You are on page 1of 3

BIOLOGIA

POLUIO
Poluio do Ar Qumica Intensisficao do Efeito Estufa: Alguns gases como o metano e o CO2 apresentam uma interessante propriedade: deixam a luz do sol penetrar na atmosfera, mas no deixam o calor ser disperso para o exterior da Terra.Causa: a principal causa do efeito estufa a queima de combust !eis f"sseis #como o car!o e o petr"leo$ e no a de!asta%o das florestas tropicais, como muitas pessoas acreditam. &embre que as florestas so ecossistemas em cl max, em que o consumo e a produ%o de CO2 se equi!alem. 'o m(ximo, as queimadas, pela combusto de biomassa, podem ele!ar o lan%amento de CO2 na atmosfera. )ntretanto, a destrui%o de florestas tropicais pode acarretar gra!es altera%*es clim(ticas, +( que o fen,meno de e!apotranspira%o regula o clima mundial. Conseqncias: o aumento do teor de CO2 na atmosfera !em acarretando o aumento da temperatura da Terra. -ma das principais mudan%as causadas por esse aumento a mudan%a da flora caracter stica de !(rias regi*es do mundo #as plantas t.m /prefer.ncias/ clim(ticas$. -m outro fen,meno, mais catastr"fico, seria a ele!a%o do n !el do mar, de!ido ao derretimento das calotas polares. )xiste uma !ertente de bi"logos que especula que a ele!a%o do n !el de CO2 poderia aumentar a taxa de fotoss ntese mundial, tal!ez, at, aumentando a produti!idade agr cola.

Destruio da Camada de O !nio: 0( cerca de 12 3m de altitude se situa uma fina camada de g(s oz,nio #O1$. )sta camada desempen4a um papel importante ao atuar como um filtro que barra a entrada de radia%o ultra!ioleta, a qual intensa ati!idade mutag.nica. Os cloro5fluor5carbonos #C6Cs$, usados como refrigerantes #geladeiras e condicionadores de ar$, expansores de isopor, etc., atuam destruindo a camada de oz,nio, aumentando a penetra%o da radia%o ultra5!ioleta. Conseqncias: o aumento da incid.ncia de radia%o -.7. aumentaria a taxa de muta%*es nos seres !i!os, atingindo especialmente o fitopl8ncton. 9ara o 4omem, 4a!eria aumento do ndice de c8ncer #especialmente de pele$ e de cataratas. C"u#a $cida: 'os gases produzidos por f(bricas e motores #em especial quando 4( queima de car!o mineral$ so liberados para a atmosfera "xidos de enxofre #:O2$ os quais reagem com o !apor da (gua produzindo (cido sulf;rico #02:O<$, que dilu do na (gua da c4u!a e dando origem a uma c4u!a com p0 muito (cido. A c4u!a (cida gera um desequil brio nos sais minerais dissol!idos nos solos rios e lagos le!ando a morte de (r!ores e outros organismos terrestres e aqu(ticos.

'o =rasil, a mata atl8ntica extremamente afetada pela c4u!a (cida, uma !ez que muitos centros urbanos e industriais se localizam pr"ximos ao litoral. )m Cubato #:o 9aulo$ !(rios programas de reflorestamento t.m acontecido nos ;ltimos anos, a fim de proteger as encostas cu+a !egeta%o foi destru da. Alm desses efeitos, as ind;strias qu micas e os motores a exploso, lan%am diariamente toneladas de gases t"xicos, metais pesados e outras subst8ncias no ar. )xemplos: 5 c4umbo: assimilado pela respira%o. 9ossui efeitos mutag.nicos e atinge o sistema ner!oso central. 5 CO: o mon"xido de carbono atua inutilizando a 4emoglobina e diminuindo a capacidade de transporte de O2..

Colgio-Curso pH

In#erso %&rmica: )m condi%*es normais, existe um gradiente de diminui%o de temperatura do ar com o aumento da altitude #o ar mais frio em lugares mais altos$. Ao longo do dia, o ar frio tende a descer #por que mais denso$ e o ar quente tende a subir #pois menos denso$, criando correntes de con!ec%o que reno!am o ar +unto ao solo. )m algumas ocasi*es e locais #especialmente +unto a encostas de montan4as ou em !ales$ ocorre uma in!erso: uma camada de ar frio se interp*e entre duas camadas de ar quente, e!itando que as correntes de con!ec%o se formem. >essa forma, o ar +unto ao solo fica estagnado e no sofre reno!a%o. :e 4ou!er uma cidade nessa regio, 4a!er( ac;mulo de poluentes no ar, em concentra%*es que podem le!ar a efeitos danosos. -m exemplo de cidade brasileira que sofre com a in!erso trmica :o 9aulo.

Poluio do 'olo (emoo da Co)ertura *e+etal: A remo%o da cobertura !egetal promo!e a exposi%o do solo ?s intempries. A camada de 4;mus #terra rica em matria org8nica em decomposi%o$, que mais ou menos fina, de acordo com a comunidade, , ento, facilmente remo!ida 5 no processo c4amado lixi!ia%o. O solo fica, dessa forma, estril, in!iabilizando a reno!a%o da !egeta%o remo!ida. @sso fica extremamente e!idente no caso da Amaz,nia, onde a camada de 4;mus no ultrapassa 1 cm de espessura e as c4u!as so abundantes. A aus.ncia de !egeta%o acelera, ainda, o processo de eroso do solo. A c4u!a arrasta o solo desprotegido em dire%o ao leito dos rios, formando enormes crateras #as !o%orocas$ e le!ando ao assoreamento dos rios. 'as encostas, a situa%o pode pro!ocar deslizamentos com gra!es conseqA.ncias para o 4omem.

Colgio-Curso pH

Aterros 'anit,rios: O lixo urbano constitui um dos principais problemas ecol"gicos atuais. 'a sua maioria, o lixo composto por matrias org8nicas biodegrad(!eis, oriundas de restos de alimentos. Alm disso, 4( subst8ncias no biodegrad(!eis presentes no lixo, como pl(sticos e !idros. O lixo atrai ratos, moscas e baratas. Buitos desses animais, especialmente os ratos e suas pulgas, so !etores #transmissores$ de !(rias doen%as, como a peste bub,nica e a leptospirose. Outro incon!eniente do lixo o de sofrer um processo de liquefa%o quando decomposto, formando um caldo escuro e (cido, denominado chorume. 'os grandes lix*es e aterros sanit(rios esse l quido se infiltra pelo solo, podendo atingir o len%ol fre(tico, contaminando lagos, rios ou mesmo ou mar. 'o Cio de Daneiro, os dep"sitos de lixo da =aixada 6luminense e do Ca+u lan%am toneladas de c4orume na ba a de Euanabara.

Poluio -or 'u)st.ncias (adioati#as Atualmente existe uma enorme preocupa%o com rela%o ?s subst8ncias radioati!as. Alm dos poss !eis acidentes nucleares, o lixo radioati!o constitui5se de um enorme problema. Buito frequentemente de+etos radioati!os so acondicionados em containers e lan%ados no mar, em suas regi*es mais profundas. )xiste, porm, risco de !azamento de subst8ncias radioati!as para o meio. A radia%o muito perigosa, como todos sabem, de!ido ao seu

alto poder mutag.nico. Alm disso, a percep%o da contamina%o dif cil, uma !ez que ela no tem c4eiro, cor ou gosto.

Colgio-Curso pH

Poluio /iol0+ica A inter!en%o do 4omem nos ecossistemas naturais !em tambm causando o descontrole nos equil brios populacionais. @n;meros exemplos, como o uso de defensi!os agr colas #que exterminam predadores naturais e selecionam espcies resistentes$, a introdu%o de espcies em ecossistemas isolados #a Austr(lia um bom exemplo$. As ati!idades 4umanas esto reduzindo enormemente a di!ersidade de espcies de organismos !i!os encontrados em nosso planeta #c4amada de biodiversidade$. Bil4ares de espcies de animais, plantas e outros seres !i!os +( foram extintos pela a%o direta ou indireta do ser 4umano. Bais importante do que a a%o predat"ria direta do 4omem, a destrui%o dos ecossistemas naturais, substitu dos por pastagens e la!ouras, que le!a in;meras espcies de macro e microorganismos ? extin%o. @sso representa no s" uma perda de !alores espirituais, estticos e tur sticos, mas tambm ao desaparecimento de fontes de no!os remdios, substancias qu micas e alimentos produzidos por esses organismos, os quais so destru dos antes mesmo de serem con4ecidos e utilizados pelo ser 4umano. O estabelecimento de reser!as, (reas de preser!a%o e uso mais racional dos ecossistemas fundamental para a preser!a%o da biodi!ersidade. Prof Helosa Ceclia Agudo Simes Con"ea um -ouco mais so)re o assunto: )strutura dos cromossomos BendelFeb 5 9(gina sobre Bendel Eenetics FFF Cesources On T4e Origin Of :pecies ... bG C4arles >arHin

Texto gentilmente cedido por Ricardo Soares

http://www.seruniversitario.com.br/

You might also like