You are on page 1of 24

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.

br

DICI !"#I
A

A$%I&!TA'

Aerao - Reoxigenao da gua com ajuda do ar. A taxa de oxignio dissolvido, expressa em % de saturao, uma caracterstica representativa de certa massa de gua e de seu grau de poluio. Para restituir a uma gua poluda a taxa de oxignio dissolvido ou para alimentar o processo de iodegradao das matrias org!nicas consumidoras de oxignio, preciso "avorecer o contato da gua e do ar. A aerao pode tam m ter por "im a eliminao de um gs dissolvido na gua# cido car $nico, %idrognio sul"urado. Adutora - &u ulao normalmente sem deriva'es (ue liga a captao ao tratamento da gua, ou o tratamento ) rede de distri uio. A(luente ou Tributrio - *ual(uer curso d+gua (ue desgua em outro maior, ou num lago, ou lagoa. Agenda )* - Plano de metas voltado para os desa"ios do sculo ,,- .da seu nome/. &raado pelos governos mundiais, tem como ase a de"inio de um programa (ue inclui a criao de mecanismos de "inanciamento para projetos de preservao am iental e de trans"erncia de tecnologias e ainda o esta elecimento de normas jurdicas para a proteo da ios"era. "gua - 0orma l(uida do composto (umico 123. A gua essencial para a vida. "gua ca+ilar - 4midade l(uida presa entre gros de solo, seja por atrao eletrosttica entre as molculas minerais e da gua, seja por "oras osm5ticas. Aguaceiro - 6%uva pesada e intensa (ue cai repentinamente. Associada ao vero e aos c7mulos-nim os. "gua,cin-a - &ermo geral para gua servida, domestica, (ue no contm contaminao de esgoto ou "ecal. 4m exemplo de gua-cin8a o e"luente de m(uinas de lavar roupa. "gua conata - gua (ue "oi captada nos espaos porosos de roc%as sedimentares desde a poca em (ue os sedimentos originais "oram depositados. "gua de ca+tao - *ual(uer rio, lago ou oceano em (ue a gua servida tratada ou no-tratada "inalmente descarregada.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br "gua de esgoto - 6orrente de gua servida (ue drenada de um ptio de "a8enda, de um monte de esc5ria ou de uma rua. "guas interiores - As guas (ue ocupam as reentr!ncias do litoral, como, as aas, a ras, rec$ncavos, enseadas, etc. "gua de minerao - 9/ gua salgada ou pasta a(uosa contendo os materiais minerais dissolvidos ou s5lidos (ue so extrados durante o processo de minerao "luda. 2/ gua retirada de recursos su terr!neos. "gua de re+osio - gua re(uerida para su stituir a usada num sistema ou perdida por ele. A gua de reposio inclui a usada para su stituir a gua (ue escoa de um sistema de irrigao e, mais comumente, a(uela perdida numa torre de re"rigerao usada na gerao de energia. "gua de su+er(.cie - 3corrncia de gua na super"cie da terra. 6" :;4A <4=<4P>R0-6-A?. "gua de tem+estade - @olume de escoamento de "luxo de gua su terr!nea, de "luxo de rio, atri udo a um evento de tempestade. "gua doce - gua (ue contm muito pouco sal .menos de A,AB por cento/, em comparao com a gua salo ra .(ue tem entre A,AB e C por cento/, como a dos rios, lagos e lagoas. "gua do mar - A gua salina do oceano. 3s componentes dissolvidos da gua do mar montam a uma mdia de CD partes por mil medidas por peso. "gua dom/stica - 0onte de gua disponvel para uso domstico e geralmente distri uda por um sistema de tu ula'es. "gua dura - gua su terr!nea com sais minerais dissolvidos, geralmente car onato de clcio .ou uma com inao de clcio e magnsio/. A gua dura no espuma em com sa o, "orma dep5sitos .escama, 6a6AC ou Eg63/ em c%aleiras e tan(ues de gua (uente, e, em casos mais extremos, pode entupir as tu ula'es, "ormando dep5sitos de clcio nos canos de gua. 3 tratamento com amaciantes de gua remove grande parte do clcio e do magnsio por meio da troca de ons. 6omumente, a gua dura misturada com cloreto de s5dio .sal de mesa/F o s5dio GamaciaG a gua, su stituindo grande parte do clcio durante o processo de troca de ons. "gua (retica - gua (ue ocupa os vos dentro de uma roc%a ou solo num nvel a aixo do lenol de gua.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br "gua gravitacional - gua (ue se move atravs do solo so a in"luencia da gravidade. 4m solo no pode se tornar saturado at (ue a gua gravitacional ten%a assentado. "gua 0uvenil - gua (ue (uimicamente derivada do magma durante o processo de "ormao mineral. A gua juvenil nunca circulou no cic-o da gua. "gua,marin1a - Pedra semipreciosa a8ul, constituda pelo minrio erilo. 3 erilo um silicato de alumnio e de erlio (ue "orma cristais %exagonais nos pegmatitos. "gua mete2rica - gua recentemente derivada de processos atmos"ricos .c%uva, neve, saraiva/. "gua +esada - gua (ue contm grande proporo de molculas como o is5topo de deutrio de %idrognio em ve8 do %idrognio comum .escrito como H23 ou 1H3/. &ais molculas so encontradas em (uantidades muito pe(uenas na gua comum. A gua pesada, tam m c%amada de 5xido de deutrio, e usada como um moderador em alguns reatores nucleares. "gua +otvel - &ermo (ue descreve a gua (ue e segura e palatvel para consumo %umano. "gua rece+tora - *ual(uer rio, lago ou oceano em (ue a gua servida tratada ou no-tratada descarregada. "gua,r/gia - Eistura de acido clordrico e acido ntrico concentrado numa proporo de C para 9 por volume de 16l para 1I3C, a gua-rgia .(ue signi"ica gua real/ um oxidante muito poderoso e su"icientemente "orte para dissolver todos os metais, inclusive o ouro e a platina. "gua salgada - :gua (ue contm concentra'es signi"icativas de sal .acima de C por cento/, como a encontrada nos oceanos. 6" :;4A H36>, <A?3=RA. "gua salgada 3uente - 6orpo de gua de nascente (ue a(uecida geotermicamente, sendo, portanto, rica em minerais dissolvidos. "gua servida - 9/ &ermo geral aplicado ao va8amento de gua de um reservat5rio. 2/ &ermo geral para o e"luente de um sistema de esgoto residencial ou municipal. "gua servida in natura - ?ixo a(uoso civil ou industrial (ue no passou por puri"icao ou tratamento.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br "guas interestaduais - &ermo aplicado a rios e vertentes ou acias de captao (ue se situam dentro de dois ou mais limites polticos estaduais. "gua subsu+er(icial - &ermo (ue se aplica a toda gua a aixo da super"cie da terra, nas "ormas s5lida, l(uida ou gasosa. A gua su super"icial inclui a do solo, do "undo de roc%a e da litos"era. 6" :;4A H> <4P>R0J6->. "gua subterr4nea - &oda a gua (ue est contida nos espaos porosos de roc%as e no solo a aixo da elevao do lenol "retico. "gua vadosa - @er :;4A 0R>:&-6A. Autode+urao da gua - Processo natural de puri"icao da gua, (ue redu8 a poluio org!nica. Por exemplo, % espcies de plantas a(uticas (ue a sorvem poluentes. Alcalinidade da gua - *ualidade da gua em neutrali8ar compostos cidos, em virtude da presena de icar onatos, %idr5xidos, oratos, silicatos e "os"atos. >sgotos so alcalinos, por rece erem materiais de uso domstico com estas caractersticas. A35.(ero - 0ormao porosa .camada ou estrato/ de roc%a permevel, areia ou cascal%o, capa8 de arma8enar e "ornecer (uantidades signi"icativas de gua. Ama-6nia 'egal - &oda a regio da acia ama8$nica, incluindo parte do norte de Eato ;rosso, de Einas ;erais, de ;ois, do &ocantins e do oeste do Earan%o, segundo "ixado em lei. Anaer2bico - 3rganismo (ue no necessita de oxignio. "reas naturais de +roteo - >ssas reas so protegidas para "ins de manuteno de iodiversidade, pes(uisas cient"icas e conservao de ecossistemas. Io =rasil, so divididas em 4nidades de 6onservao, todas protegidas por leis, e (ue so as seguintes#

"reas naturais tombadas - reas ou monumentos naturais cuja conservao de interesse p7 lico, por seu valor am iental, ar(ueol5gico, geol5gico, %ist5rico, turstico ou paisagstico. Podem ser institudas em terras p7 licas ou privadas. reas de +roteo ambiental - reas voltadas para a conservao da vida silvestre, os recursos naturais e a manuteno de ancos genticos, alm da preservao da (ualidade de vida dos %a itantes da rea. A ocupao acontece por meio de 8oneamento am iental pelo poder poltico, juntamente com universidades e 3I;s. Podem ser "ederais ou estaduais.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

"reas de relevante interesse ecol2gico - Apresentam os mesmos o jetivos (ue as anteriores, com a particularidade de (ue nestas 7ltimas a extenso territorial sempre menor, mas as restri'es )s atividades %umanas so sempre maiores. Podem ser "ederais, estaduais ou municipais. "reas sob +roteo es+ecial - A proteo especial uma primeira inst!ncia de preservao de reas ou ens, (ue ap5s estudos mais detal%ados podem ter seu status ampliado. <o de"inidas por resoluo "ederal, estadual ou municipal, em reas de domnio p7 lico ou privado. &sta7es ecol2gicas - reas representativas de ecossistemas naturais destinadas a pes(uisas ecol5gicas, proteo do meio am iente e desenvolvimento de uma educao voltada para o preservacionismo. Precisam &er no mnimo KA% de sua rea destinada ) conservao integral do ecossistema. Podem ser criadas pela 4nio, estados ou municpios. 8ar3ues - reas de extenso considervel, pertencentes ao poder p7 lico, com grande variedade de espcies e %a itats de interesse cient"ico, educacional ou recreativo. Hevem estar a ertos ) visitao p7 lica. Podem ser criados pelo governo "ederal ou pelos estados. #eservas biol2gicas - reas de taman%os variados cuja caracterstica sica conter ecossistemas ou comunidades "rgeis, em terras de domnio p7 lico e "ec%adas ) visitao p7 lica. Podem ser declaradas pela 4nio ou pelos estados. #eservas (lorestais - reas de grande extenso territorial, ina itadas, de di"cil acesso e ainda em estado natural. Hevem ser protegidas at (ue se esta elea seu status e se proceda a sua incluso em outra categoria de 4nidade de 6onservao.

"rea contaminada - rea onde % comprovadamente poluio causada por (uais(uer su st!ncias ou resduos (ue nela ten%am sido depositados, acumulados, arma8enados, enterrados ou in"iltrados, e (ue determina impactos negativos so re os ens a proteger. "rea degradada - rea onde % a ocorrncia de altera'es negativas das suas propriedades "sicas, tais como sua estrutura ou grau de compacidade, a perda de matria devido ) eroso e a alterao de caractersticas (umicas, devido a processos como a salini8ao, lixiviao, deposio cida e a introduo de poluentes. "rea de +roteo ambiental 9A8A: - 6ategoria de unidade de conservao cujo o jetivo conservar a diversidade de am ientes, de espcies, de processos naturais e do patrim$nio natural, visando a mel%oria da (ualidade de vida, atravs da manuteno das atividades s5cio-econ$micas da regio. >sta proposta deve envolver, necessariamente, um tra al%o de gesto integrada com participao do Poder P7 lico e dos diversos setores da comunidade. P7 lica ou privada, determinada por decreto "ederal, estadual ou municipal, para (ue nela seja

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br discriminado o uso do solo e evitada a degradao dos ecossistemas so inter"erncia %umana. "rea de relavante interesse ecol2gico 9A#I&: - L declarada por ato do Poder P7 lico e possui caractersticas extraordinrias ou a riga exemplares raros da iota regional, com, pre"erencialmente, super"cie in"erior a cinco mil %ectares. Arrasto - Atividade de pesca em (ue a rede lanada e o arco permanece em movimento. L uma prtica considerada predat5ria (uando a mal%a das redes pe(uena, "ora dos padr'es "ixados pelo -=AEA, pois nestes casos % captura de peixes e outros organismos a(uticos jovens. 3utro preju8o causado pelo arrasto o revolvimento do "undo do mar, o (ue prejudica sensivelmente o am iente e a "auna ent$nica .(ue vive no "undo/. Assoreamento - Processo em (ue lagos, rios, aas e esturios vo sendo aterrados pelos solos e outros sedimentos neles depositados pelas guas das enxurradas, ou por outros processos. 3 struo do leito de um canal, esturio ou rio por sedimentosF isso geralmente ocorre devido ) eroso das margens ou reduo da corrente8a. A minerao um dos agentes diretos ou indiretos desse processo. Aterro controlado - Aterro para lixo residencial ur ano, onde os resduos so depositados rece endo depois uma camada de terra por cima. Ia impossi ilidade de se proceder a reciclagem do lixo, pela compostagem acelerada ou pela compostagem a cu a erto, as normas sanitrias e am ientais recomendam a adoo de aterro sanitrio e no do controlado. Aterro sanitrio - Aterro para lixo residencial ur ano com pr-re(uisitos de ordem sanitria e am iental. Heve ser construdo de acordo com tcnicas de"inidas, como# impermea ili8ao do solo para (ue o c%orume no atinja os len5is "reticos, contaminando as guasF sistema de drenagem para c%orume, (ue deve ser retirado do aterro sanitrio e depositado em lagoa pr5xima (ue ten%a essa "inalidade espec"ica, vedada ao p7 licoF sistema de drenagem de tu os para os gases, principalmente o gs car $nico, o gs metano e o gs sul"drico, pois, se isso no "or "eito, o terreno "ica sujeito a explos'es e desli8amentos. % %acia 1idrogr(ica - 6onjunto de terras drenadas por um rio principal e seus a"luentes. A noo de acias %idrogr"ica inclui naturalmente a existncia de ca eceiras ou nascentes, divisores d+gua, cursos d+gua principais, a"luentes, su a"luentes, etc. >m todas as acias %idrogr"icas deve existir uma %ierar(ui8ao na rede %drica e a gua se escoa normalmente dos pontos mais altos para os mais aixos. 3 conceito de acia %idrogr"ica deve incluir tam m noo de dinamismo, por causa das modi"ica'es (ue ocorrem nas lin%as

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br divis5rias de gua so o e"eito dos agentes erosivos, alargando ou diminuindo a rea da acia. %acia de Ca+tao - Eais de (ue o rio, lago ou reservat5rio de onde se retira a gua para consumo, compreende tam m toda a regio onde ocorre o escoamento e a captao dessas guas na nature8a. .0onte# Rede A-PA/ %acia de Drenagem - rea de captao (ue recol%e e drena toda a gua da c%uva e a condu8 para um corpo d+gua .por exemplo, um rio/, (ue depois leva ao mar ou um lago. %acia ;idrogr(ica ou %acia <luvial - 6onjunto de terras, rios e seus a"luentes, (ue "orma uma unidade territorial. >m alguns casos, usa-se como sin$nimo a palavra vale. Por exemplo# @ale do Rio <o 0rancisco ou =acia do Rio <o 0rancisco. %act/rias - >spcies vivas microsc5picas, caracteri8adas por uma estrutura celular sem n7cleo de"inido, (ue existem no ar, gua, animais e plantas. 1 as (ue ajudam na decomposio de matria org!nica. %an1ado - <etor de uma plancie de inundao em (ue %a itualmente acontece o trans ordamento de guas pluviaisM"luviais, durante a estao c%uvosaF vr8ea, va8ante. %arragem - 6onstruo para regular o curso de rios, usada para prevenir enc%entes, aproveitar a "ora das guas como "onte de energia ou para "ins tursticos. <ua construo pode tra8er pro lemas am ientais, como no caso de grandes %idreltricas, por su mergir terras "rteis, muitas ve8es co ertas por importantes "lorestas, eMou por desalojar popula'es (ue vivem na rea. %iota - 6onjunto de "auna e "lora, de gua ou de terra, de (ual(uer rea ou regio, (ue no considera os elementos do meio am iente. %loom - Proli"erao de algas eMou outras plantas a(uticas na super"cie de lagos ou lagoas. N3s looms so muitas ve8es estimulados pelo enri(uecimento de "5s"oro advindo da lixiviao das lavouras e despejos de lixo e esgotosO. C Cabeceira ou !ascente - ?ocal onde nasce o rio, ou curso d+gua. Iem sempre um ponto em de"inido, constituindo )s ve8es toda uma rea. -sso se nota, por exemplo, na di"iculdade em determinar onde nasce o rio principal, como o caso da de"inio das ca eceiras do Rio Ama8onas. Cal1a - @ales ou sulcos por onde correm as guas de um rio.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br Ca+tao da gua - 6onjunto de estruturas montadas para retirar gua dos mananciais, para a astecimento p7 lico ou outros "ins. Carga +oluidora - *uando se "ala de recursos %dricos, a (uantidade de poluentes (ue atingem os corpos d+gua, prejudicando seu uso. Eedida em H=3 e H=*. C1orume - ?(uido venenoso (ue se "orma na decomposio do lixo, podendo contaminar o am iente, se no %ouver cuidados especiais. C1uva cida - 6%uva contaminada por poluentes atmos"ricos, como os 5xidos sul"7ricos .de enxo"re/ e ntricos .de nitrognio/, emitidos por exemplo pelas c%amins das ind7strias e escapamentos de autom5veis. As gotas contaminadas .P1 mais aixo/ penetram no solo, envenenando-o, o (ue causa a morte de "lorestas. &am m contaminam rios, lagos e corroem elementos como mrmore, ameaando patrim$nios artsticos e ar(uitet$nicos. A c%uva cida pode cair longe das "ontes de poluio, j (ue o vento carrega os poluentes atmos"ricos. Ciclo ;idrol2gico - Eovimento da gua atravs do ecossistema. 3 ciclo depende da capacidade de a gua estar presente nas "ormas l(uida e gasosa. 3 ciclo tem (uatro "ases# evaporao, condensao, precipitao e de"l7vio. Classe de guas - 6lassi"icao da (ualidade da gua dos rios, mares e outros corpos d+gua. Io =rasil, a Resoluo 2AMPQ, do 63IAEA - 6onsel%o Iacional do Eeio Am iente, de"ine cinco classes para as guas doces, e determina (ue tipo de uso pode se "a8er da gua, em cada caso .de consumo %umano ) navegao/. Io caso de guas salo ras .com A,B a CA% de salinidade/ e salinas .salinidade acima de CA% de salinidade/ a Resoluo esta elece duas classes para cada uma. Cor+o d=gua - Rio, lago, ou reservat5rio. C2rrego - Pe(ueno riac%o, ou a"luente de um rio maior. Coli(orme <ecal - 3rganismo %umano trato intestinal %umano .e de outros animais/, cuja ocorrncia serve como ndice de poluio. C !A$A - <igla de 6onsel%o Iacional do Eeio Am iente. Contaminao da gua - 6ontaminao de guas correntes devido )s crescentes descargas de resduos procedentes de ind7strias e de guas servidasF poluio da gua. Contaminao do $ar - Heterioramento das guas marin%as, como va8amentos de petroleiros, experincias nucleares, lixo, esgotos, etc.F poluio do mar, poluio marin%a, poluio martima.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br Contaminao +or >leo - 6ontaminao geralmente das guas continentais marin%as ou su terr!neas por 5leo ou produtos anlogos aos 5leos minerais N4m litro de 5leo em 9 mil%o de litros de gua veta o seu consumo pois ela deixa de ser potvelO. Controle Ambiental - Ao p7 lica, o"icial ou privada, destinada a orientar, corrigir e "iscali8ar atividades (ue a"etam ou possam a"etar o meio am ienteF gesto am iental. D Degradao Ambiental - Alterao poluidora, degradante do meio am iente. De(l?vio - >scoamento super"icial da gua. Aproximadamente um sexto da precipitao numa determinada rea escoa como de"l7vio. 3 restante evapora ou penetra no solo. 3s de"l7vios agrcolas, das estradas e de outras atividades %umanas podem ser uma importante "onte de poluio da gua. Demanda bio3u.mica de o@ig.nio 9D% : - A H=3 de uma amostra de gua a (uantidade de oxigRnio necessria para oxidar a matria org!nica por decomposio micro iana aer5 ia para uma "orma inorg!nica estvel. A H=3 normalmente considerada como a (uantidade de oxigRnio consumido durante um determinado perodo de tempo, numa temperatura de incu ao espec"ica. 4m perodo de tempo de B dias numa temperatura de incu ao de 2AS 6 "re(Tentemente usado e re"erido como H=3 B,2A. 3s maiores acrscimos em termos de H=3, num corpo d+gua, so provocados por despejos de origem predominantemente org!nica. A presena de um alto teor de matria org!nica pode indu8ir ) completa extino do oxignio na gua, provocando o desaparecimento de peixes e outras "ormas de vida a(utica. 4m elevado valor da H=3 pode indicar um incremento da micro-"lora presente e inter"erir no e(uil rio da vida a(utica, alm de produ8ir sa ores e odores desagradveis e ainda, pode o struir os "iltros de areia utili8adas nas esta'es de tratamento de gua. Pelo "ato da H=3 somente medir a (uantidade de oxignio consumido num teste padroni8ado, no indica a presena de matria no iodegradvel, nem leva em considerao o e"eito t5xico ou ini idor de materiais so re a atividade micro iana. Demanda 3u.mica de o@ig.nio 9DA : - L a (uantidade de oxignio necessria para oxidao da matria org!nica atravs de um agente (umico. 3s valores da H*3 normalmente so maiores (ue os da H=3, sendo o teste reali8ado num pra8o menor e em primeiro lugar, servindo os resultados de orientao para o teste da H=3. 3 aumento da concentrao de H*3 num corpo d+gua se deve principalmente a despejos de origem industrial.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br Desenvolvimento sustentado - Eodelo de desenvolvimento (ue leva em considerao, alm dos "atores econ$micos, a(ueles de carter social ecol5gico, assim como as disponi ilidades dos recursos vivos e inanimados, as vantagens e os inconvenientes, a curto, mdio e longo pra8os, de outros tipos de ao. &ese de"endida a partir do te5rico indiano Anil AgarUal, pela (ual no pode %aver desenvolvimento (ue no seja %arm$nico com o meio am iente. Assim, o desenvolvimento sustentado (ue no =rasil tem sido de"endido mais intensamente, um tipo de desenvolvimento (ue satis"a8 as necessidades econ$micas do presente sem comprometer a capacidade das gera'es "uturasF <egundo de"inio em 9KPV da 6omisso =rutland, da 3I4, no relat5rio GIosso "uturo comumG, o desenvolvimento social, econ$mico e cultural (ue atende )s exigncias do presente sem comprometer as necessidades das gera'es "uturas. Para os pases po res, de acordo com o relat5rio GIossa pr5pria agendaG, da 6omisso de Hesenvolvimento e Eeio Am iente da Amrica ?atina e do 6ari e, o desenvolvimento sustentado essencialmente a satis"ao das necessidades sicas da populao, so retudo dos grupos de aixa renda, (ue c%egam a mais de VB% do continente. Divisor de guas - ?in%a (ue separa a direo para onde correm as guas pluviais, ou acias de drenagem. 4m exemplo de divisor de gua a montante. & &ducao ambiental - Processo por meio dos (uais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, con%ecimentos, %a ilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio am iente, em de uso comum do povo, essencial ) sadia (ualidade de vida e sua sustenta ilidade. .art.9S, ?ei 0ederal nS K.VKB, de 2VMDMKK/. &(eito residual - &empo de permanncia de um produto (umico, iologicamente ativo nos alimentos, no solo, no ar e na gua, podendo tra8er implica'es de ordem toxicol5gica. &(luente - <u st!ncia l(uida, com predomin!ncia de gua, contendo molculas org!nicas e inorg!nicas das su st!ncias (ue no se precipitam por gravidade. &IAB#I$A - >studos de -mpacto Am iental e Relat5rio de -mpacto am iental# Regulamentado atravs da Resoluo 63IAEA AA9MPQ, (ue esta elece a o rigatoriedade da ela orao e apresentao de >-AMR-EA para licenciamento de empreendimentos (ue possam modi"icar o meio am iente. &n3uadramento dos cor+os de gua - Previsto na ?ei de Recursos 1dricos .?ei 0ederal KDCCMKV/ para assegurar a (ualidade da gua e redu8ir o custo de com ate ) poluio, atravs de a'es preventivas. L a (uali"icao do corpo

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br d+gua, segundo seus usos preponderantes e a classi"icao .classes de corpos de gua/ esta elecida pela legislao am iental. .0onte# ?ei 0ederal KDCCMKV/. &roso - Hesgaste do solo devido ao vento, ) c%uva, ou a outras "oras da nature8a. A eroso pode ser acelerada pela agricultura, excesso de pastagem, atividade madeireira e construo de estradas. &sturio - 0o8 de um rio ou aa, onde se misturam a gua doce do rio e a gua salgada do mar. 3s esturios so importantes por se constiturem num dos mais diversi"icados ecossistemas. &sgotos - Resduos l(uidos, divididos, pelos tcnicos, em (uatro tipos# 9- esgotos domsticos, (ue contm matria "ecal e guas servidas, resultantes de an%o, lavagem de roupa e louas, 2- despejos ou e"luentes industriais, (ue compreendem resduos org!nicos .por exemplo, de ind7strias alimentcias ou matadouros/, ou inorg!nicas, podendo conter materiais t5xicosF Cguas pluviais .da c%uva/F D- guas do su solo, (ue se in"iltram no sistema de esgotos. &utro(icao - Processo de altera'es "sicas, (umicas e iol5gicas de guas paradas ou represadas, associado ao enri(uecimento de nutrientes, matria org!nica e mineraisF o envel%ecimento precoce da gua de lagos e reservat5rios, (ue a"eta a transparncia da gua, o nvel de cloro"ila, a concentrao de "5s"oro, a (uantidade de vegetais "lutuantes, o oxignio dissolvido, e leva ) alterao do e(uil rio das espcies animais e vegetais. N3 mesmo (ue eutri"i8ao e tro"i8ao ntricaO &utr2(ico - Hi8-se do meio a(utico rico em sais, (ue so neutros. &utro(i-ao - Aumento de nutrientes .como "os"atos/ nos corpos d+gua, resultando na proli"erao de algas podendo levar a um dese(uil rio am iental a ponto de provocar ) morte lenta do meio a(utico. A eutro"i8ao acelerada pro lemtica, por(ue resulta na retirada de oxignio da gua, matando os peixes ou outras "ormas de vida a(utica no-vegetais. < <lorao das guas - 0en$meno em (ue um grande n7mero de algas, num corpo d+gua, inter"ere em outras "ormas de vida, devido, principalmente, ao consumo do 32 dissolvido na gua. >sse "en$meno pode ser causado pela eutro"i8ao. <lotao - Processo de elevao de partculas existentes na gua, por meio de aerao, insu"lao, produtos (umicos, eletr5lise, calor ou decomposio acteriana, e respectiva remoo.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br <lorao de algas - Proli"erao ou exploso sa8onal da iomassa de "itopl!ncton como conse(Tncia do enri(uecimento de nutrientes em uma massa a(utica, o (ue condu8, entre outros e"eitos, a uma perda de transparncia, ) colorao e ) presena de odor e sa or nas guas. <luoretao - Adio de "l7or .) gua/ so "orma de "luoretos para prevenir a crie dentria, ) ra8o de A,B a 9 mgMl de "l7or. <onte - ?ugar onde rotam ou nascem guas. A "onte um manancial de gua, (ue resulta da in"iltrao das guas nas camadas permeveis, %avendo diversos tipos como# artesianas, termais etc... <ossa negra - L uma "ossa sptica, uma escavao sem revestimento interno onde os dejetos caem no terreno, parte se in"iltrando e parte sendo decomposta na super"cie de "undo. Io existe nen%um de"l7vio. <o dispositivos perigosos (ue s5 devem ser empregados em 7ltimo caso. <ossa seca - <o escava'es, cujas paredes so revestidas de t uas no aparel%adas com o "undo em terreno natural e co ertas na altura do piso por uma laje onde instalado um vaso sanitrio. <ossa s/+tica - 6!mara su terr!nea de cimento ou alvenaria, onde so acumulados os esgotos de um ou vrios prdios e onde os mesmos so digeridos por actrias aer5 ias e anaer5 ias. Processada essa digesto, resulta o l(uido e"luente (ue deve ser dirigido a uma rede ou sumidouro. G4nidade de sedimentao e digesto de "luxo %ori8ontal e "uncionamento contnuo, destinado ao tratamento primrio dos esgotos sanitriosG .Hecreto nS BCC, de 9Q.A9.VQ/. <o- - Ponto mais aixo no limite de um sistema de drenagem .desem ocadura/. >xtremidade onde o rio descarrega suas guas no mar. G=oca de descarga de um rio. >ste desaguamento pode ser "eito num lago, numa lagoa, no mar ou mesmo num outro rio. A "orma da "o8 pode ser classi"icada em dois tipos# esturio e deltaG. <undo !acional do $eio Ambiente - 0undo criado pela ?ei nS V.VKV, de 9A.AV.PK, e regulamentado pelo Hecreto nS KP.9Q9, de 29.AK.PK, para o desenvolvimento de projetos am ientais nas reas de 4nidades de 6onservao, pes(uisa e desenvolvimento tecnol5gico, educao am iental, manejo "lorestal, controle am iental, desenvolvimento institucional e aproveitamento sustentvel da "lora e da "auna. <eus recursos provm de dota'es oramentrias, doa'es de pessoas "sicas e jurdicas, alm e de outros (ue l%e ven%am a ser destinados por lei. C

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br Cesto integrada - L a com inao de processos, procedimentos e prticas adotadas por uma organi8ao para implementar suas polticas e atingir seus o jetivos de "orma mais e"iciente do (ue atravs de m7ltiplos sistemas de gesto. Ia integrao de elementos de sistemas de gesto, considerando-se as dimens'es (ualidade, meio am iente, sa7de e segurana no tra al%o, temos a congregao das normas -<3 KAA9, -<3 9DAA9, e 3<1A< 9PAA9. C&$SB"CUA - Projeto do Programa das Ia'es 4nidas para o Eeio Am iente .PI4EA/ (ue di8 respeito ao controle mundial da (ualidade da gua. Ceologia - 6incia (ue estuda a origem, estrutura, "ormao e as sucessivas trans"orma'es da &erra e da evoluo do mundo inorg!nico. Col+e de ar.ete - 0en$meno de oscilao na presso d+gua em um conduto "ec%ado, resultante da reteno rusca do "luxo. 4m aumento moment!neo excessivo, da presso esttica normal pode ser produ8ido deste modo. Cradeamento - Remoo de s5lidos relativamente grosseiros em suspenso ou "lutuao, retidos por meio de grades ou telas. ; ;idr2(ilo - -. Hi8-se de ou planta adaptada ) vida na gua ou em am ientes enc%arcados. --. *ue gosta de gua. ---. *ue a sorve em a gua. -@. *ue polini8ado pela gua. ;idro+onia - &cnica de cultivo de plantas (ue dispensa a terra, utili8ando para tal um meio inerte .resina ou gua/, no (ual as rai8es so diretamente alimentadas com solu'es nutritivas sintticas# %idrocultura, %idrop$nica. ;i+olimnio - 6amada pro"unda de um lago a aixo do termoclina. 0ica "ora das in"luncias da gua de super"cie e tem um gradiente de temperatura relativamente "raco. I Im+acto Ambiental - Alterao provocada ou indu8ida pelo %omem, com e"eito temporrio ou permanente das propriedades "sicas, (umicas e iol5gicas. Intem+erismo - Processo pelo (ual as roc%as, ao so"rerem a ao da c%uva, do sol, do vento e de organismos vivos, vo se trans"ormando, at c%egarem a min7sculas partculas, invisveis a ol%o nu e (ue "ormam as argilas. Il1a - Por'es relativamente pe(uenas de terra emersa circundada de gua doce ou salgada.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br Il1a (luvial - L a(uela (ue circundada apenas por gua doce, aparecendo no leito de um rio. Inundao - L o e"eito de "en$menos meteorol5gicos, tais como c%uvas, ciclones e degelo, (ue causam acumula'es temporrias de gua, em terrenos (ue se caracteri8am por de"icincia de drenagem, o (ue impede o desagTe acelerado desses volumes. IS s/rie *DEEE - 6onjunto de normas internacionais (ue tem por o jetivo prover as organi8a'es dos elementos de um sistema de gesto am iental, possvel de integrao com outros re(uisitos de gesto, de "orma a auxili-las a alcanar seus o jetivos am ientais e econ$micos. -<3 9DAA9 - <istema de gesto am iental, especi"icao e diretri8es de uso, e -<3 9DAAD - <istemas de gesto am iental Hiretri8es gerais so re princpios, sistemas e tcnicas de apoio. F Fusante - 4ma rea ou um ponto (ue "ica a aixo de outro ao se considerar uma corrente "luvial ou tu ulao na direo da "o8, do "inal. 3 contrario de montante. ' 'ago - Hepress'es do solo produ8idas por causas diversas e c%eias de guas con"inadas, mais ou menos tran(Tilas, pois dependem da rea ocupada pelas mesmas. As "ormas, as pro"undidades e as extens'es dos lagos so muito variveis. ;eralmente, so alimentados por um ou mais +rios a"luentes+. Possuem tam m +rios emissrios+, o (ue evita seu trans ordamento. 'ago oligotr2(ico - ?ago ou represamento po re em nutrientes, caracteri8ado por aixa (uantidade de algas planct$nicas. 'agoa - Hepresso de "ormas variadas, principalmente tendente a circulares, de pro"undidades pe(uenas e c%eias de gua salgada ou doce. As lagoas podem ser de"inidas como lagos de pe(uena extenso e pro"undidade ..../ Euito comum reservarmos a denominao +lagoa+ para as lagunas situadas nas ordas litor!neas (ue possuem ligao com o oceano. 'agoa aerada - ?agoa de tratamento de gua residuria arti"icial ou natural, em (ue a aerao mec!nica ou por ar di"uso usada para suprir a maior parte de oxignio necessrio. 'agoa aer2bica - ?agoa de oxidao em (ue o processo iol5gico de tratamento predominantemente aer5 io. >stas lagoas tm sua atividade aseada na sim iose entre algas e actrias. >stas decomp'em a matria org!nica produ8indo gs car $nico, nitratos e "os"atos (ue nutrem as algas, (ue pela ao

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br da lu8 solar trans"ormam o gs car $nico em %idratos de car ono, li ertando oxignio (ue utili8ado de novo pelas actrias e assim por diante. 'agoa anaer2bica - ?agoa de oxidao em (ue o processo iol5gico predominantemente anaer5 io. Iestas lagoas, a esta ili8ao no conta com o curso do oxignio dissolvido, de maneira (ue os organismos existentes tm de remover o oxignio dos compostos das guas residurias, a "im de retirar a energia para so reviverem. L um processo (ue a rigor no se pode distinguir da(uele (ue tem lugar nos tan(ues spticos. 'agoa de maturao - ?agoa usada como re"inamento do tratamento prvio e"etuado em lagoas ou outro processo iol5gico, redu8indo actrias, s5lidos em suspenso, nutrientes, porm uma parcela negligencivel de H=3. 'agoa de o@idao e estabili-ao - 4m lago arti"icial no (ual dejetos org!nicos so redu8idos pela ao das actrias. As ve8es, introdu8-se oxignio na lagoa para acelerar o processo. ?agoa contendo gua residuria ruta ou tratada em (ue ocorre esta ili8ao anaer5 ia eMou aer5 ia. 'agoa eutr2(ica - ?ago ou represamento contendo gua rica em nutrientes, surgindo como conse(Tncia desse "ato um crescimento excessivo de algas. 'agoa distr2(ica - ?ago de guas pardas, %7micos e pantanosos. Apresentam alta concentrao de cido %7mico e "re(Tente a apario de tur"a nas margens. 'ago oligotr2(ico - ?ago ou represamento po re em nutrientes, caracteri8ado por aixa (uantidade de algas planct$nicas. 'aguna - Hepresso contendo gua salo ra ou salgada, locali8ada na orda litor!nea. A separao das guas da laguna das do mar pode se "a8er por um o stculo mais ou menos e"etivo, mas no rara a existncia de canais, pondo em comunicao as duas guas. 'eito maior - 6al%a alargada do rio, utili8ada em perodos de c%eia. 'eito maior sa-onal - 6al%a alargada ou maior de um rio, ocupada em perodos anuais de c%eia..Resoluo nS AAD, de 9P.AK.PB, do 63IAEA/ 'eito menor - 6anal ocupado pelo rio no perodo das guas aixas. 'icena Ambiental - 6erti"icado expedido pela 6>6A ou por delegao desta, pela 0>>EA, a re(uerimento do interessado, atestat5rio de (ue, do ponto de vista da proteo do meio am iente, o empreendimento ou atividade est em condi'es de ter prosseguimento. &em sua vigncia su ordinada ao estrito cumprimento das

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br condi'es de sua expedio. <o tipos de licena# ?icena Prvia .?P/, ?icena de -nstalao .?-/ e ?icena de 3perao .?3/G .Hel. 6>6A nS AC, de 2P.92.VV/. 'enol (retico - L um lenol d+gua su terr!neo (ue se encontra em presso normal e (ue se "ormou em pro"undidade relativamente pe(uena. 'icenciamento ambiental - L um dos mais e"ica8es instrumentos da poltica am iental para a via ili8ao do desenvolvimento sustentado. L um ato administrativo pelo (ual o 5rgo am iental competente esta elece as condi'es, restri'es e medidas de controle am iental (ue devero ser o edecidas para a li erao da# ?P.?icena Prvia/, ?- .?icena de -nstalao/ e ?3 .?icena de 3perao/.

'I , 'icena de instalao - Autori8a a instalao do empreendimento ou atividade, de acordo com as especi"ica'es constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle am iental, e condicionantes determinados para a operao. ' , 'icena de o+erao - Autori8a a operao da atividade ou empreendimento, ap5s a veri"icao do e"etivo cumprimento do (ue consta das licenas anteriores, com as medidas de controle am iental, e condicionantes determinados para a operao. '8 , 'icena +r/via - 6oncedida na "ase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua locali8ao e concepo, atestando a via ilidade am iental e esta elecendo os re(uisitos sicos e condicionantes a serem atendidos nas pr5ximas "ases de sua implementao.

'imnologia - &ermo criado em 9PK2 pelo suo 0.A. 0orel, para designar a aplicao dos mtodos de oceanogra"ia ou da oceanologia )s guas estagnadas continentais .lagos/. W limnologia interessam, portanto, todos esses "atores da vida nas guas estagnadas. >ntretanto, o - 6ongresso -nternacional de ?imnologia, reali8ado em Xiel, em 9K22, prop$s designar so o termo limnologia a cincia da gua doce, aplicando-se ela ao conjunto de guas continentais ou interiores, separadas do mundo oce!nico. 'i@iviao - Processo (ue so"rem as roc%as e solos, ao serem lavados pela gua das c%uvas..../ Ias regi'es intepropicais de clima 7mido os solos tornam-se estreis com poucos anos de uso, devido, em grande parte, aos e"eitos da lixiviao. A lixiviao tam m ocorre em va8adouros e aterros de resduos, (uando so dissolvidos e carreados certos poluentes ali presentes para os corpos d+gua super"iciais e su terr!neos. 'odo - Eistura de gua, terra e matria org!nica, "ormada no solo pelas c%uvas ou no "undo dos mares, lagos, esturios etc.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br 'odo ativado ou ativo - ?odo (ue "oi aerado e sujeito a ao de actrias, usado para remover matria org!nica do esgoto. 'odo bruto - ?odo depositado e removido dos tan(ues de sedimentao, antes (ue a decomposio esteja avanada. 0re(Tentemente c%amado lodo no digerido. 'odo digerido - ?odo digerido so condi'es anaer5 ias ou aer5 ias at (ue os conte7dos volteis ten%am sido redu8idos ao ponto em (ue os s5lidos so relativamente no putrescveis e ino"ensivos. $ $anancial - *ual(uer corpo d+gua, super"icial ou su terr!neo, utili8ado para a astecimento %umano, industrial, animal ou irrigao. $angue-al - >cossistema costeiro de transio entre os am ientes terrestre e a(utico sujeito a regime das mars. $at/ria em sus+eno - >m sentido estrito, matria s5lida (ue "lutua na gua .ou em outro meio/ por ter peso espec"ico similar ao do meio, sendo arrastada por ele. Io caso em (ue a matria s5lida seja mais leve (ue a gua, e por isso "luente so re ela, c%amada matria "lutuante, se trata de matria s5lida (ue, ap5s certo perodo de "lutuao, aca a "undindo-se ao solo, c%ama-se matria su mergida. $arGeting verde - Processo atravs do (ual a economia sustentvel integrada ) sociedade, atraindo clientes de "orma a atender )s suas necessidades em como aos o jetivos da organi8ao, tornando perene sua existncia. $ata ciliar - L o conjunto da "lora existente ) eira de um rio, c5rrego ou espel%o d+gua. &am m con%ecido como "loresta ciliar. $etais +esados - ;rupo de metais de peso at$mico relativamente alto. Alguns como 8inco e "erro - so necessrios ao corpo %umano, em pe(uenssimas concentra'es. 3utros - como c%um o, merc7rio, cromo e cdmio - so, em geral, t5xicos aos animais e )s plantas, mesmo em aixas concentra'es. $eio Ambiente - A totalidade dos "atores "isiogr"icos .solo, gua, "loresta, relevo, geologia, paisagem, e "atores meteoroclimticos/ mais os "atores psicossociais inerentes ) nature8a %umana .comportamento, em-estar, estado de esprito, tra al%o, sa7de, alimentao, etc./ somados aos "atores sociol5gicos, como cultura, civilidade, convivncia, o respeito, a pa8, etcF am iente. $ontante - 4m lugar situado acima de outro, tomando-se em considerao a corrente "luvial (ue passa na regio. 3 relevo de montante , por conseguinte,

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br a(uele (ue est mais pr5ximo das ca eceiras de um curso d+gua, en(uanto o de jusante est mais pr5ximo da "o8. ! !.vel da gua subterr4nea - ?imite superior da 8ona saturada, do solo ou a(T"ero. !er.tico - Yona de gua do mar (ue co re a plata"orma continental. !.uston - 3rgansmos min7sculos (ue "lutuam na camada super"icial da gua.

smose - 0en$meno produ8ido (uando, duas su st!ncias li(uidas ou dissolvidas, com concentra'es desiguais e separadas por mem rana serniperrnevel, atravessam-na e se misturam. snose resersa - Processo de separao de poluentes por meio de mem ranas semipermeveis. l1o d=guaH nascente - ?ocal onde se veri"ica o aparecimento de gua por a"loramento do lenol "retico .Resoluo nS AD, de 9P.AK.PB, do 63IAEA/. nda c1eia - >levao do nvel das guas de um rio at o pico e su se(Tente recesso, causada por um perodo de precipitao, "uso das neves, ruptura da arragem ou li erao de gua por central eltrica. 8 8oluente - <u st!ncia. meio ou agente (ue provo(ue, direta ou indiretamente (ual(uer "orma de poluio. 8oluio - L (ual(uer inter"erncia danosa nos processos de transmisso de energia em um ecossistema. Pode ser tam m de"inida como um conjunto de "atores limitantes de interesse especial para o 1omem, constitudos de su st!ncias nocivas .poluentes/ (ue, uma ve8 introdu8idas no am iente, podem ser e"etiva ou potencialmente prejudiciais ao 1omem ou ao uso (ue ele "a8 de seu %a itatF >"eito produ8ido por um agente poluidor num ecossistema. 8l4ncton - 6onjunto dos seres vivos (ue "lutuam sem atividades nas massas de gua de lagos ou de oceanos. A parte vegetal c%amada "itopl!ncton e ocorre at onde c%egam os raios de sol .cerca de 9AA metros de pro"undidade, dependendo da altitude/. A parte da "auna c%amada 8oopl!ncton e "ormada asicamente de

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br min7sculos crustceos. 3 pl!ncton a principal reserva alimentar dos ecossistemas marin%os. A Aualidade da gua - 6aractersticas (umicas, "sicas e iol5gicas, relacionadas com o seu uso para um determinado "im. A mesma gua pode ser de oa (ualidade para um determinado "im e de m (ualidade para outro, dependendo de suas caractersticas e das exigncias re(ueridas pelo uso espec"ico. http://www.uniagua.org.br/default.asp?tp=3&pag=dicionario.htm - topo

# #ecarga arti(icial - Processo de aumentar o "ornecimento natural de gua a um a(T"ero om eando gua para dentro dele atravs de per"ura'es ou para dentro de acias de captao (ue drenam a gua para dentro do a(T"ero. #eciclar - 6oletar e processar um recurso de modo (ue ele possa ser trans"ormado em novos produtos, como recuperar garra"as ou latas de alumnio para process-las em novas gara"as ou latas. A reciclagem di"ere da reutili8ao por envolver processamentoF reutili8ar signi"ica usar um recurso novamente em sua "orma original, como na lavagem e reutili8ao de um continer. #eci(e - Proeminncia ou massa de roc%as ou de coral .ou de um anco de areia estendido/ junto ) super"cie do oceano. #eci(e arti(icial - >strutura construda pelos %omens (ue se ergue acima do "undo do oceano. >le cria um %a itat arti"icial para atrir organismos marin%os e ent$nicos. #eci(e corta,onda - <uper"cie de eroso suavemente inclinada da 8ona costeira entre um reci"e corta-onda e a lin%a d+gua. #eci(e de barreira - ?ongo espin%ao "ormado por coral a partir do "undo do oceano. L paralelo ) terra "irme, mas separado desta por uma lagoa pro"unda. Por exemplo, a ;rande =arreira de Reci"es "ica longe da costa de *ueensland, na Austrlia. #eci(e de coral - 6alcrio iognico depositado por coral vivo e organismos a"ins (ue vivem em guas oce!nicas rasas e (uentes.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br #eci(e de mar - Reci"e costeiro (ue se "orma pela ao das ondas no limite terrestre da eroso da praia. #eci(e em (ran0a - Reci"e de coral (ue se "orma junto ) costa. #eci(e recortado - *ual(uer monte isolado (ue cresce numa lagoa atrs de um reci"e de arreira ou pr5ximo a um atolF pode variar de pe(uenos pilares a extens'es de vrios (uil$metros. Pe(uenos reci"es recortados so tam m c%amados de ca eas de coral ou outeiros de coral. #ede de drenagem - <istemas de canais numa acia de drenagem. #ede de esgoto - &ermo coletivo para o sistema de coleta e usina de tratamento de esgoto num determinado airro ou regio. #egresso marin1a - *ueda do nvel do oceano numa escala regional ou glo al. #eservat2rio - 6orpo arti"icial de gua de super"cie (ue retido por uma represa. #ibeiro - &ermo usado para designar um pe(ueno rio ou curso d+gua nas reas superiores de uma vertente. #io - 6anal natural de drenagem de super"cie (ue tem uma descarga anual relativamente grande. 4m rio geralmente termina oceano. #io deca+itado - Rio (ue perdeu parte da rea de ca eceira por causa de intromisso de acia %idrogr"ica ou "al%a de desli8amento de veio. #io Ia-oo - Pe(ueno rio tri utrio (ue "lui paralelamente ) corrente principal numa plancie de aluvio. 4m rio Za8oo separado da ri anceira do rio principal por um di(ue. #i+rio - &ermo concernente )s (uest'es do uso da terra ao longo das margens de um curso d+gua ou rio. S SA JEEE - A <A PAAA regulamenta (uest'es re"erentes ao tra al%o in"antil, ao tra al%o "orado, ) sa7de e ) segurana, ) li erdade de sindicali8ao e o direito de negociao coletiva, ) discriminao, )s prticas disciplinares, )s %oras de tra al%o, ) remunerao, ao sistema de gesto de responsa ilidade social, etc. <ua certi"icao constitui a materiali8ao de um consenso tico-normativo so re a responsa ilidade social das empresas, so as prerrogativas da Heclarao dos Hireitos 1umanos das Ia'es 4nidas. A responsa ilidade dessa iniciativa partiu do G6>PA - 6ouncil on >conomic Priorities AgencZ .6onsel%o da Agncia de

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br Prioridades >con$micas dos >4A/G, e representa um novo padro de certi"icao (ue, em ora recente, j con%ecido mundialmente. Saneamento - Reali8ao de disposi'es municipais direcionados ) renovao de airros, mel%oria do traado das ruas, colocao de esgotos e gua encanada, drenagem de p!ntanos. ?impe8a de rios e valas, etcF saneamento sico. Salinidade - Eedida de concentrao de sais minerais dissolvidos na gua. Salini-ao - Hegradao de terras "rteis causada pelo sal. A salini8ao das terras agrcolas comum em reas (ue dependem de irrigao# a evaporao super"icial retira sais do solo e das pedras do su solo, sendo (ue a reduo das guas su terr!neas aumenta o percentual de minerais e sais na gua arma8enada. Sedimentao - Ac7mulo de solo eMou partculas minerais no leito de um corpo d+gua. >m geral, esse ac7mulo causado pela eroso de solos pr5ximos, ou pelo movimento vagaroso de um corpo d+gua, como ocorre (uando um rio representado para "ormar um reservat5rio. Solo aluvial - <olo resultante do dep5sito de material por corrente8a, como ocorre (uando a enc%ente de um rio ultrapassa suas margens naturais e co re as terras adjacentes. Sumidoro - >m %idrologia - 6avidade, em "orma de "unil, na super"cie do solo, (ue se comunica com o sistema de drenagem su terr!nea, em regi'es calcrias, causada pela dissoluo da roc%a. >m engen%aria sanitria - Poo destinado a rece er o e"luente da "ossa sptica e permitir sua in"iltrao su terr!nea. T Tratamento de gua - L o conjunto de a'es destinado a alterar as caractersticas "sicas e ou (umicas e ou iol5gicas da gua, de modo a satis"a8er o padro de pota ilidade adotado pela autoridade competente. Tratamento de li@o - Procedimento destinado ) reduo e eliminao, ou, ao contrrio, ) ela orao e ao aproveitamento dos produtos residuais, provenientes da ind7stria, do comrcio e de residnciasF eliminao de lixo. Talvegue - ?in%a (ue segue a parte mais aixa do leito de um rio, de um canal ou de um vale. Per"il longitudinal de um rioF lin%a (ue une os pontos de menor cota ao longo de um vale.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br Terras ?nidas - rea inundada por gua su terr!nea ou de super"cie, com uma "re(Tncia su"iciente para sustentar vida vegetal ou a(utica (ue re(ueira condi'es de saturao do solo. Tomada d=gua - >strutura ou local cuja "inalidade controlar, regular, derivar e rece er gua, diretamente da "onte por uma entrada d+gua construda a montante. Trans(er.ncia de bacia - L o processo de trans"erncia de gua (ue consiste em condu8ir o "luxo de um rio (ue trans orda para terrenos permeveis, atravs de o ras de engen%aria, a "im de ser incorporado )s reservas su terr!neas ou a rios po res de outra acia. Tratamento - Processo arti"icial de depurao e remoo das impure8as, su st!ncias e compostos (umicos de gua captada dos cursos naturais, de modo a torn-la pr5pria ao consumo %umano, ou de (ual(uer tipo de e"luente li(uido, de modo a ade(uar sua (ualidade para a disposio "inal. Tratamento Aer2bico - 3 mesmo (ue tratamento por oxidao presena de oxignio. iol5gica, em

Tratamento de gua - L o conjunto de a'es destinadas a alterar as caractersticas "sicas eMou (umicas eMou iol5gicas da gua, de modo a satis"a8er o padro de pota ilidade. Tratamento anaer2bico - >sta ili8ao de resduos "eita pela ao de microorganismos, na ausncia de ar ou oxignio elementar. Re"ere-se normalmente ao tratamento por "ermentao mec!nica. Tratamento biol2gico - 0orma de tratamento de gua residuria na (ual a ao de microorganismos intensi"icada para esta ili8ar e oxidar a matria org!nica. Tratamento com+leto - Io sentido genrico, o processamento da gua residuria de origem domstica ou industrial, por meio de um tratamento primrio, secundrio e tercirio. Pode incluir outros tipos especiais de tratamento e desin"eco. >nvolve a remoo de uma alta percentagem de matria suspensa coloidal e matria org!nica dissolvida. Tratamento +reliminar - 3pera'es unitrias, tais como remoo de s5lidos grosseiros, de gorduras e de areia, (ue prepara a gua residuria para o tratamento su se(Tente. Tratamento +rimrio - 3pera'es unitrias, com vistas principalmente ) remoo e esta ili8ao de s5lidos em suspenso, tais como sedimentao, digesto de lodo, remoo da umidade do lodo.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br Tratamento 3u.mico - *ual(uer processo envolvendo a adio de reagentes (umicos para a o teno de um determinado resultado. Tratamento secundrio - 3pera'es unitrias de tratamento, visando principalmente ) reduo de carga org!nica dissolvida, geralmente por processos iol5gicos de tratamento. Tratamento tercerio - 3pera'es unitrias (ue se desenvolvem ap5s o tratamento secundrio, visando ao aprimoramento da (ualidade do e"luente, por exemplo a desin"eco, a remoo de "os"atos e outras su st!ncias. Turbide- - Eedida da transparncia de uma amostra ou corpo d+gua, em termos da reduo de penetrao da lu8, devido ) presena de matria em suspenso ou su st!ncias coloidais. Eede a no propagao da lu8 na gua. U Usos ben/(icos da gua - <o os (ue promovem ene"cios econ$micos e o em-estar ) sa7de da populaoG. 3s usos en"icos permitidos para um determinado corpo d+gua so c%amados usos legtimos de corpos d+gua# a astecimento p7 lico - Guso da gua para um sistema (ue sirva a, pelo menos, 9B liga'es domiciliares ou a, pelo menos, 2B pessoas, em condi'es regularesGF uso esttico - Guso da gua (ue contri ui de modo agradvel e %armonioso para compor as paisagens naturais ou resultantes da criao %umanaGF recreao Guso da gua (ue representa uma atividade "sica exercida pelo %omem na gua, como diversoGF preservao da "lora e "auna - Guso da gua destinado a manter a iota natural nos ecossistemas a(uticosGF atividades agropastoris - uso da gua para irrigao de culturas e dessedentao e criao de animaisGF a astecimento industrial - uso da gua para "ins industriais, inclusive gerao de energia. Usos m?lti+los - Ios processos de planejamento e gesto am iental, a expresso usos m7ltiplos re"ere-se ) utili8ao simult!nea de um ou mais recursos am ientais por vrias atividades %umanas. Por exemplo, na gesto de acias %idrogr"icas, os usos m7ltiplos da gua .gerao de energia, irrigao, a astecimento p7 lico, pesca, recreao e outros/ devem ser considerados, com vistas ) conservao da (ualidade deste recurso, de modo a atender )s di"erentes demandas de utili8ao. Umidade - Eedida da (uantidade de vapor d+gua contido no ar atmos"rico. Umidade relativa - Para uma dada temperatura e presso, a relao percentual entre o vapor d+gua contido no ar e o vapor (ue o mesmo ar poderia conter se estivesse saturado, a idnticas temperatura e presso. K

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br Kooroca - Processo erosivo su terr!neo. causado por in"iltrao de guas pluviais, atravs de desmoronamento e (ue se mani"esta por grandes "endas na super"cie do terreno a"etado, especialmente (uando este de encosta e carece de co ertura vegetal. Ka-o - @olume "ludo (ue passa, na unidade de tempo, atravs de uma super"cie .como exemplo, a seo transversal de um curso d+gua/. Ka-o ecol2gica - @a8o (ue se deve garantir a jusante de uma estrutura de arma8enagem . arragem/ ou captao .tomada de gua/, para (ue se manten%am as condi'es ecol5gicas naturais de um rio. Kertedor - Hispositivo utili8ado para controlar e medir pe(uenas va8'es de l(uidos em canais a ertos.

0onte# 4niversidade da :gua

You might also like