You are on page 1of 18

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

LUTO OFICIAL E HONRAS FNEBRES

Autor: Fredolino Antnio David / E-mail: fred.david1947@gmail.com / Rua: Antonio Mattos Areas, 119. CEP 88075-260 Balnerio Florianpolis SC.

1. O LUTO E AS HONRAS FNEBRES

Conceituao Segundo o mestre Aurlio luto, do latim luctu, o sentimento de pesar ou dor pela morte de algum; os sinais exteriores de tal sentimento, em especial o traje, quase sempre preto, que se usa quando se tem luto; o tempo durante o qual se usa luto; e tristeza profunda, consternao ou d. Classifica ainda o luto em, luto aliviado e luto fechado. Luto aliviado seria o luto menos rigoroso aps a morte de um parente afastado, ou o que se segue ao luto fechado, quando as pessoas enlutadas se permitem usar roupas de cores sbrias, mas no alegres. Luto fechado que se guarda nos primeiros tempos depois da morte de um parente prximo, e cujo traje completamente negro. Oficial, tambm do latim officiale, o que proposto ou emana de autoridade legalmente constituda. Luto oficial portanto, o sentimento de pesar ou dor pela morte de algum, proposto por uma autoridade legalmente constituda.

Sinais exteriores de luto Os ritos funerrios e o culto devido aos mortos se confundem com a histria do homem e ajudaram a forjar a nossa cultura. A celebrao dos mortos, era uma constante no antigo Egito dos faras, um dever acima das leis humanas na antiga Grcia e Roma e nas culturas pr-colombianas da Amrica, celebrar os mortos era celebrar a vida. So semelhantes, nos povos de cultura crist, as prticas de velrio e enterro.

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 1

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

A vida moderna aboliu muitos sinais exteriores de luto. No passado nem to distante assim havia as carpideiras, mulheres mercenrias que acompanhavam os funerais chorando os mortos. At algumas dcadas atrs, nossos pais e avs quando a tristeza da morte atingia algum membro de sua famlia: os homens usavam terno e gravata de cor preta, as mulheres, longos vestidos tambm escuros. Hoje esses trajes limitam-se ao velrio e sepultamento. O hasteamento da Bandeira a meio mastro sinal exterior de luto oficial, bem como o rico e pomposo cerimonial de honras fnebres, tanto o militar como o religioso. Quem no se lembra do funeral do Papa Joo Paulo II ou ento no Brasil do Governador de So Paulo Mrio Covas? Claras e comoventes manifestaes de sinais exteriores de luto.

Consolo na elaborao do luto A morte algo difcil e chocante, mas inexoravelmente um dia ela bater nossa porta; no sabemos a hora e o dia, se vir de forma repentina ou antecedida de prolongado perodo de sofrimento. Ao nascermos a nica certeza, um dia haveremos de morrer. Quanto mais amada e admirada a pessoa tiver sido em vida mais doloroso o sentimento de pesar e saudade dos que ficam. O luto e a tristeza fazem parte da ltima despedida, pois no somos robs insensveis, mas pessoas providas de almas. Para superar a dor e a tristeza pela morte de algum se procura consolo nas crenas religiosas e na psicanlise. Todas as grandes religies e at as pequenas crenas tem seus rituais de consolo e suas justificativas e explicaes para a morte. As religies e seus rituais e a psicanlise so poderosos aliados no consolo da elaborao do luto.

RELIGIO: Em nosso meio os rituais mais conhecidos so os cristos, em especial os da Igreja catlica, como Encomendao do corpo, Missa de corpo presente, de stimo dia, trigsimo dia e aniversrio de falecimento. A Bblia Sagrada traz farta referncia ao luto e palavras de conforto. No Apocalipse de So Joo, Cap. 21, 5-8, Deus promete a renovao de tudo, pois Ele a fonte e o fim da vida. Ele d a vida a quem o desejar. E lhes enxugar dos olhos toda lgrima, e a morte j no existir, j no haver luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 2

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

passaram (Ap.21, 4). O Antigo Testamento prdigo em referncias ao luto, em especial os profetas. Alguns versculos: Fili, in mortuum produc lacrymas, et quasi dira passus incipe lamentationem (Eclo 38,16). (Filho, derrame lgrimas pelo morto, e faa luto como algum que sofre profundamente). Et fac luctum segundum meritum ejus uno die, vel duobus, propter detraction (Eclo 38,18). (Toma luto segundo o merecimento da pessoa, um ou dois dias, para evitar comentrios). Dficit gaudium cordis nostri versus est in luctu chorus noster (Lm 5,15). (Fugiu-nos a alegria dos coraes, nossas danas se converteram em luto).

PSICANLISE: Sigmund Freud ao explicar a tristeza e dor da perda de algo muito querido, faz uma correlao entre a melancolia e o luto. Explica que o luto, de modo geral, a reao perda de um ente querido, perda de alguma abstrao que ocupou o lugar de um ente querido, como o pas, a liberdade, ou o ideal de algum. Em algumas pessoas, as mesmas influncias produzem melancolia em vez de luto. Melancolia do grego melagcholia, o estado mrbido de tristeza e depresso. Os traos da melancolia so de um desnimo profundamente penoso, cessa o interesse pelo mundo externo e a capacidade de amar. Melancolia a perturbao da auto-estima. Luto, de modo geral, a reao perda de um ente querido, tornando o mundo pobre e vazio, mas sentimento esse temporrio e sem perder a auto-estima. Melancolia, as mesmas influncias; mas to prolongado que passa a ser patolgico e inexiste a auto-estima. O luto torna o mundo pobre e vazio; na melancolia o ego que se torna pobre e vazio.

2. LUTO OFICIAL

Como conceituado acima, Luto oficial o sentimento de pesar ou dor pela morte de algum, proposto por uma autoridade legalmente constituda. Via de regra

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 3

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

as autoridades que decretam luto oficial so o Presidente da Repblica, para todo territrio nacional, o Governador e o Prefeito Municipal em suas respectivas unidades federativas. Luto nacional: sempre que o Presidente da Repblica decretar e no dia de finados (2 de novembro). Luto estadual e distrital: respeitados os dias de festa nacional, e as excees legais previstas na respectiva unidade, sempre que o Governador do Estado decretar. Luto Municipal: respeitados os dias de festa nacional, e as excees previstas na legislao estadual e do municpio, sempre que o Prefeito Municipal decretar. Lutos diversos: No mbito, dos Poderes Legislativos da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, e dos Poderes Judicirios da Unio, Estados e Distrito Federal, quando decretado pelos respectivos Presidentes. No mbito das demais organizaes pblicas e privadas quando declarado ou determinado pela maior autoridade do rgo.

3. DURAO DO LUTO

perodo

normal

para

luto

nacional

de

trs

dias,

podendo

excepcionalmente, em face de notveis e relevantes servios prestados ao Pas pela autoridade falecida, ser estendido por at sete dias. No caso de falecimento do Presidente da Repblica, o luto ser de oito dias. A durao do perodo de luto estadual e municipal, depende do disposto na respectiva legislao. Por analogia segue-se o padro nacional, ou seja oito dias por falecimento do Governador e Prefeito e trs dias para os demais casos. Como Unidades autnomas, obviamente, podem ter outros critrios, desde que no haja conflitos com legislao maior. No mbito dos Poderes vale o prescrito nos respectivos regimentos, exceto o prescrito no Art. 18 da Lei n. 5.700/71, quanto ao hasteamento da Bandeira Nacional que ser por trs dias, mesmo que o perodo de luto seja superior. Para as

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 4

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

demais organizaes no h legislao especifica, recomenda-se seguir os parmetros estabelecidos para o luto oficial.

4. EXCLUSO DE LUTO

No h luto oficial e no mbito das organizaes, nos dias de festa nacional (7 de setembro e 15 de novembro). Tambm no se hasteia a Bandeira Nacional em funeral, no dia 19 de novembro, dia da Bandeira.

5. DECORRNCIAS DO LUTO OFICIAL

Hasteamento obrigatrio da Bandeira Nacional, em todas as reparties pblicas, nos estabelecimentos de ensino e sindicatos. A Bandeira Nacional fica a meio-mastro ou meia-adria. Nesse caso, no hasteamento ou arriamento, deve ser levada inicialmente at o tope. Em desfile ou marcha, ata-se um lao de crepe na ponta da lana. As demais bandeiras, bandeiras insgnias, estandartes e smbolos

permanecem tambm a meio mastro. As bandas de msica permanecem em silncio, exceto o tarol e o bombo que marcam a cadencia. O corneteiro realiza todos os toques previstos inclusive a marcha batida.

6. BANDEIRA NACIONAL E O LUTO

Conforme prescrito no Art.n. 12 da Lei n. 5.700/71, a Bandeira Nacional estar permanentemente no topo do mastro especial plantado na Praa dos Trs Poderes de Braslia, no Distrito Federal, como smbolo perene da Ptria e sob a guarda do povo brasileiro. a nica Bandeira Nacional que no ser hasteada em funeral quando decretado luto oficial. As bandeiras conduzidas em marcha ou desfile durante o perodo de luto, tero o luto sinalizado por um lao de crepe atado junto lana.

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 5

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

Durante o velrio ou parte dele e no deslocamento, o atade poder ser coberto com a Bandeira Nacional, at incio do ato de inumao; a tralha ficar na cabeceira do atade e a estrela isolada espiga direita. No sero admitidas outras bandeiras, do Estado, Municpio, da entidade a que pertencia o falecido ou de seu clube de preferncia. Caso sejam colocadas outras bandeiras, retira-se a Bandeira Nacional. Para que a Bandeira no esvoace durante o deslocamento, ela poder, caso seja necessrio, ser fixada ao atade. Antes do sepultamento, dever a Bandeira nacional ser dobrada conforme descrito na legislao militar e entregue famlia do falecido.

7. HASTEAMENTO DE BANDEIRAS EM FUNERAL

As bandeiras a serem hasteadas em funeral, ficam a meio-mastro ou a meiaadria. Nesse caso, como j frisado anteriormente, no hasteamento ou arriamento, devem ser levadas at o tope.

BANDEIRA NACIONAL - fica a meio-mastro ou meia-adria: I - Em todo pas no dia de finados e nos dias decretados pelo Presidente da Repblica luto oficial (perodo de trs a sete dias). II - Nos edifcios-sede dos poderes legislativos federais, estaduais ou municipais, quando determinado pelos respectivos presidentes, por motivo de falecimento de um de seus membros (perodo de trs dias). III - No Supremo Tribunal Federal, nos Tribunais Superiores, nos Tribunais Federais de Recursos (leia-se Tribunais Regionais Federais), nos Tribunais de Contas da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios e nos Tribunais de Justia estaduais, quando determinado pelos respectivos presidentes, pelo falecimento de um de seus ministros, desembargadores ou conselheiros (perodo de trs dias). IV - Nos edifcios-sede dos Governos dos Estados, Distrito Federal e

Municpios, por motivo do falecimento do Governador ou Prefeito, quando determinado luto oficial pela autoridade que o substituir (perodo de trs dias).

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 6

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

BANDEIRA ESTADUAL E DISTRITO FEDERAL fica a meio-mastro ou meia-adria em todo o respectivo territrio: I Sempre que a Bandeira Nacional for hasteada em funeral. II Nos dias que o Governador decretar luto estadual ou distrital. O perodo ser de acordo com a respectiva legislao, respeitado o parmetro nacional. III- Na sede dos Poderes Legislativo e Judicirio e do Tribunal de Contas, quando determinado pelos respectivos Presidentes, pelo falecimento de um de seus deputados, desembargadores ou conselheiros, acatada a legislao estadual e em consonncia com a lei federal. BANDEIRA MUNICIPAL fica a meio-mastro ou meia-adria em todo territrio do municpio: I Sempre que a Bandeira Nacional e ou a Estadual forem hasteadas em funeral. II Nos dias que o Prefeito Municipal decretar luto municipal. O perodo ser de acordo com a legislao municipal, respeitados os parmetros nacional e estadual. III Na sede da Cmara Municipal de vereadores, quando determinado pelo Presidente, por motivo de falecimento de um de seus vereadores. Perodo de acordo com a lei municipal, respeitados os parmetros federal e estadual. BANDEIRAS DE ORGANIZAES fica a meio-mastro ou meia-adria no mbito da respectiva organizao: I Sempre que as Bandeiras Nacional, Estadual e Municipal forem hasteadas em funeral. II Quando determinado pela autoridade maior da organizao, segundo costumes e cultura organizacional prprios.

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 7

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 8

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

8. HONRAS FNEBRES

Honras Fnebres so homenagens pstumas prestadas aos despojos mortais de uma alta autoridade de acordo com a precedncia do cargo que ocupava. Quando as Honras Fnebres forem militares, so prestadas diretamente por tropa armada ou no. Autoridade militar s tem direito s honras fnebres se falecida no servio ativo. As homenagens fnebres aos militares inativos falecidos consistem de acompanhamento do fretro por comisses de psames, integradas por no mnimo, trs militares da ativa. O cerimonial de honras fnebres est disciplinado no Decreto n. 70.274, de 9 de maro de 1972, em consonncia com o cerimonial militar prescrito na Portaria Normativa n 660-MD de 19 de maio de 2009, que aprova o Regulamento de continncias, honras, sinais de respeito e cerimonial militar das Foras armadas e ainda as Portarias n. 408/2000, que aprova as instrues gerais para aplicao do regulamento acima e a n. 344/2002, o Vade-Mcum de cerimonial militar do Exrcito - Honras Fnebres, ambas do Comandante do Exrcito. As Honras Fnebres quando prestadas por militares consistem de: I Guarda Fnebre; II- Escolta Fnebre; III Salvas Fnebres.

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 9

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

GUARDA FNEBRE a tropa armada especialmente postada para render honras aos despojos mortais de militares da ativa e de altas autoridades civis.

GUARDA FNEBRE

A Guarda Fnebre se posta no trajeto a ser percorrido pelo fretro, de preferncia na vizinhana da casa morturia, com a sua direita voltada para o lado de onde vir o cortejo, em local que se preste formatura e execuo das salvas e no interrompa o trnsito pblico. O efetivo da Guarda Fnebre proporcional ao nvel hierrquico da autoridade falecida; para Presidente da Repblica toda tropa disponvel, para as demais autoridades de forma escalonada por destacamentos formados por um ou dois Batalhes para Ministros, at o efetivo de uma esquadra de fuzileiros de grupo de combate, para Cabos, Marinheiros e Soldados. A Guarda da Cmara Ardente parte integrante do cerimonial fnebre, postada no local do velrio, formada por quatro sentinelas em postura marcial ladeando o atade ficando as de um mesmo lado face a face. Quanto maior a autoridade, maior a graduao das sentinelas. Para Presidente da Repblica essa guarda formada por Aspirantes da Marinha e Cadetes do Exrcito e da

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 10

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

Aeronutica, as mais altas graduaes das Foras Armadas. Para Governador do Estado a Guarda da Cmara Ardente formada por Cadetes das Foras Estaduais.

SENTINELAS DE CMARA ARDENTE


armados desarmados

ESCOLTA FNEBRE a tropa destinada ao acompanhamento dos despojos mortais do Presidente da Repblica, de altas autoridades militares e de oficiais das Foras Armadas falecidos quando no servio ativo.

ESCOLTAS FNEBRES

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 11

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

A escolta fnebre pode ser constituda por tropa a cavalo, motorizada ou a p. Os despojos mortais de praas no tm direito a escolta fnebre. A escolta para oficiais superiores, intermedirios e subalternos, forma a p e acompanha o fretro do porto do cemitrio ao tmulo. SALVAS FNEBRES destinadas a complementar as honras fnebres, so executadas por peas de artilharia, a intervalos regulares de trinta segundos. As salvas fnebres so prestadas ao Presidente da Repblica, VicePresidente, Ministros de Estado, Governadores de Estado e Distrito Federal, Comandantes Militares de Fora e Oficiais Generais. A quantidade de tiros varia de vinte e um para Presidente da Repblica, a treze para Contra-Almirante, Generalde-Brigada e Brigadeiro-do-Ar.

SALVAS FNEBRES

SALVAS FNEBRES

9. EXCLUSO DE HONRAS FNEBRES

No so prestadas Honras Fnebres por tropa militar:

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 12

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

I Quando o extinto com direito s homenagens as houver dispensado em vida ou quando essa dispensa parte da prpria famlia. II Nos dias de festa nacional (Dia da Independncia e da Proclamao de Repblica), feriados nacionais (1 de janeiro, 21 de abril, 1 de maio, 12 de outubro e 25 de dezembro) e datas festivas (19 de abril, 25 de agosto e 19 de novembro). Tambm no haver honras fnebres no aniversrio da OM. III No caso de perturbao da ordem pblica. IV Quando a tropa estiver de prontido. V Quando a comunicao do falecimento chegar tardiamente.

10. DOBRAGEM DA BANDEIRA NACIONAL (VM 09 EB)

DOBRAGEM USUAL NO CERIMONIAL FNEBRE

So necessrias duas pessoas devidamente treinadas I uma pessoa segura pela tralha e pelo lais, a outra pelo lado oposto, a bandeira dobrada ao meio em seu sentido longitudinal, ficando para baixo a parte em que aparecem a estrela isolada Espiga e a parte do dstico "ORDEM E PROGRESSO"; II - ainda segura pela tralha e pelo lais, , pela segunda vez, dobrada ao meio, novamente no seu sentido longitudinal, ficando voltada para cima a parte em que aparece a ponta de um dos ngulos obtusos do losango amarelo; a face em que aparece o dstico deve estar voltada para a frente da formatura; III - a seguir, simultaneamente cada dobrante faz quatro dobras inversamente, no seu sentido transversal, cada dobra formando um tringulo eqiltero, indo as ltimas dobras tocar o pano pela parte de baixo, aproximadamente na posio correspondente s extremidades do crculo azul que so opostas; IV - ao final da dobragem a Bandeira Nacional deve ter o formato de um retngulo, apresentar a maior parte do dstico para cima e passada para o brao flexionado de um dos dobrantes (se militares ao mais antigo), sendo essa a posio para transporte e ou entrega a outra pessoa.

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 13

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 14

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

DOBRAGEM PREVISTA NO CERIMONIAL DA MARINHA

I - segura pela tralha e pelo lais, dobrada ao meio em seu sentido longitudinal, ficando para baixo a parte em que aparecem a estrela isolada Espiga e a parte do dstico "ORDEM E PROGRESSO"; II - ainda segura pela tralha e pelo lais, , pela segunda vez, dobrada ao meio, novamente no seu sentido longitudinal, ficando voltada para cima a parte em que aparece a ponta de um dos ngulos obtusos do losango amarelo; a face em que aparece o dstico deve estar voltada para a frente da formatura; III - a seguir dobrada no seu sentido transversal, em trs partes, indo a tralha e o lais tocarem o pano, pela parte de baixo, aproximadamente na posio correspondente s extremidades do crculo azul que so opostas; permanece voltada para cima e para a frente a parte em que aparecem a estrela isolada e o dstico; IV - ao final da dobragem, a Bandeira Nacional apresenta a maior parte do dstico para cima e passada para o brao flexionado do mais antigo, sendo essa a posio para transporte; e V - para a guarda, pode ser feita mais uma dobra no sentido longitudinal, permanecendo o campo azul voltado para cima.

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 15

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

Dobragem da Bandeira Nacional - Cerimonial da Marinha

DOBRAGEM DA BANDEIRA NACIONAL

(formato final)

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 16

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

11. CONCLUSO

As honras fnebres e luto so manifestaes de pesar exteriores pela perda de um ente querido. So homenagens pstumas nas quais buscamos consolo. A histria nos mostra muitas e diversas culturas e a maneira de traduzirem publicamente sua dor pela perda dos seus entes queridos. As escrituras sagradas narram histerias coletivas de pesar dos Hebreus, como a morte de Moiss, cujo luto prolongou-se por trinta dias. Gregos, egpcios, romanos, incas, maias e astecas todos registram comoventes rituais fnebres. Mas sem dvida para a civilizao ocidental, a influencia maior na celebrao dos ritos fnebres vm do cristianismo; ritos esses fundamentados na esperana de uma vida eterna no paraso. Alm do luto oficial, manifestado por decretos, hasteamento de bandeiras a meio-mastro, honras fnebres, na nossa cultura esto arraigadas outros hbitos culturais e de f dos enlutados como, as oraes do enlutado, celebraes de stimo dia, trigsimo dia e aniversrio de morte, lpides sobre a sepultura e peridicas visitas ao tmulo do ente querido.

OBS: Palestra proferida aos participantes do IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE PROTOCOLO e XV CONGRESSO NACIONAL DE CERIMONIAL E PROTOCOLO, em 5 de novembro de 2008 na cidade de Campos do Jordo So Paulo.

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 17

ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO GOVERNADOR SECRETARIA EXECUTIVA DA CASA MILITAR COORDENADORIA DE CERIMONIAL

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BBLIA SAGRADA, Edio Pastoral. Editora Paulus. So Paulo. 1991. BRASIL, Constituio de 1988. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. BRASIL, Dispe sobre a forma e apresentao dos Smbolos Nacionais: Lei n. 5.700, de 1 de setembro de 1971 e suas alteraes. BRASIL, Normas do cerimonial pblico e ordem geral de precedncia: Decreto n. 70.274, de 9 de maro de 1972 e suas alteraes. BRASIL, Regulamento de continncias, sinais de respeito e cerimonial militar das Foras Armadas (RCONT): Portaria Normativa n 660-MD, de 19 de maio de 2009. BRASIL, Cerimonial da Marinha do Brasil: Portaria n 193/MB, de 22 de maio de 2009. EXRCITO BRASILEIRO, Instrues Gerais para Aplicao do RCONT (IG 10-60). EXRCITO BRASILEIRO, Vade-Mcum n. 9 de Cerimonial Militar Honras Fnebres. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio da lngua portuguesa. 2 ed. Revista e ampliada. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1986. MEIRELLES, Gilda Fleury. Protocolo e Cerimonial - Normas, Ritos e Pompas. STS Editora e IBRADEP. 2 Edio. So Paulo. 2002. MELO, Ricardo. Pecados Capitais Vaidade. Revista Voc S/A, edio 76/2008. Coluna. Editora Abril. SPEERS, Nelson. Cerimonial para Relaes Pblicas. Hexgono Cultural. So Paulo. 1984.

Secretaria Executiva da Casa Militar - Fone (048) 3665-2042 FAX: (048) 3665-2048

Pag. 18

You might also like