You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR-UFC CENTRO DE TECNOLOGIA GRADUAO EM ENGENHARIA CIVIL

PRTICA 8: DILATAO TRMICA

JOS WEDNEY PEREIRA GOMES Prof. ILDE GUEDES DA SILVA

TURMA- 05A

FORTALEZA CEAR 2013

PRTICA 8: DILATAO TRMICA

JOS WEDNEY PEREIRA GOMES

Trabalho prtico apresentado como requisito parcial para avaliao da disciplina Fsica Experimental para Engenharia do Curso de Engenharia Civil sob a orientao do Prof. Dr. Ilde Guedes da Silva.

FORTALEZA CEAR 2013

SUMRIO

Pginas

1. Objetivo............................................................................................................3 2. Material............................................................................................................3 3. Introduo........................................................................................................3 4. Procedimento...................................................................................................4 5. Resultados.......................................................................................................5 6. Questionrio.....................................................................................................6 7. Concluso........................................................................................................9 8. Bibliografia bsica..........................................................................................10

3 1. Objetivo

Determinao do coeficiente de dilatao linear de slidos.

2. Material

Dilatmetro; Tubos ocos de: ao, lato e alumnio; Relgio comparador; Kitasato (pyrex); Termmetro; Lmina bimetlica; Fita mtrica; Luvas trmicas; Fogareiro eltrico.

3. Introduo

Todos os corpos so constitudos por molculas de tomos, os quais esto em constante movimento. Ao aquecermos um dado material, estamos alterando seu estado de tenses molecular, onde as partculas comeam a se movimentar com mais velocidade e maior dissipao de energia, e tendem a se afastarem tanto quando maior for a temperatura atribuda ao objeto, o que acaba resultando numa expanso fsica. A este fenmeno de expanso (ou retrao, caso a variao de temperatura seja negativa) de volume devido um aumento de temperatura, dar-se o nome de dilatao trmica. Nas ilustraes abaixo, podemos visualizar o fenmeno da dilatao trmica em casos cotidianos:

A dilatao trmica pode, ento, ocorrer quando temos um aumento no volume de um corpo que sofre variao na sua temperatura ou, quando temos uma diminuio no volume de um corpo tambm ocorrida por ter sido submetido a uma variao de temperatura. Para evitar que essas variaes volumtricas afetem os elementos de uma estrutura, so usadas juntas de dilatao, que permite tal deformao de forma livre, evitando, pois, que essas deformaes perturbem o estado de tenso dos elementos adjacentes, que podem causar fissuras, flechas excessivas, etc.

4. Procedimento

O procedimento deu-se da seguinte forma: 1 passo: Fixao do tubo na haste prxima entrada de vapor de gua (deixando a outra extremidade livre que o relgio registre a dilatao); 2 passo: Configurao do relgio comparador; 3 passo: Posicionar a sada lateral do tubo com inclinao para baixo, para facilitar a sada do vapor dgua, que passar dentro do mesmo; 4 passo: Medir as variveis: temperatura ambiente; comprimento do tubo a partir da haste, qual fixamos o tubo, at a extremidade que toca o relgio comparador; 5 passo: Conectar o Kitasato extremidade livre (oposta extremidade que contm a sada lateral) do tubo; 6 passo: Ligar o fogareiro e aguardar at que a temperatura final seja atingida (temperatura onde o material j no sofre mais dilatao);

5 7 passo: Medir os coeficientes de dilatao trmica dos diferentes materiais que compem os tubos, por meio da seguinte frmula: Dl = L0 x a x DT Onde: Dl a variao de comprimento registrada no relgio comparador; L0 o comprimento inicial medido entre a extremidade livre que toca o relgio marcador extremidade que fica presa haste. DT a variao da temperatura; a o coeficiente de dilatao trmica linear a ser encontrado.

5. Resultados

MATERIAL AO ALUMNIO LATO

L0 (cm) 52,3 52,4 52,4

t (C) 26,3 26,4 26,4

t' (C) 100 100 100

a(C-1) 1,2 x 10
-5 5

DL(mm) 0,47 0,89 0,73

2,3 x 10-

1,9 x 10-5

Clculo dos coeficientes: Ao: Dl = L0 x a x DT 0,47 x 10-3 = 52,3 x 10-2 x (100,0-26,3) x a a = 1,2 x 10-5 oC-1 Alumnio: Dl = L0 x a x DT 0,89 x 10-3 = 52,4 x 10-2 x (100,0-26,4) x a a = 2,3 x 10-5 oC-1 Lato: Dl = L0 x a x DT 0,73 x 10-3 = 52,4 x 10-2 x (100,0-26,4) x a

6 a = 1,9 x 10-5 oC-1

6. Questionrio

6.1

Compare

coeficiente

de

dilatao

linear

encontrado

experimentalmente para cada material fornecido com os valores respectivos da literatura.

Valores experimentais: aao = 1,2 x 10-6 oC-5 aalumnio = 2,3 x 10-5 oC-1 alato = 1,9 x 10-5 oC-1

Valores da literatura: aao = 1,1 x 10-5 oC-5 aalumnio = 2,3 x 10-5 oC-1 alato = 1,8 x 10-5 oC-1 Erro percentual de cada material: EPao =( EPalumnio =( EPlato =( ) x 100 EPao 8,3 % EPalumnio 0 %

) x 100 ) x 100

EPlato 5,3 %

6.2 Uma lmina bimetlica consiste de duas tiras metlicas rebitadas e utilizada como elemento de controle em um termostato comum. Explique como ela funciona.

uma lmina formada por dois metais diferentes, com dilataes trmicas distintas. Essas lminas so projetadas para que quando uma determinada temperatura seja atingida, uma lmina dilate mais que a outra, formando, pois, um arco, que permite que o circuito seja desativado. Por exemplo, Quando o ferro se aquece, a lmina se curva, desligando o circuito. A temperatura ento

7 diminui e a lmina retoma sua posio inicial e o circuito se fecha. O novo aquecimento faz com que o ciclo se repita, de modo que a temperatura se mantm em torno de um valor praticamente constante.

6.3 Uma pequena esfera metlica pode atravessar um anel metlico. Entretanto, aquecendo a esfera, ela no conseguir mais atravessar o anel. O que aconteceria se aquecssemos o anel e no a esfera?

Facilitaramos a passagem da esfera, visto que o dimetro do anel tende a aumentar quando sofre dilatao trmica.

6.4 Explique o que ocorre ao perodo de um relgio de pndulo com o aumento da temperatura. Com o aumento da temperatura, o regio de pndulo passa a adiantar, atrasar ou permanece marcando as horas corretamente? Visto que o perodo diretamente proporcional ao comprimento do pndulo, fato este explcito na frmula:

Podemos concluir que ao dilatarmos o ponteiro do relgio (comprimento do pndulo), estaramos aumentando o perodo (i.e. o tempo necessrio para completar um ciclo), logo o relgio comearia a atrasar as horas.

6.5 Por que a gua no deve ser usada como substncia termomtrica?

Porque as partculas formadoras da gua no se agitam to facilmente, o que dificulta a variao da energia cintica, e assim fica muito mais difcil dessas ligaes se alterarem fisicamente; a gua formada por ligao covalente (ligao forte), ou seja, a variao de temperatura no ocorre num intervalo de tempo muito favorvel.

8 6.6 Explique por que a superfcie de um lago congela-se primeiro quando a temperatura ambiente baixa para valores igual ou abaixo de zero grau Celsius.

Em geral os lquidos ficam menos densos quando aquecidos. Entretanto, h uma exceo a gua que a menos de 4 graus Celsius, ao invs de ficar mais densa, fica menos densa. Logo, o gelo menos denso que a gua lquida, como mostra o seguinte grfico:

6.7 Um orifcio circular numa lmina de alumnio tem dimetro de 28,7 cm a 0C. Qual o seu dimetro quando a temperatura da lmina alcanar 100C? (a = 23 x 10-6 C-1). Dl = L0 x a x DT Dl = 28,7 x 23 x 10-6 x (100 - 0) Dl = 0,66 mm

8. Concluso

Conclui-se, a partir do presente trabalho, que fundamental que os profissionais envolvidos nos campos da engenharia levem em considerao o fator dilatao trmica nos clculos estruturais de seus projetos, pois dependendo do material e do comprimento dos mesmos, podemos ter variaes significativas, que podem comprometer o estado de tenses entre as partes da obra, levando a possveis fissuras e/ou desequilbrio, como mostra a seguinte ilustrao:

Portanto, os dados obtidos neste trabalho mostraram proximidades aceitveis com aqueles encontrados na literatura (erros relativos menores que 10%), o que leva-nos aceitao de que este experimento aceitvel para determinao do coeficiente de dilatao trmica dos materiais.

9. Bibliografia bsica

10

Dias, N. L. Roteiros de aulas prticas de fsica. Fortaleza: Universidade Federal do Cear, 2013. Dilatao Trmica. Disponvel em: http://www.efeitojoule.com/2009/09/dilatacao -termica-termica-dilatacao.html. Acesso em: 10/13. Dilatao Trmica. Disponvel em: http://fisicacomentada.blogspot.com.br/2011/ 03/dilatacao-termica.html. Acesso em: 10/13. Dilatao Trmica de Slidos. Disponvel em: http://coral.ufsm.br/gef/Calor/ca lor19.pdf. Acesso em: 10/13 Dilatao Trmica: calor faz corpos fsicos aumentarem de tamanho. Disponvel em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/dilatacao-termicacalor-faz-corpos-fisicos-aumentarem-de-tamanho.htm. Acesso em: 10/13.

You might also like