You are on page 1of 6

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.

br

ETIO ATO!E"IA

A escabiose uma doena causada pelo Sarcoptes scabiei, caro da familia Sarcoptidae, ordem Acarina onde s a fmea e seus produtos produzem diretamente as leses, so maiores que o macho, medindo aproximadamente 300 a 3 0 !

4arcoptes scabiei

" hospedeiro infestado pelas fmeas recm#fecundadas que penetram na epiderme, onde ca$am t%neis! Ap&s completarem a maturidade sexual, iniciam a postura de modo intermitente, eliminando dois ou mais o$os por dia, durante um a dois meses, ' medida que esca$am! "s o$os so o$&ides e medem cerca ()0 x (*0 ! "ri+inam ninfas hexpodas e, depois de al+uns dias, transformam#se em ninfas oct&podas, semelhantes aos adultos, mas sem &r+o sexuais externos! ,inalmente, ap&s no$a muda, sur+em os machos adultos e, depois de uma se+unda +erao de ninfas oct&podas, sur+em as fmeas adultas! Apesar de se acreditar que todo o ciclo -(. a (/ dias0 se passa no interior das +alerias, estudos recentes mostram que as formas 1o$ens podem ficar sob as escamas, enquanto os machos se deslocam ' procura das fmeas !

E I#E$IO%O!IA

" cont+io, que se realiza quando as fmeas fecundadas passam do indi$2duo infestado ao so, fa$orecido pelas relaes sexuais, bem como pelo uso de roupas de cama ocupadas anteriormente por pessoas infetadas! 3 quase sempre noturno de$ido aos hbitos do parasita!

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

A doena tem sido relatada em +uerras sob a forma de epidemias nos acampamentos entre recrutas e reflete a falta de hi+iene e promiscuidade em que $i$em +randes con+lomerados humanos! 5o entanto, pode pro$ocar epidemias em escolas, quartis e comunidades fechadas!

&UA#'O (%)"I(O

" per2odo de incubao $aria de 'U'I#O *

a ( dias!

3 o principal sintoma tem como caracter2sticas de ser muito intenso, com recrudescncia noturna ou exclusi$amente $espertina ou noturna! " prurido no se de$e apenas ao efeito mec6nico do parasita, mas depende tambm da resposta imune do hospedeiro!

%ES+ES * 4o constitu2das por escoriaes mais ou menos +eneralizadas com pequenas $es2culas pruri+inosas, p%stulas e 7t%neis 7 ou 7+alerias 7 na face lateral dos dedos e das mos, tronco, axilas, nde+as e +enitais! 5o adulto, o couro cabeludo e a face so poupados, mas nos lactantes, as leses se apresentam sobre toda a superf2cie cut6nea! 5o entanto, em indi$2duos imunodeprimidos tambm a face e o couro cabeludo podem ser altamente infestados! " 7t%nel 7ou 7+aleria 7 que formam as leses t2picas so dificilmente percept2$eis a olho nu! 8las so linhas le$emente ele$adas acinzentadas, retas ou tortuosas na pele, medindo cerca de 9 a 3mm! As leses caracter2sticas ocorrem como ppulas pruri+inosas na $ul$a, escroto ou pnis! 8 bom lembrar que quando a doena permanece por um lon+o per2odo de tempo, a eczematizao, a liquenificao, o impeti+o e a furunculose podem se fazer presentes!

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

,O'$AS (%)"I(AS *
o

SA'"A I"(-!"ITA forma modificada pelo uso de corticoster&ides t&picos, principalmente a hidrocortisona! :ode $ir a simular ou superpor#se a $rias doenas como # psor2ase, micose fun+&ide, l%pus e pnfi+o!

SA'"A "O#U%A' os n&dulos so $ermelho#p%rpura e pruri+inosos, e ocorrem nas partes cobertas, mais frequentemente na +enitlia masculina, re+io in+uinal e axilas! ;e$e ser diferenciada clinicamente do linfoma de <od+=in das axilas, e da histiocitose!

SA'"A ('OSTOSA uma forma rara e altamente conta+iosa de$ido a +rande quantidade de caros nas leses exfoliati$as! 3 uma dermatite psoriforme das mos e dos ps com distrofia das unhas! " prurido m2nimo e ocorre mais em deficientes f2sicos, mentais e imunodeprimidos!

SA'"A U'TI(A'I,O'$E tambm uma forma rara que cursa com urticria e $asculite, mais comum em membros inferiores, podendo ser +eneralizada, mascarando os achados da escabiose!

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br SA'"A e AI#S a interao entre estas duas doenas faz com que as leses causadas pelo 74arcoptes scabiei7 se1am mais disseminadas e resistentes ao tratamento antiparasitrio, e se concentrem mais na re+io ano+enital! 4o formas altamente conta+iosas e o prurido proporcional ao comprometimento da imunidade celular -hipersensibilidade retardada0!

(O$ %I(A.+ES As mais freq>entes so as infeces bacterianas secundrias, +eralmente estreptoc&cicas e nefrito+nicas !

#IA!"-STI(O #I,E'E"(IA%

de$e ser feito com todas as dermatoses que cursam com prurido, incluindo?
o o o o o o

#E'$ATITE AT- I(A/ #E'$ATITE #E (O"TATO/ 'U'I!O/ U'TI(0'IA A U%A'/ IO#E'$A/ OUT'AS A,E(.+ES ('1"I(AS !

#iagn2stico %aboratorial " dia+n&stico pode ser confirmado pela demonstrao microsc&pica do caro e seus produtos -o$os e fezes0 em l6mina montada em +licerina, &leo mineral ou &leo de imerso -raspado da leso0! " sucesso depende da escolha da melhor leso no#escoriada nas re+ies interdi+itais, punhos e coto$elos! " dia+n&stico tambm pode ser feito pelo teste de colorao dos t%neis com obser$ao de caros, o$os e fezes ' microscopia &ptica ap&s bi&psia superficial da leso! 8m crianas pequenas e pacientes no#cooperati$os, a melhor escolha a cureta+em drmica com posterior obser$ao microsc&pica em imerso!

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

You might also like