You are on page 1of 5

- Direito ambiental tem por objetivo compatibilizar crescimento econmico com a preservao do meio ambiente, atendendo ento ao conceito

do que venha ser desenvolvimento sustentvel. Apresenta-se como instrumento de adequao de politicas pblicas promovendo um ajuste de custos privados, pblicos e sociais tendo o equilbrio como resultado de um desenvolvimento racional com a explorao dos recursos naturais. - Nmades: Dava tempo para a natureza se regenerar, at porque a populao era bem menor. - Pequeno contingente populacional No incio, quando a populao era nmade. - Crescimento Populacional, exige maior explorao de recursos naturais. - Grandes cidades margens de rios. - Revoluo Industrial. - Crescimento Desmedido. - Desequilbrio Ambiental. - Meio Ambiente Bem Difuso, porque interessa a coletividade como um todo. E interessa diretamente a quem est mais perto. Ex. Praia de Camburi com algas. - Meio Ambiente indisponvel. * Transindividuais Interesse de todos, transcende o interesse individual. * Indivisveis. * Titularidade? Indeterminada. * Interligados por questes fticas. - Art. 81 CDC - A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vtimas poder ser exercida em juzo individualmente, ou a ttulo coletivo. Pargrafo nico. A defesa coletiva ser exercida quando se tratar de: I - interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato; II - interesses ou direitos coletivos, assim entendidos, para efeitos deste cdigo, os transindividuais, de natureza indivisvel de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrria por uma relao jurdica base; III - interesses ou direitos individuais homogneos assim entendidos os decorrentes de origem comum.

- Art. 225 CF - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. - Objetivo? - ECO 92 Rio de Janeiro.Uma reunio de chefes de Estado para debater sobre o meio ambiente onde foram criadas alguns princpios ,dentre eles o de DESSENVOLVIMNTO SUSTENTAVEL. - DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL quando se explora tudo que til do meio ambiente.Mas sempre cuidando ,fazendo manuteno p que ele possa ser explorado.Necessidades presentes e Capacidade para geraes futuras. indisponvel , pois da coletividade. O direito ambiental tem por objetivo compatibilizar crescimento econmico com a preservao do meio ambiente ,atendendo ento ao conceito doque desenv. Sustentavel. Conceito de direito ambiental Cincia jurdica que estuda os princpios e normas relativas ao meio ambiente, e especialmente a sua interao com o homem. Conceito legal de meio ambiente: Conjunto de condies influencia e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica que abriga e rege a vida de todas as suas formas. PRINCIPIO DO DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL: O meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado interesse transindidual garantidos constitucionalmente e se sobrepe ao interesse individual. direito fundamental , indisponvel , no possvel transacionar ,no possvel que particulares o negociem.EX: Parte da mata amaznica passa dentro da minha fazendo, eu no posso vender essa parte. Obs.: Mesmo no estando previsto expressamente no artigo 5 trata-se de direito Fundamental respaldado pela CF. Art. 225 CF.

PRINCPIO DA PREVENO E PRECAUO: - Preveno: aquele que constata previamente a dificuldade ou impossibilidade de reparao ambiental, ou seja, consumado o dano ambiental sua reparao incerta ou excessivamente onerosa.Conhece o risco. Razo Maior: Necessria cessao imediata de algumas atividades potencialmente poluidoras em funo de resultados danosos ao meio ambiente. - Precauo: Trata-se de casos em que o perigo abstrato, potencial, onde h evidencias que consideram determinada atividade perigosa.No conhece o risco.

Obs.: O principio da preveno mais amplo que o da precauo, j que este atua visando inibir o risco em potencial (dano em abstrato). - PRINCIPIO DO EQUILBRIO AMBIENTAL: Trata-se da necessidade de analisar (ponderar), benefcios e prejuzos em relao a determinada pratica exploratria. - PRINCPIO DA RESPONSABILIDADE: previsto no artigo 225 CF, respondero pelo dano ambiental as pessoas fsicas e jurdicas, devendo ocorrer de maneira peridica causar a anormalidade do meio e de maneira grave. quando algum pratica ou deixa de praticar um ato que possui nexo de causalidade com resultado dando isso a gerar o dever de indenizar.Independe se o dano foi causado com dolo ou no . Para que algum seja responsabilizado por dano ao meio ambiente,tem que ter periodicidade e anormalidade e gravidade,caso, contrario no existe responsabilidade. Obs.: Mesmo se a atividade for lcita o agente responder civilmente por eventual dano ambiental. Princpio do Poluidor Pagador (considerado por muitos o mais importante dos princpios do direito ambiental).Trata-se de um dos princpios mais relevantes do direito ambiental, que traz o aspecto de compensao a coletividade por eventual dano causado ao meio ambiente. Tem como fundamento afastar o nus (custo econmico) da coletividade repassando-o ao particular que de alguma forma retira proveito do dano que o meio ambiente sofrer com seu empreendimento. Por fim visa impedir riscos e responsabilizar o custo ambiental coletivo. Obs. mais importante coibir que reparar o meio ambiente. - Reparar /indenizar. Objetivo, desincentivo ao dano, multas altas como punio severa para evitar que outros particulares que tambm exploram o meio ambiente, pratiquem os mesmos atos. - Aspecto compensatrio. - Custo / Produo. - nus econmico. - Coletividade no tem suportar o nus ,Cabe ao particular suportar o dano que causou. - Particular. quem paga aquele que produz , aquele particular ue no produziu, no tem o direito de indenizar. - Recursos Naturais Limitados se no limitados necessrio preservar ,evitar que venha a ser causado o dano,no pode quantific-los .Ningum pagar para causar dano.Esse principio visa PRESERVAR para evitar o dano - Visa Preservao mxima.

- Impedir Risos Preservao.Impondo punies para os que poluram a fim de que vendo que houve punio, outras pessoas no poluam. quem paga aquele que produz , aquele particular quem paga aquele que produz , aquele particular quem paga aquele que produz , aquele particular quem paga aquele que produz , aquele particular Princpio do Desenvolvimento Sustentvel (Deve ser definidos aspectos para que seja retirado do meio ambiente e recolocado, para que as geraes futuras possam usufruir o meio ambiente, preservando o que temos hoje para geraes futuras). Comtempla a necessidade da explorao do meio ambiente com a proteo deste, ou seja, busca atender os anseios de hoje sem comprometer a possvel explorao futura. Trata-se de um processo de mudana no qual a explorao de recursos, os rumos do desenvolvimento tecnolgico e a mudana institucional esto de acordo com as necessidades presentes e futuras, ou seja, a necessria compatibilizao das estratgias de desenvolvimento com a proteo do meio ambiente. - Estado Definies Padro de qualidade ambiental / o estado vai definir as definies. - Interveno Estatal. - Aumento populacional. - Poder de polcia. - Interesse Social. - Princpio do Limite. = (princpio da frenagem) - Estado: Tem o dever de impor limites.Compete ao Estado definir padres de qualidade do meio ambiente que devem ser observados por todos. a interveno estatal impondo limites por meios de mecanismos de frenagem atendendo ento ao interesse pblico exercendo seu poder de polcia. - Imposio de critrios: - Aumento populacional: - Mecanismos de frenagem Adm. Pblica. - Princpio Democrtico. - Cidado: Pode atuar ou no.Garante ao cidado a possibilidade de participar da proteo do meio ambiente, seja exercitando o direito de petio, de informao ou at mesmo promovendo ao civil pblica. - Corresponsvel: - Art. 225 1 CF.

You might also like