You are on page 1of 3

AO DE USUCAPIO ASPECTOS PROCESSUAIS

1. Natureza Jurdica Trata-se de uma ao meramente declaratria. O objetivo declarar a aquisio de um direito real por usucapio. No se adquire o bem com ao, posto que o bem j foi adquirido pelo usucapio. importante perceber que a ao de usucapio uma ao para reconhecer que o Autor um titular de qualquer direito real (enfiteuse, usufruto, propriedade, etc). Trata-se de uma ao real, que pode ser mobiliria ou imobiliria, conforme o bem usucapido.

1. Procedimentos de Usucapio Existem vrios procedimentos para ao de usucapio. 1. Se o objetivo ingressar com ao de usucapio demvel: o procedimento comum, no tendo nenhuma diferena com as aes comuns. Livros mais antigos acabam por colocar como se fosse procedimento sumrio, mas no o , pode ser sumrio, mas no necessariamente.

2.

Se o objetivo ingressar com ao de usucapio de imvel: Pode assumir 1 de 03 procedimentos:

1. Se pretendo ir ao judicirio pretender usucapio comum de imvel (ordinrio ou extraordinrio) previsto no CC, o procedimento especial, previsto nos artigos 941 a 945 do CPC;

2. Se pretendo ir ao judicirio pretender usucapio especial de imvel rural (previsto na CF para pequenas propriedades Rurais, na qual se trabalha nela), a Lei que regula a Lei 6.969/81.

3. Se pretendo ir ao judicirio pretender usucapio especial de imvel urbano (previsto na CF, para pequenas propriedades), a Lei que regula a do Estatuto da Cidade.

P: E se quiser obter o reconhecimento de terra devoluta? R: A CF diz que as terras devolutas pertencem ao poder pblico e esse o entendimento que prevalece. O problema que at 1988 era possvel usucapir terra devoluta, a partir dessa data que surge as discusses doutrinrias. Desta feita, pode ser que at 1988 o cidado j tenha usucapido a terra devoluta e desta que surge a dvida maior: Pode o cidado ingressar com ao de usucapio dessa terra? O procedimento para reconhecer a usucapio de terra devoluta o procedimento da Lei 6.969/81 que tambm regula o usucapio de terra devoluta. Trata-se de uma pegadinha.

1. Competncia A ao de usucapio de mvel, mobiliria, segue a regra geral de que deve ser proposta no domicilio do ru. J a ao de usucapio imobiliria, a competncia a do foro da situao da coisa que tem competncia absoluta. OBS: Na ao de usucapio especial de imvel Rural vale a regra de que um juiz estadual pode julgar causa envolvendo ente federal, se l no houver sede da justia federal. Portanto, uma das aes que podem tramitar na justia estadual mesmo que envolver ente federal. Trata-se de outra pegadinha. Veja a Smula 11 do STJ: "A presena da Unio ou de qualquer de seus entes, na ao de usucapio especial, no afasta a competncia do foro da situao do imvel". (DJU 1.10.1990)

1. Legitimidade Ativa Quem vai propor a ao de usucapio o sujeito que diz ser o usucapiendi. OBS: Lembre-se, porm que se a ao de usucapio for imobiliria, ser preciso o consentimento do cnjuge para propor ao imobiliria (CPC, art. 10), outrossim, essa exigncia no se aplica se o casamento for em regime de separao absoluta. Os herdeiros tambm podem propor a ao de usucapio. P: E se se tratar de usucapio especial, os herdeiros herdam a usucapio especial?R : A usucapio especial muito personalssima. A dvida surgiu quanto a sucesso aos herdeiros, que acabou sendo dizimada com o Estatuto da Cidade, que trouxe uma previso especfica para usucapio de imvel urbano, em seu art. 9, que pode ser aplicado por analogia ao usucapio especial rural: 3 Para os efeitos deste artigo, o herdeiro legtimo continua, de pleno direito, a posse de seu antecessor, desde que j resida no imvel por ocasio da abertura da sucesso.

1. Legitimidade ativa para usucapio coletivo O Estatuto da Cidade previu essa possibilidade, onde vrias pessoas que ocupam uma grande rea em condomnio. A Associao de Moradores tem legitimidade para ingressar no plo ativo e/o passivo na ao de usucapio. Trata-se de uma legitimidade extraordinria.

1.

Legitimidade passiva para Usucapio de Imvel

1. Rus certos. Deve ser citados necessariamente. Deve ser citado aquele sujeito em cujo nome o imvel est registrado. Deve ser citado tambm todos os confinantes (vizinhos que faz fronteira). OBS: Lembre-se que os cnjuges devem ser citados, porque se trata de ao real imobiliria (art. 10 do CPC). OBS: Se por ventura no souber onde os rus se encontrem, a citao deve ser feita por edital, se eles no aparecerem, o juiz ter de nomear curador especial.

1. Quanto aos rus incertos Independentemente da segunda observao, em toda ao de usucapio tem que se fazer citao por edital . Tem por objetivo de citar os terceiros interessados. Se nenhum deles comparecerem, no se nomeia curador especial. O curador especial para apenas rus certos.

1. Alm disso, em todas as fazendas pblicas.

toda

ao

de

usucapio

tem

de

intimar por

CORREIO

1. STF, Smula n 263. O possuidor deve ser citado, pessoalmente, para a ao de usucapio . A dvida surge: O possuidor no o autor da ao de usucapio? R: Eu posso ter usucapido a coisa e no ser mais o possuidor dela. A lgica da sumula : se o autor da ao no mais o possuidor da coisa, ele tem de citar o atual possuidor da coisa. A sumula se referia ao Cdigo de Processo Civil de 1939 (Decreto-Lei n 1.608) - art. 177, inciso I; e art. 455, 2, onde dizia que devem ser citados todos os interessados, sem mencionar quais eram, portanto, era um sistema aberto que precisava de interpretao. Outrossim, com o advento do CPC de 1973, houve previso expressa de quais pessoas deveriam ser citadas, revogando por via de conseqncia a referida sumula do STF.

1. Litisconsrcio necessrio por fora de Lei. O autor tem de citar todos os rus certos, por ser litisconsrcio necessrio simples, por fora de lei. O litisconsrcio necessrio simples porque na ao de usucapio o juiz vai acertar a relao com o sujeito cujo nome est registrado o imvel, e vai acertar a relao com cada um dos vizinhos estabelecendo os limites do imvel. Assim, conclui-se que a ao de usucapio tambm tem fins demarcatrios sendo por conta disso que ocorre a citao dos confinantes.

1.

Peculiaridades do Processo de Usucapio

2. Na ao de usucapio de Imvel preciso juntar a planta do imvel. Essa planta um documento indispensvel para a propositura da ao de usucapio.

3. Esse documento no se aplica, no se exige na ao de usucapio especial Rural.Lei 6969/81: Art. 5 Adotar-se-, na ao de usucapio especial, o procedimento sumarssimo, assegurada a preferncia sua instruo e julgamento. 1 O autor, expondo o fundamento do pedido e individualizando o imvel, com dispensa da juntada da respectiva planta, poder requerer, na petio inicial, designao de audincia preliminar, a fim de justificar a posse, e, se comprovada esta, ser nela mantido, liminarmente, at a deciso final da causa. 4. A ao de usucapio Rural isenta de custas, porque a Lei dispensa.

5. Em toda ao de usucapio de imvel o MP intervm.Tem a funo de fiscalizar os registros pblicos, por conta disso, se faz a necessidade do ingresso do parquet no processo.

6. O usucapio pode ser alegado como defesa. Ex: Se terceiro entra com ao reivindicatria, o ru na defesa pode alegar o usucapio. Desta feita, o usucapiendo pode ingressar com ao de usucapio ou como defesa: - Se ele entra com a ao e ganha, ele pode ir ao registro pblico colocar o bem em seu nome. - Se ele utiliza o usucapio como defesa, ele no pode transferir o bem em seu nome, somente se pode fazer isso com a ao de usucapio. Nota-se que na defesa, o MP no obrigado a intervir, justamente porque no ocorre nenhum registro.

1. A usucapio especial (rural ou urbana) alegada em matria de defesa se for acolhida, permite a mudana no registro.Neste caso, o MP deve intervir, porque por ter conseqncia registrais. Lei 6969/81: Art. 7 A usucapio especial poder ser invocada como matria de defesa,valendo a sentena que a reconhecer como ttulo para transcrio no Registro de Imveis. Esta regra idntica ao Estatuto da Cidade. Assim: O MO deve intervir nas aes de usucapio de imvel; na defesa de usucapio de imvel ele no intervm, a no ser de usucapio especial. No caso de usucapio de mvel ele no intervm a no ser que tenha incapaz e ser por esse motivo que ele intervir. 1. Na ao de usucapio Rural pode cumular com proteo possessria . Lei 6969/81: Art. 9 O juiz de causa, a requerimento do autor da ao de usucapio especial, determinar que a autoridade policial garanta a permanncia no imvel e a integridade fsica de seus ocupantes, sempre que necessrio.

2. At 1994, a ao de usucapio de imvel prevista no CPC, exigia uma audincia preliminar de justificao de posse. O autor tinha que provar por testemunha a sua posse e somente se ficasse provado minimamente a ao prosseguia, se no conseguisse a ao era extinta. Era uma espcie de filtro, para evitar aes temerrias. Essa audincia foi extinta, no h mais essa obrigatoriedade . No h mais essa audincia de justificao de posse na ao de usucapio como filtro da ao. O Problema surge: na ao de usucapio rural, por conta daquela previso de liminar possessria, ainda se permite (no se obriga) uma audincia de justificao de posse para ver se a liminar ser concedida ou no. A audincia de justificao de posse na usucapio especial rural tem outro objetivo: para ver se a liminar ser ou no concedida. Essa audincia tem outra natureza. Isso foi pergunta para defensor pblico do Cear.

You might also like