You are on page 1of 2

AO PENAL CONDENATRIA O direito de ao vem previsto no Cdigo Penal, (artigos 100 a 106) e no Cdigo de Processo Penal (artigos 24 a 62).

Pertence ao stado, !" #$e ele det%m o direito de perseg$ir e p$nir. m alg$mas sit$a&es, o stado delega esse direito ao partic$lar (ao penal de iniciativa privada). a. CONCEITO DE AO PENAL ' % o direito de se invocar a t$tela !$risdicional do stado, o$ se!a, de pedir'l(e #$e apli#$e ao caso concreto o direito penal o)!etivo (*agal(es +oron(a), ). CONDIES DA AO PENAL ' so os re#$isitos necess"rios para #$e ocorra $m !$lgamento de m%rito na ao penal. -o tr.s/ )1. PO--01020343 567830C4 3O P 303O ' o 9ato imp$tado deve ser t:pico, o$ se!a, o pedido deve encontrar g$arida no direito. +o sendo in9rao penal o 9ato imp$tado, no estar" satis9eita essa condio. ;/ ac$sar alg$%m por torcer para o Palmeiras. < algo reprov"vel, de m$ito ma$'gosto, mas no % il:cito penal, )2. 2 =8>0*O 0+> 7 -- 3 4=07 ? presente #$ando e;istente o interesse na p$nio. -e estiver e;tinta a p$ni)ilidade, por #$al#$er ca$sa, no poder" ser o9ertada a ao penal, so) pena de re!eio, )@. 2 =0>0*0343 P474 4=07 (Alegitimatio ad ca$samB) ' s o tit$lar do direito de ao poder" promov.'la, o$ se!a, o *inist%rio PC)lico na ao penal pC)lica e o partic$lar na ao penal de iniciativa privada (a no ser por e;ceo, na ao privada s$)sidi"ria da pC)lica), c. CLASSIFICAO QUANTO LEGITIMAO PARA AGIR ' classi9icam'se em ao penal pC)lica, ao penal de iniciativa privada e ao pop$lar. 4 pC)lica pode ser CO+30C0O+434, #$ando (" condio de procedi)ilidade ' como a representao o$ re#$isio ', e 0+CO+30C0O+434, #$ando no (" essa condio de procedi)ilidade. 4 P70D434 pode ser com$m, personal:ssima, s$)sidi"ria da pC)lica, 4 4o Penal PC)lica, condicionada o$ incondicionada, tem como tit$lar o *inist%rio PC)lico. 4 P70D434 tem como tit$lar o partic$lar. 0nicia'se a ao penal PE120C4 com a denCncia rece)ida. 4 P70D434 com o rece)imento da #$ei;a'crime. 4 4FGO P +42 POP6247 % a #$e #$al#$er cidado pode interpor, como o HC, d. CARACTERSTICAS PRINCIPAIS DA AO PENAL PBLICA. -o a o)rigatoriedade, a indisponi)ilidade, a indivisi)ilidade e a intranscend.ncia. Pela primeira caracter:stica (o)rigatoriedade), e;istindo elementos pro)atrios raIo"veis, o *inist%rio PC)lico tem #$e agir. Pela seg$nda (indisponi)ilidade) o *inist%rio PC)lico no pode desistir da ao penal, nem so)re ela transigir ' a no ser nas (ipteses e;pressamente previstas em lei, como p.e;., na 2ei J.0JJKJL.

Pela terceira caracter:stica (indivisi)ilidade), seg$ndo o Pro9. >o$rin(o Mil(o, o *P. deve den$nciar todos os envolvidos na in9rao penal, salvo se presente alg$m o)st"c$lo, como ca$sa e;tintiva da p$ni)ilidade em relao a #$al#$er deles. *as se event$almente #$al#$er dos envolvidos no 9or den$nciado, sem e;presso pedido de ar#$ivamento, no signi9ica renCncia ' at% por#$e o *P no pode ren$nciar. Poder", assim, o envolvido no den$nciado ser acionado a #$al#$er tempo, incl$sive no mesmo processo, atrav%s de aditamento N denCncia. o Pro9. *ira)ete s$stenta #$e aplica'se N ao penal pC)lica o princ:pio da divisi)ilidade, pois o Orgo do *inist%rio PC)lico pode o9ertar denCncia contra $m dos envolvidos na in9rao penal, e optar por col(er mais elementos em relao a o$tro. ssa posio encontra respaldo em alg$ns !$lgados, incl$sive do ->5 e ->M. 3e acordo com a Cltima (intranscend.ncia), a ao penal no pode ser proposta contra pessoa no envolvida na in9rao penal, e. CARACTERSTICAS PRINCIPAIS DA AO PENAL DE INICIATIVA PRIVADA -o/ conveni.ncia (o$ oport$nidade), disponi)ilidade (at% a sentena), indivisi)ilidade, iniciativa da parte e intranscend.ncia. Pela primeira (conveni.ncia o$ oport$nidade), o partic$lar e;erce o se$ direito de ao de acordo com se$ interesse, con9orme o se$ 9oro :ntimo. Pela seg$nda (disponi)ilidade), o partic$lar pode e;ercer o direito de #$ei;a, se #$iser. >am)%m pode ren$nciar a esse direito o$ dei;ar ocorrer a decad.ncia. ;ercendo'o, ainda l(e % poss:vel, at% a sentena de m%rito, perdoar e desistir (perempo) da ao. 4ps a sentena, pode desistir do rec$rso. Pela terceira (indivisi)ilidade) a ao penal contra $m dos envolvidos imp&e a ao contra todos. O #$erelante no pode escol(er $m em detrimento dos o$tros. O no o9erecimento da #$ei;a contra $m dos envolvidos importa em renCncia t"cita, #$e se estende a todos. Ca)e ao *inist%rio PC)lico, #$e at$a como 9iscal da 2ei, Ielar pela indivisi)ilidade da ao penal privada (artigo 4P do CPP). >o$rin(o Mil(o entende #$e, nessa (iptese, o *inist%rio PC)lico deve aditar a #$ei;a, incl$indo os #$e (aviam sido e;cl$:dos. Pela #$arta (iniciativa da parte), o partic$lar deve promover o andamento da ao penal, tomando todas as provid.ncias para tanto. -e no o 9iIer, ocorrer" a perempo (art. 60 do CPP) o$ a desero. a Cltima (intranscend.ncia) !" 9oi analisada no tpico anterior, aplicando'se a#$i.

You might also like