You are on page 1of 37

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR - UFPA INSTITUTO DE CINCIAS JURDICAS - ICJ FACULDADE DE DIREITO

BRBARA BRUNA RODRIGUES DE SOUZA GUEDES

A GREVE AMBIENTAL: Um Direito Fundamental proteo da vida e sade dos trabalhadores

BELM 2013

BRBARA BRUNA RODRIGUES DE SOUZA GUEDES

A GREVE AMBIENTAL: Um Direito Fundamental proteo da vida e sade dos trabalhadores

Trabalho de concluso de curso apresentado como requisito parcial para obteno do Bacharelado em Direito. Orientadora: Prof. MSc. Conceio Sousa Fernandes Maria da

BELM 2013

BRBARA BRUNA RODRIGUES DE SOUZA GUEDES

A GREVE AMBIENTAL: Um Direito Fundamental proteo da vida e sade dos trabalhadores

Trabalho de concluso de curso apresentado como requisito parcial para obteno do Bacharelado em Direito. Orientadora: Prof. MSc. Conceio Sousa Fernandes Banca examinadora: Maria da

__________________________________ Prof. Maria da Conceio Souza Fernandes Orientadora - UFPA

__________________________________ Prof. Lris Rocha Pereira Junior UFPA

Apresentado em:____/____/_____ Conceito:_____________

BELM 2013

Dedico este trabalho minha me, por ter sempre estado ao meu lado...

AGRADECIMENTO Com o corao cheio de gratido, reconheo a minha dependncia do nico Deus verdadeiro. Tambm sou grata a minha me por ter lutado comigo, at o fim, as batalhas e dificuldades dirias. Ao meu pai, pelas suas incessantes oraes e por ter me ensinado o amor por Deus e pela sua casa. Ao meu irmo, Paulo Henrique, por ter me amado com ternura. minha av, Onlia, por ter sido o meu exemplo de mulher, me, batalhadora e vencedora. Gostaria que ela ainda estivesse aqui Aos meus tios, tias, avs, avs e primos que sempre estiveram presentes, ainda que distncia. Ao meu namorado, Helioenay, por todo amor e companheirismo dedicados. Aos meus eternos amigos, Dilermando, Lucas, Davi, Larcio e Kayan. s minhas queridas Mensageiras do Rei por terem me dado a oportunidade de ensin-las e aprender com elas. Obrigada a todos que, mesmo no estando citados aqui, tanto contriburam para a concluso desta etapa. professora Conceio Fernandes que, com muita pacincia e ateno, dedicou do seu valioso tempo para me orientar neste trabalho. A todo o corpo docente do curso de Direito. O meu sincero: - Obrigada!

Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mo direita; e te digo: No temas, eu te ajudo. Deus

RESUMO

O Direito Ambiental foi construdo partir de uma histria de devastaes e conquistas, alm disso, como um ramo autnomo e multidisciplinar, guarda relaes com o Direito do Trabalho, principalmente no tocante sade do trabalhador. O destinatrio das normas ambientais o homem e, em razo dele, os princpios da precauo e da preveno consagram-se como princpios ambientais basilares, pois esto diretamente associados ao direito fundamental sade e vida. Neste contexto, a greve ambiental surge como um instrumento constitucional de autodefesa dos trabalhadores, objetivando evitar a concretizao de um dano irreversvel.

Palavras-chaves: GREVE AMBIENTAL; DIREITO SADE E VIDA; PRINCPIO DA PRECAUO; PRINCPIO DA PREVENO.

ABSTRACT

The Environmental Law was built starting from a history of devastation and achievements, moreover, as an independent and multidisciplinary field, keep relations with labor law, particularly relating to health worker. The recipient of environmental standards is mankind, and for this reason, the principles of precaution and prevention in environmental law are the foundation of its system, as they are directly associated with the fundamental right to health and to life. In this context, the environmental strike is a "self-protection" strategy, to prevent the implementation of a irreversible damage.

Keywords: ENVIRONMENTAL STRIKE; RIGHT TO HEALTHY AND TO LIFE; PRECAUTIONARY PRINCIPLE; PREVENTION PRINCIPLE.

NDICE

INTRODUO 1 A HISTRIA DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA 2 A AUTONOMIA DO DIREITO AMBIENTAL


3

9 12 15 19 19
i

DIREITO FUNDAMENTAL AO AMBIENTE DE TRABALHO SADIO

3.1. INSTITUTOS CONSTITUCIONAIS 3.2. INSTITUTOS INFRACONSTITUCIONAIS 4 PRINCPIOS DA PRECAUO E PREVENO EM RELAO AO DIREITO DE GREVE
5

21

24 26
,

O DIREITO DE GREVE GERAL E O DIREITO DE GREVE AMBIENTAL

CONCLUSO BIBLIOGRAFIA

32 33

10

INTRODUO

O presente trabalho sobre a greve ambiental, mas concretamente aquela que se d no ambiente de trabalho que contenha alguma possibilidade de dano irreversvel para a sade ou a vida do trabalhador. Observa-se que, nessa situao de risco extremo, o trabalhador se v forado, pelas circunstncias, a paralisar imediatamente as suas atividades laborais, buscando se proteger da melhor forma possvel do dano. Ocorre que esse tipo peculiar de paralisao ainda est carente de discusso dentro do ordenamento jurdico brasileiro, de forma que o trabalhador acaba se tornando passvel de sofrer uma srie de sanes que, em geral, podem lhe ser aplicadas por uma falta de poderao dos princos e direitos que esto em jogo na situao. Nesse trabalho buscamos incitar a discusso a cerca da greve, a fim de saber se esse instituto deve receber o tratamento de um direito fundamental e, assim, ser difundido desta maneira. De fato, questionarmos de que forma podemos utilizar e reconhecer o instituto da greve ambiental como um direito instrumental e fundamental, de absoluta importncia para a concretizao dos direitos do trabalhador vida e sade? partir dessa pergunta, podemos dizer que o nosso obejtivo principal, com esta pesquisa, buscar alguns exemplos doutrinrios, legislativos e jurisprudenciais que sustentam, ou no, o Direito de Greve Ambiental como um Direito Fundamental do trabalhador. Provocando um discusso acadmica sobre esse tema, podemos observar que a sociedade em geral, mas mais precisamente os trabalhadores, poder ficar mais prxima da concretizao de um ambiente de trabalho sadio, higinico e seguro para todos os trabalhadores desse Brasil. De fato, a greve ambiental deve ser utilizada pelo trabalhador como mais uma arma, em suas mos, para a defesa de seus direitos fundamentais.

11

Esse instituto s pouco utilizado, hoje em dia, pela falta de conhecimento dos trabalhadores de seus prprios direitos, de forma que muitos deles ainda se vm obrigados a sustentar relaes laborais que causam danos irreversveis para a sade deles, com medo de serem duramente sancionados se assim o fizerem. Observa-se que o fomento dessa discuso acadmica, em um futuro longo prazo, pode chegar a salvar vidas de trabalhadores desse pas, tal a importncia deste tema. Pela falta de explcita meno constitucional do instituto da greve ambiental, alguns doutrinadores insistem em afirmar que ela no seja um direito fundamental, de forma que a nossa pesquisa ser importante para a profundar a discusso, observando que os direitos fundamentais podem ser encontrados em diversos outros lugares. Para se alcanar os objetivos propugnados na presente pesquisa tericoexplicativa, adotar-se- ao mtodo hipottico-dedutivo de anlise dos dados, tendo como base principal a pesquisa bibliogrfica, devido necessidade de se utilizar a lei, como uma ordem geral, para a anlise de casos especficos sob o prisma do direito ambiental do trabalho. A pesquisa qualitativa, uma vez que trabalhar com textos de doutrina. Como complementao s contribuies do mtodo hipottico-dedutivo, sero necessrias pesquisas bibliogrficas e documentais baseadas em livros, revistas, doutrinas, textos jurisprudenciais e sites relacionados com o tema. A monografia ser elaborada com as concluses tiradas a partir dessas leituras. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliogrfico sobre o assunto e um fichamento de cada um dos textos relacionados. Assim, podemos citar Raimundo Simo de Melo e Fbio de Freitas Minard como doutrinadores que trouxeram alguns posicionamentos imprescindveis para a nossa anlise. Esse trabalho est organizado em cinco captulos. No captulo 1 relataremos o crescimento histrico do movimento ambientalista partir do final do sculo XX. No captulo 2 optamos por estabelecer uma conceituao de Meio Ambiente, afirmando a sua importncia como disciplina autnoma que abrange diversos ramos da cincia jurdica, inclusive o direito do trabalho.

12

No captulo 3 trataremos de identificar os institutos constitucionais e infraconstitucionais que reafirmam o direito um ambiente sadio de trabalho como um Direito Fundamental. No captulo 4 faremos um relao de alguns princos do Direito Ambiental, como o Princpio da Preveno e da Precauo, com o Direito de Greve Ambiental. No ltimo captulo, relacionaremos o Direito de Greve geral com o Direito de Greve Ambiental, identificando alguns casos jurisprudenciais nos quais o Direito de Greve Ambiental entendido como um direito fundamental do trabalhador. Assim, passaremos a discutir sobre o instituto da greve ambiental, fenmeno ainda muito controvertido em nosso Direito de Trabalho.

13 12

1 A HISTRIA DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA

Poderamos iniciar essa histria partir de diversos pontos, alguns falam que os problemas ambientais do mundo e a superutilizao, de forma degradante, da mo-de-obra humana tiveram seu incio com a Revoluo Industrial Inglesa1. H tambm, quem afirme a possibilidade de averiguao da luta das classes trabalhadoras por melhores condies ambientais de trabalho desde as relaes escravocatas da Roma Antiga2. Tambm podemos citar alguns doutrinadores que insistem em relatar essa histria partir do tratamento que a questo ambiental e trabalhista recebeu ao longo das constituies de nosso pas3. No entanto, decidimos realizar a nossa narrativa focando as conquistas ambientalistas do final do Sculo XX, por acreditarmos que dessa maneira poderiamos compreender de forma mais didtica e com mais facilidade, como a histria caminhou para que chegassemos ao ponto que estamos atualmente, com todos os direitos que j foram conquistados e os que ainda faltam ser concretizados. Sendo assim, observamos que o movimento ambientalista, com grande influncia para o Direito Ambiental do Trabalho, na atualidade, pode comear a ser lembrado partir do final do sculo passado, principalmente na dcada de 70. Isso em decorrncia de que, foi nesse perodo, que a humanidade comeou a vislumbrar algumas consequncias de sculos de destruio desvairada da natureza, tratando-a como um recurso inesgotvel. Assim, no ano de 1972, na cidade de Estocolmo, lderes de pases do mundo inteiro se reuniram para discutir, de forma sria, a questo ambiental. Foi na Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente que eles elaboraram a Declarao de Estocolmo, a qual tinha, em seu texto, alguns principios

MACHADO, Sidney. O direito proteo ao meio ambiente de trabalho no Brasil: os desafios para a construo de uma racionalidade normativa. So Paulo: LTr, 2001, p. 20. 2 MELO, Sandro Nahmias. Meio ambiente do trabalho - direito fundamental. So Paulo: LTr, 2001, p.29. 3 MORAES, Monica Maria Lauzid de. O direito sade e segurana no meio ambiente do trabalho. So Paulo: Ltr, 2002. n 54. Edio 1 semestre de 2008, p. 47.

13 14

que chegaram a inspirar a redao do atual e conhecido art. 225 da nossa Constituio Federal.

1- O homem tem o direito fundamental liberdade, igualdade e ao desfrute de condies de vida adequadas, em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna, gozar de bem-estar e portador solene de obrigao de proteger e melhorar o meio ambiente, para as geraes presentes e futura.

Em 1983, a Assemblia Geral da ONU decidiu formar uma comisso que examinasse os grandes problemas ambientais do mundo naquele momento e tambm apontasse algumas solues.4 O relatrio final dessa comiso foi publicado no ano de 1987 e ficou mundialmente conhecido pelo nome nosso futuro comum. Esse relatrio, o qual introduziu o conceito de desenvolvimento sustentvel, chocou o mundo e influenciou muitas diretrizes da ONU, visando a proteo do Meio Ambiente. Uma anlise crtica desse documento nos leva a concluso de que o modelo de desenvolvimento adotado pelas grandes potncias mundiais e copiado pelas naes em desenvolvimento levaria o nosso planeta, em poucos anos, a uma situao irreversvel de degradao. De fato, os padres de consumo, vigentes poca, eram incompatveis com a sustentabilidade da vida na Terra.5 Foi a atravs desse relatrio que muitos pases comearam a entender que eles no poderiam mais continuar a usar indiscriminadamente os seus recursos naturais sem considerar a suportabilidade dos ecossistemas. Em 1992, a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento foi realizada na cidade do Rio de Janeiro e ficou conhecida como ECO 92. A importncia prtica dessa conferncia foi que ela viabilizou vrias das recomendaes do Relatrio Nosso Futuro Comum.

MINARDI, Fbio Freitas. Meio ambiente do trabalho: proteo jurdica sade mental do trabalhador. Curitiba: Juru, 2010, p. 20.

Ibid., p. 21.

15 14

Na ECO 92 foi elaborada a Agenda 21, a qual trouxe um programa de ao pioneiro, o qual concilia alguns conceitos de desenvolvimento ambiental, justia social e eficincia econmica. Culminando essa narrativa, podemos citar ainda uma outra conferncia, a RIO +10, a qual props a discusso das solues j propostas na Agenda 21, solidificando os entendimentos anteriormente firmados e buscando novos meios de implementao dos seus objetivos. Tendo sido relatado esse breve resumo da histria recente do movimento

ambientalista, tambm consideramos de suma importncia a incluso de alguns importantes avanos da Organizao Internacional do Trabalho (OIT) principalmente no tocante ao Direito Ambiental do Trabalho. Como exemplo, aduz-se a Conveno 148 da OIT, a qual ficou conhecida como Conveno sobre o Meio Ambiente de Trabalho. No seu texto foi consagrada uma tendncia moderna de eliminao dos riscos no ambiente laboral ao invs da sua simples neutralizao. Ainda nesse tema, destacamos a Conveno 155 da OIT, do ano de 1981, a qual tratou da segurana e sade do trabalhadores, obrigando os pases signatrios a promoverem polticas que visassem a diminuio dos acidentes de trabalho atravs da preveno dos riscos no ambiente laboral. No entanto, um dos feitos mais memorveis da OIT veio a se concretizar no ano de 1998, quando da adoo da Declarao sobre Princpios Fundamentais e Direitos do Trabalho, momento no qual todos os pases do mundo, mesmo os no signatrios, se tornaram obrigados a promoverem direitos bsicos trababalhistas, como liberdade de associao, eliminao do trabalho escravo e infantil e no discriminao. 6 No Brasil, o conceito de meio ambiente s veio a integrar os nossos textos legislativos no ano de 1981, com a Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente. Essa lei teve a sua importncia, por estabelecer um importante marco ambientalista para a nossa Nao, ainda mais em um contexto de Ditadura Militar,

SSSEKIND, Arnaldo Lopes. Direito internacional do trabalho. 3. ed., atual. e com novos textos. So Paulo: LTR, 2000. p.180.

16 15

no entanto os seus dispositivos somente vieram a ser efetivamente postos em prtica com com a promulgao da Constituio Federal de 1988.7 A Carta Magna de 1988 colocou a questo ambientalista em um patamar to elevado que chegou a destacar um captulo do seu texto para a proteo do Meio Ambiente como um direito fundamental das pessoas. Nesse ponto, importa destacar o artigo 225 da CF/88, o qual foi fortemente influenciado pelo principio primeiro da Declarao de Estocolmo, como j mencionado a cima.

Art. 225 - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

Mais adiante discutiremos de forma mais aprofundada a respeito do tratamento constitucional sobre as quaestes ambientais e trabalhistas. Nesse momento, importa reafirmar o longo caminho que a humanidade percorreu para que hoje tivessemos um texto to bonito explicitado em nossa Carta Magna. Deixamos apenas um questionamento para a concluso deste captulo, quantos desses direitos so realmente colocados em prtica? Ser que nossa populao conhece completamente as suas garantias?

2 A AUTONOMIA DO DIREITO AMBIENTAL

De acordo com o Novo dicionrio Aurlio da lngua portuguesa, o meio ambiente pode ser definido como: o conjunto de condies naturais e de influncias que atuam sobre organismos vivos e seres humanos. Ficando, dessa forma, demonstrada uma natureza interdisciplinar que lhe prpria.8

MINARDI, 2010, p. 25. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Dicionrio da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: iPositivo, 2010, p. 1113.

16 17

Embora ainda hajam muitas divergncias entre os autores na conceituao do meio ambiente , h uma unnimidade quando se fala de sua ambrangncia e interdisciplinariedade.9 No meio ambiente podemos enquadar praticamente tudo, ou seja, um ambiente natural, cultural psicolgico que, de forma integral, afeta o

desenvolvimento e as relaes do ser humano. Por essa razo, ao tratarmos de meio ambiente precisamos ter uma viso global e abrangente. Necessitamos da conscicia de que no podemos superproteger algum determinado aspecto em detrimento de outro e tambm devemos saber que em algum ponto havero choques que necessitam serem sopesados. Diversos so os doutrinadores, os quais defendem que a relao do meio ambiente com uma sadia qualidade de vida foi feita de forma proposital, usando dois conceitos indeterminados para abrir o leque de opes a serem abraadas por eles. 10 O fato que durante a histria da humanidade o homem veio se colocando no centro de todos os ecossitemas, buscando somente ganhos egostas e, assim, observou-se que todas as relaes de produo e consumo realizadas por ele importavam em impactos para o meio ambiente. O mundo j conseguiu ver, como demonstramos no captulo anterior, que a continuidade desse modelo capitalista de uso irracional nos levar a uma situao catastrfica, razo pela qual demos buscar novas formas de nos relacionar com o meio em que vivemos respeitando-o e garantindo a sua continuidade. Assim, podemos destacar a importncia do direito ambiental, firmado no destaque constitucional que lhe foi conferido, atuando sobre toda e qualquer rea que influencie a sua temtica, impondo a reformulao de conceitos e reestruturando o atual modelo socioeconmico. Nesse ponto podemos nos debruar sobre a relao do Direito Ambiental com o Direito do Trabalho, vez que, mesmo eles sendo disciplinas autnomas, com contedos e princpios prprios, no possvel a negao de que h uma interseo
9

10

PADILHA, Norma Sueli. Do meio ambiente do trabalho equilibrado. So Paulo: LTr, 2002, p.20. MINARD, 2010, p. 75.

17 18

de interesses entre ambos, principalmente no tocante a segurana e medicina do trabalho. sabido que a preocupao, da humanidade e principalmente do Direito, com a sade do trabalhador mais antiga do que a preocupao com o meio ambiente, e isso se deve ao fato de que as leses e riscos laborais so muitos mais explicitos do que os riscos ambientais. De fato, na poca da Revoluo Industrial, todos os dias era possvel ver pessoas morrendo ou ficando doentes nos ambientes laborais, no entanto os problemas ambientais, como escassez de recursos naturais s vieram a ser notados passado mais de um sculo daquele advento. Ainda assim, nos possivel identificar o mesmo objetivo entre essas duas disciplinas, qual seja a qualidade de vida das pessoas. Embora os bens tutelados pelo Direito Ambiental e pelo Direito do Trabalho sejam distintos, ainda possivel vislumbrar alguns pontos de interseo que se juntam para formar um novo ramo da cincia jurdica, qual seja o Direito Ambiental do Trabalho, como um ramo que ampara os direitos difusos, coletivos e individuais, alm de agregar uma natureza pblica e ao mesmo tempo privada. O Direito Ambiental do Trabalho apresenta-se como um ramo que objetiva o estudo das relaes no meio ambiente do trabalho, objetivo de sua importncia para a vida, principalmente, do homem moderno, o qual, em geral, passa a maior parte da sua vida til no local de trabalho, determinado assim a sua forma de sustento e de condio de vida e sade.11 Nesse ponto, no podemos esqueer de citar que o Direito Ambiental do Trabalho tambm possui um vis de solidariedade (artigo 3, I, CF/88), vez que, embora possamos observar, num primeiro momento, apenas o dano individual do acidente ou da doena laboral, seguidamente, constatamos que ela atinge toda a sociedade, vez que todos, de certa forma, acabam pagando essa conta, colaborando para os cofres da previdncia e assistncia social. Ainda importa ressaltar que no passado, numa viso taylorista e fordista, do direito do trabalho, havia uma preocupao na elaborao de normas que protegessem apenas a integridade fsica do trabalhador. No entanto, partir de uma
11

MINARD, 2010, p. 36.

19 18

nova concepo do prprio capitalismo, as influncias pscolgicas sobre a sade dos trabalhadores tm sido cada vez mais levadas em conta.12 Apesar disso ainda no ter sido explicitamente legislado, os trabalhadores tm cada vez mais sofrido com depresses ou disturbios emocionais ocasionados por presses psicolgicas dos superiores e por desavenas entre os colegas. At mesmo a legislao previdnciria (Lei n 8.213/91), sempre mais vanguardista, j se preocupou em estender a noo de local de trabalho:

Art. 21. Equiparam-se tambm ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei: I - o acidente ligado ao trabalho que, embora no tenha sido a causa nica, haja contribudo diretamente para a morte do segurado, para reduo ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido leso que exija ateno mdica para a sua recuperao; II - o acidente sofrido pelo segurado no local e no horrio do trabalho, em conseqncia de: a) ato de agresso, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho; b) ofensa fsica intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho; c) ato de imprudncia, de negligncia ou de impercia de terceiro ou de companheiro de trabalho; d) ato de pessoa privada do uso da razo; e) desabamento, inundao, incndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de fora maior; III - a doena proveniente de contaminao acidental do empregado no exerccio de sua atividade; IV - o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horrio de trabalho: a) na execuo de ordem ou na realizao de servio sob a autoridade da empresa; b) na prestao espontnea de qualquer servio empresa para lhe evitar prejuzo ou proporcionar proveito; c) em viagem a servio da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitao da mode-obra, independentemente do meio de locomoo utilizado, inclusive veculo de propriedade do segurado; d) no percurso da residncia para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoo, inclusive veculo de propriedade do segurado. 1 Nos perodos destinados a refeio ou descanso, ou por ocasio da satisfao de outras necessidades fisiolgicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado considerado no exerccio do trabalho.
12

PADILHA, 2002, p.22.

20 19

2 No considerada agravao ou complicao de acidente do trabalho a leso que, resultante de acidente de outra origem, se associe ou se superponha s conseqncias do anterior.

Observa-se, dessa maneira, que, na atualidade, o Direito do Trabalho e o Direito Ambiental, tm se unido, formando o ramo do Direito Ambiental do Trabalho, respondendo as preocupaes da sociedade em termos de proteo aos trabalhadores, quer seja fisica ou mentalmente, dentro ou at fora do local de trabalho, sempre se baseando nos princpios da dignidade humana e da solidariedade.

3 DIREITO FUNDAMENTAL AO AMBIENTE DE TRABALHO SADIO

3.1. INSTITUTOS CONSTITUCIONAIS

No primeiro captulo comeamos a discutir sobre a importncia do artigo 225, da atual Constituio Federal, pra a histria do Direito Ambiental. De fato, o tratamento que as constituies anteriores haviam dado para essa matria demonstrou-se demasiadamente tmido, de forma que o tema ainda no havia sido abordado de maneira global e abrangente.13 A Constituio Federal de 1988 foi elaborada dentro de um contexto de algumas dcadas de lutas dos movimentos ambientalistas e no se tornou notvel apenas pelo artigo 225, mas tambm podemos observar um tratamento sobre o assunto nos artigos 7 e 176, concluindo, assim, que houve uma preocupao geral do constituinte com a qualidade de sade e vida do seu povo, e isso, de uma forma que nunca antes havia sido expressa anteriormente.14 Ainda devemos destacar que no somente o Direito Ambiental recebeu tratamento notrio nessa Constituio, como tambm o Direito Ambiental do Trabalho chegou a ser expressamente citado no artigo 200.

13 14

PADILHA, 2002, p. 55. MELO, 2001, p.36.

21 20

Art. 200 - Ao sistema nico de sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei: (...) VIII - colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. (grifo nosso)

Nessa atual Constituio, o trabalho passou a ser visto sob um aspecto diferente. Ele deixou de ser tratado somente como uma relao contratual subordinada, com expresso monetria, para haver uma maior valorizao tica15 do trabalhador e do seu estado de sade, buscando uma real qualidade de vida no ambiente laboral. Importa ressaltar, nesse ponto, o elevado grau de destaque que o constituinte conferiu ao tratamento da qualidade de vida e sade do trabalhador, inclusive, no art. 7 encontarmos um destaque para a importncia da diminuio dos riscos no local de trabalho, seno vejamos:

XXII - reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana; XXIII - adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;

Frise-se que a Constituio anterior preocupava-se apenas com a higiene e segurana no trabalho, no entanto, essa atual, deu um pa sso alm, e tambm citou a sade. Ora, essa foi a primeira vez que a Carta Magna mencionou expressamente as normas de sade, de forma que no podemos nos desvincilhar do entendimento de que, com a com esta incluso, o constituinte buscava atingir conceitos muito mais profundos, intentando incentivar a reduo de riscos fsicos, qimicos, biolgicos, fisiolgicos e psquicos, aos quais o trabalhador possa, porventura, estar exposto.

15

MELO, 2001, p. 38

22 21

3.2. INSTITUTOS INFRACONSTITUCIONAIS Esse tema da preocupao estatal com a sade do trabalhador no se ateve somente Constituio Federal, mas tambm foi abordado em vrias Constituies Estaduais, tais com: Bahia, Amazonas, dentre outras, preconizando a garantia do trabalhador, de desenvolver suas atividades em um ambiente saudvel. Inclusive na Constituio do nosso Estado, o Par, encontramos esse destaque:

Art. 269. Compete ao Estado garantir: I - a fiscalizao do cumprimento das medidas que visem a eliminao de riscos de acidentes e doenas profissionais e do trabalho; (..) III - controle e fiscalizao, atravs de rgos de vigilncia sanitria, dos ambientes e processos de trabalhos, de acordo com os riscos de sade, garantido o acompanhamento pelas entidades sindicais; IV - participao das entidades sindicais e associaes classistas na gesto dos rgos estaduais de sade do trabalhador e de proteo ao ambiente de trabalho;

Art. 270. Ao sistema estadual de sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei: (...) XIV - colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

Ainda gostaramos de dar um especial destaque as Constituies

dos

Estados de Rondnia e So Paulo, s quais trazem um entendimento que inclusive corrobora com a tese que defendemos neste trabalho. Essas constituies colacionam alguns artigos que asseguram o direito de greve, por parte do trabalhador que se encontra em uma situao de risco para a sua sade. no seu local de trabalho, seno vejamos:

Constituio de RO - Art. 244 - A sade ocupacional parte integrante do sistema estadual de sade, sendo assegurada aos trabalhadores, mediante: (...) III - recusa ao trabalho em ambiente insalubre ou perigoso, ou que represente graves e iminentes riscos sade quando no adotadas medidas de eliminao ou proteo contra eles, assegurada a permanncia no emprego;

23 22

Constituio de SP - Art. 229 - Compete autoridade estadual, de ofcio ou mediante denncia de risco sade, proceder avaliao das fontes de risco no ambiente de trabalho, e determinar a adoo das devidas providncias para que cessem os motivos que lhe deram causa. (...) 2 - Em condies de risco grave ou iminente no local de trabalho, ser lcito ao empregado interromper suas atividades, sem prejuzo de quaisquer direitos, at a eliminao do risco. (grifo nosso).

Nesse ponto, comearemos a citar algumas normas infraconstitucionais de elevada importncia para o Direito Ambiental do Trabalho, dentre as quais podemos citar, primeiramente, a Lei de Poltica Nacional do meio Ambiente, a qual j foi citada anteriormente, mas agora ser tratada de uma forma mais precisa. A supracitada lei foi elaborada ainda no Regime Militar e antes da promulgao da Constituio Federal de 1988, mas ainda assim foi recepcionada pela nova Carta Magna.16 poca, essa legislao se mostrou demasiadamente vanguardista, tanto que, ainda hoje, a mesma auxilia o Direito Trabalho em alguns importantes pontos. Ao analisarmos o artigo 7, XXVIII, desta lei, podemos observar que, j no incio da dcada de 80, nossos legisladores estavam preocupados em prescrever de quem seria a responsabilidade pela segurana no ambiente de trabalho, principalmente em caso de acidente, vez que no final da cadeia sempre est a sociedade, que quem custeia o sistema previdencirio brasileiro. Tambm no podemos deixar de dar o devido destaque Consolidao das Leis do Trabalho a qual foi responsvel pelo atrelamento, por muitos anos, do Direito Ambiental do Trabalho com a medicina do Trabalho, vez que so vrios os seus artigos os quais tratam de assuntos correlatos, destacando se o ttulo II, do captulo V do seu texto.17 Mesmo que na falta que qualquer norma infraconstitucional que garantisse o direito de greve ambiental, ainda poderamos nos utilizar do art. 8 da CLT, o qual Ambiental e o Direito Ambiental do

16 17

PADILHA, 2002, p.67. MELO, 2001, p. 41

24 23

dispe que as lacunas normativas tambm podem ser preenchidas pelo direito pela analogia, equidade, princpios, usos, costumes e normas de direito comparado. Assim, colacionamos a Conveno n 155 da OIT, a qual inclusive j foi ratificada no Brasil, passando a integrar o nosso ordenamento. Assim, no art. 13 da Conveno n 155 da OIT, encontramos uma regra que permite que o empregado paralise a sua tarefa laboral, no caso de dele se encontrar em uma situao em uma situao de iminente ou grave perigo de sade ou vida.

Art. 13 - De conformidade com a prtica e as condies nacionais, dever proteger-se de conseqncias injustificadas a todo trabalhador que julgar necessrio interromper uma situao de trabalho por acreditar, por motivos razoveis, que esta envolve um perigo iminente e grave para sua vida ou sua sade.

Inclusive, o Art. 21 da mesma conveno afirma que o trabalhador tem direito de no sofrer nenhum nus financeiro para que o seu local de trabalho fique mais seguro.18 Por fim, citaremos o art. 19, f, da Conveno n 155, o qual estebelece que os empregados tambm devem ajudar a manter o ambiente de trabalho seguro e sadio, inclusive eles tm o dever de comunicarem os seus chefes imediatos caso se encontrem em uma situao de perigo iminente e grave.

Art. 19 - Devero adotar-se disposies a nvel de empresa em virtude das quais: (...) f) o trabalhador informar de imediato ao seu superior hierrquico direto sobre qualquer situao de trabalho que ao seu juzo envolva, por motivos razoveis, um perigo iminente e grave para sua vida ou sua sade; enquanto o empregador no tenha tomado medidas corretivas, se forem necessrias, no poder exigir dos trabalhadores que reiniciem uma situao de trabalho onde exista com carter continuo um perigo grave e iminente para sua vida ou sua sade. (grifo nosso)

Poderamos ainda citar as importantes influncias do Cdigo de Defesa do Consumidor e da Lei de Ao Civil Pblica, no entanto, consideramos que o nosso

18

Art. 21 - As medidas de segurana e higiene do trabalho no devero implicar em nenhuma carga financeira para os trabalhadores.

25 24

objetivo, ao fazer um breve aparato daqueles textos legais, j tenha sido alcanado. De formas que conseguimos demonstrar que o Direito Ambiental do Trabalho possu fortes bases em nosso arcabouo legal, reafirmando o direito que todos os trabalhadores possuem um ambiente de trabalho sadio.

4 PRINCPIOS DA PRECAUO E PREVENO EM RELAO AO DIREITO DE GREVE

Os princpios da precauo e preveno so importantssimos para o estudo do Direito Ambiental Trabalhista, na verdade eles so considerados megaprincpios, inclusive a Constituio de 1988 no se deteve em citar ambos no caput do art. 225, preconizando o dever de defender e preservar o meio ambiente. Assim, neste captulo, nos deteremos numa anlise mais aprofundada desses dois princpios norteadores.19 De fato, o princpio da preveno existe pelo simples fato de que, aps a degradao realizada pelo homem, em muitos casos, ainda no foi encontrado um jeito de ser reestabelecido o meio ambiente do mesmo jeito que ele era anteriormente, por isso adotou-se esse princpio como pedra fundamental do Direito Ambiental. Esse principio importante para que lembremo-nos que, em muitas situaes, uma reparao financeira, por mais alta que seja, nunca vai ser capaz de retornar o ambiente ao seu status quo ante, por isso muitas vezes necessrio um certo radicalismo para impedir terminantemente a prtica de um ato danoso. No mbito ambiental-trabalhista, o princpio da preveno est muito mais voltado para a aplicao das normas legais de medicina e segurana do trabalho, as quais tratam da necessidade de um ambiente de trabalho livre de riscos de acidentes e/ou de doenas do trabalho.20

19

LUSTOSA, Thasa Rodrigues. Greve Ambiental e Direito Fundamental sade dos trabalhadores. Disponvel em: <http://www.conpedi.org.br/anais/36/15_1678.pdf >. Acesso em 23 mai. 2013. p. 2526. 20 MINARD, 2010, p. 50

26 25

Inclusive existem algumas dessas normas regulamentadoras que tratam at mesmo da necessidade de imediata interdio do local, pelo Ministrio do Trabalho, em caso de estar demonstrado o grave e iminente risco para o trabalhador. Nesse ponto, no podemos deixar de destacar o art. 161 da CLT, o qual a brevidade com a qual essas decises devem ser tomadas ante o perigo de sade e vida do trabalhador:

Art. 161. O delegado regional do trabalho vista do laudo tcnico do servio competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poder interditar o estabelecimento, setor e servio, mquina ou equipamento, ou embargar obra, indicado na deciso, tomada com brevidade que a ocorrncia exigir, as providncias que devero ser adotadas para preveno de infortnios de trabalho. 1 As autoridades federais, estaduais e municipais daro imediato apoio s medidas determinadas pelo Delegado Regional do trabalho. 2 A interdio ou embargo podero ser requeridos pelo servio competente da Delegacia Regional do trabalho e, ainda, por gente da inspeo do trabalho ou por entidade sindical. 3 Da deciso do Delegado Regional do trabalho podero somente os interessados recorrer, no prazo de 10 (dez) dias, para o rgo de segurana e medicina do trabalho, ao qual ser facultada dar efeito suspensivo ao recurso. 4 Responder por desobedincia, alm das medidas penais cabveis, quem, aps determinada a interdio ou embargo, ordenar ou permitir o funcionamento do estabelecimento ou de um dos seus setores, a utilizao de mquinas ou equipamentos, ou o prosseguimento de obra, se, em conseqncia, resultaram danos a terceiros. 5 O Delegado regional do trabalho, independente de recursos, e aps laudo tcnico do servio competente, poder levantar a interdio. 6 Durante a paralisao dos servios, em decorrncia da interdio ou embargo os empregados recebero os salrios como estivessem em efetivo exerccio.

Diferentemente da preveno a qual tenta evitar o dano possvel ou previsvel, temos a precauo a qual trabalha com a idia de incerteza de risco, buscando a adoo de medidas acautelatrias. Ainda insta observar que essa adoo de medidas acautelatrias no possui o intuito de imobilizar as atividades humanas, mas apenas visa o prolongamento da qualidade de vida das futuras geraes e a continuidade da vida, em todos os seus sentidos, na Terra.21

21

MINARD, 2010, p. 52

27 26

Nesse ponto, podemos citar o nosso tema principal, o direito de greve, vez que ante uma situao em que o ambiente de trabalho se encontre explicitamente como um causador ou provvel causador de dano para o trabalhador, o direito de greve deve ser acionado como forma de proteo aos direitos fundamentais da pessoa humana, quais sejam a vida e a sade. Dessa forma, denota-se o carter de direito fundamental que a greve ambiental possui, sendo, assim, possvel o seu exerccio sem a necessidade do cumprimento das mesma exigncias legais de uma greve comum, como veremos no captulo seguinte. Na verdade, em se tratando de greve ambiental, estamos falando de grave ou iminente risco laboral, razo pela qual a proteo ao cidado deve ser muito maior. Concluindo, devemos reafirmar a importncia desses dois megaprincpios e as suas colaboraes para o direito ambiental do trabalho principalmente no tocante greve ambiental. De forma que, amparados nesses princpios podemos ter mais um meio para justificar a a interrupo de atividades laborais que estejam em desacordo com a proteo de vida e sade dos trabalhadores.

5 O DIREITO DE GREVE GERAL E O DIREITO DE GREVE AMBIENTAL

Iniciaremos este tpico aduzindo uma citao do nobre doutrinador Amauri Mascaro Nascimento, em sua obra Curso de Direito do Trabalho (2009, p. 1318): Greve um direito individual de exerccio coletivo, manifestando -se como autodefesa. Assim, ao observamos as inmeras manifestaes desse fenmeno da greve, podemos entend-la como uma paralisao das atividades, pelos trabalhadores, com o intuito de pressionarem seus empregadores para que esses aceitem seus pleitos, os quais, em geral, so reivindicativos (buscando melhorias nas condies de trabalho), de solidariedade (em apoio a outras categorias), polticos (visando transformaes econmicas ou sociais) ou de protesto.22

22

MELO, Sandro Nahmias. Meio ambiente do trabalho e greve ambiental. Revista Anamatra. Ano XVIII. N. 54. 1. sem. 2008, p. 51.

28 27

Nesse nterim, ainda importa destacar o conceito de Alice monteiro de Barros para a greve:

No simplesmente uma paralisao do trabalho, mas uma cessao temporria do trabalho, com o objetivo de impor a vontade dos trabalhadores ao empregador sobre determinados pontos. Ela implica a crena de continuar o contrato, limitando-se a suspend-lo. (2010, p. 1308)

No Brasil, a greve est constitucionalmente prevista no art. 9 da Carta Magna, alm do que, tambm devemos citar uma lei importantssima para este instituto, qual seja, a Lei n 7.783/1989, conhecida como a Lei de Greve. De fato, em geral, h um amparo legal para o direito de greve, no entanto ele no absoluto, existem limitaes ao seu exerccio. A Lei 7.783/1989 dispe que os requisitos necessrios para a realizao de uma greve legal iniciam antes mesmo da sua deflagrao, vez que h a necessidade de ter ocorrido, previamente, uma frustrao da negociao ou verificao da impossibilidade de recursos via arbitral (art. 3); tambm h o requisito da notificao da entidade patronal correspondente ou os empregadores diretamente interessados com antecedncia mnima de 48 horas da paralisao (art. 3, pargrafo nico); alm disso, os trabalhadores precisam convocar a assemblia geral pela entidade sindical para definir as reivindicaes da categoria e deliberar sobre a paralisao coletiva da prestao de servios (art. 4); e, ainda tem-se que, nos servios ou atividades essenciais, faz-se necessria a comunicao aos empregadores e os usurios sobre a deciso da greve com antecedncia mnima de 72 horas da paralisao (art. 13).23 Diferentemente, temos a greve ambiental, a qual, apesar de ainda no ter sido vastamente debatida pela doutrina e legislaes nacionais, faz enredo ao conceito de Celso Fiorillo (2009, p. 396), ora aduzido:

"a greve [ambiental] um instrumento constitucional de autodefesa conferido ao empregado, a fim de que possa reclamar a salubridade do seu meio ambiente do trabalho e, portanto, garantir o direito sade."

23

LUSTOSA, 2013, p. 2529.

29 28 26

Corroborando com essa conceituao, ainda colacionamos o entendimento de Raimundo Simo de Melo:

[...] [a greve ambiental ] a paralisao coletiva ou individual, temporria, parcial ou total da prestao de trabalho a um tomador de servios, qualquer que seja a relao de trabalho, com a finalidade de preservar e defender o meio ambiente do trabalho de quaisquer agresses que possam prejudicar a segurana, a sade e a integridade fsica e psquica dos trabalhadores.

Esse conceito de Melo nos ajuda a estabelecer uma importante diferenciao da greve ambiental para a greve em geral, vez que, na modalidade ambiental o trabalhador tem a possibilidade de sozinho deflagrar esse movimento paredista.24 Observa-se que, essa greve individual surge como uma necessidade do prprio instituto, o qual lida como bens muito valiosos, tais como a vida e a sade do ser humano, por isso essa possibilidade. Ainda importa ressaltar que, como a greve ambiental visa a proteo de direitos fundamentais supremos, como a vida, ela tambm no deve estar presa a tantas formalidade como a greve no sentido lato.25 A experincia tem demonstrado que a demora para a concluso desses ritos, propostos na Lei n 7.783/1989 e relacionados acima, no so compatveis com a agilidade que se faz necessria na greve ambiental.26 Ainda conseguimos observar a legalidade da greve, com motivo ambiental, ao nos depararmos com os textos do artigo 9, caput, da Carta Magna e o artigo 1, da Lei 7.783/89, seno vejamos: " assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender."

24

25

LUSTOSA, 2013, p. 2530. FLIX, Marcel Carlos Lopes. Greve ambiental: Direito Fundamental dos Trabalhadores . Interdisciplinar: Revista Eletrnica da Univar (2011) n. 6. p. 144.

26

SILVA, Larissa Danielle da; LIRA, Dorotea Amaral de Brito. Paralisao individual em caso de risco grave e iminente: o direito individual de greve por questes ambientais, sob o prisma da proteo do direito vida e sade do trabalhador. Disponvel em: <http://www.umc.br/_img/_diversos/pesquisa/pibic_pvic/XIV_congresso/Arquivos/Larissa%20Daniell e%20da%20Silva.pdf>. Acesso em 23 mai. 2013, p. 2.

30 29

Os exemplos jurisprudncias de utilizao do instituto em questo no so variados, na verdade, sempre que algum doutrinador aborda o assunto eles citam sempre o mesmo julgamento, do qual colacionamos, a seguir, um breve resumo da lavra de Raimundo Simo (2008, p.96):

No podemos acolher as alegaes da suscitante, no sentido de declarar a greve abusiva, ainda que a norma que disciplina o exerccio do direito de greve no tivesse sido cumprida literalmente. Ocorre que a paralisao coletiva do trabalho um fenmeno tipicamente social, e a sua deflagrao pode decorrer de circunstncias tais que, sob o aspecto formal, o descumprimento da norma no implica em sua violao a ponto de permitir que se declare abusivo o movimento. A farta documentao apresentada pelo suscitado torna evidente que qualquer negociao prvia foi frustrada pela suscitante, o que tornou impossvel qualquer dilogo conciliatrio, dada gravidade dos fatos ali documentados... Alm de no cumprir as normas convencionais e as do estatuto consolidado, a suscitante resistiu s determinaes do Ministrio do Trabalho, no esboando qualquer atitude no sentido de adequar o local de trabalho para que as atividades fossem exercidas com dignidade e segurana. Os documentos de fls. 243/249, tornaram evidente que a empresa no tinha instalaes eltricas adequadas, proteo em mquinas e equipamentos, armazenando produtos inflamveis em local imprprio, alm de outras, pondo em risco os seus trabalhadores, em profundo desrespeito ao ser humano... Assim sendo, consideradas todas as circunstncias que envolveram a deflagrao do movimento paredista, no podendo declar-lo abusivo com fundamento no descumprimento das normas legais. Tal a gravidade dos fatos noticiados em relao ao suscitante, que a exigncia do exato cumprimento da norma suplantada pela necessidade imperiosa de medidas urgente, eis que no se trata na hiptese dos autos de discutir meras reivindicaes de ordem econmica e social, mas sim, da eliminao de risco de vida. Trata-se de cumprir o disposto no art. 5 da Constituio Federal. Afasto, portanto, a abusividade da greve sob o aspecto formal. (Processo TRT/15 Regio, DC n 153/96, de 5.6.96, Rel. Min. Jos Alberto Rossi)

Esse julgamento bastante emblemtico pois, infelizmente, vivemos em um pas no qual os cidados no conhecem os seus direitos, e muitas vezes as revindicaes ambientais, acabam perdendo vez frente alguns peticionamentos econmicos. Inclusive o caso que nos inspirou a escolher esse tema foi um exemplo disso. No meio deste ano, na cidade de Belm do Par, foi deflagrada uma greve entre os funcionrios dos principais supermercados da capital e o que se dizia na cidade era que o movimento havia sido motivado pelas recorrentes faltas de gua na cidade, ocasionadas por problemas na adutora do BRT. Sendo que, essas faltas ocasionavam cargas de trabalho excessivo para os trabalhadores, chegando a prejudicar a sade de alguns (informao verbal).

31 30

Ocorre que, quando a greve foi noticiada nos jornais, as nicas revindicaes expostas versavam sobre jornada de trabalho, vale-alimentao e outros assuntos econmicos, e a questo da sade daqueles trabalhadores nem ao menos foi citada (informao verbal)27. Realizando uma profunda pesquisa jurisprudencial no acervo dos tribunais de nossa nao, ainda conseguimos encontrar mais um exemplo de greve motivada por perigo de vida no local de trabalho, ocorrida no Estado de So Paulo, o qual, como j demonstramos acima, um dos nicos estados brasileiros que prev, em sua constituio, a possibilidade da paralisao por risco vida e sade do trabalhador.

"DISSDIO COLETIVO DE GREVE. RISCO DE VIDA EM AMBIENTE DE TRABALHO. A Constituio do Estado de So Paulo em seu artigo 229, pargrafo 2 autoriza expressamente a interrupo das atividades laborativas pelo empregado em condies de risco grave ou iminente no local de trabalho. Afastada a abusividade da greve." (TRT-2 , Relator: PLINIO BOLIVAR DE ALMEIDA, Data de Julgamento: 28/08/2003, SDC TURMA)

Nesse caso, a legalidade da greve foi questionada, pois o sindicato no frustou as negociaes antes da deflagrao do movimento e tambm no foi mantido a porcentagem mnima de trabalhadores em servio durante a paralisao deste, o qual era um servio essencial, vez que os trabalhadores eram funcionrios de uma casa carcerria para crianas e adolescentes. Observa-se que mesmo em face de todas essas contrariedades, a citada greve ainda foi considerada legal, considerando todas as singularidades que o trabalhador possui quando da configurao de um local de trabalho que coloque em risco a sua sade e vida, mais um vez reafirmando o entendimento do direito de greve como um direito fundamental do trabalhador. Alguns outros autores pesquisados possuem um pensamento positivista sobre o assunto e afirmam que o Direito de greve Ambiental ainda no foi especificamente legislado e, portanto no haveria como haver a ocorrncia dela de forma legal. Tais autores positivistas apontam que a soluo correta para situaes risco ambiental trabalhista deveria ser ir Justia do Trabalho, por via das entidades

27

Telejornal veiculado no dia 02.07.2013.

32 31

sindicais, requerendo a tomada de providncias aptas promoo do equilbrio ambiental laboral. No entanto, observa-se que em algumas situaes a morosidade da Justia do Trabalho incompatvel com a celeridade com que as situaes de risco ambiental podem tomar rumos irreversveis.

Um segundo argumento utilizado pelos doutrinadores mais conservadores est no princpio da inafastabilidade da jurisdio, previsto no artigo 5, XXXV, da CF/88, ao estabelecer que "a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito", garantindo ao trabalhador o amplo acesso ao Poder Judicirio. No entanto, no se pode afirmar que o exerccio do direito de greve interfira na posterior apreciao pelo Poder Judicirio da lide. Enfim, compreendemos que o exerccio do direito de Greve Ambiental no est sujeito ao cumprimento de todas as exigncias legais e s restries impostas pela lei, vez que o mesmo est baseado na prpria sobrevivncia do trabalhador, como modo de evitar a violao do direito vida, sadia qualidade de vida e tendo por base os princpios da dignidade humana, da precauo e da preveno, conforme explicitado.

33 32

CONCLUSO

Neste trabalho abordamos o assunto da greve ambiental e conclumos que ela de fato um direito fundamental do trabalhador de ter um local de trabalho sadio e poder paralisar a sua atividade quando essas condies no forem preenchidas. De fato, a nossa hitese inicial se mostrou verdadeira, de forma que tentamos demosntrar a importncia do direito de greve ambiental como um direito fundamental. Buscando alcanar os objetivos que tnhamos proposto, discorremos, numa linha lgica de pensamento, todos os pontos importantes sobre o assunto. Inicialmente se efetuamos um estudo da disciplina Ambiental e a sua relao constitucional com os direitos fundamentais sade e vida, tendo como parmetro a qualidade de vida do trabalhador no local em que presta os seus servios. Posteriormente discutimos alguns institutos do Direito do Trabalho, como a greve, e a sua relao com a CF/88, medida que, a paralisao dos servios por parte do empregado, de forma geral, tambm um direito fundamental. Por fim, estabelecemos um dilogo entre o Direito Ambiental e o Direito do Trabalho, sopesando os diversos direitos fundamentais em jogo, dentro do tema, para que possamos chegar uma anlise crtica de um Direito Ambiental do Trabalho que busca tratar a greve ambiental como um direito fundamental. Ainda vale destacar o nosso esforo em vencer a barreira positivista para a aplicao do instituto da greve ambiental, vez que o mesmo se mostra principiolgicamente fundamentado. Chegamos a nos surpreender com a consciso e preciso com a qual o tema da greve tem sido abordado por alguns doutrinadores brasileiros e tambm por alguns textos legislativos. No entanto, a nossa pesquisa jurisprudncial nos trouxe um resultado pouco satisfatrio, vez que nosso projeto era tratar da jurisprudncia em um captulo exclusivo, no entanto, ao buscar os sites de cada um dos Tribunais Regionais do Trabalho do pas, os exemplos que encontramos foram bastantes reduzidos.

34 33

Podemos atribuir a razo disso ao fato de que o assunto ainda bastante novo, foi pouco discutido academicamente, e menos ainda pela massa de trabalhadores. Este trabalho foi muito importante para o nosso conhecimento, viso que nos permitiu aperfeioar algumas competncias de investigao, seleo, organizao e comunicao da informao. Atravs desse trabalho tentamos difundir um conhecimento sobre um tema escassamente discutido, na esperana de faz-lo mais conhecido e tambm mais utilizado para a proteo das vidas dos trabalahadores. Futuramente, pretendemos expandir nossa pesquisa, elaborando cartilhas explicativas do instituto da greve ambiental e entregando as mesmas em vrios sindicatos, principalmente na cidade de Belm, a fim de que mais trabalhadores conheam suas armas de defesa dentro de uma relao empregatcia. Tambm pretendemos elaborar um artigo cientfico, para publicao, com base neste trabalho. Alm disso, consideramos que este tema poderia ser aprofundado em um mestrado, sendo realizada uma ampla pesquisa de campo, principalmente na cidade de Belm, para entendermos que outros motivos, alm do desconhecimento, leva os trabalhadores a pouco se utilizarem do instituto da greve ambiental. Concluindo, podemos reafirmar a viabilidade do exerccio da paralisao individual e coletiva, como medida protetiva do direito vida e sade do trabalhador, em caso de risco grave e iminente a esses direitos, no exerccio do labor, podendo ser exercida independentemente do preenchimento das formalidades legais contidas na Lei 7783/89. A greve ambiental um instituto do direito trabalhista observado sob a gide do meio ambiente do trabalho. E como tal, justifica-se pelos princpios da preveno e precauo, uma vez que possui o intuito de proteger sade do trabalhador frente ao risco.

35 34

Enfim, ainda que a greve ambiental, sem o preenchimento das formalidades legais, no seja explicitamente prevista no nosso ordenamento, a mesma vem sendo objeto de construo doutrinria e jurisprudencial e no pode deixar de ser citada como um direito fundamental do trabalhador de ter um ambiente de laboral sadio.

36 35

REFERNCIAS

ALMEIDA, Joo Ferreira de. Trad. A Bblia Sagrada (revista e atualizada no Brasil) 2 ed. So Paulo. Sociedade Bblica Brasileira, 1993. BARROS, Alice Monteiro. Curso de Direito do Trabalho. 6. ed. So Paulo: LTr, 2010. BRASIL. Consolidao das Leis do Trabalho. 9. ed.So Paulo: Saraiva, 2011. ______. Constituio Federal de 1988. 9. ed. SoPaulo: Saraiva, 2011. ______. Vade Mecum RT - 6 Ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013. FLIX, Marcel Carlos Lopes. Greve ambiental: Direito Fundamental dos Trabalhadores. Interdisciplinar: Revista Eletrnica da Univar (2011) n. 6. p. 140146. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Dicionrio da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Positivo, 2010. FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental brasileiro. 10 ed. rev. atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2009. LUSTOSA, Thasa Rodrigues. Greve Ambiental e Direito Fundamental sade dos trabalhadores. Disponvel em: <http://www.conpedi.org.br/anais/36/15_1678.pdf >. Acesso em 23 mai. 2013. MACHADO, Sidney. O direito proteo ao meio ambiente de trabalho no Brasil: os desafios para a construo de uma racionalidade normativa. So Paulo: LTr, 2001. MELO, Raimundo Simo de. Direito Ambiental do trabalho e a sade do trabalhador: responsabilidades legais, dano material, dano moral, dano esttico, indenizao pela perda de uma chance, prescrio. 3 ed. So Paulo: LTr, 2008. MELO, Sandro Nahmias. Meio ambiente do trabalho - direito fundamental. So Paulo: LTr, 2001.

37 36

_____. Meio ambiente do trabalho e greve ambiental. Revista Anamatra. Ano XVIII. N. 54. 1. sem. 2008, p. 47-53. MINARDI, Fbio Freitas. Meio ambiente do trabalho: proteo jurdica sade mental do trabalhador. Curitiba: Juru, 2010. MORAES, Monica Maria Lauzid de. O direito sade e segurana no meio ambiente do trabalho. So Paulo: Ltr, 2002. n 54. Edio 1 semestre de 2008, pp. 47-53. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho, Editora Saraiva, 2009. PADILHA, Norma Sueli. Do meio ambiente do trabalho equilibrado. So Paulo: LTr, 2002. SILVA, Larissa Danielle da; LIRA, Dorotea Amaral de Brito. Paralisao individual em caso de risco grave e iminente: o direito individual de greve por questes ambientais, sob o prisma da proteo do direito vida e sade do trabalhador. Disponvel em: <http://www.umc.br/_img/_diversos/pesquisa/pibic_pvic/XIV_congresso/Arquivos/Lari ssa%20Danielle%20da%20Silva.pdf>. Acesso em 23 mai. 2013. SSSEKIND, Arnaldo Lopes. Direito internacional do trabalho. 3. ed., atual. e com novos textos. So Paulo: LTR, 2000. p.180. UNAMA. Manual de Normalizao de Trabalhos Acadmicos. Conforme Normas Tcnicas da ABNT. SBU. Belm 2013.

You might also like