You are on page 1of 5

Boa noite, ouvintes da rdio universidade.

Sou Gabriel Biscaglia, aluno do curso de msica, bacharelado em violo da UFSM e inicia mais um programa msica em pauta. Esta noite ouviremos uma obra do compositor alemo Ludwig van Beethoven. Ludwig van Beethoven nasceu na cidade alem de Bonn em 16 de dezembro de 1770 e, ao lado de Haydn e Mozart, foi um compositor da escola Vienense. Pertence ao perodo de transio entre o perodo clssico e romntico da histria da msica, e considerado um dos pilares da msica ocidental pelo incontestvel desenvolvimento, tanto da linguagem, como do contedo musical demonstrado em suas obras, sendo um dos mais respeitados e influentes de todos os tempos. Seu pai era tenor na corte local e era uma pessoa de carter difcil, muito severa e com tendncias para o alcoolismo, que assombrou a infncia do filho tentando transforma-lo num menino prodgio semelhante a Mozart. Teve seus estudos iniciais ainda em Bonn. Aos nove anos de idade teve como professor Christian Neefe(x) (organista da corte), e aos 14 anos j era o segundo organista da corte. Foi enviado a Viena para estudar com Mozart (onde no obteve muito sucesso). Voltou a Bonn para estudar literatura e filosofia alem. Conheceu Haydn, que visitava a cidade e, impressionado com o jovem, aceitou Beethoven como seu aluno em Viena. Tornou-se ento um pianista virtuoso, cultivando admiradores, os quais muitos da aristocracia. J com uma slida reputao como pianista, comps suas primeiras obras-primas: as Trs Sonatas para Piano Op.2.

Foi em Viena, por volta de 1796, agora com 26 anos, que lhe surgiram os primeiros sintomas de surdez, o que lhe transtornou bastante o esprito e o levou a isolar-se e em meio a profundas depresses. Entre 1796-78, com a publicao das sonatas para piano Op. 7 e 10, atingiu sua verdadeira genialidade. Em abril de 1800, estreiou sua Primeira Sinfonia. Posteriormente, entre 1802 a 1804, escreveu e estreou sua Terceira sinfonia (entitulada Eroica), uma obra sem precedentes na histria da msica sinfnica, considerada o incio do perodo romntico. Os anos seguintes foram de extrema fertilidade criativa, onde surgiram numerosas obras primas, sonatas para piano, concertos para piano e violino, quartetos de cordas, sinfonias, aberturas e uma pera. Depois de 1812, a surdez progressiva, aliada perda das esperanas matrimoniais e problemas com a custdia do sobrinho levaram-no a uma crise criativa, o que faria com que escrevesse poucas obras importantes durante esses anos. A culminncia destes anos foi a Nona Sinfonia em R Menor, Op.125, composta entre 1822 e 24, considerado por muitos a sua maior obra-prima. Pela primeira vez um compositor insere um coral em um movimento de uma sinfonia. O texto cantado pelo coral uma adaptao do poema de Friedrich Schiller, "Ode Alegria", feita pelo prprio Beethoven. De 1816 at 1827, ano da sua morte, ainda conseguiu compor cerca de 44 obras musicais e de grande influncia na histria. Ao morrer, a 26 de Maro de 1827, estava trabalhando

em uma nova sinfonia, assim como planejando escrever um Requiem. Cerca de 20.000 cidados vienenses reuniram-se nas ruas para o funeral de Beethoven que ocorreu em 29 de maro de 1827. E esta noite ouviremos o Concerto para violino em R maior, op.61 de Ludwig van Beethoven. Escrito para o virtuose Franz Clemet(X), a estreia do concerto aconteceu no dia 23 de dezembro de 1806 na cidade de Viena. Contemporneo da Quarta Sinfonia, o concerto foi por muito tempo considerado intoccel pelos intrpretes. O primeiro movimento vem com a indicao Allegro ma non troppo. Uma pequena introduo aparece caracterizada por um motivo rtmico de quatro notas tocadas pelos tmpanos, que persistir por todo o movimento. Logo aps aparece a amplitude orquestral com o material temtico conciso criando um sentimento de espera sobre o qual o violino faz sua entrada. nesse momento ento que realmente aparece o primeiro tema que ser repartido, com as clarinetas e fagotes de um lado e o violino do outro. Pontos de destaque aqui so as ornamentaes do violino. Uma passagem em modo menor transforma o ambiente, prefigurando o movimento seguinte. Novamente o motivo rtmico de quatro notas aparece precedendo a reexposio dos temas. Logo aps vem uma importante passagem de destaque do solista. No final do movimento o violino executa pela primeira vez o segundo tema integralmente. Poderosos acordes terminam o movimento

Com a Orquestra Sinfnica de Londres, sob a regncia do maestro Paavo Jrvi (X), com Janine Jansen ao violino, o primeiro movimento do Concerto para violino de Ludwig van Beethoven. (msica) O segundo movimento aparece na tonalidade de sol maior e vem com a indicao Larghetto. Com um carter de romance, o movimento contruido sobre um nico tema e quase nunca deixa a tonalidade de sol maior. O movimento incia com as cordas anunciando o tema, de forma muito calma. As trompas, clarinetas e os fagotes figuram ao lado do violino como em livres improvisaes em uma atmosfera de felicidade e poesia intensa. Com a Orquestra Sinfnica de Londres, sob a regncia do maestro Paavo Jrvi (X), com Janine Jansen ao violino, o segundo movimento do Concerto para violino de Ludwig van Beethoven. (msica) O terceiro movimento um Rondo e vem com a indicao Allegro. Com uma alegria extrovertida, e at mesmo um carter um tanto popular, o movimento j inicia com o solista expondo o primeiro tema. A orquestra se encadeia em ritmo marcante, com repeties constantes do tema principal. Uma passagem de destaque em meio s repeties do tema aquela em que o violino canta liricamente na tonalidade de sol menor, sobre o apoio das trompas. Aps uma curta passagem de destaque do solista, aparece novamente o tema principal. O movimento acaba com dois vigorosos acordes.

Com a Orquestra Sinfnica de Londres, sob a regncia do maestro Paavo Jrvi (X), com Janine Jansen ao violino, o segundo movimento do Concerto para violino de Ludwig van Beethoven. (msica) Hoje ouvimos uma obra Ludwig van Beethoven. Esperamos que tenham apreciado e aproveitado nosso repertrio. Ouvintes do programa msica em pauta, gostaramos de ouvir sua opinio, critica e sugesto, entrando em contato pelo email do nosso programa: musicaempautaufsm@gmail.com Boa noite, ouvintes da rdio universidade, e at o prximo programa Msica em Pauta.

You might also like