You are on page 1of 6

ACESSIBILIDADE NA REA INDUSTRIAL DE UMA PLANTA PETROQUMICA.

COMPREENDENDO UM PROJETO INDUSTRIAL SOB O PRISMA DA ERGONOMIA DE CONCEPO


Marcello Silva e Santos (DSc.) Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Horacio Macedo 2030, Bloco G Sala 207 Rio de Janeiro, RJ CEP: 21941-914 Email: marcello@ergonomia.ufrj.br Mario Csar Rodriguez Vidal (Dr.Ing.) Universidade Federal do Rio de Janeiro Av. Horacio Macedo 2030, Bloco G Sala 207 Rio de Janeiro, RJ CEP: 21941-914 Email: mvidal@ergonomia.ufrj.br Palavras-chave: Ergonomia de Concepo, Acessibilidade, Instalaes Industriais, Projeto Participativo. Este artigo trata da apropriao do conhecimento informal na organizao de idias, projeto e execuo de acessos a equipamentos, bem como para o correto dimensionamento de circulaes, passagens e dispositivos. Visto que estes usurios diretos no puderam interferir na concepo original destes elementos construtivos, propusemos conceder oportunidade aos mesmos de influir nas decises decorrentes dos processos de redesenho e construo de novos acessos, escadas e dispositivos diversos presentes na rotina de trabalho, buscando encontrar um denominador comum entre as necessidades dos trabalhadores e o planejamento corporativo. Conclumos que o bom reconhecimento a realidade do trabalho essencial ao bom projeto. Keywords: Ergonomic Design, Acessibility, Industrial Facilities, Participatory Design This paper deals with the appropriation of workers informal knowledge towards optimization of the Design Process, from generation of ideas to the eventual execution of pathways, access to equipments, and their respective dimensional configurations. Assuming those workers could not interfere in the original design of those contructive components and devices, we propose yelding them the advantage of participating in decisions involving redesign or construction of those elements - an impacting presence in their daily routines therefore allowing a common denominator between workers needs and formal corporate planning decision and implementation modes. Our conclusions led to confirmation of research expectations.

1. PRLOGO Este artigo trata da organizao de idias, criao, projeto e execuo de acessos equipamentos e determinao de dimensionamento necessrio para utilizao apropriada de circulaes, passagens e dispositivos. senso comum que este processo quase sempre ocorre em fases de implantao de instalaes industriais, onde os usurios das mesmas ainda no estaro nem ao menos contratados. Assim, uma vez que estes usurios no puderam interferir na concepo destes elementos construtivos, nada mais lgico que, quando da remodelao ou re-estudo de novos acessos, plataformas, etc., possamos trazer os usurios efetivos (trabalhadores) mesa de discusso. Para contextualizar a questo, apresentado o caso de uma planta industrial onde ocorriam inmeras queixas relacionadas a acessos a equipamentos (tanques, Pipeways, etc.) e dispositivos (vlvulas, registros, etc.).

De fato, no decorrer de um projeto ergonmico, o comit de ergonomia atuante determinou que a questo fosse tratada como demanda ergonmica. O artigo descreve o encaminhamento da demanda e a interao entre as partes envolvidas, buscando encontrar um denominador comum entre as necessidades dos trabalhadores e o planejamento corporativo. Para tal, foram empregadas tcnicas de projeto e metodologias de gesto, combinadas com metodologias de uso corrente em ergonomia. 2. INSTRUO DA DEMANDA Tendo como partida um sistema informatizado de registro de demandas utilizado em uma Unidade Industrial, a anlise ergonmica esbarra em um obstculo conceitual. A demanda apresentada em verdade uma demanda de projeto. Desta forma, o

enquadramento dado como uma demanda de origem na Ergonomia de Concepo onde a qualidade da acessibilidade nos locais de trabalho adquire uma conotao apropriada para o tratamento ergonmico da matria. (tanto nos aspecto fsico e ambiental como no quesito das condies de execuo das atividades). Com isso, o tratamento aplicado consistiu muito mais de um tratamento arquitetnico (ou de projeto) do que um tratamento ergonmico. Nestes casos, o ergonomista precisa estar preparado para analisar o problema (demanda) com um olhar especialista o que muitas vezes pode se tornar uma tarefa rdua para aqueles sem um mnimo prepara na ao projetual. De forma a ilustrar esta questo, podemos citar o processo de mapeamento dos acessos considerados como crticos para a operao dos reservatrios da unidade industrial. Mesmo um procedimento simples, o do registro fotogrfico para o encaminhamento da demanda, trouxe certo desconforto para membros da equipe de ergonomia. Em um destes eventos um dos ergonomistas precisou retornar a campo para fotografar diferentes ngulos dos reservatrios e seus respectivos acessos. Houve necessidade ento de mobilizar mais uma vez um funcionrio da unidade industrial (procedimento de segurana industrial) para acompanhamento da atividade in loco. O trajeto ao local, h cerca de 1,5 km da base, foi feito a p sob sol intenso. Na chegada ao local, surgiram dvidas quanto s vistas remanescentes para o registro fotogrfico (conforme explicado previamente pelo arquiteto). Assim, o processo foi suspenso at que tais questes pudessem ser resolvidas. Isto causou desconforto visto que uma nova visita teria que ser agendada. A equipe de ergonomia procedeu a uma anlise da problemtica, o que apontou para uma abordagem procedimental para o seu acompanhamento. Optou-se pela confeco de listas de verificao que servissem para facilitar a interpretao dos dados, conferindo aos trabalhos de campo uma forma mais precisa de coleta de dados. Um exemplo de listas de verificao, para identificao de tipologia de elementos de projeto, pode ser visto na figura 1 a seguir. Neste formulrio, batizado de Matriz de Demandas, foi estabelecida uma codificao dos tipos de acessos, descritos (passarelas, escadas e plataformas) na parte inferior do quadro, bem como um resumo das particularidades de cada tanque.

3. ENCAMINHAMENTO DAS AES A atividade de trabalho na rea operacional consistia da operao dos reservatrios acima citados. As atividades principais seriam: aproximao (acesso) dos operadores aos tanques, manobras de vlvulas e controle de vlvulas, inspeo visual dos tanques, medies de nvel (visual) e monitoramento via terminal. Pelas observaes e interaes com as equipes de produo, pde-se constatar que os acessos no atendiam s necessidades de segurana e conforto dos operadores e a utilizao dos mesmos representa riscos evidentes de acidentes e fadiga musculares. As reas
Figura 1. Modelo de Listas de verificao .

onde os operadores transitavam e, principalmente, junto aos tanques, estavam sujas e escorregadias. Na berna (calamento junto lateral dos tanques) existiam valetas e calhas de drenagem sem sinalizao ou base para transposio das mesmas, o que poderia vir a provocar quedas. (Foto 1)

Figura 2. Exemplos de obstculos em acessos aos reservatrios.

Figura 5. Exemplos de acessos improvisados.

Ficou evidente que muitos dos problemas verificados nos acessos aos reservatrio eram oriundos da fase de projeto original. notrio, por exemplo, que ao definir o posicionamento dos acessos at os tanques, entre os mesmos, e de um tanque ao outro, o projetista privilegiou a conformao grfica em vez de procurar analisar o contexto da operacionalizao (fluxos, distncias, etc), ou seja, quais os trajetos ou percursos que melhor atenderiam o trabalho dos operadores. (ver figura 3)

Em geral, os acessos existentes eram demasiadamente estreitos, a maior parte deles degradados ou em processo de deteriorao. As ligaes entre acessos, passarelas ou escadas eram desencontradas, com larguras diferentes (Figura 6), possibilitando acidentes.

Figura 6. Acessos inadequados.

Figura 3. Modelo de Orientao pela lgica grfica (esquerda) e a Alternativa baseada na operacionalizao.

Em relao aos degraus em escadas e passarelas, constatamos que na maioria os mesmos no apenas estavam em desacordo com as normas tcnicas, mas fugiam de padres mnimos de conforto e segurana. Em outros degraus existem diferenas de altura entre eles ou a altura do espelho (face) era exagerada, gerando sobre esforo muscular (Figura 7).

Por conta disso, certos trechos de acessos acabaram sendo abandonados (figura 4), ao passo que caminhos alternativos, na grama ou por pontilhes improvisados, transformaram-se em acessos permanentes. (figura 4)

Figura 7 Degraus com dimenses inadequadas.

Figura 4. Exemplos de acessos abandonados.

No Pipeway (conjunto de tubulaes a cu aberto) existia uma passarela metlica que d acesso a um dos reservatrios, onde o degrau deveria ter sido projetado para estar no mesmo alinhamento. Foi observado que o patamar de chegada no utilizado, sendo dado um passo largo para se alcanar o outro extremo. (Figura 8)

Figura 8 Erro de projeto em patamar de acesso

Observamos, tambm, que grande parte das vlvulas que dependem de acionamento manual so antigas e tm seu acesso dificultado pelo posicionamento, falta de espao ou apoio para os operadores. (Figura 9).

pintura refletiva tipo zebrada. Uma pintura anti-derrapante pode vir a ser uma soluo para o trfego em dias de chuva. Um guarda corpo adequado deve ser utilizado para prevenir quedas. Acessos tipo AC-(Escadas de acesso s bacias): As laterais das escadas devem ser em forma cncava criando uma canaleta para facilitar o escoamento de guas pluviais. Junto s mesmas deve ser dado um tratamento adequado contra eroso ainda que com plantio de grama. AD-(Passarelas de interligao): Devido a existncia de um contrato de manuteno que limita as alteraes mais radicais, a soluo seria manter o esquema atual (mantendo-se a largura mnima de 1,00 ou duas placas de 0.50 lado a lado) desde que respeitada a altura mnima de 0,50 do solo. As reas devem ser limpas e capinadas evitando que razes comprometam a estrutura. (Figura 11)

Figura 9. Erro de dimensionamento de vlvulas.

Como contribuio aos projetos de reformulao dos acessos (solicitao da gerncia do contrato), recomendamos a adoo de alguns conceitos. Alguns destes conceitos, chamados de anotaes ergonmicas de projeto esto relacionados a seguir: Acessos tipo AA-(Passarelas sobre tubulaes): A Figura 73, ilustra modelos de passarelas sobre tubulaes que podem ser adotadas tambm em acessos tipo AB, AC e AE (Detalhe em cor cinza representa a mureta de conteno da drenagem). Recomendamos que as passarelas sejam executadas de modo a permitir a remoo de todo o conjunto (incluindo luminrias) na eventualidade de manuteno nas tubulaes. Sugerimos que o piso das mesmas seja de armao tipo colmia metlica de forma a reduzir o peso total da estrutura e diminuir o efeito da oxidao.

Figura 11. Estudo de passarelas metlicas.

AE-(Passarela por sobre muretas de conteno da drenagem): Ver descrio do Acesso AA acima. AF-(Plataforma para operao das vlvulas): Sempre que necessrio para a operao adequada das vlvulas deve-se instalar plataformas para facilitar o alcance s mesmas. Estas plataformas tanto podem ser incorporadas aos acessos tipo AA ou AE ou construdas de forma isolada. Luminrias e Acessrios: A iluminao dos acessos pode reduzir consideravelmente a possibilidade de acidentes ou incidentes. As luminrias devem ser de construo resistente e prova de exploso. O inconveniente causado pelo aumento de consumo de energia eltrica pode ser resolvido pela utilizao de temporizadores apropriados ou acionamento por sensores de movimento. Emanilhamento: Para valetas, calhas de drenagem ou passagens de lquidos sob acessos, recomendamos a utilizao de manilhas de

Figura 10. Estudo de passarelas metlicas. (Desenhados pelo Projetista da unidade industrial, baseado nas interaes do grupo de trabalho)

Acessos tipo AB-(Passarelas sobre canaletas): Aquelas que permanecem em concreto devem ser recuperadas estruturalmente e sinalizadas com

concreto para melhorar a acessibilidade e limpeza nestes locais. Distribuio dos Acessos: A distribuio original dos acessos aparentemente seguiu uma lgica de projeto. Recomendamos que novos acessos sejam instalados conforme uma lgica de operao, ou seja, a rotina de percurso dos operadores deve ser levada em considerao na escolha dos locais para construo dos mesmos. Materiais: Recomendamos uma pesquisa aprofundada em relao a novos materiais sintticos para execuo de passarelas. Em futuros tratamentos de acessos estes materiais sintticos poderiam ser adotados com vantagens sobre o concreto ou ao. Vlvulas: Apresentamos como proposta futura, a adoo de mecanismos de acionamento automtico das vlvulas ou equipamentos que facilitem o seu acionamento remoto. 4. RESULTADOS E CONCLUSES Por razes diversas nem todas as propostas advindas da ao participativa foram implementadas. Entretanto, pode-se dizer com segurana que as recomendaes foram todas bem assimiladas pelas pessoas envolvidas. Isso importante visto que, como a experincia mostra, difcil por vezes fazer prevalecer uma viso comum quando um agente conceptor tem o poder de decidir qual diretriz projetual a ser seguida. Entretanto, isso no deve ser encarado como um mecanismo de defesa ou de imposio ditatorial de uma idia. Arquitetos, engenheiros e projetistas em geral tm o poder de interferir positiva ou negativamente na qualidade de vida no trabalho de indivduos. O fluxo luminoso, circulaes e acessos, isolamento acstico e climatizao so alguns itens que podem impactar a qualidade de vida no trabalho e que independem da vontade dos trabalhadores. Estes indivduos em geral tm pouco ou nenhuma influncia ou participao neste processo, sendo meros espectadores do resultado do seu cotidiano proposto para os prximos anos, at que se aposentem, mudem de trabalho ou que pior, adoeam por conta dele. Ainda que aes projetuais participativas sejam relativamente prticas comuns em alguns pases e definitivamente adotadas em alguns setores (na construo naval, por exemplo), no Brasil esta tendncia ainda muito incipiente e desarticulada, ou seja, existe vontade e necessidade, mas faltam

determinao e sistematizao para desenvolvimento desta abordagem. Segundo SOMMER, 1971, no se deve flagelar arquitetos pelas desconformidades e anomalias em seus projetos (ou no resultado deles). Embora possam ser criticados at por feira e desumanidade, ele acredita s cabe a eles pequena parte na responsabilidade. As boas coisas que fizeram, fazem e iro fazer sem dvida superam as ms. Seus pecados so mais de omisso do que de perpetrao. Devemos ter em mente tambm que designers e projetistas so, de certa forma, limitados em suas aes pelos seus clientes. Estes stakeholders tm o poder de acatar ou recusar solues, chegando mesmo ao ponto de impor suas prprias metodologias para o gerenciamento de projetos. Como os resultados das escolhas projetuais (tanto em termos de aplicao do programa como em relao ao partido adotado) dificilmente so conhecidos pelos autores aps a sua apresentao fsica, estes (arquitetos e projetistas em geral) so excludos da oportunidade de aprendizado advinda da utilizao dos ambientes de trabalho. Assim deficincias e incompatibilidades tendero a serem perpetuadas no ciclo projetual, ou ainda o que pior, assimiladas culturalmente. Da vem a importncia do ergonomista, interagindo como facilitador do processo investigativo e criativo existente na concepo de dispositivos, instalaes e ambientes construdos para o trabalho. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
GRANDJEAN E. Manual de ergonomia. Adaptando o trabalho ao homem. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1998. HENDRICK, H. ; KLEINER, B. M. Macroergonomia, uma introduo aos projetos de sistemas de trabalho. EVC Editora, Rio de Janeiro, 2006. IIDA, I. Ergonomia. Projeto e produo, 2. edio. Edgard Blcher, So Paulo, 2005. IMADA, A.S., K. NORO. Participatory Ergonomics: Methods for Improving Individual and Organizational Effectiveness. Human Factors in Organizational Design and Management - H.W. Hendrick. Elsevier, Amsterdam, 1986 . SANTOS, M. Ergonomia de Locais de Trabalho - Apostila do Mdulo de Projetos Ergonomia de Concepo do CESERG Curso de Especializao em Ergonomia da COPPE/UFRJ, 2007. (Coordenao Do Prof. Mrio Cesar R. Vidal).

SANTOS, Marcello. Applied Ergonomics For Operational Improvement - The Pre-Occupancy Benchmark Analysis for Robotics Utilization at the VA Hospitals Out Patient Pharmacy. Artigo publicado e apresentado no 2001 IIE International Industrial Engineering Annual Conference, Dallas, TX, 2001. SANTOS, Marcello. The use of Live Animated Simulations for Malfunction Prevention in Facilities. Artigo Publicado nos anais do I Latin American Ergonomics Conference, Salvador, Brazil, 1999.

SOMMER, Robert, O Papel do Arquiteto A conscientizao do Design, Editora Brasiliense, So Paulo, SP, 164 p., 1972. VIDAL, Mario Csar. Guia para anlise ergonmica do trabalho. EVC Editora, Rio de Janeiro, 2003. WISNER, A. , Por dentro do trabalho Ergonomia: Mtodo e Tcnica FDT/Obor, So Paulo, 1987, 178 p. WISNER, A. Textos escolhidos em antropotecnologia. EVC Editora, Rio de Janeiro, 2004.

You might also like