You are on page 1of 3

01) Considerando a riquezas dos recursos hdricos brasileiros, uma grave crise de gua em nosso pas poderia ser

motivada pela: a) Reduzida rea de solos agricultveis. b) Ausncia de reservas de guas subterrneas. c) Escassez de rios e de grandes bacias hidrogrficas. d) Degradao dos mananciais e desperdcio no consumo. e) Transposio do rio So Francisco. 02) Por meio de seus diferentes usos e costumes, as atividades humanas interferem no ciclo da gua, alterando: a) A quantidade total b) A qualidade da gua e sua quantidade disponvel para o consumo das populaes. c) A qualidade da gua disponvel apenas no subsolo terrestre d) Apenas a quantidade de gua superficial existente nos rios e lagos. e) O regime de chuvas, mas no a quantidade de gua para consumo disponvel no planeta 03) Observando os elementos naturais do espao, verificamos que eles combinam entre si. Possuem uma interdependncia. Se ocorrerem modificaes entre eles, todo o conjunto alterado, surgindo uma nova combinao. As foras naturais so responsveis pelas modificaes ao longo da histria geolgica. Mas o homem, com suas intervenes, tem provocado profundos desequilbrios ambientais, uma segunda natureza. Assim, no processo de produo do espao geogrfico: a) O homem se apropria de absolutamente todo o espao natural, que pode ser chamado de 1 natureza, e o transforma em uma 2 natureza, segundo suas necessidades e interesses. b) A segunda natureza, portanto, nada mais do que a natureza humanizada. c) Os espaos geogrficos so constitudos e reconstitudos ao longo da histria das sociedades humanas, de modo que possuem uma historicidade de preveno. d) Os espaos geogrficos no so resultados da vontade humana, e no podem sofrer alteraes ao longo da histria humana. e) O homem pouco interferiu na natureza. 04) Segundo uma organizao mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada trs pessoas sofrero carncia de gua caso no haja mudanas no padro atual de consumo do produto. Uma alternativa adequada e vivel para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria: a) Desenvolver processos de reutilizao da gua. b) Explorar leitos de gua subterrnea. c) Ampliar a oferta de gua captando-a em outros rios. d) Captar guas pluviais e) Importar gua doce de outros estados.

05) [...]O papel produzido a partir de material vegetal e, por conta disso, enormes extenses de florestas j foram extintas[...] Para evitar que novas reas de florestas nativas, principalmente as tropicais, sejam destrudas para suprir a produo crescente de papel, foram propostas as seguintes aes: I) Aumentar a reciclagem de papel, por meio da coleta seletiva e processamento em usinas. II) Reduzir as tarifas de importao de papel . III) Diminuir os impostos para produtos que usem papel reciclado. PARA UM AMBIENTE GLOBAL MAIS SAUDVEL, APENAS: a) A proposta I a adequada. b) A proposta II a adequada. c) A proposta III a adequada. d) As propostas I e II so adequadas. e) As propostas I e III so adequadas. 06) A paisagem um conjunto heterogneo de formas naturais e artificiais, formada por fraes de ambas[...]. Quanto mais complexa a vida social tanto mais nos distanciamos de um mundo natural e nos endereamos a um mundo artificial[...]. Este parece ser o caminho da evoluo[...] CONSIDERANDO AS CONSEQUNCIAS DESSAS TRANSFORMAES SOB O ENFOQUE AMBIENTAL, CORRETO AFIRMAR: a) Todos os resduos slidos do lixo urbano se reincorporam rapidamente terra porque so biodegradveis. b) As reas verdes no so necessrias nas cidades. c) Nos ambientes urbanos, a inverso trmica que ocorre normalmente no vero, ocasiona a reteno de poluentes nas camadas mais baixas da atmosfera. d) O fenmeno das ilhas de calor tem como uma das causas a alta capacidade de absoro de calor, como paredes de cimento e ruas asfaltadas. e) O mundo artificial tambm traz benefcios. 07) Sobre as chuvas cidas podemos afirmar que: I) So chuvas com elevado grau de acidez geradas pela combinao da gua, presente na atmosfera, com substncias poluentes originada pela queima de combustveis fsseis. II) um fenmeno atmosfrico provocado pelo uso intensivo de pesticidas e fungicidas, nas reas com elevado ndice de desenvolvimento agrcola. III) So chuvas cujas conseqncias se fazem sentir em diferentes reas, independente dos locais onde existam as fontes emissoras de poluentes. IV) um fenmeno atmosfrico que tem como conseqncias a destruio da vegetao, a acidificao dos lagos e represas, a corroso de monumentos histricos, entre outras.. ESTO CORRETOS a) I e II b) I, III e IV c) II, III e IV d) III e IV e) I, II, III e IV

08 ) Sobre a questo ambiental no planeta, correto afirmar que: a) Os pases desenvolvidos j conseguiram superar seus problemas de meio ambiente. b) Os antigos pases da ex Unio Sovitica ao introduzirem outro tipo de economia conseguiram reorganizar o espao e conservar o meio ambiente. c) A pobreza, o crescimento da populao e a degradao do meio ambiente esto intimamente ligados e podem explicar vrios problemas ecolgicos. d) Caso se confirme o aquecimento global pelo efeito estufa, as plancies litorneas sero as menos afetadas. e) O crescimento da populao e da pobreza no interferem na questo ambiental. 09) No 1 mundo concentra-se a poluio da riqueza: usinas nucleares, chuva cida, montanhas de lixo aterrado, doenas provocadas pelo excesso de bebidas, lcool ou drogas. No 3 mundo,no que diz respeito s grandes maiorias, concentra-se a poluio da misria: subnutrio, ausncia de gua potvel ou esgoto, lixes a cu aberto, ausncia de ateno mdica e medicamentos. DA LEITURA DO TEXTO POSSVEL AFIRMAR QUE A POLUIO: a) Atinge absolutamente igual a todas as reas do globo, sejam elas desenvolvidas ou subdesenvolvidas. b) Tem menor rea de abrangncia nos pases desenvolvidos e provoca menos riscos humanidade. c) Representa, na atualidade, um mal necessrio ao progresso dos pases, mas que pode ser resolvido atravs de intervenes das grandes potncias. d) Tem origem e caractersticas diferentes, sendo, em muitos casos, resultante de relaes desiguais entre os homens. e) Atinge somente o mundo subdesenvolvido. 10 ) A ao humana tem provocado algumas alteraes quantitativas e qualitativas da gua: I) Contaminao de lenis freticos. II) Diminuio da umidade do solo. III) Enchentes e inundaes. Pode-se afirmar que as principais aes humanas associadas s alteraes I, II e III SO RESPECTIVAMENTE: a) Uso de fertilizantes e aterros sanitrios, lanamento de gases poluentes e canalizao de crregos e rios. b) Lanamento de gases poluentes, lanamento de lixo nas ruas e construo de aterros sanitrios. c) Uso de fertilizantes e aterros sanitrios, desmatamento e impermeabilizao do solo urbano. d) Lanamento de lixo nas ruas, uso de fertilizantes e construo de aterros sanitrios. e) Construo de barragens, uso de fertilizantes e construo de aterros sanitrios. O objetivo da educao a virtude, o desejo de converter -se num bom cidado. (Plato)

You might also like