You are on page 1of 4

1.

Introduo:
O sistema poltico brasileiro de fato um dos sistemas mais interessantes a ser estudado, por sua grande complexidade e avano em to pouco tempo. No livro O Sistema Poltico Brasileiro: uma introduo dos autores Lcia Avelar e Antnio Octvio Cintra pode-se observar o avano desse sistema desde a colonizao do Brasil at os dias atuais, sendo o estudo dos mesmos focados em trs principais fases do sistema: seu fundamento, o presidencialismo de coaliso e o judicirio como poder poltico. Nesta resenha, o objetivo fazer uma sntese sobre o contedo apresentado pelos autores no livro e tambm apresentar uma viso crtica e construtiva acerca do mesmo.

2. Os fundamentos da poltica e sociedade brasileiras:


O sistema poltico brasileiro teve seu surgimento a partir da colonizao portuguesa, no incio do sculo XVI. Os colonizadores vieram a principio, ao Brasil procurando riquezas naturais e mercadorias para vender a Europa, alm de querer difundir a f, porm viram a necessidade de defender a terra recm-conquistada de ataques dos europeus, o que fez com que a Coroa portuguesa se estabelecesse no pas e desse inicio a colonizao. Inicialmente, o produto mais rentvel era o acar e para a sua produo eram necessrios terra, capital e mo de obra. A terra foi retirada dos nativos, o capital vinha dos comerciantes portugueses e a mo de obra, inicialmente, era a populao indgena, que era escrava. Com o passar da colonizao, foi surgindo populao brasileira, que inicialmente era pequena, apenas composta de portugueses, indgenas e escravos africanos, que eram importados, alm da miscigenao com mulheres indgenas e africanas. Na questo econmica, a produo de acar e tabaco, o extrativismo e a pecuria foram dominantes entre os sculos VXI e XVII, j no sculo XVIII, a

dominncia do ouro e diamantes como fonte econmica fez com que houvesse um deslocamento populacional para o interior da colnia e para o Rio de Janeiro, o que levou a uma integrao econmica. J com a independncia, a economia passou a ser composta por grandes latifndios, que eram voltados para a produo de mercadorias exportveis e fazendas, voltadas a agropecuria para o mercado interno. A sociedade sofreu uma diviso de classes muito hierarquizada e simples, durante o perodo colonial, no qual estavam os grandes proprietrios rurais e comerciantes, no topo da pirmide, no meio, pequenos proprietrios, mineradores, comerciantes e funcionrios pblicos, abaixo, artesos, capangas, agregados das fazendas e a populao indgena e na base os escravos. A relao entre os grupos sociais eram baseadas em combinao de violncia e paternalismo, no mundo rural, a grande propriedade, na qual o senhor era fonte de poder econmico, social e poltico, alm de fornecer proteo e distribuir castigos, resumia as relaes entre as classes. As mulheres eram excludas da vida politica e at da civil, sendo limitadas a casa grande ou sobrado. A educao, no perodo colonial, era privilgio de poucos. No inicio, os jesutas tinham papel de catequizar os ndios e educar a populao, porm ao serem expulsos, em1759, a educao passou a ficar nas mos do Estado, o que levou a restrio ao numero de escolas, alm de no ter sido permitido pela Coroa criao de universidades na colnia, aps a independncia, educao no sofreu muitas modificaes, continuando restrita a elite. Outro fator importante a religio, que foi imposta pelo Estado e Igreja a populao nativa, o que resultou em uma sociedade uniformemente catlica, j durante o imprio, a Igreja estava lado a lado com o Estado, porm sendo dependente do mesmo.

Poltica no Brasil:
Duas caractersticas foram marcantes na formao politica do pas, o carter estatal da empresa colonial e a escassez de recursos humanos de Portugal, que por mais que fossem contraditrias, levaram a mistura entre o poder estatal e o poder privado, o que levou ao surgimento da poltica no pas, marcada pelo Patrimonialismo. J durante a Primeira Republica, de 1889 1930, o coronelismo foi marcante na politica brasileira, que tinha como caracterstica o poder do Estado mesclado com o dos particulares,

surgindo um pacto entre os governos e coronis, assim formando uma pirmide de poder, no qual ia do coronel ao presidente da republica. O Estado, aps a independncia do pas, passou a ser uma monarquia representativa, com o objetivo de facilitar a preservao de unidade do pas em torno da figura do imperador, que era chefe do governo e Estado, manter uma ordem social e atender a oposio aos governos absolutistas. Na Constituio de 1824, ficou afirmado que o D. Pedro I continha todos os poderes polticos e direitos civis reconhecidos nos pases europeus, alm de haver o poder moderador, que dava maior controle ao imperador sobre o ministrio. Com a Repblica, o presidencialismo foi iniciado, assim havendo eleio popular do presidente para mandatos de quatro anos e dos governadores dos estados, sendo que a eleio popular era restrita, s votavam os chamados homens bons, ou seja, proprietrios de terras. Na ausncia do Poder Moderador, a base de sustentao do regime republicano foi transferida para um acordo entre os estados mais ricos e mais populosos, levando o nome de Poltica dos Estados.

Mudanas sociais no Brasil:


Uma das principais mudanas sociais ocorreu em 1850 com a abolio do trfico de escravos, e da escravido em 1888. Os escravos foram a base da economia durante quatro sculos e indispensveis nas fazendas, alm de a escravido ter produzido riquezas para os senhores e para o pas, com isso era muito custoso negar ao escravo as condies de cidado e de ser humano, pois ao faze-lo comprometia a politica do pas. Porm a liberdade civil no era um valor central da sociedade, o que fez com que o processo no fosse to rpido e simples. No se pode negar, que a abolio, todavia, significou um avano na sociedade, pois incorporou a sociedade uma parcela de pessoas que antes eram excludas, o que deu origem tambm ao termo nao brasileira. Outra questo muito importante foi o voto, que a partir da Constituio de 1988, que permitiu o voto do analfabeto, dando impulso a democratizao do mesmo. A populao passou a ter maior participao poltica, comeando a se manifestar por questes que eram importantes, porm essa participao foi interrompida no perodo da ditadura militar, que eliminou o direito de expresso e organizao, mas aps a ditadura, a participao foi retomada. Com a conquista do voto, o governo comea sofre modificaes, dando maior liberdade ao povo quanto aos direitos sociais, como por

exemplo, o reconhecimento de sindicatos, criao de institutos de previdncia e aposentadoria, alm da luta a favor da reduo da pobreza, que teve maior progresso aps o Plano Real, em 1993. Atualmente, um dos maiores problemas brasileiros o aumento da violncia nas grandes cidades e o sistema policial ineficaz e justia ineficiente.

3. Presidencialismo e Parlamentarismo
H dois tipos de governos que so discutidos pelos autores, o presidencialismo e o parlamentarismo. O parlamentarismo, que caracterizado por ser um governo de legitimao indireta, no qual existe uma chefia de estado e de governo e no qual a assembleia pode ser dissolvida antes do termino da legislatura, busca uma integrao entre o Parlamento e Executivo, tendo seu conjunto de sistemas muito diversificado. Tem como uma de suas matrizes o sistema britnico e, teoricamente, um governo coletivo, no qual um grupo de pares, unidos num ministrio, exerce o poder.

You might also like