You are on page 1of 2

A Suspenso Condicional do Processo

Prevista no art. 89 da lei 9.099/95, a Suspenso Condicional do Processo (SCP) uma forma de soluo alternativa para problemas penais, que busca evitar o incio do processo em crimes cuja pena mnima no ultrapassa 1 ano ( pena 1ano) quando o acusado no for reincidente em crime doloso e no esteja sendo processado por outro crime. Alm disso, devem ser observados aspectos subjetivos da personalidade do agente (o que sempre problemtico). A SCP se aplica em qualquer procedimento, e no s no sumarssimo. Assim, em crimes no considerados de menor potencial ofensivo tambm pode ser oferecida a SCP. O momento adequado para o oferecimento da SCP o do oferecimento da denncia. O Ministrio Pblico apresenta a sua proposta para o ru, caso este a aceite o juiz homologa o acordo e pode impor outras condies da suspenso (aps, claro, verificar sua legalidade e se a denncia seria recebida). Da deciso do juiz que impe condies no previstas no acordo entre as partes cabe apelao (art. 593, II, CPP). A aceitao da proposta pelo acusado no implica em confisso, reconhecimento de culpa ou de responsabilidade (exatamente como na Transao Penal). Aps a homologao, o acusado entra num perodo de prova (que pode durar entre 2 e 4 anos) no qual ele ter que cumprir certas obrigaes impostas no acordo (como proibio de freqentar certos lugares ou comparecer mensalmente em juzo, p. ex.), para ao final ver decretada a extino da punibilidade. O MP, ao oferecer a denncia em crimes que caiba a SCP, deve sempre se manifestar e fundamentar sua deciso sobre o oferecimento (ou no) da SCP, como se v nesta ementa (STJ, HC 85038, Min. Flix Fischer, DJ 25.02.2008):
PROCESSUAL PENAL. HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO ORDINRIO. ART. 218 DO CP. SUSPENSO CONDICIONAL DO PROCESSO. RECUSA DO PARQUET EM OFEREC-LA. AUSNCIA DE FUNDAMENTAO ADEQUADA. ART. 28 DO CPP. I - O Ministrio Pblico ao no ofertar a suspenso condicional do processo, deve fundamentar adequadamente a sua recusa. II - Na hiptese dos autos, a negativa do benefcio da suspenso condicional do processo est embasada em consideraes genricas e abstratas, destitudas de fundamentao concreta. Dessa forma, a recusa imotivada acarreta, por si s, ilegalidade sob o aspecto formal. Ordem concedida.

Caso, durante o perodo probatrio, o acusado seja processado por um novo delito, no repare o dano causado ou descumpra um dos termos do acordo o processo volta a correr normalmente. H motivos que obrigam a revogao da suspenso (no repara o dano ou ser processado por outro crime) e outros que permitem ao juiz decidir se revoga ou no (ser processado por contraveno ou descumprir um dos termos do acordo). Desta deciso cabe apelao (art. 593, II, CPP). No entanto, uma vez que o Brasil adota o principio da presuno de inocncia (art. 5, LVII, CF), a suspenso no deve ser revogada simplesmente em razo do acusado ser processado em outro crime. O processo no deve ser interpretado como atestado de culpa. Assim, deve ser considerada apenas a condenao transitada em julgada, como fator de revogao da suspenso.

Para entender direito tudo isso, conferir quem manja: Grinover, Magalhes e Scarance. Juizados Especiais Criminais, p. 252 e seguintes.

Leia mais: http://oprocessopenal.blogspot.com/2008/04/suspenso-condicional-doprocesso.html#ixzz1r1IfTCes

You might also like