You are on page 1of 15

RESUMO de FLAVIO FAGUNDES FERREIRA*

1. Polidez. Polidez ainda no moral. Nem sequer uma virtude. algo no entanto, em que a virtude se inicia, e da maneira que temos de pratic-la "Imitando virtude", escreve Andr Comte-Sponville, "tornamo-nos virtuosos. (...) A polidez antecede a moral e a torna possvel. (...) Ns devemos primeiro adquirir a aparncia e maneira de bom ", no porque eles so suficientes em si, mas porque eles podem nos ajudar a atingir a nica coisa que eles imitam - a virtude -., e que adquirido apenas por essa imitao" -Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p. 14. Ela no de forma suficiente para ser educado, mas um comeo. "Disciplina Polite" guia os primeiros passos de uma criana em moralidade, em diferenciar entre o certo e o errado. Aprendemos a ser bons para os outros antes de saber por que isso necessrio: ns fingimos at termos que faz-lo. 2. FIDELIDADE Fidelidade amar a memria. o oposto de inconstncia, mas tambm de teimosia. Para praticar a fidelidade, o fiel deve aprender a discriminar entre as coisas para as quais valem a pena ser leal (valores, virtudes, de verdade, relacionamentos passado ou presente), e os que no so (crueldade, ressentimento, falsidades). a virtude que permite que todos os outros: Que seria a Justia sem a fidelidade dos justos? A paz, sem a fidelidade dos pacficos? A liberdade, sem afidelidade dos espritos livres? E que valeria a prpria verdade sem a fidelidade dos verdicos? Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), , p. 11. O que a fidelidade em um casal? Na amizade, no pensamento, a fidelidade no se traduz em ter apenas um amigo, ou apenas um pensamento (p. 19). Quando invocado em nome de inveja, fidelidade no mais fidelidade, exclusividade, que pode ser a resposta para alguns, no todos, ou para um perodo de tempo, no necessariamente sempre. Mas a fidelidade pode durar, mesmo aps o trmino do relacionamento:

"E uma vez que o amor morre, qual o ponto em se manter a fico e as responsabilidades existentes? Mas tambm no h razo para repudiar ou negar o que j foi. Devemos trair o passado, a fim de adorar o presente? Eu te juro, no que eu vou te amar para sempre, mas que permanecer para sempre fiel ao amor que sabemos agora ". Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), , p. 18-19. 3. PRUDNCIA Prudncia atua como uma condio para outras virtudes. o pensamento, a inteligncia por trs da prtica de todos os outros. Max Weber chamou de "tica da responsabilidade", o que tem de prevalecer sobre a "tica da convico" (p. 21). A prudncia o bom senso que nos diz: "mentir para a Gestapo" em vez de "transformar em um judeu ou um combatente da resistncia" (p.21). Ela nos ensina a lidar com outras virtudes, no em termos absolutos, mas em uma base caso-a-caso. Ela nos permite encontrar o caminho "melhor", mostra-nos no ser demasiado literais quando agimos em nossas boas intenes, para no abrir com eles o caminho para o inferno: "A prudncia tem algo de modesto ou instrumental a ela: ela convocada para servir a fins que no sejam a sua prpria e est em causa, por seu lado, com a escolha dos meios. Mas isso o que a torna insubstituvel: nenhuma ao, nenhuma virtude - h virtude em ao, de qualquer forma - pode ser feita sem ela. (...) A Justia simplesmente amor no nos faz justos, nem amar a paz nos torna pacficos, por si s: deliberao, deciso e ao tambm so necessrios. Prudncia determina quais deles so aptos, como a coragem prev serem realizadas. " Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), , p. 24. O grego chamou Phronesis - uma espcie de sabedoria prtica - e diferenciava de Sophia - sabedoria. Porque ser virtuoso sem prudncia no suficiente, assim como: "Para ser um bom pai, no o suficiente amar as crianas de um, nem suficiente para desejar-lhes bem para esse desejo se tornar realidade. O amor no desculpa para a falta de inteligncia ". Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), , p. 33. Em suma, a prudncia o crebro por trs do bem. Em si, ela no tem qualquer mrito, mas sem ela, nenhuma das virtudes pode pretender ser virtude.

4. Temperana. Temperana no "tristeza", "impotncia", nem "ascetismo." Temperana "no sobre desfrutar menos, mas desfrutando de melhor" (p. 31). a liberdade da imperiosidade de nossos prprios desejos, a capacidade de ser seu prprio mestre. Como pode a felicidade estar ao nosso alcance, se estamos constantemente insatisfeitos? Se permanecermos prisioneiros de "mais, mais, mais?" "A temperana um meio de independncia e autonomia, um meio para a felicidade. (...) Pena Don Juan, que precisa de tantas mulheres. Ou o alcolico, que precisa de tanta coisa para beber. Ou o gluto que precisa de tanta coisa para comer ". Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.32. Temperana da maior importncia em mundos como o nosso. Uma vez que nossa alimentao bsica e necessidades reprodutivas sejam atendidas, ela s muito fcil para as nossas mentes para assumir e nos enganar e acreditar que podemos controlar - e tm o direito de o excesso, s porque ele est disponvel. E perdemos a chance de aguar nossos sentidos, de refinar nosso gosto e nos perdemos na intensidade de nossos prazeres, em vez de sua quantidade. "A lio especialmente vlida para as nossas sociedades ricas, onde as pessoas sofrem e morrem com mais frequncia a partir de intemperana do que de fome ou autoprivao. A temperana a virtude de todos os tempos, mas ainda mais necessria quando os tempos so bons. No uma virtude de circunstncias extraordinrias, como a coragem (que mais necessrio quando os tempos so difceis), mas uma humilde virtude comum, a ser praticada de forma regular, em vez de carter excepcional, a virtude da moderao, no herosmo. " Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.42. uma virtude difcil, porque requer constncia, perseverana, disciplina. Mas os frutos que colhemos e a alegria que experimentamos, uma vez que recuperar esse controle! (Releitura de Epicuro), diz Comte-Sponville que sua filosofia no era uma do prazer a todo custo. Era uma filosofia de prazer nas pequenas coisas.

5. Coragem. Quando falamos de coragem como uma virtude, no estamos falando sobre a imprudncia dos grandes guerreiros, os destemidos ou os que so facilmente estimulados pelo medo. E enquanto no podemos negar que os egostas e os maus tambm so capazes de ser corajosos, no isso que nos interessa tambm. Assim como a prudncia, a coragem a condio de todas as outras virtudes: a primeira nos ajuda a encontrar a melhor forma de pratic-los, a ltima atreve-nos a agir sobre elas: "Esse tipo de coragem no ausncia de medo, mas a capacidade de super-lo por uma vontade mais forte e mais generosa. J no (ou j no apenas) fisiologia: uma virtude, que pr-condio de todos os outros. J no a coragem do difcil: a coragem do gentil, e de heris. " Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.41. E no apenas isso, ou: "Coragem, ento, o oposto, no s de covardia, mas tambm da preguia e covardia" (p. 42). A coragem uma "deciso", disse Janklvitch, em face do desconhecido. Onde existe o conhecimento e a sabedoria sozinhos, o medo no tem lugar. Mas como voc agir de acordo com eles? Isto onde a coragem vem de dentro Ela tambm uma virtude que "existe apenas no presente" (p. 45). S porque voc mostrou coragem uma vez no significa que voc vai faz-lo novamente. Ento, se a prudncia o crebro por trs do bem, voc poderia dizer que a coragem o seu msculo. Uma histria que precisa ser exercida regularmente, para que ela no atrofie. 6. Justia. Na tradio crist, a Justia a quarta das virtudes cardeais - com prudncia, temperana e coragem - e o nico que boa em si mesmo: as outras, dependendo de como e por que elas so praticadas, podem vir a ser meros " talentos "ou" qualidades "(p.53).

Aqui estamos interessados em Justia no no contexto da Lei, porque a Lei pode ser injusta. Para contra-la apenas, voc tem que atinar para a igualdade (mesmo que nem todos os homens sejam efetivamente iguais, se fosse esse o caso, no haveria ricos ou pobres). Voc tem que tratar os outros de forma justa. "O que somente uma pessoa? Algum que coloca sua fora a servio da lei e direitos e, decretando por si mesmo a igualdade de todos os os homens, independentemente das inmeras desigualdades no que eles so, ou podem fazer, assim, institutos de uma ordem que no existe, mas sem a qual nenhuma ordem jamais poderia nos satisfazer. " Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.76. Porque a ideia de Justia no existe como um estado de fato, deve ser feito um contrato entre os homens, e colocado em prtica, uma e outra vez, para tratar uns aos outros com Justia, mesmo entre fortes e fracos, eruditos e ignorantes. Para explicar melhor isso, Comte-Sponville cita em nota o filsofo francs Simone Weil: "a virtude da Justia consiste em se comportando exatamente como se houvesse igualdade quando se mais forte em uma relao desigual". Embora seja bom lutar por lei e Justia para se tornar um homem justo, ilusrio acreditar que nunca sejamos injustos. Para a Justia ser praticada, o interesse pessoal, bem como o interesse coletivo deve muitas vezes ser resistido. Posto nunca plenamente realizada, a luta pela Justia interminvel (p.84). 7. Generosidade. "A generosidade a virtude de dar" (p.88). Ns s podemos dar o que possumos, para aqueles que precisam mais do que ns. Mas conquanto ns a tanto elogiamos e com tanto entusiasmo, ela difcil de encontrar, porque o egosmo muitas vezes ganha. Ento, o que exigido de ns para pratic-la, e que, exatamente, a sua prtica? A generosidade um testamento. Ao contrrio de amor, que ns no escolhemos sentir, vamos mostrar generosidade, porque queremos ser generosos. Em suma, esta virtude um esforo. Ele tambm exige que sejamos livres, que deixar de ir: "O homem generoso no prisioneiro de suas emoes ou de si mesmo, pelo contrrio, ele dono de si mesmo e por esta razo no faz nem procura desculpas. (...)

Para ser generoso necessrio ser livre de si mesmo, das prprias aes mesquinhas e pequenas posses, um pouco de ressentimentos e cimes. " Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.94-95. Generosidade existe onde o amor no faz presena. H algo mais fcil do que dar quando se ama? Isto verdade para todas as virtudes.Amor incondicional, amor indiscriminado no algo simples que os mortais possam experimentar. Ento, ao invs, ns tentaremos nosso melhor para cri-lo. Spinoza escreve: o amor o objetivo, a generosidade o caminho para ela" (p.93). "Generosidade o desejo de amor (...) Amar o amor alegrar-se com a idia de que o amor existe ou vai existir, mas tambm uma forma de se esforar para fazer o amor acontecer e esse esforo a prpria generosidade: Eu estaria inclinado a dizer que quem quer ser generoso est se esforando ao amor e agindo nesse sentido. Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.101. 8. Compaixo. A compaixo a "participao no sofrimento dos outros" (p.105). Como tal, muito doloroso para experiment-la com outra pessoa e humilhante para provoc-la em outros. Para melhor compreender a compaixo, no devemos confundi-la com simpatia, que no discrimina, nem piedade, que, levada ao extremo, pode ajudar a justificar a crueldade, que implica outra forma um sentimento de superioridade na pessoa que o sente. A simpatia a capacidade de sentir a mesma coisa que outra pessoa, independentemente do valor desses sentimentos. perfeitamente possvel que voc simpatizar com a emoo do carrasco, por exemplo. Mas simpatia com crueldade a prpria crueldade. No entanto, a compaixo, que uma das formas simpatia toma, faz uma clara distino: "Compartilhando no sofrimento do outro no significa que haja uma aprovao no que quer que aes boas ou ms razes ele tem para o sofrimento, isso significa que algum se recusa a considerar qualquer sofrimento como uma questo de indiferena ou qualquer ser vivo como uma coisa". Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.98.

Por exemplo, pode-se sentir compaixo pelo sofrimento causado pela inveja, mas no tolerar a inveja em si. Compaixo no pena tambm. "Onde pena abstrata, loquaz e generalizante, a compaixo concreta, em silncio, e especfica" (p.106). Pena capaz de se relacionar com o sofrimento de todo um grupo, enquanto que a compaixo s funciona numa base caso-a-caso. Pena, portanto, capaz de justificar ainda mais a violncia ou crueldade em resposta s causas do sofrimento, enquanto que a compaixo no pode, porque ela se sente para quem sofre, independentemente de que lado eles esto. Piedade tamb m implica um desequilbrio entre a pessoa que sente e seu objeto: "Compaixo sempre implica, parece-me, um certo grau de desprezo, ou pelo menos um sentimento de superioridade por parte da pessoa que a experimenta. (...) A compaixo, ao contrrio, um sentimento horizontal, que s faz sentido entre iguais, ou melhor ainda, realiza essa igualdade entre as pessoas que sofrem e que a pessoa ao seu lado, que se torna igual a ele, compartilhando seu sofrimento ". Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.114-115. Por ltimo, mas no menos importante: a compaixo um sentimento e, como tal, no um dever. Mas ns temos a responsabilidade de educar e desenvolver nossa capacidade de sentir, porque a compaixo mais realista do que um sentimento de amor ", que nos permite passar de um reino para o outro, desde o reino emocional para o reino tico, a partir de o que sentimos com o que queremos, do que somos ao que devemos fazer "(p.108). 9. Misericrdia. "Misericrdia, como eu tomar esta palavra a dizer, a virtude do perdo - ou melhor ainda, a sua verdade" (p.112). Mas o que o perdo? No apagar o errado, porque ningum pode mudar o passado, nem esquec-lo, porque, como voc ir permanecer fiel a quem j foi injustiado, e como voc ir proteg-lo e mesmo se voc esquecer algum injustiado por voc? O perdo, que o oposto do ressentimento, sinaliza o fim do dio. "Como a prudncia, a misericrdia uma virtude intelectual, pelo menos ele comea assim e assim permanece por algum tempo depois disso. Misericordia exige que entender uma coisa. (...) Para perdoar aceitar. No, a fim de parar de lutar, claro, mas a fim de parar de odiar. (...) A pessoa que perdoa, sabendo muito bem como libertou os culpados ir suporta-la sem vacilar ressentimento, fazendo a graa de compreend-los,

dispensando-os, e perdoando-os por existir e ser o que so. O bastardo, afinal, escolheu livremente a ser um? " Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.121-122. O objetivo, diz ele, livrar-se de dio em seu corao, uma vez que nem sempre possvel livrar-se dela em outra pessoa, e "para evitar tornar-se seu cmplice, bem como a sua vtima" (p.122). Assim, a compreenso, as razes para o dio desaparecer, e ainda h mais nada a perdoar. Enquanto ainda podemos lutar contra, ou punir, "o momento muito perdo oferecido, ele abole-se em misericrdia" (p.126). Misericrdia a compreenso e aceitao. Ele no tem que se traduzir em abandonar a luta, mas ajuda a transformar a vingana em Justia.

10. Gratido. Gratido, diz Comte-Sponville, uma alegria que prolonga a outra: a alegria de receber (p.126). "Agradecer dar, para ser-mos meios graciosos para compartilhar. Esse prazer que devo a voc no s para mim "(p.125). Gratido requer humildade, a virtude, vamos examinar a seguir, a reconhecer que no suficiente, que no se vive por si mesmo, que a causa da alegria no interior, mas exterior. a alegria de estar vivo, o que devemos a algo ou algum: "O que certo que a gratido difere da ingratido precisamente na sua capacidade de ver no outro a causa de sua alegria (ao contrrio do amor-prprio, que v a causa de sua alegria apenas no prprio). por isso que a ingratido desonrosa e a gratido boa e nos faz bem. " Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.127. Gratido a alegria. ", portanto, o oposto do arrependimento ou saudade (que so dores de um passado que nunca existiu ou existe mais), mas tambm o oposto da esperana ou apreenso, um desejoso, o outro temente (ambos desejando e temendo) a futuro que ainda est por vir e, na verdade nunca pode ser, mas que tortura por sua ausncia "(p.129). Gratido, simples e leve, a virtude que faz amizades possvel. 11. Humildade.

Aristteles disse que a virtude "uma mdia entre dois vcios" (p.142). Ele no uma exceo para a humildade, que o ponto mdio entre a vaidade e a humilitude. Humildade, diz Comte-Sponville, difere da humilitude na medida em que ... "... No desprezo por si mesmo, ou se , desprezo informado, decorrente no de ignorncia do que somos, mas a partir do conhecimento, ou melhor, o reconhecimento, de tudo o que no somos." Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.140. A humildade um olhar honesto sobre si mesmo, em suas limitaes. Nesse sentido, de conhecimento, ao contrrio da vaidade, que crena, e falsa humildade, que o exagero de nossas imperfeies. "Humildade, como uma virtude", diz ele, " essa tristeza verdadeira de ser apenas a si mesmo." Mas esse conhecimento e aceitao no devem vir sozinhos: temos de ter misericrdia de ns mesmos. Entender o que nossas fraquezas tambm devem ser acompanhadas pela coregem , seja para super-las ou reconhecer nos outros as qualidades que no temos. "A auto aceitao - mas sem iluses" (p.143). Humildade no m conscincia, remorso ou vergonha, porque no tem nada a ver com o que fizemos no passado, mas com o que somos, e no somos mais. Por ltimo, mas no menos importante: "Humildade, a este respeito, pode muito bem ser a mais religiosa das virtudes. Como um anseio por se ajoelhar nas igrejas! Por que negar a si mesmo? Falando apenas por mim, eu diria que porque eu tenho que acreditar que Deus me criou - e que a pretenso, pelo menos, um dos que eu me libertei. O que as pequenas coisas que somos, o quo fraco e como miservel! A humanidade torna-se uma criao to pattica: como podemos acreditar que Deus poderia querer isso? Por isso, que a humildade, nascida da religio, pode levar ao atesmo. Crer em Deus seria um pecado de orgulho. " Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.140. 12. Simplicidade. "A inteligncia a arte de fazer coisas complexas a um olhar mais simples, no o contrrio" (p.146). A simplicidade uma virtude intelectual. " bom senso ou o som

julgamento (...) razo desenganado por si mesma" (p.146). Mas tambm, e sobretudo, um ene espiritual: "A simplicidade espontaneidade, a improvisao alegre, desinteressada, desprendimento, um desdm para provar, vencendo, impressionando. (...) Para ser simples, ento, prciso esquecer de si mesmo, e isso que faz com que simplicidadeja s uma virtude: no o contrrio do egosmo, que a generosidade, mas o contrrio do narcisismo, a pretenso, a auto-importncia ". Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.153-154. O simples no se preocupa consigo mesmo, mas com a realidade. Simplicidade no estupidez e seu oposto "no o complexo, mas o falso" (p.142). Falsificando simplicidade, por exemplo, no se est a ser simples. a virtude em que todos os outras se tornam realidade: misericrdia falsificada no misericrdia. A este respeito, melhor ser simplesmente impiedoso do que falsamente misericordioso. "A simplicidade a verdade das virtudes e defeitos desculpaveis: faz a graa dos santos e o encanto dos pecadores." Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.154. No a virtude dos filhos, tambm.A Simplicidade aprendida, ao longo de anos de derramamento de camadas narcisistas constritivas. a "liberdade, leveza, transparncia" (p.151). A simplicidade nos permite ser livres de nossos egos, sermos espontneos e lcidos, no nos levado muito a srio. 13. Tolerncia. A tolerncia uma virtude "menor", mas necessria. Trata-se de opinio, no a verdade - que no precisa convencer ningum de que ela , e , portanto, livre. Referese nossa capacidade de lidar com as opinies que se opem nossa. Em um mundo ideal, seria o respeito, o amor, mas para estas virtudes muitas vezes somos incapazes. "Polidez", "pena", "indiferena" (nas palavras de Louis Prat) ou um sentimento de superioridade podem desempenhar um papel na atitude do tolerante. Para tolerncia a permanecer uma virtude, ele deve ter limites claros, pois o intolervel existe. Onde est o limite? "Moralmente intolervel sofrimento dos outros, a injustia e a opresso, quando poderiam ser evitados ou combatidos por meio de um mal menor. Politicamente

intolervel qualquer coisa que realmente ameace a liberdade, a paz ou a sobrevivncia de uma sociedade. (...) Qualquer ameaa tolerncia , portanto, tambm politicamente intolervel, desde que a ameaa no seja simplesmente a expresso de uma posio ideolgica - que pode ser tolerada -, mas perigo real -. Que deve ser combatido, se necessrio atravs da fora " Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.163. A este respeito, deve ser feita meno ao fanatismo e totalitarismo. Como dissemos anteriormente, a verdade escapa da tolerncia: "A verdade no obedece, como Alain nos lembra, o que a torna livre. Nem dar ordens, e que nos torna livres "(p.165). importante notar que a verdade e o bem so coisas muito diferentes. A verdade no deve governar, porque exclui todo o debate, e isso o stalinismo ou qualquer religio que defina como um pecador ou algum infiel quem no se curva s suas regras, como reveladas por Deus: "Todo crente, no entanto convencido de que ele est certo, tem que reconhecer que ele no pode provar que a sua posio no diferente da de qualquer dos seus adversrios, que esto to convencidos de que ele e como incapaz de convenc-lo." Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.165. Entre catlicos, protestantes, muulmanos, judeus e ateus da mesma forma a preocupao: "o que o secularismo se no a tolerncia como uma instituio?" (P.167). por isso que uma sociedade funcional, numa democracia, deve dar espao para uma variedade de opinies, no importa o quo ridculo. E ns devemos tolerar, porque o mnimo que podemos fazer. 14. Pureza. "A pureza o amor sem cobia" (p.182). Em outras palavras, a virtude de quem ama, livre de auto-interesse. Quando se refere ao sexo, a pureza no puritanismo ou a castidade, porque quando o desejo "aceito e compartilhado" (p. 177), podemos esquecer de ns mesmos, nos perdemos em um momento de profundo prazer, e dar-nos um ao outro completamente. Amantes que tratam uns aos outros com respeito so mais puros do que aqueles que julg-los: "A pureza nunca pode ser absoluta, a pureza uma certa maneira de no ver o mal onde no existe o mal a ser visto. Uma pessoa impuro v o mal em toda parte e tem

prazer no fato. Uma pessoa pura v nada mal, ou melhor, v-lo apenas quando ele existe - em selfisness, crueldade, maldade - e isso entristece-lo. " Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.177. Tem a ver com o que est em nossos coraes. Um violento, amor possessivo, um desejo que s pretende certificar-se de que trata o outro como seu objeto, no pode ser puro: "O amor que toma impuro, o amor que d ou contempla puro" (p.177). uma virtude impossvel, porque estamos to conflituoso. O amor-prprio no uma coisa m em si mesma ("amars o teu prximo como a ti mesmo"), mas preciso saber os limites: "Uma coisa no cometer o mal para o bem do mal, apenas por uma questo de prazer, o que uma boa. O que corrompe a "pureza de motivos", para usar a terminologia de Kant, novamente, no o corpo ou alguma vontade maligna (que desejam o mal pelo mal), mas o querido 'eu' que sempre vm enfrentando. " Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.178. uma virtude sobre as intenes. Pureza em seu corao significa que voc sabe que "nada impuro em si mesmo", e voc no tem medo. No, se voc adora o seu trabalho e transform-lo em uma misso, no se voc e seu amado decidem entrar em paixo crua. Ao meio-dia. Em um espao pblico. 15. Gentileza. Gentileza a fora pacfica: " o oposto de guerra, crueldade, brutalidade, agressividade, violncia" (p.178). Embora muitas vezes associado com a feminilidade, ela no de forma exclusiva das mulheres, e no existe uma maneira muito masculina de ser gentil. a virtude de quem faz tudo em seu poder para evitar fazer mal, mesmo que ele est fazendo o bem (porque vamos enfrent-lo, existem formas duras e desajeitadas de fazer o bem). Mas, como todas as virtudes discutidas anteriormente, ela deve atender a critrios e limites, a fim de permanecer assim, e no tornar-se covardia, omisso ou preguia. Gentileza, como o domnio de si mesmo, como "a virtude da flexibilidade, pacincia, dedicao, capacidade de adaptao" (p.188), depende das circunstncias e, como tal, no pode ser absoluta: "... A no-violncia, se levado ao extremo, que nos probe de lutar eficazmente contra a violncia criminosa ou brbara, no apenas quando ele est destinado a ns,

mas tambm quando ele atinge os indefesos e os inocentes. (...) Devemos fazer uma clara distino, portanto, entre os pacficos, que esto dispostos a defender a paz, mesmo com o uso da fora, e os pacifistas, que se opem guerra em qualquer circunstncia e contra qualquer pessoa. " Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.190-191. No existe tal coisa como apenas raiva e um uso justificado de violncia. Em consequncia, a mansido no deve tornar-se um "sistema", mas sempre temperada pela prudncia (que,lembra, nos ajuda a praticar as virtudes de inteligncia). Gentileza no apenas humana, mas apenas por cultiv-la podemos nos tornar mais humanos. Ele nos ajuda a reconhecer os momentos em que a violncia no se justifica. 16. Boa-f. A boa-f o amor de verdade. Ela difere de sinceridade na medida em que vai alm de ser sincero com os outros. Como uma virtude, que exige que esclarecer nossa relao com a verdade: preciso saber quando e como ser sincero com os outros, mas tambm, e fundamentalmente, que nunca estejamos a mentir para ns mesmos. Devemos crer que o que diz a verdade no sincero. Mas devemos sempre, sem exceo, dizer a verdade? No, diz Comte-Sponville, por transform-la em um absoluto vira fanatismo (ver tolerncia). Enquanto a sinceridade uma virtude, sem pensar que imprudente. "Estupidez" (contando a Gestapo voc est protegendo um judeu) e "suicdio" (colocando sua prpria vida em perigo, porque a mentira ruim) no so virtudes, acrescenta, e por isso que devemos ser prudentes (espertos) o suficiente para sabe quando a mentir ou omitir a verdade: "Que tipo de virtude to egocntrica, to preocupada com o prprio pedao de integridade e dignidade, que para preservar-se est preparada para entregar uma pessoa inocente a assassinos? O que esse dever que no tem prudncia, compaixo e caridade nele? Mentir uma ofensa? Claro que , mas assim a dureza de corao, e uma mais grave um para isso! " Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.203. A verdade s boa na medida em que no colocada acima da Justia, a compaixo, a generosidade" ou "amor" (p.204). Ningum deve faz-la assim. Isso, no entanto, no significa que voc no deva ser honesto com a pessoa que est morrendo

sobre a gravidade de sua condio quando eles perguntam isso. Lucidez seu direito e voc no deve lev-la para longe deles, especialmente quando isso significa dar-lhes uma falsa esperana. Ns, no entanto, no recebemos um passe livre. No caso do egismo, boa-f como uma virtude deve ser tratada como uma necessidade absoluta, porque nada vai justificar que ns mintamos para ns mesmos. No fazer isso seria covarde e / ou narcisista. Colocando o nosso prprio ego acima da verdade "m-f", que, de acordo com Sartre, uma "ameaa permanente para a conscincia." Esforar-se para as nossas prprias verdades "um esforo, uma demanda, uma virtude." Por ltimo, a boa-f uma virtude intelectual, a virtude do conhecimento. a virtude do filsofo em que ele "algum que, quando se trata de si mesmo, pelo menos, define a verdade acima de todas as coisas, acima de honra ou poder, felicidade ou sistemas, e mesmo virtude ou amor. Ele preferia saber que ele o mal do que fingir que ele bom "(p.209). Para uma pessoa que busca a sabedoria... "O amor da verdade mais importante do que a religio, a lucidez mais preciosa do que a esperana e boa-f mais vlido e mais valioso do que f. (...) A boaf o esprito da mente, que prefere a sinceridade ao engano, o conhecimento iluso, riso a solenidade. " Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.209-210. 17. Humor. "O humor a polidez do desespero", disse Boris Vian (p.211). Ser agraciado com um senso de humor significa que somos capazes de rir com o que mais ama (ns mesmos e tudo perto de ns) e os nossos pequenos dramas. " auto-reflexivo" e muitas vezes "agridoce" (p.215): "O que ns amamos sorrindo ns amar melhor, de uma forma mais leve, mais inteligente e, portanto, mais livre. (...) [Humor ] Simpatia na dor, no abandono, fragilidade, angstia, futilidade, na insignificncia universal de todas as coisas. " Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.218. Ironia, por outro lado, uma arma, e cria um abismo entre ns e tudo o que desprezamos: zombar de ns outros, enquanto ainda levando-nos a srio. No que a ironia no til s vezes (), mas s o humor uma virtude.

Quando as coisas ficam difceis, quando atingiu um muro, quando no podemos fazer sentido de tudo, humor nos ajuda atravs dela, ela nos ajuda a aceit-lo. "Humor uma espcie de luto (...) Ele transforma a tristeza em alegria (e, portanto, o dio em amor e misericrdia, como Spinoza diria), se transforma em comdia a desiluso, desespero em alegria. (...) O humor a ambivalncia, contradio, fratura, mas aceitou, superado, transcendeu, e transforma ". Pequeno Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1999-Traduo de Eduardo Brando ), p.216. Simplificando, "onde as feridas da ironia, humor cura." O que isto significa que ns podemos brincar com qualquer coisa que quisermos, qualquer coisa, desde que nos inclumos nele, desde que usam o humor - o que humilde, generoso, valente, misericordioso - e no a ironia - que zomba de tudo, mas em si e s procura prejudicar. Tem menos a ver com o que dizemos que com que inteno, e como dizemos. Humor "neutraliza o dio, a raiva, o ressentimento, o fanatismo, os sistemas totalizantes do pensamento, a mortificao, e at mesmo ironia." Isso nos ajuda a manter as coisas em perspectiva e ver a roupa nova do imperador. Uma armadilha: cultivar humor por causa do humor, transformando-se em um sistema ou uma religio " tanto trair e trair a falta dela" (p.215). Us-lo como um mecanismo de defesa ou para se fazer uma boa aparncia e deixa de ser uma virtude. Humor, ironia ao contrrio, no se leva a srio, ento no vamos pervert-la.

You might also like