You are on page 1of 14

EXAME NACIONAL DE SELEO 2006

Produzido pela Equipe da Central de Ensino.

SOLUO PROVA DE MACROECONOMIA

1o Dia: 05/10/2005 - QUARTA FEIRA HORRIO: 8h s 10h 15 (horrio de Braslia)

EXAME NACIONAL DE SELEO 2006


1o Dia: 05/10 (Quarta-feira) Manh: 8h s 10h 15 MACROECONOMIA

Instrues
1. 2. 3. Este CADERNO constitudo de quinze questes objetivas. Caso o CADERNO esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, o(a) candidato(a) dever solicitar ao fiscal de sala mais prximo que o substitua. Nas questes do tipo A, recomenda-se no marcar ao acaso: cada item cuja resposta divirja do gabarito oficial acarretar a perda de

que pertena o item, conforme consta no Manual do Candidato. 4. 5.

1 ponto, em que n o nmero de itens da questo a n

Durante as provas, o(a) candidato(a) no dever levantar-se ou comunicar-se com outros(as) candidatos(as). A durao da prova de duas horas e quinze minutos, j includo o tempo destinado identificao que ser feita no decorrer das provas e ao preenchimento da FOLHA DE RESPOSTAS. Durante a realizao das provas no permitida a utilizao de calculadora ou qualquer material de consulta. A desobedincia a qualquer uma das recomendaes constantes nas presentes Instrues, na FOLHA DE RASCUNHO e na FOLHA DE RESPOSTAS poder implicar a anulao das provas do(a) candidato(a). A sada de candidatos com o Caderno de Provas, s ser permitida, aps haver transcorrido 1 hora e 15 minutos do incio da prova. As folhas de rascunho no podem ser destacadas do caderno de prova.

6. 7.

8. 9.

AGENDA
13/10/2005 A partir das 20h, divulgao dos gabaritos das provas objetivas, nos endereos: http://www.unb.br/face/eco/anpec2006 e http://www.anpec.org.br 14 a 15/10/2005 Recursos identificados pelo autor sero aceitos a partir do dia 14 at s 20h do dia 15/10 do corrente ano. No sero aceitos recursos fora do padro apresentado no manual do candidato. 17/11/2005 Entrega do resultado da parte objetiva do Exame aos Centros. 18/11/2005 Divulgao do resultado pela Internet, nos sites acima citados.

OBSERVAES: Em nenhuma hiptese a ANPEC informar resultado por telefone. proibida a reproduo total ou parcial deste material, por qualquer meio ou processo, sem autorizao expressa da ANPEC.

EXAME NACIONAL DE SELEO 2006


1o Dia: 05/10 (Quarta-feira) Manh: 8h s 10h 15 MACROECONOMIA Nas questes de 1 a 13, marque, de acordo com o comando de cada uma delas: itens VERDADEIROS na coluna V; itens FALSOS na coluna F. Nas questes 14 e 15, marque, de acordo com o comando: o algarismo das DEZENAS na coluna D; o algarismo das UNIDADES na coluna U. O algarismo das DEZENAS deve ser obrigatoriamente marcado, mesmo que seja igual a ZERO. Use a FOLHA DE RASCUNHO para as devidas marcaes e, posteriormente, a FOLHA DE RESPOSTAS.

QUESTO 01
Sobre as contas nacionais, avalie as proposies: A remessa de dinheiro de brasileiros que residem no exterior a familiares no Brasil aumenta a Renda Nacional Bruta. Verdadeiro. A remessa de dinheiro de brasileiros a familiares no Brasil, assim como envio de lucro das empresas brasileiras no exterior fazem parte da Renda Nacional Bruta O PIB corresponde ao valor adicionado de todos os bens e servios produzidos em um pas, sendo que, por valor adicionado, entende-se o valor da produo mais o consumo dos bens intermedirios. Falso. A incluso da produo final e dos bens intermedirios gera dupla contagem. Em geral, pases com alto grau de endividamento externo tm, ceteris-paribus, o PIB maior que o PNB. Verdadeiro. Paises com alto grau de endividamento enviam renda para o exterior, o que em geral implica em PIB maior que o PNB, assim como o Brasil. Havendo equilbrio nas contas do governo, um dficit em transaes correntes do balano de pagamentos implica um excesso de investimentos. Verdadeiro. Sabendo que Investimentos igual a poupana privada domstica mais poupana do governo (supervit do governo) mais a captao de poupana externa (dficit em transaes correntes), um dficit em transaes correntes implica que o investimento maior que a poupana privada nacional. O deflator implcito do PIB corresponde razo entre o PIB nominal e o PIB real. Verdadeiro. A razo entre o PIB nominal e o PIB real justamente o deflator implcito.

Soluo ANPEC 2006: 1 Dia

MACROECONOMIA - www.centraldeensino.com.br F.11 30828281

1/11

QUESTO 02
Avalie as proposies: O balano de pagamentos registra as transferncias, os pagamentos internacionais e o comrcio de bens e servios entre um pas e o resto do mundo. Verdadeiro. O balano de pagamentos composto pela conta corrente e pela conta capital. A aquisio por investidor estrangeiro de aes da Petrobrs registrada como crdito na conta de capital brasileira. Verdadeiro. Essa transao representa aquisio de ativos em portfolio na conta capital. Se um pas tem supervit no balano de pagamentos, suas exportaes lquidas sero positivas. Falso. No necessariamente. As exportaes lquidas so apenas uma parte do balano de pagamentos. Numa economia aberta, o Produto Nacional Bruto determinado pelos gastos em produtos domsticos efetuados por residentes e no-residentes do pas. Falso. PNB a soma do produto pertencente a brasileiros (famlias ou empresas) residentes ou no no pas. O acmulo de estoques indesejados contabilizado como investimento nas contas nacionais. Verdadeiro. O investimento bruto a soma do investimento lquido (aumento do estoque de capital) com a variao de estoques.

QUESTO 03
Avalie as afirmativas. No modelo IS-LM: Quando o Banco Central fixa a taxa de juros, a poltica fiscal tem efeito nulo sobre a renda. Falso. Nesse caso a curva LM fica horizontal e aumentos do gastos do governo gera aumento da renda. A renda no se altera quando o governo aumenta tributos e gastos na mesma proporo, tal que o dficit primrio fique inalterado. Falso. O multiplicador de gastos maior que o multiplicador de tributos. Quando a economia afetada por choques na curva IS, a volatilidade da renda ser menor se a taxa de juros for fixa. Falso. Ao contrrio, quanto mais horizontal for a LM, mais impacto na renda tero os deslocamentos da IS, isto , a volatilidade na renda ser maior quanto a taxa de juros fixa. Quando a economia afetada por choques na curva LM, a volatilidade da renda ser menor se a oferta de moeda for fixa. Falso. Quando a oferta de moeda fixa, a LM se desloca mais devido a choques. Portanto a renda variar mais, isto , a volatilidade da renda ser maior dada a curva IS.

Soluo ANPEC 2006: 1 Dia

MACROECONOMIA - www.centraldeensino.com.br F.11 30828281

2/11

Um aumento da desconfiana em relao ao sistema financeiro (tal que para uma dada renda e taxa de juros os agentes demandem mais moeda) aumenta a taxa de juros e diminui a renda de equilbrio. Verdadeiro. A desconfiana gera aumento da demanda por moeda e, conseqentemente aumento da taxa de juros (que o preo da moeda). Esse aumento do custo de oportunidade reduz a demanda agregada (investimento), reduz a produo e diminui a renda de equilbrio.

QUESTO 04
Avalie as afirmativas com respeito a uma pequena economia aberta, com perfeita mobilidade de capitais: A paridade descoberta de juros implica que a taxa de juros domstica igual taxa de juros internacional mais a taxa de depreciao esperada da moeda. Verdadeiro. A paridade descoberta de juros sugere que o rendimento esperado de um titulo domestico igual ao rendimento esperado de um titulo estrangeiro contabilizado em moeda nacional, excluindo o risco pas. Em um regime de cmbio flexvel, quando h expectativa de desvalorizao do cmbio, a renda aumenta. Falso. Dado o modelo IS-LM-BP, a expectativa de desvalorizao do cmbio no desloca a BP mas desloca a IS para cima e para a direita. Desta forma, a taxa de juros domstica fica superior externa, o que induz a um aumento da entrada de divisas, o que, por sua vez, valoriza a taxa de cmbio, levando a IS para a sua posio inicial. Temos aqui, portanto, que a taxa de juros e o nvel de renda no se modificam quando h expectativa de desvalorizao do cmbio. Em um regime de cmbio fixo, quando h expectativa de desvalorizao do cmbio, a renda no se altera. Falso. Dado o modelo IS-LM-BP, novamente, temos que como a BP independe da taxa de cmbio, nada ocorrer com ela. Por outro lado, a IS se desloca para a direita. Isso pressiona a taxa de juros para cima, o que induz a uma entrada de capitais no pas. Como o regime de cmbio fixo, o BACEN comprar essas divisas, o que expande a LM e, portanto, reduz a taxa de juros ao nvel da internacional. Portanto a taxa de juros no se modifica e a renda aumenta. Em um regime de cmbio flexvel, quando a taxa de juros internacional aumenta, a renda tambm aumenta. Verdadeiro. Considere novamente o modelo IS-LM-BP. Quando a taxa de juros externa aumenta, ocorre uma sada de divisas, o que desvaloriza a taxa de cmbio e estimula as exportaes deslocando a IS para a direita, de modo que a renda interna aumenta. Em uma economia com regime de cmbio fixo, a poltica fiscal tem efeito pleno. Verdadeiro. Um aumento do gasto do governo gera aumento da demanda agregada, a produo e da renda. Assim, h aumento da demanda por moeda e aumento da taxa de juros, gerando entrada de capital externo e aumento do nvel de reservas internacional. No regime de cambio fixo, isso implica em expanso monetria, queda de juros e novo aumento do produto e da renda. Considerando o modelo IS-LM-BP, por outro lado, temos que inicialmente a poltica fiscal expansionista expande a IS, o que eleva a taxa de juros e a renda. O aumento da taxa de juros provoca entrada de divisas. Para manter a taxa de cmbio, o BACEN compra divisas e expande a LM, o que provoca queda da taxa de juros ao nvel internacional e nova expanso da
Soluo ANPEC 2006: 1 Dia MACROECONOMIA - www.centraldeensino.com.br F.11 30828281 3/11

renda. Portanto a expanso da renda ser igual ao multiplicador keynesiano vezes a expanso dos gastos do governo, o que significa uma eficcia plena da poltica fiscal.

QUESTO 05
A respeito da curva de Phillips e da oferta agregada, avalie as proposies: Quando os agentes formam expectativas com base em informaes passadas, apenas o componente no-antecipado da poltica monetria afeta o produto real. Falso. Quando os agentes tm expectativas racionais, s o componente no-antecipado da poltica monetria afeta o produto real. De acordo com as expectativas racionais, a poltica monetria no tem efeito algum sobre o produto real. Falso. Segundo a viso Novo-Keynesianos, mesmo com a hiptese de expectativas racionais, a rigidez de preos faz com que o ajuste da economia a poltica monetria no seja instantneo. Quando preos e salrios so rgidos, a oferta agregada positivamente inclinada. Falso. A curva de oferta agregada pode ser horizontal. Quando as expectativas so adaptativas, a autoridade monetria tem um incentivo a desviarse da meta de inflao previamente anunciada. Verdadeiro. Quando a inflao esperada baseada na inflao do perodo anterior, o governo possui menos incentivo para criar reputao que influencie as expectativas. Quando os agentes formam expectativas de forma racional, nulo o custo (em termos de perda de produto real) de uma poltica monetria crvel de reduo da taxa de inflao. Verdadeiro. Nesse caso, a reputao do Banco Central reduz a expectativa de inflao e, conseqentemente, minimiza o custo da poltica monetria sobre o produto.

QUESTO 06
Com respeito s teorias das flutuaes econmicas, avalie as proposies: De acordo com a teoria dos ciclos reais, flutuaes no produto so devidas a choques de produtividade ou na poltica fiscal. Verdadeiro. Segundo a teoria dos ciclos reais, choques causam flutuaes no produto. A dcada de 90 nos Estados Unidos foi um dos perodos mais longos de baixo desemprego e baixa inflao. A teoria dos ciclos reais explica tal fenmeno pela elevao dos gastos pblicos. Falso. Uma possvel explicao o aumento da produtividade na economia americana (computadores aumentaram a produtividade). Choques negativos de produtividade diminuem o produto e os preos, enquanto choques positivos aumentam o produto e os preos. Falso. Choques negativos de produtividade reduzem o produto e aumentam os preos. Choques positivos de produtividade aumentam o produto e reduzem os preos, sob certas condies (Ver Blanchard e Quah).

Soluo ANPEC 2006: 1 Dia

MACROECONOMIA - www.centraldeensino.com.br F.11 30828281

4/11

De acordo com a teoria dos ciclos reais, a poltica fiscal e a poltica monetria crvel influenciam apenas os preos, no o produto. Falso. De acordo com a teoria dos ciclos reais a poltica fiscal e monetria influenciam o produto, dado que a oferta positivamente inclinada. De acordo com os novos-Keynesianos, devido rigidez de preos e salrios, a poltica fiscal e a poltica monetria crvel afetam o produto e o emprego. Verdadeiro. Poltica fiscal e monetria expansionista implicam em aumento do produto e emprego (ao menos no curto prazo), para os novos keynesianos, justamente porque preos e salrios so rgidos, de modo que a oferta agregada de curto prazo positivamente inclinada.

QUESTO 07
Um indivduo deve decidir entre consumir no presente ou postergar o consumo e o far com base na teoria da renda permanente. Considere que Y0 seja sua renda presente e Y1, sua renda futura; e que ele tenha acesso a crdito, taxa de juros r. Avalie as proposies: Um aumento na taxa de juros diminui as possibilidades de consumo presente, mas aumenta as possibilidades de consumo futuro. Verdadeiro. Um aumento na taxa de juros implica que uma antecipao do consumo atravs da captao de emprstimo menos provvel. Por outro lado, ocorre uma postergao do consumo uma vez que o aumento da poupana da renda transitria aumenta o recurso disponvel para consumo futuro. Suponha que o governo tribute a renda deste indivduo com um imposto tipo lump-sum. Um aumento do imposto presente, que no seja mantido no futuro, diminui o consumo presente, mas deixa o consumo futuro inalterado. Falso. Na teoria da renda permanente, o objetivo do indivduo consumir a renda permanente e poupar a renda transitria, mantendo o consumo constante ao longo do tempo. Assim, no caso do imposto transitrio, deve reduzir proporcionalmente o consumo presente e futuro, mas em menor magnitude atravs da despoupana. Mantenha a hiptese de que o tributo seja do tipo lump-sum. Uma reduo do imposto presente compensada por um aumento futuro devidamente corrigido pela taxa de juros r, aumenta o consumo presente, mas reduz o consumo futuro. Falso. Consumo ao longo do tempo fica inalterado, devido aumento da poupana presente para despoupar no futuro. Um aumento de renda futura eleva o consumo tanto no presente quanto no futuro. Verdadeiro. Aumento da renda permanente eleva o consumo presente e futuro. Um aumento na renda presente no elevar o consumo futuro se o consumidor no tiver acesso a crdito. ANULADA.

QUESTO 08
As afirmaes abaixo referem-se teoria do crescimento econmico. Avalie as assertivas:

Soluo ANPEC 2006: 1 Dia

MACROECONOMIA - www.centraldeensino.com.br F.11 30828281

5/11

No modelo de Solow, se a economia tem um estoque de capital por trabalhador que gera um equilbrio de estado estacionrio abaixo da chamada regra de ouro da acumulao de capital, ento o nvel de consumo per capita mximo poder ser atingido se a gerao corrente se dispuser a reduzir o prprio consumo. Verdadeiro. Se o estoque de capital estiver abaixo do nvel timo (regra de ouro: consumo mximo), um aumento do investimento e portanto uma queda no consumo atual leva a um aumento no estoque de capital por trabalhador acima da depreciao, o que deve aumentar o consumo futuro. O que caracteriza os modelos de crescimento endgenos a ausncia de retornos marginais decrescentes associados acumulao de capital fsico. Falso. Essa uma das hipteses dos modelos. O modelo bsico de crescimento endgeno, cuja funo de produo seja Y = AK, no prev convergncia do nvel de renda per capita. Verdadeiro. Nessa funo no h trabalho e o parmetro de produtividade no foi definido como menor que 1, o que implica na possibilidade de no convergncia. Se h retornos marginais constantes dos fatores de produo que podem ser acumulados, os modelos de crescimento endgenos prevem que a taxa de crescimento de longo-prazo seja influenciada pela taxa de acumulao desses fatores. No caso do modelo bsico Y = AK, a taxa de crescimento de longo-prazo influenciada pela taxa de poupana. Verdadeiro. No modelo de Solow com progresso tcnico, um aumento permanente da taxa de poupana leva a um aumento temporrio da taxa de crescimento da renda per capita. Verdadeiro. Aumento da taxa de poupana gera aumento do nvel do produto at novo estado estacionrio, mas no tem efeito sobre a taxa de crescimento do produto de longo prazo.

QUESTO 09
Com relao oferta agregada, salrios, preos e emprego, so corretas as afirmativas: Se os salrios nominais fossem mais flexveis, uma poltica monetria expansionista seria mais eficaz em reduzir a taxa de desemprego. Falso. Se os preos da economia fossem mais flexveis, o retorno da economia taxa de desemprego e ao produto natural ser mais rpido, reduzindo a eficcia da poltica monetria.

Se a autoridade monetria decidir acomodar um choque de oferta adverso, minimizar os efeitos recessivos sobre o produto e o emprego, mas intensificar os efeitos inflacionrios da poltica monetria. Verdadeiro. Um choque de oferta adverso (choque do petrleo) gera deslocamento esquerda da curva de oferta, com recesso e inflao. Caso o governo realize poltica monetria expansionista, haver deslocamento direita da curva de demanda, reduzindo o efeito do choque sobre o produto, mas aumentando o aumento de preos. No longo-prazo, os salrios so flexveis e portanto a taxa natural de desemprego nula.
Soluo ANPEC 2006: 1 Dia MACROECONOMIA - www.centraldeensino.com.br F.11 30828281 6/11

Falso. A taxa de desemprego natural no necessariamente igual a zero, pois h desemprego friccional. A neutralidade da moeda significa que, no longo prazo, se o Banco Central reduzir a oferta monetria em 3 por cento, preos e salrios reduzir-se-o em 3 por cento. Verdadeiro. No longo prazo os preos variam para trazer as variveis reais ao equilbrio (variveis reais no longo prazo so fixas, como por exemplo o salrio real). Na ausncia de assimetrias de informao, a curva de oferta agregada de curto-prazo torna-se mais inclinada na medida em que os salrios ajustam-se mais rapidamente a variaes no desemprego. Verdadeiro. A medida que os salrios se ajustam mais rapidamente, os custos de produo e os preos tambm se ajustam mais rapidamente, tornando a curva de oferta mais inclinada (vertical).

QUESTO 10
Avalie as proposies abaixo: Entende-se por supervit fiscal primrio a diferena entre receitas e gastos governamentais, excetuadas as despesas com pagamento de juros. Verdadeiro. Definio de resultado primrio so as receitas e gastos correntes. Dficit primrio no oramento pblico faz crescerem o dficit pblico total e os gastos com pagamento de juros. Verdadeiro. Resultado nominal igual ao resultado primrio menos o pagamento de juros. Assim, ceteris paribus, quanto maior o dficit primrio, maior o dficit nominal e maior a necessidade de financiamento do setor publico, implicando em aumento do estoque e do custo da divida pblica. De acordo com o princpio da Equivalncia Ricardiana, uma reduo de impostos financiada pela emisso de ttulos pblicos no implica aumento de poupana. Falso. Essa teoria afirma que reduo de impostos financiada por emisso de ttulos pblicos equivalente a imposto futuro. Assim, diante de uma reduo de impostos no presente gera aumento da poupana para que o indivduo possa pagar o aumento de imposto futuro e manter o consumo inalterado. Em uma economia sem crescimento real, o endividamento a nica forma de se pagar por programas governamentais. Falso. Nesse caso ainda pode aumentar a alquota dos impostos. Segundo a teoria da paridade do poder de compra da taxa de cmbio, os movimentos verificados na taxa de cmbio entre duas moedas refletem primordialmente as diferenas no comportamento dos preos dos pases que as emitiram. Verdadeiro. O conceito de paridade de poder de compra indica que um determinado produto deve possuir o mesmo preo no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo, quando contabilizados em mesma moeda (convertido pela taxa de cmbio), excluindo os custos de transaes. Portanto a razo entre os preos dos pases que emitem as referidas moedas a taxa
Soluo ANPEC 2006: 1 Dia MACROECONOMIA - www.centraldeensino.com.br F.11 30828281 7/11

de cmbio nominal, de modo que modificaes na taxa de cmbio nominal refletem o comportamento dos preos dos pases que emitiram tais moedas.

QUESTO 11
Considere o modelo de Solow com uma funo de produo Cobb-Douglas: Y = K (NA) , em que Y, K, N e A correspondem ao produto, estoque de capital, nmero de trabalhadores e tecnologia, respectivamente. Avalie as proposies abaixo referentes aos resultados deste modelo, no longo prazo: A razo capital/produto cresce mesma taxa que o progresso tcnico. Falso. No estado estacionrio o capital constante e o produto depende do crescimento demogrfico e do progresso tecnolgico. O salrio (w) cresce mesma taxa que progresso tcnico. Verdadeiro. A remunerao do fator de produo deve crescer a uma taxa igual ao crescimento da sua taxa de produtividade (nesse caso, progresso tcnico). A taxa de remunerao do capital (r) constante e igual taxa de depreciao. Verdadeiro. Nessa funo de produo a tecnologia influencia apenas a remunerao do trabalho. A participao do lucro na renda (razo rK/Y) cresce mesma taxa que o progresso tcnico. Falso. A taxa de remunerao do capital constante e a relao capital-produto (K/Y) tambm tida como constante. Portanto a participao do lucro na renda (rK/Y) constante. No confundir crescimento com taxa de crescimento. A participao do trabalho na renda (razo wN/Y) constante. Verdadeiro. Pensando a repartio da renda entre capitalistas e trabalhadores, vejamos. Dado o total de lucros igual a aY, a parcela da renda pertencente aos capitalistas igual a azY. A dos trabalhadores, portanto, igual a (1 az)Y. A longo prazo, as fraes do estoque de capital pertencentes a capitalistas e a trabalhadores devem ser proporcionais s respectivas poupanas, de trabalhadores e capitalistas, iguais a sw e sc, respectivamente. Assim, z/(1-z) = (asc sw)/(a(sc-sw)) Supondo propenses a poupar dos capitalistas e dos trabalhadores constantes, as participaes na renda de cada uma das classes constante (SIMONSEN, Mario Henrique & CYSNE, Rubens P. Macroeconomia. So Paulo: Atlas, 1995).
1

QUESTO 12
Avalie as assertivas abaixo referentes ao modelo Mundell-Fleming: Em regime de cmbio fixo, impossvel implementar uma poltica monetria independente. Falso. Em regime de cmbio fixo, uma expanso monetria leva queda da taxa de juros, aumento do investimento e aumento do produto. No entanto, essa menor taxa de juros gera fuga de capital, queda de reservas, retrao monetria, aumento dos juros e queda da produo ao nvel inicial. Assim, possvel implementar poltica monetria independente, mas os ajustes da economia tornam essa poltica ineficaz para um aumento do produto.

Soluo ANPEC 2006: 1 Dia

MACROECONOMIA - www.centraldeensino.com.br F.11 30828281

8/11

Em regime de cmbio flutuante e perfeita mobilidade de capital, uma poltica monetria expansionista causa depreciao da moeda domstica, enquanto uma poltica fiscal expansionista causa sua apreciao. Verdadeiro. Uma poltica monetria expansionista gera queda da taxa de juros, sada de capital e desvalorizao cambial. Um aumento dos gastos do governo gera expanso do produto, aumento da demanda por moeda, aumento da taxa de juros, entrada de capital e valorizao cambial. Se um aumento de renda domstica piorar a balana comercial, o dficit resultante poder ser financiado por um influxo de capital externo desde que a taxa de juros domstica aumente.

ANULADA.
Em regime de cmbio flutuante e perfeita mobilidade de capital, a taxa de juros domstica (ajustada para risco) no se desvia da taxa de juros internacional por perodos prolongados. Falso. A taxa de juros domestica tambm depende da expectativa de desvalorizao cambial. possvel melhorar a conta corrente mediante uma expanso monetria. Verdadeiro. No modelo de livre mobilidade de capital e taxa de cmbio flutuante, uma expanso monetria gera queda da taxa de juros, sada de capital e desvalorizao cambial. Conseqentemente, h aumento das exportaes lquidas (melhora da conta corrente) e aumento da renda domstica.

QUESTO 13
A respeito dos determinantes do consumo, avalie as informaes: De acordo com a hiptese da renda permanente, uma valorizao generalizada e entendida como permanente das aes na bolsa de valores afetar positivamente o consumo. Verdadeiro. Essa valorizao das aes um aumento permanente na riqueza, gerando aumento do consumo. Tanto a teoria do ciclo de vida quanto a hiptese da renda permanente consideram que o consumo est diretamente relacionado a uma medida de renda de longo-prazo. Verdadeiro. No caso da teoria do ciclo de vida, a renda de longo prazo a renda do trabalho e no caso da teoria de renda permanente, a prpria renda permanente a renda de longo prazo. De acordo com a hiptese da renda permanente, a propenso marginal a consumir a partir da renda transitria maior que a propenso marginal a consumir a partir da renda permanente. Falso. No curto prazo a propenso marginal a consumir da renda transitria menor que da renda permanente, j que poupa a renda transitria. No entanto, ao longo da vida (se no deixa herana aos filhos), as propenses so iguais.

Soluo ANPEC 2006: 1 Dia

MACROECONOMIA - www.centraldeensino.com.br F.11 30828281

9/11

Se a teoria do ciclo de vida for correta, deve-se esperar que a razo entre consumo e poupana acumulada decresa ao longo do tempo at o momento da aposentadoria do consumidor. Verdadeiro. O individuo poupa enquanto trabalha para manter o padro de consumo na velhice. A hiptese da renda permanente estabelece que um aumento temporrio de impostos no afeta as decises correntes de consumo. No entanto, se um indivduo destitudo no tem acesso a crdito e sua renda corrente suficiente apenas para cobrir seus gastos correntes, o aumento de impostos, ainda que transitrio, afetar suas decises de consumo. Verdadeiro. No caso de livre acesso ao mercado financeiro, choques temporrios apenas afetam a poupana.

QUESTO 14
Determine o valor da poupana de um consumidor dadas as seguintes informaes: funo utilidade: U = ln(c 0 ) + ln(c1 ) , em que c0 o consumo presente e c1 , o consumo futuro; a renda de $100 no presente e de $50, no futuro; a taxa de juros de mercado 0%; e no h imperfeies no mercado de crdito. Soluo: Nessa questo basta lembrar que o individuo utiliza a poupana como forma de manter o consumo igual nos dois perodos. Dessa forma, com renda total de 100 + 50 = 150, ele possui $150 para gastar nos dois perodos, o que equivale dizer que possui $75 para gastar em cada perodo. Assim, como ele ganha apenas $50 no segundo perodo, ele dever poupar $25 no primeiro perodo para manter o consumo constante de $75.

Soluo ANPEC 2006: 1 Dia

MACROECONOMIA - www.centraldeensino.com.br F.11 30828281

10/11

QUESTO 15
Assuma que o setor de bens e servios de uma economia seja descrito pelas equaes: C = a + b(Y T ) I equipamentos = c + dY
I estoques = g + hY Y = C + I equipamentos + I estoques + G

Se b = 0.5, d = 0.2 e h = 0.2 calcule os multiplicadores de gastos e de impostos, G e T. Para marcao na folha de respostas some os dois resultados.

Soluo:

C = a + b(Y T ) I equipamentos = c + dY I estoques = g + hY Y = C + I equipamentos + I estoques + G Y = a + b(Y T ) + c + dY + g + hY + G Y = a + 0,5(Y T ) + c + 0,2Y + g + 0,2Y + G 0,1Y = a + c + g 0,5T + G Y = 10(a + c + g ) 5T + 10G

Multiplicador de gastos: +10 Multiplicador de impostos: -5 Resultado: +5

Soluo ANPEC 2006: 1 Dia

MACROECONOMIA - www.centraldeensino.com.br F.11 30828281

11/11

RASCUNHO

Soluo ANPEC 2006: 1 Dia

MACROECONOMIA - www.centraldeensino.com.br F.11 30828281

12/11

You might also like