You are on page 1of 4

INSTITUTO SUPERIOR DE CINCIAS E GESTO rea Cientfica Curso: Gesto de Recursos Humanos.

1. I entifica!"o a Disci#$ina Ttulo da Disciplina: Economia do Trabalho Tipo de Disciplina: N#mero de Cr$ditos %cad$micos: &' horas -ro.essor: Guido Da ,il a Email: guidodasil a/0ahoo.com1 *. +re,e escri!"o a isci#$ina
% Economia do Trabalho centra2se na organi3a4o5 .uncionamento e nos resultados do mercado de trabalho5 nas decis6es de seus participantes e nas medidas relacionadas com o emprego e bem como5 com a remunera4o do recurso trabalho. Como campo aplicado da economia se suporta da micro e macro economia5 7ue a8udam a compreender as causas e conse7u9ncias das principais tend9ncias socioeconmicas das #ltimas d$cadas5 e introdu3indo aos estudantes as mudan4as estruturais 7ue t9m a.ectado o mercado de trabalho da economia nacional e nas economias contempor:neas capitalistas. Geralmente5 esta cadeira tem o car;cter de .orma4o b;sica e em muitos casos se dirige < .orma4o de per.is pro.issionais nas ;reas de rela46es de trabalho5 recursos humanos e auditoria social e de trabalho5 e no campo da intermedia4o no mercado de trabalho e a promo4o de emprego. Esta cadeira $ essencial para percep4o da lgica na .i=a4o dos sal;rios e da produti idade do trabalho.

Cdigo da Disciplina: N el: !" ano %no (ecti o: )*+' ,emestre: +" (ngua de Ensino: -ortugues. Cel. %&''(()*1

'. O-.ecti,os a. Gerais


> ob8ecti o desta cadeira $ dotar os estudantes de .erramentas 7ue lhes permitam compreender os .undamentos dos seus .enmenos e processos trabalhistas. ?ornecendo as bases tericas e habilidades necess;rias para a constru4o de sua prpria perspecti a 2 su.icientemente in.ormada 2 sobre o .uncionamento mercado de trabalho.

-. Es#ecficos

%o concluir2se esta cadeira espera2se 7ue os estudantes compreendam e este8am capacitados para:

Compreender e dominar as principais teorias e .erramentas metodolgicas da economia para an;lise do mercado de trabalho. @nterpretar5 conte=tuali3ar e analisar criticamente a realidade do trabalho5 .undamentada no uso de indicadores sociais e econmicos5 tabelas e gr;.icos estatsticos. @denti.icar as principais .ontes de in.orma46es relati as ao mercado de trabalho. -roceder a selec4o5 an;lise e apresenta4o de in.orma46es sobre trabalho rele ante a partir de .ontes di ersas. -rodu3ir relatrios e documentos5 usando crit$rios .ormais e tericos5 prprios das ci9ncias sociais em especial da economia.

@denti.icar e compreender as caractersticas distinti as do mercado de trabalho5 os ;rios modelos de o.erta de trabalho5 o papel desempenhado pelo capital humano na estrutura salarial5 os moti os 7ue 8usti.icam o in estimento em capital humano5 os di.erentes mecanismos de determina4o dos sal;rios5 as causas do surgimento das di.eren4as salariais5 o impacto socioeconmico de 7uest6es como o aumento da participa4o .eminina5 imigra4o e ac4o sindical5 os di.erentes tipos de desemprego e os tipos de polticas de

emprego 7ue so aplicadas para redu3ir a ta=a de desemprego. &. Conte/ o Uni a e 1. Intro u!"o a Econo0ia o Tra-a$1o. +.+Economia -ositi a Aersus Normati a1 +.)Economia Normati a e a -olitica Go ernamental. Uni a e *. Caractersticas o 0erca o e tra-a$1o.

).+ Aiso Geral do Bercado de Trabalho. ).) %n;lises do mercado de trabalho. Uni a e '. A e0an a e tra-a$1o23"o4 e4o-ra. Uni a e &. A oferta e tra-a$1o2Oferta e 3"o4 e4O-ra. Uni a e 5. O 0erca o e tra-a$1o. C.+ %spectos microeconmicos e as perspecti as macroeconmicas D iso geralE. Uni a e 6. Os siste0as e re0unera!"o.

&.+ Di.eren4as de sal;rios associadas a ra4a5 etnia e g$nero no mercado de trabalho. Uni a e ). As esi7ua$ a es nos 7an1os. Uni a e %. A ess8ncia a ne7ocia!"o co$ecti,a 5. Proce i0entos e Ensino Como procedimentos de ensino5 as aulas decorrero sob duas abordagens: e=posi4o terica pelo docente e estudos de casos ou aulas pr;ticas pelos estudantes orientados pelo docente. Recomenda2se para esta #ltima abordagem5 a reali3a4o antecipada dos e=erccios como .orma de optimi3ar o tempo. %s aulas e=positi as isam introdu3ir um con8unto de teorias e e=emplos para cada uma das unidades de ensino. Essas acti idades consistiro basicamente na apresenta4o de te=tos 7ue sero introdu3idos aos estudantes .icando estes com a tare.a de apro.undar e apresentar em cada aula pratica uma solu4o para os casos e e=erccios pr;ticos 7ue .orem colocados. 6. A,a$ia!"o > sistema de a alia4o seguira os crit$rios de.inidos pelo regulamento de a alia4o do @N,C@G5 e nesta cadeira contempla a reali3a4o de um teste5 dois trabalhos de in estiga4o e o e=ame .inal. ,endo os crit$rios de pontua4o os apresentados abai=o. Teste 1 2 C*F1 * 9 ois: Tra-a$1os; um pr;tico e outro de in estiga4o G com a pontua4o de )CF cada na m$dia .inal. ). +i-$io7rafia +<sica H>RI%,5 George. D+JJ&E. (abor Economics. NeK LorM5 BcGraK2Hill. BNRTE@R%5 B;rio D)**OE5 % No a Economia do Trabalho5 (isboa5 @C,. EHREBHERG5 R.G. e ,B@TH5 R.,. D)***E. Boderna Economia do Trabalho: Teoria e -oltica -#blica. Rio de Ianeiro5 B%PR>N. ,HEN?E(TER5 G. e (a0ard5 R. Deds.E5 D+JQ&E5 HandbooM o. (abour Economics D) ols.E5 No a @or7ue5 North2Holland ,B@TH5 ,. R. D+JJ'E5 (abour Economics5 (ondres e No a @or7ue5 Routledge5 A#ro,a o #e$o Coor ena or a rea Cientfica

%. A#ro,a!"o Reco0en a!"o #e$o Coor ena or o Curso

D+O.*).)*+'E

DSSSTSSST)*+'E

You might also like