You are on page 1of 5

O conceito de ao penal, consoante tratado em outro artigo de nossa autoria , coube doutrina, j que o Cdigo de Processo Penal e o Cdigo

o Penal no o estabeleceram, segundo Borges da Rosa . Para alguns autores, " o direito do Estado-acusao ou da vtima de ingressar em juzo, solicitando a prestao jurisdicional, representada pela aplicao das normas de direito penal ao caso concreto" , para outros, um "direito conexo [formalmente] a uma pretenso, sendo necessria a existncia de um litgio", que se constui na fase da persecutio criminis. (grifo do autor)
[01] [02] [03] [04]

Edilson Mougenot Bonfim , concordando, sem, contudo, adotar posio definitiva sobre o tema, transcreve a lio de Frederico Marques, que a conceitua como direito de "agir exercido perante os juzes e tribunais da justia criminal". Enquanto isso o Professor Rogrio Lauria Tucci aduz que a ao a "atuao correspondente ao exerccio de um direito abstrato (em linha de princpio, at porque, com ela, se concretiza), autnomo, pblico, genrico e subjetivo, qual seja, o direito jurisdio".
[05] [06]

H quem diga que a ao nada mais do que o direito de pedido de provimento jurisdicional quando violada efetiva ou aparentemente a norma penal, momento em que nasce a pretenso punitiva do Estado (nessa ocasio, o direito de punir sai do plano abstrato e se apresenta no concreto).
[07]

Vale ressaltar que do crime nasce o direito de punir e no a ao, que preexiste ao ilcito penal, consoante lio de Frederico Marques.
[08]

Dentre as diversas conceituaes da doutrina, aquela esposada pelo Professor Rogrio Lauria Tucci aparenta ser a mais completa e a que contempla a teoria da ao adotada pelo ordenamento jurdico ptrio. Indubitavelmente, a ao penal direito abstrato, que se concretiza quando h a existncia do direito material fruto da subsuno do fato lei penal, que o torna fato tpico ; autnomo, pois independe do Direito Penal para existir no plano abstrato, pelo contrrio, preexiste ao Direito Penal; pblico, pois a ao penal sempre ser pblica, independentemente do titular da ao; genrico e subjetivo, pois a todos os membros da

sociedade assiste o direito de ver o infrator julgado e punido pelo ilcito penal cometido. Conceituado esse instituto processual penal embora tambm regulado no Cdigo Penal -, urge agora tratar da questo da classificao da ao penal em pblica e privada. As expresses "pblica" e "privada", qualificadoras das aes penais, so equivocadas, pois toda ao penal pblica, haja vista o interesse social na punio do infrator. Na realidade, o que faz a ao ser classificada em pblica ou privada a legitimidade para inici-la. O equvoco foi corrigido, parcialmente, pela Lei n. 7.209/1984, que reformou a parte geral do Cdigo Penal, ao mencionar no artigo 100 deste diploma legal "ao pblica e de iniciativa privada". Nesse sentido a lio de Mirabete ao aduzir que a diferena entre ao penal pblica e privada cinge-se legitimidade para ajuiz-la. Se promovida pelo Ministrio Pblico, penal pblica, se pela vtima ou seus representantes legais, penal privada. Ressalta ainda a revogao do artigo 26 do Cdigo de Processo Penal pelo artigo 129, inciso I, da Constituio Federal de 1988.
[09]

Guilherme de Souza Nucci , que tambm diferencia a ao penal pblica da privada sob a tica da legitimao ativa, argui que a ao penal pblica incondicionada ocorre quando o Ministrio Pblico age de ofcio, sem necessidade de demonstrao de interesse por parte da vtima, enquanto a ao penal pblica condicionada ocorre quando o Parquet depende da manifestao de vontade da vtima, por meio da representao, ou da manifestao de vontade do Ministro da Justia, por meio da requisio, para iniciar a ao penal.
[10]

Notrio, pois, que as expresses ao penal pblica e ao penal privada so equivocadas, ainda mais se consideradas ao p da letra. O correto se falar em ao de iniciativa pblica e de iniciativa privada, pois ambas tm como fator diferencial to somente a legitimidade ativa. Independente de quem for o titular da

ao penal, ser o Poder Judicirio o responsvel pelo processamento e julgamento do fato, e sendo este Poder ente do Estado, tem-se que a ao, em sua essncia, pblica. No pode, de fato, o titular da ao penal privada avocar para si o ius puniendi e processar e julgar, conforme seus ditames, aquele que, em tese, lhe ofendeu algum bem jurdico tutelado pelo direito penal. O julgamento de tal fato cabe ao Poder Judicirio. E dele participar o Ministrio Pblico na condio de fiscal da lei. Portanto, no h se falar em ao privada, considerado o termo "privado" em sua concepo prpria. Pela mesma razo, ao se fazer o raciocnio inverso, no se pode falar em ao penal pblica, tendo o termo "pblica" na concepo prpria da palavra, ressalte-se. Foroso concluir, ento, que a diferena das aes penais est na legitimidade para promov-la e conduzi-la, sendo que ela ser sempre pblica, eis que processada e julgada pelo Poder Judicirio e com a participao do Ministrio Pblico, seja como parte, seja como fiscal da lei.

REFERNCIA
BONFIM, Edilson Mougenot. Curso de processo penal. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2007. CINTRA, Antonio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 25. ed. So Paulo: Malheiros, 2009. LIMA, Marcellus Polastri. Curso de processo penal. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008, v. 1. MIRABETE, Julio Fabrinni. Cdigo de processo penal interpretado. 11. ed. So Paulo: Atlas, 2003. NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo de processo penal comentado. 4. ed. revista, atualizada e ampliada. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005. VASCONCELOS, Fernando Parente dos Santos. Ao penal.

NOTAS
1. VASCONCELOS, Fernando Parente dos Santos. Ao penal. Jus Navigandi, Teresina, ano 16, n. 2930, 10 jul. 2011. Disponvel em: http://jus.com.br/revista/texto/19516">http://jus.com.br/revista/texto/19516/ acaopenal">http://jus.com.br/revista/texto/19516">http://jus.com.br/revista/texto/195 16. Acesso em: 11 jul. 2011. 2. Apud. NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo de processo penal comentado. 4. ed. revista, atualizada e ampliada. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005, p. 121/122. 3. NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo de processo penal comentado. 4. ed. revista, atualizada e ampliada. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005, p. 121/122. 4. LIMA, Marcellus Polastri. Curso de processo penal. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008, v. 1, p. 198. 5. BONFIM, Edilson Mougenot. Curso de processo penal. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2007, p. 138. 6. Apud NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo de processo penal comentado. 4. ed. revista, atualizada e ampliada. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005, p. 121/122. 7. CINTRA, Antonio Carlos de Arajo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cndido Rangel. Teoria geral do processo. 25. ed. So Paulo: Malheiros, 2009, p. 275/276. 8. Apud NUCCI, Guilherme de Souza. Op.cit., p. 121/122. 9. MIRABETE, Julio Fabrinni. Cdigo de processo penal interpretado. 11. ed. So Paulo: Atlas, 2003, p. 133. 10. NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo de processo penal comentado. 4. ed. revista, atualizada e ampliada. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005, p. 122.
Tweet

De forma simplificada, na ao penal privada o interesse somente do indivdou, ou seja, no afetar o Estado. J na ao pblica, o interesse de agir passa a ser do povo, ou seja, do Estado. Lembre-se, Estado sempre quer dizer nao, povo e territrio.

Ao Penal Pblica: quando o titular do direito de ao o Estado, divide-se em: Ao Penal Pblica Incondicionada e Ao Penal Pblica condicionada representao e a condicionada a requisio do Ministro da Justia Ao Penal Privada: quando o titular do direito de ao o indivduo(vtima), art.30 do CPP, divide-se em: - Ao Penal Privada exclusiva - Ao Penal Privada personalssima - Ao Penal Privada subsidiria da Pblica A ao privada , pois, um direito de natureza pblica (direito de ao) que se diferencia da ao penal pblica quanto ao direito de agir, que no caso da ao privada, do particular. Taxa Comentrio

You might also like