You are on page 1of 4

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.

br

Fotossntese
As plantas so seres auttrofos. Graas presena de clorofila em suas folhas, elas so capazes de captar energia luminosa do sol e utiliz-la na sntese de molculas org nicas, !ue lhes ser"iro de alimento. #sse processo, !ue ser e$plicado a seguir, chamado de fotossntese. 6 CO ! " # O $$$$lu%$$$!$$cloro&$$$$' C6#" O6 ! 6 # O ! 6 O %s &loroplastos'

(os cloroplastos ocorre a reao da mais fundamental import ncia para a "ida das plantas e, indiretamente, para a "ida dos animais' a fotossntese. %s cloroplastos so geralmente discoidais. )ua cor "erde de"ido a presena de clorofila. (o seu interior e$iste um con*unto +em organizado de mem+ranas, as !uais formam pilhas unidas entre si, !ue so chamadas de grana.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

&ada elemento da pilha, !ue tem o formato de uma moeda, chamado de tilacide. ,odo esse con*unto de mem+ranas encontra-se mergulhado em um fludo gelatinoso !ue preenche o cloroplasto, chamado de estroma, onde h enzimas, -(A, pe!uenos ri+ossomos e amido. As molculas de clorofila se localizam nos tilacides, reunidas em grupos, formando estruturas chamadas de .comple$os de antena/.

(ase clara A fotossntese di"idida em duas fases' clara e escura. A fase clara, tam+m chamada de foto!umica, consiste na incid0ncia da luz solar so+ a clorofila A. #ltrons so li+erados e rece+idos pela plasto!uinona 1aceptor primrio de eltrons2. #stes eltrons passam por uma cadeia transportadora li+erando energia utilizada na produo de A,3. %s eltrons com menos energia entram na molcula de clorofila A repondo os li+erados pela ao da luz. A molcula de clorofila a+sor"e energia luminosa. #ste energia acumulada em eltrons !ue, por este fato, escapam da molcula sendo recolhidos por su+st ncias transportadoras de eltrons. A partir da, estes iro realizar a fotofosforilao, !ue, dependendo da su+st ncia transportadora, poder ser cclica ou acclica. #m todos os dois processos, os eltrons cedem energia, !ue utilizada para a sntese de A,3 atra"s de fosforilao 1processo em !ue adiciona um fosfato rico em energia no A-32.

(oto&os&orilao ac)clica
#sta relacionada +asicamente com a fotlise da gua 4otofosforilao cclica' % eltron sai da clorofila A, captado pela ferrodo$ina e passa por transportadores de eletrons, ha"endo nos cloroplastos. li+erao de energia, !ue ser utilizada na sntese de A,3. 5 importante citar !ue estes processos acontecem simultaneamente nos cloropastos.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

(ase escura
%corre no estroma dos cloroplastos e nesta fase !ue se forma a glicose, pela reao inicial entre o gs car+6nico atmosfrico e um composto de 7 car+onos, a ri+ulose difosfato 18-32, !ue funciona como .suporte/ para a incorporao do &%9. Ciclo de Calvin A molcula de &%9 se liga ao .suporte/ de 8-3 desencadeiando um ciclo de rea:es no !ual se formam "rios compostos de car+ono. 3ara formao de uma molcula de glicose necessrio !ue ocorram ; ciclos destes. %s tomos de <idrog0nio da gua so adicionados a compostos de car+onos, o+tidos a partir de &%9, ha"endo uma reduo de gs, com produo de glicose.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

*lantas C + % mecanismo de fi$ao do &%9 no representa o =nico, desco+erto por &al"in, utilizado pelas plantas "erdes para fi$ar este elemento. #m >?;@, foram encontradas e"id0ncias de !ue o primeiro produto fotossinttico da cana de a=car no era o 3GA de A car+onos, mas um composto de B car+onos. #ste aspecto se distingue das plantas & A nas !uais o produto intermedirio da fotossntese um composto de A car+onos, o 3GA. *lantas Canr Cm terceiro modo de fi$ao, a fotossntese com meta+olismo cido, e"oluiu independentemente em muitas plantas como os cactos. Ctiliza-se tam+m molculas de B car+onos. (estas plantas, os cidos mlicos e isoctrico acumulam-se nas plantas durante a noite e so no"amente con"ertidos em gs car+6nico na presena de luz. #ste processo claramente fa"or"el em condi:es de alta luminosidade e escassez de gua. #stas plantas dependem muito deste processo, pelo fato de seus est6matos estarem fechados durante o dia a fim de retardar a perda de gua. As clulas estomticas so as =nicas clulas epidrmicas !ue fazem fotossntese e produzem glicose. (atores ,ue a&etam a &otoss)ntese A fotossntese afetada por "rios fatores, tais como a intensidade luminosa, a temperatura e a concentrao de gs car+6nico no ar. 3or e$emplo' em uma planta mantida em um am+iente com temperatura e concentrao de &%9 constantes, a !uantidade de fotossntese realizada passa a depender e$clusi"amente da luminosidade.

You might also like