You are on page 1of 16

DIEGESE EM REPBLICA 392d 1

Jacyntho Lins Brando 2 jlinsbrandao@ufmg.br

RESUMO Este artigo enfoca o uso do termo digesis em Repblica 392d, concluindo que no deve ser entendido simplesmente como narrativa, mas abrange outras formas de exposio conduzidas por um diegets. Ressalta ainda que a digesis, a que se reduz tudo quanto dizem mitlogos e poetas, um gnero de discurso relevante tambm para a transmisso dos lgoi socrticos, o que poderia explicar a necessidade de reexo, por parte de Plato, sobre o lgos dos poetas. Palavras-chave Plato; Narrativa; Mimese; Poesia; Dilogo Socrtico; Gneros de Discurso. ABSTRACT The article focuses on the use of the term diegesis in Republic 392d and concludes that it should not be understood simply as narrative, since it covers other kinds of accounts carried out by a diegetes. It brings out the fact that diegesis, to which everything that is said by mythologists and poets is reduced, is also a discourse genre relevant to the transmission of Socratic logoi, and that could explain why Plato has to reect upon the poets logos. Keywords Plato; Narrative; Mimesis; Poetry; Socratic Dialogue; Discourse Genres.

Este artigo parte de um estudo mais amplo, relativo s teorizaes sobre a literatura na Grcia antiga (as quais tm incio justamente com a reflexo platnica, na Repblica), levado a cabo com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq. Agradeo, em especial, a Maria das Graas de Moraes Augusto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pelas discusses que me permitiram refinar minha compreenso sobre Plato. Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte, Brasil. Artigo recebido entre 01 e 30 de setembro e aprovado entre 01 e 31 de outubro de 2007.

KRITERION, Belo Horizonte, n 116, Dez/2007, p. 351-366.

352

Jacyntho Lins Brando

A discusso sobre a lxis prpria dos poetas introduzida, na Repblica, pela seguinte declarao de Scrates: porventura tudo quanto dito por mitlogos ou poetas no digesis sobre coisas que foram, so ou sero?3 Essa denio busca dar conta do no entendimento de Adimanto sobre o que seria a lxis, uma vez que Scrates acabara de armar: Isso ento, o relativo ao lgos, tenha m; o que respeita lxis, como creio, depois disso preciso examinar e tanto o que se deve dizer (h lekton), quanto como se deve dizer (hos lekton) estar completamente examinado por ns.4 Ora, o que se deve dizer referindo-se ao que acabara de ser investigado, o lgos, ao como se deve dizer ou lxis que se aplica agora a denio de que, em se tratando de mitlogos e poetas, ela se congura como diegese.5 Trata-se aparentemente de um detalhe, porm relevante, por diversas razes. A primeira, mais imediata, por ser sobre essa base (o lgos diegtico) que Plato proceder distino dos trs tipos de lxis, a saber, nos prprios termos socrticos: porventura, ento, no com simples diegese (hapli digesei), ou com a [diegese] que vem a ser atravs de mimese (di mimseos gignomnei) ou atravs de ambas (di amphotron) que eles [mitlogos e poetas] levam a

4 5

\Ar *ouj pavnta o{sa uJpoV muqolovgwn h] poihtw~n levgetai dihvghsiV ou\sa tugcavnei h] gegonovntwn h] o[ntwn h] mellovntwn; Repblica 392d. Por comodidade e para evitar a interferncia de sentidos alheios, opto, na exposio, por termos os mais transparentes possvel (como mitlogo, diegese etc.). A lgos (discurso) e lxis (elocuo ou estilo) me referirei sempre sem traduzir as palavras gregas, fazendo apenas uma observao: se levgein corresponde a dizer, ento levxi equivale a dico, no sentido do modo como se diz algo. Tratei dessa questo, de modo geral, em BRANDO, J. L. Arqueologia da lxis. In: PERES, Ana Maria Clark; PEIXOTO, Srgio Alves; OLIVEIRA, Silvana Maria Pessa de. O estilo na contemporaneidade. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005. p. 29-39 (embora neste trabalho ainda mantenha o entendimento de dihvghsi simplesmente como narrativa, o que prejudica algumas de minhas concluses). TaV meVn dhV lovgwn pevri ejcevtw tevloj: toV deV levxew, wJ ejgwV oi\mai, metaV tou~to skeptevon, kaiV hJmi~n a{ te lektevon kaiV wJ lektevon pantelw~ ejskevyetai. Repblica 392c. Em 392b, como sorte de concluso do percurso relativo ao lgos, Scrates declara: kaiV taV meVn toiau~ta ajperei~n levgein, taV d ejnantiva touvtwn prostavxein a[/dein te kaiV muqologei~n (e coisas desse tipo proibiremos que digam, mas o contrrio disso determinaremos que tanto cantem, quanto contem). Observe-se que o mythologen est sempre em causa, neste caso em complementaridade com cantar. No tratarei aqui do problema que levanta o uso de mytholgos em 392d, restringindo-me a dar apenas duas indicaes esclarecedoras: a) em Repblica 380c, na concluso do exame que conduzir primeira lei relativa a como se devem representar os deuses (deus no causa de tudo, mas s dos bens), Scrates declara que, do modo como o fazem geralmente os poetas, no se permitir que, dentre outras coisas, qualquer pessoa, nem com metros, nem sem metros, conte mitos (mhvt ejn mevtrw/ mhvte a[neu mevtrou muqologou~nta); b) em Fdon 61b, Scrates, instado pelo sonho a dedicar-se msica, afirma que, considerando que o poeta deve, se quer ser poeta, criar (ou versificar) mitos (poiei~n muvqou) e no lgoi, e no sendo eu prprio mitlogo (muqologikov), por isso ento os mitos que tinha mo e conhecia, os de Esopo, desses pus em versos (ejpoivhsa) os primeiros que me ocorreram. Assim, a mythologa ou o mythologen pode ser tanto em verso quanto em prosa embora o exemplo de mytholgos, por excelncia, seja Esopo, que comps mythoi em prosa. Dizendo de outro modo: como a mimese diegese, o verso um trao que se pode acrescentar ao mythos, sendo, portanto, o poeta um tipo especfico do mytholgos. Concluso: todo poeta mitlogo, mas nem todo mitlogo poeta.

DIEGESE EM REPBLICA 392d

353

cabo [tudo quanto dizem]?6 A segunda razo est em que se trata do gesto inaugural da (nossa) teoria literria que, retomada por Aristteles, se revelou capaz de fornecer as balizas para a distino dos gneros numa longussima durao.7 Na esteira dessa importncia inaugural, a partir do entendimento de digesis como narrativa e de mmesis como representao que a crtica passou a postular que o que chamamos de poesia lrica e outras formas de literatura caram fora do interesse de Plato e, j que o modelo que ele inaugura conhecer grande sucesso, a lrica teria permanecido, durante toda a Antigidade, um gnero sem teorizao.8 Finalmente este o ponto que aqui interessa , a prpria palavra digesis no se registra antes de Plato, o que poderia sugerir que este a tivesse criado ou, pelo menos, que podia transportla para o ncleo de sua teoria potica como um termo no excessivamente marcado.9 Digno de nota ainda o fato de que o verbo diegesthai donde derivam digesis, digema e diegets no seja atestado antes do sculo V a.C. Nessa poca, ele entra efetivamente em cena, passando a concorrer com outras palavras que cobriam a mesma esfera semntica (a mais antiga das quais parece ser mythesthai mas no menos importante sendo tambm lgein, largamente utilizada por Herdoto). O quadro a seguir apresenta a distribuio das

6 7

\Ar ou\n oujciV h[toi aJplh~/ dihghvsei h] diaV mimhvsew gignomevnh/ h] di ajmfotevrwn peraivnousin; Repblica 392d. A retomada por Aristteles procede a uma mudana no modelo platnico de grandes conseqncias, ao deslocar seu ponto de referncia: no mais a diegese, mas a mimese. Isso embora o resultado para a classificao dos gneros no deixe de permanecer o mesmo: a) uma apangela (narrao) que se pode fazer como si mesmo e no mudando (a diegese simples de Plato); b) a que se faz tornando-se em algo outro, como Homero (a diegese que, em Plato, usa tanto de diegese simples quanto de mimese); c) finalmente, com todos os mimetizados agindo e atuando, ou seja, o drama (a diegese que vem a ser atravs de mimese). Cf. GENETTE, G. Gneros, tipos, modos. In: GARRIDO GALLARDO, M. A. Teora de los gneros literarios. Madrid: Arco, 1988. p. 188-189: Plato s considera aqui as formas de poesia narrativa, no mais amplo sentido da palavra. A tradio posterior, depois de Aristteles, ao inverter os termos, preferir dizer mimtica ou representativa: aquela que conta sucessos, reais ou fictcios. Plato exclui deliberadamente toda poesia no representativa, sobretudo o que chamamos de poesia lrica, e, com maior razo, qualquer outra forma de literatura (includa ainda toda possvel representao em prosa, como nosso romance ou nosso teatro moderno). Alm de no corpus platonicum, o nico outro registro de digesis encontra-se no corpus hippocraticum (Da dieta na enfermidade aguda 14). O carter aberto de digesis na Repblica impe, aos tradutores, uma tarefa difcil: mile Chambry verte o termo como rcit (PLATON. La Rpublique. Paris: Les Belles Lettres, 1932); Maria Helena da Rocha Pereira adota, em portugus, narrativa (PLATO. A Repblica. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1980), o que tambm a opo de Anna Lia Amaral de Almeida Prado (PLATO. A Repblica. So Paulo: Martins Fontes, 2006), bem como (em espanhol, narracin) de Antonio Camarero (PLATN. Repblica. Buenos Aires: Editorial Universitaria, 1998). Carlos Alberto Nunes opta por mais de um correspondente em portugus: relato, exposio, narrativa, narrao destaca-se, especialmente, o uso de simples exposio e exposio simples para hapl digesis, em 392d e 393d, respectivamente (PLATO. A Repblica. Belm: EDUFPA, 2000).

354

Jacyntho Lins Brando

primeiras ocorrncias de diegesthai e seus derivados nos autores que utilizam esses termos at a poca de Plato (cf. o Thesaurus Linguae Graecae):
TABELA 1 Ocorrncias de diegomai e seus derivados at a poca de Plato Prodihgevomai ejkdihgevomai ejpekdihgevomai

ajdihvghton

dihgevomai

eujdihvght

dihvghsi

dihvghma 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1

Plato Xenofonte Iscrates Lsias C. hipocrtico Esopo Andcides Antifonte Aristfanes Prdico Epimnides Herclito Herdoto Tucdides Iseu Total

47 56 11 11 6 7 4 4 2 2 1 1 0 1 1 154

3 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 6

0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2

0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1

21 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 22

186

No pretendo atribuir estatstica mais do que lhe compete: como Apolo em Delfos, ela nem arma nem nega, mas d sinais. Todavia, alguns dados so signicativos: a) a concentrao de usos pelos dois principais transmissores da memria de Scrates, a saber, Plato e Xenofonte; b) a relativa alta incidncia em

Total 71 58 12 11 10 7 4 4 2 2 1 1 1 1 1

DIEGESE EM REPBLICA 392d

355

oradores (Iscrates, Lsias, Andcides, Antifonte); c) a baixssima ocorrncia nos narradores por excelncia (Herdoto e Tucdides); d) nalmente, o signicativo uso dos termos em pauta no corpus hippocraticum. No disporei de espao para analisar cada um desses registros, motivo por que me restrinjo a salientar apenas os que me parecem mais signicativos para compreender o uso platnico. Antes de todos, o que parece mais antigo (do verbo diegemai), no fragmento DK 22 B 1 de Herclito, que cito na traduo de Schler:
Embora seja este o discurso (lgos), sempre, os homens tardam, no s antes de ouvi-lo, como logo que o ouviram; pois, mesmo que todas as coisas aconteam de acordo com este discurso (lgos), mostram-se semelhantes a inexperientes ao experimentarem tais palavras e atos que eu persigo (diegemai) segundo a natureza distinguindo cada coisa e mostrando como ela .10

Em que pese a proverbial obscuridade de Herclito e as diculdades que os fragmentos levantam em termos de interpretao (e conseqente traduo para nossas lnguas e hbitos mentais), o que interessa que a diegemai se apliquem tanto palavras quanto obras (ka epon ka rgon) e que o mesmo verbo implique, pelo menos da forma como leio o texto, uma associao com o distinguir (diairon) e com o dizer (phrzon): eles assemelham-se a inexperientes, experimentando tanto palavras quanto obras tais quais eu prprio rero, segundo a natureza, distinguindo cada uma e dizendo como . Assim, parece que diegemai supe que se separe coisa de coisa e que, a partir disso, se possa detalhar o que cada qual. Nesse contexto, a relao que a etimologia sugere interessa, j que hegomai signica conduzir, seguir na frente, guiar, capitanear e governar. Quem diegetai de fato conduz o discurso, o que suporia a separao das palavras e obras s quais ele se refere, a imposio de uma distino que torna possvel delas falar ao contrrio do que ocorre com os outros homens, aos quais escapa quanto fazem estando acordados, do mesmo modo que se esquecem do que fazem enquanto dormem (fr. DK 22 B 1). Ora, sem a ao de diegesthai, o experimentar

10 SCHLER, Donaldo. Herclito e seu (dis)curso. Porto Alegre: L&PM, 2000. p. 14-15. O tradutor explica assim sua opo ao verter diegemai: A forma verbal diegemai ou diegomai (persigo), derivada de hegmon, chefe de tropas, tem ressonncia militar. Isso no surpreende num autor para quem o conflito o pai de todas as coisas. Adversrio de Homero, Herclito apresenta-se como diegeta, narrador pico de uma campanha de que ele prprio protagonista. Por seu lado, Souza prefere o verbo discorrer, escrevendo: pois tornando-se todas (as coisas) segundo esse logos, a inexperientes se assemelham embora experimentando-se em palavras e aes tais quais eu discorro segundo (a) natureza distinguindo cada (coisa) e explicando como se comporta (SOUZA, Jos Cavalcante. Os pr-socrticos: fragmentos, doxografia, comentrios. So Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 79).

356

Jacyntho Lins Brando

(palavras e obras) assemelha-se, portanto, ao no experimentar, os contrrios se confundem e, em palavras e obras, parece faltar justamente a conduo de quem capitaneia e governa. Ao tudo vem a ser conforme o lgos parece corresponder o diegemai conforme a natureza ou, numa outra leitura possvel, o diegemai sobre palavras e obras que eu distingo conforme a natureza e declaro como cada uma . Em qualquer das hipteses permanece a idia de que diegesthai supe essa distino e declarao. Com efeito, nos textos indicados na Tabela 1, diegesthai pode apresentar as seguintes acepes: a) diegesthai um sonho (contar um sonho);11 b) diegesthai o que se viu (contar o que se viu);12 c) diegesthai acontecimentos,13 com destaque para faz-lo na Assemblia14 ou no tribunal (narrar ou descrever);15 d) diegesthai uma situao (descrever);16 e) diegesthai o modo de ser de algum (descrever);17 f) diegesthai a beleza de algum (descrever);18 g) diegesthai um carter, neste caso, o de Scrates (descrever);19 h) diegesthai performances, neste caso, as de Scrates (descrever);20 i) diegesthai uma vida (narrar e descrever);21 j) diegesthai a natureza, o corpo, a sade e a doena (expor);22 l) diegesthai as motivaes de algum num tribunal (expor);23 m) diegesthai um plano (expor);24 n) diegesthai um argumento (expor);25 o) diegesthai com algum, em uso intransitivo (conversar).26 Desses usos, valer a pena destacar trs.

11 EPIMNIDES 1, 18; XENOFONTE. Anbase IV, 3, 8. Recorde-se que este uso est em relao com o seguinte, pois o sonho se encontra na esfera das coisas vistas: literalmente, diz-se, em grego, que Xenofonte viu um sonho (nar eden) e depois o contou. 12 XENOFONTE. Anbase IV, 3, 11-13. 13 ARISTFANES. Vespas 1996; ESOPO 183, 1-3, 254; HERDOTO IV, 145; TUCDIDES VI, 54; XENOFONTE. Helnicas IV, 8, 1. 14 XENOFONTE. Helnicas I, 7, 3-5. 15 ANDCIDES. Sobre seu retorno 14; Contra Alcibades 25; ANTIFONTE. Contra a madrasta 13, 8; Do danarino 8, 2; LSIAS I, 9, 2; I, 22, 3; III, 3, 6; XIII, 4, 7; ISCRATES. Egineta IV, 10; Eutino II, 2. Um torneio comum, que poderia ser classificado no mbito dos recursos retricos, afirmar que seria longo diegesthai algo (cf. LSIAS 23, 11; ANDCIDES. Sobre a paz 9). 16 XENOFONTE. Helnicas IV, 2, 2. 17 XENOFONTE. Anbase VII, 4, 7-8. 18 XENOFONTE. Memorveis III, 11, 1-2. 19 XENOFONTE. Memorveis IV, 8, 11. 20 XENOFONTE. Memorveis IV, 3, 2-3. 21 XENOFONTE. Ciropedia I, 1. 22 HIPCRATES. Sobre os ares, as guas e os lugares 7, 1; Da dieta I-IV, 61, 1; Da inseminao, da natureza das crianas e das doenas IV, 13, 4; Das articulaes 33, 7; Das doenas do povo 6, 2, 24, 2. 23 ANDCIDES. Sobre os mistrios 117. 24 ARISTFANES. Aves 198. 25 XENOFONTE. Memorveis III, 1, 1. 26 ESOPO 301. Trata-se de ocorrncia excepcional, a que se acresce a dificuldade de datar com preciso o texto que recebemos das fbulas.

DIEGESE EM REPBLICA 392d

357

Primeiramente, os que se registram no corpus hippocraticum. Em Sobre os ares, as guas e os lugares, arma o autor que desejo discorrer sobre o restante das guas (per d tn loipn hydton bolomai diegsasthai), esclarecendo que tratar tanto das que so doentias, quanto das saudveis, de quais guas vm a ser naturalmente ms e de quantas so boas (7, 1). Como se v, est em jogo o separar e distinguir como base para o diegesthai, o que se repete em Da dieta, quando se arma que a respeito dos sofrimentos, que tipo de poder (dnamin) eles tm, exporei (diegsomai), passando-se imediatamente exposio: pois se h os que so naturais, h tambm os que se devem violncia (I-IV, 61, 1). Em Da inseminao, da natureza das crianas e das doenas, arma-se: como vejo que a fecundao no sexto dia, exporei (diegsomai), dando-se incio a uma detalhada descrio (IV, 13, 4). No livro Das articulaes procede-se a um comentrio de ordem metatextual bastante importante, quando se declara que ainda que no seja fcil relatar com preciso (atrekos diegesthai), por escrito, toda a cirurgia, deve ele [o leitor] fazer dela uma idia (hypotopesthai), a partir do que foi escrito (33, 7). Assim, ope-se, de um lado, o que se diria de um modo preciso, atravs do relato, ao que no se faz dessa forma, sendo necessrio, por isso, contar com a suposio de quem l. Encontramo-nos, com efeito, numa esfera em que a exatido com que se relata e se entende absolutamente relevante, pois o mdico deve basear-se no s no que se encontra exposto nos livros, mas, igualmente, enquanto praticante de uma tkhne, no que lhe expe o doente que tem diante de si. Em Das doenas do povo, a propsito da orientao do enfermo (he per tn nosonta oikonome) e do que lhe perguntar sobre a doena (es tn noson ertesis), arrolam-se, como instrumentos, as coisas que ele relata, quais so, como se deve compreend-las, e os discursos (h diegetai, hoa, hos apodekton, hoi lgoi, 6, 2, 24, 2). provvel que a especializao de diegesthai como fazer uma narrativa de fatos tenha se dado em uma outra esfera igualmente sensvel para a exatido das palavras: a dos tribunais. Os exemplos so inmeros e acabam por congurar lugares-comuns, como em Antifonte: a respeito dos acontecimentos tentarei relatar-lhes a verdade (diegsasthai tn altheian). Em todos os casos, diegesthai supe um relato ordenado, no sentido da norma que Hermgenes atribui a Iscrates: pois tambm Iscrates, em sua arte retrica, diz que, na exposio (diegsei), deve ser dito o fato (prgma), os antecedentes (t pr to prgmatos), as conseqncias (t met t prgma) e os desgnios (ts dianoas) (fr. 6.1, Walz) e, ainda, que se deve expor o que aconteceu em primeiro lugar, em segundo lugar e o restante seqencialmente (diegeton d t prton ka t deteron ka t loip hepomnos, fr. 10, 12).

358

Jacyntho Lins Brando

Ora, essa norma poderia aplicar-se s demais formas de digesis, mesmo as que no se aplicam narrao de acontecimentos, como no seguinte exemplo das Memorveis de Xenofonte, quando o prprio Scrates quem relata a Aristipo o episdio da escolha de Hracles entre dois caminhos: o da virtude ou o do vcio. Aps o Vcio tentar convenc-lo a escolher sua via, a Virtude retruca:
No enganarei a voc com promios lisonjeiros, mas, como os deuses estabeleceramnas, exporei as coisas com verdade (t nta diegsomai metaletheas), pois do que bom e belo nada os deuses do aos homens sem fadiga e preocupao: se voc quer que os deuses lhe sejam propcios, preciso servir os deuses; se voc quer ser amado pelos amigos, preciso beneciar os amigos; se voc deseja ser honrado por alguma cidade, preciso ser til cidade; se voc deseja ser admirado por toda a Grcia em vista de sua virtude, preciso tentar fazer bem Grcia; se voc quer que a terra lhe traga frutos irrepreensveis, preciso cuidar da terra; se voc julga dever enriquecer com os rebanhos, preciso preocupar-se com os rebanhos; se voc quer tambm pelo desejo da guerra crescer, para poder libertar os amigos e prejudicar os inimigos, preciso aprender a arte da guerra com os entendidos e exercitar como deve ser utilizada; e se voc quer tambm ter um corpo vigoroso, para que sirva mente, preciso habituar o corpo a isso e exercit-lo com fadiga e suor. (II, 1, 27-28)

Citei a ntegra do que a Virtude anunciou que exporia, para que se perceba como o contedo, neste caso, se realiza como uma srie de conselhos, articulados em forma de hipteses sobre desejos e os requisitos para sua realizao (se voc quer..., ento preciso...), ou seja, trata-se de um discurso que, sendo parentico, se volta para o futuro (e recorde-se como Plato admite que a diegese de mitlogos e poetas possa ser tambm sobre o futuro). Que se trata de digesis no parece haver dvidas, pois, to logo a Virtude fecha sua exposio, o Vcio, retrucando, fala (como diz Prdico): Medite, Hracles, como esta mulher expe (diegetai) para voc um caminho difcil e longo para a alegria; eu, de minha parte, por um caminho fcil e rpido o conduzirei felicidade (II, 1, 29). Esses exemplos, no sendo exaustivos, so todavia sucientes para permitir-nos ampliar a concepo do que seja diegesthai, termo que cobre a esfera de relatar, contar, expor em suma, discorrer, que talvez fosse a escolha mais adequada, j que o termo guarda a idia de que se procede a um percurso (conforme o correspondente latino discurrere). Uma vantagem de adotarmos essa acepo geral est em que o verbo discursare, ainda em latim, signica ir e vir, andar a correr por diversas partes, bem como discursus tem o signicado de o correr ou discorrer para diversas partes, donde discurso, dissertao, conversa. Ora, hegesthai, de que deriva diegesthai, encontra-se tambm no campo semntico dos deslocamentos,

DIEGESE EM REPBLICA 392d

359

signicando ir frente, conduzir o que tem como conseqncia ressaltar que, enquanto diegtico, o discurso um percurso, sendo o elemento mais importante de sua constituio aquele que o conduz de modo hegemnico: o diegeta.27 Tanto em Plato como em Xenofonte pode-se constatar que o diegesthai tem uma funo destacada na conservao dos ensinamentos de Scrates. Assim, por exemplo, o Econmico constri-se como uma srie de relatos distribudos em vrios nveis: a) o do narrador (voz autoral); b) o dos que dialogam (Scrates e Critobulo); c) o dos que dialogam em segundo nvel, no dilogo narrado por Scrates a Critobulo (Scrates e Iscmaco). O narrador de primeiro nvel, que, em princpio, se identica como o prprio Xenofonte, manifesta-se diretamente no breve prlogo (eu o ouvi, um dia, conversando dialegomnou sobre economia, nestes termos), mantendo sua presena atravs dos verbos dicendi (ele disse, disse Scrates, disse Critobulo) at aproximadamente o primeiro tero da obra quando ento passa a dividir a funo diegtica com Scrates, que se manifesta entremeando s suas falas e s do interlocutor, alm de pequenos trechos descritivos, tambm verbos dicendi (eu disse, ele/Iscmaco disse).28 Adiantei em outro trabalho a hiptese de que, do ponto de vista narratolgico, um dos papis de Scrates nos dilogos platnicos o de representar as funes do narrador,29 o que agora quero retomar com um pouco mais de preciso, dizendo que, se cabe a Plato, enquanto autor, o papel hegemnico de diegeta (mesmo naqueles dilogos que apresentam a forma da diegese mimtica), o que ele deseja transmitir a seu leitor que a Scrates incumbe, de fato, a conduo e no s da discusso representada, como tambm da diegese da mesma. Parece que isso vem a ser um elemento importante (tratando-se de algum que no deixou obra escrita) por duas razes: a primeira, porque, pelo que se supe a partir de Eutidemo, Teeteto, Crmides, Lsis, Repblica e Teeteto, Scrates, alm de conduzir dilogos, parece ter sido tambm um exmio diegeta de dilogos acontecidos e protagonizados por ele mesmo (o que a exposio de seu dilogo com Iscmaco, no Econmico,

27 Esses sentidos esto presentes tambm em outras palavras que compartilham o mesmo espao semntico de diegomai, como dirkhomai, diexrkhomai, deimi, percorrer, percorrer com a palavra, expor, explicar, e dixodos, trajeto, exposio, descrio (cf. FOURNIER, H. Les verbes de dire en Grec ancien (exemple de conjugaison suppltive). Paris: Librairie C. Klincksieck, 1946. p. 51, 59). 28 No interior do dilogo, as ocorrncias de diegesthai podem ser esclarecedoras: em IV, 20, o que Lisandro contou sobre Ciro a um hspede; em V, 1, com referncia ao episdio anterior, afirma Scrates: esses fatos, Critobulo, eu conto porque; em VI, 12, Scrates pergunta a Critobulo se quer que ele lhe conte seu encontro com Iscmaco; em VII, 9, Scrates pede a Iscmaco que lhe conte o que ensinara a sua mulher. 29 BRANDO, J. L. A inveno do romance. Braslia: Ed. UnB, 2005. p. 106-110.

360

Jacyntho Lins Brando

conrma por meio de um testemunho no-platnico); a segunda, porque, num ambiente em que vrios autores transmitem, oralmente ou por escrito, relatos dos dilogos socrticos, convm a Plato, que cuida de registrar no ter presenciado pessoalmente nenhum deles, dar a entender que se baseia no s na verso de pessoas bastante prximas do lsofo e dedignas (como Fdon, Cfalo e Euclides), como tambm na verso mais legtima dentre todas, ou seja, a do prprio Scrates.30 Essas so razes sucientes, acredito, para justicar a tematizao da prpria digesis no apenas como parte de um universo paralelo (o dos poetas), mas como assunto de interesse e conseqncias loscas.31 Com efeito, no dilogo platnico, o que se narra ou expe faz parte efetiva da argumentao. nesse sentido que, na Repblica, impe-se considerar a diegese de mitlogos e poetas no como uma teorizao sobre a literatura em si e por si, mas porque integra uma etapa indispensvel e necessria para o exame e a compreenso do lgos.32 Consideremos os usos platnicos do verbo e do substantivo, a partir do nmero de ocorrncias nos dilogos:

30 No se trata aqui de considerar a existncia ou no de diegese nos dilogos, j que a maior parte deles comporta esse recurso, mas de ter em vista apenas os dilogos narrados, que se distribuem por dois grupos: a) aqueles em que, aps um prlogo dialgico destinado a apresentar o narrador e o narratrio (ou narratrios), passa-se ao relato de um dilogo socrtico acontecido no passado, categoria em que se incluem, com caractersticas prprias, Protgoras, Eutidemo, Banquete, Fdon e Teeteto; b) e um segundo grupo, integrado pelo Parmnides (narrativa de Cfalo), bem como por Crmides, Lsis e Repblica (narrativas de Scrates), em que se dispensa qualquer prlogo dialgico, a narrativa oferecendo-se sem outros enquadramentos, embora, no seu curso, se conheam quem so os narradores, o narratrio permanecendo no identificado (e, por isso, podendo identificar-se com o leitor). 31 Nesse sentido, tendo em vista as passagens diegticas presentes nos prlogos dos dilogos, Desclos afirma que sua funo contribuir para a elaborao de uma fico, a de uma biografia histrica de Scrates, ou seja, a primeira histria filosfica da filosofia (DESCLOS, Marie-Laurence. La fonction des prologues dans les dialogues de Platon. Recherches sur la philosophie et le langage, n. 14, p. 15-29). 32 Essa necessidade parece especialmente relevante para o estabelecimento do tipo de lgos a ser admitido na cidade, quando se tratar de falar no mais sobre deuses e heris, mas sobre os homens, o que exige que se perfaa o percurso completo para saber-se o que a justia, a saber: a) resta tratar apenas de mais uma lei, a que diz respeito a como deve ser o lgos sobre os homens (392a); b) no momento, contudo, impossvel dizer quais sero as normas relativas a isso, porque os poetas e prosadores (logopoio) cometem os maiores erros (kaks lgousin) exatamente nessa esfera, dizendo que h muitos felizes que so injustos e infelizes que so justos, o que lhes ser proibido afirmar (392a-b); c) assim, sobre os homens, j que se deve falar deles como se deve, ser preciso esperar, antes de expressar as regras, at quando descubramos o que a justia e como ela , por natureza, vantajosa para o que a tem, parecendo ou no parecendo ele ser justo (392c). exatamente neste momento que Scrates interrompe a discusso sobre o lgos, passando a tratar da lxis. No ser necessrio ressaltar que o problema que fica em suspenso o tema de toda a Repblica, a cuja concluso s se chegar ao fim do dilogo. (Agradeo a Maria das Graas de Moraes Augusto ter-me alertado para esse aspecto.)

DIEGESE EM REPBLICA 392d

361

TABELA 2 Ocorrncias de diegomai e seus derivados nos dilogos de Plato33 Outros33 1 0 0 1 Crm. utifr. 2 0 0 2 Eutid. Banq. Grg. 0 0 1 1 Fedr. 0 0 2 2 Teet. Rep. Fd. Tim. 1 0 2 3

Dilogos dihgou~mai ejpekdihgou~mai dihvghsi Total

7 0 14 21

14 0 0 14

3 3 0 6

4 0 1 5

3 0 1 4

A mera exposio dos registros j ser suciente para indicar que a diegese constitui um recurso relevante, permitindo-nos, em benefcio da brevidade, apenas considerar os usos do substantivo, que, alm de em Plato, s se registra numa nica passagem do corpus hipocraticum:34 a) em Eutidemo 275d, a observao de Scrates a Crton garante que toda a seqncia do dilogo constituda pela diegese socrtica da apresentao dos dois sostas [O que aconteceu depois disso, Crton, como lhe poderia contar (diegesamen) bem? (). Assim, eu, como os poetas, devo comear a diegese invocando as Musas e a Memria.]; b) as duas referncias no Timeu indicam que o amplo discurso cosmolgico de Scrates se entende como diegese (assim, em 38e, ele diz que, a respeito dos outros planetas, talvez mais tarde, havendo tempo livre, eu poderia fazer uma diegese adequada, do mesmo modo que, em 48d, suplica ao deus salvador que os guarde de fazer uma diegese absurda e inslita, conduzindo-os a uma opinio verossmil); c) em Fedro 246a, Scrates, aps tratar dos trs tipos de loucura divina e da imortalidade da alma, observa que, a respeito da sua imortalidade, suciente [o que foi dito]; [dizer] o que ela seria uma diegese em tudo e por tudo divina e longa, mas [dizer] com o que se parece, [uma diegese] humana e menor, dando incio ento exposio sobre a parelha alada; d) em Grgias 465e, no m da longa argumentao que acabara de fazer para demonstrar que a retrica , para a alma, o correspondente da culinria para o corpo, Scrates justica-se, declarando que, quando eu falava brevemente, voc no entendia, nem era capaz de aproveitar nada da

33 Parmnides, Lsis, Protgoras, Grgias, Sofista, Menxeno, Crtias, Leis; dilogo de atribuio duvidosa: Alcibades 2; esprio: Clitofonte. 34 Da dieta nas enfermidades agudas, 14: depois de ter discorrido sobre os benefcios do uso de vrios tipos de vinho no tratamento das enfermidades agudas, o autor observa que o vinho branco e encorpado foi louvado e criticado, freqentemente e muitssimo, j na descrio (dihvghsi) do vinho suave.

362

Jacyntho Lins Brando

resposta que eu lhe dava, mas tinha necessidade de diegese. Como se v, digesis pode aplicar-se tanto narrativa propriamente dita de um dilogo (Eutidemo) e exposio cosmolgica em forma narrativa (Timeu), quanto argumentao sobre a imortalidade da alma (Fedro) e a natureza da retrica (Grgias). A famosa abertura do Teeteto d-nos mais detalhes a esse propsito, da perspectiva da composio no mais de um discurso, mas do prprio texto escrito: a) Scrates narrou (diegsato) a Euclides o dilogo (lgous hos dielkhthe) com Teeteto; b) Euclides escreveu um memorial (hypmnema), que trabalhou, consultando Scrates cada vez que pde; c) Euclides declara a Terpson que
escrevi ento o lgos no com Scrates narrando-me (diegomenon), como narrou (hos diegeto), mas dialogando (dialegmenon) com os que disse ter dialogado []. Assim, a m de, no escrito, por convenincia, no introduzir as diegeses entre os lgoi, tanto as relativas a ele prprio quando dizia Scrates: e eu disse, ou e eu falei quanto as relativas ao que respondia como ele concordou ou no se ps de acordo por isso escrevi como se ele estivesse dialogando com seus interlocutores (autn autos dialegmenon), tendo eliminado aquele tipo de coisas. (143b-c)

Alm de garantir-nos que Scrates no s dialogava, como relatava em seguida seus prprios dilogos, o trecho mostra como se pode passar, na transmisso dos lgoi socrticos, por vrios tipos de lxis: Scrates valeu-se da diegese mista (como faz na Repblica), mas Euclides escreveu uma diegese mimtica (que, contudo, d a entender que se trata de diegese do prprio Scrates, qual foi el).35 A oposio feita no Grgias entre o lgos que se faz por meio de perguntas e respostas e o diegtico esclarecedora, levando

35 No apenas de um dilogo para outro que a tcnica diegtica pode sofrer mudanas. Em Parmnides 137c, observa-se uma transformao da diegese mista para a mimtica, quando, depois de referir a resposta de Aristteles indagao de Parmnides sobre quem responderia a suas questes, os verbos dicendi so totalmente abandonados, e o dilogo em estilo direto prossegue at o final. Convm reproduzir a passagem de um tipo de lxis ao outro, salientando como os ele disse ele ter dito preservam, at este ponto, os trs nveis diegticos, a saber: a) o de Aristteles, que contou a Antifonte; b) o de Antifonte, que relata a Cfalo; c) e o de Cfalo, que o narrador de primeiro nvel e se dirige ao leitor: Quem ento responder a mim? [ele disse ele ter dito (eipen)]. O mais jovem? Pois quem menos ergueria dificuldades, e o que mais responderia aquilo que pensa. E, ao mesmo tempo, sua resposta seria para mim uma pausa. Estou s tuas ordens para isso, Parmnides [disse ele Aristteles ter dito (phnai tn Aristotle)]. Pois te referes a mim, dizendo o mais jovem. Pois bem! Pergunta, que eu responderei. Seja pois, [disse ele que ele disse (een d, phnai)]. Se um , no verdade que o um no seria mltiplas coisas? Como poderia ser? Logo, preciso nem haver parte dele, nem ser ele um todo. Por qu? A parte, penso, parte de um todo. Sim. Mas e o todo? (Traduo de Maura Iglsias e Fernando Rodrigues: PLATO. Parmnides. Rio de Janeiro: PUC-Rio; So Paulo: Loyola, 2003. p. 53. Os trechos postos entre colchetes recuperam as expresses dicendi abandonadas pelos tradutores.)

DIEGESE EM REPBLICA 392d

363

a supor que h diegese quando um expositor assume inteira responsabilidade pelo desenvolvimento de um discurso narrativo ou argumentativo. Ora, ao declarar que tudo quanto dizem mitlogos e poetas diegese, Plato, portanto, prov uma primeira delimitao do lgos daqueles que parece bastante abrangente. Esse lgos j havia sido denido antes como o mito, o qual , como se diz, falso no todo, mas em que h tambm algo de verdadeiro (psedos ni d ka aleth, 377a), ou seja, uma terceira espcie do lgos, intermediria entre as duas antes estabelecidas, a verdadeira e a falsa (376e). Assim, ao lgos dessa terceira espcie que agora se ajunta mais um trao, no nvel da lxis: o ser diegtico. Podemos concluir que, enquanto diegtico, o foco da anlise se desloca do discurso para o diegets, o mitlogo ou poeta que o conduz e, de fato, o que est em julgamento no propriamente a poesia (e a mitologia), mas o poeta (e mitlogo). Da se entende como a distino entre dois tipos de diegese, a simples e a mimtica, possa aplicar-se tambm ao retor, como se faz em Rep. 396e. Todavia, nem tudo o que diz um retor digesis, pois esta constitui no mais que uma das partes de seu discurso, conforme o esquema apresentado no Fedro,36 o que se poderia estender tambm ao lsofo, como mostra o exemplo de Grgias 465e, citado anteriormente, j que o prprio Scrates usa do falar brevemente tanto quanto de diegese. Assim se entende a delimitao pretendida por Plato (e to prpria de seu mtodo): diferentemente de em outros casos, no em parte, mas no todo, que o lgos de poetas e mitlogos diegtico, o que no quer dizer que seja simplesmente narrativo. Para avaliar bem as conseqncias disso inevitvel trazer considerao as funes da mmesis, que prov a diferenciao feita em 392d entre as trs espcies de diegese. Procedamos por partes para compreender o raciocnio de Plato: a) no basta saber o que o lgos de mitlogos e poetas, mas preciso investigar tambm sua lxis; b) essa lxis dene-se nica e simplesmente como digesis, embora esta no seja exclusiva de mitlogos e poetas (h tambm a diegese prpria do orador, do historiador, do mdico e do lsofo, que, todavia, utilizam tambm outros gneros de discurso); c) assim, num primeiro nvel, lxis e digesis, no caso de mitlogos e poetas, so a mesma coisa, conforme se declara em 396d: h pois uma certa espcie (edos) de lxis e digesis em que exporia (diegoto) quem verdadeiramente nobre (kals kagaths), quando

36 Cf. Fedro 266d-267 a, em que se relacionam as seguintes partes: a) exrdio; b) exposio (digesis) e testemunhos que lhe dizem respeito; c) indcios; d) probabilidades; e) prova e contraprova; f) refutao e refutao complementar; g) insinuao e elogio indireto. Adoto a terminologia em portugus de Jos Ribeiro Ferreira (PLATO. Fedro. Lisboa: Edies 70, 1997. p. 102).

364

Jacyntho Lins Brando

tiver necessidade de falar algo, e outra espcie diferente (anmoion edos), da qual sempre se valeria e na qual exporia (diegoto) quem for, por natureza e educao, contrrio quele; d) em 397c, consideram-se trs tipos de lxis (tpoi ts lexeos), que empregam todos os poetas e os que dizem algo (pntes hoi poieta ka ho ti lgontes), isto , os dois tipos puros (sem mimese/atravs de mimese) e o tipo que mistura ambos (ex amphotron tin xynkerannntes); d) em 397d, pergunta-se qual tipo ser admitido na cidade: dos puros, um dos dois (tn akrton tn hteron), ou o misturado (tn kekramnon);37 e) na mesma passagem, quando Adimanto responde que deve ser o puro que imita algum moderado (tn to epieikos mimetn kraton),38 Scrates acrescenta que, contudo, o misturado muito mais agradvel para crianas e pedagogos; f) anteriormente, em 396e, j se manifestara a preferncia pela espcie mista: quando se trata de mimetizar algum indigno de ser imitado, ser escolhida a diegese [] tal qual ns, h pouco, descrevemos a respeito dos versos de Homero, e sua lxis [do poeta] participar de ambas, de mimese tanto quanto da diegese simples, mas havendo, num extenso lgos, pequena parte de mimese. Portanto, so dois os tipos bsicos (ou puros) de lxis dos poetas: a diegese simples e a diegese mimtica. O terceiro tipo nada mais que mescla desses dois.39 Concluso: do mesmo modo que nem toda diegese comporta

37 Os termos e a noo de puro (a[krato) e misturado (kekramevno), Plato os toma do vinho que se bebe puro ou temperado com gua, cf. Repblica 562c-e (a[krato ejleuqeriva). Tratei da retomada da imagem platnica por Luciano em: A pura liberdade do poeta e o historiador. gora: Estudos Clssicos em debate, n. 9, p. 9-40, 2007. 38 A formulao de que se deve preferir o [tipo] puro [de lxis] que imita o homem moderado curiosa, pelas seguintes razes: a) em princpio, considerando-se o que foi dito em 397b-c, tudo levaria a crer que se trata da diegese simples, j que relacionada com algum moderado (ejpieikhv), que no se valeria, portanto, de todo tipo de harmonia e ritmo, nem adotaria toda sorte de variaes (como pareceria prprio da diegese mimtica); b) contudo, afirma-se que esse tipo de lxis imitador (mimhthv) do homem sensato, admitindo-se, em conseqncia, que h nele algum grau de mimese. A contradio parece-me que s se resolve se tivermos em conta que o lgos de mitlogos e poetas, de que agora se discute a lxis, j fora definido como fico em que h algo de verdadeiro (yeu~do e[ni kaiV ajlhqh~), o que tornaria mitlogos e poetas sempre e em qualquer situao mimhtaiv (como tambm o o pintor em 595b-598d). Em resumo: o poeta, se poeta, mesmo quando utiliza a diegese simples, mimetiza um diegeta que pode ser moderado ou no (e diegetas imoderados poderiam ser encontrados em outras esferas, por exemplo, nas assemblias e nos tribunais). Isso porque, mesmo quando fala como si mesmo, seu lgos constitui um psedos em que h sim algo de verdadeiro, mas permanece, no todo, psedos. Deveramos ento admitir que h uma lxis de poetas e mitlogos que mimetiza o carter moderado (em princpio, a diegese simples), bem como outra que o faz com relao ao imoderado (a diegese mimtica). Todavia, preciso tambm admitir que essa opo pela diegese simples no se faz taxativamente (na verdade, a opo de Adminanto, recorde-se, no de Scrates pelo tipo puro de lxis que mimetiza o moderado), deixando aberta a possibilidade, no meu modo de entender, de que esse tipo puro pudesse ser tambm a diegese mimtica que mimetizasse o carter do homem moderado (como faz Plato ao apresentar a diegese socrtica que a prpria Repblica). Essa questo, todavia, merece um exame mais detalhado, impossvel de ser levado a cabo neste artigo. 39 Sem dvida, esse terceiro tipo o preferido por Scrates, conforme se declara em 396c-e: o cidado comedido (mevtrio ajnhvr), quando chegar, na diegese, em algum discurso (levxin) ou ao (pra~xin)

DIEGESE EM REPBLICA 392d

365

mimese, nem toda mimese supe diegese (conforme 397a, algum pode mimetizar troves, ventos, trombetas e autas). Contudo, se h poesia (poesis) h diegese40 (tambm, recorde-se, se h mitologia). Mas esta no se reduz a narrativa, no sentido restrito como a entendemos, podendo englobar todas as formas de exposio: um poema de Safo (por exemplo, o famoso phaneta moi) ou uma elegia de Slon so to diegticos quanto os poemas de Homero ou as tragdias de Sfocles, com a diferena de que, neles, no h mimese, enquanto representao do discurso do outro, pois s o poeta quem fala como si mesmo, sem se fazer semelhante a um outro pela voz ou pelo gesto e jamais se ocultando (conforme a denio de mimese em Rep. 393c). Do mesmo modo, para tomar mais um exemplo da lrica, constitui diegese o fragmento sco 1 V (conhecido como Hino a Afrodite), com a diferena de que comporta tambm mimese, pois a deusa se dirige, em discurso direto, prpria Safo (Quem, Safo, te maltratou?), ou seja, esta, a poeta, oculta-se nessas passagens, buscando assemelhar-se deusa cujo discurso mimetiza.41 Assim, no me parece correto armar que Plato tratou apenas dos gneros narrativos, deixando de lado boa parte da produo potica grega. Pelo contrrio, a armao de que tudo quanto dito por poetas e mitlogos diegese deve ser tomada em sua radicalidade e amplitude, pois parece que pretende abarcar, de fato, toda a mitologia (os mythoi em prosa) e poesia (os mythoi em versos).42 Assim, nosso esforo para compreender de modo mais exato o pensamento e a terminologia de Plato deve levar em conta o modo como o movimento de direse se processa em Repblica 376e-417b,43 o que se poderia resumir

40 41

42

43

de um bom cidado (ajndroV ajgaqou~), haver de querer, como se ele prprio fosse aquele, discorrer (ajpaggevllein) e no se envergonhar desse tipo de mimese. [] Portanto, usar da diegese como ns h pouco descrevemos a respeito dos poemas de Homero (taV JOmhvrou e[ph) e seu discurso (levxi) participar de ambas, tanto da mimese, quanto da diegese simples. Em 393c afirma-se que, se o poeta jamais se ocultasse a si mesmo, toda sua poesia e diegese (poivhsiv te kaiV dihvghsi) seria feita sem mimese. A afirmao de Scrates, em 379a, sugere que a lrica no est excluda do interesse platnico, pelo menos no que concerne ao lgos: Como o deus, assim que sempre se deve reproduzir, tanto caso algum o poetize em versos picos, quanto em cantos, quanto na tragdia (oi|o tugcavnei oJ qeoV w[n, ajeiV dhvpou ajpodotevon, ejavntev ti aujtoVn ejn e[pesin poih~/ ejvavnte ejn mevlesin ejavnte ejn tragw/diva) / . A oposio parece ser entre a poesia apenas metrificada, como na pica, e a cantada, como nas diversas espcies de lrica a tragdia supondo os dois recursos. Devo essa observao criteriosa tambm a Maria das Graas de Moraes Augusto. Restaria examinar as conseqncias da referncia a diegese de coisas que foram, so ou sero, o que no me parece indicar que se trate de narrativa de feitos passados, como o entendimento comum. A expresso remete frmula de Hesodo, Teogonia 38, tav t ejovnta tav t ejssovmena prov t ejovnta. O exame dessa questo fica, contudo, para outro trabalho. Ressalte-se que a prpria exposio que se inicia definida, em 376d, como se Scrates e seus interlocutores estivessem ejn muvqw/ muqologou~nte, ou seja, compondo um relato em prosa. Ora, se, do ponto de vista do lgos, o mito yeu~do e[ni kaiV ajlhqh~, e, no que respeita lxis, dihvghsi, ento todo

366

Jacyntho Lins Brando

dessa forma: a) a educao (paidia) tradicional, a qual se adota para os guardies, divide-se em ginstica para o corpo e msica para a alma (376e); b) a educao comea com a msica, em que se encontram tambm os lgoi (376e), o que leva a supor que, nela, h dois aspectos: a msica propriamente dita (compreendendo o canto e a melodia, retomados em 398c, bem como o ritmo, que volta cena em 399e) e os lgoi; c) os lgoi se desdobram no lgos propriamente dito, ou seja, o que se deve dizer (h lekton), e na lxis, como se deve dizer (hos lekton); d) a lxis supe vrias espcies (a de historiadores, mdicos, oradores, lsofos), mas, no caso de poetas e mitlogos, reduz-se a digesis; e) a digesis, nalmente, distingue-se em diegese propriamente dita (hapl digesis/kratos digesis) e em diegese mimtica (di mimseos/kratos mmesis). Assim, numa leitura supercial, parece que msica se ope a lgos, do mesmo modo que lgos a lxis e diegese a mimese e, de fato, isso tem uma funo na argumentao, pois pode haver msica como menos ou mais lgos (at sem lgos algum, ainda que no seja este o caso que interessa a Plato), do mesmo modo que diegese com menos ou mais mimese at sem nenhuma mimese, embora parea que, com relao a mitlogos e poetas, j que seu lgos psedos, sempre haver mimese em algum grau mnimo. Todavia, aps percorrer os vrios nveis da direse, preciso refazer o percurso, compreendendo a mimese como um trao que se pode ajuntar diegese, do mesmo modo que a lxis diegtica o elemento que necessariamente se ajunta ao lgos de poetas e mitlogos, denindo-o no que tem de especco.

esse trecho da Repblica se caracteriza como uma diegese ficcional (no sobre coisas que so ou foram, mas como sero ou, melhor, podero vir ser), no potica, por no ser em versos, mas em prosa (como a dos mitlogos).

You might also like