You are on page 1of 5

1 Fase - O conhecimento cientfico

Planejando a rota

A cincia no de maneira nenhuma neutra.

O conhecimento cientfico surge no apenas da necessidade de encontrar solues para os problemas de ordem prtica da vida diria, mas da necessidade que temos de fornecer explicaes sistemticas que possam ser testadas e criticadas atravs de comprovao emprica. Como os problemas cientficos vm das demandas sociais e econmicas da poca em que eles surgem, a cincia no de maneira nenhuma neutra. A humanidade sempre buscou, desde seus primrdios, meios para entender e interagir de forma mais eficiente com o meio que a cerca. Povos pr-histricos e vrias civilizaes obtiveram xito na soluo de diversos problemas prticos e tericos como as tcnicas de plantio, a criao de sistemas numricos e as grandes navegaes. Esse conjunto de vitrias das cincias, j que, etimologicamente esta palavra est vinculada idia do conhecimento ou saber.

Evoluo do conhecimento cientfico.

Na antiguidade, o conhecimento se debate na separao entre mithos e logos, efetuado pelos pr-socrticos. A razo tem um perodo de afirmao, mas logo se depara com um novo perodo obscuro, o feudalismo, e na Idade Mdia a f retoma o lugar de primazia para explicar os problemas da poca. Um perodo muito relevante para a cincia est na passagem da escolstica para a renascena. Fundamentalmente a escolstica admitia somente os mtodos clssicos (dialtica, lgica) como via legtima para a obteno do conhecimento.

Baslica de So Pedro, Vaticano. A Igreja foi, durante muito tempo, considerada detentora do conhecimento baseado na f. A retomada da matemtica como critrio e ferramenta terica realizada durante a renascena, ou renascimento, marcou a revivificao da cincia e mais do que isso, sua pluralizao em fsica, biologia, qumica. A noo de cincia, tal como a temos hoje, s vai assumir um formato prximo do atual a partir do movimento cultural europeu chamado Renascimento.

Ensino Mdio - 1 Fase - TEMA: O CONHECIMENTO CIENTFICO

Os filsofos pr-socrticos so, como sugere o nome, os filsofos anteriores a Scrates. Contudo essa diviso se d mais propriamente devido ao objeto de sua filosofia em relao novidade introduzida por Scrates, do que a cronologia - pois que, temporalmente, alguns dos ditos pr-socrticos so contemporneos a Scrates, ou mesmo posteriores a ele (no caso de alguns sofistas). Primeiramente esses filsofos, tambm chamados de "naturalistas" ou filsofos da physis (natureza entendendo-se este termo no em seu sentido corriqueiro, mas como realidade primeira, originria e fundamental, ou o que primrio, fundamental e persistente, em oposio ao que secundrio, derivado e transitrio), tinham como escopo especulativo o problema cosmolgico, ou cosmo-ontolgico, e buscavam o princpio (ou arch) das coisas. Num segundo momento, com tal problemtica entrando em crise, surge a sofstica, e o foco muda do cosmo para o homem e o problema moral.

Ensino Mdio - 1 Fase - TEMA: O CONHECIMENTO CIENTFICO

O feudalismo foi um modo de organizao social e poltico baseado nas relaes servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadncia do Imprio Romano. Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei dava-as para eles. Os camponeses cuidavam da agropecuria dos feudos e em troca recebiam o direito a um pedao de terra para morar e tambm estavam protegidos dos brbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedgio, exceto quando iam cuidar das terras do Senhor Feudal. A sociedade feudal era composta por trs estamentos (trs grupos sociais com status fixo): o Lord, a nobreza, os camponeses e os Vassalos. Apresentava pouca ascenso social e quase no existia mobilidade social (a Igreja foi uma forma de promoo, de mobilidade). O clero tinha como funo oficial rezar. Na prtica, exercia grande poder poltico sobre uma sociedade bastante religiosa, e o conceito de separao entre a religio e a poltica era desconhecido. Mantinha a ordem da sociedade, evitando, por meio de persuaso e criao de justificativas religiosas, revoltas e contrataes camponesas.

Ensino Mdio - 1 Fase - TEMA: O CONHECIMENTO CIENTFICO

Renascimento ou Renascena so os termos usados para identificar o perodo da histria da Europa aproximadamente entre fins do sculo XIII e meados do sculo XVII, quando diversas transformaes em muitas reas da vida humana assinalam o final da Idade Mdia e o incio da Idade Moderna. Apesar de estas transformaes serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, poltica e religio, caracterizando a transio do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas cincias. Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorizao das referncias culturais da Antiguidade clssica, que nortearam as mudanas deste perodo em direo a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari j no sculo XVI, mas a noo de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicao do livro, de Jacob Burckhardt, A cultura do Renascimento na Itlia (1867), no qual ele definia o perodo como uma poca de "descoberta do mundo e do homem. Apesar do grande prestgio que o Renascimento ainda guarda entre os crticos e o pblico, historiadores modernos tm comeado a questionar se os to divulgados avanos merecem ser tomados desta forma.

You might also like