You are on page 1of 2

Caso Sadia: As prticas de governana corporativa so imprescindveis ao sucesso de uma organizao, tanto no curto como, e talvez principalmente, no longo

prazo. Fato que foi claramente demonstrado no caso Sadia, onde essas prticas no foram realizadas de forma efetiva e surpreendida por uma crise veio a desmoronar. Um caso de conflito de interesses, omisso de informaes, negligncia de providencias e atitudes.

Escolhido para ser o bode expiatrio da Sadia, o diretor financeiro afastado da Sadia fez declaraes interessantes: Os instrumentos financeiros de derivativos (...) tiveram papel essencial nas prticas comerciais e financeiras da Sadia e nos ltimos seis anos, foram responsveis por aproximadamente 60% do lucro da companhia. A empresa s teve lucro em alguns anos por causa da rea financeira Surpreende-me tambm o relatrio da BDO Trevisan, conforme o que li publicado na grande imprensa, considerar apenas o ano de 2008, ou seja, a histria muito recente da companhia. Quanto poltica de governana corporativa da Sadia, (...) parece -me que realmente h problemas de controle interno, j que, meses aps minha sada, a companhia decidiu modificar as estruturas de reporte. A meu ver, a deciso de me processar uma clara tentativa de isentar os demais Administradores da Sadia, que geriram a companhia junto comigo e que compartilharam as mesmas decises e as consequncias positivas delas. "Quando voc est ganhando, est todo mundo com voc. Na hora que o barco comea a afundar, a cada um por si.
Diversos pontos podem ser descritos nesse caso, como causas desse desmoronamento: Uma curiosidade o fato de seus conselheiros serem ilustres e em tese com grande know-how para o cargo, e serem coniventes com essa derrocada, tamanha competncia, teriam sido interesses conflitantes, ou excesso de auto confiana? Conflito de Interesses: Pessoas envolvidas com o sistema de gerenciamento de riscos no podem estar unicamente subordinadas aos executivos responsveis pelas operaes, devendo ser monitorados de forma independente. Falta de informao aos CEOs.

Descaso na politica financeira, caracterizado pela falta de clareza e a inexistncia da figura responsvel por ser fazer cumprir tais polticas. Falha dos comits de finana (no se reunia a seis meses), de auditoria (descaso com um relatrio que apontava possveis problema apresentado meses antes). Falta de transparncia: apontando parte dos ganhos com derivativos como operacional e no receita financeira. Gerando prejuzos a empresas e investidores. Incentivo indireto a executivos optarem por mais riscos, remunerao varivel dos gestores, com componente varivel associado a ganhos financeiros em operaes com derivativos. Esses pontos dentro de um cenrio onde a regulamentao no indicava uma padronizao de como esses instrumentos deviam ser reportados dentro das empresas foram o pano de fundo para a estratgia da Sadia, que funcionou em momentos de estabilidade econmica, mas fracassou e quebrou a empresa; mas que levou ao aprimoramento em 2008 da regulao e punies foram feitas. O auditor financeiro no foi o nico culpado. Nesta lista foram inclusos: Auditores, Bancos de Investimento, Analistas, Agencias de Classificao de Risco de Credito,

Lies que o caso nos deixa: Governana deve ser um processo contnuo, dirio e prioritrio; O sistema de governana deve funcionar e no ser meramente um quadro da administrao; Conselheiros devem atuar de forma diligente, buscando perguntas e respostas; Cumprimento de politicas corporativas deve ser incutido na pauta da administrao; A boa governana deve prestar contas aos investidor, de forma transparente, sobre resultados e riscos reais incorridos pela empresa.

You might also like