposto em seguida pela parte. Veja o trecho da ementa do julgado: (...) 2. No h dvidas que o recurso manejado intempestivamente no tem o condo de impedir o implemento do trnsito em julgado, o qual pode ser de pronto identificado, haja vista se tratar de evento objetivamente afervel, sem necessidade de adentrar o prprio mrito do recurso. Com efeito, ainda que submetido ao duplo juzo de admissibilidade, inevitvel o reconhecimento da intempestividade. 3. Caso no se cuide de prazo recursal, no possvel dar o mesmo tratamento ao juzo negativo de admissibilidade dos recursos excepcionais, quando negado o seguimento por outros motivos, pois se trata de juzo eminentemente subjetivo. Dessarte, ante a instabilidade da deciso proferida, a qual efetivamente tem chances de ser revertida em segundo juzo de admissibilidade, no h se falar em coisa julgada, mesmo considerada de forma retroativa. Imperativo registrar, ademais, que o juzo prvio de admissibilidade realizado pelas instncias ordinrias no vincula nem restringe a aferio dos pressupostos recursais a ser realizado pelos Tribunais Superiores. Portanto, mostra-se temerrio considerar que o controle inicial, realizado pela instncia recorrida, prevalece para fins de trnsito em julgado sobre o exame proferido pela prpria Corte competente. 4. Ademais, no sendo possvel agregar ao primeiro juzo de admissibilidade o atributo da imutabilidade, haja vista a interposio de recurso legalmente previsto no ordenamento jurdico, de pronto se verifica a no ocorrncia do trnsito em julgado. Com efeito, se a principal caracterstica da coisa julgada a irreversibilidade da deciso, a ausncia dessa caracterstica torna, a meu ver, evidente sua no ocorrncia. (...) 6. Outrossim, diante da impossibilidade de se iniciar o cumprimento da pena antes do trnsito em julgado, em observncia ao princpio da no culpabilidade, no h dvidas que a coisa julgada no processo penal se forma apenas aps o exaurimento do prazo do ltimo recurso cabvel, e no de forma retroativa, com a confirmao da no admissibilidade do recurso excepcional. (...) (REsp 1255240/DF, Rel. Min. Marco Aurlio Bellizze, Quinta Turma, julgado em 19/09/2013)

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

22

Voltando ao caso concreto: A sentena condenatria foi publicada em 12/02/2008, tendo havido trnsito em julgado para o MP. No dia em que ocorreu o trnsito em julgado para a acusao, iniciou-se o prazo da prescrio executria (art. 112, I, do CP). O trnsito em julgado para a defesa somente ocorreu em 31/05/2010. O prazo prescricional era de 2 anos (art. 30 da LD). Houve prescrio? SIM. A prescrio se implementou em 12/02/2010. Qual foi o tipo de prescrio que ocorreu? Prescrio da pretenso punitiva intercorrente. Por que no caso de prescrio executria? A prescrio executria ocorre quando o Estado perde o seu poder-dever de executar uma sano penal j definitivamente imposta pelo Poder Judicirio em razo de no ter agido nos prazos previstos em lei. A prescrio executria somente se verifica se j havia trnsito em julgado para ambas as partes (defesa e acusao). No caso concreto, a prescrio ocorreu no dia 12/02/2010, momento em que ainda estava pendente o recurso interposto pela defesa. Logo, se no havia trnsito em julgado para acusao e defesa, no h que se falar em prescrio executria (e sim em prescrio da pretenso punitiva). Mas o art. 112, I, do CP afirma que, para se iniciar a contagem do prazo de prescrio executria basta o trnsito em julgado para a acusao... A regra do art. 112, I, do CP contraditria em relao ao conceito de prescrio executria. O prazo da prescrio executria inicia-se com o trnsito em julgado para a acusao (art. 112, I, do CP), mas a efetiva prescrio executria s ir acontecer se quando esgotar o prazo j tiver ocorrido o trnsito em julgado para ambas as partes. Vou tentar ilustrar melhor com um exemplo: Elias foi condenado pelo art. 28 da LD no dia 20/02/2010. MP no recorre e defesa apresenta apelao. Isso significa que houve trnsito em julgado para a acusao e, consequentemente, iniciou-se, em 20/02/2010, o prazo de prescrio executria, nos termos do art. 112, I, do CP. Hiptese 1: A apelao julgada em 25/02/2012 mantendo a sentena e a defesa no recorre. Nesse caso, deve ser reconhecido que, em 20/02/2012, houve prescrio da pretenso punitiva. No se trata de prescrio executria porque quando se implementou o prazo prescricional (em 20/02/2012), ainda no havia ocorrido o trnsito em julgado para ambas as partes (acusao e defesa). Hiptese 2: A apelao julgada em 02/02/2012 mantendo a sentena e a defesa no recorre. O TJ devolve os autos 1 instncia para que o juiz designe audincia admonitria na qual o ru ser instado a dar cumprimento da pena. A audincia designada para 02/03/2012.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

23

O advogado do ru comparece audincia e afirma que o ru no precisa cumprir a pena imposta, considerando que houve prescrio. Nesse caso, o magistrado dever concordar com a defesa e reconhecer que, no dia 20/02/2012, houve prescrio executria. Quando se implementou o prazo prescricional (em 20/02/2012), j havia ocorrido o trnsito em julgado para ambas as partes (acusao e defesa). Essa distino entre a prescrio da pretenso punitiva e da prescrio executria meramente terica ou possui relevncia prtica? H sim interesse prtico na presente distino por conta dos efeitos que cada uma dessas espcies de prescrio acarreta. Vejamos: Prescrio da pretenso punitiva Extingue todos os efeitos de eventual sentena condenatria j proferida. Apaga a pena (efeito principal da condenao) e tambm os efeitos secundrios (penais e extrapenais). No gera reincidncia. No serve como ttulo executivo no juzo cvel. Em resumo, se for reconhecida a prescrio da pretenso punitiva, o ru no ter qualquer consequncia negativa. Prescrio executria Extingue apenas a pena (efeito principal da condenao). Os efeitos secundrios da condenao continuam valendo. Tem fora para gerar reincidncia. Serve como ttulo executivo no juzo cvel. Com exceo da pena, persistem todas as demais consequncias negativas inerentes a uma condenao.

Desse modo, pode-se ver que muito mais vantajoso ao ru a prescrio da pretenso punitiva. Processo
STJ. 5 Turma. REsp 1.255.240-DF, Rel. Min. Marco Aurlio Bellizze, julgado em 19/9/2013.

A subtrao de objeto localizado no interior de veculo automotor mediante o rompimento do vidro qualifica o furto (art. 155, 4, I, do CP)
A conduta de violar o automvel, mediante a destruio do vidro para que seja subtrado bem que se encontre em seu interior - no caso, um aparelho de som automotivo - configura o tipo penal de furto qualificado pelo rompimento de obstculo subtrao da coisa, previsto no art. 155, 4, inciso I, do CP. Comentrios O art. 155 do Cdigo Penal prev o crime de furto: Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. No 4 do art. 155, so previstas algumas espcies de furto qualificado. Uma dessas hipteses ocorre quando o agente pratica o furto mediante rompimento de obstculo. Art. 155 (...) 4 - A pena de recluso de dois a oito anos, e multa, se o crime cometido: I - com destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa; Imagine agora a seguinte situao: Maikon quebrou o vidro do carro com o objetivo de abrir o automvel e de l subtrair o aparelho de som.

ATENO

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

24

O Ministrio Pblico ofereceu denncia por furto qualificado (art. 155, 4, I, do CP). Nas alegaes finais, o Defensor Pblico afirmou que, segundo o entendimento da jurisprudncia, se o agente tivesse quebrado o vidro e levado o prprio veculo (em vez de ter subtrado o som), ele iria responder apenas por furto simples (art. 155, do CP). Logo, no se mostra razovel reconhecer como qualificadora o rompimento de obstculo para furto de objetos existentes no interior do veculo, e considerar como furto simples a subtrao do prprio veculo automotor, sob pena de violao dos princpios da proporcionalidade e da razoabilidade. Ante o exposto, pediu a desclassificao da conduta para furto simples. A tese da Defensoria Pblica aceita pelo STF e STJ? NO. Para o STJ e STF, a conduta de violar o automvel, mediante a destruio do vidro para que seja subtrado bem que se encontre em seu interior - no caso, um aparelho de som automotivo - configura o tipo penal de furto qualificado pelo rompimento de obstculo subtrao da coisa, previsto no art. 155, 4, inciso I, do CP. (...) 1. A subtrao de objetos localizados no interior de veculo automotor, mediante o rompimento ou destruio do vidro do automvel, qualifica o furto. Precedentes do Supremo Tribunal Federal. 2. De rigor a incidncia da qualificadora do inciso I do 4 do art. 155 do CP quando o agente, visando subtrair aparelho sonoro localizado no interior do veculo, quebra o vidro da janela do automvel para atingir o seu intento, primeiro porque este obstculo dificultava a ao do autor, segundo porque o vidro no parte integrante da res furtiva visada, no caso, o som automotivo. (...) (EREsp 1079847/SP, Rel. Min. Jorge Mussi, Terceira Seo, julgado em 22/05/2013) EMENTA Habeas corpus. Penal. Arrombamento de veculo automotor para furtar objeto. Incidncia da qualificadora do inciso I do 4 do art. 155 do Cdigo Penal. Precedentes. Ordem denegada. 1. A jurisprudncia da Corte est consolidada no sentido de que configura o furto qualificado a violncia contra coisa, considerado veculo, visando adentrar no recinto para retirada de bens que nele se encontravam (HC n 98.606/RS, Primeira Turma, Relator o Ministro Marco Aurlio, DJe de 28/5/10). 2. Ordem denegada. (HC 110119, Rel. Min. Dias Toffoli, Primeira Turma, julgado em 13/12/2011) Processo
STJ. 5 Turma. AgRg no REsp 1.364.606-DF, Rel. Min. Jorge Mussi, julgado em 22/10/2013.

Houve abolitio criminis no tocante causa de aumento de pena previsto no art. 18, III, primeira parte, da Lei 6.368/76 (antiga Lei de Txicos)
Com o advento da Lei n. 11.343/2006, que revogou expressamente a Lei n. 6.368/1976, no foi mantida a previso de majorante pelo concurso eventual para a prtica dos delitos da Lei de Txicos, devendo ser reconhecida a abolitio criminis no tocante ao inciso III do art. 18 da vetusta Lei n 6.368/76. Comentrios Lei n. 11.343/2006 Atualmente, os crimes envolvendo drogas encontram-se previstos na Lei n. 11.343/2006, que entrou em vigor no dia 08/10/2006. Lei n. 6.368/76 Antes da lei atual, os delitos relacionados com entorpecentes estavam tipificados na Lei n. 6.368/76.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

25

A Lei n. 11.343/2006, em seu art. 75, revogou expressamente a Lei n. 6.368/76. Art. 18, III, primeira parte, da Lei n. 6.368/76 O art. 18, III, primeira parte, da Lei n. 6.368/76 previa a seguinte causa de aumento: Art. 18. As penas dos crimes definidos nesta Lei sero aumentadas de 1/3 (um tero) a 2/3 (dois teros): III se qualquer deles decorrer de associao (...) Na vigncia da Lei n. 6.368/76, tnhamos duas opes quanto ao concurso de pessoas: Se duas ou mais pessoas se associassem, de forma estvel e permanente, e praticassem trfico de entorpecentes: incidiam nos crimes dos arts. 12 e 14 da Lei n. 6.368/76; Se duas ou mais pessoas se associassem, de forma eventual, e praticassem trfico de entorpecentes: incidiam no crime do art. 12 com a causa de aumento do art. 18, III, da Lei n. 6.368/76. E agora, com a Lei n. 11.343/2006? Se duas ou mais pessoas se associarem, de forma estvel e permanente, e praticarem trfico de entorpecentes: incidem nos crimes dos arts. 33 e 35 da Lei n. 11.343/2006; Se duas ou mais pessoas se associarem, de forma eventual, e praticarem trfico de entorpecentes: incidem no crime dos art. 33 da Lei n. 11.343/2006, sem a causa de aumento pelo concurso eventual. Assim, a causa de aumento que era trazida pelo art. 18, III, primeira parte, da Lei n. 6.368/76 no foi repetida pela Lei n. 11.343/2006. O mero concurso eventual no mais punido pela atual Lei de Drogas. Houve, portanto, abolitio criminis no tocante causa de aumento de pena prevista no art. 18, III, primeira parte, da Lei n. 6.368/76. Confira alguns precedentes: (...) Com o advento da Lei n. 11.343/2006, que revogou expressamente a Lei n. 6.368/1976, no foi mantida a previso de majorante pelo concurso eventual para a prtica dos delitos da Lei de Txicos, devendo ser reconhecida a abolitio criminis no tocante ao inciso III do artigo 18 da vetusta Lei n 6.368/76 (...) (HC 220.589/SP, Rel. Min. Gilson Dipp, Quinta Turma, julgado em 13/12/2011). (...) Verificada a abolitio criminis apenas com relao majorante pelo concurso eventual para a prtica dos delitos da Lei de Txicos, pois a causa de aumento de pena prevista no art. 18, inciso III, segunda parte, da Lei n. 6.368/76, no foi revogada pela Lei n. 11.343/06. (...) (EDcl nos EDcl nos EDcl no AgRg no Ag 1221240/DF, Rel. Min. Regina Helena Costa, Quinta Turma, julgado em 08/10/2013). Processo
STJ. 6 Turma. HC 202.760-SP, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 26/11/2013.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

26

DIREITO PROCESSUAL PENAL


Competncia para julgar o delito do art. 241-A do ECA
No tendo sido identificado o responsvel e o local em que ocorrido o ato de publicao de imagens pedfilo-pornogrficas em site de relacionamento de abrangncia internacional, competir ao juzo federal que primeiro tomar conhecimento do fato apurar o suposto crime de publicao de pornografia envolvendo criana ou adolescente (art. 241-A do ECA). Comentrios Imagine a seguinte situao adaptada: A Polcia Federal descobriu que determinado usurio do Orkut estava postando imagens pornogrficas envolvendo crianas e adolescentes, conduta que configura crime previsto no art. 241-A do ECA: ECA/Art. 241-A. Oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, distribuir, publicar ou divulgar por qualquer meio, inclusive por meio de sistema de informtica ou telemtico, fotografia, vdeo ou outro registro que contenha cena de sexo explcito ou pornogrfica envolvendo criana ou adolescente: Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa. O inqurito e as medidas cautelares estavam tramitando na Justia Federal de So Paulo (SP). Ocorre que o Juzo Federal de So Paulo (SP) decidiu declinar a competncia para a Justia Federal de Palmas (TO), considerando que a maioria dos acessos partiu daquela cidade, conforme demonstrou o laudo da Polcia Federal. Invocou o art. 70 do CPP. Por sua vez, o Juzo Federal de Palmas/TO suscitou conflito negativo de competncia, afirmando que a localizao do ru era incerta e que a competncia seria do lugar que primeiro tomou conhecimento dos fatos, no caso, o juzo de SP. Afirmou, ainda, que a competncia para o crime era da Justia Federal. Vejamos algumas perguntas sobre esse caso: Por que a competncia da Justia Federal ou Estadual? So duas as razes: O art. 241-A do ECA um crime previsto em tratado ou conveno internacional (Conveno sobre Direitos da Criana, adotada pela Assembleia Geral das Naes Unidas, aprovada pelo Decreto legislativo 28/90 e pelo Decreto 99.710/90); A publicao do vdeo ou das imagens ocorreu no Brasil, no entanto, podero ser visualizados em qualquer computador do mundo. Verifica-se, portanto, a transnacionalidade do delito. Trata-se de entendimento consolidado no STJ: (...) 3. No presente caso, h hiptese de atrao da competncia da Justia Federal, uma vez que o fato de haver um usurio do Orkut, supostamente praticando delitos de divulgao de imagens pornogrficas de crianas e adolescentes, configura uma das situaes previstas pelo art. 109 da Constituio Federal. 4. Alm do mais, importante ressaltar que a divulgao de imagens pornogrficas, envolvendo crianas e adolescentes por meio do Orkut, provavelmente no se restringiu a uma comunicao eletrnica entre pessoas residentes no Brasil, uma vez que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, desde que conectada internet e pertencente ao dito stio de relacionamento, poder acessar a pgina publicada com tais contedos

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

27

pedfilos-pornogrficos, verificando-se, portanto, cumprido o requisito transnacionalidade exigido para atrair a competncia da Justia Federal. (...) (CC 111.338/TO, Rel. Ministro Og Fernandes, Sexta Turma, julgado em 23/06/2010)

da

Quando se considera consumado o delito do art. 241-A do ECA? Consuma-se no ato de publicao das imagens pedfilo-pornogrficas, sendo indiferente a localizao do provedor de acesso rede mundial de computadores onde tais imagens encontram-se armazenadas ou a sua efetiva visualizao pelos usurios. Logo, em princpio, deveria ser aplicado o art. 70 do CPP para definir a competncia territorial. Contudo, no caso concreto, havia uma dvida quanto ao local do cometimento da infrao, pois no foi possvel apurar de onde se partiu (local) a publicao das imagens e tampouco o responsvel pela divulgao das fotos contendo pornografia infantil, tendo em vista que o perfil identificado foi acessado por usurios de mltiplas localidades do pas. Nesse contexto, pela regra contida no 2 do art. 72 do CPP, firma-se a competncia pela preveno, no caso, em favor do Juzo Federal de So Paulo (SP), onde as investigaes tiveram incio: Art. 72 (...) 2 Se o ru no tiver residncia certa ou for ignorado o seu paradeiro, ser competente o juiz que primeiro tomar conhecimento do fato. Processo
STJ. 3 Seo. CC 130.134-TO, Rel. Min. Marilza Maynard (Desembargadora convocada do TJ-SE), julgado em 9/10/2013.

Se no houver perito oficial, dois policiais com curso superior podem fazer a percia
Verificada a falta de peritos oficiais na comarca, vlido o laudo pericial que reconhea a qualificadora do furto referente ao rompimento de obstculo (art. 155, 4, I, do CP) elaborado por duas pessoas idneas e portadoras de diploma de curso superior, ainda que sejam policiais. Comentrios Imagine a seguinte situao adaptada: Francisco foi condenado a 2 anos de recluso pela prtica do art. 155, 4, I do CP (furto mediante rompimento de obstculo). Vale ressaltar que, como no havia perito oficial na Comarca, o Delegado de Polcia nomeou dois policiais para realizar a percia no local e constatar o rompimento do obstculo. A Defensoria Pblica recorreu para afastar a qualificadora, argumentando que a percia realizada no obstculo no foi feita por perito oficial, conforme exige o art. 159, caput, do CP: Art. 159. O exame de corpo de delito e outras percias sero realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior. A tese defensiva foi aceita pelo STJ? NO. O procedimento adotado pelo Delegado est autorizado pelo 1 do art. 159 do CPP: 1 Na falta de perito oficial, o exame ser realizado por 2 (duas) pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na rea especfica, dentre as que tiverem habilitao tcnica relacionada com a natureza do exame.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

28

Alm disso, no h nenhuma proibio de que as pessoas que faam a percia sejam policiais. O que imprescindvel que possuam diploma de curso superior. Nesse sentido: STJ. 5 Turma. HC 245836/RS, Rel. Min. Regina Helena Costa, julgado em 10/09/2013. Processo
STJ. 5 Turma. REsp 1.416.392-RS, Rel. Min. Moura Ribeiro, julgado em 19/11/2013.

Aplicao de sano disciplinar na execuo penal depende de processo administrativo prvio


Para o reconhecimento da prtica de falta disciplinar, no mbito da execuo penal, imprescindvel a instaurao de procedimento administrativo pelo diretor do estabelecimento prisional, assegurado o direito de defesa, a ser realizado por advogado constitudo ou defensor pblico nomeado. Comentrios Normas disciplinares O preso, seja ele definitivo ou provisrio, dever obedecer as normas disciplinares da unidade prisional onde estiver recolhido. A LEP prev, inclusive, que o preso, assim que entra no presdio, dever ser avisado sobre as normas disciplinares que ali vigoram (art. 46). O que acontece quando o preso descumpre uma norma disciplinar? Nesse caso, dizemos que ele praticou uma falta disciplinar (arts. 49 a 52) e, por isso, dever receber uma sano disciplinar (art. 53). Faltas disciplinares As faltas disciplinares classificam-se em leves, mdias e graves. Faltas leves e mdias so previstas na legislao local (no se exige uma lei em sentido formal, podendo ser um ato infralegal, como um regimento interno). Faltas graves so previstas na prpria LEP (arts. 50 a 52). Sanes disciplinares As sanes disciplinares esto previstas taxativamente no art. 53 da LEP. No se admitem outras punies que no estejam ali elencadas. Veja: Art. 53. Constituem sanes disciplinares: I - advertncia verbal; II - repreenso; III - suspenso ou restrio de direitos (artigo 41, pargrafo nico); IV - isolamento na prpria cela, ou em local adequado, nos estabelecimentos que possuam alojamento coletivo, observado o disposto no artigo 88 desta Lei. V - incluso no regime disciplinar diferenciado. Quem aplica as sanes disciplinares? Em regra, o diretor do estabelecimento prisional (por ato motivado). Exceo: a incluso no RDD (inciso V) somente poder ser imposta por prvio e fundamentado despacho do juiz das execues penais. Vale ressaltar, ainda, que, em caso de cometimento de falta de natureza grave, determinadas consequncias e sanes disciplinares so de competncia do juiz da execuo penal. Exemplos: imposio da regresso de regime (art. 118, I), revogao de sada temporria (art. 125), perda dos dias remidos (art. 127) e a converso de pena restritiva de direitos em privativa de liberdade (art. 181, 1, d, e 2).

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

29

Para que seja reconhecida a existncia de falta disciplinar e aplicada a sano respectiva, necessria a realizao de processo administrativo? SIM. Para o reconhecimento da prtica de falta disciplinar, no mbito da execuo penal, imprescindvel a instaurao de procedimento administrativo pelo diretor do estabelecimento prisional, assegurado o direito de defesa, a ser realizado por advogado constitudo ou defensor pblico nomeado. A prpria LEP prev a existncia desse procedimento: Art. 59. Praticada a falta disciplinar, dever ser instaurado o procedimento para sua apurao, conforme regulamento, assegurado o direito de defesa. Pargrafo nico. A deciso ser motivada. Quem conduz esse procedimento? Em regra, o processo de apurao da falta disciplinar (investigao e subsuno), assim como a aplicao da respectiva punio, realizado dentro da unidade penitenciria, cuja responsabilidade do seu diretor. Somente se for reconhecida, pelo diretor do estabelecimento prisional, a prtica de falta disciplinar de natureza grave, que ser comunicado ao juiz da execuo penal para que aplique determinadas sanes, que o legislador, excepcionando a regra, entendeu por bem conferir carter jurisdicional. Nesse procedimento administrativo, o preso investigado ter que ser assistido por advogado ou Defensor Pblico? SIM. O direito de defesa do preso abrange no s a autodefesa, mas tambm a defesa tcnica, a ser realizada por profissional devidamente inscrito nos quadros da OAB ou Defensor Pblico. Vale ressaltar que no se aplica execuo penal a Smula Vinculante 5 do STF, a qual dispe que a falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio. Tal enunciado somente se aplica em caso de processos administrativos de natureza cvel. Assim, no processo administrativo para apurao de sano disciplinar, o preso dever, obrigatoriamente, ser assistido por advogado ou Defensor Pblico. Nesse sentido tem decidido o STF: Recurso ordinrio em habeas corpus. 2. Execuo criminal. Prtica de falta grave pelo apenado. 3. Paciente que no foi acompanhado por defensor durante a realizao dos atos referentes ao processo administrativo-disciplinar. 4. Nulidade. Inobservncia dos princpios do contraditrio e da ampla defesa. 5. Recurso conhecido e provido. (RHC 104584, Rel. Min. Gilmar Mendes, Segunda Turma, julgado em 24/05/2011) Processo
STJ. 3 Seo. REsp 1.378.557-RS, Rel. Min. Marco Aurlio Bellizze, julgado em 23/10/2013 (recurso repetitivo).

O rol de faltas graves taxativo e a mudana de endereo do liberado condicional sem informar o juzo no est l prevista como falta grave
A mudana de endereo sem autorizao judicial durante o curso do livramento condicional, em descumprimento a uma das condies impostas na deciso que concedeu o benefcio, no configura, por si s, falta disciplinar de natureza grave. Comentrios Rol taxativo de faltas graves A Lei de Execuo Penal (Lei n. 7.210/84) prev um rol taxativo de situaes que configuram falta grave do condenado que esteja cumprindo pena privativa de liberdade:

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

30

Art. 50. Comete falta grave o condenado pena privativa de liberdade que: I - incitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a disciplina; II - fugir; III - possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade fsica de outrem; IV - provocar acidente de trabalho; V - descumprir, no regime aberto, as condies impostas; VI - inobservar os deveres previstos nos incisos II e V, do artigo 39, desta Lei; VII tiver em sua posse, utilizar ou fornecer aparelho telefnico, de rdio ou similar, que permita a comunicao com outros presos ou com o ambiente externo. Pargrafo nico. O disposto neste artigo aplica-se, no que couber, ao preso provisrio. Condies do livramento condicional Quando o juiz das execues penais concede o benefcio do livramento condicional, ele dever especificar algumas condies que o condenado dever cumprir. No 1 do art. 132 da LEP esto previstas as condies obrigatrias: 1 Sero sempre impostas ao liberado condicional as obrigaes seguintes: a) obter ocupao lcita, dentro de prazo razovel se for apto para o trabalho; b) comunicar periodicamente ao Juiz sua ocupao; c) no mudar do territrio da comarca do Juzo da execuo, sem prvia autorizao deste. No 2, por sua vez, so listadas condies facultativas, ou seja, que podem ou no ser impostas a critrio do magistrado: 2 Podero ainda ser impostas ao liberado condicional, entre outras obrigaes, as seguintes: a) no mudar de residncia sem comunicao ao Juiz e autoridade incumbida da observao cautelar e de proteo; b) recolher-se habitao em hora fixada; c) no freqentar determinados lugares. Imagine que o juiz imponha ao liberado condicional a obrigao de que ele comunique Justia todas as vezes em que mudar de endereo. A despeito de ter sido informado sobre essa obrigao, o liberado se muda e no informa ao juzo. Nesse caso, pode-se dizer que ele praticou uma falta grave? NO. A mudana de endereo sem autorizao judicial durante o curso do livramento condicional, em descumprimento a uma das condies impostas na deciso que concedeu o benefcio, no configura, por si s, falta disciplinar de natureza grave. Isso porque essa conduta no est prevista no art. 50 da LEP. A mudana de endereo durante o curso do livramento condicional somente ser considerada falta grave se ficar evidenciado que o liberado fugiu, uma vez que, nesse caso, a situao poder ser enquadrada no inciso II do art. 50 da LEP: Art. 50. Comete falta grave o condenado pena privativa de liberdade que: (...) II - fugir; Processo
STJ. 6 Turma. HC 203.015-SP, Rel. Min. Maria Thereza de Assis Moura, julgado em 26/11/2013.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

31

DIREITO TRIBUTRIO
Contribuinte que oferece garantia de sua obrigao tributria, antes mesmo da execuo fiscal iniciar, tem direito certido positiva com efeitos de negativa
O contribuinte pode, aps o vencimento de sua obrigao e antes da execuo fiscal, garantir o juzo de forma antecipada mediante o oferecimento de fiana bancria, a fim de obter certido positiva com efeitos de negativa. Comentrios O contribuinte pode, aps o vencimento de sua obrigao e antes da execuo fiscal, garantir o juzo de forma antecipada mediante o oferecimento de fiana bancria, a fim de obter certido positiva com efeitos de negativa. De fato, a prestao de cauo mediante o oferecimento de fiana bancria, ainda que no montante integral do valor devido, no se encontra encartada nas hipteses elencadas no art. 151 do CTN, no suspendendo a exigibilidade do crdito tributrio. Entretanto, tem o efeito de garantir o dbito exequendo em equiparao ou antecipao penhora, permitindo-se, neste caso, a expedio de certido positiva com efeitos de negativa. STJ. 1 Turma. AgRg no Ag 1.185.481-DF, Rel. Min. Napoleo Nunes Maia Filho, julgado em 14/10/2013. Processo

No tem efeito suspensivo o pedido administrativo para anulao do crdito tributrio feito aps o encerramento do procedimento administrativo
O pedido administrativo realizado pelo contribuinte de cancelamento de dbito inscrito em dvida ativa no suspende a exigibilidade do crdito tributrio, no impedindo o prosseguimento da execuo fiscal e a manuteno do nome do devedor no CADIN. Comentrios Imagine a seguinte situao adaptada: A Receita Federal entendeu que Marcos realizou o fato gerador de um tributo federal e, por isso, fez o lanamento tributrio e o notificou para pagar o valor devido. Como o contribuinte no pagou nem impugnou administrativamente o lanamento, esse crdito tributrio foi inscrito na dvida ativa. Depois disso, Marcos apresentou, administrativamente, um pedido para cancelamento da inscrio em dvida ativa. Sem que esse pedido de Marcos fosse apreciado, a Unio, por intermdio da Procuradoria da Fazenda Nacional, ajuizou execuo fiscal contra ele. O devedor, agora ru, formulou pedido ao juiz para que a execuo fiscal fique suspensa enquanto se aguarda a apreciao de seu requerimento administrativo de cancelamento da inscrio em dvida ativa. Marcos alegou que ele no poderia estar sendo executado porque o crdito tributrio estaria suspenso, nos termos do art. 151, III, do CTN: Art. 151. Suspendem a exigibilidade do crdito tributrio: III - as reclamaes e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributrio administrativo; O pedido feito ao juiz pode ser deferido? A execuo dever ser suspensa? NO. O pedido administrativo realizado pelo contribuinte de cancelamento de dbito inscrito em dvida ativa no suspende a exigibilidade do crdito tributrio, no impedindo o prosseguimento da execuo fiscal e a manuteno do nome do devedor no CADIN. Segundo decidiu o STJ, a leitura do art. 151, III, do CTN revela que no basta o mero protocolo de reclamaes ou recursos para a suspenso da exigibilidade do crdito tributrio.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

32

A manifestao de inconformidade ("reclamaes" ou "recursos"), para ser dotada de efeito suspensivo, deve estar expressamente disciplinada na legislao especfica que rege o processo tributrio administrativo. Nesse contexto, a manifestao administrativa ( irrelevante o nome que se atribua, isto , "defesa", "pedido de reviso de dbito inscrito na dvida ativa" ou qualquer outro) no constitui "recurso administrativo", dele diferindo em sua essncia e nos efeitos jurdicos. O recurso o meio de impugnao deciso administrativa que analisa a higidez da constituio do crdito e, portanto, apresentado no curso do processo administrativo, antes de o dbito ser inscrito em dvida ativa, possuindo, por fora do art. 151, III, do CTN, aptido para suspender a exigibilidade da exao. A manifestao apresentada aps a inscrio em dvida ativa (como foi o caso), nada mais do que o exerccio do direito de petio aos rgos pblicos. um simples direito de pedir. Aps ter se encerrado o procedimento administrativo, com a confirmao do lanamento e a inscrio em dvida ativa, caso o devedor apresente algum requerimento pedindo a anulao dos atos anteriores, tal pedido no ter efeito suspensivo, considerando que existe uma presuno relativa de que o procedimento foi encerrado de acordo com os parmetros legais. Se fssemos atribuir efeito suspensivo a esse pedido, haveria uma subverso do ordenamento jurdico, pois se estaria conferindo ao administrado o poder de duplicar ou "ressuscitar", tantas vezes quantas lhe for possvel e/ou conveniente, o contencioso administrativo. Cabe ressaltar, a propsito, que inexiste prejuzo ao contribuinte porque a argumentao apresentada aps o encerramento do contencioso administrativo, como se sabe, pode plenamente ser apreciada na execuo fiscal. Processo
STJ. 2 Turma. REsp 1.389.892-SP, Rel. Min. Herman Benjamin, julgado em 27/8/2013.

O art. 11, I, da Lei 11.941/2009 no viola o princpio da isonomia ao prever que os bens penhorados do devedor que adere ao parcelamento devem continuar constritos
So constitucionais os arts. 10 e 11, I, segunda parte, da Lei n. 11.941/2009, que no exigem a apresentao de garantia ou arrolamento de bens para o parcelamento de dbito tributrio, embora autorizem, nos casos de execuo fiscal j ajuizada, a manuteno da penhora efetivada. Comentrios A Lei n. 11.941/2009 trata sobre o parcelamento de dbitos tributrios no mbito federal. Assim, as pessoas que tinham dbitos tributrios com a Unio, suas autarquias e fundaes, poderiam solicitar o pagamento parcelado da dvida em at 180 meses, desde que obedecidos os demais requisitos e condies legais (art. 1). Existia a possibilidade de parcelamento tanto para os dbitos tributrios que ainda no haviam sido inscritos em dvida ativa como tambm para aqueles j inscritos. O parcelamento tambm era permitido mesmo que o devedor j estivesse sofrendo execuo fiscal. No art. 11, I, a Lei estabelecia as seguintes regras: 1) Para aderir ao parcelamento, o devedor no precisava apresentar garantia ou fazer

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

33

arrolamento de bens; 2) Entretanto, se j houvesse execuo fiscal ajuizada e se j tivessem penhorados bens do devedor, esses bens continuariam penhorados mesmo ele tendo ingressado no parcelamento. Em suma, para que o devedor aderisse ao parcelamento no se exigia a apresentao de garantia ou arrolamento de bens. No entanto, nos casos de execuo fiscal j ajuizada, a penhora efetivada deveria ser mantida. Ex1: a Unio ajuza uma execuo fiscal contra a empresa A cobrando 100 mil reais de tributos federais. Ainda no foi penhorado nenhum bem da pessoa jurdica. A r decide aderir ao parcelamento da Lei n. 11.941/2009. No ser necessrio que a empresa A apresente garantia ou faa o arrolamento de bens para ingressar no parcelamento. Ex2: a Unio ajuza uma execuo fiscal contra a empresa B cobrando 100 mil reais de tributos federais. Foi realizada a penhora de um caminho pertencente pessoa jurdica. A r decide aderir ao parcelamento da Lei n. 11.941/2009. O caminho continuar penhorado at que haja o pagamento de todas as parcelas e a consequente extino do crdito tributrio. Essa regra, por bvio, desagradou os devedores tributrios que j tinham seus bens penhorados e, ento, os advogados idealizaram a seguinte tese: ora, se o legislador dispensou que o devedor apresentasse garantias para aderir ao parcelamento, ele tambm deveria ter permitido a liberao dos bens penhorados daqueles que ingressaram no parcelamento e que j haviam sofrido tal constrio. Percebe-se, portanto, que o art. 11, I, segunda parte, da Lei n. 11.941/2009 inconstitucional, por violar o princpio da isonomia, j que trata de forma desigual os devedores. A referida tese foi aceita pelo STJ? NO. A Corte Especial do STJ decidiu que so constitucionais os arts. 10 e 11, I, segunda parte, da Lei n. 11.941/2009, que no exigem a apresentao de garantia ou arrolamento de bens para o parcelamento de dbito tributrio, embora autorizem, nos casos de execuo fiscal j ajuizada, a manuteno da penhora efetivada. Conforme explicou o Min. Relator, no h infringncia ao princpio constitucional da isonomia tributria (art. 150, II, CF/88), porque a Lei estabelece um tratamento diferente para situaes que so diversas. O devedor que ainda no chegou a ser executado ou que ainda no teve bens penhorados e que, mesmo assim, decide procurar o parcelamento, revela-se, em princpio, menos recalcitrante ao adimplemento da dvida tributria do que o devedor que j chegou a ter contra si processo de execuo e penhora, devedor este que, certamente, tem dbito mais antigo. Desse modo, a garantia, no caso do devedor que j tem penhora contra si, deve realmente ser tratada com maior cautela, em prol da Fazenda Pblica. Processo

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

34

STJ. Corte Especial. AI no REsp 1.266.318-RN, Rel. originrio Min. Napoleo Nunes Maia Filho, Rel. para acrdo Min. Sidnei Beneti, julgado em 6/11/2013.

DIREITO PREVIDENCIRIO
Tempo exercido pelo segurado, antes da Lei 8.213/91, na atividade rural, com registro em carteira profissional, pode ser reconhecido para efeito de carncia
possvel a concesso de aposentadoria por tempo de servio/contribuio mediante o cmputo de atividade rural com registro em carteira profissional em perodo anterior ao advento da Lei 8.213/1991 para efeito da carncia exigida pela Lei de Benefcios. Comentrios O 2 do art. 55 da Lei n. 8.213/91 estabelece o seguinte: 2 O tempo de servio do segurado trabalhador rural, anterior data de incio de vigncia desta Lei, ser computado independentemente do recolhimento das contribuies a ele correspondentes, exceto para efeito de carncia, conforme dispuser o Regulamento. Mesmo com a redao desse 2, o STJ decidiu que possvel reconhecer, para efeito de carncia, o tempo exercido pelo segurado, antes da Lei n. 8.213/91, na atividade rural, com registro em carteira profissional. Isso porque, na poca, o empregador rural, juntamente com as demais fontes previstas na legislao de regncia, eram os responsveis pelo custeio do fundo de assistncia e previdncia rural (FUNRURAL). Assim, o empregador rural deveria ter recolhido as contribuies. Se no o fez, o trabalhador rural no pode ser responsabilizado por isso. Ademais, na atual legislao, o pargrafo nico do art. 138 da Lei n. 8.213/1991 expressamente considera o tempo de contribuio devido aos regimes anteriores sua vigncia: Pargrafo nico. Para os que vinham contribuindo regularmente para os regimes a que se refere este artigo, ser contado o tempo de contribuio para fins do Regime Geral de Previdncia Social, conforme disposto no Regulamento. Por fim, o art. 63 da Lei n.4.214/1963 (Estatuto do Trabalhador Rural) determinava que os contratos de trabalhos, se constantes de anotaes em carteira profissional, no poderiam ser contestados. Diante disso, o STJ entendeu que possvel a concesso de aposentadoria por tempo de servio/contribuio mediante o cmputo de atividade rural com registro em carteira profissional em perodo anterior ao advento da Lei n. 8.213/1991 para efeito da carncia exigida pela Lei de Benefcios. Processo
STJ. 1 Seo. REsp 1.352.791-SP, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, julgado em 27/11/2013 (recurso repetitivo).

JULGADOS QUE NO FORAM COMENTADOS POR SEREM DE MENOR RELEVNCIA PARA CONCURSOS PBLICOS
DIREITO ADMINISTRATIVO. RESERVA DE COTA-PARTE DE PENSO POR MORTE DE SERVIDOR PBLICO. No possvel reservar cota-parte de penso por morte a fim de resguardar eventual beneficirio que ainda no tenha se habilitado. Isso porque, somente aps a habilitao, mesmo que tardia, que a Administrao dever realizar novo rateio do benefcio entre os beneficirios concorrentes. Precedente citado: REsp 1.002.419-CE, Quinta Turma, DJe 28/9/2009. AgRg no REsp 1.273.009-RJ, Rel. Min. Benedito Gonalves, julgado em 17/10/2013.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

35

DIREITO EMPRESARIAL. EXECUO DE AVALISTA DE NOTA PROMISSRIA DADA EM GARANTIA DE CRDITO CEDIDO POR FACTORING. Para executar, em virtude da obrigao avalizada, o avalista de notas promissrias dadas pelo faturizado em garantia da existncia do crdito cedido por contrato de factoring, o faturizador exequente no precisa demonstrar a inexistncia do crdito cedido. Com efeito, ainda que as notas promissrias tenham sido emitidas para garantir a exigibilidade do crdito cedido, o avalista no integra a relao comercial que ensejou esse crdito, nem parte no contrato de fomento mercantil. Na condio de avalista, questes atinentes relao entre o devedor principal das notas promissrias e a sociedade de fomento mercantil lhe so estranhas. Isso decorre da natureza pessoal dessas questes e da autonomia caracterstica do aval. Assim, na ao cambial somente admissvel defesa fundada em direito pessoal decorrente das relaes diretas entre devedor e credor cambirios, em defeito de forma do ttulo ou na falta de requisito necessrio ao exerccio da ao. REsp 1.305.637-PR, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 24/9/2013. DIREITO PROCESSUAL CIVIL. NUS SUCUMBENCIAIS NA HIPTESE DE HABILITAO DE LITISCONSORTE EM AO CIVIL PBLICA. Em ao civil pblica que busque a tutela de direitos individuais homogneos, a mera habilitao de interessado como litisconsorte do demandante no enseja, por si s, a condenao do demandado a pagar nus sucumbenciais antes do julgamento final. Isso porque o pedido de interveno no feito como litisconsorte nada mais do que um incidente processual, haja vista que o interessado, aproveitando-se do poder de disposio em aderir ou no ao processo coletivo (art. 94 do CDC), solicita seu ingresso no feito, na qualidade de litisconsorte facultativo ulterior. No se est dizendo que o demandado no poder ser condenado nos nus sucumbenciais, mas apenas que a definio do responsvel pelo pagamento, com anlise do princpio da causalidade, ficar para momento futuro, qual seja, a prolao da sentena na ao civil pblica. Ademais, os arts. 18 da Lei 7.347/1985 e 87 do CDC consagram norma processual especial, que expressamente afastam a necessidade de adiantar custas, emolumentos, honorrios periciais e quaisquer outras despesas para o ajuizamento de ao coletiva, que, conforme o comando normativo, s ter de ser recolhida ao final pelo requerido, se for sucumbente, ou pela autora, quando manifesta a sua m-f. REsp 1.116.897-PR, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 24/9/2013.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

36

You might also like